domingo, 3 de dezembro de 2017

Unesp – 2018 – Língua Inglesa – Vestibular – 1ª Fase – Univ. Estadual Paulista

🔹🧷 Caderno de Prova 🧷 Gabarito Oficial |

🔹10 Multiple Choice Questions | FIVE-Option Question |

🟨 Examine a tira para responder às questões de 21 a 23.
🔹You know Shep, you talking animals get the best of both worlds, you have the strength, speed and agility of animals, plus the intelligence of a human.
🔹If I wasn't your friend, I _________ find your words very insulting.
🔹What?! Really? 
🔹Intelligence of a human?! Come on! We're not that dumb! 
21 – According to the cartoon, Shep
🅐 considers his friend boring.
🅑 thinks that humans are dumb.
🅒 believes animals are inarticulate.
🅓 agrees with what his friend said about animals.
🅔 feels insulted because he thinks he is a human.
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊Enunciado: 
According to the cartoon, Shep ...
✔️ Alternativa correta: (B) thinks that humans are dumb.
✓ Por que está certa?
No último quadrinho, Shep reage indignado:
“Intelligence of a human?! Come on! We’re not that dumb!”
Ou seja, ele claramente diz que humanos não são tão inteligentes assim — ou seja, ele os considera “dumb”.
A piada é exatamente essa: o amigo diz que animais falantes têm “intelligence of a human”, e Shep acha isso ofensivo, porque considera os humanos menos inteligentes do que os animais.
📍Análise das alternativas incorretas + pegadinhas:
(A) ❌“considers his friend boring.”
× Por que está errada?
Em nenhum momento Shep diz que o amigo é chato ou entediante.
A reação dele é de indignação, não de tédio.
🪤Pegadinha: usar uma emoção que parece plausível, mas não aparece no texto.
(C) ❌“believes animals are inarticulate.”
Errada → (acredita que os animais são incapazes de se expressar (verbalmente))
🔹"inarticulate" = incapaz de articular palavras / não verbal / que não consegue se expressar com clareza.
× Por que está errada?
O próprio Shep está falando — ele é um animal articulado.
Pelo contrário, ele se sente ofendido quando o amigo fala sobre a “intelligence of a human”.
🪤Pegadinha: tentar confundir o aluno com o tema “talking animals”.
(D) ❌“agrees with what his friend said about animals.”
Errada → (concorda com o que seu amigo disse sobre os animais.)
🔹"agree with "+ pessoa. = concordar com alguém.
× Por que está errada?
Ele faz exatamente o contrário.
Ao ouvir que animais têm “intelligence of a human”, ele responde: “We’re not that dumb!” (A gente não é tão idiota assim!)
Ou seja, discorda totalmente.
🪤Pegadinha: alguns alunos interpretam literalmente o comentário inicial (“best of both worlds”) e esquecem o humor da resposta.
(E) “feels insulted because he thinks he is a human.”
× Por que está errada?
Ele se sente insultado porque não quer ser comparado aos humanos, que ele considera menos inteligentes.
🪤Pegadinha: parece coerente pensar que ele ficou ofendido por se achar humano, mas a fala deixa claro o contrário: ele está ofendido porque se considera superior aos humanos.

22 – Assinale a alternativa que completa a lacuna da tira.
🅐 must
🅑 am going to
🅒 can
🅓 have been
🅔 would
💡  GABARITO  Ⓔ  
🧊 Estrutura: 2nd conditional → If + past + would + base verb
📍 Frase da tirinha:
🔹“If I wasn't your friend, I ______ find your words very insulting.”
Perceba que é uma oração condicional irreal (2nd conditional):
Estrutura típica: If + past, would + verb
Serve para falar de uma situação hipotética, irreal no presente.
Logo, o único verbo que encaixa é would.
✔ Alternativa Correta: (E) would
👉 Forma a estrutura correta:
If I wasn’t your friend, I would find your words insulting.
Isso significa: “Se eu não fosse seu amigo (mas eu sou), eu acharia suas palavras muito insultantes.”
Perfeito para a intenção do personagem.
📍Análise das Erradas + Pegadinhas:
(A) ❌must
Por que parece tentador?
Porque "must" pode parecer que dá força à frase (“eu devo achar insultante”).
Por que está errado?
“Must” expressa obrigação ou dedução lógica, nada a ver com condição irreal.
If I wasn’t your friend, I must find…” → não existe sentido, nem estrutura condicional válida.
(B) ❌am going to
Pegadinha:
Esse é o tempo usado para planos futuros, e alguns alunos confundem achando que o “If” pode falar de futuro.
Por que está errado?
Aqui não estamos falando de futuro, mas de uma situação hipotética no presente.
If I wasn’t your friend, I am going to find… → não combina temporalmente.
(C) ❌can
Pegadinha:
Parece encaixar porque faz sentido lógico ("eu posso achar insultante"), mas…
Por que está errado?
“Can” expressa capacidade, não uma condição hipotética.
Em if clauses irreais, não se usa “can”, mas sim would.
(D) ❌have been
Pegadinha:
Muita gente pensa que por ter “wasn’t” no “if”, outro tempo composto poderia funcionar.
Ou confunde “have been” com probabilidade ou ênfase.
Por que está errado?
“Have been” indica algo no passado que continua até o presente.
Nada a ver com a ideia de resultado condicional hipotético.
If I wasn’t your friend, I have been find… → gramaticalmente impossível.
🎯 Resumo rápido
Estrutura esperada: 2nd conditional → If + past + would + base verb
Só a alternativa (E) would atende ao padrão.

23 – 
No trecho do terceiro quadrinho "We're not THAT dumb!", termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
🅐 so.
🅑 which.
🅒 over.
🅓 more.
🅔 quite.
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊Explicação Completa
Trecho:
🔹 “We’re not THAT dumb!”
Aqui, THAT é um intensificador que significa “tão / desse jeito / a esse ponto”.
Ou seja, “Nós não somos tão burros assim!”.
O único termo que pode substituir THAT sem alterar o sentido é SO.
✔ Alternativa Correta: (A) so
“We’re not so dumb!” = “Nós não somos tão burros assim!”
Mesmo uso como intensificador de adjetivo.
Perfeito, mantém exatamente o mesmo sentido.
❌ Análise das Erradas + Pegadinhas
(B) which
Pegadinha: Alguns alunos veem “which” esquisito na frase e descartam rápido — mas a banca coloca para confundir quem associa “that” ao pronome relativo.
Mas aqui ‘that’ NÃO é pronome relativo, e sim intensificador.
“Which” só funciona como pronome relativo; não intensifica adjetivo.
We’re not which dumb → impossível.
(C) over
Pegadinha: “Over” pode atuar como intensificador em expressões como “overconfident”, mas não funciona sozinho antes de adjetivos.
Não significa “tão”.
We’re not over dumb → gramatical e semanticamente errado.
(D) more
Pegadinha: Muitos pensam que “more” intensifica como “mais”, então substitui “that”.
Mas cuidado:
“That dumb” = “tão burro”.
“More dumb” = “mais burro (comparativo)”.
São ideias completamente diferentes.
A frase mudaria totalmente de sentido.
(E) quite
Pegadinha: “Quite” parece um intensificador forte (“bem / bastante”), então muitos acham que dá pra trocar.
Mas:
“Not that dumb” = não somos tão burros assim (grau alto que é negado).
“Not quite dumb” = não somos muito burros (ou “não somos realmente burros”).
O sentido muda completamente.
🎯 Resumo
THAT = SO como intensificador de adjetivos.
Todas as outras alternativas alteram o significado ou ficam agramaticais.

🟨 Leia o texto para responder às questões de 24 a 30.
When does the brain work best?
(Em que momento o cérebro trabalha da melhor forma?)
The peak times and ages for learning
(Os horários e as idades de pico para aprender.”)

What's your ideal time of the day for brain performance? 

Surprisingly, the answer to this isn't as simple as being a morning or a night person. 

New research has shown that certain times of the day are best for completing specific tasks, and listening to your body's natural clock may help you to accomplish more in 24 hours.

Science suggests that the best time for our natural peak productivity is late morning. 

Our body temperatures start to rise just before we wake up in the morning and continue to increase through midday, Steve Kay, a professor of molecular and computational biology at the University of Southern California told The Wall Street Journal. 

This gradual increase in body temperature means that our working memory, alertness, and concentration also gradually improve, peaking at about mid morning. 

Our alertness tends to dip after this point, but one study suggested that midday fatigue may actually boost our creative abilities. 

For a 2011 study, 428 students were asked to solve a series of two types of problems, requiring either analytical or novel thinking. Results showed that their performance on the second type was best at non-peak times of day when they were tired.

As for the age where our brains are at peak condition, science has long held that fluid intelligence, or the ability to think quickly and recall information, peaks at around age 20. 

However, a 2015 study revealed that peak brain age is far more complicated than previously believed and concluded that there are about 30 subsets of intelligence, all of which peak at different ages for different people. 

For example, the study found that raw speed in processing information appears to peak around age 18 or 19, then immediately starts to decline, but short-term memory continues to improve until around age 25, and then begins to drop around age 35, Medical Xpress reported. 

The ability to evaluate other people’s emotional states peaked much later, in the 40s or 50s. In addition, the study suggested that out our vocabulary may peak as late as our 60s’s or 70's.

Still, while working according to your body's natural clock may sound helpful, it’s important to remember that these times may differ from person to person. 

On average, people can be divided into two distinct groups: morning people tend to wake up and go to sleep earlier and to be most productive early in the day. 

Evening people tend to wake up later, start more slowly and peak in the evening. 

If being a morning or evening person has been working for you the majority of your life, it may be best to not fix what’s not broken.
🧷(Dana Dovey. www.medicaldaily.com, 08.08.2016. Adaptado.)

24
 – 
According to the first and second paragraphs, the brain performance peaks in late morning because
🅐 body temperature gets higher at this time of the day.
🅑 specific tasks stimulate the brain.
🅒 most people wake up quite early.
🅓 it's easier to solve problems in the morning than at midday.
🅔 human natural rhythm reaches a steady level.
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊Pergunta:
📍According to the first and second paragraphs, the brain performance peaks in late morning because…
🔹(De acordo com o primeiro e segundo parágrafos, o desempenho do cérebro atinge o pico máximo no final da manhã, porque ...)
O texto explica claramente que o desempenho do cérebro atinge o pico no final da manhã devido ao aumento gradual da temperatura corporal, que melhora a memória de trabalho, a atenção e a concentração.
📍Trechos-chave:
“Science suggests that the best time for our natural peak productivity is late morning.”
“Our body temperatures… continue to increase through midday… This gradual increase… means that our working memory, alertness, and concentration also gradually improve, peaking at about mid morning.”
Ou seja: temperatura corporal → melhora de funções cognitivas → pico no final da manhã.
✔ Alternativa Correta: (A) body temperature gets higher at this time of the day.
(a temperatura do corpo aumenta a essa hora do dia.)
Perfeito. É exatamente o que o texto afirma, de forma explícita e direta.
📍Análise das Erradas + Pegadinhas:
(B) ❌specific tasks stimulate the brain.
Errada → (tarefas específicas estimulam o cérebro.)
🪤 Pegadinha: A banca joga com a ideia do parágrafo inicial, que menciona “specific tasks” em horários diferentes.
Mas isso não explica o pico no final da manhã — explica apenas que tarefas diferentes se encaixam melhor em horários diferentes.
Nada a ver com a razão do pico.
(C) ❌most people wake up quite early.
Errada → (a maioria das pessoas acorda bem cedo.)
🪤 Pegadinha: Parece lógica para quem pensa que “quanto mais cedo acorda, melhor o cérebro funciona”.
Mas o texto não diz que o pico depende da hora que a pessoa acorda.
O fator crucial é a temperatura corporal, não o horário de despertar.
(D) ❌it's easier to solve problems in the morning than at midday.
Errada → (é mais fácil resolver problemas de manhã do que ao meio-dia.)
🪤 Pegadinha: o texto realmente fala que ao meio-dia a atenção cai, mas também diz que a criatividade pode melhorar nesse horário.
Logo:
Não afirma que é “mais fácil resolver problemas de manhã”.
E a pergunta é sobre por que o pico ocorre no final da manhã, não ao meio-dia.
(E) ❌human natural rhythm reaches a steady level.
Errada → (ritmo natural humano atinge um nível estável/constante.)
🪤 Pegadinha: A expressão “natural clock” aparece no texto, então muitos acham que há um “ritmo estável”.
Mas o texto mostra variações, não estabilidade:
temperatura sobe
atenção aumenta
depois cai
criatividade sobe quando se está cansado
Nada está “steady”.
🎯 Resumo Final
O texto atribui o pico do final da manhã ao aumento gradual da temperatura corporal, que impulsiona as funções cognitivas.
Por isso, (A) é a única que retoma fielmente a explicação textual.

25 – According to the second paragraph, the 2011 study showed that
🅐 both analytical and novel thinking were better accomplished before midday.
🅑 most people feel a midday fatigue.
🅒 alertness quickly decreases after the brain peaks.
🅓 most of the 428 students felt tired early in the morning.
🅔 novel thinking was better when the brain was at non-peak times.
💡  GABARITO  Ⓔ  
🧊Enunciado: 
According to the second paragraph, the 2011 study showed that..
✔ Alternativa correta: 
(E) “novel thinking was better when the brain was at non-peak times.”
🔸(o pensamento criativo era melhor quando o cérebro não estava em seu horário de pico.)
🔸"novel thinking" = pensamento novo, criativo, inovador; a capacidade de ter ideias originais e enxergar soluções fora do padrão.
🔸"non-peak times" = horas em que o cérebro não está no auge da sua atenção, ou seja, quando você não está superalerta, totalmente focado.
O texto diz literalmente:
🔸“[...] their performance on the second type (novel thinking) was best at non-peak times of day when they were tired.”
🔸(o desempenho deles no segundo tipo (pensamento criativo) era melhor nos horários não-pico do dia, quando eles estavam cansados.)
Ou seja:
– novel thinking → melhora quando eles estão cansados, fora dos horários de pico.
 Bate perfeitamente com a alternativa.
📍Análise das Erradas + Pegadinhas:
(A) ❌“both analytical and novel thinking were better accomplished before midday.”
(ambos os pensamentos analítico e romance foram melhor realizados antes do meio-dia.)
Por que está errada (pegadinha):
A banca tenta enganar usando a informação sobre o pico cognitivo de final da manhã.
Mas o estudo NÃO diz isso.
O estudo mostra:
– analytical thinking → melhor em horários de pico (late morning).
– novel thinking → melhor fora de pico, quando estão cansados.
👉 Portanto, NÃO são “ambos” melhores pela manhã.
(B) ❌“most people feel a midday fatigue.”
(a maioria das pessoas sente uma fadiga ao meio-dia.)
Pegadinha:
O texto realmente menciona a “midday fatigue”, mas isso NÃO é resultado do estudo.
É apenas uma observação geral sobre a queda de alerta ao longo do dia.
Além disso:
– Não fala de “most people”.
– Não diz que isso é achado do estudo de 2011.
(C) ❌“alertness quickly decreases after the brain peaks.”
(o estado de alerta diminui rapidamente após o pico do cérebro.)
Pegadinha clássica:
O texto realmente diz que a atenção diminui depois do pico — mas isso DÁ a impressão de ser do estudo.
Porém:
– Essa frase vem antes do estudo.
– Não é uma conclusão do estudo de 2011.
– É apenas informação geral sobre o ritmo circadiano.
(D) ❌“most of the 428 students felt tired early in the morning.”
(a maioria dos 428 alunos se sentiu cansada no início da manhã.)
Erro total + pegadinha:
O texto não diz:
– que estavam cansados “early in the morning”;
– que “a maioria” estava cansada;
– nem que o cansaço era o foco do estudo.
Ele diz apenas que: novel thinking improved “when they were tired”, sem mencionar horário específico.

26 – De acordo com o terceiro parágrafo, o estudo de 2015
🅐 confirma que o vocabulário das pessoas se desenvolve até cerca dos 60 anos de idade.
🅑 infere que o processo de elaboração da inteligência emocional dura a vida toda.
🅒 contradiz a ideia de que a inteligência fluida atinge o ápice por volta dos 20 anos de idade.
🅓 mostra que a velocidade de processamento de informações no cérebro atinge o máximo dos 25 aos 35 anos.
🅔 demonstra que vários tipos de inteligência se desenvolvem aos 30 anos de idade.
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊Enunciado: 
✔ Alternativa correta: (C)
“contradiz a ideia de que a inteligência fluida atinge o ápice por volta dos 20 anos de idade.”
O texto diz:
“science has long held that fluid intelligence … peaks at around age 20.
However, a 2015 study revealed that peak brain age is far more complicated…
there are about 30 subsets of intelligence, all of which peak at different ages…”
Ou seja:
– Antes se acreditava que a inteligência atingia o pico aos 20;
– O estudo de 2015 disse que isso era simplista e errado;
– Portanto, contradiz a ideia anterior. Alternativa 🅒 perfeita.
📍Análise das Erradas + Pegadinhas:
❌ (A) “confirma que o vocabulário… se desenvolve até cerca dos 60 anos.”
Pegadinha:
O texto realmente diz:
“vocabulary may peak as late as our 60’s or 70’s.”
Mas isso é apenas UM exemplo de uma das várias habilidades.
A pergunta é sobre o conjunto das conclusões do estudo.
O estudo não tem como foco apenas o vocabulário.
Ele mostra a complexidade das múltiplas inteligências, cada uma com seu pico — não somente vocabulário.
Então (A) é verdadeira parcialmente, mas não responde à pergunta.
❌ (B) “infere que a inteligência emocional dura a vida toda.”
Pegadinha:
O texto fala de:
“the ability to evaluate emotional states peaked much later, in the 40s or 50s.”
Ou seja:
– mostra quando atinge o pico,
– NÃO diz que continua se desenvolvendo por toda a vida.
A alternativa inventa algo não mencionado → ❌
❌ (D) “velocidade de processamento… atinge o máximo dos 25 aos 35 anos.”
Completamente falso e invertido:
O texto diz o contrário:
“raw speed in processing information peaks around 18 or 19,
then immediately starts to decline.”
Ou seja:
– pico no fim da adolescência
– NÃO entre 25 e 35.
Essa alternativa contraria explicitamente o texto.
❌ (E) “demonstra que vários tipos de inteligência se desenvolvem aos 30 anos de idade.”
Pegadinha:
O estudo mostra que:
existem cerca de 30 tipos de inteligências, cada uma atingindo o pico em idades distintas.
Não diz que:
– tudo acontece aos 30,
– nem que várias culminam exatamente nessa idade.
A banca tenta enganar usando “30 subsets of intelligence”.
Número 30 ≠ idade 30.
👉 É uma pegadinha clássica de paralelismo enganoso.

27 – No trecho do terceiro parágrafo "However, a 2015 study revealed", o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
🅐 although.
🅑 nevertheless.
🅒 inasmuch.
🅓 meanwhile.
🅔 whatever.
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊O trecho original é:
“However, a 2015 study revealed…”
A palavra however introduz:
oposição
contraste
mudança de direção do raciocínio
“Nevertheless” tem exatamente a mesma função:
➡ expressa contraste com algo dito antes.
Por isso é a opção 🅑 perfeita.
📍Análise das Erradas + Pegadinhas:
❌ (A) although
Pegadinha clássica: é palavra de contraste, mas:
although é conjunção, usada para iniciar uma oração subordinada.
however é advérbio conjuntivo, usado para ligar frases/sentenças independentes.
Exemplo:
❌ Although, a 2015 study revealed… → fica gramaticalmente errado.
✔ Although a 2015 study revealed… → teria que reestruturar toda a frase.
Ou seja:
👉 apesar de ter sentido parecido, não substitui sem alterar a estrutura.
❌ (C) inasmuch
Pegadinha: parece formal, mas NÃO significa “porém”.
“Inasmuch” significa “visto que / na medida em que” = expressão de causa.
Ex.: Inasmuch as you helped me, I will thank you.
= “Visto que você me ajudou…”
Nada a ver com contraste.
Totalmente inadequado no contexto.
❌ (D) meanwhile
Significa “enquanto isso / ao mesmo tempo” → expressa simultaneidade.
Mas “however” sinaliza contraste, não duas ações simultâneas.
Logo, sentido completamente diferente.
❌ (E) whatever
Significa “qualquer que / tanto faz”,
ou expressa desdém (“whatever!”).
Não tem ligação alguma com discurso contrastivo.
Nada a ver com “however”.

28 – As informações apresentadas no quarto parágrafo
🅐 indicam que o grupo das pessoas que acordam cedo tem melhor desempenho no trabalho.
🅑 alertam que as pessoas com hábitos noturnos podem ter dificuldades de adaptação às atividades criativas.
🅒 afirmam que quem acorda tarde, geralmente, tem raciocínio lento.
🅓 relativizam o estudo que afirma que o final da manhã é o melhor período para a atividade cerebral.
🅔 revelam que, mesmo considerando as diferenças individuais, há dois tipos de raciocínio analítico.
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Texto relevante do quarto parágrafo:
“[...] Still, while working according to your body's natural clock may sound helpful, it’s important to remember that these times may differ from person to person. On average, people can be divided into two distinct groups: morning people tend to wake up and go to sleep earlier and to be most productive early in the day. Evening people tend to wake up later, start more slowly and peak in the evening. If being a morning or evening person has been working for you the majority of your life, it may be best to not fix what’s not broken.”
O ponto central: o estudo que indicava que o final da manhã seria o período de melhor desempenho precisa ser relativizado, pois existem diferenças individuais (pessoas matutinas e vespertinas).
✅ (D) relativizam o estudo que afirma que o final da manhã é o melhor período para a atividade cerebral
Certa, pois reconhece que o horário ideal de desempenho cerebral varia de pessoa para pessoa.
Captura o sentido de “não há uma regra absoluta”, que é o que o parágrafo quer transmitir.
❌ (A) indicam que o grupo das pessoas que acordam cedo tem melhor desempenho no trabalho
Pegadinha: o texto cita que as pessoas matutinas são mais produtivas para elas mesmas, mas não diz que são melhores que as vespertinas.
Isso extrapola a informação apresentada.
❌ (B) alertam que as pessoas com hábitos noturnos podem ter dificuldades de adaptação às atividades criativas
Pegadinha: o texto não associa hábitos noturnos a dificuldades criativas.
Apenas menciona que elas começam mais devagar e atingem o pico à noite.
❌ (C) afirmam que quem acorda tarde, geralmente, tem raciocínio lento
Pegadinha clássica: o texto diz que vespertinos começam devagar, mas não que têm raciocínio lento.
“Devagar ao começar” não é sinônimo de raciocínio lento; é apenas ritmo de pico diferente.
❌ (E) revelam que, mesmo considerando as diferenças individuais, há dois tipos de raciocínio analítico
Pegadinha de interpretação literal: o texto fala de dois tipos de pessoas (matutinas e vespertinas), não de raciocínio analítico.
Confunde “pico de produtividade” com “tipo de raciocínio”.

29 – No trecho do quarto parágrafo "while working according to your body's natural clock”, o termo em destaque tem sentido, em português, de
🅐 quando.
🅑 durante.
🅒 sobretudo.
🅓 mesmo que.
🅔 devido a.
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Trecho do texto:
🔹“[...] Still, while working according to your body's natural clock may sound helpful, it’s important to remember that these times may differ from person to person.”
O destaque é “while”.
Análise das alternativas:
🅐 quando
Pegadinha: “when” também pode ser traduzido como “quando”, mas aqui não expressa condição ou concessão, e sim uma ideia de “apesar de” / “mesmo que”.
Errada.
🅑 durante
Pegadinha: “while” pode significar “durante” em contextos de tempo literal (“while I was walking”), mas aqui não é isso que se quer dizer.
Errada.
🅒 sobretudo
“While” nunca tem sentido de “sobretudo”.
Errada.
🅓 mesmo que
Certa.
No contexto, significa: “Mesmo que trabalhar de acordo com o relógio biológico pareça útil, é importante lembrar que os horários podem variar de pessoa para pessoa.”
É uma concessão, e “while” nesse caso tem sentido concessivo, não temporal.
🅔 devido a
“While” não indica causa.
Errada.
✅ Resumo
Tradução correta: “mesmo que”
Pegadinha: “while” frequentemente aparece como “durante” ou “quando”, mas aqui é concessivo.
🟣 SENTIDOS DE WHILE:
1️⃣ Sentido de Tempo / simultâneo → enquanto / durante.
Exemplo: "while working according to your body's natural clock may help…" → "Enquanto trabalha de acordo com seu relógio biológico…"
Dica de pegadinha: Não traduzir sempre como “quando”; o foco é ação simultânea.
2️⃣ Sentido de Concessão / contraste → mesmo que / embora.
Exemplo: "while working according to your body's natural clock… results may vary" → "Mesmo que trabalhar de acordo com seu relógio biológico possa ajudar, os resultados podem variar"
Dica de pegadinha: Concurso adora confundir com tempo; atenção às palavras “may”, “could”, “however”,
3️⃣ Sentido de Oposição / contraste entre duas ideias → ao passo que / enquanto que.
Exemplo: "She likes coffee, while he prefers tea" → "Ela gosta de café, enquanto que ele prefere chá".
Dica de pegadinha: Confunde com simultâneo se não prestar atenção ao contexto
4️⃣ Condição (menos comum) → enquanto / sob condição de.
Exemplo: "While it rains, we will stay home" → "Enquanto chover, ficaremos em casa"
Dica de pegadinha: Normalmente aparece em textos técnicos ou científicos; não é a tradução mais usual.

30 – O trecho do quarto parágrafo "it may be best to not fix what's not broken" equivale, em português, à seguinte ideia:
🅐 é melhor prevenir do que remediar.
🅑 vaso ruim não quebra.
🅒 uma vez quebrado, não adianta consertar.
🅓 se não tem solução, solucionado está.
🅔 não se mexe em time que está ganhando.
💡  GABARITO  Ⓔ  
🧊Trecho original: "it may be best to not fix what's not broken" → “it may be better not to fix what isn’t broken”.
🅐 é melhor prevenir do que remediar → “better safe than sorry” → pegadinha: foca em prevenção antes de um problema, não em não mexer no que funciona.
🅑 vaso ruim não quebra → “a bad pot never breaks” (literal translation, but no common English equivalent) → pegadinha: não existe equivalente direto em inglês e não se relaciona ao sentido de não mexer no que funciona.
🅒 uma vez quebrado, não adianta consertar → “once it’s broken, it’s too late to fix it” → pegadinha: foca em algo já quebrado, enquanto a frase original fala de algo funcionando bem.
🅓 se não tem solução, solucionado está → “if it has no solution, it’s solved” (literal) → pegadinha: é sobre problemas insolúveis, não sobre não mexer no que funciona.
🅔 não se mexe em time que está ganhando → “don’t fix what isn’t broken” ou “never change a winning team” → certa: mantém o mesmo sentido da frase original, que é não alterar algo que já funciona bem.