📝QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
🔹20 Multiple Choice Questions | FOUR-Option Question |
❑ Analyse the image to answer 09.
(Available in: https://www.reddit.com.)
Questão 09
– Linguistic knowledge strengthens by means of language practice,
together with analysis, and insight about its use, always considering context in articulation with reading, writing, and speaking.
Having observed verbal and non verbal data in the featured image,
it is possible to state that the building of humor is based on:
A) Polysemy.
B) Paronymy.
C) Paraphrase.
D) Subordination.
💡 GABARITO A
🧩 ANÁLISE DA CENA:
🔹Imagem: uma foca (seal) fala para um tubarão:
🔹“Do not consume if Seal is broken.”
🔹Frase original (real): normalmente aparece em embalagens e significa: “Não consuma se o lacre estiver rompido.”
(Aqui, “seal” = lacre, vedação.)
🔹Na imagem:
A palavra “seal” ganha outro sentido — o animal foca —, pois é ele quem está falando.
🎭 Como o humor é construído:
🔹O humor nasce do duplo sentido da palavra “seal”, que possui dois significados possíveis:
🔹Significado 1 → Lacre / vedação (objeto que protege embalagens).
🔹Significado 2 → Foca (animal marinho).
➡️ Assim, o aviso “Do not consume if seal is broken” é reinterpretado literalmente pela foca, que teme ser “consumida” (devorada) pelo tubarão.
💬 Humor = resultado da ambiguidade lexical criada pela polissemia.
A) ✅Polysemy
🔹Polysemy é quando uma mesma palavra tem vários significados relacionados entre si. Esses significados podem variar de acordo com o contexto, mas mantêm uma conexão de sentido. Por exemplo, o duplo sentido da palavra SEAL:
🔹Sentido 1 → Lacre / vedação
🔹Sentido 2 → Foca (animal)
B) ❌Paronymy → Palavras semelhantes na forma, mas diferentes no sentido (ex: accept × except). Não é o caso.
C) ❌Paraphrase → Reescrita com o mesmo sentido. Não ocorre aqui.
D) ❌Subordination → Relação sintática entre orações. Não há subordinação envolvida.
❑ Read the description of an oral practice activity to answer
10.
The teacher tells students they will train pronunciation. First he/she
reads pairs of sentences aloud; the students follow the teacher’s
reading.
Next, the teacher delivers students handouts containing
the pairs of sentences they have just heard, and gets them oriented
to repeat the sentences that he/she will read aloud again, pausing
after each sentence to give students the opportunity to carry out
choir repetition.
After this step is repeated several times and
performed satisfactory, the teacher will ask individual students to
read the sentences, and he/she will ellicit any doudts they might
have, as well as correct pronunciation.
The handout sentences
1.A – Do you know Valen’s address?
1.B – Do you have permition to address President Biden?
2.A – Dishonesty is a common attribute of politicians.
2.B – That quote is attributed to Bob Dylan.
3.A – We aren’t happy with your conduct.
3.B – He was asked to conduct the philarmonic orchestra.
4.A – The content of your essay is fine, the structure is not.
4.B – She seemed very content while reading the message.
5.A – The army marched through the desert.
5.B – If you desert the army you will be in big trouble.
6.A – What is that object over there?
6.B – Would you object if I opened the window?
7.A – The project should be completed next month.
7.B – We could project the film on the wall.
❑ Questão 10 – Choose the item that justifies the use of the pairs of sentences
for oral practice.
A) Homophones may be pronounced in diverse ways.
B) Homographs may be pronounced the same or not.
C) Different tonicities will hinder the distinct meanings.
D) Minimal pairs have vowels with different completion.
💡 GABARITO B
🧩 CONTEXTO DA QUESTÃO:
🔹O professor quer que os alunos treinem pronúncia.
🔹As sentenças no handout apresentam pares de palavras iguais na escrita, mas com pronúncia e significado diferentes.
🔹Exemplos dos pares apresentados:
🟨 address / address
🔹Do you know Valen’s address? → address = substantivo (“endereço”) → /ˈæd.res/
🔹Do you have permission to address President Biden? → address = verbo (“dirigir-se a alguém”) → /əˈdres/
🟨 conduct / conduct
🔹We aren’t happy with your conduct. → substantivo (“comportamento”) → /ˈkɒn.dʌkt/
🔹He was asked to conduct the orchestra. → verbo (“dirigir, reger”) → /kənˈdʌkt/
🟨 content / content
🔹The content of your essay is fine... → substantivo (“conteúdo”) → /ˈkɒn.tent/
🔹She seemed very content... → adjetivo (“satisfeita”) → /kənˈtent/
🟨 object / object, project / project, etc.
👉 Todas essas palavras têm a mesma forma escrita, mas mudam de pronúncia conforme a função e o significado.
💬 CONCEITO-CHAVE:
📘 Homographs → Palavras iguais na grafia, mas com pronúncia e/ou significado diferentes:
🔹record (substantivo) /ˈrek.ɔːd/ vs record (verbo) /rɪˈkɔːd/.
📘Homophones → Palavras com a mesma pronúncia, mas escrita e significado diferentes.
🔹sea × see.
📘Homonyms → Palavras com mesma forma e som, mas significados diferentes.
🔹bat (morcego / taco).
🎯 Por que o gabarito é B
B) ✅Homographs may be pronounced the same or not.
✔️ Correto, porque as palavras nos pares são homógrafas: têm a mesma grafia, mas pronúncias e significados diferentes (dependendo se são substantivos, verbos, etc.).
🔹O exercício visa treinar essa distinção oral, melhorando a percepção fonológica e a entonação.
🔹Por que as outras estão erradas:
A) ❌Homophones → mesmas pronúncias, grafias diferentes (two / too / to). Não é o caso.
C) ❌Different tonicities will hinder… → embora haja diferença de tonicidade, a alternativa é muito vaga e não define o fenômeno linguístico.
D) ❌Minimal pairs → pares com uma diferença de som apenas (ship / sheep), o que não ocorre aqui.
❑ Questão 11 – Examine the image to answer 11.
(Available in: https://www.researchgate.net.)
A meme is an amusing or interesting item, such as a captioned
picture or video, or genre of items that is spread widely online
especially through social media. It is consistent to assert the
highlighted meme contributes to overall student development
because it.
A) Embodies lexicon alluding new technologies.
B) Searches to depict divergence among cultures.
C) Approaches how new cultural influences wither.
D) Delves into interdisciplinary elements’ demands.
💡 GABARITO D
🧩ANÁLISE DO MEME:
🔹Texto da imagem: “Launch? I said lunch.”
🔹O humor vem da semelhança sonora entre as palavras “launch” e “lunch”, que soam muito parecidas em inglês, especialmente para quem ainda está desenvolvendo sua pronúncia.
🔊 Aspecto linguístico
🔹Launch → lançar, iniciar (algo)→/lɔːntʃ/→ Com som de “ó” longo.
🔹Lunch → almoço→ /lʌntʃ/ → Com som de “â” curto.
👉 Diferença mínima de som (vogal), gerando mal-entendido engraçado.
🔹Esse tipo de confusão é muito explorado em aulas de fonética.
🎓 Aspecto pedagógico / interdisciplinar
🔹A questão não quer apenas saber o sentido do meme, mas por que ele contribui para o desenvolvimento do estudante.
🔹O meme:
🔹envolve língua (vocabulário, fonética, listening comprehension);
🔹mas também cultura digital (uso de memes e humor online);
🔹e tecnologia e comunicação (meios de difusão na internet).
💡 Portanto, o meme é um recurso interdisciplinar, pois combina língua, tecnologia e cultura — elementos fundamentais na educação contemporânea.
D) ✅Delves into interdisciplinary elements’ demands.
🔹Correta → Aprofunda-se nas demandas de elementos interdisciplinares.”
✔️ Correta, porque o meme envolve linguagem, cultura, tecnologia e comunicação, mostrando como o ensino pode ser conectado a diferentes áreas.
❌ Por que as outras estão erradas
Alternativa Motivo incorreto
A) ❌“Embodies lexicon alluding new technologies”
🔹Incorreta → “Incorpora um léxico que alude às novas tecnologias.”
🔹O vocabulário (launch, lunch) não tem relação com tecnologia, mas com pronúncia.
B) ❌“Depict divergence among cultures”
🔹Incorreta → “Retratar a divergência entre culturas.”
🔹Depict → verbo que significa retratar, ilustrar, representar graficamente ou simbolicamente.
🔹Não há choque cultural aqui, apenas confusão fonética.
C) ❌“Approaches how new cultural influences wither”
🔹Incorreta → “Aborda como novas influências culturais desaparecem”
🔹Não fala sobre declínio cultural, então é irrelevante.
🔹Outro erro: o verbo “approaches” não costuma ser seguido diretamente de “how” em construções acadêmicas — soa coloquial ou truncado. A estrutura correta = "Approaches the way new cultural...".
❑ Questão 12
– Some of the deep-seated concepts about the English language, and
consequently concerning its teaching, do not cater to the prospects
of a language that “went viral” and has become “miscigenated”, as
it is the concept of a foreign language strongly criticized for its
eurocentric slant.
The item that represents a conflicting aspect
regarding the ILF (Inglês como Língua Franca) conception defended
in BNCC is:
A) Polyphony.
B) Territoriality.
C) Multiliteracies.
D) Interculturalism.
💡 GABARITO B
🧩Enunciado resumido
🔹Alguns conceitos tradicionais sobre a língua inglesa e seu ensino não se ajustam a uma visão atual, que reconhece o inglês como uma língua “miscigenada” (mesclada) e global — ou seja, um idioma que “viralizou” e deixou de pertencer a um território específico.
🔹A pergunta pede:
🔹Qual item representa um aspecto conflitante com a concepção de Inglês como Língua Franca (ILF) defendida pela BNCC?
🌍 Conceito de Inglês como Língua Franca (ILF)
🔹O Inglês como Língua Franca (ILF): É o inglês usado para comunicação entre falantes de diferentes línguas maternas.
🔹Não pertence a um país específico (como EUA, Inglaterra, etc.).
🔹Valoriza a diversidade linguística e cultural.
🔹Enfatiza interculturalidade, polifonia e multiliteracies (letramentos múltiplos).
🔹Portanto, o ILF rompe com a ideia de territorialidade — ele não tem dono, não é eurocêntrico, e adapta-se a contextos culturais diversos.
🧭 Análise das alternativas
A) ❌Polyphony → Refere-se à multiplicidade de vozes e perspectivas culturais e linguísticas — conceito alinhado ao ILF e à BNCC. Não conflita (é compatível).
B) ✅Territoriality → Relaciona-se à ideia de que o inglês pertence a um território (Inglaterra, EUA). 🔹Isso contradiz o ILF, que defende o inglês como língua global, não territorial. Conflitante → GABARITO.
C) ❌Multiliteracies Envolve múltiplos letramentos — digital, visual, multimodal, cultural — conceito defendido pela BNCC e coerente com o ILF. Compatível.
D) ❌Interculturalism Promove o diálogo entre culturas e respeito à diversidade — base do ILF e da BNCC. Compatível.
🎯 Conclusão
🔹O Inglês como Língua Franca (ILF) é global, híbrido e multicultural.
🔹A BNCC incentiva o ensino de inglês com base em diversidade, comunicação intercultural e múltiplos letramentos.
🔹Portanto, a “territorialidade” — ideia de que o inglês pertence a uma nação — é incompatível com essa visão.
❑ The reading practices in the English language encompass a
variety of reading possibilities and reading strategies including
knowledge enlargement in issues which are meaningful to
students. Review the chart and the description of a reading
activity to answer 13.
The teacher introduces the topic of past verb forms by means of
informal conversation asking students about activities they performed on the last weekend (it is useful to know that the past tense
of regular and irregular verbs has already been studied in other
previous classes).
Then he/she presents students a text, in the
genre interview, which students should silently read and employ to
fill in the individual chart that they have just been given.
The
students are told to pay close attention to verb use in the text, so
that the chart should be filled with regular and irregular verbs which
appear in the text in their past form.
Students are also told that not
all of the blanks in the chart would be filled. Afterward there will
happen the sharing and discussion of the collected information.
🔗(Available in: https://es.liveworksheets.com. Adapted.)
❑ Questão 13 – Choose the micro ability related to the purposes of reading,
which the activity specifically seeks to improve.
A) Targeted screening.
B) Purport recognition.
C) Top-down decoding.
D) General idea search.
💡 GABARITO A
🧩Questão 13, que trata de micro habilidades de leitura (reading micro-skills) — ou seja, as habilidades específicas que o leitor desenvolve ao lidar com um texto.
🧾 Trecho principal da questão
Students should silently read and employ [the text] to fill in the individual chart [...] with regular and irregular verbs which appear in the text in their past form.
➡️ A proposta da atividade é identificar informações linguísticas específicas dentro do texto — neste caso, verbos no passado, regulares e irregulares.
Isso significa que o foco não é o sentido global do texto, mas a busca direcionada de um tipo de informação.
🎯 Pergunta
Choose the micro ability related to the purposes of reading, which the activity specifically seeks to improve.
⚙️ Análise das alternativas
A) ✅Targeted screening.
“Targeted screening” (também chamado de scanning) é a habilidade de procurar informações específicas em um texto, ignorando o restante.
É o que os alunos fazem ao ler o texto apenas para encontrar verbos no passado.
Eles não precisam compreender o texto inteiro — só localizar itens linguísticos com um propósito definido.
🟩 Essa é exatamente a micro habilidade desenvolvida na atividade.
B) ❌Purport recognition.
Significa reconhecer o propósito ou intenção comunicativa geral do texto.
No caso, os alunos não estão analisando o propósito da entrevista, mas apenas caçando verbos.
C) ❌Top-down decoding.
O top-down decoding ocorre quando o leitor usa conhecimento prévio, contexto e inferência para compreender o texto como um todo.
Aqui, o processo é o inverso — bottom-up, focado em detalhes linguísticos, não em sentido global.
D) ❌General idea search.
Refere-se à habilidade de identificar o tema ou ideia principal de um texto (skimming).
Mas nesta atividade, os alunos não buscam a ideia geral, e sim elementos linguísticos específicos (verbos no passado).
✅ GABARITO: A) Targeted screening
🧠 Resumo conceitual
Tipo de Leitura Descrição Exemplo
Skimming Leitura rápida para captar o sentido geral do texto “Sobre o que é o texto?”
Scanning / Targeted screening Busca de informação específica “Quais verbos no passado aparecem no texto?”
Extensive reading Leitura longa para prazer e fluência “Ler um conto em inglês”
Intensive reading Leitura detalhada para análise linguística “Analisar gramática e vocabulário de uma entrevista”
💡 Resumo final:
A atividade de leitura proposta desenvolve a micro habilidade de targeted screening, pois leva o aluno a ler o texto com um propósito específico — encontrar verbos regulares e irregulares no passado.
❑ Questão 14 – According to the conceptions supported in the BNCC, the
English language status is currently characterized by:
A) Local language use seen as curiosity.
B) Accuracy and correction upper hand.
C) Shifts from the ideal speaker pattern.
D) High level of performance proficiency.
💡 GABARITO C
🧩Questão 14, que aborda a concepção de língua inglesa segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
🧩 Enunciado resumido
According to the conceptions supported in the BNCC, the English language status is currently characterized by:
📘 Contexto teórico (BNCC – Língua Inglesa)
A BNCC entende o ensino de língua inglesa não como a busca da “fala perfeita” de um falante nativo, mas como a construção de sentido e interação em contextos diversos, considerando o inglês como língua franca — isto é, um meio de comunicação entre pessoas de diferentes origens linguísticas e culturais.
🗣️ A BNCC valoriza a variedade de usos do inglês no mundo contemporâneo e reconhece múltiplas formas de falar e escrever, sem priorizar um “modelo ideal”.
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Local language use seen as curiosity.
A BNCC não trata o uso local do inglês (por exemplo, o inglês falado no Brasil) como mera “curiosidade”.
Pelo contrário, ela valoriza os usos locais e híbridos da língua inglesa no contexto globalizado.
B) ❌Accuracy and correction upper hand.
Essa alternativa sugere foco em correção e precisão gramatical (accuracy).
A BNCC não prioriza a correção formal, mas sim a comunicação significativa e o uso funcional da língua.
O objetivo é interagir com o mundo, não “imitar o nativo”.
C) ✅Shifts from the ideal speaker pattern.
Essa alternativa expressa perfeitamente o enfoque atual da BNCC:
O ensino de inglês se afasta do “padrão do falante ideal” (ou seja, do nativo) e reconhece a pluralidade de usos, sotaques e variedades do inglês global.
Representa o inglês como língua franca, em que falantes não nativos também são legítimos usuários da língua.
D) ❌High level of performance proficiency.
A BNCC não exige alto nível de proficiência como meta.
O foco é a competência comunicativa, o uso social e cultural da língua — não atingir um nível “quase nativo”.
💬 Resumo conceitual
Aspecto Concepção Tradicional Concepção BNCC
Meta Falar como um nativo Comunicar-se efetivamente
Foco Correção e gramática Uso social da língua
Identidade linguística Nativo como modelo Usuário global legítimo
Visão de inglês Língua estrangeira Língua franca / de intercâmbio
🧠 Em síntese
A BNCC propõe uma visão inclusiva e globalizada do ensino de inglês —
👉 reconhecendo múltiplos falantes, variedades linguísticas, e a função comunicativa e cultural da língua,
portanto, “shifts from the ideal speaker pattern” expressa exatamente essa mudança de paradigma.
❑ Read the text to answer 15.
Universal Declaration of Human Rights
Article 1
All human beings are born free and equal in dignity and rights.
They are endowed with reason and conscience and should act
towards one another in a spirit of brotherhood.
Article 2
Everyone is entitled to all the rights and freedoms set forth in
this Declaration, without distinction of any kind, such as race,
colour, sex, language, religion, political or other opinion, national
or social origin, property, birth or other status. Furthermore, no
distinction shall be made on the basis of the political, jurisdictional or international status of the country or territory to which
a person belongs, whether it be independent, trust, non-selfgoverning or under any other limitation of sovereignty.
Article 3
Everyone has the right to life, liberty and security of person.
Article 4
No one shall be held in slavery or servitude; slavery and the
slave trade shall be prohibited in all their forms.
Article 5
No one shall be subjected to torture or to cruel, inhuman or
degrading treatment or punishment.
Article 6
Everyone has the right to recognition everywhere as a
person before the law.
Article 7
All are equal before the law and are entitled without any
discrimination to equal protection of the law. All are entitled
to equal protection against any discrimination in violation of
this Declaration and against any incitement to such discrimination.
Article 8
Everyone has the right to an effective remedy by the competent
national tribunals for acts violating the fundamental rights granted
him by the constitution or by law.
Article 9
No one shall be subjected to arbitrary arrest, detention or
exile.
Article 10
Everyone is entitled in full equality to a fair and public hearing
by an independent and impartial tribunal, in the determination
of his rights and obligations and of any criminal charge against
him.
🔗(Available in: https://www.un.org/en/about-us/universal-declarationof-human-rights. Adapted.)
❑ Questão 15 – The Universal Declaration of the Human Rights displays relevant
genre aspects, belonging in the normative domain as far as text
composition is concerned, among those aspects, we might single
out:
A) Informal language to promote people’s grasp.
B) Phrasing that searches for detering vagueness.
C) Word repetition to frame deeper appreciation.
D) Examples that help understanding of concepts.
💡 GABARITO B
🧩 Excelente escolha de questão — ela trabalha gênero textual, função social e estilo linguístico, analisando o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) sob a ótica normativa e formal.
Vamos detalhar tudo 👇
🧾 Questão 15 – Texto: Universal Declaration of Human Rights
The Universal Declaration of Human Rights displays relevant genre aspects, belonging in the normative domain as far as text composition is concerned, among those aspects, we might single out:
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Informal language to promote people’s grasp.
A DUDH não usa linguagem informal.
Pelo contrário, o texto apresenta:
Vocabulário técnico e formal (“dignity”, “endowed”, “arbitrary arrest”);
Tom solene e jurídico, pois se trata de um documento normativo e universal.
A finalidade não é ser “popular” ou “coloquial”, mas preciso e legítimo.
B) ✅Phrasing that searches for detering vagueness.
Esta é a característica central do gênero declarativo jurídico-normativo.
👉 A redação busca evitar ambiguidades, assegurando clareza, precisão e universalidade.
Exemplo do texto:
“Everyone has the right to life, liberty and security of person.”
→ Frase direta, objetiva e sem brechas interpretativas.
A DUDH foi escrita para garantir direitos universais; logo, a linguagem deve ser neutra, explícita e inequívoca.
C) ❌Word repetition to frame deeper appreciation.
Embora haja repetições (“Everyone has the right...”), o propósito não é “aprofundar apreciação”, mas reforçar igualdade e universalidade.
Não se trata de recurso estilístico ou literário, mas de clareza jurídica.
D) ❌Examples that help understanding of concepts.
O texto não traz exemplos ilustrativos.
Ele é declarativo e prescritivo, não explicativo.
Portanto, não há “exemplos concretos” — apenas afirmações universais e impessoais.
🧩 GABARITO: B) Phrasing that searches for detering vagueness.
💬 Comentário técnico
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) é um texto:
jurídico-normativo, de caráter universal e prescritivo;
escrito em linguagem formal, objetiva e padronizada;
cuja função principal é enunciar direitos inalienáveis, sem margem para múltiplas interpretações.
Por isso, a redação busca “deter vagueness”, ou seja, eliminar qualquer ambiguidade que possa comprometer a aplicação universal dos direitos.
🧠 Resumo conceitual
Elemento Característica
Tipo textual Declarativo / Normativo
Função Reguladora / Universal
Linguagem Formal, precisa, impessoal
Marcas linguísticas Uso de “shall”, “everyone”, “no one” → generalidade e obrigatoriedade
Propósito Garantir clareza, igualdade e aplicabilidade universal dos direitos humanos
📘 Em síntese:
A Declaração usa uma linguagem jurídica e objetiva, cuja estrutura busca eliminar vaguidade, reforçando a universalidade e o caráter normativo do texto.
❑ Questão 16 – Read the text to answer 16.
Delta variant and low vaccine access
creates a third wave in Africa
Covid-19 cases are surging across the African continent, with
more than twenty countries now in the grip of a third wave.
Experts predict this wave will surpass case numbers seen in
previous peaks.
The speed and scale of Africa’s third wave is like
nothing seen before, says Matshidiso Moeti, the World Health
Organization regional director for Africa. The Delta variant is a
big part of this potentially catastrophic surge, with over a dozen
countries having detected cases.
In Uganda and the Democratic
Republic of the Congo, the Delta variant is now the most
common in circulation. Stopping the spread and mutation of
Covid-19 relies on populations being vaccinated. But access to
vaccines in Africa is far too low.
According to the latest WHO
figures, only 1% of the African population has been fully
vaccinated, compared to 50% of the population in high income
countries like the UK and USA.
Covid-19 vaccines, the world’s
best hope to end the pandemic, are not being distributed fairly.
🔗(Available in: https://shareverified.com. Adapted.)
Taking into account the elements constituting a journalistic
text, we may infer that the author’s objective is to:
A) Enhance apprehension and arouse concerns so that readers
will respect social distancing.
B) Itemise the Covid-19 traits to warn the reading audiences
about its impending dangers.
C) Expose the Covid-19 setting and unfolding as of a social,
political, and technical standpoint.
D) Sway readers’ opinions about the issue by employing
argumentative positioning markers.
💡 GABARITO C
🧩Vamos detalhar a Questão 16 com base no texto jornalístico sobre a terceira onda de Covid-19 na África:
📰 Análise do texto
O texto apresenta características típicas de um jornalismo informativo:
Relata fatos recentes: aumento de casos de Covid-19, detecção da variante Delta.
Inclui dados quantitativos: 1% da população africana vacinada vs. 50% em países ricos.
Contém declarações de especialistas: Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS.
Não há apelo direto à ação, nem há uso predominante de marcadores argumentativos ou persuasivos.
O foco é expor a situação sob múltiplos aspectos: social, político e técnico.
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Enhance apprehension and arouse concerns so that readers will respect social distancing.
O texto não dá instruções ou alertas diretos sobre distanciamento social. Seu objetivo não é persuadir, mas informar.
B) ❌Itemise the Covid-19 traits to warn the reading audiences about its impending dangers.
Apesar de mencionar dados e a variante Delta, o texto não é alarmista nem adota tom de advertência; não é um texto de prevenção.
C) ✅Expose the Covid-19 setting and unfolding as of a social, political, and technical standpoint.
O texto apresenta a situação da pandemia na África em termos de:
Social → impacto populacional, baixa vacinação;
Político → distribuição desigual de vacinas;
Técnico → surgimento e circulação da variante Delta.
O propósito principal é informar e contextualizar.
D) ❌Sway readers’ opinions about the issue by employing argumentative positioning markers.
O texto não argumenta ou tenta convencer o leitor; não há marcadores de opinião explícitos ou persuasivos.
💡 Resumo conceitual
Critério jornalístico Observação no texto
Tipo de texto Informativo (news report)
Propósito Expor situação atual
Recursos usados Dados, estatísticas, citações de especialistas
Persuasão Ausente
Tom Objetivo, técnico, factual
📌 Em síntese: O texto é descritivo e informativo, com ênfase em contextualização social, política e científica, sem tentar persuadir ou alarmar o leitor diretamente.
❑ Read the text and its references to answer 17.
🔗(Author: Dan Puryear – CAD Applications Engineer. https://autodesk.blogs.com/between_the_lines/2016/09/bad-poetry-slam-winner.html.)
Slam poetry is a form of performance poetry that combines the
elements of performance, writing, competition, and audience
participation. It is performed at events called poetry slams, or
simply slams. It is considered an artistic movement, a creative
way of telling stories, as well as a genre of poetry and spoken
word.
❑ Questão 17 – Choose the item that matches the poem’s plot.
A) Myths can be far truer than History.
B) Change ought to be a friend not a foe.
C) One image is worth a thousand words.
D) Having no time means having no priority.
💡 GABARITO B
🧩 TRADUÇÃO:
There once was a man who toiled with pen
He worded to draw lines sharp and language learn
But as he dozed the Sandman came
And Silicon stole the scene
Pixel by pixel he built a trap
From Captured mouse did spring an App
And then another and another
Until his time would wither
Upon reflection he now ponders
What new roads he next wonders
Havia um homem que labutava com a caneta
Ele buscava escrever linhas precisas e aprender a linguagem
Mas, enquanto cochilava, o Soninho chegou
E o Silício roubou a cena
Pixel por pixel ele construiu uma armadilha
Do Mouse Capturado surgiu um App
E outro e mais outro
Até que seu tempo se esgotasse
Ao refletir, agora ele pondera
Quais novos caminhos seguirá a seguir
Ele buscava escrever linhas precisas e aprender a linguagem
Mas, enquanto cochilava, o Soninho chegou
E o Silício roubou a cena
Pixel por pixel ele construiu uma armadilha
Do Mouse Capturado surgiu um App
E outro e mais outro
Até que seu tempo se esgotasse
Ao refletir, agora ele pondera
Quais novos caminhos seguirá a seguir
🧩 RESUMO DO POEMA:
🔹O poema descreve a história de um homem que:
🔹Trabalha arduamente com palavras e escrita.
🔹É distraído pelo “Sandman” (sono) e pela tecnologia (Silicon, pixels, apps).
🔹Passa seu tempo criando aplicativos, um atrás do outro, até que seu tempo se esgota.
🔹Ao final, reflete sobre novos caminhos e possibilidades.
🔹O foco está na mudança de comportamento, adaptação à tecnologia e no aprendizado de equilibrar trabalho, criatividade e inovação.
🅐 Myths can be far truer than History.
🔹Incorreta → Os mitos podem ser muito mais verdadeiros do que a História.
🔹"far truer than" – usada de forma figurativa para indicar que algo pode ser mais próximo da verdade, mais significativo ou mais revelador do que outra coisa, mesmo que literalmente pareça menos “real”.
🔹Literalmente: “mais verdadeiro do que”, mas aqui há um sentido figurado de intensidade ou relevância.
🔹Pegadinha → o poema não trata de mitos ou fatos históricos. A rima sobre “trabalhar com palavras” pode confundir, mas não há referência a mitos ou veracidade histórica.
🅑 ✅Change ought to be a friend not a foe.
🔹Correta → A mudança deve ser uma amiga, não uma inimiga.
🔹"A friend not a foe" – expressão figurativa que significa algo positivo versus algo negativo, ou seja, “mudança deve ser vista como aliada e não como inimiga”.
🔹Literalmente: “friend = amigo”, “foe = inimigo”, mas aqui é usada metaforicamente para qualificar a atitude em relação à mudança.
🔹O homem inicialmente lida com a escrita, mas é impactado pela mudança tecnológica (Silicon, pixels, apps).
👉 A mensagem principal é aceitar a mudança como algo positivo, usando-a para criar e inovar, não resistir a ela.
🅒 One image is worth a thousand words.
🔹Incorreta → Uma imagem vale mais do que mil palavras.
🟢 Destaque idiomático: is worth a thousand words → enfatiza o poder visual sobre o textual na comunicação.
🔹Pegadinha → o poema fala de “pixels” e “captured mouse”, mas não sugere que imagens substituem palavras. O foco está em trabalho e adaptação, não em comunicação visual.
🅓 Having no time means having no priority.
🔹Incorreta → Não ter tempo significa não ter prioridade.
🔹"having no time" – usada de forma figurativa para indicar falta de disposição ou de prioridade real para algo, não apenas literal “não ter tempo”.
🔹"having no priority" – também figurativa, reforçando a ideia de que algo que não recebe atenção ou cuidado não é considerado importante.
🔹Pegadinha → embora mencione que o tempo do homem “would wither”(perde força ou desaparece gradualmente,), o poema não critica prioridades, mas sim mostra a necessidade de abraçar mudanças e novas possibilidades.
❑ Analyse the image to answer 18.
🔗(Available in: https://www.facebook.com/trafficawcamp.)
❑ Questão 18 – The public service announcement above deals with the necessary
precautions in traffic. The communicative situation emphasizes
the appealing function of the language for it is possible to verify
that the campaign’s social attribution is to:
A) Raise people’s awareness on safe driving.
B) Teach people what impaired driving means.
C) Disseminate a gloomy image on technology.
D) Foster violations concerning drivers’ behavior.
💡 GABARITO A
🖼️ ANÚNCIO:
🔹Hang up before you pick-up!
🔹Desligue o celular antes de pegar as crianças!
🔹Student drop-off and pick-up is a no cell phone zone.
🔹A área de embarque e desembarque de alunos é zona livre de celular.
🔹Help keep our children safe!
🔹 Ajude a manter nossas crianças em segurança!
🧠 ANÁLISE DA MENSAGEM:
🔹“Hang up” = “desligar o telefone” (literal e figuradamente).
🔹“Pick-up” refere-se ao momento de buscar as crianças na escola.
🔹A campanha usa frases imperativas (Hang up, Help keep), típicas da função apelativa da linguagem, cujo objetivo é persuadir e orientar comportamentos.
🔹Ela apela à consciência e responsabilidade dos motoristas, especialmente em áreas escolares, para não usarem o celular enquanto dirigem.
🔹O foco está em segurança no trânsito e proteção das crianças, o que demonstra um propósito educativo e preventivo.
🧩ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
🅐 ✅Raise people’s awareness on safe driving.
🔹CORRETA → Promover a conscientização sobre a direção segura.
🔹"Raise awareness" – expressão fixa muito usada em campanhas, significa “aumentar a conscientização / chamar a atenção para algo”.
🔹"Safe driving" – expressão composta, embora literal, é um termo consagrado que indica prática de condução segura, sendo quase uma unidade lexical.
👉 O anúncio visa conscientizar os motoristas sobre os riscos de usar o celular ao volante e promover atitudes seguras no trânsito — exatamente o papel social esperado de uma campanha pública.
🅑 ❌Teach people what impaired driving means.
🔹Incorreta → Ensinar às pessoas o que significa dirigir embriagado.
🔹"Impaired driving" – Expressão fixa usada em contextos legais e de conscientização, significa “dirigir sob influência de álcool ou drogas”. Funciona como um termo técnico/idiomático dentro do contexto de trânsito e conscientização.
🔹Pegadinha → parece plausível porque a campanha fala de comportamento imprudente, mas não está ensinando um conceito. O objetivo é mudar atitudes, não definir termos.
🅒 ❌Disseminate a gloomy image on technology.
🔹Incorreta → Disseminar uma imagem pessimista sobre a tecnologia.
🔹"Disseminate a gloomy image" – Expressão que significa “espalhar/propagar uma imagem negativa ou pessimista”.
🔹Pegadinha → pode enganar quem associa o aviso ao uso de celular, mas o foco não é criticar a tecnologia e sim o uso irresponsável dela no trânsito.
🅓 ❌Foster violations concerning drivers’ behavior.
🔹Incorreta → Promover violações relacionadas com o comportamento dos condutores.
🔹"Foster violations" – aqui a palavra “foster” tem um sentido figurado ou “quase idiomático”, significando “incentivar/propiciar infrações”, algo negativo e não literal como “nutrir uma planta”.
🔹Pegadinha → Pegadinha de vocabulário: foster = “incentivar”, “promover”. Mas campanhas de utilidade pública nunca incentivam violações — pelo contrário, visam combatê-las.
❑ Figurative language serves as an excellent communication tool and
is something we encounter daily that helps us convey complex
descriptions or emotions quickly and effectively. Also referred to
as “figures of speech”, figurative language can be utilized to persuade, engage and connect with an audience.
Chocolate her Achilles heel
(Available in: https://examples.yourdictionary.com.)
❑ Questão 19 – Which figurative language device or “figure of speech” is found
in the segment “Chocolate was her Achilles’ heel.”?
A) Simile.
B) Allusion.
C) Oxymoron.
D) Synecdoche.
💡 GABARITO B
🧩Explicação do gabarito (B – Allusion):
🔹✅Allusion (Alusão): referência indireta a uma pessoa, lugar, evento ou obra conhecida.
🔹Aqui, “Achilles’ heel” alude à mitologia grega: Aquiles tinha um ponto vulnerável (o calcanhar), e a expressão passou a significar uma fraqueza pessoal.
🔹O texto usa essa referência para indicar que o chocolate é a fraqueza da pessoa.
🔹Por que não as outras alternativas:
A) ❌Simile: seria uma comparação usando “like” ou “as” (não há aqui).
C) ❌Oxymoron: combina termos opostos, por exemplo “deafening silence”(silêncio ensurdecedor), o que não ocorre.
🔹A expressão “deafening silence” é um exemplo de oxymoron (oxímoro).
🔹Oxymoron é uma figura de linguagem que combina palavras de sentido oposto ou contraditório para criar um efeito expressivo.
🔹Aqui, “deafening” (ensurdecedor) é algo extremamente alto, enquanto “silence” (silêncio) é a ausência de som. A combinação cria uma ênfase dramática, sugerindo um silêncio tão intenso que parece “ensurdecedor”.
D) ❌Synecdoche: parte pelo todo ou todo pela parte, por exemplo “all hands on deck”(mãos à obra), não se aplica aqui.
🔹Significado literal: todas as mãos no convés (de um navio)
🔹Significado figurado: todos devem colaborar / ajudar
🔹Figura de linguagem: sinédoque (parte pelo todo)
❑ Questão 20 – Following the assessment guidelines for the teaching and learning
of the English language, according to the Paranaense Syllabus, its
initial stage should characterize the teaching/learning context by
establishing student profile, his/her limitations and expectations so
that planning happens in harmony with the educational reality.
Mark the kind of assessment procedure which would enable the
approach described.
A) Needs analysis.
B) External review.
C) Portfolio production.
D) Comparative feedback.
💡 GABARITO A
🧩ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
🔹Seguindo as orientações de avaliação para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, segundo o Currículo Paranaense, a sua etapa inicial deve caracterizar o contexto de ensino/aprendizagem, estabelecendo o perfil do aluno, as suas limitações e expectativas para que o planeamento aconteça em harmonia com a realidade educativa.
🔹Assinale o tipo de procedimento de avaliação que permitiria a abordagem descrita.
❑ The existing relation between verbal and visual-verbal languages
contributes to build discourse genre comprehension, and improve
perception about many relevant communicative aspects. Observe
the advertisements to answer 21.
Absolut Amsterdam. Absolut Etiquette. Absolut Bangkok.
(Available in: https://brandoctor.typepad.com.)
❑ Questão 21 – In order to produce meaning out of the advertisements,
one should activate relations of:
A) Neologism.
B) Hypernymy.
C) Regionalism.
D) Intertextuality.
💡 GABARITO D
🧩Explicação :
🔹Intertextuality (Intertextualidade): os anúncios da Absolut brincam com referências culturais, cidades e comportamentos, fazendo o leitor relacionar o produto com conceitos e contextos externos ao anúncio em si.
🔹É preciso ativar conhecimentos prévios e relações entre textos ou contextos diferentes para compreender o sentido.
🔹“Absolut” é, antes de tudo, a marca de uma vodka sueca famosa: Absolut Vodka. O nome em si não é uma palavra do inglês com sentido literal no contexto do produto, mas deriva do termo “absolute” (absoluto, completo, perfeito).
🔹Os anúncios da Absolut frequentemente usam jogos de palavras, referências culturais ou geográficas (como “Absolut Amsterdam” ou “Absolut Etiquette”).
🔹Aqui, “Absolut” funciona como prefixo que conecta o produto à ideia ou tema do anúncio, criando associação entre a marca e o conceito apresentado.
🟨ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
🅐 Neologism: seria a criação de palavras novas. 🔹Aqui não se trata disso, já que “Absolut Amsterdam” não inventa palavras.
🅑 Hypernymy (Hiperonímia): relação entre palavra genérica e específica (ex: “fruta” e “maçã”).
🔹A pegadinha é que o aluno pode confundir “Absolut [cidade]” como uma categoria genérica, mas não é o foco da compreensão do anúncio.
🅒 Regionalism (Regionalismo): palavras ou expressões típicas de uma região.
🔹A pegadinha é que cada anúncio cita uma cidade, mas o sentido do anúncio não depende do uso de palavras regionais, e sim da referência cultural ligada à cidade.
🅓 Intertextuality: correto, pois é preciso relacionar os anúncios com contextos externos e culturais para entender o humor e a mensagem.
❑ The text below reproduces a classroom dialogue which was
carried out targeting oral practice.
Teacher: Where did you go on the weekend?
Student: I went to the park.
Teacher: You went to the park? How nice! What did you do?
Student: I played soccer.
Teacher: You played soccer. Who played soccer with you?
Student: My friends from school, my team.
Teacher: Your friends from school, your team? Did you like it?
Student: I loved it.
Teacher: You loved it. Great!
❑ Questão 22 – Among the resources of classroom management, teacher’s
speech is considered a key element. The repetition produced by the teacher in the above dialogue signals:
A) Unnecessary increase in speaking time.
B) Valuable strategy for student correction.
C) Focus on essential features of the dialogue.
D) Attempt to replicate ordinary oral interaction.
💡 GABARITO A
🧩Na questão 22, a pegadinha está justamente em interpretar a repetição do professor:
O diálogo mostra que o professor repete as respostas do aluno (“You went to the park?”, “You played soccer?”, “You loved it”) sem fazer correções nem enfatizar aspectos gramaticais ou vocabulário.
🟨ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
Dentre os recursos de gestão da sala de aula, o discurso do professor é considerado um elemento-chave. A repetição produzida pelo professor no diálogo acima sinaliza:
🅐 ✅Unnecessary increase in speaking time
🔹Correta → Aumento desnecessário do tempo de fala.
🔹A repetição aqui não acrescenta valor pedagógico, apenas aumenta o tempo de fala do professor sem um propósito instrutivo claro.
🔹O professor repete as falas do aluno, mas de forma desnecessária, apenas prolongando o tempo de fala, sem corrigir ou enfatizar pontos específicos. Por isso, a alternativa correta é A.
🅑 ❌Valuable strategy for student correction
🔹Incorreta → Estratégia valiosa para a correção dos alunos.
🔹Não há correção de erros ou feedback; a repetição não tem função corretiva.
🅒 ❌Focus on essential features of the dialogue
🔹Incorreta → Foco nas características essenciais do diálogo
🔹O foco não está em destacar pontos gramaticais ou estruturais, apenas em repetir.
🅓 ❌Attempt to replicate ordinary oral interaction
🔹Incorreta → Tentar replicar a interação oral comum.
🔹Embora o diálogo tente parecer natural, a repetição é exagerada, o que não é típico de conversação espontânea.
❑ Read the text to answer 23.
There was a woman by the door. The woman was carrying a huge
duffel bag. I had never seen her around, although she looked
somehow familiar. The poor lady was obviously weary. I was not
sure whether or not I’d address the stranger asshe stared at me.
❑ Questão 23 – While highlighting the underlined words and conducting its
due analysis, it is consistent to assert that, in the text, they
illustrate the use of different.
A) Cohesive devices.
B) Sequencial sharding.
C) Encyclopedic knowledge.
D) Circumlocution resourses.
💡 GABARITO A
🧩 Trecho do texto:
🔹"[...] There was a woman by the door. The woman was carrying a huge duffel bag. I had never seen her around, although she looked somehow familiar. The poor lady was obviously weary."
🔹Os termos “the woman” e “the poor lady” se referem à mesma pessoa, mas com diferentes expressões linguísticas para manter a coesão textual.
✅ Alternativa correta: (A) Cohesive devices
🔹Essas expressões são recursos coesivos (cohesive devices) — palavras ou frases que ligam ideias e evitam repetições desnecessárias.
🔹 “The woman” → retomada direta (repetition with the definite article)
🔹 “The poor lady” → retomada por sinônimo ou substituição lexical, mantendo a fluidez.
💬 Exemplo: “Maria arrived late. The teacher was worried.”
👉 “The teacher” retoma “Maria” com outra forma de referência.
🚫 PEGADINHAS:
🅑 ❌Sequencial sharding – termo inexistente em linguística textual.
É uma pegadinha porque parece técnico, mas não existe em análise de discurso.
🅒 ❌Encyclopedic knowledge – refere-se ao conhecimento de mundo que o leitor usa para interpretar o texto (ex: saber o que é uma “duffel bag”).
👉 Não é o caso aqui, já que a questão trata de referência linguística, não de conhecimento prévio.
🅓 ❌Circumlocution resources – significam “recursos de rodeio linguístico”, usados quando alguém não lembra uma palavra e explica por meio de outras (ex: “the thing you use to cut paper” em vez de “scissors”).
👉 Não ocorre aqui, pois o narrador não está evitando palavras.
❑ Read the text to answer 24.
A: So, I’ve decided I’m going to go to the bank and ask for a
car loan.
B: That sounds like a good idea.
C: Well, you need a car.
B: Right.
A: Anyway, I was wondering if either of you would teach me
how to drive.
B: Look, I’m very busy during the week, I'm trying to catch
up with my deadline.
C: I’m in the same boat, but there must be a way...
A: What about the weekend? Say, Saturday morning? You
both could take turns.
B: Fine with me!
C: Count me in!
❑ Questão 24 – The words reproducing pause, hesitation, redundancy, etc
which might or might not be present in abbreviated form
in the dialogue are:
A) Established idioms.
B) Speech concept charts.
C) Oral discourse markers.
D) Metaphorical expressions.
💡 GABARITO C
🧩Enunciado
🔹The words reproducing pause, hesitation, redundancy, etc., which might or might not be present in abbreviated form in the dialogue are:
✅ Alternativa correta: 🅒 Oral discourse markers
🔹Essas palavras ou expressões — como well, you know, I mean, uh, so, actually — são chamadas de oral discourse markers (marcadores discursivos orais).
🔹 Função: organizar, sinalizar pausas, hesitações, retomadas ou manter a fluência da fala espontânea.
🔹 Exemplo:
– Well, I think you’re right.
– You know, it’s not easy to decide.
🔹Esses termos não têm função gramatical essencial, mas ajudam na coesão e naturalidade da fala.
🚫 PEGADINHAS:
🅐 ❌Established idioms – são expressões fixas cujo significado não é literal, como "kick the bucket" (morrer) ou "spill the beans" (revelar um segredo).
👉 Não servem para marcar pausa ou hesitação, e sim para expressar ideias figuradas.
🅑 ❌Speech concept charts – expressão inventada / inexistente no campo da linguística. Parece técnica, mas é uma pegadinha terminológica.
🅓 ❌Metaphorical expressions – são figuras de linguagem que comparam ideias indiretamente, como "time is money" ou "a wave of sadness".
👉 Não têm relação com pausas ou fluência da fala.
❑ The following handout was tabled for 9º graders of Ensino
Fundamental as a research tool. Students should discover the
meanings of the abbreviations. They received adequate support
on how to perform the research activity, that is, indication of
sites, pages, blogs, etc where to look for suitable information.
FIND OUT THE MEANING OF THE ABBREVIATIONS
🔗(Available in: https://www.liveworksheets.com/hv2889859db.)
❑ Questão 25 – Choose the learning purpose and ability the work with the
handout is meant to comprise.
A) Explore virtual environments and/or app to access artistic/literary
heritage.
B) Recognize the practice and use of novel languages familiar to
technology.
C) Investigate the relevance of other languages in the social
context of Brazil.
D) Identify discrepancies/similarities existing between Portuguese and English.
💡 GABARITO B
🧩ENUNCIADO RESUMIDO:
🔹Alunos do 9º ano receberam uma folha de atividades (handout) com abreviações para descobrir seus significados (como LOL, BRB, OMG, etc.), com apoio de sites, blogs e páginas indicadas para a pesquisa.
🔹PERGUNTA-CHAVE:
🔹Qual o propósito de aprendizagem e habilidade envolvida?
✅ Gabarito: 🅑 Recognize the practice and use of novel languages familiar to technology.
💡 Explicação:
➡️A atividade foca em abreviações usadas em contextos digitais — ou seja, novas linguagens associadas à tecnologia (internet, aplicativos, redes sociais, chats, etc.).
🔹 O aluno aprende a reconhecer e compreender essas linguagens modernas, entendendo como elas funcionam na comunicação tecnológica e no uso real do inglês contemporâneo.
🔹 A habilidade está alinhada a competências digitais e linguísticas. Exemplo de abreviações:
🔹LOL → Laughing Out Loud → Rir Alto
🔹BRB → Be Right Back → Já volto
🔹BTW → By The Way → A propósito
🚫 PEGADINHAS:
🅐 ❌Explore virtual environments and/or app to access artistic/literary heritage
🔹Incorreta → Explorar ambientes virtuais e /ou aplicação de acesso ao patrimônio artístico / literário
🔹Fala sobre patrimônio artístico / literário, o que não tem relação com abreviações da linguagem tecnológica.
👉 É uma pegadinha que mistura uso da internet (presente na atividade) com conteúdo cultural, mas o foco da questão é linguístico e tecnológico, não artístico.
🅒 ❌Investigate the relevance of other languages in the social context of Brazil
🔹Incorreta → Investigar a relevância de outras línguas no contexto social do Brasil
🔹Isso se aplicaria a um estudo sociolinguístico ou intercultural (por exemplo, influência do inglês no português), mas aqui o foco é comunicação digital — não contexto social nacional.
🅓 ❌Identify discrepancies/similarities existing between Portuguese and English
🔹Incorreta → Identificar discrepâncias / semelhanças existentes entre o português e o inglês
🔹Seria válida se o exercício pedisse comparar expressões nas duas línguas, mas não é o caso.
👉 Os alunos estão descobrindo o significado das abreviações em inglês, não comparando idiomas.
❑ Read the dialogue to answer 26.
Sara: Hi, Michael, HRU?
Michael: Hi Fine. And U?
Sara: Miss U2.
Michael: Come here 2day, pls
Sara: Miss Sure. 2nite, okay? Bye.
Michael: Ok. Cu 2nite. Bye.
🔗(Available in: https://www.liveworksheets.com/se1991286ki.)
❑ Questão 26 – Indicate the language practice which might be proposed as
of the dialogue study.
A) Linguistic analysis.
B) Persuasive discourse.
C) Argumentation building.
D) Discourse purposefulness.
💡 GABARITO A
🧩 Justificativa completa:
🔹O foco da atividade é analisar como a linguagem é usada no contexto das mensagens digitais — abreviações, siglas e substituições de letras e números que refletem um novo tipo de escrita (linguagem da internet / chats / redes sociais).
➡️ A prática é de análise linguística (Linguistic analysis), pois o aluno observa:
🔹Como a língua adapta-se ao meio digital;
🔹O uso de abreviações fonéticas (“U” = you, “2nite” = tonight, “HRU” = How are you?);
a economia linguística e a informalidade;
🔹Os aspectos de registro linguístico e variação comunicativa.
📚 Assim, o exercício estimula reflexão sobre o funcionamento da língua, não apenas a tradução ou interpretação literal.
📚 Essa prática desenvolve consciência linguística, permitindo que o aluno entenda como o idioma funciona dentro de uma situação comunicativa real.
🚫 PEGADINHAS:
🅑 Persuasive discourse
❌ Diz respeito à linguagem usada para convencer ou persuadir (como em propagandas, discursos políticos ou cartas de opinião).
👉 Um diálogo comum de sala de aula não tem essa finalidade — é comunicativo, não persuasivo.
🅒 Argumentation building
❌ Envolve formular argumentos, apoiar opiniões e contra-argumentar — típico de debates e textos opinativos.
👉 O exercício trata de análise linguística, não de debate argumentativo.
🅓 Discourse purposefulness
❌ Significa analisar o propósito do discurso (por exemplo, informar, narrar, instruir, etc.), mas o foco da questão é a prática linguística, não a intenção comunicativa.
👉 A palavra “purposefulness” pode confundir, mas aqui a habilidade visada é analisar a linguagem, não o propósito.
🧠 Resumo final
🅐 ✅Linguistic analysis
🔹A atividade de estudo do diálogo visa desenvolver Linguistic analysis, pois permite observar como a língua é usada para estruturar a comunicação oral.
🅑 ❌Persuasive discourse
🔹Discurso com intenção de convencer. Não é o caso.
🅒 ❌Argumentation building
🔹Construção de argumentos e contra-argumentos. Inadequado ao gênero.
🅓 ❌Discourse purposefulness
🔹Análise da finalidade do discurso. Fora do escopo da prática.
❑ Read the text to answer 27.
In American literature, regionalism refers to works that describe
distinctive local geography and culture, and to movements that value
smaller-scaled representations of place over representations of
broad territorial range.
Regionalism emerges from the perception of
modern geographic plurality; writers and readers understand a larger
unit of space (commonly the national territory) to be diversified at its
periphery according to topographical features, economy, history,
dialect, and manners.
A region is always one among many within a
common container, characterized by uneven development between
center and periphery. Regionalism indicates that a writer has chosen
to focus on one of the areas outside the centers of power, and to
organize the work around that region.
In American literature,
regionalism has been associated with the sketch or short story,
although the category can accommodate poetry and the novel.
Regionalism’s detractors have treated it as a minor form portraying outdated folkways, more parochial than literature that features a larger spatial scale and cosmopolitan characters.
Its defenders reject that evaluation, often arguing that regionalism
provided access to female, nonwhite, and rural writers, who used
the form in innovative and empowering ways.
🔗(Available in: https://www.oxfordbibliographies.com.)
❑ Questão 27 – In the segment “Its defenders reject that evaluation, often arguing
that regionalism provided access to female, nonwhite, and rural
writers” ITS refers back to:
A) Periphery.
B) Literature.
C) Short story.
D) Regionalism.
💡 GABARITO D
🧩
❑ Perform analysis and observation of the image to answer
28 and 29.
🔗(Available in: https://br.pinterest.com.)
❑ Questão 28 – While producing an advertisement, authors choose persuasive
strategies aiming at determining readers’/viewers’ behavior.
Among the argumentative strategies selected for the above
campaign, we spotlight the:
A) Parternship with facebook.com, which will boost the event’s
reliability and integrity level.
B) Usage of conotative language, which leads the reading audience’s focus to financial issues.
C) Readers’ informal treatment, which mitigates the seriouness
of the problem that is exposed.
D) Wordplay with “spare” and “wear” driving the readers’ attention to needy people’s position.
💡 GABARITO D
🧩
❑ Questão 29 – It is true about the ad’s content that:
A) If you donate at least a clothing shopping bag, you freely
enter Clubhouse.
B) Those willing to participate will donate clothing and make
a themed drawing.
C) Target will exchange each of the gift cards received by
donors for a present.
D) The more clothing entrants bring the greater prospect
those entrants enjoy.
💡 GABARITO D
🧩
❑ Observe the following set of minimal pairs to answer 30.
Hit / Heat
Bit / Beat
Knit / Neat
Chip / Cheap
Live / Leave
❑ Questão 30 – The set of minimal pairs was used for oral practice being its
specific target to distinguish vowel pronounciation. Mark
the criteria that accounts for the vowel distintion existing
in all of the chosen minimal pairs.
A) Lax and tense vowels.
B) Voiced and voiceless vowels.
C) Fricative and affricate vowels.
D) Rounded and unrounded vowels.
💡 GABARITO A
🧩Enunciado
Os pares mínimos apresentados são:
# Par mínimo Diferença fonética
1 Hit / Heat /ɪ/ × /iː/
2 Bit / Beat /ɪ/ × /iː/
3 Knit / Neat /ɪ/ × /iː/
4 Chip / Cheap /ɪ/ × /iː/
5 Live / Leave /ɪ/ × /iː/
🗣️ O que são minimal pairs?
👉 Minimal pairs (pares mínimos) são duas palavras que se diferenciam apenas por um som, e essa diferença altera o significado.
🔹Exemplo clássico:
🔹Ship /ʃɪp/ × Sheep /ʃiːp/
🎯 Objetivo do exercício
🔹O enunciado diz que o propósito é a prática oral, para que o aluno distingua a pronúncia das vogais.
🔹Todas as palavras se diferenciam pelo contraste entre:
🔹/ɪ/ → lax vowel (vogal relaxada/curta)
🔹/iː/ → tense vowel (vogal tensa/longa)
✅ GABARITO: A) Lax and tense vowels
💡 Explicação fonética detalhada:
Tipo de vogal Exemplo Característica
🔹Lax vowel (/ɪ/) → Hit, Bit, Knit, Chip, Live → Curta, relaxada, sem tensão muscular na língua.
🔹Tense vowel (/iː/) → Heat, Beat, Neat, Cheap, Leave → Longa, pronunciada com maior tensão e duração.
📌 Esse contraste é um dos principais desafios fonéticos para estudantes de inglês, pois o português não diferencia sistematicamente vogais tensas e relaxadas.
🧩 Análise das pegadinhas:
🅑 ❌Voiced and voiceless vowels.
🔹Refere-se à vibração das cordas vocais.
🔹Todas as vogais do inglês são vozeadas (voiced).
🅒 ❌Fricative and affricate vowels
🔹Esses termos se aplicam a consoantes, não a vogais.
🅓 ❌Rounded and unrounded vowels
🔹Diz respeito à posição dos lábios (arredondados ou não).
🔹Nesse caso, /ɪ/ e /iː/ são ambas "unrounded".
❑ Read the texts to answer 31.
Text 1
High-income countries such as the United States and the United
Kingdom have higher food spending in absolute terms, but the
share of household consumption expenditures devoted to athome food is low– less than 10 percent. In Kenya and other low-
-income countries, at-home food’s share of consumption expenditures can exceed 50 percent. Per capita calorie availability
follows the reverse path. According to the most recent available
data, U.S. per capita calorie availability was among the highest
at 3,682 calories per day, while Kenya’s was estimated at only
2,206 calories.
Text 2
For a typical dollar spent in 2020 by U.S. consumers on domestically produced food, including both grocery store and eating-out
purchases, 27.9 cents went to foodservice establishments such as
restaurants and other eating-out places. The foodservice share of
the food dollar decreased after 9 years of gains as households
shifted to food-at-home consumption during the first year of the
Covid-19 pandemic. For the remainder of the food dollar, transportation (4.1 cents) and wholesale trade (11.9 cents) rose to
their highest shares reported in the series, which provides statistics back to 1993.
🔗(Economic Research Service U.S. – Department of Agriculture.
https://www.ers.usda.gov/data-products.)
❑ Questão 31 – In both of the texts the common theme is:
A) Food intake patterns.
B) Healthier food habits.
C) Increased food expense.
D) Meager food management.
💡 GABARITO A
🧩
❑ Analyse the image to answer 32.
🔗(Available in: https://funnytimes.com.)
❑ Questão 32 – The instructions above the market cashier say, “10 items or
less, exact change, no small talk, just bag your groceries and
get the hell out”.
Mark the item that matches text and image
analysis.
A) The segment “get the hell out” is meant to delight costumers.
B) The image conveys warmth rendered by rules’ imposition.
C) Consumers’ right is violated since there’s not a patrons’
line.
D) The employment of “less” is not consistent with plural
nouns.
💡 GABARITO D
🧩
❑ Observe the following groups of words to answer 33.
Group 1
Think – Bath – Thigh – Thorn – Length – Aesthetic – Cloth
– Thousand – Thumb
Group 2
Those – Then – With – Although – This – Within – Therefore
– They – Mother
❑ Questão 33 –The sound represented by the TH in Group 1 and the sound
represented by the TH in Group 2 differ due to:
A) Their diverse place of articulation.
B) Being either plosive or nasal sounds.
C) The manner of articulation they have.
D) Vocal fold vibration presence/absence.
💡 GABARITO D
🧩
❑ Read the text to answer 34.
Linguisitc prejudice is endemic in public life, widely tolerated, and
institutionalized in social enterprises that affect almost everyone,
such as education and the media. There is limited knowledge
about and little regard forlinguistic study showing that all varieties of a language display systematicity and that the elevated
social position of standard varieties has no scientific linguistic
basis.
🔗(Available in: https://www.thoughtco.com. Adapted.)
❑ Questão 34 – The coloniality framework, which is present in several levels of
personal and social life, is still reproduced even in the absence
of colonial management, echoing in classrooms, in a very steady
way in English classes. It is NOT a biased manifestation that
might contaminate English teaching/learning to favor:
A) European peoples opposite to non Europeans.
B) Behavior leading to subjectification and identity.
C) Western knowledge damaging non western one.
D) Males and patriarchship at the expense of females.
💡 GABARITO B
🧩
❑ Types of pasta and when you should be using them
🔗(Available in: https://www.tastingtable.com.)
❑ Questão 35 – Concerning the title above the image, the modal verb used
can be replaced by:
A) Must.
B) Might.
C) Ought to.
D) Had better.
💡 GABARITO C
🧩O modal “should” indica:
🔹conselho,
🔹recomendação,
🔹expectativa razoável,
🔹ou obrigação leve (menos forte que must).
🧩Aqui, o título fala sobre quando é recomendado usar cada tipo de massa, portanto o sentido é dar orientação ou conselho — algo como:
🔹“Tipos de massa e quando você deveria usá-las.”
⚙️ Testando as alternativas
A) ❌Must → obrigação forte, necessidade absoluta
🔹“When you must use them” → soa autoritário demais (obrigação, não recomendação).
B) ❌Might possibilidade leve
🔹“When you might use them” → apenas sugere hipótese, sem sentido de conselho.
C) ✅Ought to → dever moral, equivalente a “should”
🔹“When you ought to use them” → sinônimo de “should”, tom de recomendação leve.
D) ❌Had better conselho com tom de advertência (“é melhor que...”)
🔹Soaria como ameaça (“é melhor usar assim!”).
🧠 EXPLICAÇÃO EXTRA:
🔹“Ought to” é um sinônimo formal de “should”:
🔹Ambos expressam "advice" (conselho) ou "mild obligation" (obrigação leve).
🔹Exemplo comparativo:
🔹You should eat less sugar. (Você deveria comer menos açúcar.)
🔹You ought to eat less sugar. (Você deveria comer menos açúcar.)
🔹People should recycle more. (As pessoas deveriam reciclar mais.)
🔹People ought to recycle more. (As pessoas deveriam reciclar mais.)
✅ Conclusão:
🔹Em “when you should be using them”, o modal “should” expressa recomendação, portanto pode ser substituído corretamente por “ought to” — mantendo o mesmo sentido e registro.
❑ Covid-19 symtoms or simply a cold? It is recommended that
he _______ home.
🔗(Available in: https://www.uhhospitals.org.)
❑ Questão 36 – Fill in the blank above the image with the appropriate verb
form:
A) remain
B) remains
C) remained
D) will remain
💡 GABARITO A
🧩🧩 Questão 36
Covid-19 symptoms or simply a cold?
It is recommended that he _______ home.
🧠 Análise gramatical
A estrutura “It is recommended that…” é uma expressão impessoal que exige o uso do subjunctive mood (modo subjuntivo) em inglês.
No subjunctive, o verbo vem em sua forma base (sem -s, -ed, ou will), mesmo quando o sujeito é “he”, “she” ou “it”.
⚙️ Verificando as alternativas
A) ✅remain (forma base)
🔹Usa-se o subjunctive mood → verbo na forma base (“remain”) após “It is recommended that…”.
🔹“It is recommended that he remain home.”
🔹“É recomendado que ele fique em casa.”
B) ❌remains (presente simple)
🔹O subjuntivo não leva “-s” com he/she/it.
C) ❌remained (passado simples)
🔹“Remained” indica passado, o que muda o tempo verbal da recomendação.
D) ❌will remain (futuro)
🔹Não se usa “will” depois de “It is recommended that…”.
📘 Regras úteis
🔹Outras expressões que também pedem subjuntivo:
🔹It is essential that she be on time.
🔹It is necessary that he go to the doctor.
🔹They suggested that we stay indoors.
➡️ Estrutura:
🔹It is + adjective (essential / recommended / important) + that + subject + verb (base form)
❑ Read the text to answer 37.
Can a focus on playful learning be integrated in the
enabling environment?
“Enabling environment” refers to the broad set of interrelated national political, social and financial conditions that can
either promote or hinder the successful functioning of the preprimary sub-sector.
A supportive enabling environment is conducive to recognizing the importance of learning through play, and
it can further strengthen this emphasis by fostering coordination
with other sectors such as health, nutrition and social protection,
which together can create a unified voice for play in children’s
lives.
The elements of the enabling environment, and how they
can foster play-based learning, are:
1. Policies and legislation: Policies specific to the preprimary sub-sector are important because they can clearly
affirm children’s right to play and can state that playbased
learning is a distinctive and essential feature of effective
early learning.
Policies and directives can reflect a childcentred approach to learning and teaching; such policies
create an expectation that playful learning will be taken
seriously and implemented across levels of the sub-sector.
2. Public Demand: Support for pre-primary services among
parents and caregivers is key and it should be informed by strong
awareness of what quality means in pre-primary education.
Awareness-raising should focus on young children’s unique
learning needs, e.g., the need to make meaning through playful
investigations supported by knowledgeable teachers.
A key
aspect of fostering public support and demand for learning
through play is to ensure that parents recognize their role in
providing meaningful play experiences in the home environment,
and to empower them to do so.
Garnering public support and
demand for learning through play will enhance the pre-primary
system’s commitment to and recognition of the benefits of play.
🔗(Available in: https://www.unicef.org.)
❑ Questão 37 – Mark the item that is in agreement with text content.
A) Learning through play meets political exigences.
B) Police should guarantee children’s rights to play.
C) Young children enjoy singular learning demands.
D) Lenient environment helps parents’ participation.
💡 GABARITO C
📘 Resumo conceitual:
🔹O texto da UNICEF explica que um “enabling environment” (ambiente favorável) promove o aprendizado lúdico (learning through play).
🔹Esse ambiente depende de políticas públicas, demanda social e consciência dos pais.
🔹Ele reforça que crianças pequenas têm necessidades únicas de aprendizado, que devem ser atendidas de modo lúdico e significativo.
🧩Mark the item that is in agreement with text content.
🔹(Marque o item que está de acordo com o conteúdo do texto.)
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Learning through play meets political exigences.
🔹O texto diz que o "enabling environment" (ambiente favorável) inclui condições políticas, sociais e financeiras que podem ajudar ou dificultar o aprendizado lúdico — mas não que o aprendizado por meio de brincadeiras atende a exigências políticas.
🔹O foco é educacional e pedagógico, não político.
B) ❌Police should guarantee children’s rights to play.
🔹A palavra correta no texto é “Policies” (políticas públicas), não “Police” (polícia).
🔹É uma pegadinha de vocabulário.
🔹O texto fala de policies and legislation (políticas e legislação), não das forças policiais.
C) ✅Young children enjoy singular learning demands.
🔹O texto diz:
🔹“Awareness-raising should focus on young children’s unique learning needs, e.g., the need to make meaning through playful investigations…”
🔹 “Unique learning needs” = necessidades de aprendizagem singulares.
🔹Logo, a alternativa expressa corretamente que crianças pequenas possuem demandas de aprendizagem únicas.
D) ❌Lenient environment helps parents’ participation.
🔹“Lenient” significa tolerante, permissivo, mas o texto usa “supportive enabling environment” (ambiente de apoio/favorável).
🔹O termo "lenient" distorce o sentido: o ambiente não é “permissivo”, mas sim estruturado para apoiar o aprendizado por meio de brincadeiras.
❑ Read the text to answer 38.
The Unicorn in the Garden
(James Thurber.)
Once upon a sunny morning a man who sat in a breakfast nook
looked up from his scrambled eggs to see a white unicorn with a
golden horn quietly cropping the roses in the garden.
The man
went up to the bedroom where his wife was still asleep and woke
her.
“There's a unicorn in the garden,” he said. “Eating roses.” She
opened one unfriendly eye and looked at him.
“The unicorn is a
mythical beast,” she said, and turned her back on him.
The man
walked slowly downstairs and out into the garden. The unicorn
was still there; he was now browsing among the tulips.
“Here,
unicorn,” said the man and pulled up a lily and gave it to him.
The
unicorn ate it gravely. With a high heart, because there was a
unicorn in his garden, the man went upstairs and roused his wife
a gain.
“The unicorn,” he said, “ate a lily.” His wife sat up in bed
and looked at him, coldly. “You are a booby,” she said, “and I am
going to have you put in a booby-hatch.”
The man, who never
liked the words “booby” and “booby-hatch,” and who liked them
even less on a shining morning when there was a unicorn in the
garden, thought for a moment. “We'll see about that,” he said.
He
walked over to the door. “He has a golden horn in the middle of
his forehead,” he told her. Then he went back to the garden to
watch the unicorn; but the unicorn had gone away.
The man sat
among the roses and went to sleep. And as soon as the husband
had gone out of the house, the wife got up and dressed as fast
as she could.
She was very excited and there was a gloat in
her eye. She telephoned the police and she telephoned the
psychiatrist; she told them to hurry to her house and bring a
straitjacket.
When the police and the psychiatrist arrived they sat
down in chairs and looked at her, with great interest.
“My
husband,” she said, “saw a unicorn this morning.”
The police
looked at the psychiatrist and the psychiatrist looked at the police.
“He told me it ate a lily,” she said.
The psychiatrist looked at the
police and the police looked at the psychiatrist.
“He told me it had
a golden horn in the middle of its forehead,” she said.
At a solemn
signal from the psychiatrist, the police leaped from their chairs
and seized the wife.
They had a hard time subduing her, for she
put up a terrific struggle, but they finally subdued her. Just as they
got her into the straitjacket, the husband came back into the
house.
“Did you tell your wife you saw a unicorn?” asked the police.
“Of course not,” said the husband.
“The unicorn is a mythical
beast.”
“That's all I wanted to know,” said the psychiatrist.
“Take
her away. I'm sorry, sir, but your wife is as crazy as a jay bird.”
So
they took her away, cursing and screaming, and shut her up in an
institution.
The husband lived happily ever after.
Moral: Don't count your boobies until they are hatched.
(Available in: http://english.glendale.cc.ca.us.)
❑ Questão 38 – The text above is a modern humorous short story which is
meant to establish links with traditional fables, thus revitilizing
the writing and reading of fiction. Point out the distracter that
suits the moral of the story.
A) Kindness will always be better than force.
B) Persistence is the key to solving problems.
C) Don’t expect one’s hopes to be a certainty.
D) No example is more powerfull than precepts
💡 GABARITO C
🦄 Texto: The Unicorn in the Garden (James Thurber)
🔹É uma short story moderna escrita em tom de fábula humorística, com moral final, assim como as fábulas tradicionais.
🔹O enredo gira em torno de um homem que diz ter visto um unicórnio (animal mítico) no jardim.
Sua esposa, descrente e sarcástica, tenta fazê-lo parecer louco — mas, no fim, é ela quem é levada ao hospício.
💬 Questão 38
The text above is a modern humorous short story which is meant to establish links with traditional fables, thus revitilizing the writing and reading of fiction.
Point out the distracter that suits the moral of the story.
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Kindness will always be better than force.
🔹Essa moral expressa uma lição de bondade versus força, típica de fábulas como The Lion and the Mouse.
🔹No entanto, a história do unicórnio não fala de gentileza nem de violência, mas de esperteza e ironia.
B) ❌Persistence is the key to solving problems.
🔹Não há persistência envolvida.
🔹O marido não insiste nem luta para provar que viu o unicórnio — ele simplesmente nega quando confrontado, o que o salva.
🔹 Portanto, o tema não é “persistir”, e sim agir com astúcia.
C) ✅Don’t expect one’s hopes to be a certainty.
🔹Essa moral traduz perfeitamente a ironia do final:
🔹A esposa tinha esperança de ver o marido internado — algo que ela tomou como certo (“counted her boobies before they were hatched”), mas o resultado foi o contrário:
👉 Ela foi internada.
🔹Assim, a moral do texto — “Don’t count your boobies until they are hatched” — é uma versão cômica de:
🔹“Don’t count your chickens before they hatch.”
ou seja,
🔹“Não conte com algo antes de acontecer.” / “Não tome seus desejos por realidade.”
🔹Logo, “Don’t expect one’s hopes to be a certainty” tem o mesmo sentido.
D) ❌No example is more powerful than precepts.
🔹Essa moral fala de exemplo versus preceito, algo filosófico e moralizador — mas o conto é irônico e cômico, sem esse tipo de ensinamento ético.
👉 É uma pegadinha de linguagem “nobre”, que parece certa, mas não se encaixa no contexto.
📚 Resumo conceitual
🔹Gênero: fábula moderna/humorística.
🔹Tema: percepção, loucura e esperteza.
🔹Moral real: Não conte com algo antes que realmente aconteça.
🔹Expressão usada na moral: “Don’t count your boobies until they are hatched.” → paródia de “Don’t count your chickens before they hatch.”
❑ Read the text to answer 39.
Action on Smoking and Health’s (ASH)
Accomplishments
2019 Bucharest Declaration on Human Rights and a Tobacco-
-Free Europe, coming out of discussion at our Global Forum
that continued at the European Network for Smoking and
Tobacco Prevention’s Conference the following days.
2019 Global Forum on Human Rights and a Tobacco-Free
World, co-hosted by the Romanian Presidency, Romania 2035
Tobacco-Free Generation Initiative, and theEuropean Network
for Smoking and Tobacco Prevention with high level speakers
such as the European Commissioner on Health and Food Safety
and Princess Dina Mired of Jordan.
2019 launch of ASH’s Tobacco and Human Rights Hub, a living
repository of human rights resources to assist our allies in
taking a human rights approach.
2018 Cape Town Declaration on Human Rights and a Tobacco-
-Free World, adopted by the World Conference on Tobacco or
Health (WCTOH) and over 100 organizations worldwide, which
states, “the manufacture, marketing, and sale of tobacco are
incompatible with the human right to health”.
A successful campaign with the Danish Institute of Human
Rights’ s which resulted in DIHR denouncing tobacco as antithetical to the work of a human rights organization. This campaign also resulted in a sign on letter from 123 organizations in
40+ countries to immediately cease all marketing and production of cigarettes to adhere to human rights norms.
A presentation before the Inter-American Commission on Human
Rights, along with two of our partner organizations. This was the
first time the Commission considered tobacco as a human rights
issue and was an important victory.
An article in the American Bar Association’s International Law
Newsentitled Tobacco Industry Marketing: A Violation of Human
Rights in Latin America. The article was chosen by another ABA
Publication, GP Solo Magazine, to be included in a “Best of the
ABA” feature issue.
🔗(Available in: https://ash.org/human-rights. Adapted.)
❑ Questão 39 – The text’s composition charcteristics and discourse resources
cater to:
A) Spelling out how lousy the major tobacco hazards might be.
B) Assigning tobacco consumption and outstanding institutions.
C) Attesting acknowledgment that smoking defies human
rights.
D) Featuring human rights’ acceptance as a worldwide tendency.
💡 GABARITO C
🧩🧾 Texto: “Action on Smoking and Health’s (ASH) Accomplishments”
🔹O texto é um relato institucional listando realizações e conquistas da ASH, uma organização global que combate o tabagismo sob a ótica dos direitos humanos.
🔹Ele não é um texto opinativo ou científico, mas um relatório de ações concretas, com foco em mostrar:
🔹“O tabagismo é incompatível com o direito humano à saúde.”
💬 Questão 39
🔹The text’s composition characteristics and discourse resources cater to:
🔹(As características composicionais e os recursos discursivos do texto servem para...)
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Spelling out how lousy the major tobacco hazards might be.
🔹“Spelling out” = explicar detalhadamente.
🔹“How lousy the major tobacco hazards might be” = quão terríveis são os principais riscos do tabaco.
👉 O texto não descreve riscos médicos do tabaco (como câncer, doenças pulmonares, etc.).
🔹Ele fala sobre eventos, declarações e conquistas institucionais, não sobre os males físicos do cigarro.
B) ❌Assigning tobacco consumption and outstanding institutions.
🔹“Assigning tobacco consumption” = atribuir o consumo de tabaco.
🔹“Outstanding institutions” = instituições notáveis.
👉 Essa opção não faz sentido: o texto não associa consumo a instituições, mas mostra ações contra o tabagismo.
C) ✅Attesting acknowledgment that smoking defies human rights.
🔹“Attesting acknowledgment” = atestando o reconhecimento.
🔹“Smoking defies human rights” = o tabagismo desafia/contraria os direitos humanos.
🟩 Isso é exatamente o núcleo do texto:
🔹Todas as ações listadas (declarações, conferências, campanhas, artigos, etc.) têm como mensagem central que “the manufacture, marketing, and sale of tobacco are incompatible with the human right to health.”
🔹Portanto, o texto atesta (demonstra oficialmente) que fumar viola princípios de direitos humanos.
D) ❌Featuring human rights’ acceptance as a worldwide tendency.
🔹Fala de “aceitação dos direitos humanos como tendência mundial”.
🔹Embora os direitos humanos sejam mencionados, o foco não é a sua aceitação geral, e sim a relação específica entre direitos humanos e tabaco.
📚 Resumo conceitual
🔹Gênero textual: relatório institucional / lista de realizações.
🔹Tema central: combate ao tabagismo sob a ótica dos direitos humanos.
🔹Propósito comunicativo: demonstrar (attest) que o tabagismo viola o direito humano à saúde.
💡 Tradução simplificada da resposta correta:
“Atestando o reconhecimento de que o tabagismo desafia os direitos humanos.”
❑ Questão 40 – The BNCC (Brasil, 2017) displays Portuguese, Physical Education, Art,
and English making up its language field, such an organization
indicates the belief that:
A) Favors compeling economic demands to grant youngsters
competitivity in the globalized job market.
B) Diverse social practices are mediated by distinct languages
while social subjects influence one another.
C) Cherishes the symmetry that exists as to the powers determining the design of educational politics.
D) Averts disputes which mirror different ideologies which
comprise language use and governmental choices.
💡 GABARITO B
🧩Questão 40, que trata da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da concepção de campo de linguagens.
🧾 Enunciado
🔹The BNCC (Brasil, 2017) displays Portuguese, Physical Education, Art, and English making up its language field, such an organization indicates the belief that:
🔹A BNCC organiza essas disciplinas dentro do Campo das Linguagens, o que reflete uma visão ampla e social da linguagem — ou seja, a linguagem é vista como forma de interação, expressão e mediação social, não apenas como código ou instrumento técnico.
⚙️ Análise das alternativas
A) ❌Favors compelling economic demands to grant youngsters competitivity in the globalized job market.
🔹Essa alternativa reduz o papel das linguagens a uma função utilitária e econômica, focada apenas no mercado de trabalho.
🔹A BNCC não prioriza a competitividade econômica, mas a formação integral, crítica e social dos estudantes.
B) ✅Diverse social practices are mediated by distinct languages while social subjects influence one another.
🔹A BNCC entende que as diferentes linguagens (verbal, corporal, artística, estrangeira) mediam práticas sociais.
🔹Ela também reconhece que os sujeitos sociais se constroem e se influenciam mutuamente por meio dessas linguagens.
🟩 Essa é a concepção sociocultural e interacional de linguagem, exatamente a que fundamenta o Campo das Linguagens na BNCC.
C) ❌Cherishes the symmetry that exists as to the powers determining the design of educational politics.
🔹Essa fala sobre “simetria de poderes” e “políticas educacionais”, o que não tem relação direta com o conteúdo do campo das linguagens.
🔹A BNCC trata da formação do sujeito e da mediação linguística, não da distribuição de poder político.
D) ❌Averts disputes which mirror different ideologies which comprise language use and governmental choices.
🔹A BNCC não evita disputas ideológicas; pelo contrário, reconhece que o uso da linguagem é atravessado por valores e ideologias.
🔹Essa alternativa inverte a ideia do documento, sugerindo neutralidade, o que não corresponde à visão crítica da BNCC.
🎯 Conclusão
✅ GABARITO: B) Diverse social practices are mediated by distinct languages while social subjects influence one another.
🧠 Resumo conceitual
🔹Campo das Linguagens na BNCC:
🔹Compreende a linguagem como prática social, instrumento de mediação simbólica e formação de identidades.
🔹Componente comuns:
🔹Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
🔹Finalidade: Desenvolver a leitura crítica, a expressão criativa, e a participação social por meio da linguagem.
💡 Tradução simplificada da alternativa correta:
🔹“Diversas práticas sociais são mediadas por linguagens distintas, enquanto os sujeitos sociais influenciam uns aos outros.”