segunda-feira, 9 de maio de 2016

UNICAMP 2015

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-SP-COMVEST-VESTIBULAR-2015-1ªFASE-19/11/14.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 09 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.

PROVA, TRADUÇÃO, GABARITO & MUITO VOCABULÁRIO

 TEXTO:
➧ GABARITO:


01-B,  02-D,  03-A,  04-C,  05-C,  06-A,  07-D,  08-B,  09-A


01  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)
 
INCOME TAXES
(Adaptado de http://www.politicalcartoons.com/cartoon/69af1b15-
2271-45d4-be10-320535f6aa6c.html. Acessado em 15/05/2014.)
O personagem do cartum

a) considera tão difícil o processo de criação da fórmula E=mc2 quanto calcular o imposto de renda.
b) compara o processo de criação da fórmula E=mc2 e o cálculo do imposto de renda.
c) prefere realizar tarefas que lhe cabem como cidadão às atividades que realiza como físico.
d) qualifica como mais fácil calcular o imposto de renda do que o processo de criação da fórmula E=mc2.

02  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)


(Disponível em: http://issuu.com/carimactimes2010/docs/backstage_-_carimac_times _2010. Acessado em 28/10/2014.)

Para o menino do cartum é surpreendente que seus avós


a) já possuam contas nas redes virtuais de relacionamento.
b) tenham se conhecido nas redes virtuais de relacionamento.
c) ainda não consigam gerenciar suas relações sociais nas redes virtuais de relacionamento.
d) tenham conseguido se conhecer fora das redes virtuais de relacionamento.

03  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)


O texto reproduzido no poster acima corresponde a um 
verso de uma canção escrita por John Lennon e gravada pela banda The Beatles em 1967.

Da leitura desse verso se depreende que viver só é fácil para pessoas

a) alienadas.
b) inteligentes.
c) lúcidas.
d) insanas.

04  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

A imagem abaixo reproduz uma troca de mensagens eletrônicas entre uma mãe e seu filho.
(Disponível em http://www.lifebuzz.com/funny-texts/#!SsbFU. Acessado em 02/02/2014.)

Depreende-se dessa troca de mensagens que


a) a mãe ficou satisfeita com a resposta dada pelo filho à pergunta que ela lhe fez.
b) o filho não entendeu a pergunta feita a ele por sua mãe.
c) a mãe não foi capaz de interpretar adequadamente a resposta do seu filho.
d) o filho se dispôs a responder à pergunta feita pela mãe mais tarde.

05  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)


Tyrannosaurus rex

Tyrannosaurus rex was one of the largest meateating dinosaurs that ever lived. Fossil evidence shows that T. rex was about 12 meters long and about 4.6 to 6 meters tall. Its robust thighs and long, powerful tail helped it move quickly.
T. rex's serrated, conical teeth were used to pierce and grip flesh, which it then ripped away with its strong neck muscles. Its two-fingered forearms could probably seize prey, but they were too short to reach its mouth.

(Adaptado de http://animals.nationalgeographic.com/animals/
prehistoric/tyrannosaurus-rex/. Acessado em 15/06/2014.)

Segundo o texto,

a) fósseis comprovam que um Tyrannosaurus rex podia alcançar doze metros de altura.
b) apesar de seus braços curtos, um Tyrannosaurus rex era capaz de levar uma presa a sua boca.
c) os dentes e o pescoço de um Tyrannosaurus rex
estavam adaptados a sua dieta.
d) a cauda vigorosa de um Tyrannosaurus rex impedia-o de se mover mais agilmente.

06  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

Feline Intelligence

Dog and cat lovers seem to relish unending debates over which animal is "smarter." Dog owners often cap their arguments with the fact that dogs have the ability to perform tricks, while cat people counter with the claim that their pets are too intelligent to perform on command. In truth, such methods of pet comparison are useless animal-world versions of mixing apples and oranges. Dogs are motivated by a strong need to follow and please their masters in order to receive praise. The solitary cat answers to no one; nevertheless, if trainability may not be the feline's forte, cleverness and adaptability certainly are.

(Adaptado de http://www.animalplanet.com/pets/cat-intelligence.htm. Acessado em 14/06/2014.)

Segundo o texto,

a) comparar a inteligência de animais tão diferentes como cães e gatos não faz nenhum sentido.
b) os cachorros são mais inteligentes que os gatos porque conseguem cumprir ordens de seus donos.
c) donos de gatos reclamam que seus animais de estimação não obedecem às suas ordens.
d) se cães e gatos forem bem treinados, demonstrarão a mesma inteligência e adaptabilidade.

07  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

(Disponível em https://www.adbusters.org/content/everything-that’swrong-our-oil-soaked-industrial-economy. Acessado em 12/06/2014.)

O cartaz acima critica, de forma irônica,

a) a utilização excessiva de combustíveis que poluem o meio ambiente.
b) as objeções dos ecologistas ao uso do plástico nas sociedades contemporâneas.
c) o gasto de dinheiro público para financiar projetos que poluem o meio ambiente.
d) o uso irresponsável de materiais descartáveis nas sociedades contemporâneas.

08  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

Earthquakes

Some 80 percent of all the planet's earthquakes occur along the rim of the Pacific Ocean, called the "Ring of Fire" because of the preponderance of volcanic activity there.

Most earthquakes occur at fault zones, where tectonic plates – giant rock slabs that make up the Earth's upper layer – collide or slide against each other. These impacts are usually gradual and unnoticeable on the surface; however, immense stress can build up between plates. When this stress is released quickly, it sends massive vibrations, called seismic waves, often hundreds of miles through the rock and up to the surface.
(Adaptado de http://environment.nationalgeographic.com/envir
onment/natural-disasters/earthquake-profile/. Acessado em 22/06/2014.)

De acordo com o texto,

a) maremotos ocorrem quando a energia acumulada entre placas tectônicas é liberada de modo abrupto, vindo, então, rapidamente à superfície.
b) terremotos podem ser imperceptíveis na superfície, ainda que tenha havido, de fato, colisão ou deslizamento de placas tectônicas.
c) maremotos, também denominados ondas sísmicas, ocorrem quando placas tectônicas colidem ou deslizam.
d) terremotos são mais frequentes na zona costeira do Oceano Pacífico devido à baixa incidência de atividades vulcânicas na região.

09  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)
(Adaptado de http://randomrationality.com/tag/biotech/. Acessado em 16/07/2014.)

Qual das técnicas descritas no infográfico acima foi
utilizada por Gregor Mendel (1822-1884) em seus
experimentos?

a) (1).
b) (2).
c) (3).
d) (4).

domingo, 8 de maio de 2016

EsFCEx-2016 - Cargo: OFICIAL - ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO - Aplicada em 13/09/2015 - Profº Valdenor Sousa - Prova de Inglês resolvida e comentada.

Hey, what's up guys!!!...How have you been?!
👍Neste post, veremos a Prova de INGLÊS - ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO - EsFCEx-2016 - CARGO: OFICIAL - Aplicada em 13/09/2015.
Além da análise e comentários sobre todas as questões,colocamos de forma estratégica,vocábulos comuns(substantivos/adjetivos/advérbios),vocábulos técnicos específicos,conectores,phrasal verbs,falsos cognatos e expressões relevantes,todos relacionados com os textos e com as assertivas das questões.
[a]Banca/Organizador
EXÉRCITO/EsFCEx - ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO.
[b]Padrão/Composição da prova
👉07 Questões(múltiplas escolhas com 05 alternativas cada, tudo em inglês)
👉Use of english(uso do inglês).

🔄  TEMAS ABORDADOS:
👉 PRESENT PERFECT(Presente Perfeito)  
👉 SUPERLATIVE FORM(Forma Superlativa)  
👉 READING COMPREHENSION(Interpretação de texto) 
👉 POSSESSIVE ADJETIVE(pronome possessivo adjetivo) 
👉 SIMPLE PRESENT(Presente Simples) 
👉 SIMPLE PAST(Passado Simples) 
👉 PREPOSITION(Preposição) 

[c]Dictionary:
Caso necessário,sugiro que consulte os 02(dois) excelentes dicionários a seguir:
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
🔄Verbos
[to" 
🔄Phrasal Verbs:
["]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
["]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
["]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
[  
🔄Expressões com verbos com ING:
["]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
["]
🔄Substantivos(NOUNS):
["]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
["]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
["]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
["]
🔄Expressões comuns:
[]
🔄Expressões idiomáticas:
["]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO:
["]
🔄IF-CLAUSE:
["]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos na ÁREA CORPORATIVA:
["]
🔄Military English(Inglês Militar) - Expressões/Vocábulos técnicos na ÁREA MILITAR:
["]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=proprietário 'S propriedade):
["]
🔄Expressões com frações/números:
["]
🔄Questions:
["]
🔄Falso cognato:
["]

Agora, vamos à prova.
Texto a seguir, refere-se as questões 01,02 e 03:
            The oldest human footprints in Europe have been discovered in Britain. There are only three other sets of footprints that are older and they are in Africa.
          Scientists took digital photographs of the footprints and created a 3D image from them. The images and model were unveiled at a news conference at the British Museum in London. Scientists think that most of the footprints are children’s. There was at least one adult, too.
           Discoveries of ancient man’s footprints are extremely rare. Scientists say that the discovery will rewrite our understanding of human occupation of Britain and Europe.
👉  Questão   01  
In the sentence: “The oldest human footprints in Europe have been discovered in Britain”, choose the correct verb tense. 
a) Simple past. 
b) Past perfect.
c) Simple present.
d) Present perfect continuous.
e) Present perfect.
👍 Comentários e Gabarito    
*
👉  Questão   02 
Chose the correct alteraative that shows a superlative form.
a) There was at least one adult, too. 
b) The oldest human footprints in Europe have been discovered in Britain. 
c) Scientists think that most of the footprints are children’s. 
d) There are only three other sets of footprints that are older and they are in Africa.
e)  Scientists took digital photographs of the footprints and created a 3D image from them.
👍 Comentários e Gabarito    
*
👉  Questão   03 
Chose the correct altemative according to the text. 
I. The oldest human footprints were found in Britain. 
II. The footprints are children's.
III. The findings are quite common.
a) Only I and III are correct.
b) Only II and III are correct.
c) Only I and II are correct.
d) I, II and III are correct.
e) I, II and III are incorrect.
👍 Comentários e Gabarito    

*
👉  Questão   04 
Read the sentence below. 
           Scientists took digital photographs of the footprints and created a 3D image from them.
The altemative that correctly transforms the sentence above to the simple present is: 
a) Scientists take digital photographs of the footprints and create a 3D image from them.
b) Scientists tooks digital photographs of the footprints and creates a 3D image from them.
c) Scientists takes digital photographs of the footprints and create a 3D image from them.
d) Scientists tooks digital photographs of the footprints and create a 3D image from them.
e) Scientists took digital photographs of the footprints and creates a 3D image from them.
👍 Comentários e Gabarito    
*
👉  Questão   05 

Read the sentences below.
          Scientists took digital photographs of the footprints and created a 3D image from them
          Scientists say that the discovery will rewrite our understanding of human occupation of Britain and Europe. 
The altemative that correctly identifies the pronouns is: 
a) subject - object.
b) indefinite - demonstrative.
c) object - possessive.
d) possessive - subject.
e) demonstrative - indefinite.
👍 Comentários e Gabarito    
*
👉  Questão   06 

Chose the correct alternative(s) according to the use of modals. 
I. We must go to school yesterday. 
II. I don't think she should buy that purse.
III. She can to travei with us. 
a) I, II and III.
b) I and III, only.
c) II and III, only.
d) II, only.

e) III, only.
👍 Comentários e Gabarito    
*
👉  Questão   07 

Choose the altemative that correctly completes the sentences below: 
_______March 25th she will be_________ the plane. She arrives__________ 7 am. Once_______ London she will call us. 
a) On - in - on - on.
b) At - in - at - in.
c) On - on - at - in.
d) Since -on- in - at.

e) From - at - at - in.
👍 Comentários e Gabarito    
*

UNICAMP 2014 DISCURSIVA

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-SP-COMVEST-VESTIBULAR-2014-2ªFASE-13/11/2014.

❑ ESTRUTURA-2ª FASE:
  • 06 Questions.

PROVA, TRADUÇÃO, GABARITO & MUITO VOCABULÁRIO


01  (UNICAMP-SP-2014-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

a) A figura [1] refere-se a uma campanha. Qual o objetivo desta campanha?

b) Por que o cachorro que aparece na figura [2] não consegue abrir a porta? Justifique sua resposta.

RESPOSTAS:

(A) TROCADILHO
 Incentivar a prática de LEITURA ao invés de gastar tempo com Facebook, YouTube e Twitter.

A figura faz um trocadilho com a Rede social "facebook" no primeiro trecho: "Put your face in a book"(ponha o seu rosto em um livro) , o que reforça o objetivo da campanha.

* Nos dois últimos trechos, a figura menciona que "you could be Reading"(você poderia estar lendo), referindo-se tempo gasto assistindo ao "youtube" e faz uma crítica à limitação escrita no "twiter". 

(A) VERBO TO PULL

 O cachorro não abre a porta porque ele empurra a porta ao invés de puxar para abri-la.
* O cachorro deveria ter lido a placa na porta "PULL" que significa "PUXE", pois se o tivesse feito a situação teria sido 
resolvida mais facilmente, uma vez que, a leitura torna a vida
muito mais fácil "Reading makes life a lot easier".

02  (UNICAMP-SP-2014-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

(Adaptado da figura disponível em
http://www.satheesh.net/2012/02/22/introducing-the-apple-iphone-5/. Acessado em 21/09/2013.)
a) Qual é, ironicamente, a desvantagem do telefone celular que aparece no cartum? O que ele seria capaz de controlar?
b) O que esse celular permitiria que seu usuário fizesse com relação ao tempo?

RESPOSTAS:

(A) É a de não possuir a função de telefone "Does not contain a phone."
➦ "Controls stock Market."

(B) Permite prever o futuro e mudar o passado.
"Predicts future, changes past".

03  (UNICAMP-SP-2014-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

(Adaptado de Tennessee Williams, A Street Car named Desire. Londres: Penguin Modern Classics, 2009, p. 3-4.)

a) Pelo que se depreende do diálogo, qual é o provável sobrenome de solteira de Blanche e que relação de parentesco ela tem com Stanley Kowalski?
b) Qual é o endereço de Stella e o que ela estaria fazendo no momento em que sua irmã chegou a sua casa?

RESPOSTAS:

(A) SOBRENOME E PARENTESCO
 Sobrenome de solteira de Blanche → Dubois.
➦ Parentesco: é irmã da Senhora Stella Stanley Kowalski.
➦ "I'm looking for my sister, Stella DuBois. I mean – Mrs. Stanley Kowalski"
(Estou procurando minha irmã, Stella DuBois. Quero dizer - Sra. Stanley Kowalski)

(B) ENDEREÇO / O QUE ESTAVA FAZENDO
 Endereço de Stella → Rua Elysian Fields, numero 632.
"Elysian Fields" número "Six thirty-two".
➦ Observando o marido dela que jogava boliche.

04  (UNICAMP-SP-2014-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

HISTORY

In late 1939, after the outbreak of the Second World War, the 
British Government designed a number of morale boosting posters that would be displayed across the British Isles during the testing times that lay ahead.

With a bold coloured background, the posters were required to be similar in style and feature the symbolic crown of King George VI. The first two posters, 'Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution will Bring Us Victory' and 'Freedom is in Peril' were produced and posted on public transport, in shop windows and upon notice boards across Britain. The third and final poster of the set simply read ‘Keep Calm and Carry On’. The plan in place for this poster was to issue it only upon the invasion of Britain by Germany. As this never happened, the poster was never officially seen by the public.
Adaptado de http://www.keepcalmandcarryon.com/history/. Acessado em 08/09/2013.)

a) Com que objetivo o governo da Grã-Bretanha elaborou, em 1939, a série de posters descrita no texto?
b) O que sabemos do terceiro poster, além do fato de que foi feito nos mesmos moldes dos anteriores, e que continha os dizeres "Keep Calm and Carry On"?

RESPOSTAS:

(A) OBJETIVO DOS POSTERS
 
 Elevar a moral (o estado de espírito) do povo britânico, veja: 
"[...] In late 1939, after the outbreak of the Second World War, the British Government designed a number of morale boosting posters that would be displayed across the British Isles during the testing times that lay ahead."
(No final de 1939, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico projetou uma série de cartazes que aumentariam a moral e seriam exibidos em todas as ilhas britânicas durante os tempos de testes que estavam por vir.)

(B) ÚLTIMO CARTAZ
➦ O terceiro e último cartaz do conjunto simplesmente dizia "Mantenha a calma e continue". O plano estabelecido para este cartaz era publicá-lo somente após a invasão da Grã-Bretanha pela Alemanha. Como isso nunca aconteceu, o cartaz nunca foi oficialmente visto pelo público:

"[...] The third and final poster of the set simply read ‘Keep Calm and Carry On’. The plan in place for this poster was to issue it only upon the invasion of Britain by Germany. As this never happened, the poster was never officially seen by the public."

05  (UNICAMP-SP-2014-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

a) Qual é o objetivo do texto? Por que atingir esse objetivo é muito importante?
b) Descreva e justifique o procedimento recomendado no texto para solucionar o problema mencionado.

RESPOSTAS:

(A) OBJETIVO 

 Objetivo: Como se livrar sua casa das baratas  "How to rid your home of cockroaches". As baratas são um perigo para a saúde e devem ser eliminadas da sua casa o mais rápido possível,"Cockroaches are health hazard and should be eliminated from your home as quickly as possible".

(B) PROCEDIMENTO 

➦ Procedimento recomendado no texto para solucionar o problema mencionado: Você pode tornar sua casa um alvo improvável ao consertar canos com vazamentos ou torneiras que ficam pingando, "You can make your home an unlikely target by fixing leaky pipes or dripping faucets".

06  (UNICAMP-SP-2014-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

South America's Earliest Empire

Images of winged, supernatural beings adorn a pair of heavy gold-and-silver ear ornaments that a high-ranking Wari woman wore to her grave in the newly discovered mausoleum at El Castillo de Huarmey in Peru.

The Wari forged South America's earliest empire between 700 and 1000 A.D., and their Andean capital boasted a population greater than that of Paris at the time. Today, Peru's Minister of Culture will officially announce the discovery of the first unlooted Wari imperial tomb by a team of Polish and Peruvian researchers. In all, the archaeological team has found the remains of 63 individuals, including three Wari queens.
(Disponível em http://news.nationalgeographic.com/news/2013/06/pictures/130627-peru-archaeology-wari-southamerica-humansacrifice-royal-ancient-world-photos/.
Acessado em 27/08/2013.)

a) Que tipo de ornamento pessoal foi encontrado em um sítio arqueológico no Peru, do que ele é feito e a quem ele pertencia?
b) Explicite duas informações sobre o povo Wari presentes no texto.

RESPOSTAS:

(A) IMAGENS

➦ Imagens de seres sobrenaturais alados adornam um par de ornamentos de orelha de ouro e prata pesados que uma mulher Wari de alto escalão usou em seu túmulo no mausoléu recém descoberto em El Castillo de Huarmey, no Peru.
➦ "[...] Images of winged,  supernatural beings adorn a pair of heavy gold-and-silver ear ornaments that a high-ranking Wari woman wore to her grave in the newly discovered mausoleum at El Castillo de Huarmey in Peru."

(B) POVO WARI

 Os Wari forjaram(construíram) o mais antigo império da América do Sul entre 700 e 1000 d.C. e a sua capital andino ostentava uma população maior que a de Paris na época. Hoje, o Ministro da Cultura do Peru anunciará oficialmente a descoberta do primeiro túmulo imperial não-armado de Wari por uma equipe de pesquisadores poloneses e peruanos. No total, a equipe arqueológica encontrou os restos mortais de 63 indivíduos, incluindo três rainhas Wari.