sábado, 30 de março de 2024

CALVIN & HOBBES – CARTOONS & COMIC STRIPS – 02 (26 a 50) – MULTIPLE CHOICE QUESTIONS– LÍNGUA INGLESA.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ CALVIN & HOBBES - CARTOON & COMIC STRIPS:

❑ ESTRUTURA-PACK 02:
 25 MCQs (Multiple Choice Questions)
 Questões: 26 a 50.
 Recursos Verbais (Tópicos Frasais Relevantes, Phrasal Verbs, Idioms);
 Recursos Visuais (Imagens, Gestos, Expressões Faciais, Speech Balloons);
 Onomatopeias (representação gráfica de sons: Bam!, Tap, Ow!, Wow!, Grr..., Pow, Crash, Crack, Spash, Bzzz, Zooom, Klank).


❑ TEXTO: Leia a tirinha a seguir e responda às questões de 26 e 27.
(Disponível em:<http://www.gocomics.com/calvinandhobbes/2011/07/31>. Acesso em: 31 jul. 2011.)
❑ TRADUÇÃO-TEXTO:
CALVIN: Wanna go catch some fish? Quer ir pescar?
HOBBES: Sure! Sem dúvida!
HOBBES: Ugh! I don't want touch these wermes. Will you put one on my hook? Éca! Eu não quero tocar nessas minhocas. Você vai colocar uma no meu anzol?
CALVIN: Me? I'm not gonna spear any worms. Eu? Eu não vou espetar nenhuma minhoca.
CALVIN: I know...Let's just dump the worms in the water, and when the fish come up to eat them, we'll catch them in the net. Eu entendi ... Vamos apenas jogar as minhocas na água, e quando os peixes subirem para comê-los, vamos pegá-los na rede.
CALVIN: Pretty smart, huh? That's what I like about surviving in the wild - Pitting our wits against the raging elements! Muito inteligente, hein? É por isso que eu gosto em sobreviver na selva - usar nossa inteligência contra os elementos furiosos!
HOBBES: The worms are getting soggy. As minhocas estão ficando encharcadas.
CALVIN: Ooh...They're starting sink. Eita ... Elas estão começando a afundar.
CALVIN: Let's pit our wits against some fast food cheeseburgers. Those come in neat little boxes. Vamos buscar cheeseburgers de fast food. Esses vêm em pequenas caixas organizadas.
HOBBES: Yeah, who'd want to eat something that eats worms anyway? Verdade, em todo o caso, quem iria querer comer algo que come minhocas?

26 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)


Na tira a expressão "pitting our wits against the raging elements" pode ser traduzida por

a) tentar fugir da rotina e do estresse do dia a dia.
b) aprimorar o conhecimento de sobrevivência na selva.
c) buscar soluções inteligentes para superar desafios.
d) interagir com a natureza sem o auxílio da tecnologia.
e) trabalhar em equipe para lidar com o elemento surpresa.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - pit sb/sth against sb/sth' é um phrasal verb que significa fazer com que uma pessoa, grupo ou coisa lute ou concorra com outra. :
1) A tirinha mostra uma cena em que Calvin e o gato Haroldo decidem ir pescar. O problema é que nenhum dos dois querem colocar a isca no anzol.
2) Calvin soluciona o problema ao jogar as minhocas na água, e quando os peixes subirem para comê-las, eles os pegariam  na rede.
3) Surge então outro problema: As minhocas estão ficando encharcadas e elas estão começando a afundar.
4) Calvin então propõe aplicar a inteligência deles contra alguns cheeseburgers de fast food pois esses vêm em pequenas caixas organizadas.
5 Na tira a expressão "pitting our wits against the raging elements" pode ser traduzida por buscar soluções inteligentes para superar desafios.
6) 'pit sb/sth against sb/sth' means means to cause one person, group, or thing to fight against or be in competition with another.(Cambridge Dictionary)
7) 'pit sb/sth against sb/sth' é um phrasal verb que significa fazer com que uma pessoa, grupo ou coisa lute ou concorra com outra.

27 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, é correto afirmar que as personagens não conseguiram pegar nenhum peixe porque

I. discordaram sobre o uso da rede.


II. decidiram jogar as iscas na água.

III. não quiseram manusear as iscas.

IV. não souberam colocar as iscas no anzol.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

• EXPLANATION:
1) Eles não conseguiram pegar nenhum peixe porque nenhum dos dois queriam colocar a isca no anzol e resolveram então jogar as minhocas na água.

 TEXTORead the cartoon and answer questions 28 and 29.

• GLOSSARY:
Mohawk – estilo de cabelo moicano
 TRADUÇÃO-TEXTO 4:
• 1º quadro:
It's a kind of 'New wave'. É uma espécie de "nova onda".
- This haircuhad better look good, fuzz-brain. É melhor esse corte de cabelo ficar bem, intrometido.
• 2º quadro:
• Well, sort of "punk" actually. Bem, uma espécie de "punk" na verdade.
New wave? Like how? Nova onda? Tipo, como?
• 3º quadro:
• In some places it's sort of like a mohawk. Em alguns lugares é tipo um moicano.
• Like a mohawk? Tipo um moicano?
• 4º quadro:
• You know what's the rage this year? ...Hats. Você sabe qual é a ira deste ano? ... Chapéus.
• I want a mirror. Eu quero um espelho.

28 – (EEAR-2013-SARGENTO-BCT-MODALIDADE ESPECIAL)

Choose the alternative so as to have the cartoon completed correctly.

a) better
b) would
c) had better
d) would rather

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
HAD BETTER: é usado para dar conselhos ou fazer uma ameaça:
Escolha a alternativa para que o cartoon seja preenchido corretamente.
a) better
b) would
c) had better
d) would rather
 TRECHO QUE JUSTIFICA:
• This haircuhad better look good, fuzz-brain. É melhor esse corte de cabelo ficar bem, intrometido.

29 – (EEAR-2013-SARGENTO-BCT-MODALIDADE ESPECIAL)

According to the cartoon, when Hobbes said that hats were the rage that year, he was certain that

a) hats could fit a Mohawk haircut.
b) Calvin's haircut was styled as hat.
c) Calvin could hide a bad haircut by wearing hats.
d) Calvin was a little bit ashamed of wearing his new hat.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
De acordo com o cartoon, quando Hobbes disse que os chapéus estavam na moda naquele ano, ele tinha certeza de que
a) hats could fit a Mohawk haircut. os chapéus cabem em um corte de cabelo moicano.
b) Calvin's haircut was styled as hat. O corte de cabelo de Calvin foi estilizado como um chapéu.
c) Calvin could hide a bad haircut by wearing hatsCalvin poderia esconder um corte de cabelo ruim usando chapéus.
d) Calvin was a little bit ashamed of wearing his new hat. 
Calvin ficou um pouco envergonhado de usar seu chapéu novo.

 TEXTO: for the questions from 30 to 34.
 TRADUÇÃO - TEXTO:
❑ 1º QUADRINHO:
➭ It says here that "Religion is the opiate of the masses". What do you suppose that means?
 Diz aqui que "a religião é o ópio das massas". O que você acha que isso significa?
❑ 2º QUADRINHO:
 It means Karl Max had'n seen anything yet.
 Significa que Karl Marx ainda não viu nada.
❑ 3º QUADRINHO:
➭ What are you watching?
➭ O que você está assistindo?
❑ 4º QUADRINHO:
➭ Garbage. This show would insult a 6-year-old! And I should know. 
➭ Lixo. Este programa insultaria uma criança de 6 anos! E eu deveria saber.
❑ 5º QUADRINHO:
➭ So why watch it?
➭ Então, por que assistir?
 All the other shows are even worse.
➭ Todos os outros programas são ainda piores.
❑ 6º QUADRINHO:
 Why watch TV at all then?
➭ Por que assistir TV então?
 There's nothing to do.
➭ Não há nada para fazer.
❑ 7º QUADRINHO:
 Nothing to do?! You could read a book! Or write a letter! Or take a walk!
➭ Nada para fazer?! Você poderia ler um livro! Ou escreva uma carta! Ou fazer caminhada!
❑ 8º QUADRINHO:
 When you're old, you'll wish you had more than memories of this tripe to look back on.
➭ Quando você estiver velho, vai desejar ter mais do que memórias desta porcaria para recordar.
➭ Undoubtedly.
➭ Sem dúvida.
❑ 9º QUADRINHOO tigre Haroldo e o Calvin assistem ao programa de TV.
❑ 10º QUADRINHOO tigre Haroldo e o Calvin assistem ao programa de TV.

30 – (UERJ-2016-VESTIBULAR-1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO)

Besides being funny, comics often expresses criticism.
The comic strip criticizes men’s incapacity to take the following action:

(A) fight what baffles them
(B) confront what fools them
(C) resist what alienates them
(D) avoid what confuses them

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA, IDIOMS
:
Além de serem engraçados, os quadrinhos costumam expressar críticas.
A história em quadrinhos critica a incapacidade do homem de realizar as seguintes ações:

(A) fight what baffles them (lutar contra o que os confunde)
(B) confront what fools them (confrontar o que os engana)
(C) resist what alienates them (resistir ao que os aliena)
(D) avoid what confuses them (evitar o que os confunde)

31 – (UERJ-2016-VESTIBULAR-1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO)

Consider the visual representation of the tiger in the comic strip. 
The effect of closeness between the tiger and the viewer is obtained in the panel below:

(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA, IDIOMS
:
Considere a representação visual do tigre na história em quadrinhos. O efeito de proximidade entre o tigre e o espectador é obtido no painel abaixo:
(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8
- EXPLANATION:
1) No 7º quadrinho, o corpo do tigre está ampliado e cortado, promovendo portanto um efeito de aproximação com o leitor.
2) Portanto o efeito de proximidade entre o tigre e o observador é obtido no painel 7.

32 – (UERJ-2016-VESTIBULAR-1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO)

In the speech balloon of panel 1, the word that appears twice. The second that fulfils the following cohesive function:

(A) showing emphasis in speech
(B) refering back to the quotation
(C) pointing to the book in the picture
(D) linking main and subordinate clauses

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - PRONOME "THAT"
:
- No balão de fala do painel 1, a palavra that aparece duas vezes.
- O segundo that cumpre a seguinte função coesiva:
(A) showing emphasis in speech
(B) refering back to the quotation
(C) pointing to the book in the picture
(D) linking main and subordinate clauses
- EXPLANATION:
• 1º quadrinho:
- It says here that "Religion is the opiate of the masses". What do you suppose that means?
- Diz aqui que "a religião é o ópio das massas". O que você acha que isso significa?
1) O 1º THAT usado como um pronome relativo para introduzir uma subordinate clause do tipo defining relative clause. 
2)  O 2º THAT usado como um pronome demonstrativo para se referir de volta a citação ''Religion is the opiate of the masses'.
3) Portanto, O segundo that cumpre a função coesiva de referir de volta a citação de Karl Max.

33 – (UERJ-2016-VESTIBULAR-1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO)

And I should know. (panel 4)
Modal verbs can be used to refer to a speaker’s attitude.
The modal should indicates that Calvin believes his knowledge of the bad quality of the TV show would be characterized as:

(A) desirable
(B) probable
(C) surprising
(D) mandatory

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - MODAL VERB "SHOULD"
:
And I should know. (panel 4)
- Os verbos modais podem ser usados para se referir à atitude de um falante.
- O modal deve indicar que Calvin acredita que seu conhecimento da má qualidade do programa de TV seria caracterizado como:
(A) desirable
(B) probable
(C) surprising
(D) mandatory
- EXPLANATION:
• 4º quadrinho:
- Garbage. This show would insult a 6-year-old! And I should know. 
(Lixo. Este programa insultaria uma criança de 6 anos! E eu deveria saber.)
1) Calvin declara “And I should know.”
2) Note que o modal should indica o que é desejável, a coisa certa, ou seja, Calvin deveria levar em consideração a avaliação que ele mesmo faz do programa.
3) Entretanto, nos quadrinhos seguintes, observa-se que Calvin permanece assistindo ao programa.
4) Portanto should deve indicar que Calvin acredita que seu conhecimento da má qualidade do programa de TV seria caracterizado como desejável.
www.ldoceonline.com

34 – (UERJ-2016-VESTIBULAR-1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO)

By establishing links between different parts of a text, one might guess the meaning of an unknown word.
Based on Calvin’s evaluation of the show he is watching, the meaning of the word tripe, in panel 8, is:

(A) fun
(B) trash
(C) pastime
(D) program

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - VOCABULÁRIO "TRIPE"
:
-Ao estabelecer ligações entre diferentes partes de um texto, pode-se adivinhar o significado de uma palavra desconhecida.
-Com base na avaliação de Calvin do show que ele está assistindo, o significado da palavra tripe, no painel 8, é:
(A) fun – diversão
(B) trash – lixo
(C) pastime – passatempo
(D) program – programa
- EXPLANATION:
No 8º quadrinho, o vocábulo  tripe, que está precedido pelo pronome demonstrativo this remete ao programa assistido, dessa forma o tigre Haroldo retorna portanto ao discurso sobre a falta de qualidade dos programas de TV.
- Portanto, infere-se que tripe expressa algo ruim, desqualificado e dentre as opções, marque a (B), ou seja, trash (lixo).
• 8º quadrinho:
- When you're old, you'll wish you had more than memories of this tripe to look back on. (Quando você estiver velho, vai desejar ter mais do que memórias desse lixo ao lembrar.)
- Undoubtedly.(Sem dúvida)

 TEXTOQuestions 35 and 36 refer to the comic strip below:
Calvin and Hobbes by Bill Watterson. Available at: https://www.gocomics.com/comics/lists/1722981/35-years-of-calvin-and-hobbes

35 – (UNITAU-SP-2022-MEDICINA-VESTIBULAR INVERNO)

What sentence best describes Calvin’s feelings about spending his time on math homework?

a) Let’s not and say we did.
b) It’s a free country.
c) I got rights!
d) I already spent 10 whole minutes on it!
e) So I was off a little bit.

 👍   Gabarito    D  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS:
Qual frase melhor descreve os sentimentos de Calvino em relação a gastar seu tempo com trabalhos de matemática?
a) Let’s not and say we did. Não vamos dizer que sim.
b) It’s a free country. É um país livre.
c) I got rights! Eu tenho direitos!
d) I already spent 10 whole minutes on it! Já gastei 10 minutos inteiros nisso!
e) So I was off a little bit. Então eu me afastei um pouco.

36 – (UNITAU-SP-2022-MEDICINA-VESTIBULAR INVERNO)

The use of verbal tenses in “I already spent 10 whole minutes on it” and “I’ve got my rights” are correctly explained by:

a) The past simple is used in the first sentence because it indicates an action done at a specific time in the past and the present perfect is used in the second because it indicates something that has been true since a time in the past.
b) The past simple tense is used in the first and the last sentences because both indicate actions that were done at a specific time in the past.
c) The past perfect tense is used in the first and the last sentences because they both indicate actions that have been happening since a moment in the past.
d) The past simple is used in the first sentence because it indicates an action done at a specific time in the past and the past perfect is used in the second because it indicates something that has been true since a time in the past.
e) The past perfect is used in the first sentence because it indicates an action done at a specific time in the past and the present perfect is used in the second because it indicates something that has been true since a time in the past.

 👍   Gabarito    A  
TÓPICO - SIMPLE PAST  & PRESENT PERFECT:
O passado simples é usado na primeira sentença porque indica uma ação realizada em um momento específico no passado e o presente perfeito é usado na segunda porque indica algo que foi verdadeiro desde um momento no passado não especificado.

❑ TEXTOLeia a tirinha a seguir e responda à questão 37.

Disponível em: www.gocomics.com. Acesso em: 26 fev. 2012. 

❑ TRADUÇÃO-TEXTO:

No 1º quadrinho:
• CALVIN:  I've concluded that nothing bad I do is my fault. 
Concluí que nada de ruim que eu faço, é minha culpa.
• PAIOh? Opa!
No 2º quadrinho:
• CALVINRight! Being young and impressionable, I'm the helpless victim of countless bad influences. An unwhole-some culture panders to my undeveloped values and pushes me to maleficence. Certo! Sendo jovem e impressionável, sou a vítima indefesa de inúmeras más influências! Uma cultura doentia se coaduna com meus valores subdesenvolvidos e me empurra para a maleficência.
• No 3º quadrinho:
• CALVINI take no responsibility for my behavior. I'm an innocent pawn! It's society's fault! Não me responsabilizo pelo meu comportamento. Eu sou um peão inocente. É culpa da sociedade!
• PAIThen you need to build more character. Go shovel the walk! 
Então você precisa construir mais caráter. Vá recolher a neve!
• No 4º quadrinho:
• CALVIN (com expressão facial de tristeza): This discussions never go where they're supposed to.
 Essa discussões nunca vão para onde elas deveriam ir.

37
 – (ENEM-INEP-2013)

A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele

(A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.
(B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.
(C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.
(D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.
(E) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.

 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, USO DA ESTRUTURA "BE SUPPOSED TO"(ter o dever de fazer algo):
• A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
(A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.
(B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.
(C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.
(D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.
(E) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.
 IDEIA CONTEXTUAL:
Na tirinha, Calvin debate com o pai dele sobre a influência que a sociedade tem sobre as crianças, onde Calvin tentar se isentar dos seus erros colocando a culpa na sociedade por causa dele ser jovem, impressionável e portanto ser vítima de más influências. Tendo em vista que o argumento de Calvin espantou seu pai e este não foi convencido, o pai de Calvin em seguida ordena Calvin a ir recolher a neve do lado externo da casa, 'Go shovel the walk!
 CONSEQUENCIA DO DISCURSO DE CALVIN:
No comentário 'This discussions never go where they're supposed to.infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que as teorias proferidas alegremente por Calvin nos quadros 1 (I've concluded that nothing bad I do is my fault.), 2 (I'm the helpless victim of countless bad influences.) e 3 (It's society's fault!) não correspondem às suas expectativas pretendidas, como se estabelece no quadro 4, onde o pai ordena a Calvin a ir recolher a neve do lado externo da casa, 'Go shovel the walk!. Observe a expressão facial de tristeza de Calvin recolhendo a neve.

❑ TEXTOLeia a tirinha a seguir e responda às questões 38, 39 e 40.
From:The Authoritative Calvin and Hobbes by Bill Watterson Universal Press Syndicate,1990
38 – (UFSC-COPERVE-1999-VESTIBULAR)

Select the proposition (s) that CORRECTLY completes (complete) the following sentence, according to the meaning of the cartoon.
 
Calvin invented a story because he ...

01. was in a hurry to go to his friend's house.
02. was afraid of extra-terrestrials.
04. didn't want his mother to see him eating cookies.
08. wanted to fool his mother in order to eat cookies.
16. didn't want to take a bath.
32. wanted his mother to go out of the house.

 👍  Comentários e Gabarito  44 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA:
Calvin invented a story because he
Calvin inventou uma história porque ele
01. was in a hurry to go to his friend's house. estava com pressa para ir para a casa de seu amigo. (ERRADA)
02. was afraid of extra-terrestrials. estava com medo de extra-terrestres. (ERRADA)
04. didn't want his mother to see him eating cookiesnão queria que sua mãe o visse comendo biscoitos. (CORRETA)
08. wanted to fool his mother in order to eat cookiesqueria enganar sua mãe para comer biscoitos. (CORRETA)
16. didn't want to take a bath. não queria tomar banho. (ERRADA)
32. wanted his mother to go out of the house
queria que sua mãe saísse de casa. (CORRETA)

• TRADUÇÃO-TEXTO:
- CALVIN: Quick mom! Aliens just landed in the backyard! Mãe, depressa! Os alienígenas acabaram de pousar no quintal!
CALVINYou go on out! I'll guard the cookies in the kitchen!
Vai lá fora! Vou guardar os biscoitos na cozinha!
CALVINQuick! Hurry! Rápido! Pressa!
CALVIN: She's not buying this. Ela não está acreditando nisso.
MÃECalvin, just how dumb do you think I am? Calvin, quão bôba você acha que eu sou?

39 – (UFSC-COPERVE-1999-VESTIBULAR)

Select the CORRECT statement(s) according to the meaning of the cartoon.

01. Calvin's mother was very dumb.
02. Calvin said that the aliens didn't want to talk to his mother.
04. The mother didn't believe her son's story.
08. The boy's mother finally did what he was asking her to do.
16. Calvin offered to take care of the cookies.
32. The truth is that there were no aliens in the back yard.

 👍  Comentários e Gabarito  52 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA:
Select the CORRECT statement(s) according to the meaning of the cartoon.
Selecione a (s) afirmação(ões) CORRETA(S) de acordo com o significado do cartoon.
01. Calvin's mother was very dumb. A mãe do Calvin era muito bôba. (ERRADA)
02. Calvin said that the aliens didn't want to talk to his mother. Calvin disse que os alienígenas não queriam falar com sua mãe. (ERRADA)
04. The mother didn't believe her son's storyA mãe não acreditou na história do filho. (CORRETA)
08. The boy's mother finally did what he was asking her to do. A mãe do menino finalmente fez o que ele pedia.
16. Calvin offered to take care of the cookiesCalvin se ofereceu para cuidar dos biscoitos. (CORRETA)
32. The truth is that there were no aliens in the back yard. A verdade é que não havia alienígenas no quintal. 
(CORRETA)

40 – (UFSC-COPERVE-1999-VESTIBULAR)

When Calvin thinks: "She's not buying this", he realizes that...

01. his mother didn't have money to buy cookies.
02. she wasn't going to the back yard.
04. he wasn't going to have the cookies.
08. the aliens weren't going to wait for his mother.
16. his lie didn't convince his mother.
32. his mother didn't know how dangerous aliens could be.

 👍  Comentários e Gabarito  22 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA:
When Calvin thinks: "She's not buying this", he realizes that...
Quando Calvin pensa: "Ela não está comprando isso", ele percebe que)
01. his mother didn't have money to buy cookies. sua mãe não tinha dinheiro para comprar biscoitos. (ERRADA)
02. she wasn't going to the back yardela não estava indo para o quintal. (CORRETA)
04. he wasn't going to have the cookiesele não ia ter os biscoitos. (CORRETA)
08. the aliens weren't going to wait for his mother. os alienígenas não esperariam por sua mãe. (ERRADA)
16. his lie didn't convince his mothermentira dele não convenceu sua mãe. (CORRETA)
32. his mother didn't know how dangerous aliens could be. 
a mãe dele não sabia como alienígenas perigosos podiam ser. (ERRADA)

❑ TEXTOQuestions 41 to 43 are related to the comic strip below. 
Available: <http://3.bp.blogspot.com/>. Access:December1, 2011.
41 – (UFRGS-2012-VESTIBULAR)

Select the correct alternative to fill the gap in panel 1. 

(A) At the time.
(B) No yet.
(C) No longer.
(D) Just now.
(E) Right now.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

42 – (UFRGS-2012-VESTIBULAR)

According to the comic strip, Calvin

(A) says that his parents are shaking with fright.
(B) watches the stars during the night.
(C) makes his friend Hobbes very worried about him.
(D) has the courage to confront some UFOs.
(E) expects to find an unidentified flying object.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

43 – (UFRGS-2012-VESTIBULAR)

The best translation for sooner or later (panel 2) is

(A) antes tarde do que nunca.
(B) logo cedo ou mais tarde.
(C) mais cedo ou mais tarde.
(D) o mais cedo possível.
(E) quanto mais cedo melhor.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

❑ TEXTOQuestions 44 to 45 are related to the comic strip below. 
Adapted from: <http://1.bp.blogspot.com/>.
Access: December 1,2011.
44 – (UFRGS-2012-VESTIBULAR)

Select the correct alternative to fill the gap in panel 4.

(A) defend
(B) inquired
(C) excused
(D) disconnect
(E) accused

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
• EXPLANATION:
1) Tradução livre da tirinha:
• 1º quadro:
• You know, don't think math is a science. I think it's a religion.
Sabe né, não pense que matemática é uma ciência. Eu acho que é uma religião.
• A religion?
Uma religião?
• 2º quadro:
• Yeah, all these equations are like miracles, you take two numbers and when you add them, they magically become one new number! No one can say how it happens. You either believe it or you don't believe.
Sim, todas essas equações são como milagres, você pega dois números e, quando os soma, eles magicamente se tornam um novo número! Ninguém pode dizer como isso acontece. Ou você acredita ou não acredita.
• 3º quadro:
• This whole book is full of things that have to be accepted on faith! It's a religion!
Todo este livro está cheio de coisas que devem ser aceitas pela fé! É uma religião!
• 4º quadro:
• I think you should call a lawyer.
Acho que você deveria chamar um advogado.
• As a math atheist, I should be excused from be.
Como um ateu da matemática, eu devia ser dispensado disso.

45 – (UFRGS-2012-VESTIBULAR)

Consider the following sentence and the three alternatives to complete it.

Calvin said, “I will never teach maths”.

In the indirect speech this becomes

1 - Calvin said that he would never teach maths.
2 - Calvin said that he is never going to teach maths.
3 - Calvin said that he was never going to teach maths.

Which of the alternatives above can be considered grammatically correct?

(A) Only 1.
(B) Only 2.
(C) Only 1 and 2.
(D) Only 2 and 3.
(E) 1, 2 and 3.
 
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

❑ TEXTORead the comic strip and answer questions 46 and 47.

Available at: <http://web.gocomics.com/comics/collections/1626789/calvin-and-%20hobbes-%20scientific-theory?page=12>.
Accessed on: Dec 7th, 2017.
46 – (FUNDEP-INB-2018-CONCURSO-ANALISTA DE COMUNICAÇÃO)

Calvin is actually:

(A) arguing that he is already through with his assignment.
(B) giving an excuse for not doing his homework.
(C) having a problem related to personal gravity.
(D) telling his mom that he was sailing through ionosphere.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Calvin está na verdade:
(A) arguing that he is already through with his assignment. argumentando que ele já terminou sua tarefa.
(B) giving an excuse for not doing his homeworkdando uma desculpa para não fazer o dever de casa.
(C) having a problem related to personal gravity. tendo um problema relacionado à gravidade pessoal.
(D) telling his mom that he was sailing through ionosphere. contando para sua mãe que estava navegando pela ionosfera.

47 –  (FUNDEP-INB-2018-CONCURSO-ANALISTA DE COMUNICAÇÃO)

Calvin says to his mom: I’ve ________ trapped on the ceiling. The correct verb form to complete the sentence is:

(A) be.
(B) been.
(C) being.
(D) to be.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

❑ TEXTORead the comic strip and answer questions 48 and 49.
(November 18, 1985 Calvin and Hobbes by Bill Watterson)

48 –  (ESPM-2011/2-VESTIBULAR)

Turning the third frame of the strip into the third conditional,we would have:

(A) “And if anything had been, by Golly, I would have beenready for it!”
(B) “And if anything happened, by Golly, I’d be ready for it!”
(C) “And if anything did, by Golly, I would be ready for it!”
(D) “And if anything had happened, by Golly, I’d be ready for it!”
(E) “And had anything happened, by Golly, I’d have been ready for it!”

 👍   Gabarito    E  
TÓPICO - GRAMMAR - THE THIRD CONDITIONAL
:
Turning the third frame of the strip into the third conditional,we would have:
Transformando o terceiro quadro da tira na terceira condicional, teríamos:
(a) “And if anything had been, by Golly, I would have beenready for it!”
(b) “And if anything happened, by Golly, I’d be ready for it!”
(c) “And if anything did, by Golly, I would be ready for it!”
(d) “And if anything had happened, by Golly, I’d be ready for it!”
(e) “And had anything happened, by Golly, I’d have been ready for it!”

➭ Nas orações condicionais tipo 3:
1) A oração condicional "if" utiliza o "past perfect", e a oração principal utiliza o "perfect conditional".
2) Na tirinha, a IF-CLAUSE utiliza o verbo TO HAPPEN a MAIN-CLAUSE utiliza o verbo TO BE. Logo, a mesma sentença agora na 3ª condicional ficaria assim:
“And if anything had happened, by Golly, I’d have been ready for it!”
➭ NOTAS IMPORTANTES: Segundo a banca, a resposta é a alternativa (E). Entretanto, a questão deve ser anulada por dois motivos:
1) Não deveria ser omitida a conjunção IF na IF-CLAUSE da alternativa (E) dada como correta. 
2) O pronome "anything" não pode ser posicionado entre o verbo auxiliar HAD e o PAST PERFECT na IF-CLAUSE da alternativa (E) dada como correta.

49 – (ESPM-2011/2-VESTIBULAR)

According to the comic strip:

(A) Calvin’s mom is concerned about his safety.
(B) Calvin intends to attend a fancy dress ball.
(C) Calvin’s mom reckoned her son might have a point.
(D) Calvin doesn’t want anything bad happening to his mom.
(E) Calvin’s mom envies her son’s ingenuity.

 👍   Gabarito    C  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
According to the comic strip:
De acordo com a história em quadrinhos:
(a) Calvin’s mom is concerned about his safety. – A mãe de Calvin está preocupada com a segurança dele.
(b) Calvin intends to attend a fancy dress ball. –  Calvin pretende comparecer a um baile à fantasia.
(c) Calvin’s mom reckoned her son might have a point. – A mãe de Calvin avaliou que seu filho poderia ter razão.
(d) Calvin doesn’t want anything bad happening to his mom. – Calvin não quer que nada de ruim aconteça com sua mãe. 
(e) Calvin’s mom envies her son’s ingenuity. –  A mãe de Calvin inveja a engenhosidade do filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário