quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

SANTA CASA-SP-2019-MEDICINA- Vestibular 1º SEMESTRE da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa-SP -Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-SANTA CASA-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa-SP-VESTIBULAR-2019-MEDICINA-1ª SEMESTRE. Prova aplicada em 18/11/2018.
_____________________________________________________________________________
A prova de inglês tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da SANTA CASA/SP.
www.nature.com
www.scientificamerican.com
www.health.harvard.edu.
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 questões.
➦ Foco: 
Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS presentes nas provas da FAMERP :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]
____________________________________________________________________________
➝ ]  
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
[alternative(ólThôrnêrêv) ➝ alternativo]
[complementation(kãmplênmenTêixãn) ➝ complementação]
[conclusion(kênKlujãn)   conclusão]
[conjunction(kênJãnkXãn) ➝ conjunção]
[directness(dáiRékNês)(sinceridade) ➝ frankness (franqueza)=candidness]

[explanation(éksplãNêixãn)(explanação) ➝ explication(éksplêKêixãn)(explicação)]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
[previous(Príviâs)(anterior) ➝ preceding(preSSírên)(precedente)]

[neutral(Nûtrôl)(neutro) ➝ impartial(êmPârxôl)(imparcial)]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso :
➝ ] 
🔄Expressões comuns :
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas :
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[prejudiced(PrédjêDêst) ➝ preconceituoso]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões de 11 a 19.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
1
Plenty of opportunities exist to study and work abroad. But some early-career scientists might face challenges adjusting to different communication styles and different workplace and academic hierarchies.
2
It is important both to be sensitive to cultural differences and to avoid inadvertently stereotyping; also, assumptions should not be made about students solely on the basis of their culture. A wealthy Chinese student from Hong Kong, for example, could see things differently from one who comes from a rural area on the mainland. And individual perceptions can vary too: one student may personally encounter directness more often in the United Kingdom than in the United States, but others might not have experienced this. The relationship between researcher and supervisor is influenced by many factors including personality, previous experiences and the workplace culture.
3
One point of difference that can arise is the appropriate level of deference to supervisors. Some Nigerian, Egyptian and Chinese international students report that, in their home nations, a large power differential between students and teachers is common, and that students generally follow instructions without arguing. But a supervisor from a country where debate is expected might sometimes incorrectly interpret a lack of questioning from the student as a lack of interest in the work. The absence of a strictly defined hierarchy can encourage freer communication, says Salim Reza, a radiation-detector scientist. When he moved from his native Bangladesh to Sweden for graduate studies, he learnt that he did not need to address faculty members as "sir" or "professor" or remain standing in their offices. This informality made it easier for him to approach professors to clarify a topic or to propose a new research angle.
4
Sometimes, though, misunderstandings can stem from differences in communication style. In some countries, the "feedback sandwich" is common: start with praise, suggest improvements and end with encouragement. Students from countries where this format is less common might think that, because comments were mostly positive, the suggestions are optional and can be ignored. Conversely, a student who is accustomed to gentler feedback might be ‘traumatized’ by cultural tendencies in other countries, such as Germany or the Netherlands, to give more direct criticism. Senior researchers could smooth over differences by freely discussing how the student prefers to receive comments. Students could also talk to lab mates about the feedback; hearing others’ stories could help them overcome discouragement.
5 Whether they are welcoming international students or starting work in new countries, scientists can ease the transition by remaining non-judgemental. People sometimes brush off a student from another country as ‘rude’, but “in their culture, they’re not”. Researchers should also remember that their nation’s customs aren’t necessarily best. “When you come from a small country, you don’t assume everybody should be doing things your way,” says a Croatian student. “I never cared if somebody was different than me as long as it didn’t seriously affect the rest of the lab.”
(Roberta Kwok. www.nature.com, 23.05.2018. Adaptado.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  11 :
Choose the title which best summarizes the main idea in the text.
(A) Ways to avoid unnecessary difficulties when working or studying abroad.
(B) Dealing with diversity: learning to adapt in multicultural science environments.
(C) Most frequent misunderstandings provoked by cultural differences.
(D) Life at university: main differences found between eastern and western students.
(E) Cultural diversity: benefits of mixed nationalities in the workplace.
👍 Comentários e Gabarito   B 
TÓPICO - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
Escolha o título que melhor resume a ideia principal no texto.
*Alternativa (A): Formas de evitar dificuldades desnecessárias quando se trabalha ou estuda no exterior.
*Alternativa (B): Lidar com a diversidade: aprender a se adaptar em ambientes científicos multiculturais.
*Alternativa (C): mal-entendidos mais frequentes provocados por diferenças culturais.
*Alternativa (D): Vida na universidade: principais diferenças encontradas entre estudantes orientais e ocidentais.
*Alternativa (E): Diversidade cultural: benefícios das nacionalidades mistas no local de trabalho.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  12 :
According to the second paragraph,
(A) individuals from a same national or cultural background may perceive the world in distinct ways.
(B) the promotion of dialogue amongst cultures and peoples will assure the prevention of stereotyping.
(C) workplace culture is the main factor to determine personal relationships in research contexts.
(D) the difficulty in dealing with differences will undoubtedly lead to stereotyping.
(E) people of different origins and cultures necessarily see things from different perspectives.
👍 Comentários e Gabarito   A 
TÓPICO - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
De acordo com o segundo parágrafo,
*Alternativa (A): indivíduos de uma mesma origem nacional ou cultural podem perceber o mundo de maneiras distintas.
*Alternativa (B): a promoção do diálogo entre culturas e povos assegurará a prevenção de estereótipos.
*Alternativa (C): a cultura do local de trabalho é o principal fator para determinar as relações pessoais em contextos de pesquisa.
*Alternativa (D): a dificuldade em lidar com as diferenças levará, sem dúvida, a estereótipos.
*Alternativa (E): pessoas de diferentes origens e culturas necessariamente vêem as coisas de diferentes perspectivas.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  13 :
No trecho do segundo parágrafo "assumptions should not be made”, a palavra sublinhada tem sentido equivalente, em português, a
(A) comentários.
(B) suposições.
(C) críticas.
(D) asserções.
(E) acepções.
👍 Comentários e Gabarito   B 
TÓPICO - Questão sobre SYNONYMS(sinônimos):
No trecho do segundo parágrafo "ASSUMPTIONS(suposições) não se deve ser feitas", a palavra sublinhada tem sentido equivalente, em português, a
*Alternativa (A): comentários.
*Alternativa (B): suposições.
*Alternativa (C): críticas.
*Alternativa (D): asserções.
*Alternativa (E): acepções.
➽ [assumption=supposition(suposição)=hypothesis(hipótese)]
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  14 :
O terceiro parágrafo discute, principalmente, questões relativas
(A) à submissão de alunos de origens africana e asiática ao poder de professores e supervisores.
(B) a efeitos da globalização sobre a interação professor- -aluno em ambientes culturais diversos.
(C) à dificuldade demonstrada por estrangeiros estudando no ocidente em manter um relacionamento professor-aluno mais livre.
(D) à ausência de uma hierarquia acadêmica mais definida em universidades de países europeus.
(E) a diferenças quanto a padrões de relacionamento com a autoridade em ambientes acadêmicos multiculturais.
👍 Comentários e Gabarito   E 
TÓPICO - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
*
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  15 :
"The feedback sandwich", mentioned in the fourth paragraph,
(A) has proved to be a very efficient evaluation model.
(B) is particularly popular in European countries.
(C) has been routinely applied worldwide, with mixed levels of success.
(D) can be misinterpreted by students not used to its format.
(E) has had its best results in situations in which students need encouragement.
👍 Comentários e Gabarito   D 
TÓPICO - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
"O sanduíche de retorno", mencionado no quarto parágrafo,
*Alternativa (A): provou ser um modelo de avaliação muito eficiente.
*Alternativa (B): é particularmente popular nos países europeus.
*Alternativa (C): tem sido aplicado rotineiramente em todo o mundo, com níveis mistos de sucesso.
*Alternativa (D): pode ser mal interpretado por alunos não acostumados ao seu formato.
*Alternativa (E): teve seus melhores resultados em situações nas quais os alunos precisam de encorajamento.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  16 :
According to the fourth paragraph, one possible way to minimize the risk of misunderstanding in multicultural academic contexts would be to
(A) avoid traumatizing feedback to students submitted to evaluation processes.
(B) orient supervisors to always be gentle and dismiss direct criticism.
(C) apply the feedback sandwich to the largest possible number of situations.
(D) emphasize the importance of positive critiques to help reduce students’ demotivation.
(E) allow students to suggest the manners in which they would like to receive comments about their work.
👍 Comentários e Gabarito   E 
TÓPICO - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
De acordo com o quarto parágrafo, uma maneira possível de minimizar o risco de mal-entendido em contextos acadêmicos multiculturais seria
*Alternativa (A): evitar feedback traumatizante para os alunos submetidos a processos de avaliação.
*Alternativa (B): orientar os supervisores a serem sempre gentis e rejeitar críticas diretas.
*Alternativa (C): aplique o sanduíche de feedback ao maior número possível de situações.
*Alternativa (D): enfatizar a importância de críticas positivas para ajudar a reduzir a desmotivação dos alunos.
*Alternativa (E): permitir que os alunos sugiram as maneiras pelas quais gostariam de receber comentários sobre seu trabalho.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  17 :
Assinale a alternativa que corresponde, em sentido, ao trecho sublinhado na frase do quarto parágrafo "Students from countries where this format is less common might think that, because comments were mostly positive, the suggestions are optional".
(A) os comentários eram os mais positivos.
(B) muitos comentários eram positivos.
(C) os comentários eram muitíssimo positivos.
(D) os comentários eram, em sua maioria, positivos.
(E) os comentários mais importantes eram positivos.
👍 Comentários e Gabarito   E 
TÓPICO - Questão sobre ADVÉRBIO(mostly):
➽ Trecho do texto:
"Students from countries where this format is less common might think that, because comments were mostly positive, the suggestions are optional".
(Os alunos de países onde esse formato é menos comum podem pensar que, como os comentários foram na maioria das vezes positivos, as sugestões são opcionais.)
➽ Mostly=na maioria das vezes=em sua maioria.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  18 :
In the excerpt from the fourth paragraph "Sometimes, though, misunderstandings can stem from differences in communication style", the underlined word expresses the idea of
(A) contrast.
(B) explanation.
(C) conclusion.
(D) complementation.
(E) alternative.
👍 Comentários e Gabarito   A 
TÓPICO - Questão sobre CONECTORES (though=although=however):
No trecho do quarto parágrafo "Às vezes, porém, mal-entendidos podem se originar de diferenças no estilo de comunicação", a palavra sublinha expressa a ideia de...
*Alternativa (A): contraste.
*Alternativa (B): explicação.
*Alternativa (C): conclusão.
*Alternativa (D): complementação.
*Alternativa (E): alternativa.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  19 :
The fifth paragraph concludes the discussion brought out in the text by explicitly stating the importance of
(A) favoring the exchange of ideas and procedures in multiethnic university labs.
(B) keeping an unprejudiced attitude towards people of any national origin.
(C) letting people, both students and supervisors, increasingly work their own way.
(D) banning workplace customs and practices which may result in discrimination.
(E) motivating scientists and students to work and study in countries other than their own.
👍 Comentários e Gabarito   B 
TÓPICO - Questão sobre CONECTORES (though=although=however):
O quinto parágrafo conclui a discussão apresentada no texto explicitando a importância de ...
*Alternativa (A): FAVORECER a troca de idéias e procedimentos em laboratórios universitários multiétnicos.
*Alternativa (B): MANTER uma atitude sem preconceitos em relação a pessoas de qualquer origem nacional.
*Alternativa (C): DEIXAR as pessoas, estudantes e supervisores, trabalharem cada vez mais do seu jeito.
*Alternativa (D): PROIBIR costumes e práticas no local de trabalho que possam resultar em discriminação.
*Alternativa (E): MOTIVAR cientistas e estudantes a trabalhar e estudar em outros países que não os seus.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  20 :
(www.glasbergen.com)
Humor in the cartoon derives from the fact that
(A) an old woman would never make a statement about gender in a formal workplace context.
(B) the man obviously misinterprets his female colleagueʼs words.
(C) it is absolutely impossible to use any language in perfectly impartial or objective ways.
(D) combinations such as “ethnic-neutral” and “age-neutral” cannot exist in ordinary English language.
(E) there is a contradiction in proposing “being neutral” and “celebrating diversity” at the same time.
👍 Comentários e Gabarito   E 
TÓPICO - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
Humor no desenho animado deriva do fato de que
*Alternativa (A): uma mulher idosa nunca faria uma declaração sobre gênero em um contexto formal no local de trabalho.
*Alternativa (B): o homem obviamente interpreta mal as palavras do seu colega.
*Alternativa (C): é absolutamente impossível usar qualquer linguagem de maneira perfeitamente imparcial ou objetiva.
*Alternativa (D): combinações como "étnico-neutro" e "neutro por idade" não podem existir no idioma Inglês comum.
*Alternativa (E): há uma contradição em propor "ser neutro" e "celebrar a diversidade" ao mesmo tempo.
➽ O cartoon mostra a contradição:
"Our goal is to establish language that is gender-neutral, ethnic-neutral, and age-neutral, while celebrating our spirit of diversity."
(Nosso objetivo é estabelecer uma linguagem que seja neutra em relação ao gênero, neutra em termos étnicos e neutra em termos de idade, enquanto celebrar nosso espírito de diversidade.)
➽ Perceba que se alguém defende a diversidade cultural, a pessoa não deve tomar posição de neutro em relação as questões inerentes a mesma, ou seja, não dá para ficar em cima do muro e ao mesmo tempo celebrar a diversidade.