sábado, 23 de agosto de 2025

UNIFESP – 2025 – Língua Inglesa – Vestibular – Universidade Federal de São Paulo

  

1️⃣ TEXTO – Eat your heart out, Victor Frankenstein! www.science.org |
2️⃣ TEXTO – | Year after year, illegal fires consume thousands of hectares of Brazilian biomes,... | www.greenpeace.org |
📅 ESTILO  10 Multiple Choice Questions Five-Option Question |

 TEXTO: Leia o texto e examine a imagem para responder às questões de 16 a 21. 
Eat your heart out, Victor Frankenstein1 ! Researchers have succeeded in creating living machines made from electronic parts and living fungi. In the past, so-called biohybrid robots ― which combine living tissue with robotic materials — have generally employed animal cells, but these are hard to keep alive. Fungi, by contrast, are incredibly resilient. Their branching networks of rootlike filaments, called mycelia, which allow mushrooms to connect and communicate underground, can both sense the environment and fire off electrical signals in response — just like neurons in the human brain. 

The team behind the project cultured these filaments from the king oyster mushroom (Pleurotus eryngii) onto electrodes in a 3D-printed platform, then hooked them up to a computer interface — allowing electrical impulses from the fungi to be converted into digital commands. 

The end result was the above pictured soft, starfish- -shaped walking robot, as well as another hard robot with wheels. In both cases, the team used ultraviolet light to stimulate the mycelium2 , triggering electrical signals that directed the robots to walk and roll at different speeds, the researchers report in Science Robotics. Experts tell National Geographic that the advance lays the groundwork for building robust, sustainable robots. In the future, these hardy, light- -activated cyborgs could be employed in harsh environments on Earth or even on missions outside our planet.
 (Phie Jacobs. www.science.org, 28.08.2024. Adaptado.) 
1   Victor Frankenstein: young scientist and protagonist of a novel and a film, who becomes obsessed with the idea of creating life. Frankenstein constructs the Monster, a living creature with human-like appearance, from parts of deceased bodies. 
2   mycelium: singular form of mycelia.

16 – The main purpose of the text is to 
(A) justify the use of a combination of fungi and human cells in robots. 
(B) present the functioning of an innovative robot. 
(C) compare robots and humans in terms of resistance. 
(D) discuss the potential profitability of a new product. 
(E) show that fungi culture may be economically viable.

•   Gabarito  🄱  
🔹Questão pede a alternativa que contém o objetivo principal do texto.
📝Resumo do texto:

🔹O texto descreve um avanço científico: a criação de robôs biohíbridos a partir de fungos (micélio) conectados a partes eletrônicas. Ele explica como os fungos foram cultivados, como são usados para transmitir sinais elétricos e como isso permitiu criar robôs que andam e rolam. Além disso, destaca a inovação e os possíveis usos futuros (ambientes hostis, até fora da Terra).
🔎Análise das alternativas:
(A) ❌justificar o uso de uma combinação de fungos e células humanas em robôs.
🔹O texto até menciona que geralmente robôs biohíbridos usam células animais, mas não fala em células humanas nem justifica isso.
(B) ✅apresentar o funcionamento de um robô inovador.
🔹O foco central do texto é mostrar como os pesquisadores criaram um robô a partir de fungos e eletrônica, descrevendo seu funcionamento e inovação.
(C) ❌comparar robôs e humanos em termos de resistência.
🔹O texto não compara robôs com humanos. Só menciona que fungos são mais resistentes que células animais.
(D) ❌discutir a potencial lucratividade de um novo produto.
🔹Não há nenhuma menção a dinheiro, mercado ou lucratividade.
(E) ❌mostrar que o cultivo de fungos pode ser economicamente viável.
🔹O texto não aborda viabilidade econômica, apenas científica e tecnológica.

17 – No trecho inicial do primeiro parágrafo “Eat your heart out, Victor Frankenstein!”, a expressão sublinhada equivale, em português, a: 
(A) Morra de inveja. 
(B) Não chega a seus pés. 
(C) Quanta bobagem. 
(D) O coração vai sair pela boca. 
(E) Você tem um coração de ouro. 

•   Gabarito  🄰  
📌O trecho inicial do texto traz:

🔹“Eat your heart out, Victor Frankenstein!”
📌 Sentido da expressão
🔹A expressão idiomática “Eat your heart out” é usada de forma irônica/desafiadora, significando:
🔹“Morra de inveja!” ou “Veja só, você não consegue fazer igual a isso!”.
🔹É como se o narrador dissesse que a criação científica descrita supera a de Victor Frankenstein.
🔎Análise das alternativas:
(A) ✅Morra de inveja. 
(B) ❌Não chega a seus pés. 
(C) ❌Quanta bobagem. 
(D) ❌O coração vai sair pela boca. 
(E) ❌Você tem um coração de ouro.

18 – De acordo com o texto, os novos robôs bio-híbridos utilizam fungos porque 
(A) as ostras marinhas tornam o cultivo de fungos fácil e viável. 
(B) os fungos emitem sinais elétricos para estimular os neurônios humanos. 
(C) os fungos são resistentes e adaptáveis. 
(D) as células vivas de animais são muito dispendiosas. 
(E) os robôs com formato de estrela-do-mar são compatíveis com os fungos. 

•   Gabarito  🄰  
📌O texto afirma:

🔹"[...] In the past, so-called biohybrid robots ― which combine living tissue with robotic materials — have generally employed animal cells, but these are hard to keep alive. Fungi, by contrast, are incredibly resilient. Their branching networks of rootlike filaments, called mycelia… can both sense the environment and fire off electrical signals in response — just like neurons in the human brain.”
📌 Interpretação
🔹Células animais foram usadas antes, mas são difíceis de manter vivas.
🔹Os fungos, ao contrário, são extremamente resistentes (“incredibly resilient”) e por isso foram escolhidos.
🔎Análise das alternativas:
(A) ❌as ostras marinhas tornam o cultivo de fungos fácil e viável.
🔹Não é mencionado no texto.
(B) ❌os fungos emitem sinais elétricos para estimular os neurônios humanos.
🔹Eles disparam sinais, mas não para estimular neurônios humanos.
(C) ✅os fungos são resistentes e adaptáveis.
(D) ❌as células vivas de animais são muito dispendiosas.
🔹O problema não é custo, e sim mantê-las vivas.
(E) ❌os robôs com formato de estrela-do-mar são compatíveis com os fungos.
🔹Não é mencionado no texto.

19 – A imagem do robô ilustra o seguinte trecho do texto: 
(A) “Fungi, by contrast, are incredibly resilient” (1o parágrafo). 
(B) “another hard robot with wheels” (3o parágrafo). 
(C) “The team behind the project cultured these filaments” (2o parágrafo). 
(D) “have generally employed animal cells” (1o parágrafo). 
(E) “soft, starfish-shaped walking robot” (3o parágrafo).

•   Gabarito  🄴  
📌O enunciado pede: “A imagem do robô ilustra o seguinte trecho do texto”.

🔹No 3º parágrafo, o texto descreve:
🔹"[...] The end result was the above pictured soft, starfish-shaped walking robot, as well as another hard robot with wheels."
🔎Análise das alternativas:
(A) ❌“Fungi, by contrast, are incredibly resilient”
🔹fala da resistência dos fungos, não da imagem.
(B) ❌“another hard robot with wheels”
🔹fala de outro robô (com rodas), não o da imagem.
(C) ❌“The team behind the project cultured these filaments”
🔹descreve o processo, não a imagem.
(D) ❌“have generally employed animal cells”
🔹refere-se ao passado, sem ligação com a foto.
(E) ✅“soft, starfish-shaped walking robot”
🔹exatamente o que está ilustrado na imagem (robô mole em forma de estrela-do-mar).

20 – The excerpt from the first paragraph “which combine living tissue with robotic materials” 
(A) offers a contrasting viewpoint. 
(B) provides an explanation. 
(C) introduces a quotation. 
(D) presents a counter-argument. 
(E) suggests a speculative remark. 

•   Gabarito  🄱  
📌O trecho é:

🔹"[...] so-called biohybrid robots ― which combine living tissue with robotic materials — have generally employed animal cells [...]"
🔎 Função do trecho destacado:
🔹Está explicando o que são biohybrid robots.
🔹O trecho “which combine living tissue with robotic materials” é uma oração explicativa (explicando o termo anterior).
🔎Análise das alternativas:
(A) ❌offers a contrasting viewpoint
🔹Não há contraste.
(B) ✅provides an explanation
🔹Sim, está explicando o que significa biohybrid robots.
(C) ❌introduces a quotation
🔹Não é citação.
(D) ❌presents a counter-argument
🔹Não há oposição.
(E) ❌suggests a speculative remark
🔹Não há especulação, é factual.

21 – No trecho do primeiro parágrafo “Fungi, by contrast, are incredibly resilient”, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por: 
(A) on the other hand. 
(B) so to speak. 
(C) apart from that. 
(D) for this reason. 
(E) to say the least.

•   Gabarito  🄰  
📌O trecho é:

🔹"[...] “Fungi, by contrast, are incredibly resilient”
🔎 Função da expressão by contrast:
🔹Serve para oposição/comparação em relação ao que foi dito antes (as células animais são difíceis de manter vivas).
🔹Logo, significa algo como “por outro lado / em contraste”.
🔎Análise das alternativas:
(A) ✅on the other hand
🔹equivale a "by contrast", transmite oposição.
(B) ❌so to speak
🔹significa "por assim dizer", não cabe aqui.
(C) ❌apart from that
🔹 significa "além disso", não indica contraste.
(D) ❌for this reason
🔹significa "por essa razão", indica causa, não oposição.
(E) ❌to say the least
🔹significa "para dizer o mínimo", não cabe.

 TEXTO: Leia o texto e examine o infográfico para responder às questões de 22 a 25. 
Year after year, illegal fires consume thousands of hectares of Brazilian biomes, threatening biodiversity and all life on the planet. Data from the end of August 2024 shows a dramatic and alarming increase in fire outbreaks compared to the same period in 2023 in the Amazon, Cerrado, and Pantanal. In this distressing scenario, impunity acts as fuel for this destruction, and the Brazilian authorities must respond quickly: investigate and hold those responsible for illegal fires accountable, while also strengthening prevention measures and adopting strategies to deal with the reality of extreme events. 

The consequences of fires know no borders. In addition to causing harm to people living nearby, the smoke from fires in the Amazon and Pantanal travelled to distant regions. The state of São Paulo experienced its worst August since INPE’s (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) measurements began in 1998, with 3,612 heat spots recorded — something never seen before. The reasons are still being investigated, as on a single day (August 23), the number of fire outbreaks in the state surpassed those recorded across the entire Amazon biome, where illegal fires are common at this time of year.
🔗(www.greenpeace.org, 05.09.2024. Adaptado.)

22 – According to the text, in August 2024, there was an unusual fire irruption event 
(A) at the boarders of Brazil. 
(B) in the Cerrado. 
(C) in the Amazon. 
(D) in the state of São Paulo. 
(E) in Pantanal.

•   Gabarito  🄳  

🔹A questão pede a opção que contem o local que ocorreu um evento incomum de irrupção de fogo, de acordo com o texto, em agosto de 2024.

🔑O trecho-chave é:

🔹"[...] The state of São Paulo experienced its worst August since INPE’s measurements began in 1998, with 3,612 heat spots recorded — something never seen before.”
🔹O estado de São Paulo enfrentou o pior mês de agosto desde que as medições do INPE começaram, em 1998, com 3.612 focos de calor registrados — algo nunca visto antes.
🔎 Expressões destacadas:
🔹"experienced its worst August" → enfrentou o pior mês de agosto. "experienced" aqui tem sentido de vivenciar, passar por, enfrentar.
🔹"since INPE’s measurements began in 1998" → desde que as medições do INPE começaram em 1998.
🔹uso clássico de "since = desde" (um ponto no tempo)”.
🔹"heat spots recorded" → focos de calor registrados. Termo técnico usado pelo INPE para identificar queimadas/incêndios detectados por satélite.
🔹"something never seen before" → algo nunca visto antes. Expressão idiomática para realçar a excepcionalidade da situação. Ou seja, o evento incomum ocorreu em São Paulo, e não nos biomas onde já é “comum”.
🔎 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) at the boarders of Brazil
🔹 nada no texto.
(B) in the Cerrado
🔹citado, mas não foi evento “incomum”.
(C) in the Amazon
🔹também aumento, mas esperado.
(D) in the state of São Paulo
🔹correto, “never seen before”.
(E) in Pantanal
🔹também aumento, mas esperado.

23 – No trecho do primeiro parágrafo “In this distressing scenario, impunity acts as fuel for this destruction, and the Brazilian authorities must respond quickly”, o termo sublinhado expressa 
(A) permissão. 
(B) possibilidade. 
(C) obrigação. 
(D) sugestão. 
(E) conselho. 

•   Gabarito  🄲  

🔹A questão pede para identificar o valor semântico do modal "must" nesse contexto.

DICA DE OURO (ODR):

🔹Obrigação = regra, lei, dever. → You must wear a seatbelt in the car. (Você deve usar cinto de segurança no carro.)

🔹Dedução lógica = conclusão (“deve ser...”). → The lights are off. They must have left already. (As luzes estão apagadas. Eles devem já ter saído.)

🔹Recomendação forte = “precisar experimentar, fazer”. → You really must try this chocolate cake! (Você realmente precisa experimentar este bolo de chocolate!)

🔑O trecho-chave é:

🔹"[...] the Brazilian authorities must respond quickly"
🔹Aqui o termo must
🔹Expressa obrigação / necessidade forte, não conselho nem possibilidade.

🔎 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:

(A) permissão
🔹seria may.
(B) possibilidade
🔹seria can / might.
(C) obrigação
🔹sentido exato de must.
(D) sugestão
🔹seria should.
(E) conselho
🔹idem should / ought to.

24 – No trecho do item “Pasture ‘renovation’”, do infográfico, “older pasture is burned in order to prepare the soil for new pasture”, o trecho sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por: 
(A) instead of the soil preparation. 
(B) during the preparation of the soil. 
(C) so as to prepare the soil. 
(D) after preparing the soil. 
(E) because the soil has been prepared. 
“older pasture is burned in order to prepare the soil for new pasture”

•   Gabarito  🄲  

🔹Trecho-chave: in order to prepare = com o objetivo de preparar.

🔎 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌instead of the soil preparation
🔹 = em vez de preparar, muda sentido.
(B) ❌during the preparation of the soil
🔹= durante, não equivale.
(C) ✅so as to prepare the soil
🔹perfeito equivalente de in order to.
(D) ❌after preparing the soil 
🔹= depois de preparar, muda ordem lógica.
(E) ❌because the soil has been prepared 
🔹= porque o solo já foi preparado.

25 – According to the infographic, a direct consequence of exposing deforested areas to the sun is: 
(A) the areas are transformed into a suitable habitat for many animal species. 
(B) the biodiversity of plants in these areas adapts to the new conditions. 
(C) the majority of logs in the deforested areas are eventually burned. 
(D) the forest around such areas becomes more resilient to fires. 
(E) the soil in these areas becomes more fertile for intensive agriculture.

•   Gabarito  🄲  

🔹O infográfico mostra que, ao desmatar e deixar áreas expostas ao sol, os troncos remanescentes secam e queimam com facilidade.

🔎 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌suitable habitat for many animal species 
🔹errado, destrói habitats.
(B) ❌the biodiversity of plants … adapts 
🔹ao contrário, ameaça biodiversidade.
(C) ✅the majority of logs … are eventually burned
 🔹correto, pois a exposição ao sol seca e facilita a queima.
(D) ❌forest around … becomes more resilient
🔹não, fica mais vulnerável.
(E) ❌soil … more fertile 
🔹falso, degrada o solo.

UNIFESP – Acervo de Provas Anteriores – Língua Inglesa – Universidade Federal de São Paulo

 

📝 PROVAS

🔗Unifesp – 2025 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2024 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2023 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2022 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2021 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2020 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2019 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2018 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2017 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2016 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2015 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2014 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2013 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2012 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

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🔗Unifesp – 2010 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2009 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

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🔗Unifesp – 2006 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2005 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2004 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

🔗Unifesp – 2003 – Língua Inglesa – Vestibular  Universidade Federal de São Paulo

UNESP – Acervo de Provas Anteriores – Língua Inglesa – Universidade Estadual Paulista

📝 PROVAS

🔗Unesp – 2024 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2024 – Língua Inglesa – Vestibular  2ª Fase (Discursiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2023 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2021 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2020 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2019 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2019 – Língua Inglesa – Vestibular  2ª Fase (Discursiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2018 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2018 – Língua Inglesa – Vestibular  2ª Fase (Discursiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2018.2 – Língua Inglesa – Vestibular  2ª Fase (Discursiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2017 – Língua Inglesa – Vestibular  1ª Fase (Objetiva) – Universidade Estadual Paulista

🔗Unesp – 2017 – Língua Inglesa – Vestibular  2ª Fase (Discursiva) – Universidade Estadual Paulista


UnB – Acervo de Provas Anteriores – Língua Inglesa – Universidade de Brasília

📌 Vestibular UnB - Resumo rápido:

🔹Entrada: 1º semestre (normalmente). Vestibular organizado pelo Cespe/Cebraspe.

🔹Para o 2º semestre, o ingresso costuma ocorrer via ENEM/SISU ou PAS (Programa de Avaliação Seriada), mas não por vestibular próprio.

🔹Inclui prova objetiva obrigatória de língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês – escolha do candidato). O vestibular da UnB não tem prova discursiva de Inglês, ou seja, tem somente leitura e interpretação de texto (C/E), sem produção escrita.

🔹Estilo das questões no Vestibular UnB: Questões C/E (Certo ou Errado). Pode conter 1 ou 2 questões do tipo múltipla escolha.

🔹Nº de questões de Inglês na UnB: cerca de 5 a 10 itens (C/E), dentro do 1º dia de prova.

🔹Os textos costumam ser jornalísticos, acadêmicos ou de divulgação científica, com foco em: Compreensão geral e específica / Inferência de informações / Vocabulário em contexto / Estruturas linguísticas que interferem no sentido.

📝 PROVAS

🔗UnB – 2025 – Língua Inglesa – Vestibular – Universidade de Brasília

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🎓 FEDERAIS – Acervo de Provas Anteriores – Língua Inglesa – Universidades Federais

🎓Universidades Federais e a Disciplina de Inglês no Vestibular

📌REGIÃO SUL

1️⃣ UFPR – Universidade Federal do Paraná

2️⃣ UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

3️⃣ FURG – Universidade Federal do Rio Grande

📌REGIÃO CENTRO-OESTE

1️⃣ UnB – Universidade de Brasília

2️⃣ UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

📌REGIÃO NORDESTE

1️⃣ UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

2️⃣ UFBA – Universidade Federal da Bahia

3️⃣ UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

📌REGIÃO SUDESTE

1️⃣ UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo

2️⃣ UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

3️⃣ UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

4️⃣ UFU – Universidade Federal de Uberlândia

📌REGIÃO NORTE

1️⃣ UFPA – Universidade Federal do Pará

2️⃣ UFRR – Universidade Federal de Roraima

3️⃣ UFAM – Universidade Federal do Amazonas

UFPR – Acervo de Provas Anteriores – Língua Inglesa – Universidade Federal do Paraná

📝 PROVAS

📊 Universidades Federais – ENEM + SISU (principal) + Vestibular Próprio com Língua Inglesa Obrigatória

Todas as universidades federais listadas aqui aderem ao ENEM/SISU como forma principal.

Mas elas mantêm vestibular paralelo (tradicional ou seriado) que sempre cobra Inglês como disciplina obrigatória.

Isso significa que o candidato tem duas portas de entrada:

Pelo SISU (usando a nota do ENEM);

Pelo vestibular próprio (fora do ENEM/SISU) e que cobram Inglês como disciplina obrigatória.

Irei utilizar o  critério: Universidade Vestibular Próprio ou Paralelo Quem organiza Situação do Inglês.

1. UFAM – Universidade Federal do Amazonas PSC (Processo Seletivo Contínuo) e Vestibular Tradicional – Organizador "COMPEC" – Inglês Obrigatório

2. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – SSA (Sistema Seriado de Avaliação) – Organizador "COVEST" – Inglês Obrigatório

3. UFAL – Universidade Federal de Alagoas – PSS (Processo Seletivo Seriado) – Organizador "COPERVE" – Inglês Obrigatório

4. UnB – Universidade de Brasília – PAS (Programa de Avaliação Seriada) + Vestibular próprio – Organizador "Cespe/Cebraspe" –  Inglês Obrigatório

5. UFU – Universidade Federal de Uberlândia – Vestibular próprio + Processo Seletivo Seriado (Paes) – Organizador "DIRPS/UFU" –   Inglês Obrigatório

6. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Vestibular específico (Artes, Música e áreas afins) – Organizador "Comissão de Vestibular" UFRJ – Inglês Obrigatório

7. UFPR – Universidade Federal do Paraná – Vestibular tradicional – Organizador "Núcleo de Concursos" (NC/UFPR) – Inglês Obrigatório

8. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Vestibular + PEIES (avaliação seriada) – Organizador "COPERVES" – Inglês Obrigatório

📊 PSC (Processo Seletivo Contínuo), PSS (Processo Seletivo Seriado) e PAS (Programa de Avaliação Seriada)

Esses três nomes parecem sinônimos, mas cada universidade dá o seu formato para o processo.

Vou te explicar bem claro:

🔹 1. PSC – Processo Seletivo Contínuo  

👉 UFAM (Universidade Federal do Amazonas) usa esse modelo.

Como funciona:

O aluno faz uma prova ao final de cada série do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª).

Cada etapa vale pontos.

No fim da 3ª série, a soma das três provas dá a classificação.

Objetivo: avaliar o aluno de forma gradual, sem concentrar tudo em uma única prova.

Exemplo prático:

1º ano → prova com conteúdos do 1º ano.

2º ano → prova com conteúdos do 2º ano.

3º ano → prova final + redação.

A soma define quem entra.

🔹 2. PSS – Processo Seletivo Seriado  

👉 Nome usado por algumas universidades do Nordeste, como a UFAL (Alagoas).

É basicamente a mesma lógica do PSC, só muda o nome.

Também é feito em 3 etapas (uma por ano do ensino médio).

O desempenho acumulado define se o aluno conquista a vaga.

Diferença prática:

Algumas universidades no PSS dão peso maior para a última etapa (3º ano).

Outras podem permitir ao aluno “desistir” do PSS e disputar pelo ENEM/SISU.

🔹 3. PAS – Programa de Avaliação Seriada  

👉 Usado pela UnB (Universidade de Brasília) e algumas federais do Centro-Oeste e Sul.

Também é em etapas (1ª, 2ª e 3ª série).

A diferença é que a UnB costuma organizar de forma muito mais rígida e estruturada, com editais anuais.

Cada etapa vale um “cartão de notas” e no final o aluno escolhe o curso.

Diferenciais do PAS da UnB:

O candidato pode escolher a carreira só na última etapa.

Há questões discursivas e interdisciplinares, simulando um vestibular avançado.

A 3ª etapa é mais pesada e decisiva.

📊 Resumindo em Tabela

PSC → UFAM - 3 provas (1 por série) - Acumulativo, todas as notas somam.

PSS→ UFAL, UEPB, etc. - 3 provas (1 por série) -Parecido com PSC, mas pode dar peso maior à 3ª etapa.

PAS→ UnB (principal), UFSM, outras