sábado, 26 de junho de 2021

ENGLISH COMICS (2) – 16 MCQs (Multiple Choice Questions) – TIRINHAS – LÍNGUA INGLESA.

 TEXTOExamine o cartum.
01 – (UNESP-2016-1ª FASE-VESTIBULAR FIM DE ANO)

The cartoon means that

(A) carrots are more likely to be attacked by insects.
(B) vegetable consumers are unaware of pesticide dangers.
(C) wild animals may be poisoned by agricultural practices.
(D) pesticides should be lavishly applied.
(E) vegetables have to be carefully washed to remove dirt.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais.
:
The cartoon means that
O cartoon quer dizer que
(A) carrots are more likely to be attacked by insects. as cenouras têm maior probabilidade de serem atacadas por insetos.
(B) vegetable consumers are unaware of pesticide dangersos consumidores de vegetais não estão conscientes dos perigos dos pesticidas.
(C) wild animals may be poisoned by agricultural practices. animais selvagens podem ser envenenados por práticas agrícolas.
(D) pesticides should be lavishly applied. os pesticidas devem ser generosamente aplicados.
(E) vegetables have to be carefully washed to remove dirt. 
os vegetais devem ser cuidadosamente lavados para remover a sujeira.
 TRADUÇÃO - CARTOON:
- Do you also eat these with that mask on?! Você também come isto com essa máscara?!

 IDEIA CONTEXTUAL:
  • O cartoon apresenta um homem munido de luvas, máscara de proteção fazendo pulverização de defensivos agrícolas na plantação de cenouras.
  • Observe que o homem está carregando nas costas um tambor com rótulo de uma caveira (indicando que o recipiente contém produto tóxico e portanto perigoso).
  • Na cena, de um jeito bem muito preocupado, um animalzinho questiona se o homem ao comer as cenouras que ele está pulverizando, vai usar também a máscara protetora de toxidade.
  • Sendo assim, a ideia contextual do cartoon é que os  consumidores de legumes não estão conscientes dos perigos dos pesticidas.
 TEXTOExamine o quadrinho para responder às questões 02 e 03.
02 – (UNESP-2016-1ª FASE-VESTIBULAR FIM DE ANO)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

(A) will buy.
(B) can think of.
(C) did create.
(D) is going to eat.
(E) would have imagined.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
ESTRUTURA "WOULD HAVE + Participle Past":
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
(A) will buy. compraria
(B) can think of. pode pensar em
(C) did create. criou
(D) is going to eat. iria comer
(E) would have imaginedteria imaginado
 TRADUÇÃO - CARTOON:
  • Isn't genetic engineering amazing? Two years ago who ____________ such a thing as a Turkipede?!
  • Não é incrível a engenharia genética? Há dois anos, quem é que teria imaginado uma coisa tipo um Turkipede?!
 A estrutura verbal modal "WOULD HAVE + Participle Past" é usada em contexto para falar sobre ações que não aconteciam ou para expressar o resultado possível de uma situação que provavelmente não aconteceria, referido como o "terceiro condicional". [www.macmillandictionary.com]
 No cartoon, a mulher muito surpresa ao ver o peru geneticamente modificado, expressa: quem é que teria imaginado uma coisa tipo um Turkipede, há dois anos?!
Sendo, assim cabe a estrutura modal "would have imagined" adequada ao contexto descrito.

03 – (UNESP-2016-1ª FASE-VESTIBULAR FIM DE ANO)

O trecho "Isn't genetic engineering amazing?" sugere que a mulher

(A) critica os animais geneticamente modificados.
(B) prefere produtos tradicionais, mesmo que sejam geneticamente manipulados.
(C) aprova o produto da engenharia genética.
(D) desconhece qual ave é o Turkipede.
(E) servirá ao marido o seu prato favorito.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Note a expressão facial de aprovação da mulher ao ver o peru geneticamente modificado.
2) Destaque ao adjetivo 'amazing'  quando a mulher faz a pergunta "Isn't genetic engineering amazing?"
3) O adjetivo "amazing" expressa uma grande surpresa que  mal pode acreditar e positiva por parte da mulher.
4) Portanto o trecho interrogativo sugere que a mulher aprova o produto da engenharia genética.
 AMAZING  astonishing (surpreendente), astounding (espantoso), incredible (incrível), fantastic (fantastic).

 TEXTOLeia a história em quadrinhos de Archie, What goes up, para responder as questões de números 04 e 05.
(Tales from…Riverdale. Archie Comic Publications, dezembro de 2006.)
04 – (UNESP-2011-1ª FASE)

Qual a alternativa correta?

(A) O pai de Archie está nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going contendo notícias desagradáveis sobre Archie.
(B) O pai de Archie, que é motorista de táxi, está furioso porque o conserto de seu carro custou muito caro.
(C) O pai de Archie está nervoso porque as contas que ele tem que pagar estão ficando muito caras.
(D) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas.
(E) O pai de Archie gostaria de não tomar conhecimento sobre uma reportagem que Archie escreveu.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
Qual a alternativa correta?
(A) O pai de Archie está nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going contendo notícias desagradáveis sobre Archie(ERRADA)
O pai está nervoso porque as contas que tem de pagar estão ficando muito caras.
(B) O pai de Archie, que é motorista de táxi, está furioso porque o conserto de seu carro custou muito caro. (ERRADA)
- Não foi dito que o pai é taxista.
(C) O pai de Archie está nervoso porque as contas que ele tem que pagar estão ficando muito caras. (CORRETA)
- De acordo com o trecho:
 Just look at all the bills! (Olha só todas essas contas!)
 Taxes are going up! The cable bill is going up! The eletric bill is going up! (Os impostos estão aumentando! A conta da TV a cabo está subindo! A conta da luz está subindo!)
(D) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas. (ERRADA)
Informação não encontrada no contexto do cartoon.
(E) O pai de Archie gostaria de não tomar conhecimento sobre uma reportagem que Archie escreveu.
(ERRADA)
Informação não encontrada no contexto do cartoon.
Take a look at the free translation of the cartoon:
- PAIJust look at all the bills! Olha só todas essas contas!
PAITaxes are going up! The cable bill is going up! The eletric bill is going up! Os impostos estão aumentando! A conta da TV a cabo está subindo! A conta da luz está subindo!
PAIFor once, I'd like to see something go down! Pela primeira vez, eu gostaria de ver algo ir para baixo!
FILHO: Could this be a good time to show you my latest report card? Isso seria uma boa ocasião para mostrar meu último boletim escolar?

05 – (UNESP-2011-1ª FASE)

Qual o significado, na história, dos termos cable billa good time e report card, respectivamente ?

(A) Cabo elétrico, uma boa hora e cartão de repórter.
(B) Conta da televisão a cabo, uma boa hora e cartão de repórter.
(C) Cabo elétrico, um bom tempo e cartão de repórter.
(D) Conta da televisão a cabo, uma boa hora e boletim escolar.
(E) Cabo elétrico, um bom tempo e boletim escolar.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO 
:
➧ The expression "cable bill" means "conta da TV a cabo".
PAITaxes are going up! The cable bill is going up! The eletric bill is going up! Os impostos estão aumentando! A conta da TV a cabo está subindo! A conta da luz está subindo!
(Você tem uma conta da TV a cabo aqui.)
➧ The expression "a good time" means "uma hora boa, um momento bom, uma boa ocasião".
FILHO: Could this be a good time to show you my latest report card? Isso seria uma boa ocasião para mostrar meu último boletim escolar?
➧ The expression "report card" means "boletim, boletim escolar, ficha informativa das notas do aluno".
FILHO: Could this be a good time to show you my latest report cardIsso seria uma boa ocasião para mostrar meu último boletim escolar?

 TEXTORead the cartoon below and answer question 06:

(Fonte: http:blog.flightstore.net)
06 – (EEAR-CFS-2017-AERONAVEGANTES E NÃO-NAVEGANTES-TURMA 1)

According to the captain speech:

(A) passengers are being asked to calm down.
(B) there is a failure in the pressurization system.
(C) there is a problem in the fuselage of the aircraft.
(D) there is no oxygen mask available for the passengers

👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Segundo o discurso do capitão:
a) passengers are being asked to calm down. os passageiros estão sendo solicitados a se acalmar.
b) there is a failure in the pressurization systemhá falha no sistema de pressurização.
c) there is a problem in the fuselage of the aircraft. 
há algum problema na fuselagem da aeronave.
d) there is no oxygen mask available for the passengers. não há máscara de oxigênio disponível para os passageiros.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• "[...] Ladies and Gentlemen, this is your captain speaking. There is a minor malfunction in the pressurization system, but no problem, an oxygen mask will come out of unit above your seat automatically." Senhoras e senhores, este é o seu capitão falando. Há um pequeno defeito no sistema de pressurização, mas não há problema, uma máscara de oxigênio sairá automaticamente da unidade acima do seu assento.
 KEY WORDS:
• minor malfunction(pequena avaria, pequeno defeito)
/'maɪ.nər ˌmæl'fʌŋk.ʃən/
/'maɪ.nɚ ˌmæl'fʌŋk.ʃən/
• failure(falha, avaria)
/'feɪ.ljər/
/'feɪ.ljɚ/

 TEXTORead the cartoon below and answer question 07.

(Fonte: www.a320homecockpit.de)
07 – (EEAR-2017-CFS)

According to the cartoon, the pilot

(A) intended to make a stopover on the water.
(B) asked swimmers to swim towards the coast.
(C) asked passengers who don’t swim to remain in the plane.
(D) landed the plane for the passengers to dive in the water.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Segundo o cartoon, o piloto
a) intended to make a stopover on the water. pretendia fazer escala (conexão, parada) na água. (a companhia não informou o motivo do "pouso na água".)
b) asked swimmers to swim towards the coastpediu aos nadadores que nadassem em direção à costa.
c) asked passengers who don’t swim to remain in the planepediu aos passageiros que não nadam que permanecessem no avião. (
Para os passageiros que não sabem nadar, a companhia agradeceu a preferência, transmitindo a ideia de que a viagem chegou ao fim.)
d) landed the plane for the passengers to dive in the waterpousou o avião para os passageiros mergulharem na água. (a companhia não informou o motivo do "pouso na água".)
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• "[...] Ladies and Gentlemen, we just made a water landing. For the swimmers, start swimming in the direction of the coast. For the no-swimmers, thank you for flying Cocnut Airlines." Senhoras e senhores, acabamos de fazer um pouso na água. Para os nadadores, comecem a nadar em direção à costa. Para os que não nadadores, obrigado por voar na Cocnut Airlines.
 KEY WORDS:
• swimmers(nadadores)
/'swɪm.əz/
/'swɪm.ɚz/
• towards the coast(em direção à costa)
/tə'wɔːdz ðə kəʊst/
/tɔːrdz ðə koʊst/

 TEXTO:
08 – (UNIFESP-VESTIBULAR-2019)

The woman


(A) regrets that people accept only her internet identity.
(B) presents herself in an unreal way on the internet.
(C) discovered that her date is catfishing on the internet.
(D) wishes to be like someone she met on the internet.
(E) fell in love with a fake internet profile.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
The woman
A mulher
(A) regrets that people accept only her internet identityLAMENTA que as pessoas aceitem apenas sua identidade na internet.
(B) presents herself in an unreal way on the internet. 
APRESENTA-SE de maneira irreal na internet.
(C) discovered that her date is catfishing on the internet. DESCOBRIU que o seu ficante é um catfishing na internet.
(D) wishes to be like someone she met on the internetDESEJA ser como alguém que ela conheceu na internet.
(E) fell in love with a fake internet profile. 
APAIXONOU-SE por um perfil falso da internet.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• "[...] I just want someone to love and accept me for who I pretend to be on the internet.Quero apenas alguém que me ame e aceite-me pelo que eu finjo ser na internet.
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Na tirinha, a mulher deseja encontrar alguém que a ame pela pessoa que ela finge ser na internet, ou seja, a mulher tem um perfil falso na internet, ela é um catfishing na internet.
2) 'pretend to be on the internet' e 'an unreal way on the internet' são expressões semanticamente equivalentes.
3) Portanto, segundo a tirinha, a mulher apresenta-se de maneira fictícia na internet.

 TEXTO: Leia os quadrinhos para responder às questões de 09 a 11.
09 – (UNIFESP-VESTIBULAR-2018)

Os quadrinhos têm como tema principal

(A) o uso excessivo de mídias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
Os quadrinhos têm como tema principal
(A) o uso excessivo de mídias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• 1º quadrinho:
- Boy: I need to use the computer. Preciso usar o computador.
- Girl: Hold on. Let me see if anyone wrote on my facebook...wall...nope. Espera! Deixa eu ver se alguém escreveu no meu facebook ... parede ... não.
• 2º quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone replied to me on twitter...Nope. Agora deixe-me ver se alguém me respondeu no twitter ... Não.
• 3º quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone started following my tumblr... Agora deixe-me ver se alguém começou a seguir meu tumblr...
• 4º quadrinho:
Boy: Done? Pronto? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope. Deixe-me verificar o Facebook novamente alguém poderia ter escrito algo nos últimos 30 segundos ... não há nada.
• 5º quadrinho:
Girl: Let me check twitter again...Now tumblr. Deixe-me checar o twitter de novo ... Agora o tumblr.
• 6º quadrinho:
Boy: Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.
Girl: Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Nos quadrinhos, inicialmente vemos um menino pedindo a irmã para usar o computador. No entanto, a menina não cede o computador visto que ela esta percorrendo nas mídias sociais quase que infinitamente o que promove a desistência do irmão em usar o computador.
2) No último quadrinho, o garoto diz a menina que esta usando o computador: 'Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.'
3) Perceba que, segundo os quadrinhos, não há denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes, até porque não houve conflito entre os irmãos pelo fato da menina não ter cedido o computador ao irmão.
4) Portanto, o tema principal dos quadrinhos é o do uso excessivo de mídias sociais por parte dos adolescentes.

10 – (UNIFESP-VESTIBULAR-2018)

A lacuna numerada no quarto quadrinho deve ser preenchida por


(A) is writing.
(B) have written.
(C) used to write.
(D) might write.
(E) could have written.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
PAST MODAL = Modal Verb + HAVE + Past Participle 
:
• EXPLANATION
1) A questão é sobre Past Modals, conhecimento de formas verbais, a ideia transmitida por uma forma verbal.
2) Vamos ao trecho destacado:
Boy: Done? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.
2) Note que a irmã diz: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.'.
3) No contexto, a estrutura verbal deve referir-se ao passado (in the last 30 seconds) e até o momento da fala da menina, com o objetivo de sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado.
4) Situação típica de 'Past Modals'.
5) Os Past Modals(modal verb + have + past participle) nada mais são do que verbos modais no passado, a função deles é sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado, mas que por algum motivo aquilo acabou não se realizando.
6) No quadrinho, nos últimos 30 segundos, alguém poderia ter escrito algo.
7) Portanto, could have written é a estrutura que completa corretamente a lacuna.

11 – (UNIFESP-VESTIBULAR-2018)

The word “loopy” can be replaced, with no meaning change, by

(A) affectionate.
(B) obsessed.
(C) upbeat.
(D) selfish.
(E) spoilt.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO 
:
• A palavra “loopy” pode ser substituída, sem alteração de significado, por
(A) affectionate. (afetuosa, carinhosa)
(B) obsessed. (obcecada, desvairada)
(C) upbeat. (otimista, bem-humorada)
(D) selfish. (egoísta, interesseira)
(E) spoilt. (mimada, cheia de mimi)
EXPLANATION:
1) A questão é sobre vocábulos semanticamente equivalentes, relações entre as partes do texto, conhecimento lexical, adjetivos.
2) Vamos ao trecho do loopy:
- Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.
Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr.
3) A ideia contextual aqui é a seguinte: quando o menino diz que a irmã entrou em um loopy, ele está querendo dizer que a irmãzinha estava obcecada pela mídia, pois ela está acessando infinitamente o facebook, o twitter e o tumble de forma cíclica, sem fim.
 TEXTOExamine a tira.
12 – (UNIFESP-VESTIBULAR-2018)

A tira evidencia que

(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mídias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mídia social para resolver seu relacionamento afetivo.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
A tira evidencia que
(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mídias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mídia social para resolver seu relacionamento afetivo.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
- MULHER DE VERDE: I've broken up with Jim. Eu terminei com Jim.
MULHER DE VERMELHO: Really? How could he cope with it? Sério?! Como ele poderia lidar com isso?
MULHER DE VERDE: He doesn't know it yet. Twitter is down. Ele ainda não sabe. O Twitter está fora do ar.
• EXPLANATION:
1) Note que a mulher de roupa verde usou o twitter para terminar o relacionamento dela com o Jim e este ainda não cinte desta situação porque o Twitter está fora do ar, ou seja, está sem funcionamento. Coitado do Jim, kkk.
2) Perceba também que o Jim não é um cara tão ruim assim porque a mulher de roupa vermelha ao perguntar "Really? How could he cope with it?", há uma certa preocupação dela com o Jim, enfim, para ela o Jim é um cara legal e agora, como ele poderia lidar com isso?
3) O fato dmulher (roupa verde) terminar o relacionamento no twitter, infere-se que ela prefere usar mídias sociais a conversar pessoalmente.
4) Na tirinha, não foi mencionado o motivo do rompimento da mulher de roupa verde e o Jim. Sabe-se apenas que o término foi via twitter. Portanto não tem como saber contextualmente se a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
5) Contextualmente a mulher de roupa vermelha ficou surpresa( Really?) com a noticia do rompimento e a outra pergunta How could he cope with it? evidencia uma certa preocupação dela com o Jim, ou seja, ela não ficou triste ou feliz apenas manifestou o seu interesse no estado emocional do Jim.  

 TEXTOExamine o quadrinho para responder às questões de números 13 e 14.
13 – (UNIFESP-2015)

O quadrinho faz uma crítica

(A) à falta de bons modos explicitada pela linguagem usada pelas crianças.
(B) aos maus hábitos alimentares praticados pelas crianças em geral.
(C) às crianças que não comem vegetais de cor verde.
(D) à professora que não está familiarizada com os desejos das crianças.
(E) ao conflito entre gerações, ou seja, diferenças de
comportamento entre pais e filhos.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
O quadrinho faz uma crítica
(A) à falta de bons modos explicitada pela linguagem usada pelas crianças.
(B) aos maus hábitos alimentares praticados pelas crianças em geral.
(C) às crianças que não comem vegetais de cor verde.
(D) à professora que não está familiarizada com os desejos das crianças.
(E) ao conflito entre gerações, ou seja, diferenças de
comportamento entre pais e filhos.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
A PROFESSORAChildren, today I will show you something you may have never seen before...It’s called, 'real food', and it's the kind of thing that our ancestors once ate...It doesn't come from packages or fast food restaurantsCrianças, hoje vou mostrar a vocês  algo que nunca viram antes ... Isso é chamado de "COMIDA DE VERDADE", e é o tipo de coisa que nossos antepassados já comeram uma vez ... Não vem de pacotes nem de restaurantes de comidas rápidas!
A 1ª criança: Whoa!...Weird. Whoa! ... que estranho!
A 2ª criança: Creepy. Arrepiante!
A 3ª criança: You actually expect us to eat something that grew? A senhora realmente espera que agente coma algo que cresceu?
A 4ª criança: Hey!...How did these things get dirt on them? Ei! ... De que forma essas coisas ficaram sujas?
 EXPLANATION:
1) O quadrinho faz uma crítica aos maus hábitos alimentares praticados pelas crianças em geral.
2) 'It’s called, 'real food'', 'It doesn't come from packages or fast food restaurants!', são expressões que evidenciam a crítica referindo-se aos maus hábitos alimentares com o uso de comida industrializadas.
3) 'Whoa!...Weird.', 'Creepy', linguagem usada pelas crianças, são expressões de repulsa, ou seja, as criança já estão tão acostumadas a comerem produtos industrializados que elas acham estranhas, arrepiantes as comidas naturais. Portanto, não houve falta de bons modos por parte das crianças, o que realmente há, é a falta de conhecimento delas em alimentos saudáveis.
4) 'It’s called, 'real food'' evidencia o fato que a professora está ciente dos hábitos alimentares das crianças e portanto quando ela diz  'It’s called, 'real food'', ela sabe que as crianças não conhecem comida de verdade, mas apenas alimentos industrializados.

14 – (UNIFESP-2015)

When introduced to "real food" the children express

(A) damage.
(B) awareness.
(C) revulsion.
(D) disguise.
(E) sorrow

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO & RELAÇÕES CONTEXTUAIS 
:
When introduced to "real food" the children express
(A) damage. (dano, estrago)
(B) awareness. (consciência, conscientização)
(C) revulsion(repulsa, ojeriza)
(D) disguise. (disfarce, camuflagem)
(E) sorrow 
(tristeza, pesar)
 EXPLANATION:
1) Quando foi apresentada a "real food" , as crianças falaram...'Whoa!...Weird.'...'Creepy', o que evidencia repulsa, ou seja, as criança já estão tão acostumadas a comerem produtos industrializados que elas acharam estranhas, arrepiantes as comidas naturais.

 TEXTOAs questões de 15 a 17 referem-se à tirinha a seguir:
Fonte: http://www.pleated-jeans.com/2011/12/27/the-60-funniest-web-comics-of-2011/ Acesso em 25 de julho de 2014.

15 – (ITA-SP-VESTIBULAR-2015)

Marque a opção que pode substituir "due to" sem alterar o sentido do período.

(A) by means of
(B) in case of
(C) in spite of
(D) instead of
(E) because of

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
CONECTORES 
:
Marque a opção que pode substituir "due to" sem alterar o sentido do período.
(A) by means of (por meio de) (expressa relação de INTERMEDIAÇÃO)
(B) in case of (em caso de) (expressa relação de POSSIBILIDADE)
(C) in spite of (apesar de) (expressa relação de CONTRASTE)
(D) instead of (em vez de) (expressa relação de SUBSTITUIÇÃO)
(E) because of 
(porque) (expressa relação de CAUSA EFEITO)

16 – (ITA-SP-VESTIBULAR-2015)

A relação semântica entre os dois quadros é de

(A) corroboration.
(B) contradiction.
(C) substantiation.
(D) establishment.
(E) reinforcement.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
A relação semântica entre os dois quadros é de
(A) corroboration. corroboração.
(B) contradictioncontradição.
(C) substantiation. fundamentação.
(D) establishment. estabelecimento.
(E) reinforcement. 
reforço.
 EXPLANATION:
* O 1º quadro descreve a relação entre OBESIDADE e uso de TV e computador.
* O 2º quadro CONVIDA o interlocutor à assistir TV ,convida a ficar na Internet,e também finaliza a noticia, com o anúncio de batatas fritas que é um tipo de alimento muito calórico.
* Percebe-se aqui, uma ideia de CONTRADIÇÃO entre os conteúdos dos quadros.

17 – (ITA-SP-2015)

A reportagem anunciada na tirinha

(A) mostra a relação direta entre obesidade e consumo de produtos calóricos.
(B) divulga um estudo científico com o objetivo de mudar o comportamento da audiência.
(C) demonstra indiferença com relação ao tema.
(D) estimula o uso de redes sociais para divulgar produtos dos patrocinadores.
(E) revela que 70% das pessoas com sobrepeso são sedentárias.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
A reportagem anunciada na tirinha
(A) mostra a relação direta entre obesidade e consumo de produtos calóricos.
• Há um único produto calórico citado que é batata frita, ENTRETANTO, o texto não estabeleceu relação de causa e efeito entre obesidade e consumo de produtos calóricos.
• No 1º quadro, o texto estabeleceu relação de causa e efeito entre obesidade e assistir a TV e usar computador.
(B) divulga um estudo científico com o objetivo de mudar o comportamento da audiência.
• O que o texto passou realmente, foi o incentivo as pessoas a assistir mais TV bem como a usar a internet para interagir com o programa e aumentar portanto a audiência.
(C) demonstra indiferença com relação ao tema.
• Ocorre INDIFERENÇA ao estudo, tendo em vista que no 2º quadro o programa convida a audiência a fazer aquilo que foi exposto (no 1º quadro) como prejudicial à saúde, determinando consequentemente total INDIFERENÇA ao tema do estudo do sobrepeso.
(D) estimula o uso de redes sociais para divulgar produtos dos patrocinadores.
Não existe relação entre essa menção feita às redes sociais e divulgar os produtos dos patrocinadores.
(E) revela que 70% das pessoas com sobrepeso são sedentárias.
• O percentual é 30% e não 70%.
• Não existe menção de "sedentarismo" como a causa para o obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário