terça-feira, 2 de maio de 2017

ENEM 2016 – LÍNGUA INGLESA – 3ª APLICAÇÃO

91 – (ENEM-3ª APLICAÇÃO-2016)
Are Twitter and Facebook Affecting How We Think?
O Twitter e o Facebook estão afetando a forma como pensamos?
Is constant use of electronic gadgets reshaping our brains and making our thinking shallower?
O uso constante de aparelhos eletrônicos está remodelando os nossos cérebros e tornando o nosso pensamento mais superficial?

By Neil Tweedie

How many times do you click on your email icon in a day? Or look at Facebook, or Twitter? And how many times when reading on the internet do you click on a link navigating away from the text that was the original object of your enquiry? The web, it seems, is like an electronic sweet shop, forever tempting us in different directions. But does this mental promiscuity, this tendency to flit around online, make us, well, thicker?
Quantas vezes clica no seu ícone de e-mail por dia? Ou olhar para o Facebook ou para o Twitter? E quantas vezes, ao ler na internet, clica num link que o afasta do texto que foi o objeto original da sua consulta? A web, ao que parece, é como uma loja de doces eletrónica, sempre a tentar-nos em diferentes direções. Mas será que esta promiscuidade mental, esta tendência para continuar a navegar online, nos torna, bem, mais grossos?
Nicholas Carr, the American science writer, has mined this theme for his new book, “The Shallows”, in which he argues that new media are not just changing our habits but our brains.
Nicholas Carr, o escritor científico norte-americano, explorou este tema para o seu novo livro, “The Shallows”, no qual defende que os novos media não estão apenas a mudar os nossos hábitos, mas também os nossos cérebros.
It turns out that the mature human brain is not an immutable seat of personality and intellect but a changeable thing, subject to “neuroplasticity”.
Acontece que o cérebro humano maduro não é uma sede imutável de personalidade e intelecto, mas algo mutável, sujeito à “neuroplasticidade”.
When our activities alter, so does the architecture of our brain.
Quando as nossas atividades mudam, a arquitetura do nosso cérebro também muda.
“I’m not thinking the way I used to think,” writes Carr.
“Não estou pensando como costumava pensar”, escreve Carr. 
“I feel it most strongly when I’m reading.”
"Sinto isso mais fortemente quando estou lendo.”
Neil Tweedie levanta vários questionamentos sobre a utilização de diferentes recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia.
A partir desses questionamentos e dos argumentos do escritor norte-americano Nicholas Carr, o texto sugere que
(A) o ato de clicar em ícones e manusear aparelhos prejudica o comportamento.
(B) o mundo virtual pode ser nocivo aos jovens, por ser muito promíscuo.
(C) a internet contribui para o amadurecimento intelectual dos usuários.
(D) o uso intenso de recursos tecnológicos pode afetar nosso cérebro.
(E) as redes sociais virtuais ajudam a melhorar nossa forma de pensar.
•    Gabarito D  
O texto sugere que
(A) o ato de clicar em ícones e manusear aparelhos prejudica o comportamento.
(B) o mundo virtual pode ser nocivo aos jovens, por ser muito promíscuo.
(C) a internet contribui para o amadurecimento intelectual dos usuários.
(D) o uso intenso de recursos tecnológicos pode afetar nosso cérebro.
(E) as redes sociais virtuais ajudam a melhorar nossa forma de pensar.

92 – (ENEM-3ª APLICAÇÃO-2016)
Getting Every Child to School
Levar todas as crianças à escola
Right now 67 million children are missing out on their right to an education. They can’t go to school because they have to work to survive, because they are girls or even because there are no schools where they live.
Neste momento, 67 milhões de crianças não têm direito à educação. Não podem ir à escola porque têm de trabalhar para sobreviver, porque são meninas ou até porque não há escolas onde vivem.
Where will these children be when they grow up without the chance to learn?
Onde estarão estas crianças quando crescerem sem oportunidade de aprender?
We’re working to make sure every child goes to school. We’re helping build schools, train teachers, advocating girl’s education and reaching children who have to work or are caught up in emergencies with learning.
Estamos trabalhando para garantir que todas as crianças frequentam a escola. Estamos a ajudar a construir escolas, a formar professores, a defender a educação das raparigas e a chegar às crianças que precisam de trabalhar ou estão presas em emergências de aprendizagem.
You can help uphold every child’s right to an education. Make a donation today to not only give children the chance to go to school, but also save their lives and protect their childhoods.
Pode ajudar a defender o direito de todas as crianças à educação. Faça um donativo hoje para não só dar às crianças a oportunidade de ir à escola, mas também salvar as suas vidas e proteger as suas infâncias.
Essa campanha pretende contribuir para diminuir a desigualdade social, uma vez que
(A) denuncia o trabalho de menores.
(B) aponta motivos para a evasão escolar.
(C) divulga o número de crianças fora da escola.
(D) defende a reforma de políticas educacionais.
(E) pede ajuda para garantir às crianças o direito à educação.
•    Gabarito E  
Essa campanha pretende contribuir para diminuir a desigualdade social, uma vez que
(A) denuncia o trabalho de menores.
(B) aponta motivos para a evasão escolar.
(C) divulga o número de crianças fora da escola.
(D) defende a reforma de políticas educacionais.
(E) pede ajuda para garantir às crianças o direito à educação.

93 – (ENEM-3ª APLICAÇÃO-2016)
On the Meaning of Being Chinese

Ethnically speaking, I feel I am complicated to classify, but who isn’t, right? To me, being Chinese-Brazilian in America means a history of living in three opposite cultures, and sometimes feeling that I did not belong in neither, a constant struggle that immigrants, and national citizens, face when their appearance is foreign to natives in the country. Jokingly, I say that I am Asian in America, Brazilian in China, and a “gringa” in Brazil. Nevertheless, I believe that dealing with these hard to reconcile extremes have somehow helped me to become more comfortable with my identity.
  • BELEZA LI. Disponível em: www.aiisf.orgAcesso em: 28 mar. 2014.
Nesse fragmento, Beleza Li resume sua experiência de vida ao descrever a complexidade em
(A) viver como imigrante em um país asiático.
(B) definir quem ela é no que concerne à etnia.
(C) compreender as culturas que a constituem.
(D) lidar com brincadeiras sobre sua aparência.
(E) lutar contra a discriminação nos Estados Unidos.
•    Gabarito B  
Nesse fragmento, Beleza Li resume sua experiência de vida ao descrever a complexidade em
(A) viver como imigrante em um país asiático.
(B) definir quem ela é no que concerne à etnia.
(C) compreender as culturas que a constituem.
(D) lidar com brincadeiras sobre sua aparência.
(E) lutar contra a discriminação nos Estados Unidos.

94 – (ENEM-INEP-3ª APLICAÇÃO-2016)
Hunger Games Review: Family Film Guide

Parent Concerns: There is definitely violence in this film. The central Hunger Games may not be as bloody and brutal as author Suzanne Collins describes in the novel, but there’s a visceral reaction to seeing the kid-on-kid violence rather than conjuring it in your own imagination. The tributes kill each other in a host of ways, from spear, knife and arrow wounds to hand-to-hand battles that leave teens with their heads smashed in or necks snapped. The editing is quick and the shots never linger on anything overly graphic, but there is blood and twenty-two adolescents, aged 12-18, die in the annual blood sport pageant. Immature teens, even if they’ve read the books, may not be ready to handle to the film just yet. A good rule of thumb: if they’re not old enough to be reaped into the Hunger Games, they’re probably not mature enough to see it.
Produções literárias e cinematográficas estão, muitas vezes, articuladas.
No caso do filme Hunger Games, a autora da resenha chama a atenção para a questão da violência, que é mais
(A) detalhada do que a autora do livro gostaria que fosse.
(B) brutal do que os pais permitiriam para seus filhos.
(C) amena do que os adolescentes imaginavam.
(D) superficial do que o público poderia esperar.
(E) impactante do que a representada no livro.
•    Gabarito E  
No caso do filme Hunger Games, a autora da resenha chama a atenção para a questão da violência, que é mais
(A) detalhada do que a autora do livro gostaria que fosse.
(B) brutal do que os pais permitiriam para seus filhos.
(C) amena do que os adolescentes imaginavam.
(D) superficial do que o público poderia esperar.
(E) impactante do que a representada no livro.

95 – (ENEM-INEP-3ª APLICAÇÃO-2016)
A sigla “AV”, usada no texto, representa o alvo da crítica sobre a elevação do custo de um(a)
(A) enquete sobre profissões em baixa.
(B) referendo realizado pelo governo.
(C) tratamento médico inovador.
(D) software de última geração.
(E) novo sistema eleitoral.
•    Gabarito E  
A sigla “AV”, usada no texto, representa o alvo da crítica sobre a elevação do custo de um(a)
(A) enquete sobre profissões em baixa.
(B) referendo realizado pelo governo.
(C) tratamento médico inovador.
(D) software de última geração.
(E) novo sistema eleitoral.

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