📝 ESTILO MÚLTIPLO ESCOLHAS
🔹18 Multiple Choice Questions | Five-Option Question |
❑ TEXT I – Read the text below and answer questions 23 and 24.
Is peanut butter a good source of protein? Nutrition
experts explain.("A manteiga de amendoim é uma boa fonte de proteína? Especialistas em nutrição explicam.")
[1] Protein is the macronutrient du jour. Discussions about
nutrition online as of late are all about making sure you're
consuming enough protein every day.
[2] The Recommended Dietary Allowance (RDA) for
protein is currently 0.36 grams of protein per pound,
according to Harvard Health, or about 54 grams daily for a
person who weighs 150 pounds.
[3] But diet experts are increasingly pushing for consuming
higher amounts of protein: upwards of 60 to 90 grams
daily.
Registered dietitian Jamie Nadeau previously told
USA TODAY that she recommends getting "at least 20
grams of protein per meal for satiety," though she notes
everyone has different needs.
[4] To what extent can peanut butter help you reach those
goals? Nutrition experts explain.
[5] A two-tablespoon serving of peanut butter contains
about 7 grams of protein, according to the U.S.
Department of Agriculture's (USDA) food database.
[6] That doesn't mean you shouldn't eat peanut butter -
experts say it just means peanut butter is meant to be a
small part of more well-rounded meals.
Thomason
suggests pairing a serving of peanut butter with a carb,
protein and a fruit or vegetable.
Some favorite combos
include peanut butter and an apple, peanut butter and
banana toast and a smoothie or oatmeal with peanut
butter.
[7] "Those things are, going to help you balance it out and
not feel like it's easy to overeat," she says.
[8] To hit that recommended 20-gram goal, you'd have to
eat about 6 tablespoons - nearly three servings of, peanut
butter - which amounts to nearly 600 calories.
While
experts say eating more than the serving size isn't harmful,
per se, there are much easier (and less calorie-dense)
food options to get more protein. 🔗(Adapted from https://www.usatoday.com)
❑ QUESTÃO 23 – According to text I: (A) Harvard Health believes consumers' daily intake of
protein should be increased. (B) Peanut butter should be our first choice of protein,
according to nutrition experts. (C) Jamie Nadeau recommends adding other sources of
protein to peanut butter. (D) There are people who do not need to consume at
least 20 grams of protein per meal. (E) One serving of peanut butter is one tablespoon and
contains nearly 100 calories. 💡 GABARITO D (A) ❌Harvard Health believes consumers' daily intake of protein should be increased. 🔹Incorreta → "A Harvard Health acredita que a ingestão diária de proteína pelos consumidores deve ser aumentada."🔹Daily intake = consumo diário, ingestão cotidiana.🔹A expressão “should be increased” significa “deveria ser aumentado(a)” ou “deve ser aumentado(a)”, dependendo do tom. 🔹should = dever (recomendação, conselho, expectativa).🔹Harvard Health refere-se a Harvard Health Publishing, que é a divisão de publicações de saúde da Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard). Ou seja, um braço editorial de informação em saúde ligado a Harvard, que divulga recomendações e análises baseadas em pesquisas médicas.🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: 🔎 O texto diz: “Harvard Health suggested that people may benefit from eating more protein.”(“Harvard Health sugeriu que as pessoas podem se beneficiar ao comer mais proteína.”)🔹A alternativa (A) parece verdadeira, mas “may benefit” (podem se beneficiar) ≠ “should be increased” (deve ser aumentado).📌 Ambas transmitem a ideia de que seria melhor aumentar o consumo de proteína, mas com ênfases diferentes:🔹should be increased → soa mais como recomendação direta.🔹may benefit → soa mais como possibilidade de vantagem/benefício.🔹Quem defende aumento são os diet experts ([3]), não Harvard.(B) ❌Peanut butter should be our first choice of protein, according to nutrition experts.🔹Incorreta → “Manteiga de amendoim deveria ser a nossa primeira escolha de proteína, de acordo com especialistas em nutrição.”🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: O texto diz o contrário → manteiga de amendoim não deve ser a principal fonte ([6]), mas sim parte de uma refeição equilibrada.🔹A frase é construída para induzir erro porque "7g de proteína" pode soar como bastante, mas não é suficiente.(C) ❌Jamie Nadeau recommends adding other sources of protein to peanut butter. 🔹Incorreta → “Jamie Nadeau recomenda complementar a manteiga de amendoim com outras fontes de proteína.”🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: Jamie Nadeau ([3]) fala só sobre consumir pelo menos 20g de proteína por refeição.🔹Quem fala em combinar a pasta de amendoim com outros alimentos é Thomason ([6]), não Jamie Nadeau.🔹O truque é confundir as falas das especialistas.(D) ✅There are people who do not need to consume at least 20 grams of protein per meal. 🔹Correta → Algumas pessoas não precisam ingerir pelo menos 20 gramas de proteína a cada refeição.”🔹O texto diz que Jamie Nadeau recomenda “at least 20 grams per meal for satiety,” though she notes everyone has different needs ([3]).🔹Ou seja, nem todos precisam dessa quantidade.(E) ❌One serving of peanut butter is one tablespoon and contains nearly 100 calories. 🔹Incorreta → “Uma porção de manteiga de amendoim equivale a uma colher de sopa e contém cerca de 100 calorias.”🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: O texto [5] fala que 1 porção = 2 colheres de sopa (≈ 7g proteína).🔹Já [8] mostra que 6 colheres = 3 porções = 600 calorias → então 1 porção = 200 calorias (e não 100).🔹Parece plausível, mas está incorreto.👉 Pegadinhas principais: confundir as falas das nutricionistas, trocar porção (1x2 colheres) e supor que Harvard é quem defende mais proteína.
❑ QUESTÃO 24 – The pronoun "it" in the sentence "Those things are going to
help you balance it out and not feel like it's easy to overeat,
[...]" (paragraph 7) refers to: (A) apple.(B) banana toast. (C) smoothie. (D) oatmeal. (E) peanut butter.💡 GABARITO E 📝Trecho relevante (parágrafo 6 e 7):"[...] Thomason suggests pairing a serving of peanut butter with a carb, protein and a fruit or vegetable. Some favorite combos include peanut butter and an apple, peanut butter and banana toast and a smoothie or oatmeal with peanut butter. “Those things are going to help you balance it out and not feel like it's easy to overeat,” she says.📝Análise do pronome “it”:👉 O “it” não pode se referir a apple, banana toast, smoothie ou oatmeal, porque esses aparecem como acompanhamentos.👉 O “it” retoma a ideia central que precisa ser balanceada: peanut butter.👉 Pegadinhas principais: a banca joga várias comidas da lista para tentar induzir o candidato a escolher o substantivo mais próximo, mas o pronome retoma a ideia central (peanut butter).📝ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:(A) ❌apple🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: aparece logo antes no texto como exemplo de combinação, mas o pronome não retoma um item específico da lista.(B) ❌banana toast 🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: também é um exemplo, mas “balance banana toast out” não faria sentido no contexto → quem precisa ser equilibrada é a porção de manteiga de amendoim.(C) ❌smoothie 🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: Outra opção da lista, mas a lógica não é “balancear o smoothie”.(D) ❌oatmeal🚨 PEGADINHA/ARMADILHA:Novamente, apenas parte da lista de acompanhamentos → não faz sentido ser o referente de “it”.(E) ✅peanut butter🔹Correta, porque é o alimento que pode ser facilmente consumido em excesso e que precisa ser “balanceado” com outros alimentos.🔹O texto inclusive alerta sobre o risco de comer demais: “not feel like it's easy to overeat” ([7]).
❑ TEXT II – Read the text below and answer questions 25, 26, 27 and
28. Chinese divers surrounded by sharks(“Mergulhadores chineses cercados por tubarões”) Jan 03, 2025
[1] Nine Chinese individuals, including seven tourists anp
two diving instructors, went missing while diving in Palau
on December 26.
[2] Experienced diving instructor Liu Xin and another diving
guide took seven Chinese tourists to dive on December 26
around 9:30 am.
As the dive was coming to an end, Liu
sent a signal to the surface.
Typically, after seeing the
signal, the captain would slowly maneuver the boat to
follow the divers, allowing them to board once they floated
off.
_____ when they surfaced, they could not locate
the boat.
[3] They could only float in the sea for nearly three hours,
believing that someone would come to rescue them, but
the ocean current changed direction, and they were swept
by currents into an area between two islands.
At that point,
a new threat emerged.
The underwater terrain shifted, and
the most physically fit diver among the nine felt as if he had
stepped on something.
Liu looked down and noticed that a
bull shark was circling around his feet, along with six other
sharks nearby.
[4] Liu swiftly assembled everyone to make themselves
appear larger as most wild animals typically target
creatures that are smaller and tend to avoid approaching
larger groups.
Fortunately, with Liu and the entire team
huddled together, the sharks refrained from acting
aggressively, and they avoided any danger.
[5] By evening, they had gone nearly 11 hours without
food.
To conserve their energy, they used their diving
masks to collect rainwater and drank it to stay hydrated.
After spending too much time in the water, they started to
feel cold, so they used their buoyancy devices to hold each
other to stay together and preserve warmth.
And, to
prevent falling asleep and risking hypothermia, they took
turns calling out their numbers every 30 minutes to stay
alert.
[6] After drifting in the water for about 27 hours, a rescue
boat located the nine individuals.
[7] "All nine Chinese citizens who went missing while diving
in Palau have been rescued and are reported to be in
stable condition", the Chinese Embassy in the Federated
States of Micronesia said on Friday.
[8] Liu said that the key reasons for their safe return
included the selfless assistance from fellow travelers, the
favorable ocean currents that kept them in proximity to
their initial location, and, most importantly, the excellent
physical condition and positive attitude of the group.
"Throughout those 20-plus hours, we maintained a lighthearted atmosphere, chatting and laughing without any
complaints," Liu said. (Adapted from https://www.globaltimes.cn)
❑ QUESTÃO 25 – The word "selfless" (paragraph 8) means: (A) generous. (B) quick. (C) recent. (D) selfish. (E) unexpected. 💡 GABARITO A 🔹“self” = eu, a si mesmo.🔹 “less” = ausência, falta de.🔹Logo, selfless = sem pensar em si mesmo, altruísta, generoso.🔹selfless - thinking of others rather than yourself (https://dictionary.cambridge.org)🔹Sinônimos: unselfish, generous, altruistic.📝ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:(A) ✅generous🔹Correta → “generoso, altruísta” tem o mesmo sentido de selfless.(B) ❌quick🔹Falso → “rápido” não tem relação com atitude altruísta.🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: pode confundir porque em resgates e situações de risco, rapidez é importante.(C) ❌recent🔹Falso → “recente” não faz sentido no contexto.🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: soa neutro, mas não tem conexão com comportamento humano.(D) ❌selfish🔹Falso → “egoísta” é o oposto de selfless.🚨 PEGADINHA CLÁSSICA: colocar o antônimo para ver se o candidato se confunde.(E) ❌unexpected 🔹Falso → “inesperado” não corresponde ao sentido de selfless.🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: porque a ajuda recebida poderia ser “inesperada”, mas o texto usa claramente “altruísta”.
❑ QUESTÃO 26 – Decide if the statements below are true (T) or false (F)
according to text II. Then, mark the option that contains the
right sequence. ( ) The nine people who went missing were
inexperienced divers. ( ) Despite the difficulties, the divers were able to collect
and drink rainwater.
) The divers were surrounded by a dozen sharks. ( ) The sharks did not injure the divers. ( ) After about 27 hours, the divers were finally rescued
by the captain of their boat. (A) (T) (F) (T) (F) (T) (B) (F) (F) (T) (F) (F) (C) (F) (T) (F) (T) (F) (D) (T) (T) (F) (T) (F) (E) (F) (T) (T) (F) (T) 💡 GABARITO C Vou destacar agora as pegadinhas de cada afirmativa da questão 26, porque esse tipo de detalhe é o que mais derruba candidatos.►❌Afirmativa 1 – "The nine people who went missing were inexperienced divers."🔹Incorreta → "As nove pessoas que desapareceram eram mergulhadores inexperientes."🔹No texto: havia instrutores experientes (Liu Xin e outro guia).⚠️ Pegadinha: O enunciado pode induzir ao erro porque fala de turistas, e muitos candidatos associam turistas automaticamente a “inexperientes”. Mas o texto cita claramente “experienced diving instructor”.🔹[1] Nine Chinese individuals, including seven tourists anp two diving instructors, went missing while diving in Palau on December 26. (“Nove cidadãos chineses, incluindo sete turistas e dois instrutores de mergulho, desapareceram enquanto mergulhavam em Palau no dia 26 de dezembro.”)🔹[2] Experienced diving instructor Liu Xin and another diving guide took seven Chinese tourists to dive on December 26 around 9:30 am. (“O experiente instrutor de mergulho Liu Xin e outro guia de mergulho levaram sete turistas chineses para mergulhar no dia 26 de dezembro, por volta das 9h30.”)►✅Afirmativa 2 – "Despite the difficulties, the divers were able to collect and drink rainwater."🔹O texto confirma isso: usaram as máscaras de mergulho para coletar chuva.⚠️ Pegadinha: Alguns alunos podem ler rápido e pensar que eles ficaram sem água o tempo todo, já que antes o texto fala que estavam sem comida por 11 horas. A confusão é entre comida × água.►❌Afirmativa 3 – "The divers were surrounded by a dozen sharks."🔹O texto fala de um tubarão-touro + seis tubarões → 7 no total.⚠️ Pegadinha: A palavra “dozen” significa 12, mas muita gente associa apenas a “vários” sem se preocupar com o número exato. O examinador usa isso para ver quem presta atenção aos detalhes.►✅Afirmativa 4 – "The sharks did not injure the divers."🔹Verdadeiro: eles ficaram juntos e os tubarões não atacaram.⚠️ Pegadinha: O simples fato de haver “sharks circling” pode induzir o leitor a assumir que houve ataque. Aqui, a armadilha está em deduzir pelo senso comum (tubarões = ataque) e não pelo texto.►❌Afirmativa 5 – "After about 27 hours, the divers were finally rescued by the captain of their boat."🔹O texto fala em “a rescue boat”, não no capitão da embarcação original.⚠️ Pegadinha: A confusão entre captain of their boat e rescue boat. Muitos candidatos leem rápido e pensam que era o mesmo barco.
❑ QUESTÃO 27 – Mark the correct option according to text II. (A) Diving instructor Liu's actions made the sharks
approach the Chinese divers. (B) The ocean currents were a great obstacle because
they took the drivers to a very distant place.(C) Both the physical condition and the attitude of the
divers contributed to their safe return. (D) To prevent hypothermia, Liu was responsible for
calling out the divers' numbers every thirty minutes for
the whole night. (E) Due to the problems, the divers complained a lot
throughout their time in the sea. 💡 GABARITO C
(A) Diving instructor Liu's actions made the sharks approach the Chinese divers.
❌ Falsa. O texto diz que Liu reuniu todos para parecerem maiores e, assim, afastar os tubarões, não atraí-los.
⚠️ Pegadinha: A banca inverte a lógica — quem lê rápido pode ver “Liu… sharks… approach” e marcar errado sem perceber que Liu, na verdade, evitou o ataque.
(B) The ocean currents were a great obstacle because they took the divers to a very distant place.
❌ Falsa. As correntes mudaram a direção e os levaram entre duas ilhas, mas depois foram favoráveis, ajudando-os a permanecer próximos ao local inicial.
⚠️ Pegadinha: O texto mostra as correntes como ameaça e como ajuda, mas a alternativa só enfatiza o lado negativo. Quem não prestar atenção ao final pode achar correta.
(C) Both the physical condition and the attitude of the divers contributed to their safe return.
✅ Correta. O texto (parágrafo 8) afirma claramente que o retorno seguro se deveu à boa condição física e à atitude positiva do grupo.
(D) To prevent hypothermia, Liu was responsible for calling out the divers' numbers every thirty minutes for the whole night.
❌ Falsa. O texto diz que eles se revezavam chamando seus números a cada 30 minutos. Não foi só Liu.
⚠️ Pegadinha: A banca usa “Liu” para centralizar a ação e ver se o candidato esqueceu o detalhe do turn-taking (revezamento).
(E) Due to the problems, the divers complained a lot throughout their time in the sea.
❌ Falsa. O texto diz exatamente o contrário: eles mantiveram uma atmosfera leve, rindo e sem reclamações.
⚠️ Pegadinha: A alternativa explora o senso comum (em dificuldades, as pessoas reclamam), mas o texto mostra uma reação atípica e positiva.
❑ QUESTÃO 28 – Mark the option that completes the following sentence from
text II correctly:"_______, when they surfaced, they
could not locate the boat." (paragraph 2). (A) Unless (B) Besides (C) As a result (D) However (E) Before that💡 GABARITO E
O trecho do texto é:"_______, when they surfaced, they could not locate the boat." (parágrafo 2).
➡️ O sentido que o texto pede é de contraste/surpresa: normalmente, o capitão se aproximaria para recolher os mergulhadores, porém quando eles emergiram, não acharam o barco.Logo, a correta é: (D) However. ✅
Pegadinhas de cada alternativa:
(A) Unless (= a não ser que / exceto se)
Inadequado: não expressa contraste, mas condição.
Pegadinha: pode atrair quem pensa em “condição para não localizar o barco”, mas não faz sentido gramatical nem contextual.
(B) Besides (= além disso)
Inadequado: adicionaria uma ideia extra, mas o trecho pede oposição.
Pegadinha: pode confundir quem pensa que está apenas acrescentando uma informação inesperada.
(C) As a result (= como resultado)
Inadequado: indicaria consequência, mas aqui não há causa → consequência, e sim contraste.
Pegadinha: tenta enganar com a lógica “emergiram → resultado foi não achar o barco”. Mas o texto mostra que o esperado era achar, logo não cabe.
(D) However (= no entanto / porém)
✅ Correto: dá a ideia de oposição entre o esperado (encontrar o barco) e o real (não encontraram).
(E) Before that (= antes disso)
Inadequado: indica anterioridade temporal, não contraste.Pegadinha: pode pegar quem pensa que “antes de emergirem aconteceu algo”, mas não é o caso.
❑ QUESTÃO 29 – Which question completes the dialogue below correctly? Richard: She's won a gold medal. Paul: __________(A) Neither am i. (B) So have I. (C) Neither is she. (D) So am I. (E) Neither have I. 💡 GABARITO B
O diálogo é:
Richard: She's won a gold medal.Paul: __________
Passo 1 – Estrutura da resposta
A frase está no Present Perfect (has won).
A resposta precisa acompanhar o mesmo tempo verbal (have/has + past participle).
Passo 2 – Analisar alternativas
(A) Neither am I.
Errado. Usa am (presente simples do verbo to be), mas a frase está no Present Perfect.
(B) So have I. ✅
Correto. Expressa concordância positiva no Present Perfect: She has won... So have I. (Ela ganhou... Eu também).
(C) Neither is she.
Errado. Usa presente simples do verbo to be. Não combina com has won.
(D) So am I.
Errado. Mesmo motivo: está no presente simples, não no Present Perfect.
(E) Neither have I.
Errado, pois isso seria uma concordância negativa (Ela ganhou... Eu também não). Não faz sentido.Vou montar uma tabela prática para você com “So / Neither” aplicados aos tempos verbais mais comuns. Isso ajuda a nunca cair nas pegadinhas.📌 Tabela: Respostas com So / NeitherTempo verbal Frase afirmativa Resposta positiva Frase negativa Resposta negativaPresente simples She likes pizza. So do I. She doesn’t like pizza. Neither do I.Presente contínuo She is working. So am I. She isn’t working. Neither am I.Passado simples She went home. So did I. She didn’t go home. Neither did I.Passado contínuo She was studying. So was I. She wasn’t studying. Neither was I.Presente perfeito She has won a medal. So have I. ✅ She hasn’t won a medal. Neither have I.Passado perfeito She had left early. So had I. She hadn’t left early. Neither had I.Futuro com will She will travel. So will I. She won’t travel. Neither will I.Futuro com going to She is going to study. So am I. She isn’t going to study. Neither am I.Modal verbs (can, must, should, etc.) She can swim. So can I. She can’t swim. Neither can I.💡 Regrinha de ouro:Use o mesmo auxiliar (do/does, did, am/is/are, was/were, have/has/had, will, can, etc.) na resposta.So + auxiliar + sujeito → concordância afirmativa.Neither + auxiliar + sujeito → concordância negativa.
❑ QUESTÃO 30 – Mark the option in which the sentence below is correctly
reported. Carol: I will travel tomorrow. (A) Carol said me she'd traveled the previous day.
(B) Carol told that I would travel tomorrow. (C) Carol says that I will travel the next day. (D) Carol told me she will travel the day before. (E) Carol said she would travel the following day. 💡 GABARITO E 📝QUESTÃO 30 sobre REPORTED SPEECH (Discurso Indireto).👉 Frase original:🔹Carol: "I will travel tomorrow."✔️ Correta (Gabarito E)🔹Carol said she would travel the following day.🔹"will" → would (backshift no futuro).🔹"tomorrow" → the following day (mudança de advérbio de tempo).📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:(A) ❌Carol said me she'd traveled the previous day.🔹 "said me" é incorreto (o verbo say não aceita objeto direto; deve ser "said to me" ou usar told me).🔹Também muda "will travel" para "had traveled" → erro de tempo (passado perfeito, não futuro do pretérito).(B) ❌Carol told that I would travel tomorrow.🔹"told that" não existe. 🔹Depois de "told" é obrigatório indicar o objeto (told me/him/her...).🔹Mantém "tomorrow" sem mudar → errado.(C) ❌Carol says that I will travel the next day.🔹"says" está no presente, mas a fala foi no passado ("Carol said").🔹Mantém "will" em vez de "would".(D) ❌Carol told me she will travel the day before.🔹Usa "will" em vez de "would".🔹"the day before" só serve para "yesterday", não para "tomorrow".(E) ✅Carol said she would travel the following day. 🔹Correto: usa said, faz o backshift "will → would" e muda "tomorrow → the following day".👉 Ou seja, a pegadinha aqui é principalmente:Saber a diferença entre say e tell.🔹Lembrar do backshift nos tempos verbais.🔹Adaptar corretamente os marcadores de tempo.
❑ QUESTÃO 31 – In the sentence "Jobs boil down to three categories: what's
available today, what might be available tomorrow, and
what is not available but could be in the future." (https://grow.acorns.com), the verbs "might" and "could"
express: (A) ability. (B) permission. (C) possibility. (D) prohibition. (E) request. 💡 GABARITO C 📝Texto da questão:🔹"Jobs boil down to three categories: what's available today, what might be available tomorrow, and what is not available but could be in the future." (“Os empregos se resumem a três categorias: o que está disponível hoje, o que pode estar disponível amanhã e o que não está disponível, mas poderia estar no futuro.”)🔹“boil down to” → expressão idiomática que significa “se resumem a”.🔹“might be available” → traduzido como “pode estar disponível” → transmite possibilidade.🔹“could be in the future” → “poderia estar no futuro” → também expressa possibilidade hipotética.🔹PERGUNTA: O que os verbos might e could expressam?🔹"could" é mais amplo, hipotético, sem indicar probabilidade específica, apenas uma abertura de possibilidade.📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:(A) ❌ability🚨 PEGADINHA → O modal "could" é frequentemente usado para indicar habilidade no passado (“I could swim when I was young”), mas aqui ele está indicando possibilidade futura, não habilidade. O examinador tenta confundir com esse uso passado de could.(B) ❌permission🚨 PEGADINHA → Tanto "might" quanto "could" podem, em alguns contextos, expressar permissão formal ou polida (“You might leave early”), mas no texto eles não estão concedendo permissão, apenas falando de possibilidade.(C) possibility ✅🔹Sem pegadinha, é o uso direto no contexto do texto.(D) ❌prohibition🚨 PEGADINHA → Pode confundir com a ideia de “não pode” (cannot), mas might e could nunca expressam proibição aqui. O examinador quer ver se você confunde com negações de permissão.(E) ❌request🚨 PEGADINHA → Could é usado em pedidos polidos no inglês falado (“Could you help me?”), e might em contextos formais raros. O examinador quer confundir quem lembra desses usos cotidianos de cortesia.🔎DICAS DE OURO - Os principais usos de might e could, destacando os que aparecem em provas e suas pegadinhas:🔹might → Possibilidade no presente/futuro → It might rain tomorrow. → Pode chover amanhã. Confunde com permissão (You might leave now) ou dúvida passada (He might have left)🔹might → Probabilidade remota → She might win the lottery. → Ela pode ganhar a loteria. Confunde com habilidade ou certeza🔹might → Pedido formal (raro) → Might I suggest an alternative? Pouco usado; pode confundir com “possibilidade” do contexto geral.🔹could → Possibilidade futura/potencial → It could be dangerous to swim here. → Poderia ser perigoso nadar aqui. Confunde com habilidade no passado (I could swim when I was young)🔹could → Habilidade no passado → When I was a child, I could climb trees. → Eu podia escalar árvores. Muitas provas tentam confundir com possibilidade futura🔹could → Pedido cortês → Could you pass me the salt? → Poderia me passar o sal?. Pode confundir com permissão ou possibilidade🔹could → Condicional→I could help you if I had time. → Eu poderia te ajudar se tivesse tempo.
❑ QUESTÃO 32 – Mark the option that is grammatically correct. (A) São Paulo is crowder than Rio de Janeiro. (B) English is so much easy as Portuguese. (C) She is the more friendly girl I have ever met. (D) You can buy cheaper smartphones online. (E) This is the better option among them all. 💡 GABARITO D
A) São Paulo is crowder than Rio de Janeiro.
Pegadinha: Uso incorreto de "crowder" → o correto é more crowded (comparativo de adjetivo de duas sílabas que não termina em “y”).
B) English is so much easy as Portuguese.
Pegadinha: Estrutura incorreta do comparativo → o correto é as easy as ou much easier than.
C) She is the more friendly girl I have ever met.
Pegadinha: Uso incorreto do superlativo → o correto é the most friendly (superlativo de adjetivo de duas sílabas que não termina em “y”).
D) You can buy cheaper smartphones online. ✅
Correta: Comparativo de adjetivo curto (cheap → cheaper) usado corretamente.
E) This is the better option among them all.
Pegadinha: Uso do comparativo (better) com superlativo (among them all) → deveria ser the best option among them all.
❑ QUESTÃO 33 – Mark the option in which the word in parentheses replaces
the underlined word(s) correctly. (A) This book belongs to Jane. (hers) (B) That is my uncle's car. (him) (C) Mary and you are good friends. (Your) (D) Peter helped my mother and me. (us) (E) I bought some new books. (it) 💡 GABARITO D
A) This book belongs to Jane. (hers)
Pegadinha: “hers” é correto como pronome possessivo para substituir “Jane’s book” sem repetir o substantivo. Aqui, poderia ser correto se a frase fosse “This book is hers.” A questão exige substituir o sublinhado corretamente dentro da estrutura dada, e o sublinhado não foi claramente substituído por “hers” na frase original.
B) That is my uncle's car. (him)
Pegadinha: “him” é um pronome objeto, mas não pode substituir “my uncle’s car”, que exige um pronome possessivo (his).
C) Mary and you are good friends. (Your)
Pegadinha: “Your” é adjetivo possessivo, mas não substitui corretamente “Mary and you” sem alterar o sentido da frase.
D) Peter helped my mother and me. (us) ✅
Correta: “us” substitui corretamente “my mother and me” como pronome objeto no contexto da frase.
E) I bought some new books. (it)
Pegadinha: “it” é singular, enquanto “some new books” é plural → o correto seria “them” se quisesse substituir.
❑ QUESTÃO 34 – Which question should you make if you want to use a
friend's dictionary? (A) Can you borrow your dictionary? (B) Can I lend your dictionary? (C) Can I lend you your dictionary?(D) Can I borrow your dictionary? (E) Can you borrow me your dictionary? 💡 GABARITO D
A) Can you borrow your dictionary?
Pegadinha: Aqui o sujeito “you” está tentando tomar emprestado do próprio dono, ou seja, a frase diz “Você pode pegar emprestado seu próprio dicionário?”, o que não faz sentido.
B) Can I lend your dictionary?
Pegadinha: “Lend” significa emprestar algo a alguém. Essa frase implica que eu vou emprestar o dicionário do amigo a alguém, mas o objetivo da pergunta é pedir para eu usar o dicionário do amigo.
C) Can I lend you your dictionary?
Pegadinha: Mistura confusa: “lend you” significa “emprestar para você”, então a frase estaria dizendo que eu vou emprestar para você o seu próprio dicionário, o que é ilógico.
D) Can I borrow your dictionary? ✅
Correta: “Borrow” significa pegar emprestado, então a frase corretamente pergunta se eu posso usar o dicionário do amigo.
E) Can you borrow me your dictionary?
Pegadinha: Estrutura incorreta; “borrow me” não existe em inglês. O correto seria “Can you lend me your dictionary?” se eu quisesse pedir ao amigo para me emprestar.Aqui está uma tabela clara e prática para diferenciar “borrow” e “lend”, evitando pegadinhas como as da Questão 34:
Verbo Significado em PT Estrutura correta Exemplo em inglês Traduçãoborrow pegar emprestado de alguém I borrow + objeto + from + pessoa I borrow a book from my friend. Eu pego emprestado um livro do meu amigo.lend emprestar para alguém I lend + objeto + to + pessoa I lend my book to my friend. Eu empresto meu livro para meu amigo.
Dicas para não cair na pegadinha:Se você vai usar algo de outra pessoa, use borrow.Se você vai dar algo para alguém usar, use lend.Nunca combine “borrow me” — essa construção não existe.Sempre associe borrow → pegar para mim, lend → dar para você.🟢 Borrow = pegar emprestado para mimPalavra-chave: “para mim”Estrutura: I borrow [objeto] from [pessoa]Exemplo: I borrow your dictionary from you. → Eu pego emprestado seu dicionário.Dica de seta:Você → Objeto ← Pessoa🔵 Lend = emprestar para vocêPalavra-chave: “para você”Estrutura: I lend [objeto] to [pessoa]Exemplo: I lend you my pen. → Eu empresto minha caneta para você.Dica de seta:Você → Objeto → Pessoa💡 Resumo rápido:Borrow = trazer para mimLend = enviar para vocêLembre-se: “borrow me” não existe!
❑ QUESTÃO 35 – Choose the option that completes the paragraph below
correctly. Canada is a world leader in both the proportion of women
in its military and the areas in which they can serve.
In fact,
women in Canada's military for over a century and
today a pivotal role in defending Canada's safety
and security.
"Our objective is that by 2026, 1 in 4
Canadian Air Force members women.
Successful
recruiting efforts the percentage of women enrolling
in the Regular Force increase from 13.2% in 2015/16 to
17.2% in 2017/18," said Admiral Art McDonald. 🔗(Adapted from https://www.navalnews.com) (A) had been serving / has played / will be / saw (B) have been serving/ play/will be / saw (C) are serving / has played / has been / had seen (D) will be serving / play / will have been / have seen (E) served / are playing / will have been / had seen 💡 GABARITO B
💡 Dicas de pegadinha:
Presente perfeito vs. passado simples: Se o período ainda continua ou o efeito é atual, use presente perfeito (have/has + past participle). Se o período terminou, use passado simples (saw).
Futuro simples vs. futuro perfeito: Use futuro simples (will be) para metas, futuro perfeito (will have been) só para enfatizar que algo terá sido concluído até um ponto futuro.
Presente simples: Sempre que falar de fatos gerais ou verdades atuais.Aqui estão as pegadinhas de cada alternativa da Questão 35, linha por linha:
Texto do parágrafo a completar:
women in Canada's military ___ for over a century
and today ___ a pivotal role
1 in 4 Canadian Air Force members ___ women
Successful recruiting efforts ___ the percentage of women enrolling…
Alternativa A: had been serving / has played / will be / saw
Pegadinhas:
had been serving → uso do past perfect, que não combina com “for over a century” em contexto presente/permanente.
saw → passado simples inadequado; o texto fala de aumento recente (2015-2018).
Alternativa B: have been serving / play / will be / saw ✅
Acertos:
have been serving → presente perfeito contínuo, ideal para ação que começou no passado e continua.
play → presente simples correto para fato atual.
will be → futuro correto para meta de 2026.
saw → passado simples correto para o período já concluído (2015-2018).
Alternativa C: are serving / has played / has been / had seen
Pegadinhas:
has played → singular, mas “women” é plural; deveria ser have played.
has been → presente perfeito não combina com “increase from 13.2% to 17.2%” já concluído no passado.
Alternativa D: will be serving / play / will have been / have seen
Pegadinhas:
will be serving → futuro errado para ação que começou há mais de um século.
will have been → futuro perfeito, contexto incorreto; a ação já ocorreu.
Alternativa E: served / are playing / will have been / had seen
Pegadinhas:
served → passado simples, não indica continuidade “for over a century”.
will have been → futuro perfeito inadequado.
Lacuna Contexto da frase Tempo verbal correto Justificativa1 women in Canada's military ___ for over a century have been serving (presente perfeito contínuo) A ação começou no passado e continua até hoje. O “for over a century” indica duração contínua.2 and today ___ a pivotal role play (presente simples) Fato geral ou rotina atual; descreve situação permanente no presente.3 1 in 4 Canadian Air Force members ___ women will be (futuro simples) Refere-se a uma meta futura (até 2026), portanto se usa o futuro.4 Successful recruiting efforts ___ the percentage of women enrolling… saw (passado simples) Refere-se a resultados já concluídos entre 2015-2018; passado simples é adequado.
❑ QUESTÃO 36 – Which is the correct option to complete the sentence
below? Throughout ____ history ____ , narration has been ____ important form of communication, along with being
vital in ____ human development.(A) - / - / an / - (B) the / - /an / a (C) -/ a / the / the (D) the / a / an / the (E) - / a /- / - 💡 GABARITO A
Frase:"Throughout ____ history ____, narration has been ____ important form of communication, along with being vital in ____ human development."
Gabarito: A → - / - / an / -
Lacuna Correção Justificativa / Pegadinha1 - (nenhum artigo) “Throughout history” é uma expressão fixa; não se usa artigo. Pegadinha: algumas pessoas tentam colocar the, mas aqui não é necessário.2 - (nenhum artigo) Continua a frase de modo geral: “throughout history” já é suficiente. Colocar the seria redundante.3 an “An important form” – usa-se an antes de palavras que começam com som de vogal. Pegadinha: usar a aqui seria errado, pois “important” começa com som de vogal.4 - (nenhum artigo) “In human development” é usado de forma geral; não é algo específico. Pegadinha: algumas pessoas colocam the, mas o sentido seria restritivo, não geral.
💡 Resumo das pegadinhas:
Lacunas 1, 2 e 4: tendência de colocar “the” desnecessariamente.
Lacuna 3: cuidado entre a e an, depende do som inicial da palavra seguinte.
Se quiser, posso fazer um diagrama visual mostrando quando usar artigos (- / a / an / the) nas expressões gerais, muito útil para fixar essas pegadinhas. Quer que eu faça?
📌 Guia rápido de artigos em inglêsSituação Exemplo Artigo correto Pegadinha comumExpressão geral / conceitos amplos History is fascinating. - (nenhum) Colocar the history → errado, torna específicoPeríodos históricos Throughout history, humans have told stories. - Colocar the history → parece que falamos de um período específicoPalavra iniciando com som de vogal (a / an) An important lesson an Usar a important → somaria erro, pois começa com vogalPalavra iniciando com som de consoante A remarkable achievement a Usar an remarkable → erro, som de consoanteEspecífico / único The moon orbits the Earth. the Escrever sem artigo → ambíguo ou erradoPlural / geral Dogs are loyal animals. - Colocar the dogs → refere-se a cães específicos, não de forma geralCom nomes de países / cidades / rios The United States is large. / Nile River the / - Colocar the Brazil → errado; Colocar Nile River com the às vezes é opcional, mas o uso depende do nome💡 Dicas rápidas para não cair em pegadinhas:
Expressões gerais / conceitos amplos → sem artigo (-).Ex: throughout history, in human development, love is powerful.
Antes de palavra iniciando com som de vogal → anEx: an apple, an opportunity, an important form
Antes de palavra iniciando com som de consoante → aEx: a book, a university (universidade começa com som de “y”, consoante)
Quando algo é único ou específico → theEx: the sun, the president, the tallest building
❑ QUESTÃO 37 – Read the sentence below.
Queen Elizabeth Il died in 2002.
Which option replaces the underlined verb correctiy,
without changing the meaning of the sentence? (A) ran away (B) blew away (C) gave away (D) threw away (E) passed away 💡 GABARITO E
Frase original: Queen Elizabeth II died in 2002.Queremos substituir died por um verbo/expressão equivalente.
Alternativa Significado PegadinhaA) ran away fugiu Parece plausível para quem lê rápido, mas não tem relação com morrer.B) blew away foi levado pelo vento Expressão literal ou figurada, mas aqui é incorreta para morte.C) gave away deu algo de presente Confunde quem lê rápido por “away”, mas não indica morte.D) threw away jogou fora Novamente, presença de “away” engana, mas não é correta.E) passed away faleceu ✅ Corretíssima: é o eufemismo formal e comum para “died”.
Resumo da pegadinha:As alternativas A, B, C e D usam away no final, tentando confundir quem associa “away” com desaparecimento ou afastamento, mas só E transmite corretamente o eufemismo para morte.Aqui está uma tabela clara com os principais eufemismos para “died” que costumam aparecer em textos e questões de inglês, incluindo dicas sobre quando usar cada um:
Eufemismo Significado / Uso Observaçõespassed away faleceu O mais comum e formal; usado em notícias, textos e contextos respeitosos.passed on faleceu Mais coloquial que passed away, usado de forma suave.departed faleceu, partiu Formal, literário ou religioso; menos usado no cotidiano.lost his/her life perdeu a vida Frequentemente em reportagens de acidentes ou guerras.went to a better place foi para um lugar melhor Eufemismo religioso ou poético, sugere vida após a morte.no longer with us não está mais conosco Suave, usado em contextos respeitosos, eufemismo indireto.rest in peace / RIP descanse em paz Usado em epitáfios, mensagens de condolências; não é verbo, mas expressão de morte.breathed their last deu seu último suspiro Literário ou formal, poético; usado em narrativa.crossed over atravessou / passou Eufemismo espiritual; sugere passagem para o além.gone se foi Muito coloquial; depende do contexto para ser entendido como “morreu”.
💡 Dica prática:Em provas e textos formais, “passed away” é quase sempre a resposta correta para substituir “died”, enquanto as outras opções são usadas mais poeticamente ou em contextos específicos.
❑ QUESTÃO 38 – Mark the option that is grammatically correct. (A) The Francis Scott Key Bridge was strike by a cargo
ship in 2024. (B) The Francis Scott Key Bridge was struck by a cargo
ship in 2024. (C) The Francis Scott Key Bridge strikes by a cargo ship
in 2024. (D) The Francis Scott Key Bridge were strike by a cargo
ship in 2024. (E) The Francis Scott Key Bridge were struck by a cargo
ship in 2024. 💡 GABARITO B
(A) The Francis Scott Key Bridge was strike…
Pegadinha: o verbo “strike” está no infinitivo, não no particípio passado. Em voz passiva, precisa ser was struck.
(B) The Francis Scott Key Bridge was struck… ✅
Correta. “Was” + particípio passado (“struck”) forma a voz passiva corretamente.
(C) The Francis Scott Key Bridge strikes…
Pegadinha: “strikes” está no presente simples ativo, e a frase precisa de voz passiva e passado.
(D) The Francis Scott Key Bridge were strike…
Pegadinha: “were” está no plural, mas o sujeito é singular. Além disso, “strike” está no infinitivo.
(E) The Francis Scott Key Bridge were struck…
Pegadinha: “were” no plural, sujeito singular → erro de concordância.
❑ QUESTÃO 39 – Choose the option that is grammatically INCORRECТ. (A) If anonymity was removed from the internet, we
wouidn't be able to use pseudonyms. (B) Many opinions could be hidden for fear of legal
repercussions if anonymity ended. (C) People will not answer certain questions if they are
required to use their real names. (D) If a platform doesn't require identity verification, an
entity can create fake accounts. (E) Cybercrime criminals simply ignore the new laws if
anonymity will be outlawed. 💡 GABARITO E A) If anonymity was removed from the internet, we wouldn't be able to use pseudonyms.
Correta.
Usa “wouldn’t” corretamente no condicional, com “was removed” → condicional do tipo 2 (hipotético).
B) Many opinions could be hidden for fear of legal repercussions if anonymity ended.
Correta.
“Could be hidden” combina corretamente com “if anonymity ended” → condicional hipotético.
C) People will not answer certain questions if they are required to use their real names.
Correta.
Condicional tipo 1 (real): futuro “will” + presente “are required”.
D) If a platform doesn't require identity verification, an entity can create fake accounts.
Correta.
Condicional tipo 1: presente “doesn’t require” + futuro/factual “can create”.
E) Cybercrime criminals simply ignore the new laws if anonymity will be outlawed.
INCORRETA.
Pegadinha: não se usa “will” no “if clause” de condicional tipo 1.
Correto seria: “if anonymity is outlawed” (presente do futuro) ou condicional tipo 2: “if anonymity were outlawed, they would ignore the laws”.
❑ QUESTÃO 40 – Which option is grammatically correct? (A) They have agreed working late tonight. (B) He mustn't to drive without a license. (C) She still refuses telling me the truth. (D) I can't help to feel sorry for him. (E) Bob and I managed to arrive on time.A) They have agreed working late tonight.💡 GABARITO E (A) They have agreed working late tonight. Errada.
O verbo “agree” deve ser seguido por “to + verb”, não gerúndio.
Correto: “They have agreed to work late tonight.”
B) He mustn't to drive without a license.
Errada.
Após “must” não se usa “to” antes do verbo.
Correto: “He mustn’t drive without a license.”
C) She still refuses telling me the truth.
Errada.
O verbo “refuse” também deve ser seguido por “to + verb”, não gerúndio.
Correto: “She still refuses to tell me the truth.”
D) I can't help to feel sorry for him.
Errada.
A expressão “can’t help” deve ser seguida de gerúndio (-ing), sem “to”.
Correto: “I can’t help feeling sorry for him.”
E) Bob and I managed to arrive on time.
Correta.
O verbo “manage” é seguido de “to + verb”, e a frase está gramaticalmente correta.
❑ TEXT I – Read the text below and answer questions 23 and 24.
Is peanut butter a good source of protein?
Nutrition
experts explain.
("A manteiga de amendoim é uma boa fonte de proteína? Especialistas em nutrição explicam.")
[1] Protein is the macronutrient du jour. Discussions about
nutrition online as of late are all about making sure you're
consuming enough protein every day.
[2] The Recommended Dietary Allowance (RDA) for
protein is currently 0.36 grams of protein per pound,
according to Harvard Health, or about 54 grams daily for a
person who weighs 150 pounds.
[3] But diet experts are increasingly pushing for consuming
higher amounts of protein: upwards of 60 to 90 grams
daily.
Registered dietitian Jamie Nadeau previously told
USA TODAY that she recommends getting "at least 20
grams of protein per meal for satiety," though she notes
everyone has different needs.
[4] To what extent can peanut butter help you reach those
goals? Nutrition experts explain.
[5] A two-tablespoon serving of peanut butter contains
about 7 grams of protein, according to the U.S.
Department of Agriculture's (USDA) food database.
[6] That doesn't mean you shouldn't eat peanut butter -
experts say it just means peanut butter is meant to be a
small part of more well-rounded meals.
Thomason
suggests pairing a serving of peanut butter with a carb,
protein and a fruit or vegetable.
Some favorite combos
include peanut butter and an apple, peanut butter and
banana toast and a smoothie or oatmeal with peanut
butter.
[7] "Those things are, going to help you balance it out and
not feel like it's easy to overeat," she says.
[8] To hit that recommended 20-gram goal, you'd have to
eat about 6 tablespoons - nearly three servings of, peanut
butter - which amounts to nearly 600 calories.
While
experts say eating more than the serving size isn't harmful,
per se, there are much easier (and less calorie-dense)
food options to get more protein.
🔗(Adapted from https://www.usatoday.com)
❑ QUESTÃO 23 – According to text I:
(A) Harvard Health believes consumers' daily intake of
protein should be increased.
(B) Peanut butter should be our first choice of protein,
according to nutrition experts.
(C) Jamie Nadeau recommends adding other sources of
protein to peanut butter.
(D) There are people who do not need to consume at
least 20 grams of protein per meal.
(E) One serving of peanut butter is one tablespoon and
contains nearly 100 calories.
💡 GABARITO D
(A) ❌Harvard Health believes consumers' daily intake of protein should be increased.
🔹Incorreta → "A Harvard Health acredita que a ingestão diária de proteína pelos consumidores deve ser aumentada."
🔹Daily intake = consumo diário, ingestão cotidiana.
🔹A expressão “should be increased” significa “deveria ser aumentado(a)” ou “deve ser aumentado(a)”, dependendo do tom.
🔹should = dever (recomendação, conselho, expectativa).
🔹Harvard Health refere-se a Harvard Health Publishing, que é a divisão de publicações de saúde da Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard). Ou seja, um braço editorial de informação em saúde ligado a Harvard, que divulga recomendações e análises baseadas em pesquisas médicas.
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA:
🔎 O texto diz: “Harvard Health suggested that people may benefit from eating more protein.”(“Harvard Health sugeriu que as pessoas podem se beneficiar ao comer mais proteína.”)
🔹A alternativa (A) parece verdadeira, mas “may benefit” (podem se beneficiar) ≠ “should be increased” (deve ser aumentado).
📌 Ambas transmitem a ideia de que seria melhor aumentar o consumo de proteína, mas com ênfases diferentes:
🔹should be increased → soa mais como recomendação direta.
🔹may benefit → soa mais como possibilidade de vantagem/benefício.
🔹Quem defende aumento são os diet experts ([3]), não Harvard.
(B) ❌Peanut butter should be our first choice of protein, according to nutrition experts.
🔹Incorreta → “Manteiga de amendoim deveria ser a nossa primeira escolha de proteína, de acordo com especialistas em nutrição.”
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: O texto diz o contrário → manteiga de amendoim não deve ser a principal fonte ([6]), mas sim parte de uma refeição equilibrada.
🔹A frase é construída para induzir erro porque "7g de proteína" pode soar como bastante, mas não é suficiente.
(C) ❌Jamie Nadeau recommends adding other sources of protein to peanut butter.
🔹Incorreta → “Jamie Nadeau recomenda complementar a manteiga de amendoim com outras fontes de proteína.”
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: Jamie Nadeau ([3]) fala só sobre consumir pelo menos 20g de proteína por refeição.
🔹Quem fala em combinar a pasta de amendoim com outros alimentos é Thomason ([6]), não Jamie Nadeau.
🔹O truque é confundir as falas das especialistas.
(D) ✅There are people who do not need to consume at least 20 grams of protein per meal.
🔹Correta → Algumas pessoas não precisam ingerir pelo menos 20 gramas de proteína a cada refeição.”
🔹O texto diz que Jamie Nadeau recomenda “at least 20 grams per meal for satiety,” though she notes everyone has different needs ([3]).
🔹Ou seja, nem todos precisam dessa quantidade.
(E) ❌One serving of peanut butter is one tablespoon and contains nearly 100 calories.
🔹Incorreta → “Uma porção de manteiga de amendoim equivale a uma colher de sopa e contém cerca de 100 calorias.”
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: O texto [5] fala que 1 porção = 2 colheres de sopa (≈ 7g proteína).
🔹Já [8] mostra que 6 colheres = 3 porções = 600 calorias → então 1 porção = 200 calorias (e não 100).
🔹Parece plausível, mas está incorreto.
👉 Pegadinhas principais: confundir as falas das nutricionistas, trocar porção (1x2 colheres) e supor que Harvard é quem defende mais proteína.
❑ QUESTÃO 24 – The pronoun "it" in the sentence "Those things are going to
help you balance it out and not feel like it's easy to overeat,
[...]" (paragraph 7) refers to:
(A) apple.
(B) banana toast.
(C) smoothie.
(D) oatmeal.
(E) peanut butter.
💡 GABARITO E
📝Trecho relevante (parágrafo 6 e 7):
"[...] Thomason suggests pairing a serving of peanut butter with a carb, protein and a fruit or vegetable. Some favorite combos include peanut butter and an apple, peanut butter and banana toast and a smoothie or oatmeal with peanut butter. “Those things are going to help you balance it out and not feel like it's easy to overeat,” she says.
📝Análise do pronome “it”:
👉 O “it” não pode se referir a apple, banana toast, smoothie ou oatmeal, porque esses aparecem como acompanhamentos.
👉 O “it” retoma a ideia central que precisa ser balanceada: peanut butter.
👉 Pegadinhas principais: a banca joga várias comidas da lista para tentar induzir o candidato a escolher o substantivo mais próximo, mas o pronome retoma a ideia central (peanut butter).
📝ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌apple
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: aparece logo antes no texto como exemplo de combinação, mas o pronome não retoma um item específico da lista.
(B) ❌banana toast
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: também é um exemplo, mas “balance banana toast out” não faria sentido no contexto → quem precisa ser equilibrada é a porção de manteiga de amendoim.
(C) ❌smoothie
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: Outra opção da lista, mas a lógica não é “balancear o smoothie”.
(D) ❌oatmeal
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA:Novamente, apenas parte da lista de acompanhamentos → não faz sentido ser o referente de “it”.
(E) ✅peanut butter
🔹Correta, porque é o alimento que pode ser facilmente consumido em excesso e que precisa ser “balanceado” com outros alimentos.
🔹O texto inclusive alerta sobre o risco de comer demais: “not feel like it's easy to overeat” ([7]).
❑ TEXT II – Read the text below and answer questions 25, 26, 27 and
28.
Chinese divers surrounded by sharks
(“Mergulhadores chineses cercados por tubarões”)
Jan 03, 2025
[1] Nine Chinese individuals, including seven tourists anp
two diving instructors, went missing while diving in Palau
on December 26.
[2] Experienced diving instructor Liu Xin and another diving
guide took seven Chinese tourists to dive on December 26
around 9:30 am.
As the dive was coming to an end, Liu
sent a signal to the surface.
Typically, after seeing the
signal, the captain would slowly maneuver the boat to
follow the divers, allowing them to board once they floated
off.
_____ when they surfaced, they could not locate
the boat.
[3] They could only float in the sea for nearly three hours,
believing that someone would come to rescue them, but
the ocean current changed direction, and they were swept
by currents into an area between two islands.
At that point,
a new threat emerged.
The underwater terrain shifted, and
the most physically fit diver among the nine felt as if he had
stepped on something.
Liu looked down and noticed that a
bull shark was circling around his feet, along with six other
sharks nearby.
[4] Liu swiftly assembled everyone to make themselves
appear larger as most wild animals typically target
creatures that are smaller and tend to avoid approaching
larger groups.
Fortunately, with Liu and the entire team
huddled together, the sharks refrained from acting
aggressively, and they avoided any danger.
[5] By evening, they had gone nearly 11 hours without
food.
To conserve their energy, they used their diving
masks to collect rainwater and drank it to stay hydrated.
After spending too much time in the water, they started to
feel cold, so they used their buoyancy devices to hold each
other to stay together and preserve warmth.
And, to
prevent falling asleep and risking hypothermia, they took
turns calling out their numbers every 30 minutes to stay
alert.
[6] After drifting in the water for about 27 hours, a rescue
boat located the nine individuals.
[7] "All nine Chinese citizens who went missing while diving
in Palau have been rescued and are reported to be in
stable condition", the Chinese Embassy in the Federated
States of Micronesia said on Friday.
[8] Liu said that the key reasons for their safe return
included the selfless assistance from fellow travelers, the
favorable ocean currents that kept them in proximity to
their initial location, and, most importantly, the excellent
physical condition and positive attitude of the group.
"Throughout those 20-plus hours, we maintained a lighthearted atmosphere, chatting and laughing without any
complaints," Liu said.
(Adapted from https://www.globaltimes.cn)
❑ QUESTÃO 25 – The word "selfless" (paragraph 8) means:
(A) generous.
(B) quick.
(C) recent.
(D) selfish.
(E) unexpected.
💡 GABARITO A
🔹“self” = eu, a si mesmo.
🔹 “less” = ausência, falta de.
🔹Logo, selfless = sem pensar em si mesmo, altruísta, generoso.
🔹selfless - thinking of others rather than yourself (https://dictionary.cambridge.org)
🔹Sinônimos: unselfish, generous, altruistic.
📝ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ✅generous
🔹Correta → “generoso, altruísta” tem o mesmo sentido de selfless.
(B) ❌quick
🔹Falso → “rápido” não tem relação com atitude altruísta.
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: pode confundir porque em resgates e situações de risco, rapidez é importante.
(C) ❌recent
🔹Falso → “recente” não faz sentido no contexto.
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: soa neutro, mas não tem conexão com comportamento humano.
(D) ❌selfish
🔹Falso → “egoísta” é o oposto de selfless.
🚨 PEGADINHA CLÁSSICA: colocar o antônimo para ver se o candidato se confunde.
(E) ❌unexpected
🔹Falso → “inesperado” não corresponde ao sentido de selfless.
🚨 PEGADINHA/ARMADILHA: porque a ajuda recebida poderia ser “inesperada”, mas o texto usa claramente “altruísta”.
❑ QUESTÃO 26 – Decide if the statements below are true (T) or false (F)
according to text II.
Then, mark the option that contains the
right sequence.
( ) The nine people who went missing were
inexperienced divers.
( ) Despite the difficulties, the divers were able to collect
and drink rainwater.
) The divers were surrounded by a dozen sharks.
( ) The sharks did not injure the divers.
( ) After about 27 hours, the divers were finally rescued
by the captain of their boat.
(A) (T) (F) (T) (F) (T)
(B) (F) (F) (T) (F) (F)
(C) (F) (T) (F) (T) (F)
(D) (T) (T) (F) (T) (F)
(E) (F) (T) (T) (F) (T)
💡 GABARITO C
Vou destacar agora as pegadinhas de cada afirmativa da questão 26, porque esse tipo de detalhe é o que mais derruba candidatos.
►❌Afirmativa 1 – "The nine people who went missing were inexperienced divers."
🔹Incorreta → "As nove pessoas que desapareceram eram mergulhadores inexperientes."
🔹No texto: havia instrutores experientes (Liu Xin e outro guia).
⚠️ Pegadinha: O enunciado pode induzir ao erro porque fala de turistas, e muitos candidatos associam turistas automaticamente a “inexperientes”. Mas o texto cita claramente “experienced diving instructor”.
🔹[1] Nine Chinese individuals, including seven tourists anp two diving instructors, went missing while diving in Palau on December 26. (“Nove cidadãos chineses, incluindo sete turistas e dois instrutores de mergulho, desapareceram enquanto mergulhavam em Palau no dia 26 de dezembro.”)
🔹[2] Experienced diving instructor Liu Xin and another diving guide took seven Chinese tourists to dive on December 26 around 9:30 am. (“O experiente instrutor de mergulho Liu Xin e outro guia de mergulho levaram sete turistas chineses para mergulhar no dia 26 de dezembro, por volta das 9h30.”)
►✅Afirmativa 2 – "Despite the difficulties, the divers were able to collect and drink rainwater."
🔹O texto confirma isso: usaram as máscaras de mergulho para coletar chuva.
⚠️ Pegadinha: Alguns alunos podem ler rápido e pensar que eles ficaram sem água o tempo todo, já que antes o texto fala que estavam sem comida por 11 horas. A confusão é entre comida × água.
►❌Afirmativa 3 – "The divers were surrounded by a dozen sharks."
🔹O texto fala de um tubarão-touro + seis tubarões → 7 no total.
⚠️ Pegadinha: A palavra “dozen” significa 12, mas muita gente associa apenas a “vários” sem se preocupar com o número exato. O examinador usa isso para ver quem presta atenção aos detalhes.
►✅Afirmativa 4 – "The sharks did not injure the divers."
🔹Verdadeiro: eles ficaram juntos e os tubarões não atacaram.
⚠️ Pegadinha: O simples fato de haver “sharks circling” pode induzir o leitor a assumir que houve ataque. Aqui, a armadilha está em deduzir pelo senso comum (tubarões = ataque) e não pelo texto.
►❌Afirmativa 5 – "After about 27 hours, the divers were finally rescued by the captain of their boat."
🔹O texto fala em “a rescue boat”, não no capitão da embarcação original.
⚠️ Pegadinha: A confusão entre captain of their boat e rescue boat. Muitos candidatos leem rápido e pensam que era o mesmo barco.
❑ QUESTÃO 27 – Mark the correct option according to text II.
(A) Diving instructor Liu's actions made the sharks
approach the Chinese divers.
(B) The ocean currents were a great obstacle because
they took the drivers to a very distant place.
(C) Both the physical condition and the attitude of the
divers contributed to their safe return.
(D) To prevent hypothermia, Liu was responsible for
calling out the divers' numbers every thirty minutes for
the whole night.
(E) Due to the problems, the divers complained a lot
throughout their time in the sea.
💡 GABARITO C
(A) Diving instructor Liu's actions made the sharks approach the Chinese divers.
❌ Falsa. O texto diz que Liu reuniu todos para parecerem maiores e, assim, afastar os tubarões, não atraí-los.
⚠️ Pegadinha: A banca inverte a lógica — quem lê rápido pode ver “Liu… sharks… approach” e marcar errado sem perceber que Liu, na verdade, evitou o ataque.
(B) The ocean currents were a great obstacle because they took the divers to a very distant place.
❌ Falsa. As correntes mudaram a direção e os levaram entre duas ilhas, mas depois foram favoráveis, ajudando-os a permanecer próximos ao local inicial.
⚠️ Pegadinha: O texto mostra as correntes como ameaça e como ajuda, mas a alternativa só enfatiza o lado negativo. Quem não prestar atenção ao final pode achar correta.
(C) Both the physical condition and the attitude of the divers contributed to their safe return.
✅ Correta. O texto (parágrafo 8) afirma claramente que o retorno seguro se deveu à boa condição física e à atitude positiva do grupo.
(D) To prevent hypothermia, Liu was responsible for calling out the divers' numbers every thirty minutes for the whole night.
❌ Falsa. O texto diz que eles se revezavam chamando seus números a cada 30 minutos. Não foi só Liu.
⚠️ Pegadinha: A banca usa “Liu” para centralizar a ação e ver se o candidato esqueceu o detalhe do turn-taking (revezamento).
(E) Due to the problems, the divers complained a lot throughout their time in the sea.
❌ Falsa. O texto diz exatamente o contrário: eles mantiveram uma atmosfera leve, rindo e sem reclamações.
⚠️ Pegadinha: A alternativa explora o senso comum (em dificuldades, as pessoas reclamam), mas o texto mostra uma reação atípica e positiva.
❑ QUESTÃO 28 – Mark the option that completes the following sentence from
text II correctly:
"_______, when they surfaced, they
could not locate the boat." (paragraph 2).
(A) Unless
(B) Besides
(C) As a result
(D) However
(E) Before that
💡 GABARITO E
O trecho do texto é:
"_______, when they surfaced, they could not locate the boat." (parágrafo 2).
➡️ O sentido que o texto pede é de contraste/surpresa: normalmente, o capitão se aproximaria para recolher os mergulhadores, porém quando eles emergiram, não acharam o barco.
Logo, a correta é: (D) However. ✅
Pegadinhas de cada alternativa:
(A) Unless (= a não ser que / exceto se)
Inadequado: não expressa contraste, mas condição.
Pegadinha: pode atrair quem pensa em “condição para não localizar o barco”, mas não faz sentido gramatical nem contextual.
(B) Besides (= além disso)
Inadequado: adicionaria uma ideia extra, mas o trecho pede oposição.
Pegadinha: pode confundir quem pensa que está apenas acrescentando uma informação inesperada.
(C) As a result (= como resultado)
Inadequado: indicaria consequência, mas aqui não há causa → consequência, e sim contraste.
Pegadinha: tenta enganar com a lógica “emergiram → resultado foi não achar o barco”. Mas o texto mostra que o esperado era achar, logo não cabe.
(D) However (= no entanto / porém)
✅ Correto: dá a ideia de oposição entre o esperado (encontrar o barco) e o real (não encontraram).
(E) Before that (= antes disso)
Inadequado: indica anterioridade temporal, não contraste.
Pegadinha: pode pegar quem pensa que “antes de emergirem aconteceu algo”, mas não é o caso.
❑ QUESTÃO 29 – Which question completes the dialogue below correctly?
Richard: She's won a gold medal.
Paul: __________
(A) Neither am i.
(B) So have I.
(C) Neither is she.
(D) So am I.
(E) Neither have I.
💡 GABARITO B
O diálogo é:
Richard: She's won a gold medal.
Paul: __________
Passo 1 – Estrutura da resposta
A frase está no Present Perfect (has won).
A resposta precisa acompanhar o mesmo tempo verbal (have/has + past participle).
Passo 2 – Analisar alternativas
(A) Neither am I.
Errado. Usa am (presente simples do verbo to be), mas a frase está no Present Perfect.
(B) So have I. ✅
Correto. Expressa concordância positiva no Present Perfect: She has won... So have I. (Ela ganhou... Eu também).
(C) Neither is she.
Errado. Usa presente simples do verbo to be. Não combina com has won.
(D) So am I.
Errado. Mesmo motivo: está no presente simples, não no Present Perfect.
(E) Neither have I.
Errado, pois isso seria uma concordância negativa (Ela ganhou... Eu também não). Não faz sentido.
Vou montar uma tabela prática para você com “So / Neither” aplicados aos tempos verbais mais comuns. Isso ajuda a nunca cair nas pegadinhas.
📌 Tabela: Respostas com So / Neither
Tempo verbal Frase afirmativa Resposta positiva Frase negativa Resposta negativa
Presente simples She likes pizza. So do I. She doesn’t like pizza. Neither do I.
Presente contínuo She is working. So am I. She isn’t working. Neither am I.
Passado simples She went home. So did I. She didn’t go home. Neither did I.
Passado contínuo She was studying. So was I. She wasn’t studying. Neither was I.
Presente perfeito She has won a medal. So have I. ✅ She hasn’t won a medal. Neither have I.
Passado perfeito She had left early. So had I. She hadn’t left early. Neither had I.
Futuro com will She will travel. So will I. She won’t travel. Neither will I.
Futuro com going to She is going to study. So am I. She isn’t going to study. Neither am I.
Modal verbs (can, must, should, etc.) She can swim. So can I. She can’t swim. Neither can I.
💡 Regrinha de ouro:
Use o mesmo auxiliar (do/does, did, am/is/are, was/were, have/has/had, will, can, etc.) na resposta.
So + auxiliar + sujeito → concordância afirmativa.
Neither + auxiliar + sujeito → concordância negativa.
❑ QUESTÃO 30 – Mark the option in which the sentence below is correctly
reported.
Carol: I will travel tomorrow.
(A) Carol said me she'd traveled the previous day.
(B) Carol told that I would travel tomorrow.
(C) Carol says that I will travel the next day.
(D) Carol told me she will travel the day before.
(E) Carol said she would travel the following day.
💡 GABARITO E
📝QUESTÃO 30 sobre REPORTED SPEECH (Discurso Indireto).
👉 Frase original:
🔹Carol: "I will travel tomorrow."
✔️ Correta (Gabarito E)
🔹Carol said she would travel the following day.
🔹"will" → would (backshift no futuro).
🔹"tomorrow" → the following day (mudança de advérbio de tempo).
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌Carol said me she'd traveled the previous day.
🔹 "said me" é incorreto (o verbo say não aceita objeto direto; deve ser "said to me" ou usar told me).
🔹Também muda "will travel" para "had traveled" → erro de tempo (passado perfeito, não futuro do pretérito).
(B) ❌Carol told that I would travel tomorrow.
🔹"told that" não existe.
🔹Depois de "told" é obrigatório indicar o objeto (told me/him/her...).
🔹Mantém "tomorrow" sem mudar → errado.
(C) ❌Carol says that I will travel the next day.
🔹"says" está no presente, mas a fala foi no passado ("Carol said").
🔹Mantém "will" em vez de "would".
(D) ❌Carol told me she will travel the day before.
🔹Usa "will" em vez de "would".
🔹"the day before" só serve para "yesterday", não para "tomorrow".
(E) ✅Carol said she would travel the following day.
🔹Correto: usa said, faz o backshift "will → would" e muda "tomorrow → the following day".
👉 Ou seja, a pegadinha aqui é principalmente:
Saber a diferença entre say e tell.
🔹Lembrar do backshift nos tempos verbais.
🔹Adaptar corretamente os marcadores de tempo.
❑ QUESTÃO 31 – In the sentence "Jobs boil down to three categories: what's
available today, what might be available tomorrow, and
what is not available but could be in the future." (https://grow.acorns.com),
the verbs "might" and "could"
express:
(A) ability.
(B) permission.
(C) possibility.
(D) prohibition.
(E) request.
💡 GABARITO C
📝Texto da questão:
🔹"Jobs boil down to three categories: what's available today, what might be available tomorrow, and what is not available but could be in the future." (“Os empregos se resumem a três categorias: o que está disponível hoje, o que pode estar disponível amanhã e o que não está disponível, mas poderia estar no futuro.”)
🔹“boil down to” → expressão idiomática que significa “se resumem a”.
🔹“might be available” → traduzido como “pode estar disponível” → transmite possibilidade.
🔹“could be in the future” → “poderia estar no futuro” → também expressa possibilidade hipotética.
🔹PERGUNTA: O que os verbos might e could expressam?
🔹"could" é mais amplo, hipotético, sem indicar probabilidade específica, apenas uma abertura de possibilidade.
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌ability
🚨 PEGADINHA → O modal "could" é frequentemente usado para indicar habilidade no passado (“I could swim when I was young”), mas aqui ele está indicando possibilidade futura, não habilidade. O examinador tenta confundir com esse uso passado de could.
(B) ❌permission
🚨 PEGADINHA → Tanto "might" quanto "could" podem, em alguns contextos, expressar permissão formal ou polida (“You might leave early”), mas no texto eles não estão concedendo permissão, apenas falando de possibilidade.
(C) possibility ✅
🔹Sem pegadinha, é o uso direto no contexto do texto.
(D) ❌prohibition
🚨 PEGADINHA → Pode confundir com a ideia de “não pode” (cannot), mas might e could nunca expressam proibição aqui. O examinador quer ver se você confunde com negações de permissão.
(E) ❌request
🚨 PEGADINHA → Could é usado em pedidos polidos no inglês falado (“Could you help me?”), e might em contextos formais raros. O examinador quer confundir quem lembra desses usos cotidianos de cortesia.
🔎DICAS DE OURO - Os principais usos de might e could, destacando os que aparecem em provas e suas pegadinhas:
🔹might → Possibilidade no presente/futuro → It might rain tomorrow. → Pode chover amanhã. Confunde com permissão (You might leave now) ou dúvida passada (He might have left)
🔹might → Probabilidade remota → She might win the lottery. → Ela pode ganhar a loteria. Confunde com habilidade ou certeza
🔹might → Pedido formal (raro) → Might I suggest an alternative? Pouco usado; pode confundir com “possibilidade” do contexto geral.
🔹could → Possibilidade futura/potencial → It could be dangerous to swim here. → Poderia ser perigoso nadar aqui. Confunde com habilidade no passado (I could swim when I was young)
🔹could → Habilidade no passado → When I was a child, I could climb trees. → Eu podia escalar árvores. Muitas provas tentam confundir com possibilidade futura
🔹could → Pedido cortês → Could you pass me the salt? → Poderia me passar o sal?. Pode confundir com permissão ou possibilidade
🔹could → Condicional→I could help you if I had time. → Eu poderia te ajudar se tivesse tempo.
❑ QUESTÃO 32 – Mark the option that is grammatically correct.
(A) São Paulo is crowder than Rio de Janeiro.
(B) English is so much easy as Portuguese.
(C) She is the more friendly girl I have ever met.
(D) You can buy cheaper smartphones online.
(E) This is the better option among them all.
💡 GABARITO D
A) São Paulo is crowder than Rio de Janeiro.
Pegadinha: Uso incorreto de "crowder" → o correto é more crowded (comparativo de adjetivo de duas sílabas que não termina em “y”).
B) English is so much easy as Portuguese.
Pegadinha: Estrutura incorreta do comparativo → o correto é as easy as ou much easier than.
C) She is the more friendly girl I have ever met.
Pegadinha: Uso incorreto do superlativo → o correto é the most friendly (superlativo de adjetivo de duas sílabas que não termina em “y”).
D) You can buy cheaper smartphones online. ✅
Correta: Comparativo de adjetivo curto (cheap → cheaper) usado corretamente.
E) This is the better option among them all.
Pegadinha: Uso do comparativo (better) com superlativo (among them all) → deveria ser the best option among them all.
❑ QUESTÃO 33 – Mark the option in which the word in parentheses replaces
the underlined word(s) correctly.
(A) This book belongs to Jane. (hers)
(B) That is my uncle's car. (him)
(C) Mary and you are good friends. (Your)
(D) Peter helped my mother and me. (us)
(E) I bought some new books. (it)
💡 GABARITO D
A) This book belongs to Jane. (hers)
Pegadinha: “hers” é correto como pronome possessivo para substituir “Jane’s book” sem repetir o substantivo. Aqui, poderia ser correto se a frase fosse “This book is hers.” A questão exige substituir o sublinhado corretamente dentro da estrutura dada, e o sublinhado não foi claramente substituído por “hers” na frase original.
B) That is my uncle's car. (him)
Pegadinha: “him” é um pronome objeto, mas não pode substituir “my uncle’s car”, que exige um pronome possessivo (his).
C) Mary and you are good friends. (Your)
Pegadinha: “Your” é adjetivo possessivo, mas não substitui corretamente “Mary and you” sem alterar o sentido da frase.
D) Peter helped my mother and me. (us) ✅
Correta: “us” substitui corretamente “my mother and me” como pronome objeto no contexto da frase.
E) I bought some new books. (it)
Pegadinha: “it” é singular, enquanto “some new books” é plural → o correto seria “them” se quisesse substituir.
❑ QUESTÃO 34 – Which question should you make if you want to use a
friend's dictionary?
(A) Can you borrow your dictionary?
(B) Can I lend your dictionary?
(C) Can I lend you your dictionary?
(D) Can I borrow your dictionary?
(E) Can you borrow me your dictionary?
💡 GABARITO D
A) Can you borrow your dictionary?
Pegadinha: Aqui o sujeito “you” está tentando tomar emprestado do próprio dono, ou seja, a frase diz “Você pode pegar emprestado seu próprio dicionário?”, o que não faz sentido.
B) Can I lend your dictionary?
Pegadinha: “Lend” significa emprestar algo a alguém. Essa frase implica que eu vou emprestar o dicionário do amigo a alguém, mas o objetivo da pergunta é pedir para eu usar o dicionário do amigo.
C) Can I lend you your dictionary?
Pegadinha: Mistura confusa: “lend you” significa “emprestar para você”, então a frase estaria dizendo que eu vou emprestar para você o seu próprio dicionário, o que é ilógico.
D) Can I borrow your dictionary? ✅
Correta: “Borrow” significa pegar emprestado, então a frase corretamente pergunta se eu posso usar o dicionário do amigo.
E) Can you borrow me your dictionary?
Pegadinha: Estrutura incorreta; “borrow me” não existe em inglês. O correto seria “Can you lend me your dictionary?” se eu quisesse pedir ao amigo para me emprestar.
Aqui está uma tabela clara e prática para diferenciar “borrow” e “lend”, evitando pegadinhas como as da Questão 34:
Verbo Significado em PT Estrutura correta Exemplo em inglês Tradução
borrow pegar emprestado de alguém I borrow + objeto + from + pessoa I borrow a book from my friend. Eu pego emprestado um livro do meu amigo.
lend emprestar para alguém I lend + objeto + to + pessoa I lend my book to my friend. Eu empresto meu livro para meu amigo.
Dicas para não cair na pegadinha:
Se você vai usar algo de outra pessoa, use borrow.
Se você vai dar algo para alguém usar, use lend.
Nunca combine “borrow me” — essa construção não existe.
Sempre associe borrow → pegar para mim, lend → dar para você.
🟢 Borrow = pegar emprestado para mim
Palavra-chave: “para mim”
Estrutura: I borrow [objeto] from [pessoa]
Exemplo: I borrow your dictionary from you. → Eu pego emprestado seu dicionário.
Dica de seta:
Você → Objeto ← Pessoa
🔵 Lend = emprestar para você
Palavra-chave: “para você”
Estrutura: I lend [objeto] to [pessoa]
Exemplo: I lend you my pen. → Eu empresto minha caneta para você.
Dica de seta:
Você → Objeto → Pessoa
💡 Resumo rápido:
Borrow = trazer para mim
Lend = enviar para você
Lembre-se: “borrow me” não existe!
❑ QUESTÃO 35 – Choose the option that completes the paragraph below
correctly.
Canada is a world leader in both the proportion of women
in its military and the areas in which they can serve.
In fact,
women in Canada's military for over a century and
today a pivotal role in defending Canada's safety
and security.
"Our objective is that by 2026, 1 in 4
Canadian Air Force members women.
Successful
recruiting efforts the percentage of women enrolling
in the Regular Force increase from 13.2% in 2015/16 to
17.2% in 2017/18," said Admiral Art McDonald.
🔗(Adapted from https://www.navalnews.com)
(A) had been serving / has played / will be / saw
(B) have been serving/ play/will be / saw
(C) are serving / has played / has been / had seen
(D) will be serving / play / will have been / have seen
(E) served / are playing / will have been / had seen
💡 GABARITO B
💡 Dicas de pegadinha:
Presente perfeito vs. passado simples: Se o período ainda continua ou o efeito é atual, use presente perfeito (have/has + past participle). Se o período terminou, use passado simples (saw).
Futuro simples vs. futuro perfeito: Use futuro simples (will be) para metas, futuro perfeito (will have been) só para enfatizar que algo terá sido concluído até um ponto futuro.
Presente simples: Sempre que falar de fatos gerais ou verdades atuais.
Aqui estão as pegadinhas de cada alternativa da Questão 35, linha por linha:
Texto do parágrafo a completar:
women in Canada's military ___ for over a century
and today ___ a pivotal role
1 in 4 Canadian Air Force members ___ women
Successful recruiting efforts ___ the percentage of women enrolling…
Alternativa A: had been serving / has played / will be / saw
Pegadinhas:
had been serving → uso do past perfect, que não combina com “for over a century” em contexto presente/permanente.
saw → passado simples inadequado; o texto fala de aumento recente (2015-2018).
Alternativa B: have been serving / play / will be / saw ✅
Acertos:
have been serving → presente perfeito contínuo, ideal para ação que começou no passado e continua.
play → presente simples correto para fato atual.
will be → futuro correto para meta de 2026.
saw → passado simples correto para o período já concluído (2015-2018).
Alternativa C: are serving / has played / has been / had seen
Pegadinhas:
has played → singular, mas “women” é plural; deveria ser have played.
has been → presente perfeito não combina com “increase from 13.2% to 17.2%” já concluído no passado.
Alternativa D: will be serving / play / will have been / have seen
Pegadinhas:
will be serving → futuro errado para ação que começou há mais de um século.
will have been → futuro perfeito, contexto incorreto; a ação já ocorreu.
Alternativa E: served / are playing / will have been / had seen
Pegadinhas:
served → passado simples, não indica continuidade “for over a century”.
will have been → futuro perfeito inadequado.
Lacuna Contexto da frase Tempo verbal correto Justificativa
1 women in Canada's military ___ for over a century have been serving (presente perfeito contínuo) A ação começou no passado e continua até hoje. O “for over a century” indica duração contínua.
2 and today ___ a pivotal role play (presente simples) Fato geral ou rotina atual; descreve situação permanente no presente.
3 1 in 4 Canadian Air Force members ___ women will be (futuro simples) Refere-se a uma meta futura (até 2026), portanto se usa o futuro.
4 Successful recruiting efforts ___ the percentage of women enrolling… saw (passado simples) Refere-se a resultados já concluídos entre 2015-2018; passado simples é adequado.
❑ QUESTÃO 36 – Which is the correct option to complete the sentence
below?
Throughout ____ history ____ , narration has been ____ important form of communication, along with being
vital in ____ human development.
(A) - / - / an / -
(B) the / - /an / a
(C) -/ a / the / the
(D) the / a / an / the
(E) - / a /- / -
💡 GABARITO A
Frase:
"Throughout ____ history ____, narration has been ____ important form of communication, along with being vital in ____ human development."
Gabarito: A → - / - / an / -
Lacuna Correção Justificativa / Pegadinha
1 - (nenhum artigo) “Throughout history” é uma expressão fixa; não se usa artigo. Pegadinha: algumas pessoas tentam colocar the, mas aqui não é necessário.
2 - (nenhum artigo) Continua a frase de modo geral: “throughout history” já é suficiente. Colocar the seria redundante.
3 an “An important form” – usa-se an antes de palavras que começam com som de vogal. Pegadinha: usar a aqui seria errado, pois “important” começa com som de vogal.
4 - (nenhum artigo) “In human development” é usado de forma geral; não é algo específico. Pegadinha: algumas pessoas colocam the, mas o sentido seria restritivo, não geral.
💡 Resumo das pegadinhas:
Lacunas 1, 2 e 4: tendência de colocar “the” desnecessariamente.
Lacuna 3: cuidado entre a e an, depende do som inicial da palavra seguinte.
Se quiser, posso fazer um diagrama visual mostrando quando usar artigos (- / a / an / the) nas expressões gerais, muito útil para fixar essas pegadinhas. Quer que eu faça?
📌 Guia rápido de artigos em inglês
Situação Exemplo Artigo correto Pegadinha comum
Expressão geral / conceitos amplos History is fascinating. - (nenhum) Colocar the history → errado, torna específico
Períodos históricos Throughout history, humans have told stories. - Colocar the history → parece que falamos de um período específico
Palavra iniciando com som de vogal (a / an) An important lesson an Usar a important → somaria erro, pois começa com vogal
Palavra iniciando com som de consoante A remarkable achievement a Usar an remarkable → erro, som de consoante
Específico / único The moon orbits the Earth. the Escrever sem artigo → ambíguo ou errado
Plural / geral Dogs are loyal animals. - Colocar the dogs → refere-se a cães específicos, não de forma geral
Com nomes de países / cidades / rios The United States is large. / Nile River the / - Colocar the Brazil → errado; Colocar Nile River com the às vezes é opcional, mas o uso depende do nome
💡 Dicas rápidas para não cair em pegadinhas:
Expressões gerais / conceitos amplos → sem artigo (-).
Ex: throughout history, in human development, love is powerful.
Antes de palavra iniciando com som de vogal → an
Ex: an apple, an opportunity, an important form
Antes de palavra iniciando com som de consoante → a
Ex: a book, a university (universidade começa com som de “y”, consoante)
Quando algo é único ou específico → the
Ex: the sun, the president, the tallest building
❑ QUESTÃO 37 – Read the sentence below.
Queen Elizabeth Il died in 2002.
Which option replaces the underlined verb correctiy,
without changing the meaning of the sentence?
(A) ran away
(B) blew away
(C) gave away
(D) threw away
(E) passed away
💡 GABARITO E
Frase original: Queen Elizabeth II died in 2002.
Queremos substituir died por um verbo/expressão equivalente.
Alternativa Significado Pegadinha
A) ran away fugiu Parece plausível para quem lê rápido, mas não tem relação com morrer.
B) blew away foi levado pelo vento Expressão literal ou figurada, mas aqui é incorreta para morte.
C) gave away deu algo de presente Confunde quem lê rápido por “away”, mas não indica morte.
D) threw away jogou fora Novamente, presença de “away” engana, mas não é correta.
E) passed away faleceu ✅ Corretíssima: é o eufemismo formal e comum para “died”.
Resumo da pegadinha:
As alternativas A, B, C e D usam away no final, tentando confundir quem associa “away” com desaparecimento ou afastamento, mas só E transmite corretamente o eufemismo para morte.
Aqui está uma tabela clara com os principais eufemismos para “died” que costumam aparecer em textos e questões de inglês, incluindo dicas sobre quando usar cada um:
Eufemismo Significado / Uso Observações
passed away faleceu O mais comum e formal; usado em notícias, textos e contextos respeitosos.
passed on faleceu Mais coloquial que passed away, usado de forma suave.
departed faleceu, partiu Formal, literário ou religioso; menos usado no cotidiano.
lost his/her life perdeu a vida Frequentemente em reportagens de acidentes ou guerras.
went to a better place foi para um lugar melhor Eufemismo religioso ou poético, sugere vida após a morte.
no longer with us não está mais conosco Suave, usado em contextos respeitosos, eufemismo indireto.
rest in peace / RIP descanse em paz Usado em epitáfios, mensagens de condolências; não é verbo, mas expressão de morte.
breathed their last deu seu último suspiro Literário ou formal, poético; usado em narrativa.
crossed over atravessou / passou Eufemismo espiritual; sugere passagem para o além.
gone se foi Muito coloquial; depende do contexto para ser entendido como “morreu”.
💡 Dica prática:
Em provas e textos formais, “passed away” é quase sempre a resposta correta para substituir “died”, enquanto as outras opções são usadas mais poeticamente ou em contextos específicos.
❑ QUESTÃO 38 – Mark the option that is grammatically correct.
(A) The Francis Scott Key Bridge was strike by a cargo
ship in 2024.
(B) The Francis Scott Key Bridge was struck by a cargo
ship in 2024.
(C) The Francis Scott Key Bridge strikes by a cargo ship
in 2024.
(D) The Francis Scott Key Bridge were strike by a cargo
ship in 2024.
(E) The Francis Scott Key Bridge were struck by a cargo
ship in 2024.
💡 GABARITO B
(A) The Francis Scott Key Bridge was strike…
Pegadinha: o verbo “strike” está no infinitivo, não no particípio passado. Em voz passiva, precisa ser was struck.
(B) The Francis Scott Key Bridge was struck… ✅
Correta. “Was” + particípio passado (“struck”) forma a voz passiva corretamente.
(C) The Francis Scott Key Bridge strikes…
Pegadinha: “strikes” está no presente simples ativo, e a frase precisa de voz passiva e passado.
(D) The Francis Scott Key Bridge were strike…
Pegadinha: “were” está no plural, mas o sujeito é singular. Além disso, “strike” está no infinitivo.
(E) The Francis Scott Key Bridge were struck…
Pegadinha: “were” no plural, sujeito singular → erro de concordância.
❑ QUESTÃO 39 – Choose the option that is grammatically INCORRECТ.
(A) If anonymity was removed from the internet, we
wouidn't be able to use pseudonyms.
(B) Many opinions could be hidden for fear of legal
repercussions if anonymity ended.
(C) People will not answer certain questions if they are
required to use their real names.
(D) If a platform doesn't require identity verification, an
entity can create fake accounts.
(E) Cybercrime criminals simply ignore the new laws if
anonymity will be outlawed.
💡 GABARITO E
A) If anonymity was removed from the internet, we wouldn't be able to use pseudonyms.
Correta.
Usa “wouldn’t” corretamente no condicional, com “was removed” → condicional do tipo 2 (hipotético).
B) Many opinions could be hidden for fear of legal repercussions if anonymity ended.
Correta.
“Could be hidden” combina corretamente com “if anonymity ended” → condicional hipotético.
C) People will not answer certain questions if they are required to use their real names.
Correta.
Condicional tipo 1 (real): futuro “will” + presente “are required”.
D) If a platform doesn't require identity verification, an entity can create fake accounts.
Correta.
Condicional tipo 1: presente “doesn’t require” + futuro/factual “can create”.
E) Cybercrime criminals simply ignore the new laws if anonymity will be outlawed.
INCORRETA.
Pegadinha: não se usa “will” no “if clause” de condicional tipo 1.
Correto seria: “if anonymity is outlawed” (presente do futuro) ou condicional tipo 2: “if anonymity were outlawed, they would ignore the laws”.
❑ QUESTÃO 40 – Which option is grammatically correct?
(A) They have agreed working late tonight.
(B) He mustn't to drive without a license.
(C) She still refuses telling me the truth.
(D) I can't help to feel sorry for him.
(E) Bob and I managed to arrive on time.
A) They have agreed working late tonight.
💡 GABARITO E
(A) They have agreed working late tonight.
Errada.
O verbo “agree” deve ser seguido por “to + verb”, não gerúndio.
Correto: “They have agreed to work late tonight.”
B) He mustn't to drive without a license.
Errada.
Após “must” não se usa “to” antes do verbo.
Correto: “He mustn’t drive without a license.”
C) She still refuses telling me the truth.
Errada.
O verbo “refuse” também deve ser seguido por “to + verb”, não gerúndio.
Correto: “She still refuses to tell me the truth.”
D) I can't help to feel sorry for him.
Errada.
A expressão “can’t help” deve ser seguida de gerúndio (-ing), sem “to”.
Correto: “I can’t help feeling sorry for him.”
E) Bob and I managed to arrive on time.
Correta.
O verbo “manage” é seguido de “to + verb”, e a frase está gramaticalmente correta.