terça-feira, 17 de outubro de 2023

TIRINHAS (13) – 121 to 130 – LÍNGUA INGLESA – http://www.inglesparaconcursos.blog.br.

 

 TEXTORead the editorial cartoon below. Then answer the following question.
 TRADUÇÃO DA TIRINHA:

➧ TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➭ 1º QUADRINHO(Sobre o Furacão Irma que atingiu o estado da Flórida, nos Estados Unidos em 30 de agosto de 2017)
 The good news: it was not a nuclear bomb! – A boa notícia: não era uma bomba nuclear!
➭ 2º QUADRINHO:
 KING JON-UN: Fire!  – Fogo!
 PRESIDENT TRUMP: Fury!  – Fúria!

121  (UFGD-2018-VESTIBULAR)

(A) The escalating war of words between the US and North Korea, and Donald Trump's warning of "fire and fury" if Kim Jong-un overtly threatens China. Syrian refugees are afraid of the nuclear tests effects and its significant threat to Earth's climate.
(B) Huge quantities of money have been invested in ballistic missile defence. There is a global network of satellite sensors and relays able to spot and track a missile launch.
(C) It is ironic and telling about a time of acute strategic risk and uncertainty, when the rhetoric, assessments and actions of national leaders are likely to carry profound significance for regional and global security.
(D) The importance of diplomacy and signs that the North Koreans are open to dialogue.
(E) Any US president has to accept that the North poses an "unreal and distant" danger to northeast Asia and America's key allies. Globalization brought about serious feelings of insecurity.

 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS:
(A) The escalating war of words between the US and North Korea, and Donald Trump's warning of "fire and fury" if Kim Jong-un overtly threatens China. Syrian refugees are afraid of the nuclear tests effects and its significant threat to Earth's climate.
A escalada da guerra de palavras entre os EUA e a Coreia do Norte, e o aviso de Donald Trump de “fogo e fúria” se Kim Jong-un ameaçar abertamente a China. Os refugiados sírios têm medo dos efeitos dos testes nucleares e da sua ameaça significativa ao clima da Terra.
(B) Huge quantities of money have been invested in ballistic missile defence. There is a global network of satellite sensors and relays able to spot and track a missile launch.
Enormes quantidades de dinheiro foram investidas na defesa contra mísseis balísticos. Existe uma rede global de sensores e relés de satélite capazes de detectar e rastrear o lançamento de um míssil.
(C) It is ironic and telling about a time of acute strategic risk and uncertainty, when the rhetoric, assessments and actions of national leaders are likely to carry profound significance for regional and global security.
É irônico e revelador sobre uma época de agudo risco estratégico e incerteza, quando a retórica, as avaliações e as ações dos líderes nacionais provavelmente terão um significado profundo para a segurança regional e global.
EXPLICAÇÃOEmbora Trump tenha iniciado seu mandato em 2017 com um forte discurso contra a Coreia do Norte, seu governo mais tarde começou a se aproximar de Pyongyang com o objetivo de chegar a um acordo para a desnuclearização da península coreana.
(D) The importance of diplomacy and signs that the North Koreans are open to dialogue.
A importância da diplomacia e os sinais de que os norte-coreanos estão abertos ao diálogo.
(E) Any US president has to accept that the North poses an "unreal and distant" danger to northeast Asia and America's key allies. Globalization brought about serious feelings of insecurity.
Qualquer presidente dos EUA tem de aceitar que o Norte representa um perigo “irreal e distante” para o nordeste da Ásia e para os principais aliados da América. A globalização trouxe sérios sentimentos de insegurança.

 TEXTO: Leia os quadrinhos e responda às questões de números 122 e 123.

122 – (VUNESP-2019-PM/CERQUILHO/SP-PROFESSOR)

Depreende-se do diálogo e das imagens dos quadrinhos que, ao comentar “Yeah, I agree”, a personagem concorda que

(A) deva deixar Anne estudar mais, já que são muitas as atividades a realizar.
(B) sua colega esteja de fato se tornando uma pessoa chata.
(C) Anne se sinta realmente cansada pela quantidade de aulas a assistir.
(D) Anne não reconheça a diferença entre as palavras “bored” e “boring”.
(E) aulas e tarefas demais necessariamente deixam as pessoas cansadas.

 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:

123 – (VUNESP-2019-PM/CERQUILHO/SP-PROFESSOR)

The -ing and -ed endings are frequently used in English to form adjectives – just as in the words “boring” and “bored” in the cartoon.

Mark the alternative in which the adjective with an -ing or -ed ending is correctly used.

(A) I was terribly disappointing about the newest movie version of my favorite book.
(B) Today we express once again our deep concern about the spread of such horrified news.
(C) Even after years of dedication to charity I still find myself embarrassing to knock at doors to ask for donations.
(D) The kitchen hadn´t been cleaned for ages; the look of it was really disgusted.
(E) Long walks around the countryside on sunny winter days can be incredibly pleasing!

 👍  Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - ADJETIVOS PARTICIPIAIS (Derivados de Particípios Presentes ou Particípios Passados)
:
As terminações -ing e -ed são frequentemente usadas em inglês para formar adjetivos – assim como nas palavras “boring”(chato, sem graça) e “bored”(entediado) no desenho animado.
Marque a alternativa em que o adjetivo com terminação -ing ou -ed é usado corretamente.
(A) I was terribly disappointing about the newest movie version of my favorite book. (O adjetivo correto é DISAPPOINTED / DESAPONTADO)
(B) Today we express once again our deep concern about the spread of such horrified news. (O adjetivo correto é HORRIFYING / HORRIPILANTE)
(C) Even after years of dedication to charity I still find myself embarrassing to knock at doors to ask for donations. (O adjetivo correto é EMBARRASSED / ENVERGONHADO)
(D) The kitchen hadn´t been cleaned for ages; the look of it was really disgusted(O adjetivo correto é DISGUSTING / NOJENTA)
(E) Long walks around the countryside on sunny winter days can be incredibly pleasing! – Longas caminhadas pelo campo em dias ensolarados de inverno podem ser incrivelmente agradáveis!
TÓPICO - ADJETIVOS PARTICIPIAIS (Derivados de Particípios Presentes ou Particípios Passados):
➭ ADJETIVO PARTICIPIAL COM TERMINAÇÃO -ING: São adjetivos que provocam uma REAÇÃO EMOCIONAL.
➭ BORING - CHATO, SEM GRAÇA, TEDIOSO, não é interessante, não é excitante. 
https://dictionary.cambridge.org
/dictionary/english/boring?q=BORING
➭ ADJETIVO PARTICIPIAL COM TERMINAÇÃO -ED: São adjetivos que descrevem uma REAÇÃO EMOCIONAL na qual a pessoa fica.
➭ BORED - ENTEDIADO.
https://dictionary.cambridge.org/
dictionary/english/bored?q=BORED

 TEXTO: O cartoon a seguir refere-se as questões 124 e 125. 
124 – (EXCELÊNCIA-PM/CAMBORIÚ/SC-PROFESSOR)

What it the problem in the picture above?

a) They are having their first date and it is very romantic
b) They're in love and they think that chatting is worse than dating
c) They're in their first date, but they prefer chatting
d) None of the above
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
Qual é o problema na foto?
a) They are having their first date and it is very romantic – Eles estão tendo seu primeiro encontro e é muito romântico.
b) They're in love and they think that chatting is worse than dating – Eles estão apaixonados e acham que "bate-papo" é pior do que namorar.
c) They're in their first date, but they prefer chatting – Eles estão no primeiro encontro deles, mas eles preferem "bate-papo".
d) None of the above – Nenhuma das anteriores.
❑ TRADUÇÃO DO CARTOON:
➭ HOMEM: After all our online chats, I'm happy to finally meet you in person! – Depois de todos os nossos bate-papos on-line, estou feliz em finalmente conhecê-la pessoalmente!
➭ MULHER: Me too! – Eu também!

125 – (EXCELÊNCIA-PM/CAMBORIÚ/SC-PROFESSOR)

In the picture above "finally" can be classified as:

a) Adjective
b) Adverb
c) Object pronoun
d) None of the above

 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - ADVÉRBIO :
➭ After all our online chats, I'm happy to finally meet you in person! – Depois de todos os nossos bate-papos on-line, estou feliz em finalmente conhecê-la pessoalmente!

❑ TEXTO:

126 – (ENEM-INEP-2015-1ª APLICAÇÃO)

Na tira da série For better or for worse, a comunicação entre as personagens fica comprometida em um determinado momento porque

(A) as duas amigas divergem de opinião sobre futebol.
(B) uma das amigas desconsidera as preferências da outra.
(C) uma das amigas ignora que o outono é temporada de futebol.
(D) uma das amigas desconhece a razão pela qual a outra a maltrata.
(E) as duas amigas atribuem sentidos diferentes à palavra season.

 👍  Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - POLISSEMIA - UMA MESMA PALAVRA COM SENTIDOS DIFERENTES A DEPENDER DO CONTEXTO:
Na tirinha, a comunicação entre as personagens fica comprometida em um determinado momento porque as duas amigas atribuem sentidos diferentes à palavra SEASON.
Na tirinha, a confusão gerada nas duas amigas foi devido a interpretação do vocábulo SEASON como estação do ano (spring/primavera, winter/inverno, summer/verão , autunm/outono) e SEASON como temporada do futebol.
 TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➧ 1º QUADRINHO:
➭ ANNE: Well, here it is. The season that I hate. – Bem, aqui está. A temporada que eu odeio.
➧ 2º QUADRINHO:
➭ AMIGA: Come on, Anne ! The kids are in school, the air's cool, the leaves are turning. – Ah, pára, Anne ! As crianças estão na escola, o ar está fresco, as folhas estão mudando.
➧ 3º QUADRINHO
➭ ANNE: I'm not talking about Autumn. – Não estou falando do outono.
➧ 4º QUADRINHO
➭ ANNE: I'm talking about football. – Estou falando de futebol.

 TEXTO:
Disponível em: <http://www.callouscomics.com/index/14-november-2014>. Acesso em: 22 abr. 2017.
 
127 – (UFU-2017/2-VESTIBULAR)

Sobre a tirinha, pode-se concluir que o homem 

(A) imagina que sua apresentação será ruim.
(B) participará de um casamento importante.
(C) usa terno e gravata com muita frequência.
(D) receberá um presente em uma cerimônia.

 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, EXPRESSÃO IDIOMÁTICA:
 TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➧ 1º QUADRINHO:
➭ MULHER: Hey what's with the suit? – Ei, o que há com o terno?
➭ HOMEM: I'm presenting a report! – Vou apresentar um relatório.
➧ 2º QUADRINHO:
➭ HOMEM: I believe that this makes me appear more prepared and confident in my presentation!  – Eu acredito que isso me faz parecer mais preparado e confiante na minha apresentação!
➭ MULHER: Ooo!" – Ahh.
➧ 3º QUADRINHO
➭ MULHER: So what are you going to say in your report? – Então, o que você vai dizer no seu relatório?
➭ HOMEM: I have no idea! – Eu não tenho nenhuma ideia!
➧ 4º QUADRINHO:
➭ MULHER: What?!! – O quê?!!
➭ HOMEM: I'm going to crash and burn but I'll look good! – Vou me dar mal, mas vou estar bonito!
 IDEIA CONTEXTUALNa cena, os comentários "I have no Idea" e "I'm going to crash and burn " sinalizam que o homem imagina que sua apresentação será ruim.
 CRASH AND BURN (idiom)SE DAR MAL, FALHAR COMPLETAMENTE.
https://idioms.thefreedictionary.com/crash+and+burn
❑ TEXTO:
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 5:
Why does your mother wear glasses? Por que sua mãe usa óculos?
The optician ordered them. O oftalmologista os prescreveu.
Why? Por que?
The optician ordered them. O oftalmologista os prescreveu.
Why? Por que?
So she could see well. Só assim ela poderia ver bem.
See what well? Ver o que bem?
How do you mean what? Everything. Como assim 'que'? Tudo.
Ah... was your mother such a pessimist? Ah... sua mãe era muita pessimista?

128 – (ITAME-2019-PMSC/GO-PROFESSOR)

the modal verb could can be replaced, observing the precedent sentences and without any changing in meaning, by to

(A) can.
(B) might.
(C) ought to.
(D) was able to.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - GRAMMAR - 
MODAL VERB 
:
o verbo modal could pode ser substituído, observadas as sentenças precedentes e sem alteração de sentido, por to
(A) can. (IDEIA DE CAPACIDADE NO TEMPO PRESENTE)
(B) might. (IDEIA DE POSSIBILIDADE)
(C) ought to. (IDEIA DE NECESSIDADE NO TEMPO FUTURO)
(D) was able to.(IDEIA DE IDEIA DE CAPACIDADE NO TEMPO PASSADO)

As sentenças precedentes, ou seja, as sentenças que vêm antesThe optician ordered them. O oftalmologista os prescreveu. (PAST SIMPLE)

129 – (ITAME-2019-PMSC/GO-PROFESSOR)

It can be inferred from the text reading that

(A) the girl does not understand the boy’s question and gets irritated.
(B) the boy misunderstands the literal meaning of see well.
(C) the boy thinks the girl’s mother is a pessimist for wearing glasses
(D) the girl’s mother wears glasses because she is a pessimist.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS
:
Pode-se inferir da leitura do texto que
(A) the girl does not understand the boy’s question and gets irritated. a menina não entende a pergunta do menino e fica irritada.
(B) the boy misunderstands the literal meaning of see wello menino entende mal o significado literal de ver bem.
(C) the boy thinks the girl’s mother is a pessimist for wearing glasses o menino acha que a mãe da menina é pessimista por usar óculos
(D) the girl’s mother wears glasses because she is a pessimista mãe da menina usa óculos porque é pessimista.

130 – (ITAME-2019-PMSC/GO-PROFESSOR)

the sentence that best shows how the second comic strip would be correctly reported is:

(A) The boy asked the girl why her mother wore glasses so she answered him the optician had ordered them.
(B) The boy had asked the girl why her mother was wearing glasses so she answered him the optician ordered them.
(C) The boy asked the girl why her mother wears glasses so she answers him the optician ordered them.
(D) The boy asked the girl why her mother wore glasses so she answered him the optician has ordered them.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - GRAMMAR
:
a sentença que melhor mostra como a segunda história em quadrinhos seria corretamente relatada é:
(A) The boy asked the girl why her mother wore glasses so she answered him the optician had ordered them. O menino perguntou à menina por que a mãe dela usava óculos e ela respondeu que o oftalmologista havia prescrito.
(B) The boy had asked the girl why her mother was wearing glasses so she answered him the optician ordered them.
(C) The boy asked the girl why her mother wears glasses so she answers him the optician ordered them. 
(D) The boy asked the girl why her mother wore glasses so she answered him the optician has ordered them.