domingo, 23 de dezembro de 2018

UNESP 2018 – LÍNGUA INGLESA – 1ª FASE – 2º SEMESTRE

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE-13/05/2018.

 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Cartoon 1 | http://theatheistpig.com | Cartoon 2 http://s3.amazonaws.com |
 Text (2) – When it comes to politics and "fake news,"
facts aren't enough
 | 
www.npr.org |
 PROVA:
 TEXT 1:
 TRADUÇÃO - CARTOON 1:
➭ 1º QUADRINHO:
  • I'm tired of all this fake news. It's dividing our country.
  • Estou cansado de todas essas notícias falsas. Está dividindo nosso país.
  • How do you determine if news is fake or not? What method do you use investigate that?
  • Como você determina se uma notícia é falsa ou não? Que método você usa para investigar isso?
➭ 2º QUADRINHO:
  • Investigate?
  • Investigar?
  • Yeah, if you declare news to be fake, surely you have a method you use to arrive at that conclusion.
  • Sim, se você declarar que as notícias são falsas, certamente você tem um método que você usa para chegar a essa conclusão. As notícias locais são falsas?
➭ 3º QUADRINHO:
  • Well, if it goes against my biases and beliefs, it's fake.
  • Bem, se ela for contra minhas inclinações e crenças, ela é falsa.
  • Don't you care about truth?
  • Você não se importa com a verdade?
➭ 4º QUADRINHO:
  • Well, if I believe it, then it's true and that's good enough for me.
  • Bem, se eu acreditar, então é verdade e isso é suficientemente bom para mim.
  • If you don't pursue the truth, you'll never recognize the lies.
  • Se não perseguir a verdade, nunca reconhecerá as mentiras.
 TRADUÇÃO - CARTOON 2:
  • How do you know if a news story is true?
  • Como saber se uma notícia é verdadeira?
  • If I agree with it.
  • Se eu concordar com ela.
 QUESTIONÁRIO - CARTOON 1 & CARTOON 2:
Cartum 1

Cartum 2
(http://s3.amazonaws.com. Adaptado.)
21 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Os homens dos cartuns 1 e 2
(A) têm uma visão semelhante sobre o que consideram notícia falsa.
(B) discordam sobre o que é verdadeiro ou falso na mídia.
(C) consideram que a mídia deve garantir a veracidade das notícias.
(D) estão preocupados com a proliferação de notícias falsas.
(E) questionam se os valores pessoais alteram a compreensão das notícias.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os homens dos cartuns 1 e 2
*Alternativa (A): têm uma visão semelhante sobre o que consideram notícia falsa.
➦ Eles concordam que uma notícia falsa é aquela com a qual eles não concordam.
➦No 2º quadro da 1ª Tirinha:
"Well, if it goes against my biases and beliefs, it's fake."
(Bem, se ela for contra meus preconceitos e crenças, ela é falsa.)
➦Na 2ª Tirinha:
"If I agree with it."
(Se eu concordar com ela.)

22 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
In the cartoon 1, the animal
(A) agrees that it is easy to determine what fake news is.
(B) confronts and criticizes the man's point of view.
(C) believes that sometimes lies should be recognized as truths.
(D) also thinks that fake news divide people.
(E) explains the method it uses to discover what fake news is.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No desenho 1, o animal
*Alternativa (A): concorda que é fácil determinar o que são notícias falsas.
*Alternativa (B): confronta e critica o ponto de vista do homem.
➦No 1º e 4º quadro, o animal confronta e critica o
ponto de vista do homem.
Veja no trechos:
"Yeah, if you declare news to be fake, surely you have a method you use to arrive at that conclusion."
(Sim, se você declarar que a notícia é falsa, certamente você tem um método que você usa para chegar a essa conclusão.)
"If you don't pursue the truth, you’ll never recognize the lies."
(Se você não persegue a verdade, nunca reconhecerá as mentiras)
*Alternativa (C): acredita que às vezes as mentiras devem ser reconhecidas como verdades.
*Alternativa (D): também acha que as notícias falsas dividem as pessoas.
*Alternativa (E): explica o método usado para descobrir o que são notícias falsas.
23 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Na fala do terceiro quadrinho do cartum 1 "Well, if it goes against my biases and beliefs, it’s fake", o termo sublinhado equivale, em português, a
(A) ordens.
(B) pesquisas.
(C) questionamentos.
(D) inclinações.
(E) sugestões.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): ordens.
*Alternativa (B): pesquisas.
*Alternativa (C): questionamentos.
*Alternativa (D): inclinações.
*Alternativa (E): sugestões.
24 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No último quadrinho do cartum 1, por meio da fala "If you don't pursue the truth, you'll never recognize the lies", o personagem
(A) chega a meio-termo conciliatório.
(B) respeita a opinião do interlocutor.
(C) adverte o interlocutor.
(D) mostra que os conflitos não interferem na amizade.
(E) revê sua própria opinião
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): chega a meio-termo conciliatório.
*Alternativa (B): respeita a opinião do interlocutor.
*Alternativa (C): adverte o interlocutor.
*Alternativa (D): mostra que os conflitos não interferem na amizade.
*Alternativa (E): revê sua própria opinião

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
When it comes to politics and "fake news,"
facts aren't enough
Quando se trata de política e "notícias falsas",
fatos não são suficientes
The myth that vaccines cause autism has persisted, even though the facts paint an entirely different story.
O mito de que as vacinas causam autismo tem persistido, embora os fatos pintem uma história inteiramente diferente.
In today's political climate, it sometimes feels like we can't even agree on basic facts. We bombard each other with statistics and figures, hoping that more data will make a difference. A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt. We’re left wondering, "Why can’t they just see? It’s so obvious!"
No clima político de hoje, às vezes parece que não podemos sequer concordar em fatos básicos. Bombardeamo-nos mutuamente com estatísticas e números, esperando que mais dados façam a diferença. Uma pessoa progressista pode mostrar-lhe os mesmos gráficos de mudança climática vezes sem conta, enquanto uma pessoa conservadora pode apontar para os trilhões de dólares de crescente dívida nacional. Ficamos a pensar: "Porque é que eles não conseguem ver? É tão óbvio! "
Certain myths are so pervasive that no matter how many experts disprove them, they only seem to grow in popularity. There’s no shortage of serious studies showing no link between autism and vaccines, for example, but these are no match for an emotional appeal to parents worried for their young children.
Certos mitos são tão difundidos que, não importa quantos peritos os refutem, só parecem crescer em popularidade. Não faltam estudos sérios que mostrem que não há ligação entre autismo e vacinas, por exemplo, mas estes não correspondem a um apelo emocional aos pais preocupados com os seus filhos pequenos.
Tali Sharot, a cognitive neuroscientist at University College London, studies how our minds work and how we process new information. In her upcoming book, The Influential Mind, she explores why we ignore facts and how we can get people to actually listen to the truth. Tali shows that we’re open to new information – but only if it confirms our existing beliefs. We find ways to ignore facts that challenge our ideals. And as neuroscientist Bahador Bahrami and colleagues have found, we weigh all opinions as equally valid, regardless of expertise.
Dr. Sharot, neurocientista cognitivo da University College London, estuda como nossas mentes funcionam e como processamos novas informações. Em seu próximo livro, A Mente Influente, ela explora por que ignoramos fatos e como podemos fazer com que as pessoas realmente ouçam a verdade. Ele mostra que estamos abertos a novas informações - mas somente se confirmar nossas crenças existentes. Encontramos maneiras de ignorar fatos que desafiam nossos ideais. E como o neurocientista Bahador Bahrami e os colegas descobriram, pesamos todas as opiniões como igualmente válidas, independentemente da experiência.
So, having the data on your side is not always enough. For better or for worse, Sharot says, emotions may be the key to changing minds.
Então, ter os dados do seu lado nem sempre é suficiente. Para o melhor ou para o pior, diz Sharot, as emoções podem ser a chave para mudar as mentes.
(Shankar Vedantam. www.npr.org. Adaptado.)
25 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
De acordo com o texto, as pessoas
(A) tendem a descartar fatos que conflitam com suas
crenças.
(B) são propensas a rejeitar quaisquer informações novas.
(C) valorizam as opiniões de especialistas em um determinado assunto.
(D) acreditam em fatos embasados em estatísticas e
números.
(E) estão cada vez mais dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, as pessoas
*Alternativa (A): tendem a descartar fatos que conflitam com suas crenças.
*Alternativa (B): são propensas a rejeitar quaisquer informações novas.
*Alternativa (C): valorizam as opiniões de especialistas em um determinado assunto.
*Alternativa (D): acreditam em fatos embasados em estatísticas e números.
*Alternativa (E): estão cada vez mais dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil.

26 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do primeiro parágrafo "A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt", o termo sublinhado indica sentido de
(A) alternativa.
(B) tempo.
(C) consequência.
(D) preferência.
(E) contraste.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - CONJUNÇÕES: WHILE(ao passo que) transmite ideia de CONTRASTE:
*Alternativa (A): alternativa.
*Alternativa (B): tempo.
*Alternativa (C): consequência.
*Alternativa (D): preferência.
*Alternativa (E): contraste.
➦IDEIA CONTEXTUAL da conjunção WHILE:
A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt"
(Uma pessoa progressista pode mostrar os mesmos gráficos de mudança climática várias vezes, ao passo que, uma pessoa conservadora pode apontar para os trilhões de dólares em dívidas nacionais crescentes)

27 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
According to the second paragraph, the link between vaccines and autism
(A) is accepted by both parents and experts.
(B) is a true fact that worries most experts.
(C) has been established by recent studies.
(D) is a myth many people believe in.
(E) has been shown in many young children.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): é aceito por pais e especialistas.
*Alternativa (B): é um fato verdadeiro que preocupa a maioria dos especialistas.
*Alternativa (C): foi estabelecido por estudos recentes.
*Alternativa (D): é um mito em que muitas pessoas acreditam.
*Alternativa (E): foi demonstrado em muitas crianças pequenas.

28 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do segundo parágrafo "but these are no matchfor an emotional appeal to parents worried for their young children", o termo sublinhado refere-se a
(A) “experts”.
(B) “studies”.
(C) “autism and vaccines”.
(D) “parents”.
(E) “myths”.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - Questão sobre PRONOME REFERENCIADOR:
*Alternativa (A): “experts”.
*Alternativa (B): “studies”.
*Alternativa (C): “autism and vaccines”.
*Alternativa (D): “parents”.
*Alternativa (E): “myths”.
➦O pronome THESE refere-se ➝ ao substantivo STUDIES, veja:
"[...] there's no shortage of serious studies showing no link between autism and vaccines, for example, but these are no match for an emotional appeal to parents worried for their young children.”

29 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
O trecho do terceiro parágrafo "we weigh all opinions as equally valid, regardless of expertise" quer dizer que as pessoas
(A) não diferenciam opiniões de leigos das de especialistas.
(B) não percebem a ideologia por trás das opiniões.
(C) não conseguem avaliar posições contraditórias.
(D) mudam de ideia com facilidade.
(E) aceitam a opinião da maioria como válida.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): não diferenciam opiniões de leigos das de especialistas.
*Alternativa (B): não percebem a ideologia por trás das opiniões.
*Alternativa (C): não conseguem avaliar posições contraditórias.
*Alternativa (D): mudam de ideia com facilidade.
*Alternativa (E): aceitam a opinião da maioria como válida.

30 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do quarto parágrafo "emotions may be the key to changing minds", o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido no texto, por:
(A) must.
(B) has to.
(C) can.
(D) used to.
(E) will.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - MODAL VERBS: "MAY" com ideia de possibilidade, e que portanto intercambiável por CAN.:
*Alternativa (A): must.
*Alternativa (B): has to.
*Alternativa (C): can.
*Alternativa (D): used to.
*Alternativa (E): will.

sábado, 22 de dezembro de 2018

UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-2ªFASE-PROVA DISCURSIVA

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-2ªFASE-PROVA DISCURSIVA. Aplicada em 17/12/2018.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVAIt consists of 04 questions.

 PROVA:

 VOCABULÁRIO:

1-VERBS:
• [to captivate = to hold the attention of someone by being extremely interesting, exciting, pleasant, or attractive]
• [Monsters captivated the imagination of medieval men and women = Os Monstros cativaram a imaginação de homens e mulheres medievais]
• [to stray = to start thinking or talking about a different subject from the one you should be giving attention to.]
• [to stray from the norm= desviar da norma]

2-ADJECTIVE PHRASES(Adjective+noun):
• [superb collection = coleção soberba, excelente coleção]
• [the Middle Ages = a Idade Média]

3-COLLOCATIONS:
• [just as they continue to = da mesma forma que eles(elas) continuam a]

 PROVA:

 TEXT 1Leia o texto para responder, em português, às questões 01 e 02.

Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders

"Siren", from Abus du monde
(The abuses of the world), France, Rouen, ca. 1510.
New York, The Morgan Library & Museum.

Monsters captivated the imagination of medieval men and women, just as they continue to fascinate us today. Drawing on the Morgan’s superb collection of illuminated manuscripts, this major exhibition, the first of its kind in North America, will explore the complex social role of monsters in the Middle Ages.

Medieval Monsters will lead visitors through three sections based on the ways monsters functioned in medieval societies. “Terrors” explores how monsters enhanced the aura of those in power, be they rulers, knights, or saints. A second section on "Aliens" demonstrates how marginalized groups in European societies – such as Jews, Muslims, women, the poor, and the disabled – were further alienated by being figured as monstrous. The final section, "Wonders", considers a group of strange beauties and frightful anomalies that populated the medieval world. Whether employed in ornamental, entertaining, or contemplative settings, these fantastic beings were meant to inspire a sense of marvel and awe in their viewers.

Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders runs from June 8 to September 23, 2018 at The Morgan Library & Museum.

(www.themorgan.org, s/d. Adaptado.)

01 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) De acordo com o primeiro parágrafo, qual é a justificativa para uma exposição de iluminuras de monstros da Idade Média atualmente? Qual é a proposta da exposição?
A justificativa é de que os monstros cativaram a imaginação de homens e mulheres medievais, da mesma forma que  continuam a nos fascinar até hoje.
- A proposta é explorar o complexo papel social dos monstros na Idade Média.
b) O que os grupos sociais retratados na seção "Aliens" têm em comum? Qual era a consequência, na Idade Média, de se retratar esses grupos sociais como monstros?
- Os "Aliens", que eram considerados monstruosos, retratam os grupos marginalizados na Europa na Idade Média, como judeus, muçulmanos, mulheres, pobres e deficientes. Portanto tais grupos tinha em comum a marginalização.
- A consequência é que foram ainda mais alienados por serem considerados ou figurados como monstruosos.

02 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) Com que função eram empregadas as iluminuras da seção "Wonders" na Idade Média? Qual era o efeito produzido sobre o público?
- A seção WONDERS, considera um grupo de belezas estranhas e anomalias assustadoras que povoaram o mundo medieval com função em ambientes ornamentais, de entretenimento ou contemplativos.
- O efeito era produzir uma sensação de maravilha e temor em seus espectadores.

b) Em que seção da exposição a imagem "Siren", apresentada no texto, poderia estar localizada? Justifique sua resposta com base nas características dos grupos representados em cada seção.
- A imagem "Siren", apresentada no texto, poderia estar localizada na seção WONDERS tendo em vista ser um grupo de belezas estranhas e anomalias assustadoras.

 TEXT 2Leia o texto para responder, em português, às questões 03 e 04.

Medievil: the monstrous middle ages

"Blemmyae" from the Nurenberg Chronicle (1493)
(www.theoi.com)

Monsters are still everywhere. Godzilla keeps stomping through silver-screen cities, zombies lurch through eight seasons of the TV series “The Walking Dead” and the vampires of “Twilight” nibble necks across thousands of pages of the book series by Stephanie Meyer.

But those looking for some historical context should head to the Morgan Library and Museum in New York to see around 70 works (such as illuminated manuscripts) from the 9th to the 16th century that show how ogres of the imagination have always inspired terror and wonder. In a time when the distant was unknowable, they filled the gaps. Almost always from afar, the monster was a substitute for those perceived to stray from the norm.


Pale Man in Pan’s Labyrinth
(www.cinematropical.com)

Keep your eyes peeled for a perennial medieval favourite, the Blemmyae: disgusting headless humanoids with their 
faces transplanted onto their chests. These were quite possibly the inspiration for Guillermo Del Toro’s Pale Man in the film Pan’s Labyrinth (2006) – a horrifying fellow whose eyeballs peer out abjectly from his clawed hands.

(https://espresso.economist.com, 09.06.2018. Adaptado.)


03
 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) De acordo com o texto, cite dois exemplos de monstros que ocorrem em obras contemporâneas.
- Godzilla, zombies, vampires.
b) De acordo com o texto, que tipo de sensação os monstros Blemmyae despertam? Por que os Blemmyae podem ter sido a inspiração para a criação do Homem Pálido no filme O labirinto do fauno (2006)?
- Despertam a sensação de terror e maravilha.
- Perceba que o Blemmyae tem olhos no peito e o Homem Pálido tem os olhos na mão. Portanto os Blemmyae podem ter sido a inspiração para a criação do Homem Pálido devido ao fato de terem em comum os transplante de órgãos.

04 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) De acordo com o texto, a exposição no Morgan Library and Museum abrange qual período histórico? Quantas obras compõem a exposição?
- Do 9º ao 16º século.(from the 9th to the 16th century)
- Cerca de 70 obras (tais como manuscritos iluminados).

b) No trecho do segundo parágrafo "Almost always from afar, the monster was a substitute for those perceived to stray from the norm", os trechos sublinhados podem se referir a que grupos sociais identificados no texto anterior "Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders"? Justifique sua resposta.
- Sim, quase sempre de longe, o monstro era um substituto para aqueles que percebiam se desviar da norma, tais como os grupos sociais ALIENS representados por judeus, muçulmanos, mulheres, pobres e deficientes/incapacitados) os quais têm EM COMUM  a marginalização deles na sociedade européia.

UNESP 2019 – LÍNGUA INGLESA – 1ª FASE – 1º SEMESTRE

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
 UNESP-2019-VESTIBULAR-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-VESTIBULAR-1º SEMESTRE.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
  • Text (1) – She led Latin American Art in a bold new direction – www.nytimes.com. 
  • Text (2) – The Atlantic Slave Trade, 1731-1775 – global.oup.com.
  • Text (3) – Prescriptions for fighting epidemics – www.economist.com.


 Leia o trecho do artigo de Jason Farago, publicado pelo jornal The New York Times, para responder às questões 21 e 22.
She led Latin American Art in a bold new direction
Antropofagia ("Cannibalism"), 1929, a seminal work of Brazilian Modernism by Tarsila do Amaral that is part of a new show of her work at MoMA.

In 1928, Tarsila do Amaral painted Abaporu, a landmark work of Brazilian Modernism, in which a nude figure, half-human and half-animal, looks down at his massive, swollen foot, several times the size of his head. Abaporu inspired Tarsila's husband at the time, the poet Oswald de Andrade, to write his celebrated "Cannibal Manifesto," which flayed Brazil's belletrist writers and called for an embrace of local influences – in fact, for a devouring of them. The European stereotype of native Brazilians as cannibals would be reformatted as a cultural virtue. More than a social and literary reform movement, cannibalism would form the basis for a new Brazilian nationalism, in which, as de Andrade wrote, “we made Christ to be born in Bahia.”

The unconventional nudes of A Negra, a painting produced in 1923, and Abaporu unite in Tarsila’s final great painting, Antropofagia, a marriage of two figures that is also a marriage of Old World and New. The couple sit entangled, her breast drooping over his knee, their giant feet crossed one over the other, while, behind them, a banana leaf grows as large as a cactus. The sun, high above the primordial couple, is a wedge of lemon.
(Jason Farago. www.nytimes.com, 15.02.2018. Adaptado.)

01
 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) 
De acordo com o artigo de Jason Farago, o "Manifesto Antropofágico", escrito por Oswald de Andrade, foi influenciado
(A) pelo quadro Abaporu, produzido por Tarsila do Amaral em 1928.
(B) pela exuberância das paisagens tropicais brasileiras.
(C) pelo quadro Antropofagia, produzido antes da Semana de Arte Moderna.
(D) pelo estereótipo dos povos indígenas brasileiros.
(E) pelo sincretismo religioso na Bahia e pelo primitivismo nas artes plásticas.

👍 Gabarito  A 

02 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) 
A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como

(A) o casamento tradicional entre um homem e uma mulher.
(B) uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés.
(C) a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão.
(D) uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. 
(E) uma mistura entre a Europa e a América.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como
*Alternativa (A): o casamento tradicional entre um homem e uma mulher.
*Alternativa (B): uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés.
*Alternativa (C): a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão.
*Alternativa (D): uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. 
*Alternativa (E): uma mistura entre a Europa e a América.

>> TRECHO QUE JUSTIFICA A RESPOSTA:
  • "[...] The unconventional nudes of A Negra, a painting produced in 1923, and Abaporu unite in Tarsila’s final great painting, Antropofagia, a marriage of two figures that is also a marriage of Old World and New."
  • Os nus não convencionais de A Negra, uma pintura produzida em 1923, e Abaporu se unem na grande pintura final de Tarsila, Antropofagia, um casamento de duas figuras que também é um casamento do Velho Mundo(Europa) com o Novo Mundo(América).
 TEXTO:
The Atlantic Slave Trade, 1731-1775
(global.oup.com)
03 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) Based on the information presented by the map, one can say that, from 1731 to 1775,
(A) the majority of enslaved Africans were taken to the British and French Caribbean colonies.
(B) enslaved Africans from Senegambia were mainly smuggled to Brazil.
(C) a great part of enslaved Africans were forced to work in other African regions.
(D) most enslaved Africans from West Central Africa were taken to British colonies in the Caribbean.
(E) the northern region of the Americas, colonized by the British, received more enslaved Africans than the south.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): a maioria dos africanos escravizados foi levada para as colônias britânicas e francesas do Caribe.
➦Vê quantitativo no mapa, MAIOR volume para o Caribe:
→Colônias britânicas: 848000
→Colônias francesas: 492000
*Alternativa (B): africanos escravizados da Senegâmbia foram contrabandeados principalmente para o Brasil.
*Alternativa (C): grande parte dos africanos escravizados foi forçada a trabalhar em outras regiões africanas.
*Alternativa (D): a maioria dos africanos escravizados da África Central Ocidental foi levada para colônias britânicas no Caribe.
*Alternativa (E): a região norte das Américas, colonizada pelos britânicos, recebeu mais africanos escravizados do que o sul.

 TEXT3: Leia o texto para responder às questões de 04 a 10.
Prescriptions for fighting epidemics

1
Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life. Yet, success in conquering them remains patchy. Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years. What pathogen would cause it is anybody’s guess. Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched. The scariest are both highly lethal and spread easily among humans. Thankfully, bugs that excel at the first tend to be weak at the other. But mutations – ordinary business for germs – can change that in a blink. Moreover, when humans get too close to beasts, either wild or packed in farms, an animal disease can become a human one.
2
A front-runner for global pandemics is the seasonal influenza virus, which mutates so much that a vaccine must be custom-made every year. The Spanish flu pandemic of 1918, which killed 50 million to 100 million people, was a potent version of the "swine flu" that emerged in 2009. The H5N1 "avian flu" strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route.
(www.economist.com, 08.02.2018. Adaptado.)
04 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) De acordo com o primeiro parágrafo,
(A) há perspectivas de erradicar as epidemias nos próximos 40 anos.
(B) as epidemias assolaram principalmente os povos ancestrais nômades.
(C) as mutações que os germes sofrem geralmente atenuam a sua letalidade.
(D) doenças presentes em animais e aves podem se transformar em doenças humanas.
(E) as aves são as principais transmissoras de patógenos, devido à sua mobilidade.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o primeiro parágrafo,
*Alternativa (A): há perspectivas de erradicar as epidemias nos próximos 40 anos.
>> O texto afirma o contrário, ou seja, há perspectivas de AUMENTAR e não erradicar:
  • "[...] Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years."
  • Especialistas prevêem que uma epidemia global, que poderia matar mais de 300 milhões de pessoas, apareceria nos próximos 20 a 40 anos.
*Alternativa (B): as epidemias assolaram principalmente os povos ancestrais nômades.
➦ O texto apenas declara que as epidemias têm atormentado a humanidade desde o início da vida estabelecida, mas não principalmente no inicio da vida nômade, vê no texto:
  • "[...] Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life.
  • Epidemias têm atormentado a humanidade desde o início da vida estabelecida.
*Alternativa (C): as mutações que os germes sofrem geralmente atenuam a sua letalidade.
➦ As mutações não atenuam a sua letalidade e sim podem a intensificar.
  • "[...] Thankfully, bugs that excel at the first tend to be weak at the other. But mutations – ordinary business for germs – can change that in a blink."
  • Felizmente, os bacilos que se destacam no primeiro tendem a ser fracos no outro. Mas as mutações - negócios comuns para germes - podem mudar isso em um piscar de olhos.
*Alternativa (D): doenças presentes em animais e aves podem se transformar em doenças humanas.
>> IDEIA CONTEXTUAL 1(no final do 1ª parágrafo):
  • "[...] Moreover, when humans get too close to beasts, either wild or packed in farms, an animal disease can become a human one."
  • Além disso, quando os seres humanos se aproximam demais dos animais, seja selvagens ou compactados em fazendas, uma doença animal pode se tornar uma doença humana.
>> IDEIA CONTEXTUAL 2(no final do texto):
  • "[...] The H5N1 "avian flu" strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route."
  • A força da gripe aviária H5N1, mortal em 60% dos casos, surgiu na década de 1990, quando um vírus que adoeceu aves fez o salto para um ser humano. O Ebola, o HIV e o Zika seguiram um caminho semelhante.
*Alternativa (E): as aves são as principais transmissoras de patógenos, devido à sua mobilidade.
O texto apenas declara que:
  • "[...] Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched."
  • As chances são de que seja um vírus que se esconde em pássaros ou mamíferos, ou um que ainda não tenha eclodido.
05 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) No trecho do primeiro parágrafo
  • "or one that that has not yet hatched",
o termo sublinhado refere-se a
(A) mutation.
(B) virus.
(C) mammals.
(D) epidemic.
(E) birds.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): mutation.
*Alternativa (B): virus.
*Alternativa (C): mammals.
*Alternativa (D): epidemic.
*Alternativa (E): birds.
>> ONE refere-se → VIRUS, ou seja, ONE substitui o substantivo VIRUS, mencionado anteriormente.
  • "[...] Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched."
  • As chances são de que ele será um vírus que se esconde em pássaros ou mamíferos, ou um virus que ainda não tenha eclodido.
06 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) De acordo com o texto, os especialistas
(A) pressupõem que haverá uma pandemia futura, ainda sem patógeno identificado.
(B) identificaram o vírus que poderá matar mais de 300 milhões de pessoas.
C) presumem que vacinas sejam capazes de conter epidemias, ainda que sem evidências.
(D) acreditam que os vírus mais letais não são transmitidos para os humanos.
(E) estão criando patógenos mutantes em laboratórios para produzir vacinas.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, os especialistas...
*Alternativa (A): pressupõem que haverá uma pandemia futura, ainda sem patógeno identificado.
*Alternativa (B): identificaram o vírus que poderá matar mais de 300 milhões de pessoas.
*Alternativa (C): presumem que vacinas sejam capazes de conter epidemias, ainda que sem evidências.
*Alternativa (D): acreditam que os vírus mais letais não são transmitidos para os humanos.
*Alternativa (E): estão criando patógenos mutantes em laboratórios para produzir vacinas.
>> IDEIA CONTEXTUAL(no  1º parágrafo):
  • "[...] Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years. What pathogen would cause it is anybody's guess. Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched."
  • Especialistas prevêem que uma epidemia global, que poderia matar mais de 300 milhões de pessoas , apareceria nos próximos 20 a 40 anos. Que patógeno causaria isso, ninguém sabe. As chances são de que seja um vírus que se esconde em pássaros ou mamíferos, ou um que ainda não tenha eclodido.
07 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE) No trecho do primeiro parágrafo
  • "Yet, success in conquering them remains patchy",
o termo sublinhado equivale, em português, a
(A) assim mesmo.
(B) portanto.
(C) além disso.
(D) ao invés disso.
(E) no entanto.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - CONJUNÇÃO: YET(porém, contudo, todavia) ➝ transmite ideia adversativa :
*Alternativa (A): assim mesmo.
*Alternativa (B): portanto.
*Alternativa (C): além disso.
*Alternativa (D): ao invés disso.
*Alternativa (E): no entanto.
>> IDEIA CONTEXTUAL:
  • "Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life. Yet, success in conquering them remains patchy."
  • Epidemias têm atormentado a humanidade desde o alvorecer da vida estabelecida. No entanto, o sucesso em conquistá-los permanece rudimentar/irregular.

08 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

No trecho do primeiro parágrafo "can change that in a blink", a expressão sublinhada tem sentido de

(A) confiança.
(B) previsibilidade.
(C) expectativa.
(D) desalento.
(E) rapidez

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - EXPRESSÃO IDIOMÁTICA: in a blink ➝ transmite ideia de rapidez :
*Alternativa (A): confiança.
*Alternativa (B): previsibilidade.
*Alternativa (C): expectativa.
*Alternativa (D): desalento.
*Alternativa (E): rapidez

09 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

No trecho do primeiro parágrafo "Moreover, when humans get too close to beasts", o termo sublinhado indica

(A) acréscimo.
(B) decorrência.
(C) comparação.
(D) condição.
(E) finalidade.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - CONJUNÇÃO: MOREOVER(=futhermore, besides, in a adition) ➝ transmite ideia de ADIÇÃO ou ACRÉSCIMO:
*Alternativa (A): acréscimo.
*Alternativa (B): decorrência.
*Alternativa (C): comparação.
*Alternativa (D): condição.
*Alternativa (E): finalidade.

10 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

De acordo com o segundo parágrafo,

(A) o vírus H5N1 é uma mutação do vírus HIV.
(B) o vírus influenza possui comportamento sazonal, ou seja, é capaz de se espalhar pelos continentes.
(C) a gripe suína de 2009 foi muito mais letal que a gripe espanhola de 1918.
(D) os vírus Ebola, HIV e Zika passaram a contaminar os seres humanos.
(E) um vírus só é considerado perigoso se sua letalidade superar 60% dos casos de contaminação.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o segundo parágrafo,
*Alternativa (A): o vírus H5N1 é uma mutação do vírus HIV.
*Alternativa (B): o vírus influenza possui comportamento sazonal, ou seja, é capaz de se espalhar pelos continentes.
*Alternativa (C): a gripe suína de 2009 foi muito mais letal que a gripe espanhola de 1918.
*Alternativa (D): os vírus Ebola, HIV e Zika passaram a contaminar os seres humanos.
*Alternativa (E): um vírus só é considerado perigoso se sua letalidade superar 60% dos casos de contaminação.
"[...] The H5N1 "avian flu" strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route."
(A linhagen da gripe aviária H5N1, mortal em 60% dos casos, surgiu na década de 1990, quando um vírus que adoeceu aves fez o salto para um ser humano. O Ebola, o HIV e o Zika seguiram um caminho semelhante.)