quarta-feira, 28 de abril de 2021

UNESP/2020 – VESTIBULAR – 1º SEMESTRE –1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE-15/11/2019.

 ESTRUTURA-PROVA:
 14 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.



01 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2020-1ªFASE)
Examine o cartum de Steinberg, publicado em seu Instagram em 06.04.2019.
Para o cartunista, a diferença entre estar ou não estar de dieta limita-se a um sentimento de
(A) culpa.
(B) euforia.
(C) tristeza.
(D) vazio.
(E) satisfação.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
:
Para o cartunista, a diferença entre estar ou não estar de dieta limita-se a um sentimento de
(A) culpa.
(B) euforia.
(C) tristeza.
(D) vazio.
(E) satisfação.
 ELEMENTOS NÃO-VERBAIS:
No 1º quadrinho, o personagem (não estando em dieta) está comendo e não faz reflexão.
No 2º quadrinho, o personagem (estando em dieta) está comendo e fica com sentimento de culpa, ao pensar "I should not be eating this!".
 ELEMENTOS VERBAIS:
- Change Mudança (usado no de sentido de mudança de condição de vida)
- Coins Moedas
 TRADUÇÃO-TEXTO:
- Me. Eu
- Me on a diet. Eu de dieta.
I should not be eating this. Eu não deveria estar comendo isso.

18 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2020-1ªFASE)
Examine o cartum de Pia Guerra, publicado no Instagram da revista The New Yorker em 13.11.2018.
A mercadoria a que o cartum faz alusão está diretamente relacionada ao seguinte problema ambiental:
(A) desertificação.
(B) extinção de espécies.
(C) desmatamento.
(D) assoreamento.
(E) aquecimento global.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
:
A mercadoria a que o cartum faz alusão está diretamente relacionada ao seguinte problema ambiental:
(A) desertificação.
(B) extinção de espécies.
(C) desmatamento.
(D) assoreamento.
(E) aquecimento global.
 ELEMENTOS NÃO-VERBAIS:
- Imagens de dinossauros que por serem animais extintos naturalmente, são encontrados apenas e exclusivamente como fósseis.
 ELEMENTOS VERBAIS: ()
- were selling my body  estavam vendendo meu corpo. (são os fósseis que se transformaram, ao longo das eras, em "petróleo" cuja queima, é uma das principais causas do aquecimento global)
- Three dollars a gallon três dólares por galão (faz referência ao petróleo ou gasolina).
 TRADUÇÃO-TEXTO:
- I had that dream again where the small hairy creatures were selling my body for three dollars a gallon. Tive novamente aquele sonho em que pequenas criaturas peludas vendiam meu corpo por três dólares o galão.

❑ TEXTO:
 TRADUÇÃO - TEXTO:
Cerrado
Located between the Amazon, Atlantic Forests and Pantanal, the Cerrado is the largest savanna region in South America.
Localizado entre a Amazônia, Florestas Atlânticas e Pantanal, o Cerrado é a maior região de savana da América do Sul.
The Cerrado is one of the most threatened and over-exploited regions in Brazil, second only to the Atlantic Forests in vegetation loss and deforestation. Unsustainable agricultural activities, particularly soy production and cattle ranching, as well as burning of vegetation for charcoal, continue to pose a major threat to the Cerrado’s biodiversity. Despite its environmental importance, it is one of the least protected regions in Brazil.
O Cerrado é uma das regiões mais ameaçadas e sobreexploradas do Brasil, ficando atrás apenas das Florestas Atlânticas em perda de vegetação e desmatamento. As atividades agrícolas insustentáveis, especialmente a produção de soja e a criação de gado, bem como a queima de vegetação para carvão vegetal, continuam a representar uma grande ameaça à biodiversidade do Cerrado. Apesar de sua importância ambiental, é uma das regiões menos protegidas do Brasil.
Facts & Figures
Fatos e Números
•  Covering 2 million km2 , or 21% of the country’s territory, the Cerrado is the second largest vegetation type in Brazil.
• Cobrindo 2 milhões de km2, ou 21% do território do país, o Cerrado é o segundo maior tipo de vegetação do Brasil.
•  The area is equivalent to the size of England, France, Germany, Italy and Spain combined.
• A área é equivalente ao tamanho da Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha combinados.
•  More than 1,600 species of mammals, birds and reptiles have been identified in the Cerrado.
•  Mais de 1.600 espécies de mamíferos, aves e répteis já foram identificadas no Cerrado.
•  Annual rainfall is around 800 to 1600 mm.
•  A precipitação anual é de cerca de 800 a 1600 mm.
•  The capital of Brazil, Brasilia, is located in the heart of the Cerrado.
•  A capital do Brasil, Brasília, está localizada no coração do Cerrado.
•  Only 20% of the Cerrado’s original vegetation remains intact; less than 3% of the area is currently guarded by law.
Apenas 20% da vegetação original do Cerrado permanece intacta; menos de 3% da área é atualmente protegida por lei.
21 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)

The excerpt from the second paragraph

Despite its environmental importance, it is one of the least protected regions in Brazil

is reflected in the following item from Facts & Figures:

(A) “Only 20% of the Cerrado’s original vegetation remains intact; less than 3% of the area is currently guarded by law.” (B) “The capital of Brazil, Brasilia, is located in the heart of the Cerrado.”
(C) “More than 1,600 species of mammals, birds and reptiles have been identified in the Cerrado.”
(D) “Annual rainfall is around 800 to 1600 mm.”
(E) “Covering 2 million km2 , or 21% of the country’s territory, the Cerrado is the second largest vegetation type in Brazil.”
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
The excerpt from the second paragraph
O trecho do segundo parágrafo

Despite its environmental importance, it is one of the least protected regions in Brazil
“Apesar de sua importância ambiental, é uma das regiões menos protegidas do Brasil”
is reflected in the following item from Facts & Figures:
é refletido no seguinte item de Facts & Figures:

(A) “Only 20% of the Cerrado’s original vegetation remains intact; less than 3% of the area is currently guarded by law.” – “Apenas 20% da vegetação original do Cerrado permanece intacta; menos de 3% da área é atualmente protegida por lei.”
(B) “The capital of Brazil, Brasilia, is located in the heart of the Cerrado.” – “A capital do Brasil, Brasília, está localizada no coração do Cerrado.”
(C) “More than 1,600 species of mammals, birds and reptiles have been identified in the Cerrado.” – “Mais de 1.600 espécies de mamíferos, aves e répteis já foram identificadas no Cerrado.”
(D) “Annual rainfall is around 800 to 1600 mm.” – "A precipitação anual é de cerca de 800 a 1600 mm.”
(E) “Covering 2 million km2 , or 21% of the country’s territory, the Cerrado is the second largest vegetation type in Brazil.” – “Com 2 milhões de km2, ou 21% do território nacional, o Cerrado é a segunda maior vegetação do Brasil.”

22 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do segundo parágrafo
Despite its environmental importance”,
o termo sublinhado equivale, em português, a
(A) desde que.
(B) de acordo com.
(C) devido a.
(D) apesar de.
(E) além de.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - PREPOSITION - DESPITE - APESAR DE:
 DESPITE (preposition) – APESAR DE. [www.linguee.com.br]
 DESPITE (preposition) – Sinônimo de NOTWITHSTANDING. [https://dictionary.cambridge.org]
23 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)
The first item from Facts & Figures states that the Cerrado is the second largest vegetation type in Brazil.
Which is the first largest vegetation type depicted in Map 1?
(A) Chaco.
(B) Atlantic forest.
(C) Caatinga.
(D) Subtropical grassland.
(E) Rain forest.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
The first item from Facts & Figures states that the Cerrado is the second largest vegetation type in Brazil.
O primeiro item de Fatos & Números afirma que o Cerrado é a segunda maior vegetação do Brasil.
Which is the first largest vegetation type depicted in Map 1?
Qual é o primeiro maior tipo de vegetação representado no Mapa 1?
(A) Chaco. – Chaco.
(B) Atlantic forest. – Mata Atlântica.
(C) Caatinga – Caatinga.
(D) Subtropical grassland. – Campo subtropical.
(E) Rain forest. – Floresta tropical.

24 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)
By comparing maps 1 and 2, one can say that the Brazilian administrative area totally covered by the Cerrado is
(A) Bahia.
(B) São Paulo.
(C) Mato Grosso.
(D) Distrito Federal.
(E) Paraná.
 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
By comparing maps 1 and 2, one can say that the Brazilian administrative area totally covered by the Cerrado is
Comparando os mapas 1 e 2, pode-se dizer que a área administrativa brasileira totalmente coberta pelo Cerrado é
(A) Bahia.
(B) São Paulo.
(C) Mato Grosso.
(D) Distrito Federal.
(E) Paraná.

25 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)
(http://esa.un.org. Adaptado.)
The chart shows that the approximate period of time when both urban and rural estimated populations were equal was
(A) just before 2005.
(B) from 2010 onwards.
(C) before 1950, not pictured in the chart.
(D) from 1950 to 1980, when the lines were parallel.
(E) a bit after 2005 to around 2010.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
The chart shows that the approximate period of time when both urban and rural estimated populations were equal was
O gráfico mostra que o período aproximado de tempo em que as populações urbanas e rurais estimadas eram iguais foi
(A) just before 2005. – pouco antes de 2005.
(B) from 2010 onwards. – de 2010 em diante.
(C) before 1950, not pictured in the chart. – antes de 1950, não retratado no gráfico.
(D) from 1950 to 1980, when the lines were parallel. – de 1950 a 1980, quando as linhas eram paralelas.
(E) a bit after 2005 to around 2010. – um pouco depois de 2005 até por volta de 2010. (onde as linhas cruzam-se)

26 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2020)
http://iniscommunication.com
The objective of the comic is to
(A) promote the recycling of domestic garbage.
(B) prevent the proliferation of malaria vector mosquitoes.
(C) keep the community and public places clean.
(D) motivate children to kill deadly malaria mosquitoes.
(E) frighten the population with threats about diseases.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
:
O objetivo da história em quadrinhos é
(A) promote the recycling of domestic garbage. promover a reciclagem do lixo doméstico. (ERRADA)
O aviso não faz menção de "the recycling".
(B) prevent the proliferation of malaria vector mosquitoesprevenir a proliferação de mosquitos vetores da malária. (CORRETA)
(C) keep the community and public places clean. manter a comunidade e os locais públicos limpos. (ERRADA)
O aviso não faz menção de "public places".
(D) motivate children to kill deadly malaria mosquitoes. motivar as crianças a matar os mosquitos mortais da malária. (ERRADA)
* O aviso não faz menção de "to kill".
(E) frighten the population with threats about diseases. assustar a população com ameaças sobre doenças. (ERRADA)
O aviso não faz menção de "frighten the population".
 ELEMENTOS NÃO-VERBAIS:
Um aviso.
 ELEMENTOS VERBAIS
- Keep them away  Mantenha os mosquitos longe. (PROPOSTA PRINCIPAL DO TEXTO).
* É obvio que a limpeza é um dos fatores para impedir a proliferação de mosquitos. No entanto, altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem também o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito.)
- by keeping clean ao manter a limpeza.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
- If you drop your litter, you are inviting mosquitoes into your community. Keep them away by keeping clean. Se você jogar lixo no chão, estará convidando mosquitos para sua comunidade. Mantenha-os longe ao manter a limpeza.

❑ TEXTO:

 TRADUÇÃO - TEXTO 6:

Tate Modern – London
Hélio Oiticica
Until Summer 2019


(Hélio Oiticica. Tropicália, Penetrables PN2 “Purity is a myth” and PN3 “Imagetical”, 1966-1967.)
Tropicália
Tropicália is used to describe the explosion of cultural creativity in Rio de Janeiro and São Paulo in 1968 as Brazil’s military regime tightened its grip on power.
A Tropicália é usada para descrever a explosão da criatividade cultural no Rio de Janeiro e em São Paulo, em 1968, quando o regime militar brasileiro apertou seu controle sobre o poder.
Many of the artists, writers and musicians associated with Tropicália came of age during the 1950s in a time of intense optimism when the cultural world had been encouraged to play a central role in the creation of a democratic, socially just and modern Brazil. Nevertheless, a military coup in 1964 had brought to power a right-wing regime at odds with the concerns of left-wing artists. Tropicália became a way of exposing the contradictions of modernisation under such an authoritarian rule.
Muitos dos artistas, escritores e músicos associados à Tropicália envelheceram durante a década de 1950, numa época de intenso otimismo em que o mundo cultural tinha sido incentivado a desempenhar um papel central na criação de um Brasil democrático, socialmente justo e moderno. No entanto, um golpe militar em 1964 levou ao poder um regime de direita em desacordo com as preocupações dos artistas de esquerda. A Tropicália tornou-se uma forma de expor as contradições da modernização sob tal regime autoritário.
The word Tropicália comes from an installation by the artist Hélio Oiticica, who created environments that were designed to encourage the viewer’s emotional and intellectual participation. Oiticica called them “penetrables” because people were originally encouraged to enter them. They mimic the improvised, colourful dwellings in Rio de Janeiro’s favelas, or shanty towns. The lush plants and sand help to convey a sense of the tropical character of the city. When Oiticica exhibited the work, he also included live parrots.
A palavra Tropicália vem de uma instalação do artista Hélio Oiticica, que criou ambientes que foram projetados para incentivar a participação emocional e intelectual do espectador. Oiticica os chamou de "penetráveis" porque as pessoas eram originalmente incentivadas a entrar neles. Imitam as habitações improvisadas e coloridas das favelas do Rio de Janeiro, ou bairros de favelas. As exuberantes plantas e areia ajudam a transmitir uma sensação do caráter tropical da cidade. Quando Oiticica exibiu o trabalho, ele também incluiu papagaios vivos.
From its beginning, Tropicália was seen as a re-articulation of Anthropophagia (“cannibalism”), an artistic ideology promoted by Oswald de Andrade.
Desde o início, a Tropicália foi vista como uma rearticulação da Antropofagia (“canibalismo”), ideologia artística promovida por Oswald de Andrade.
(www.tate.org.uk. Adaptado.)
27 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)

De acordo com o texto, a Tropicália

(A) congregou artistas de diversos matizes ideológicos, tanto favoráveis como contrários ao regime militar.
(B) foi um movimento eminentemente musical, que transmitia o otimismo da década de 1950.
(C) foi um movimento artístico-cultural que se apropriou do ideário da Antropofagia.
(D) foi um movimento cultural interrompido pelo regime militar.
(E) teve seu ápice incentivado pela explosão industrial nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

28 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)

No trecho do segundo parágrafo

Nevertheless, a military coup in 1964”,

o termo sublinhado indica

(A) contraste.
(B) consequência.
(C) opinião.
(D) aprovação.
(E) alternativa.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

29 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)

No trecho do segundo parágrafo

“a right-wing regime at odds with the concerns of left-wing artists”,

a expressão sublinhada tem sentido de

(A) reconhecimento.
(B) argumentação.
(C) parcialidade.
(D) consonância.
(E) conflito.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, VOCABULÁRIO, INFERÊNCIA, IDÉIA CONTEXTUAL:

30 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)
De acordo com o terceiro parágrafo, a obra Tropicália, de Hélio Oiticica,
(A) fez com que os intelectuais da época ficassem emocionados.
(B) referia-se à penetração da favela na cidade.
(C) estimulava o público a adentrar a instalação.
(D) pretendia mostrar como seriam as favelas urbanizadas.
(E) propunha um debate ecológico ao usar plantas e pássaros reais.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

❑ TEXTO:

 TRADUÇÃO-TEXTO:

The General Data Protection Regulation (GDPR), which came into force in 2018, was the biggest shake-up to data privacy in 20 years. A slew of recent high-profile breaches has brought the issue of data security to public attention. Claims surfaced last year that the political consultancy Cambridge Analytica used data harvested from millions of Facebook users without their consent. People are increasingly realizing that their personal data is not just valuable to them, but hugely valuable to others. Now the law on data protection is about to catch up with technological changes.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RDA), que entrou em vigor em 2018, foi o maior abalo para a privacidade dos dados em 20 anos. Uma série de violações recentes de grande visibilidade chamou a atenção do público para a questão da segurança dos dados. Afirmações surgiram no ano passado que a consultoria política Cambridge Analytica usou dados coletados de milhões de usuários do Facebook sem seu consentimento. As pessoas estão cada vez mais percebendo que seus dados pessoais não são apenas valiosos para eles, mas extremamente valiosos para os outros. Agora, a lei sobre a protecção de dados está prestes a acompanhar as mudanças tecnológicas.
(Clive Coleman. “GDPR: Are you ready for the EU’s huge data privacy shake-up?”. www.bbc.com, 20.04.2018. Adaptado.)
(Clive Coleman. “GDPR: Você está pronto para a enorme mudança de privacidade de dados da UE?”. www.bbc.com, 20.04.2018. Adaptado.)

56 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ª FASE)
O texto permite abordar um problema filosófico contemporâneo, que está relacionado
(A) à necessidade de limitação do avanço científico.
(B) a discussões sobre condutas morais no ambiente digital.
(C) ao aumento das desigualdades sociais.
(D) à consolidação da democracia representativa.
(E) à ausência de experiência estética nas redes sociais.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: