terça-feira, 4 de dezembro de 2018

FPS-PE-2018 - Vestibular de INGLÊS da Faculdade Pernambucana de Saúde - Profº Valdenor Sousa - Prova de Inglês resolvida e comentada.

Hey,what's up guys!!!...How have you been?!
👍Neste post, veremos a Prova da FPS-PE-2018(Faculdade Pernambucana de Saúde).
[a]Banca/Organizador
FPS-PE - Faculdade Pernambucana de Saúde
[b]Padrão/Composição da prova
👉02 Textos
👉05 Questões(múltiplas escolhas com 05 alternativas cada)
👉Interpretação textual
👉Vocabulário

🔄  FONTES DO TEXTOS:
Site: https://www.nytimes.com
Site: http://www.reuters.com

🔄  TEMAS ABORDADOS:
 RE
🔄Texto I  World Health Officials Describe Progress Against Tetanus, H.I.V. and Malaria(Agentes de Saúde Mundiais Descrevem Progresso Contra o Tétano, H.I.V. e malária) 
Com 03 questões (17,18,19)

🔄Texto II  A daily half hour's exercise could prevent 1 in 12 early deaths, study shows(Exercício diário de meia hora pode prevenir 1 em 12 mortes precoces, mostra estudo) 
Com 02 questões (20,21)


[c]Dictionary:
Caso necessário,sugiro que consulte os 02(dois) excelentes dicionários a seguir:
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/

🔄Verbos
[to ] 
🔄Phrasal Verbs:
[to )]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
[It was one of several significant global health advances="Foi um dos vários avanços significativos em saúde global"]
[Infant and maternal tetanus was officially eliminated from the Americas this year, the Pan American Health Organization announced on Thursday.="O tétano materno e infantil foi oficialmente eliminado das Américas este ano, anunciou a Organização Pan-Americana da Saúde na quinta-feira."]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
["]
["]
🔄Expressões com 30 verbos/substantivos que transmitem ideia que ALGO CAIU, DESPENCOU, DECLINOU, REDUZIU, ENFRAQUECEU, AFOGOU (fall/flop/faint/drop/droop/down/ decrease/decline/diminish/dwindle/dip/dive/duck/ease/ebb/gasp/lower/mitigate/ plunge/sag/slash/slump/split/shrink/sink/stoop/stumble/wane/weaken/wilt):
👉["]
🔄Expressões: 25 verbs/nouns que transmitem ideia que algo SUBIU,ELEVOU, AUMENTOU, MELHOROU,REAGIU,ABASTECEU,AMPLIOU,(arise,better,boom, boost, broaden, clim, flood, fuel,further,grow,improve,increase,jump,lift,raise,rally,rise, skyrocket, soar, strenghten, surface,surpass,trigger, up, upgrade,widen):
["]
🔄Expressões: verbs/nouns que transmitem ideia que ALGO MUDOU, TROCOU, PERMUTOU, TRANSFORMOU,ALTEROU,REFORMOU, SUBSTITUIU, CONVERTEU, ESCAMBOU, MODIFICOU, VIROU(amend,barter,change ,convert, exchange,replace,swap,switch ,swop,vary, turn around):
["]
🔄Expressões com 20 verbos que transmitem ideia de COMBATE, DISPUTA, LUTA, GUERRA, COLISÃO, ATINGIR, ESPANCAR, SOCAR, BATER(bash,battle,beat, brawl, clash,cuff, fight ,grapple,hit,knock,punch,quarrel,slap,apank,apar, strike, tackle ,tussle,whack,wrestle):
["]  
🔄Expressões com verbos com ING:
["]
🔄Expressões com VERBOS EM GERAL:
["]
["]
["]
🔄Substantivos:
["]

🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
[maternal(mêTchãnôl)="maternal"]
🔄Expressões com 30 adjetivos que transmitem ideia que ALGO/ALGUÉM ESTÁ EM SITUAÇÃO RUIM/PARA BAIXO/DIFÍCIL (annoying, awful,boring,dim,dire, downward ,dreadful,dull,fearsome,frightful,gloomy,grim,hard,idle,irksome,maddening,misty,murky,nagging,wane,outrageous,pesky,shadowy,sluggish,thankless,thorny,tiresome,troublesome,worrisome,wearisome):
["]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
[At one time, the infection killed about 10,000 newborns annually in the Western Hemisphere.="Houve uma época em que a infecção matou cerca de 10.000 recém-nascidos anualmente no hemisfério ocidental."]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
["]
🔄Expressões comuns:
[Western Hemisphere(hemisfério Ocidental)=the half of the earth that contains the Americas(a metade da terra que contém as Américas)]
[United Nations General Assembly="Assembleia Geral das Nações Unidas"] 
🔄Expressões idiomáticas:
[]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO:
[Infant and maternal tetanus="Tétano infantil e materno"]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos:
[Malaria(môLéria)=Malária]
[Tetanus(Tétnês)="Tétano"]
[H.I.V(Êitch-Áivi)="aids"]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=proprietário 'S propriedade):
["]
🔄Expressões com frações/números:
[tetanus still kills about 35,000 infants around the world="o tétano ainda mata cerca de 35.000 bebês em todo o mundo"]
🔄Questions:
["]
🔄Falso cognato:
[]


Read TEXT 1 below and answer questions 17-19 according to it.
TEXT 1


World Health Officials Describe Progress Against Tetanus, H.I.V. and Malaria


Infant and maternal tetanus was officially eliminated from the Americas this year, the Pan American Health Organization announced on Thursday. At one time, the infection killed about 10,000 newborns annually in the Western Hemisphere; tetanus still kills about 35,000 infants around the world. It was one of several significant global health advances, including new programs against malaria and H.I.V., announced last week in conjunction with the meeting of the United Nations General Assembly in New York.

Haiti  was  the  last  country  in  the  Americas  to  eliminate  neonatal  tetanus.  That  does  not  meanr n  complete  eradication, because  the  bacteria  that  cause  tetanus  exisst  everywhere  in  soil  and  animal  droppings.  Rather,  elimmination  means  that thanks to vaccination of mothers and clean birthh procedures — less than one case occurs per 1,000 live  births.

The Americas have generally led the world in eliminating diseases for which vaccines exist. In this hemisphere, smallpox was eliminated in 1971, polio in 1994, rubella in 2015 and measles in 2016 (the diseases are sometimes reintroduced, as measles was at Disneyland in 2014, but outbreaks are usually brought quickly under control).

Also this week, the President’s Malaria Initiative said it would expand its work to new countries in West and Central Africa, protecting 90 million more people. The initiative, founded in 2005 as part of the United States Agency for International Development, has been a major force in driving down worldwide malaria deaths by about 40 percent in the past decade. The disease most often kills young children and pregnant women. The expansion in Cameroon, Ivory Coast, Niger, Sierra Leone and Burkina Faso was made possible because Congress increased funding for the initiative in fiscal year 2017, a representative said.

In his speech to the United Nations on Tuesday, President Trump praised the malaria initiative and the President’s Emergency Plan for AIDS Relief as examples of leadership in humanitarian assistance by the United States.

A combination of aid agencies, drug companies and givernments also announced that a new three-in-one antiretroviral cocktail to treat H.I.V. would soon be available to 92 countries, including virtually all of Africa, for about $75 a year. The new AIDS cocktail is the first available in poor countries to countries to contain dolutegravir, widely used in wealthy contries becouse it is highly effective and has few side effects. The pill also contains lamivudine, an older but still effective drug, and tenof disoproxil fumarate, another modern drug whose inclus effects and resistance.

Almost 37 million people in the world have H.I.V., according to Unaids, the U.N.’s AIDS-fighting agency, but fewer than 20 million are now on antiretroviral medicine, which not only saves their lives but prevents them from passing on the disease.
McNEIL Jr., Donald. Disponível em: < https://www.nytimes.com/2017/09/22/health/world>
👉  Questão   17 
Choose a statement that is true according to TEXT 1.
A) One can say a disease is eliminated when it is not reintroduced in a period of 5 years.
B) Eradication means only one case occurs in every 1.000 births.
C) It is possible to have an outbreak of a disease after it is considered eliminated.
D) Tetanus used to kill 35.000 infants all over the world before its official elimination.
E) The Americas are now completely free from the bacteria that causes infant tetanus.
👍 Comentários e Gabarito  C 
Escolha uma sentença que seja verdadeira de acordo com o TEXTO 1:
* Item (A) incorreto: Pode-se dizer que uma doença é eliminada quando não é reintroduzida em um período de 5 anos.
* Item (B) incorreto: Erradicação significa que apenas um caso ocorre em cada 1.000 nascimentos.
* Item (C) CORRETO: É possível ter um surto de uma doença depois de ser considerado eliminado.
* Item (D) incorreto: O tétano matou 35.000 bebês em todo o mundo antes de sua eliminação oficial.
* Item (E) incorreto: As Américas estão agora completamente livres das bactérias que causam o tétano infantil.
👉  Questão   18 
In "President Trump praised the malaria initiative and the President's Emergency Plan for AIDS Relief as examples of leadership in humanitarian assistance by the United States" (paragraph 5), the word "praised" could be replaced, with no change in meaning, by all the words below BUT:
A) complimented.
B) overlooked.
C) applauded.
D) congratulated.
E) commended.
👍 Comentários e Gabarito   
Em "President Trump praised the malaria initiative and the President's Emergency Plan for AIDS Relief as examples of leadership in humanitarian assistance by the United States"(O Presidente Trump elogiou a iniciativa da malária e o Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da SIDA como exemplos de liderança na assistência humanitária pelos Estados Unidos) a palavra "PRAISED"(elogiou) pode ser substituída, sem mudança de significado as palavras abaixo EXCETO:
* Item (A): cumprimentou
* Item (B): omitiu
* Item (C): aplaudiu
* Item (D): parabenizou
* Item (E): elogiou
👉  Questão   19 
According to TEXT 1, a new AIDS cocktail will be distributed around the world. Concerning H.I.V. treatment around the world, it is correct to affirm that:
A) This cocktail is new because it only contains recently discovered drugs and it’s the first time they are being used together.
B) President Trump announced the distribution of a new H.I.V. drug cocktail in his UN Speech, completely funded by the US Government.
C) The inclusion of dolutegravir in the cocktail about to be distributed in 92 countries will mean the cost of the cocktail will drop.
D) The drugs in this new cocktail are well known, but this combination of both old and modern drugs will be made available to poor countries for the first time.
E) It is expected that the introduction of this new antiretroviral cocktail will impact 37 million people who are now using other kinds of medicine to treat AIDS.
👍 Comentários e Gabarito  D 
De acordo com o TEXTO 1, um novo coquetel de aids será distribuído em todo o mundo. Quanto ao H.I.V. tratamento em todo o mundo, é correto afirmar que:
* Item (A): Esse coquetel é novo porque contém apenas medicamentos descobertos recentemente e é a primeira vez que eles são usados juntos.
* Item (B): Presidente Trump anunciou a distribuição de um novo H.I.V. cocktail de drogas em seu discurso da ONU, completamente financiado pelo governo dos EUA.
* Item (C): A inclusão do dolutegravir no coquetel prestes a ser distribuído em 92 países significará que o custo do coquetel cairá.
* Item (D): As drogas deste novo coquetel são bem conhecidas, mas essa combinação de drogas antigas e modernas será disponibilizada aos países pobres pela primeira vez.

* Item (E): Espera-se que a introdução deste novo cocktail anti-retroviral terá um impacto de 37 milhões de pessoas que estão agora a utilizar outros tipos de medicamentos para o tratamento da AIDS.


Read TEXT 2 below and answer questions 20-21 according to it.

TEXT 2


A daily half hour's exercise could prevent 1 in 12 early deaths, study shows


People who exercise five days a week for 30 minutes significantly reduce their risk of dying early and of developing heart disease, even if a sports club or gym is not an option, according to a new international study.

Tracking 130,000 people in 17 countries, both rich and poor, the study found that whether it’s going to the gym, walking to work, or tackling household chores like laundry or gardening, being physically active extends life and reduces illness. The researchers, led by Scott Lear, a heart specialist at St Paul’s Hospital in Canada, also found a so-called dose response: The more people exercise, the greater the reductions are in their risks of getting heart disease or dying early. The study found “no ceiling effect”, the researchers said, and “no risks associated with extremely high levels of physical activity,” defined as more than 2,500 minutes, or more than 41 hours, per week.

Cardiovascular disease is the world’s leading cause of death and a major economic burden in treatment and care for those who develop it. It killed 9.48 million people globally in 2016.

“Walking for as little as 30 minutes most days of the week has a substantial benefit, and higher physical activity is associated with even lower risks,” Lear said in a comment about the findings, published on Friday in The Lancet medical journal. He also noted that some measures to prevent or treat heart disease, such as taking medicines or eating more fruit and vegetables, can be unaffordable for the world’s poorest people. Yet walking is free and brings substantial health gains.

The World Health Organization recommends that adults aged 18 to 64 do at least 150 minutes of moderate-intensity aerobic physical activity throughout each week, as well as muscle strengthening exercises at least two days a week. But experts estimate almost a quarter of the world’s people do not reach these guideline levels.

Lear’s team said their study findings suggest that if the entire population were to meet the guidelines, one in 12 of the world’s premature deaths would be averted and 4.6 percent of heart disease cases prevented.
KELLAND, Kate. Disponível em: <http://www.reuters.com/article/us-puretech-health-gelesis-study/puretechs-gelesis-says-obesity-drugachieved-
weight-loss-in-study-idUSKCN1C00PD>. Acesso em 25/09/2017. Texto Adaptado.
👉  Questão   20 
Conforming with TEXT 2, it is correct to affirm that:
A) Doctors pointed out that one should be careful with higher doses of exercise since it has been proven that this poses a clear risk.
B) Heart diseases are responsible for most deaths in the world and they also represent a significant financial load.
C) The research team leader commented that some preventive actions, such as a daily walking, would remain beyond the reach of those with a lower income.
D) The research states that if the world population followed the guidelines, 25% of heart diseases could be prevented.
E) Another research conducted with130.000 people in17 countries refuted the relation between exercising and avoiding early death.
👍 Comentários e Gabarito  B 
Em conformidade com o TEXTO 2, é correto afirmar que:
* Item (A): Os médicos apontaram que deve-se ter cuidado com doses mais altas de exercício, uma vez que foi provado que isso representa um risco claro.
* Item (B): As doenças cardíacas são responsáveis pela maioria das mortes no mundo e também representam uma carga financeira significativa.
* Item (C): O líder da equipe de pesquisa comentou que algumas ações preventivas, como a caminhada diária, permaneceriam fora do alcance das pessoas com menor renda.
* Item (D): A pesquisa afirma que, se a população mundial seguisse as diretrizes, 25% das doenças cardíacas poderiam ser evitadas.
* Item (E): Outra pesquisa realizada com 130.000 pessoas em 17 países refutou a relação entre se exercitar e evitar a morte precoce.
👉  Questão   21 
As stated by the researchers, a “dose response”(paragraph 2) stands for:
A) the safe amount of exercise you have weekly.
B) the chance of a premature death due to the lack of exercise.
C) the relationship between a combination of exercise and a higher intake of medicine.
D) a healthy combination of aerobic physical activity and muscle strengthening exercises.
E) the direct connection between the quantity of physical activity and the reduction of cardiovascular diseases.
👍 Comentários e Gabarito  E 
Como afirmam os pesquisadores, uma “resposta à dose” (parágrafo 2) significa:
* Item (A): a quantidade segura de exercício que você tem semanalmente.
* Item (B): a chance de uma morte prematura devido à falta de exercício.
* Item (C): a relação entre uma combinação de exercício e uma maior ingestão de medicamentos.
* Item (D): uma combinação saudável de atividade física aeróbica e exercícios de fortalecimento muscular.
* Item (E): a conexão direta entre a quantidade de atividade física e a redução de doenças cardiovasculares.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE-OBJETIVA-LÍNGUA INGLESA-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE. Prova aplicada em 03/12/2017

➧ BANCA/ORGANIZADORDiretoria de Processos Seletivos - cops.uel.br/v2/.

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: 10 Multiple-Choice Questions (A,B,C,D,E).

➧ GABARITO:


01-E, 02-A, 03-B, 04-C, 05-E, 06-D, 07-D, 08-A, 09-C, 10-B 


➧ PROVA:

 TEXT 1: Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 04.


Life

Linus Pauling was born in Portland, Oregon, in the United States. His family came from a line of Prussian farmers, and his father worked as a pharmaceuticals salesman, among other things. After first studying at Oregon State University in Corvallis, Oregon, Linus Pauling earned his PhD from the California Institute of Technology in Pasadena, with which he maintained ties for the rest of his career. In the 1950s, Linus Pauling’s involvement in the anti-nuclear movement led to his being labeled a suspected communist, which resulted in his passport being revoked at times. Linus and Ava Helen Pauling had four children together.

Work

1954 Prize: The development of quantum mechanics during the 1920s had a great impact not only on the field of physics, but also on chemistry. During the 1930s Linus Pauling was among the pioneers who used quantum mechanics to understand and describe chemical bonding – that is, the way atoms join together to form molecules. Linus Pauling worked in a broad range of areas within chemistry. For example, he worked on the structures of biologically important chemical compounds. In 1951 he published the structure of the alpha helix, which is an important basic component of many proteins.

1962 Prize: The atom bombs dropped on Hiroshima and Nagasaki were a turning point in Linus Pauling’s life. Together with other scientists he spoke and wrote against the nuclear arms race, and he was a driving force in the Pugwash movement. It sought to reduce the role of nuclear arms in international politics and was awarded the Peace Prize in 1995. In 1959, Linus Pauling drafted the famous “Hiroshima Appeal”, the concluding document issued after the Fifth World Conference against Atomic and Hydrogen Bombs. He was one of the prime movers who urged the nuclear powers the USA, the Soviet Union and Great Britain to conclude a nuclear test ban treaty, which entered into force on 10 October 1963. On the same day, the Norwegian Nobel Committee announced that Linus Pauling had been awarded the Peace Prize that had been held over from 1962.
(Adaptado de: Linus Pauling - Facts. In: Nobelprize.org. (web) Nobel Media AB 2014. 
Disponível em:
<http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/
peace/laureates/1962/pauling-facts.html>.
Acesso em: 2 jul. 2017.)

01
  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Sobre a vida de Linus Pauling, considere as afirmativas a seguir.

I. Manteve vínculo com o Instituto de Tecnologia da Califórnia onde defendeu sua tese de doutorado.

II. Graduou-se no Instituto de Tecnologia da Califórnia onde conheceu sua futura companheira, Ava Helen Pauling.

III. Foi deportado para a Prússia onde trabalhou na indústria farmacêutica com seu pai até a devolução de seu passaporte.

IV. Envolveu-se com o movimento contra os armamentos nucleares pelo qual foi taxado de comunista.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Gabarito  B 

02  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, Linus Pauling

a) recebeu o prêmio Nobel por duas vezes em categorias distintas: de Química e da Paz.
b) dividiu o Nobel da Paz com outros cientistas membros do movimento Pugwash.
c) escreveu e apresentou aos governos aliados o “Hiroshima appeal”, que lhe rendeu o Nobel da Paz.
d) recebeu o Nobel de Química por seus trabalhos no desenvolvimento da mecânica quântica.
e) recebeu o Nobel da Paz em duas ocasiões, a segunda em homenagem póstuma.

👍 Gabarito  A 

03  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, o movimento Pugwash

a) foi idealizado por Linus Pauling em 1963 e terminou no final dos anos 1990.
b) promoveu a 5ª Conferência Mundial contra Bombas Atômicas e de Hidrogênio em 1995.
c) regulamentou o uso e o desenvolvimento de artefatos nucleares após a 2ª Guerra Mundial.
d) foi contemplado com um Nobel da Paz por sua atuação em prol da diminuição do uso de armas nucleares.
e) inibiu os tetes de armas nucleares por iniciativa dos EUA, União Soviética e Reino Unido.

👍 Gabarito  E 

04  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com base nos termos sublinhados no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. O emprego da expressão "into force" enfatiza o caráter arbitrário do tratado assinado em 1963.

II. O uso da expressão "turning point" ressalta a importância que os acontecimentos de Hiroshima e Nagasaki tiveram sobre Linus Pauling.

III. Os termos "not only" e "but also" estão interligados e adicionam ênfase à informação sobre as aplicações da mecânica quântica também na Química.

IV. A expressão "that is" introduz uma explicação e poderia ser substituída, sem alteração de sentido por "in other words".

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Gabarito  E 
*Afirmativa (I) é incorreta: a expressão "ENTER INTO FORCE ON" significa "ENTRAR EM VIGOR EM" e no contexto, não enfatiza o caráter arbitrário do tratado, veja:
"[...] He was one of the prime movers who urged the nuclear powers the USA, the Soviet Union and Great Britain to conclude a nuclear test ban treaty, which entered into force on 10 October 1963."
(Ele foi um dos principais impulsionadores que incitou as potências nucleares dos EUA, União Soviética e Grã-Bretanha a concluírem um tratado de proibição de testes nucleares, que entrou em vigor em 10 de outubro de 1963.)
*Afirmativa (II) é correta: A expressão "TURNING POINT"(ponto de virada) refere-se a um momento específico da vida que provoca/provocou uma mudança significativa (normalmente para melhor). 
"[...] The atom bombs dropped on Hiroshima and Nagasaki were a turning point in Linus Pauling’s life."
(As bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki foram um ponto de virada na vida de Linus Pauling.)
*Afirmativa (III) é correta: A estrutura "NOT ONLY...BUT ALSO" tem a função de ENFATIZAR que um outro elemento dado também é verdadeiro. 
"[...] The development of quantum mechanics during the 1920s had a great impact not only on the field of physics, but also on chemistry."
(O desenvolvimento da mecânica quântica durante a década de 1920 teve um grande impacto não apenas no campo da física, mas também na química.)
*Afirmativa (IV) é correta: A expressão "THAT IS" é usada para introduzir uma explicação ou uma correção sobre algo que foi dito. No contexto dado, "THAT IS" uma explicação para o termo "chemical bonding"(ligação química), veja:
"[...] During the 1930s Linus Pauling was among the pioneers who used quantum mechanics to understand and describe chemical bonding – that is, the way atoms join together to form molecules."
(Durante a década de 1930, Linus Pauling estava entre os pioneiros que usaram a mecânica quântica para entender e descrever as ligações químicas - isto é, a forma como os átomos se unem para formar moléculas.) 


 TEXT 2: Leia o texto a seguir.
05  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com relação ao meme, considere as afirmativas a seguir.

I. O efeito de humor do meme reside no uso inapropriado de expressões informais em ocasiões formais.

II. A expressão “My bad” é inadequada para o contexto, pois expressa superficialidade de sentimentos.

III. A utilização de “My bad” no contexto do funeral é uma admissão de culpa, daí o efeito cômico.

IV. O efeito cômico do meme é ressaltado pelo uso da palavra "unless" cuja função é especificar o contexto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Gabarito  E 
*Afirmativa I está incorreta: O uso da expressão "MY BAD", no caso de um contexto do funeral, implicaria admitir culpa pela morte da pessoa.
*Afirmativa II está incorreta: A expressão é coloquial e pode ser usada para pedir desculpas, contudo não denota necessariamente falta de sinceridade ou superficialidade.
*Afirmativa III está correta:  A expressão “My bad” é usada tanto para pedir desculpas quanto para admitir culpa por algo que ocorreu.
*Afirmativa IV está correta: A conjunção "unless" é usada para indicar que algo é verdadeiro somente em uma situação específica. Nesse caso, a situação específica é o funeral. Portanto as expressões "my bad" e "I'm sorry" são sinônimas em quase todas as situações, menos em um funeral.


 TEXT 3: Leia o texto a seguir e responda às questões de 06 a 10.
What poem would Trump like to see on the Statue of Liberty?

Donald Trump recently proposed to cut legal immigration to the US by half over in the next decade and to establish a merit-based immigration program. Under the plan, applicants with certain credentials, such as English proficiency, doctorates, high salaries, Olympic medalists and Nobel prizes winners would be given preference.

Many people viewed the proposal as an attack on American values like equality and opportunity. Trump’s plan also led to a heated exchange in a press briefing when CNN’s Jim Acosta asked White House aide Stephen Miller if the Emma Lazarus poem The New Colossus that is at the base of the Statue of Liberty is still relevant. In response, we’d like you to write poems that riff on the final lines Lazarus’s work:

Give me your tired, your poor,
Your huddled masses yearning to breathe free,
The wretched refuse of your teeming shore.
Send these, the homeless, tempest-tost to me,
I lift my lamp beside the golden door!

We'd like to invite our readers to join the Guardian's Lady Liberty poetry challenge What poem would Trump like to see at the base of the Statue of Liberty? How would Trump rewrite the message of American compassion? We’ll publish a selection of our favorite reader-submitted poems. The Guardian also asked 21 American poets to imagine in writing what type of poem would Trump like to see at the statue? For inspiration, read the submission from the poet John Yau below.

The New Colossus as Donald Trump
I don’t need more tired or poor
Let the mucky masses camp on their own dirty shore
Let them stay wretched, it is what they deserve
Send me only those who know how to bow, scrape and serve
Or else I will close the gate to my golden hotel
— John Yau
(Adaptado de: What poem would Trump like to see on the Statue of Liberty? The Guardian. (Online) 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2017/aug/10/trump-poem-statue-of-liberty#top Acesso em 10 ago. 2017. Huddled masses? Losers! Trump v the Statue of Liberty. The Guardian. (Online) 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/usnews/ng-interactive/2017/aug/10/the-new-colossus-emma-lazarus-poems-donald-trump-immigration. Acesso em: 10 ago. 2017.)

06  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com base na matéria do jornal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) Muitos consideraram o projeto apresentado pelo presidente uma afronta aos princípios de igualdade e oportunidade tão prezados pelos americanos.
(  ) Segundo o novo projeto de lei, na concessão de vistos, serão favorecidos os imigrantes que apresentarem ótimo conhecimento da língua inglesa.
(  ) O novo projeto sobre imigração prevê a manutenção do índice de entrada de imigrantes legais desde que imigrantes ilegais com antecedentes criminais sejam deportados.
(  ) A reforma nas leis de imigração estabelece a concessão de vistos aos imigrantes que atendam a determinado conjunto de qualificações.
(  ) A Estátua da Liberdade está sendo chamada pelos jornalistas de “The New Colossus” numa referência às bases da antiga lei de imigração.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, F, V, V.
e) F, F, V, F, V.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(V) Muitos consideraram o projeto apresentado pelo presidente uma afronta aos princípios de igualdade e oportunidade tão prezados pelos americanos.
➦Segundo o texto, Many people viewed the proposal as an attack on American values like equality and opportunity.(Muitas pessoas consideraram a proposta do presidente Trump um ataque aos valores americanos, tais como igualdade e oportunidade.)
(V) Segundo o novo projeto de lei, na concessão de vistos, serão favorecidos os imigrantes que apresentarem ótimo conhecimento da língua inglesa.
➦ Segundo o texto, Under the plan, applicants
with certain credentials, such as large
salaries and English proficiency, would
be given preference.
(Segundo o texto, solicitantes com um determinado perfil terão preferência. Entre as habilidades desejadas, está incluída a proficiência em língua inglesa.)
(F) O novo projeto sobre imigração prevê a manutenção do índice de entrada de imigrantes legais desde que imigrantes ilegais com antecedentes criminais sejam deportados.
No texto, é dito que o plano do presidente americano é reduzir pela metade a entrada de imigrantes legais nos EUA na próxima década. Não há, no texto, correlação entre a entrada de imigrantes legais e a deportação de imigrantes ilegais, VEJA:
"[...] Donald Trump recently proposed to cut legal immigration to the US by half over in the next decade.
(V) A reforma nas leis de imigração estabelece a concessão de vistos aos imigrantes que atendam a determinado conjunto de qualificações.
➦ Segundo o texto, a reforma
na lei propõe um sistema de imigração
baseado em mérito, que beneficia quem
tem melhor qualificação.
"[...]Donald Trump recently proposed ... to establish a merit-based immigration program...English proficiency ... Nobel prizes winners."
(F) A Estátua da Liberdade está sendo chamada pelos jornalistas de “The New Colossus” numa referência às bases da antiga lei de imigração.
Segundo o texto, “New Colossus” é o nome do poema escrito por Emma Lazarus, que está gravado no pedestal da Estátua da Liberdade. Sua relevância
foi colocada em cheque pelo jornalista da CNN, VEJA:
"[...] the Emma Lazarus poem The New Colossus that is at the base of the Statue of Liberty is still relevant.)


07  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a polêmica discutida no texto.

a) A sugestão de que a Estátua da Liberdade é um monumento à liberdade americana, sem conexão com a imigração.
b) A substituição dos dizeres na placa de bronze do pedestal da estátua por uma versão mais contemporânea dos ideais americanos.
c) A proposta de uma nova política de imigração, que levantou um debate acerca da atualidade e da importância de um dos maiores símbolos americanos.
d) A priorização da entrada de imigrantes provenientes de países falantes de língua inglesa e de certos grupos étnicos.
e) O debate entre o repórter da CNN e o assessor da Casa Branca a respeito do significado do poema de Emma Lazarus.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a polêmica discutida no texto.
*Alternativa (A): A sugestão de que a Estátua da Liberdade é um monumento à liberdade americana, sem conexão com a imigração.
➦O texto informa somente o ponto de vista do jornal e do repórter da CNN. Não há elementos no texto que comprovem que a simbologia da estátua da liberdade seja outro além de sua conexão com a imigração
*Alternativa (B): A substituição dos dizeres na placa de bronze do pedestal da estátua por uma versão mais contemporânea dos ideais americanos.
O texto traz somente o questionamento da relevância dos dizeres na placa de bronze frente ao endurecimento das leis de imigração propostas por Trump.
*Alternativa (C): A proposta de uma nova política de imigração, que levantou um debate acerca da atualidade e da importância de um dos maiores símbolos americanos.
A polêmica decorre do anúncio do projeto de lei de imigração que limita a entrada de imigrantes legais no país tendo como base um sistema de mérito que favorece certos perfis de imigrantes: falantes de inglês e mais qualificados. Essa proposta, segundo podemos inferir, é contrária aos ideais americanos representados pelo poema The New Colossus, gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.
poema escrito por Emma Lazarus é uma mensagem de boas-vindas a todos os imigrantes que chegam aos EUA. A Estátua diz:
"Dai-me os seus fatigados, os seus pobres, as suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade".
*Alternativa (D): A priorização da entrada de imigrantes provenientes de países falantes de língua inglesa e de certos grupos étnicos.
Segundo o texto, a proposta de uma nova política de imigração baseada em um SISTEMA DE MÉRITO prioriza a entrada de pessoas mais qualificadas e que falem inglês. Não são mencionadas restrições em relação às origens desses candidatos.
*Alternativa (E): O debate entre o repórter da CNN e o assessor da Casa Branca a respeito do significado do poema de Emma Lazarus.
O repórter questiona qual a relevância do poema no contexto das novas leis de imigração, mas seu significado não é motivo do debate. O texto não nos diz se houve questionamentos acerca da interpretação do poema e/ou seu conteúdo, mas sim se a mensagem do poema ainda tem sentido, uma vez que o projeto de lei estabelece um “padrão” para o imigrante ser aceito e o poema fala dos imigrantes mais pobres e aflitos.


08  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com relação à matéria do jornal, considere as afirmativas a seguir.

I. Em resposta ao projeto de lei, o jornal desafiou os seus leitores a enviarem uma versão dos versos de Lazarus que reflita a proposta de alteração das leis de imigração.

II. Vários poetas americanos foram convidados pelo jornal a imaginar o poema que o presidente gostaria de ver gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.

III. Os leitores e poetas que participarem do concurso devem enviar suas versões atualizadas do poema para o gabinete da presidência em protesto ao projeto de lei de imigração.

IV. O jornal lançou um concurso de poesia em parceria com o governo norte-americano para substituir o poema gravado na Estátua da Liberdade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Afirmativa (I): Em resposta ao projeto de lei, o jornal desafiou os seus leitores a enviarem uma versão dos versos de Lazarus que reflita a proposta de alteração das leis de imigração.
➦Conforme o texto, o jornal convida os leitores a escreverem uma versão do poema de Emma Lazarus em resposta à nova política de imigração. Os leitores poetas devem imaginar qual seria o poema que o presidente Trump gostaria de ver escrito no pedestal da estátua da Liberdade ou como ele reescreveria a mensagem de compaixão americana.
"[...] In response, we’d like you to write poems that riff on the final lines Lazarus’s work. What poem
would Trump like to see at the base of the Statue of Liberty? How would Trump rewrite the message of American compassion?"
*Afirmativa (II): Vários poetas americanos foram convidados pelo jornal a imaginar o poema que o presidente gostaria de ver gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.
O texto informa que o jornal britânico convidou 21 poetas para escrever o poema que Trump gostaria de ver gravado na Estátua da Libedade.
"[...] And so, the Guardian asked 21 American poets to imagine in writing what type of poem would Trump
like to see at the statue?"
*Afirmativa (III): Os leitores e poetas que participarem do concurso devem enviar suas versões atualizadas do poema para o gabinete da presidência em protesto ao projeto de lei de imigração.
Segundo o texto, os leitores devem enviar seus poemas para a redação do jornal. Eles publicarão aqueles que mais gostarem.
"[...] We’ll publish a selection of our favorite reader-submitted poems."
*Afirmativa (IV): O jornal lançou um concurso de poesia em parceria com o governo norte-americano para substituir o poema gravado na Estátua da Liberdade.
O concurso de poemas foi iniciativa do jornal The Guardian. Não há informação a respeito de substituição do poema de Emma Lazarus na Estátua da Liberdade.


09  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

A partir da leitura dos dois poemas presentes no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) Em seu poema, John Yau usou o mesmo eu-lírico do poema de Lazarus como estratégia para acrescentar ênfase às atuais mudanças ideológicas.

(  ) No poema de Yau, o uso de “or else”, no início do último verso, reflete o temor do eu-lírico frente à ameaça da chegada de imigrantes.

(  ) No verso “Give me your tired, your poor” do poema da Lazarus, a escolha verbal enfatiza o desejo de acolher os imigrantes. A oposição a essa vontade é expressa pelos versos “Let the mucky masses. . . ” e “Let them stay wretched...”, no poema de Yau.

(  ) No último verso do poema de Lázarus, “the golden door” refere-se literalmente à passagem pelo departamento de imigração americano.

(  ) No poema de John Yau, o verso “Let the mucky masses camp on their own dirty shore” denota o desprezo que o eu-lírico tem pelos imigrantes e suas origens.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, F, V.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, F, V.

👍  Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* A 1ª afirmativa está incorreta: No poema de John Yau , o eu-lírico é do Presidente Donald Trump. No poema de Lazarus, percebe-se que a voz no poema é a da Estátua da Liberdade.
(F) Em seu poema, John Yau usou o mesmo eu-lírico do poema de Lazarus como estratégia para acrescentar ênfase às atuais mudanças ideológicas.
➦ No poema de John Yau , o eu-lírico é do Presidente Donald Trump. No poema de Lazarus, percebe-se que a voz no poema é a da Estátua da Liberdade.
Podemos perceber isso logo pelo título: “The New Colossus as Donald Trump” (O Novo Colosso como Donald Trump). Fica subentendido que a voz no
poema é a do presidente dos EUA, Donald Trump.
No poema de Lazarus, percebe-se que a voz no poema é a da Estátua da Liberdade. Pode-se comprovar isso pelo trecho: I lift my lamp beside the golden door! (Eu levanto minha tocha perto da porta
dourada!).
(F) No poema de Yau, o uso de "or else", no início do último verso, reflete o temor do eu-lírico frente à ameaça da chegada de imigrantes.
A expressão “Or else” introduz uma ameaça. Se aquilo que foi dito anteriormente não for atendido (no caso do poema, o envio do tipo de imigrantes apropriado), haverá consequências (I will close
the gate to my golden hotel).
Portanto, o eu-lírico não expressa temor frente à chegada dos imigrantes
(V) No verso “Give me your tired, your poor” do poema da Lazarus, a escolha verbal enfatiza o desejo de acolher os imigrantes. A oposição a essa vontade é expressa pelos versos "Let the mucky masses..." e "Let them stay wretched...", no poema de Yau.
No verso temos "give me"(dê-me). O eu-lírico pede que lhe sejam dados aqueles que estão cansados, que são pobres, os miseráveis, os rejeitados, sem teto e maltratados.
Existe, portanto, o desejo de ter/receber aqueles indivíduos.
No poema de Yau, a expressão usada é "Let them stay wretched"(deixe-os ...), no imperativo expressa um comando, um aviso. Poderia ser traduzido por "que permaneçam miseráveis".
(F) No último verso do poema de Lázarus, “the golden door” refere-se literalmente à passagem pelo departamento de imigração americano.
➦"The Golden door" é usada metaforicamente aqui, representando a entrada para um mundo/lugar melhor, ou seja, os imigrantes estariam passando de um mundo de sofrimento para um mundo supostamente melhor.
(V) No poema de John Yau, o verso "Let the mucky masses camp on their own dirty shore" denota o desprezo que o eu-lírico tem pelos imigrantes e suas origens.
O verso poderia ser traduzido por "deixe que as massas imundas acampem em suas próprias praias sujas."
A repetição de palavras que denotam sujeira e
imundície (mucky, dirty) expressa o sentimento de que aqueles indivíduos são perniciosos, inconvenientes ou que podem prejudicar quem entrar em contato com eles.
O eu-lírico do poema refere-se aos imigrantes utilizando esses adjetivos para enfatizar a necessidade de manter distância, pois são sujos, contaminados e vivem em meio à sujeira.


10  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Sobre os elementos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta.

a) O ‘s usado em "Trump’s plan" e "CNN's Jim Acosta” é a contração do verbo to be na 3ª pessoa do singular.
b) Em “Under the plan” o termo sublinhado indica a posição ocupada pelo plano.
c) Em “American values like equality and opportunity” o termo grifado é o verbo principal da oração.
d) O trecho “Nobel prizes winners would be given preference” está na voz passiva.
e) No trecho “we’d like you to write” o ‘d é a contração do auxiliar “had”.

👍 Gabarito  D 
*Alternativa (A): O 's usado em "Trump's plan" e "CNN's Jim Acosta” é a contração do verbo to be na 3ª pessoa do singular.
O 's usado nos trechos selecionados é a marca do “genitive case” e indica uma relação de posse entre as partes.
*Alternativa (B): Em "Under the plan" o termo sublinhado indica a posição ocupada pelo plano.
Na sentença, UNDER significa "de acordo com".
*Alternativa (C): Em "American values like equality and opportunity" o termo grifado é o verbo principal da oração.
Na frase, LIKE é uma preposição que introduz uma similaridade e pode ser traduzida por “como” ou “tais como”.
*Alternativa (D): O trecho "Nobel prizes winners would be given preference" está na voz passiva.
➦O trecho está na voz passiva, formada pelo auxiliar would +forma infinitiva do verbo to be +particípio passado do verbo principal.
*Alternativa (E): No trecho "we'd like you to write" o ‘d é a contração do auxiliar "had".
Na sentença acima, o 'd é a contração do verbo auxiliar "would": "we would like you to write"(Gostaríamos que vocês escrevessem)