segunda-feira, 8 de setembro de 2025

UFU – 2024.2 – Língua Inglesa – Processo Seletivo – 1ª Fase – Universidade Federal de Uberlândia

 

📌ESTILO  8 Multiple Choice Questions Four-Option Question |

 TEXTO 1
These graphs below represent what fourth grade students in different U.S. schools think are humanity’s biggest problems, as published by The New York Times Learning Network. 
🔗Disponível em: http://www.nytimes.com. Acesso em: 17 Mar. 2024. 
41 – According to the graphs, it is possible to infer that 
I. most children believe people should not be homeless. 
II. children think money is more important than world hunger. 
III. fourth graders feel adults are not leading the world well. 
IV. climate change is a bigger issue in comparison to war. 
V. bullying is considered one of the biggest problems in schools. 
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas. 
A) I e III 
B) II e V 
C) III e IV 
D) I e V 
💡 GABARITO  🄰  
According to the graphs, it is possible to infer that
De acordo com os gráficos, é possível inferir que 
I. ✅most children believe people should not be homeless.
🔹Correta → a maioria das crianças acredita que as pessoas não deveriam ser moradores de rua. 
📌Análise com base nos gráficos:
🔹O gráfico 1 mostra 42% para Homelessness (Falta de moradia), maior percentual de todos. Portanto, de fato, a maioria considera falta de moradia o maior problema.
📊 Gráfico 1 – O maior problema que precisa ser resolvido agora é:
🔹Falta de moradia → 42%
🔹Guerra → 31%
🔹Mudança climática → 17%
🔹Dinheiro → 4%
🔹Outros → 6%
II. ❌children think money is more important than world hunger.
🔹Incorreta → as crianças acham que o dinheiro é mais importante do que a fome no mundo. 
📌Análise com base nos gráficos:
🔹O gráfico mostra apenas 4% para Money. Além disso, “world hunger” nem aparece no gráfico, mas sabemos que seria associado a problemas maiores que dinheiro.
III. ✅fourth graders feel adults are not leading the world well.
🔹Correta → alunos do quarto ano acham que os adultos não estão liderando bem o mundo.
 📌Análise: No gráfico 2,  40% discordam de que adultos fazem bom trabalho (maior grupo isolado).
Gráfico 2 - Você concorda ou discorda desta afirmação?
Os adultos estão fazendo um bom trabalho governando o mundo.
Discordo → 40%
Concordo → 30%
Não sei → 30%
📌Início do texto:
🔹"[...] These graphs below represent what fourth grade students in different U.S. schools think are humanity’s biggest problems, as published by The New York Times Learning Network."(Os gráficos abaixo representam o que alunos da quarta série de diferentes escolas dos Estados Unidos consideram ser os maiores problemas da humanidade, conforme publicado pelo The New York Times Learning Network.)
📌Expressões importantes:
🔹These graphs below represent → Os gráficos abaixo representam (introdução ao recurso visual).
🔹Fourth grade students → alunos da quarta série (equivalência educacional: 4th grade corresponde à faixa etária de 9–10 anos nos EUA).
🔹Different U.S. schools → diferentes escolas dos Estados Unidos (amplitude geográfica).
🔹Humanity’s biggest problems → os maiores problemas da humanidade (tema central).
🔹As published by The New York Times Learning Network → conforme publicado pelo The New York Times Learning Network (referência à fonte jornalística/educativa).
👉 A ideia central é que os gráficos mostram a percepção de crianças americanas sobre quais são os principais problemas globais enfrentados pela humanidade, com base em uma publicação educacional do The New York Times.
IV. ❌climate change is a bigger issue in comparison to war.
🔹Incorreta → As mudanças climáticas são um problema maior em comparação com a guerra. 
📌Análise: Gráfico 1: War = 31%, Climate change = 17% → Guerra é considerada mais grave.
V. ❌bullying is considered one of the biggest problems in schools.
🔹Incorreta → o bullying é considerado um dos maiores problemas nas escolas. 
📌Análise: Não aparece em Gráfico 1 ou 2 (dados que temos). Surge apenas em outros gráficos da pesquisa, mas não como maior problema global.

 TEXTO 2:
Large earthquakes are always followed by aftershocks – a series of smaller but still potentially damaging quakes produced as the ground readjusts. But how long does it take for the aftershocks to die out? 
A new study suggests some areas can experience aftershocks decades or even centuries after the original earthquake. 
In earthquake-prone areas it is hard to tell the difference between aftershocks and ordinary background seismicity. 
But recognizing aftershocks is an important part of assessing a region’s disaster risk. 
To understand how long aftershocks can persist, researchers turned to the stable continental interior of North America, where earthquakes are uncommon. 
Using statistical analysis, they assessed the timing and clustering of quakes that followed three large magnitude 6.5 to 8 historical earthquakes: one near south-east Quebec in Canada in 1663; a trio of quakes around the Missouri-Kentucky border from 1811 to 1812; and an earthquake in Charleston in South Carolina in 1886. 
Their results, published in Journal of Geophysical Research: Solid Earth, suggest that the Quebec quake in 1663 has likely shaken itself out, but to their surprise nearly a third of modern quakes in the Missouri-Kentucky area were most likely to be aftershocks from the 1811-12 event, and about 16% of recent quakes in the Charleston region are probably aftershocks from the 1886 quake. 
🔗Disponível em: http://www.theguardian.com/. Acesso em: 4 Fev. 2024. 
42 – Tome como base o texto acima e analise as asserções abaixo. 
I. Terremotos são sempre seguidos de tremores secundários de menor impacto. 
II. Cientistas acreditam que até hoje são sentidos efeitos do terremoto de Quebec de 1663. 
III. Abalos sísmicos secundários podem ocorrer até mesmo séculos depois do principal. 
IV. Em áreas sísmicas, fica difícil distinguir abalos secundários de simples tremores comuns. 
V. É pouco provável que terremotos perto de Charleston estejam relacionados com o de 1886. Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas. 
A) I e II 
B) II e IV 
C) III e IV 
D) I e V 
💡 GABARITO  🄲  
Tome como base o texto acima e analise as asserções abaixo. 
I. ❌Terremotos são sempre seguidos de tremores secundários de menor impacto.
📌Explicação  → Porque, em termos de prova, o enunciado “sempre” pode ser considerado falso.
📌A palavra Sempre” é absoluta. Em provas de múltipla escolha, afirmações absolutas são consideradas falsas se o texto apresenta exceções, incertezas ou condições. Aqui o texto mesmo indica que há regiões onde os aftershocks podem persistir muito tempo, outras em que já “se dissiparam”, e que em áreas com sismicidade de fundo é difícil identificar aftershocks.
🔹Detecção e classificação são incertas. Nem todo tremor subsequente é identificado como aftershock (às vezes é indistinguível do ruído de fundo); em muitos casos históricos os aftershocks são pequenos demais para serem detectados.
🔹Existem exceções práticas. O texto cita explicitamente um caso (Quebec 1663) que provavelmente já não gera aftershocks — isto é, nem sempre há uma sequência contínua detectável de tremores secundários.
🔹Resumindo: o texto usa uma afirmação inicial ampla, mas a sequência do texto revela variabilidade e condicionantes. Para um item de prova, dizer que “terremotos são sempre seguidos por aftershocks” é demasiado categórico — há situações em que não se observa (ou não se pode provar) essa sequência.
🔹"Large earthquakes are always followed by aftershocks – a series of smaller but still potentially damaging quakes produced as the ground readjusts. But how long does it take for the aftershocks to die out?"(Grandes terremotos são sempre seguidos por réplicas — uma série de tremores menores, mas ainda potencialmente destrutivos, produzidos à medida que o solo se reajusta. Mas quanto tempo leva para que essas réplicas desapareçam?)
📌Expressões importantes:
🔹"Large earthquakes" → Grandes terremotos (intensidade principal).
🔹Are always followed by aftershocks → são sempre seguidos por réplicas (processo natural e inevitável).
🔹A series of smaller but still potentially damaging quakes → uma série de tremores menores, mas ainda potencialmente destrutivos (mostra que não são inofensivos).
🔹Produced as the ground readjusts → produzidos à medida que o solo se reajusta (explicação geológica).
🔹How long does it take for the aftershocks to die out? → Quanto tempo leva para que essas réplicas desapareçam? (pergunta central).
👉 A ideia principal é que terremotos de grande magnitude desencadeiam inevitavelmente réplicas, que podem durar muito tempo, e a questão é compreender quando elas cessam. 
II. ❌Cientistas acreditam que até hoje são sentidos efeitos do terremoto de Quebec de 1663. 
📌Análise → O estudo conclui que os efeitos do terremoto de Quebec provavelmente já se dissiparam. Logo, não se acredita que seus efeitos persistam hoje.
📌Trecho do texto que justifica:
 🔹"[...] Solid Earth, suggest that the Quebec quake in 1663 has likely shaken itself out,"(A revista Solid Earth sugere que o terremoto de Quebec de 1663 provavelmente já se extinguiu em termos de atividade sísmica residual."
📌Expressões importantes:
🔹"Solid Earth" → revista Solid Earth (periódico científico especializado em geociências).
🔹"Suggest that" → sugere que (linguagem científica cuidadosa, sem afirmar de forma absoluta).
🔹"Quebec quake in 1663" → terremoto de Quebec de 1663 (referência histórica a um sismo significativo).
🔹"Has likely shaken itself out" → provavelmente já se extinguiu em termos de atividade sísmica residual (expressão metafórica que indica que as réplicas cessaram após séculos).
👉 A ideia central é que pesquisadores concluíram que o terremoto histórico de 1663, no Quebec, já não gera mais réplicas ou efeitos sísmicos detectáveis.
III. ✅Abalos sísmicos secundários podem ocorrer até mesmo séculos depois do principal. 
📌Análise → a afirmativa III está correta, pois o próprio texto afirma de forma direta que aftershocks podem persistir séculos após o terremoto principal.
📌Trecho do texto que justifica:
 🔹"[...] A new study suggests some areas can experience aftershocks decades or even centuries after the original earthquake."(Um novo estudo sugere que algumas áreas podem experimentar réplicas décadas ou até mesmo séculos após o terremoto original.)
📌Expressões importantes:
🔹"A new study suggests" → Um novo estudo sugere (linguagem científica, evita afirmar categoricamente).
🔹"Some areas can experience" → algumas áreas podem experimentar (indica possibilidade, não certeza).
🔹"Aftershocks" → réplicas (termo técnico em sismologia para tremores subsequentes).
🔹"Decades or even centuries" → décadas ou até mesmo séculos (ênfase na longa duração).
🔹"After the original earthquake" → após o terremoto original (marca o ponto de referência temporal).
👉 A ideia central é que os efeitos de um grande terremoto podem se prolongar surpreendentemente no tempo, com réplicas que continuam ocorrendo até séculos depois do evento inicial.
IV. ✅Em áreas sísmicas, fica difícil distinguir abalos secundários de simples tremores comuns.
📌Análise → O texto confirma exatamente isso: em regiões sísmicas é difícil separar "aftershocks" de tremores naturais comuns.
📌Trecho do texto que justifica:
 🔹"[...] In earthquake-prone areas it is hard to tell the difference between aftershocks and ordinary background seismicity."(Em áreas propensas a terremotos, é difícil distinguir entre réplicas e a sismicidade de fundo comum.)
📌Expressões importantes:
🔹"Earthquake-prone areas" → áreas propensas a terremotos (regiões de alta atividade sísmica).
It is hard to tell the difference → é difícil distinguir (dificuldade de identificação).
🔹Aftershocks → réplicas (tremores subsequentes a um grande sismo).
🔹Ordinary background seismicity → sismicidade de fundo comum (pequenos tremores naturais e frequentes de uma região).
👉 A ideia central é que em regiões com muita atividade sísmica, torna-se complicado diferenciar os tremores que são réplicas de um grande terremoto daqueles que fazem parte da atividade sísmica natural e rotineira.
 
V. ❌É pouco provável que terremotos perto de Charleston estejam relacionados com o de 1886.
📌Análise → Pelo contrário: há forte probabilidade de os tremores recentes estarem ligados ao de 1886. Portanto, a afirmativa está incorreta.
📌Trecho do texto que justifica:
 🔹"[...] and about 16% of recent quakes in the Charleston region are probably aftershocks from the 1886 quake."(e cerca de 16% dos terremotos recentes na região de Charleston são provavelmente réplicas do terremoto de 1886.)
📌Expressões importantes:
🔹"About 16%" → cerca de 16% (aproximação estatística).
🔹Recent quakes → terremotos recentes (eventos atuais).
🔹the Charleston region → na região de Charleston (localização específica).
🔹Are probably aftershocks → são provavelmente réplicas (ênfase na incerteza científica).
🔹From the 1886 quake → do terremoto de 1886 (evento histórico de referência).
👉 A ideia central é que mesmo após mais de um século, parte significativa da atividade sísmica em Charleston pode estar ligada ao grande terremoto de 1886.)

 TEXTO 3:
Comic strips are art works with texts aiming to produce some effect of humor. Usually humor results from the interaction of text and image and is based on play on words, exaggerations, contradictions, or verbal metaphors. 
🔗Drabble by Kevin Fagan for June 10, 2010. Disponível em: https://www.gocomics.com/. Acesso em: 10 Jan. 2024. 
🗯️ Texto original (em inglês)
📌Homem
🔹Staring into the refrigerator is just as interesting as watching Tv. (Ficar olhando pra geladeira é tão interessante quanto assistir TV.)
🔹There's action, adventure, drama, comedy...(Tem ação, aventura, drama, comédia...)
📌Mulher:
 🔹Comedy??(Comédia.)
📌Homem
🔹Some of the leftovers are starting to smell funny.(Algumas sobras já estão com um cheiro… bem engraçadinho.)
📌O humor vem do duplo sentido de “funny”. Em português, a gente consegue manter a piada usando “engraçado/esquisito” ou simplesmente “engraçado” com a entonação irônica. Aqui o “engraçadinho” funciona como “esquisito”

43 – Considering this comic strip above, it is correct to state that the effect of humor resulted from 
A) the woman’s surprised reaction. 
B) comparing the refrigerator to a TV. 
C) the man staring into the refrigerator. 
D) the different meanings of “funny”.
💡 GABARITO  🄳  
Considering this comic strip above, it is correct to state that the effect of humor resulted from
Considerando a tirinha acima, é correto afirmar que O EFEITO DE HUMOR resultou de 
A) ❌the woman’s surprised reaction.
a reação de surpresa da mulher.
📌Análise: A reação dela (“Comedy??”) mostra surpresa, mas não é o núcleo da piada. Ela só reforça o gancho para o trocadilho. 
B) ❌comparing the refrigerator to a TV.
a comparação da geladeira com uma TV. 
📌Análise: O homem de fato faz essa comparação (“as interesting as watching TV”), mas isso por si só não gera humor. É apenas o contexto inicial.
C) ❌the man staring into the refrigerator.
o homem olhando fixamente para a geladeira.
📌Análise: Ele está olhando para a geladeira, mas de novo, isso é só parte da cena, não é a causa do humor. 
D) ✅the different meanings of “funny”.
os diferentes significados de "engraçado".
📌Análise: Aqui está o ponto central. O humor depende do duplo sentido da palavra “funny”: funny = engraçado (comedy), funny = estranho/esquisito (smell funny). O jogo de palavras cria a piada.

 TEXTO 4:
At the University of Tokyo, researchers have bioengineered a robotic finger that is covered in human skin, which is water-repellent and self-healing. Using human skin cells, scientists have successfully created a robotic finger that replicates the real look and feel of human skin. This bioengineered skin was found to be water repellent and self-repairing when harmed with minor abrasions and wounds. The skin's ability to repair itself when injured replicates living organisms' skin. In the recently published journal, the scientists explained that the bioengineered skin was created by first using a mixture of collagen and human dermal fibroblasts. The robotic finger is then submerged into the skin solution to give the body part the realistic look of skin. Shoji Takeuchi, a tissue engineer and lead author of this study, expressed his belief that "living skin is the ultimate solution to give robots the look and touch of living creatures since it is exactly the same material that covers animal bodies." Takeuchi and his colleagues believe that their biohybrid invention could help to create realistic-looking robots that work within the medical care and service industry. The humanlike appearance of these robots is an important piece in ensuring that robots appear approachable. Although the first version of the skin is much weaker than our natural skin and is not able to survive without nutrient baths and waste removal, Professor Takeuchi and his team are hopeful about their research. They plan to address their current issues as well as add in more complex features like sensory neurons, hair, nails, and sweat glands. 🔗Disponível em: https://www.discovery.com/. Acesso em: 18 Fev. 2024. 
44 – Considering this text on robots and bioengineering, it is INCORRECT to state that 
A) the skin which was developed by the Japanese scientists can repair itself. 
B) scientists are not interested in making robots resemble human beings. 
C) scientists plan to study the development of bioengineered hair and nails. 
D) the researchers have medical care and service industry robots in mind. 
💡 GABARITO  🄱  
Considering this text on robots and bioengineering, it is INCORRECT to state that 
Considerando este texto sobre robôs e bioengenharia, é INCORRETO afirmar que
A) the skin which was developed by the Japanese scientists can repair itself.
🔹Correta  A pele que foi desenvolvida pelos cientistas japoneses pode regenerar-se sozinha.
🔍 Destaque de expressões importantes:
🔹"The skin" – A pele → Refere-se ao material desenvolvido, provavelmente artificial.
🔹"which was developed" – que foi desenvolvida
→ Voz passiva. Mostra que alguém (os cientistas) criou a pele.
✨ Importante para textos científicos e técnicos.
"by the Japanese scientists" – pelos cientistas japoneses → Indica quem fez a ação.
🔹"can repair itself" – pode se regenerar sozinha / pode se reparar sozinha → Reflexivo. A pele tem capacidade autônoma de regeneração.
🔧 Sinônimos: regenerar-se, autocurar-se (mais técnico), reparar-se sozinha.
📌AnáliseCORRETA segundo o texto.
🔹"[...] This bioengineered skin was found to be water repellent and self-repairing when harmed with minor abrasions and wounds."(Essa pele bioengenheirada demonstrou ser resistente à água e capaz de se autorreparar quando danificada por pequenas abrasões e ferimentos.)
🔍 Destaque de expressões importantes:
🔹"This bioengineered skin" – Essa pele bioengenheirada.
🔹"Bioengineered" pode ser traduzido como:bioengenheirada (termo técnico, comum em artigos científicos), pele biofabricada (mais usado em textos voltados ao público geral)
pele bioartificial (alternativa possível, dependendo do contexto).
🔹"was found to be" – "demonstrou ser" / "foi constatado que era". → Expressão usada em descobertas científicas.
✨ Substituí por "demonstrou ser", mais natural em português científico e jornalístico.
🔹"water repellent" – resistente à água / repelente à água. Ambas corretas: resistente à água (mais comum) / hidrorrepelente (mais técnico).
🔹"self-repairing" – capaz de se autorreparar
→ Reflexivo e técnico. Também pode-se usar:
autocurável, autorregenerativa.
🔹"when harmed with minor abrasions and wounds" – quando danificada por pequenas abrasões e ferimentos. Expressão precisa e comum em contexto médico/biológico.
B) scientists are not interested in making robots resemble human beings.
🔹Incorreta  "Os cientistas não estão interessados ​​em fazer robôs que se assemelhem a seres humanos." ou "Os cientistas não estão interessados em fazer com que os robôs se assemelhem aos seres humanos".
🔹🔑 Expressões-chave
🔹scientists → “cientistas”. Sujeito da frase, indica quem tem (ou não tem) o interesse.
🔹"are not interested in"→ “não estão interessados em”. Expressão fixa muito comum em inglês. Estrutura: to be interested in + gerúndio (-ing). Indica falta de interesse ou motivação.
🔹making robots → “fazer / desenvolver robôs”
“making” no gerúndio (depois de interested in). Ideia de criar, projetar ou desenvolver.
🔹"resemble → “assemelhar-se a / parecer com”. Mais formal, usado em contextos científicos e acadêmicos. Verbo importante aqui, pois poderia ser confundido com look like.
🔹human beings → “seres humanos”. Expressão mais formal e científica que apenas "humans" ou "people".
C) scientists plan to study the development of bioengineered hair and nails.
🔹Correta  os cientistas planejam estudar o desenvolvimento de cabelos e unhas produzidos por bioengenharia.
“Os cientistas planejam estudar o desenvolvimento de cabelos e unhas produzidos por bioengenharia.”
🔑 Expressões-chave:
🔹scientists → cientistas. Sujeito da frase, foco no meio acadêmico/científico.
🔹"plan to" → planejam (fazer algo). Estrutura: plan to + verbo no infinitivo. Expressa intenção ou propósito.
🔹"study" → estudar / pesquisar / investigar
Em contexto acadêmico, pode-se traduzir melhor como pesquisar.
🔹"the development of" → o desenvolvimento de
Estrutura comum em textos científicos para indicar processo de formação, evolução ou crescimento.
🔹"bioengineered" → bioengenheirado / produzido por bioengenharia. Termo técnico; no português científico se usa bastante bioengenheirado ou gerado por bioengenharia.
🔹"hair and nails" → cabelos e unhas. Partes do corpo humano como objeto de estudo.
D) the researchers have medical care and service industry robots in mind.
🔹Correta  os pesquisadores têm em mente robôs para o setor de assistência médica e serviços. OU “Os pesquisadores têm em mente robôs para a área de cuidados médicos e de serviços.”. Outra forma, mais natural: “Os pesquisadores estão pensando em robôs voltados para a saúde e para o setor de serviços.
🔑 Expressões-chave:
🔹the researchers → os pesquisadores. Sujeito da frase, referência a estudiosos/cientistas que conduzem o trabalho.
🔹"have … in mind" → ter em mente / considerar / estar pensando em. Expressão idiomática muito comum. Indica intenção, plano ou foco de atenção.
🔹"medical care" → cuidados médicos / assistência médica. Área ligada à saúde, pode variar de contexto técnico (assistência médica) a mais amplo (cuidados médicos).
🔹"service industry" → setor de serviços / indústria de serviços. Refere-se a atividades como hotelaria, transporte, atendimento ao cliente etc.
🔹"robots" → robôs. Objeto central da pesquisa.

 TEXTO 5:
In a first, microplastic particles have been linked to heart disease 
By Tara Haelle 

Microplastics are everywhere in the environment—and in our bodies. 
The build-up of these tiny plastic particles in blood vessels is linked to a greater risk of heart attack, stroke, and death, according to a new study. 
When plaque builds up in arteries—a disease called atherosclerosis—the thicker vessel walls reduce blood flow to parts of the body, raising the risk of strokes, angina, and heart attack. 
The plaques are typically a mixture of cholesterol, fatty substances, waste from cells, calcium, and a blood clotting protein called fibrin. 
The new study now focuses on some 300 people with atherosclerosis, some of whom also had tiny plastic particles—microplastics and nanoplastics—embedded in plaques in their carotid artery, a major blood vessel in the neck that provides blood to the brain. 
The people with plastic-containing plaques were more than four times more likely to have a heart attack or stroke or to die from any cause over the next three years, according to the research published on March 7 in the New England Journal of Medicine. 
🔗Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/. Acesso em: 11 Abr. 2024. 
45 – According to the text, what can be said about microplastic particles? 
(A) Microplastics and nanoplastics are present everywhere in our bodies. 
(B) Most people with atherosclerosis had nanoplastics in their bodies. 
(C) We have long known that microplastics are dangerous to our hearts. 
(D) Scientists have found microplastics in plaques in the human body.
💡 GABARITO  🄳  
According to the text, what can be said about microplastic particles?
De acordo com o texto, o que se pode dizer sobre partículas de microplástico? 
A) ❌Microplastics and nanoplastics are present everywhere in our bodies.
🔹Incorreta / exagerada  Microplásticos e nanoplásticos estão presentes em todos os lugares do nosso corpo.
📌Análise: O texto não diz que estão em todas as partes do corpo, apenas que estão presentes no corpo, de forma geral. Dizer "everywhere in our bodies" exagera o que foi dito. Cuidado com generalizações!
📌 O texto diz:
🔹"Microplastics are everywhere in the environment—and in our bodies."
“Os microplásticos estão em toda parte no meio ambiente — e em nossos corpos.”
👉 Variante mais natural: “Os microplásticos estão espalhados por todo o meio ambiente — e também dentro de nossos corpos.”
🔑 Expressões-chave:
🔹microplastics → microplásticos. Partículas de plástico muito pequenas (menos de 5 mm).
🔹are everywhere → estão em toda parte
Expressão de ubiquidade, indica presença generalizada.
🔹in the environment → no meio ambiente. Localização ampla: ar, água, solo.
🔹— and in our bodies → — e em nossos corpos
O travessão enfatiza a surpresa ou gravidade: não apenas no ambiente, mas também dentro de nós.
💡 Ideia central: os microplásticos não se limitam ao ambiente natural; eles já fazem parte do corpo humano. 
B) ❌Most people with atherosclerosis had nanoplastics in their bodies.
🔹Incorreta / Distorce a informação A maioria das pessoas com aterosclerose tinha nanoplásticos no corpo.
 📌Análise: O texto menciona que apenas alguns dos pacientes tinham microplásticos — e não a maioria.
📌 O texto diz:
🔹"[...] The new study now focuses on some 300 people with atherosclerosis, some of whom also had tiny plastic particles — microplastics and nanoplastics — embedded in plaques in their carotid artery, a major blood vessel in the neck that provides blood to the brain."(O novo estudo agora se concentra em cerca de 300 pessoas com aterosclerose, algumas das quais também apresentavam minúsculas partículas de plástico — microplásticos e nanoplásticos — incrustadas nas placas de sua artéria carótida, um importante vaso sanguíneo no pescoço que leva sangue ao cérebro.)
👉 Versão mais natural: “O novo estudo está agora voltado para cerca de 300 pessoas com aterosclerose; em algumas delas, foram encontradas minúsculas partículas de plástico — microplásticos e nanoplásticos — incorporadas às placas da artéria carótida, vaso sanguíneo do pescoço que fornece sangue ao cérebro.
🔑 Expressões-chave:
🔹The new study now focuses on → "O novo estudo agora se concentra em". Estrutura acadêmica comum: "focus on" = ter como foco, centrar-se em.
some 300 people → cerca de 300 pessoas
“some” aqui = aproximadamente.
🔹"with atherosclerosis" → com aterosclerose
Doença em que placas se acumulam nas artérias.
🔹some of whom → algumas das quais
Estrutura relativa importante em inglês formal.
🔹tiny plastic particles → minúsculas partículas de plástico. Detalha o objeto do estudo.
🔹microplastics and nanoplastics → microplásticos e nanoplásticos. Diferença: micro (<5mm), nano (<100nm).
🔹"embedded in plaques" → incrustadas / incorporadas às placas.
🔹“embedded” sugere estar preso, fixo, dentro de outra substância.
🔹carotid artery → artéria carótida. Termo médico específico.
🔹a major blood vessel in the neck → um importante vaso sanguíneo no pescoço. Explicação acessível para leigos.
🔹that provides blood to the brain → que fornece sangue ao cérebro. Função vital da artéria.
💡 Ideia central: o estudo mostra que, em alguns pacientes com aterosclerose, partículas plásticas (micro e nano) estavam presentes dentro das placas da artéria carótida — estrutura essencial para levar sangue ao cérebro.

C) ❌We have long known that microplastics are dangerous to our hearts.
🔹Incorreta / contradiz o texto  Há muito tempo sabemos que os microplásticos são perigosos para o coração. 
📌Análise: O texto diz que essa é a primeira vez que a ciência faz essa ligação. Não é algo que "sabíamos há muito tempo". Essa alternativa contraria o texto.
📌 O texto diz:
🔹"[...]

D) ✅Scientists have found microplastics in plaques in the human body.
🔹Correta  Cientistas encontraram microplásticos em placas no corpo humano.
📌AnáliseIsso está claramente afirmado no texto, de forma literal.
📌 O texto diz:
🔹"[...] some of whom also had tiny plastic particles — microplastics and nanoplastics — embedded in plaques in their carotid artery."(em alguns deles, havia também minúsculas partículas de plástico — microplásticos e nanoplásticos — incorporadas às placas da artéria carótida.(em alguns deles, havia também minúsculas partículas de plástico — microplásticos e nanoplásticos — incorporadas às placas da artéria carótida.)
🔑 Expressões-chave:
🔹"some of whom" → alguns dos quais / em alguns deles. Estrutura relativa formal muito comum em textos científicos. Retoma o grupo de pessoas já mencionado.
🔹"also had" → também apresentavam / também tinham. Ideia de adição: além da aterosclerose, havia outra característica observada.
🔹tiny plastic particles → minúsculas partículas de plástico “tiny” dá ideia de algo microscópico, quase imperceptível.
🔹microplastics and nanoplastics → microplásticos e nanoplásticos. Especificação técnica do tipo de partículas.
🔹embedded in plaques → incrustadas / incorporadas às placas.
🔹“embedded” sugere algo preso dentro de outra estrutura (não apenas solto).
🔹carotid artery → artéria carótida. Termo médico específico; vaso principal que leva sangue ao cérebro.)

 TEXTO 6:
Concertgoers wear haptic suits created for the deaf by Music: Not Impossible, during an outdoor concert at Lincoln Center in New York City on July 22, 2023. Angela Weiss—AFP/Getty Images

Feeling the Beats 
Music: Not Impossible 
By John Mihaly 
The Music: Not Impossible haptic suit—a wearable backpack that weighs a couple pounds, with wrist and ankle attachments—translates audio from a concert venue’s mixers and placed microphones into vibrations that allow people who are deaf to feel the music on their skin. 
From events at Lincoln Center to South x Southwest, Music: Not Impossible has been lending its not-yet-commercially available suits to deaf and hard-of-hearing visitors. 
“For the deaf, it’s not just about the music; it’s the social aspect,” says Daniel Belquer, the company’s co-founder and “chief vibrational officer.” 
“To be involved in something larger than themselves, to disappear among the crowd - hearing people take it for granted.” 
🔗Disponível em: http://time.com/. Acesso em: 10 Jan. 2024. 
46 – Sobre a tecnologia descrita no texto, é INCORRETO afirmar que ela 
A) não é extremamente pesada, mas deve ser usada em algumas partes do corpo. 
B) está à venda, mas ainda somente para pessoas com deficiência auditiva. 
C) exerce também um papel social e inclusivo de pessoas com deficiência auditiva. 
D) foi desenvolvida por uma empresa chamada “Music: Not Impossible”.
💡 GABARITO  🄱  
Sobre a tecnologia descrita no texto, é INCORRETO afirmar que ela 
A) ✅não é extremamente pesada, mas deve ser usada em algumas partes do corpo. 
B) ❌está à venda, mas ainda somente para pessoas com deficiência auditiva.
📌Análise: Os trajes ainda não estão à venda, para ninguém — nem para pessoas com deficiência auditiva. Portanto, essa alternativa está claramente errada.
📌 O texto diz:
🔹"[...] 
C) ✅exerce também um papel social e inclusivo de pessoas com deficiência auditiva. 
D) ✅foi desenvolvida por uma empresa chamada “Music: Not Impossible”.

 TEXTO 7:
Some researchers studying Indigenous actors and filmmakers in the United States have turned their attention to the early days of cinema, particularly the 1910s and 1920s, when people like James Young Deer, Dark Cloud, Edwin Carewe, and Lillian St. Cyr (known professionally as Red Wing) were involved in one way or another with numerous films. In fact, so many films and associated records for this era have been lost that counts of those four figures’ output should be taken as bare minimums rather than totals. 
The chart below represents credited film output of James Young Deer, Dark Cloud, Edwin Carewe, and Lillian St. Cyr. 
🔗Disponível em: http://satsuite.collegeboard.org. Acesso em: 10 Jan. 2024. 
47 – Based on this text and on the data provided in the chart, it is possible to state, for example, that 
A) Edwin Carewe’s 47 credited acting roles includes only films that were made after 1934. 
B) Lillian St. Cyr acted in far more than 66 films and Edwin Carewe directed more than 58. 
C) Dark Cloud acted in fewer films than Red Wing, credited with over sixty performances. 
D) James Young Deer was less active and actually directed 33 films and acted in only 10. 
💡 GABARITO  🄲  
Based on this text and on the data provided in the chart, it is possible to state, for example, that
Com base neste texto e nos dados fornecidos no gráfico, é possível afirmar, por exemplo, que
Vamos analisar juntos o enunciado e as alternativas.
📌O texto destaca dois pontos importantes:
Os quatro nomes (James Young Deer, Dark Cloud, Edwin Carewe e Lillian St. Cyr/Red Wing) atuaram no cinema nas décadas de 1910 e 1920. Muitos filmes e registros dessa época se perderam → portanto, os números apresentados no gráfico são mínimos, não totais.
Ou seja, qualquer alternativa correta deve refletir isso: os números são apenas contagens mínimas. 
📌ANÁLISE DAS QUESTÕES:
A) ❌Edwin Carewe’s 47 credited acting roles includes only films that were made after 1934.
🔹Incorreta  Os 47 papéis creditados a Edwin Carewe incluem apenas filmes feitos após 1934.
🔹Análise → Ele era ativo principalmente nas décadas de 1910 e 1920. Não faria sentido dizer que os papéis foram só depois de 1934. 
📌 O texto diz:
🔹"[...] particularly the 1910s and 1920s, when people like James Young Deer, Dark Cloud, Edwin Carewe, and Lillian St. Cyr... were involved."(particularmente nas décadas de 1910 e 1920, quando pessoas como James Young Deer, Dark Cloud, Edwin Carewe e Lillian St. Cyr... participaram [ou: estiveram envolvidos])
📌Expressões importantes:
🔹“particularly the 1910s and 1920s” → “particular­mente nas décadas de 1910 e 1920”
🔹“when people like...” → “quando pessoas como...”
🔹“were involved” → aqui significa “estavam envolvidos”, “atuaram”, “participaram”.
B) ❌Lillian St. Cyr acted in far more than 66 films and Edwin Carewe directed more than 58.
🔹Incorreta  Lillian St. Cyr atuou em muito mais de 66 filmes e Edwin Carewe dirigiu mais de 58.
🔹Análise → O texto diz "mínimos conhecidos" e não "em muito mais".
🔹"In fact, so many films and associated records for this era have been lost that counts of those four figures’ output should be taken as bare minimums rather than totals."(De fato, tantos filmes e registros associados a essa época se perderam que as contagens da produção desses quatro devem ser vistas como mínimos conhecidos, e não como totais.)
📌Expressões importantes:
🔹“so many films and associated records ... have been lost” → “tantos filmes e registros associados ... se perderam”
🔹“counts of those four figures’ output” → “as contagens da produção/obra desses quatro”
🔹“should be taken as bare minimums rather than totals” → “devem ser considerados mínimos, e não totais”.
C) ✅Dark Cloud acted in fewer films than Red Wing, credited with over sixty performances. 
🔹Correta  Dark Cloud atuou em menos filmes do que Red Wing, sendo creditado com mais de sessenta atuações.
🔹Análise → a tabela mostra:  Dark Cloud(35) e Red Wing(66).
D) ❌James Young Deer was less active and actually directed 33 films and acted in only 10.
🔹Incorreta  James Young Deer foi menos ativo e, na verdade, dirigiu 33 filmes e atuou em apenas 10.
🔹Análise → a tabela mostra:  James Young Deer atuou em 33 e dirigiu 35 filmes
.
 TEXTO 8: Read Text 1 and Text 2 below. 
Text 1 
Most animals can regenerate some parts of their bodies, such as skin. But when a three-banded panther worm is cut into three pieces, each piece grows into a new worm. Researchers are investigating this feat partly to learn more about humans’ comparatively limited abilities to regenerate, and they’re making exciting progress. An especially promising discovery is that both humans and panther worms have a gene for early growth response (EGR) linked to regeneration. 

Text 2 
When Mansi Srivastava and her team reported that panther worms, like humans, possess a gene for EGR, it caused excitement. However, as the team pointed out, the gene likely functions very differently in humans than it does in panther worms. Srivastava has likened EGR to a switch that activates other genes involved in regeneration in panther worms, but how this switch operates in humans remains unclear. 
🔗Disponível em: http://satsuite.collegeboard.org. Acesso em: 10 Jan. 2024. 
48 – After you have read both texts, it is possible to state that 
A) text 2 indicates scientists have identified how EGR works in both humans and panther worms. 
B) text 1 is overly optimistic given additional observations from Srivastava and her team. 
C) scientists believe it will soon be possible to regenerate human body parts, such as skin. 
D) studies have advanced and have recently discovered how EGR fully functions on animals.
💡 GABARITO  🄱  
📌 Textos principais
🔹Text 1 Destaca que panther worms conseguem regenerar-se completamente. Pesquisadores estão animados, porque tanto humanos quanto vermes têm o gene EGR ligado à regeneração.
O tom é otimista (“exciting progress”, “promising discovery”).
🔹Text 2 Mostra cautela: embora humanos e vermes tenham o gene EGR, ele funciona de forma diferente. Em vermes, é como um “interruptor” que ativa outros genes; em humanos, ainda não se sabe como funciona.
📌 Analisando as alternativas
🔹After you have read both texts, it is possible to state that
🔹Após a leitura dos dois textos, é possível afirmar que 
A) ❌text 2 indicates scientists have identified how EGR works in both humans and panther worms.
🔹Incorreta  o texto 2 indica que os cientistas identificaram como a RGE funciona tanto em humanos quanto em vermes-pantera. 
🔹Análise  Em humanos, o funcionamento do gene ainda é incerto:
🔹"[...] Srivastava has likened EGR to a switch that activates other genes involved in regeneration in panther worms, but how this switch operates in humans remains unclear."(Srivastava comparou o EGR a um interruptor que ativa outros genes envolvidos na regeneração nos vermes-pantera, mas como esse interruptor funciona em humanos ainda não está claro.)
📍 Expressões importantes:
🔹has likened ... to → “comparou ... a” / “estabeleceu uma analogia entre ... e ...”
🔹"a switch that activates" → “um interruptor que ativa” (metáfora biológica para “gatilho” ou “chave reguladora”)
🔹"genes involved in regeneration" → “genes envolvidos na regeneração”
🔹"remains unclear" → “ainda não está claro” (pode ser também: “permanece incerto”, dependendo do tom) 
B) ✅text 1 is overly optimistic given additional observations from Srivastava and her team.
🔹Correta  o texto 1 é excessivamente otimista, dadas as observações adicionais de Srivastava e sua equipe. 
🔹Análise  O tom otimista do Texto 1 contrasta com a cautela do Texto 2, que ressalta que não se sabe ainda como o gene age em humanos.
📌 Texto 1:
“...they’re making exciting progress. An especially promising discovery is that both humans and panther worms have a gene... linked to regeneration.”
📌 Texto 2:
“...the gene likely functions very differently in humans than it does in panther worms... how this switch operates in humans remains unclear.”
➡ O otimismo do Texto 1 é relativizado pela cautela do Texto 2, mostrando que ainda há muitas incertezas.
C) ❌scientists believe it will soon be possible to regenerate human body parts, such as skin.
🔹Incorreta  os cientistas acreditam que em breve será possível regenerar partes do corpo humano, como a pele. 
🔹Análise  Nenhum dos textos faz essa previsão. O que se diz é que existe progresso e descobertas promissoras, mas não que será possível em breve.
D) ❌studies have advanced and have recently discovered how EGR fully functions on animals.
🔹Incorreta  os estudos avançaram e recentemente descobriram como a RGE funciona plenamente em animais.
🔹Análise  Os estudos descobriram o papel do gene nos vermes, mas não em humanos. Mostra que o funcionamento completo do gene não foi descoberto em humanos.
📌 Texto 2:
“...how this switch operates in humans remains unclear.”

UFU – 2025.2 – Língua Inglesa – Prova Discursiva – 2ª Fase – Universidade Federal de Uberlândia

1️⃣ TEXTO – |"(sem título)"| www.nationalgeographic.com |
2️⃣ TEXTO – |"(sem título)"| www.nationalgeographic.com |
📌ESTILO  2 questões discursivas.
 TEXTO 1RESPONDA À QUESTÃO EM INGLÊS. RESPOSTAS EM PORTUGUÊS NÃO SERÃO ACEITAS.
We’re living much longer than our ancestors, but is that always a good thing? 
More of us are also spending a greater portion of our lives—sometimes over a decade—saddled with physical and mental health conditions that can make it challenging to accomplish the tasks of daily life. 
To make sure we’re getting the most out of our entire lifespan, biologists and longevity researchers are focusing more and more on ways to boost our number of diseasefree and active years. 
This idea is formally known as health span. 
Although it first appeared in medical journals more than 30 years ago, the concept has become increasingly mainstream among clinicians and patients alike, and its definition has broadened to stress adding more quality time to our later years, when certain health conditions could severely impede routine activities. 
Treated hypertension, for example, wouldn’t significantly affect your health span, but a stroke or dementia would, says Harvard Medical School physician-scientist Sharon Inouye, who studies aging issues. 
The targets of researchers like Inouye are numerous: understanding the underlying mechanisms of aging, working to identify health-promoting genes, and zeroing in on steps to take in our daily lives to improve health span. But the overall data show a fairly simple conclusion: It is absolutely possible to live healthier even as we live longer. 
Just look at the centenarians that researcher Nir Barzilai works with at the Albert Einstein College of Medicine in the Bronx, New York. In academic parlance, his healthy study participants have what’s called compression of morbidity—they’re sick for a very small portion of their lives. 
“They don’t just live longer; they live much healthier,” says Barzilai. 
“They got diseases 50 years after their friends and 30 years after their children’s friends.” Some centenarians thrive through sheer good luck: They were likely born with envy-worthy genetics. 
But pinpointing which of those genes are linked to age-related disorders could lead to drugs that mimic their effects for people who weren’t as lucky in the genetic lottery. 
Barzilai’s research has concentrated on the genes that modulate our “good” cholesterol to help us stay healthier in a variety of ways. 
His study participants are much more likely to have a specific variant of the cholesterol-controlling CETP gene. 
Those patients tend to live longer with better brain function, he says. 
Emulating that gene’s effects is now a target of ongoing research. 
With such drugs in our arsenal in the future, Barzilai says, humans can and will improve their health span—particularly if they follow current recommendations for modifying diet, exercise, and social interactions.
🔗Disponível em: https://www.nationalgeographic.com. Acesso em: 26 jan. 2025. 

01  Based on the text, answer the following questions: 
🄰 How can health span be defined?  
🄱 Why have centenarians in Barzilai’s research lived longer? Use at least two reasons in your answer.

📝 Let’s answer it clearly in English, directly based on the text.
🄰 How can health span be defined?
Health span refers to the number of disease-free and active years a person can live. It emphasizes quality of life, focusing on staying healthy and functional in later years rather than simply extending lifespan.
  
🄱 Why have centenarians in Barzilai’s research lived longer? Use at least two reasons in your answer.
Centenarians in Barzilai’s research have lived longer for at least two reasons:
🔹Some of them were born with favorable genetics, such as specific variants of the CETP gene that improve cholesterol regulation and brain function.
🔹They experienced compression of morbidity, meaning they developed diseases much later in life—often decades after their peers—so they spent only a small portion of their lives sick

 TEXTO 2RESPONDA À QUESTÃO EM PORTUGUÊS. RESPOSTAS EM INGLÊS NÃO SERÃO ACEITAS.
Parenting in the digital age can feel like navigating a maze of opinions and advice. 
Strict device limits or outright bans often dominate conversations about screen time, leaving families overwhelmed by conflicting guidelines on what’s appropriate for children of different ages. 
But here’s the thing: the issue isn’t as simple as setting a timer and walking away. 
Studies reveal that the quality of what kids watch, play, and interact with often matters more than the quantity of their screen time. 
So, could a more nuanced approach to screen time—focusing on quality over quantity and mentoring over monitoring— better serve families? 
Here’s what the experts say. 
The traditional focus on duration often misleads families into thinking screen time management is about limiting minutes. 
“By zeroing in on duration, families are led to believe that managing screen use is a simple numbers game,” says Katie Davis, author of Technology’s Child: Digital Media’s Role in the Ages and Stages of Growing Up and co-director of the UW Digital Youth Lab. 
Instead, she encourages parents to “consider what children are doing on their screens, who they are interacting with, and how the experience makes them feel.” Keena McAvoy, a digital wellness educator and cofounder of DMV Unplugged, adds, “Boundaries can be missing with simplistic screen time guidelines. 
For example, a 5-year-old watching a 45-minute long-form story on their iPad in the living room while their parent cooks dinner nearby is a much-preferred experience for a growing brain than a 5-year-old accessing YouTube shorts alone in their bedroom for 45 minutes. ”Parents and caregivers can make screen time a tool for growth and connection by thoughtfully integrating it into family life. 
Rather than imposing rigid rules, Davis suggests families “weave screens into the fabric of daily routines in ways that enhance, rather than detract from, shared experiences and individual growth.” 
Creating a balanced digital life starts with curating quality content and setting realistic expectations. McAvoy recommends that parents “delay their children’s access to algorithmically controlled technology products (social media, YouTube shorts, TikTok) for as long as possible” to help their developing brains. 
Instead, look for apps, games, and shows that encourage creativity, critical thinking, and active engagement over passive consumption. Several experts say Common Sense Media is a great resource for seeing how different digital media options measure up. 
Beyond curating content, parents should also look at creating a balanced lifestyle for their families. Screen time should complement, rather than replace, childhood activities like outdoor time, physical activity, in-person social interaction, hobbies, and sports as much as is practical. 
Parents may consider creating certain times of day or situations where screen time is off-limits to find a balance that works for their family. 
Or create public digital spaces around the home. Whatever you decide, the rules and expectations should be clear and explicit, says Vidiksis. 🔗Disponível em: https://www.nationalgeographic.com. Acesso em: 2 fev. 2025. 
02  Based on the text, answer the following questions: 
According to the text, 
🄰 “Managing screen use is a simple numbers game”. Is this statement right or wrong? Justify your answer.
Essa afirmação está errada. 
O texto explica que focar apenas na duração do tempo de tela leva as famílias a acreditarem que basta limitar minutos para resolver o problema. No entanto, segundo Katie Davis, o mais importante é considerar o que as crianças estão fazendo nas telas, com quem estão interagindo e como a experiência as faz se sentir, ou seja, a qualidade do uso importa mais do que a quantidade.
 
🄱 What can parents do to control screen time? Indicate two possibilities.
De acordo com o texto, os pais podem:
🔹Integrar o uso das telas à rotina familiar de forma positiva, escolhendo conteúdos que favoreçam a criatividade, o pensamento crítico e o engajamento ativo, em vez do consumo passivo.
🔹Estabelecer limites claros e práticos, como criar horários ou situações em que o uso de telas não é permitido, ou ainda delimitar espaços digitais públicos na casa para que as crianças não usem dispositivos de forma isolada.