sábado, 26 de outubro de 2019

UEL-2018-PROVA DISCURSIVA-VESTIBULAR 2ª FASE da Universidade Estadual de Londrina/PR - Prova de INGLÊS com gabarito e questões comentadas - valdenorenglish@gmail.com

Welcome back to another post!

REMEMBER THAT: Contribua com um valor simbólico de R$5,00(cinco reais) para o blog "INGLÊS dos Vestibulares & Concursos Públicos", basta enviar um PIX para: valdenorenglish@gmail.com
Thank you for your support!

NESTE POST: PROVA DISCURSIVA de INGLÊS da UEL-Vestibular-2018-2ª FASE-DISCURSIVA.
BANCA/ORGANIZADOR:
 Diretoria de Processos Seletivos
 cops.uel.br/v2/
LEITURA de textos de jornais digitais, revistas, websites, é um excelente treino para a prova.
PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA:
 It consists of 04 discursive questions.
TÓPICOS ABORDADOS ao longo da prova:
1-VERBS:
• [ = ]
2-PHRASAL VERBS - USES:
• [ = ]
3-PERFECT TENSE - USES:
• [ = ]
4-MODAL VERBS - USES:
• [ = ]
5-NOUN:
• [ = ]
6-ADJECTIVES:
• [ = ]
7-ADVERBS:
• [ = ]
8-NOUN PHRASES(Adjective+noun):
• [ = ]
9-IDIOMS(Expressões Idiomáticas):
• [ = ]
10-COLLOCATIONS:
• [ = ]
11-TECHNICAL ENGLISH(Military English, Business English, Finance English and so on):
• [ = ]
12-REFERENCE WORDS(These words allow the writer to avoid repeating words, paragraphs and sometimes whole sentences):
• [ = ]
13-GENITIVE CASE:
• [ = ]
14-FALSE COGNATES:
• [ = ]
Agora, vamos à prova.
INFOGRÁFICO:
Analise o infográfico a seguir
(Disponível em: <http://www.circleofblue.org/2011/world/harvard-students-win-urbanwater-design-challenge-for-interactive-water-footprint-infographic/>.
Acesso em: 20 jun. 2017).
👉 1ª QUESTÃO    
Com base no infográfico, responda aos itens a seguir.
a) O uso de recursos hídricos vem crescendo nas últimas décadas, gerando preocupações acerca de sua disponibilidade no futuro.
b) O infográfico traz informações e previsões relativas ao consumo, ao tratamento e ao acesso à água. Com base no texto, escreva, em português, três informações relacionadas ao acesso à água em países em desenvolvimento.
👍 Resposta Esperada  (A) 
A questão dos recursos hídricos está sendo abordada como um direito humano universal com distribuição de maneira desigual. Essa abordagem está explícita no título do infográfico, onde se lê: “Água: um direito humano desigual” e no seu subtítulo: “A água é um direito humano universal, mas nem todo mundo a utiliza igualmente ou tem o mesmo acesso a ela”. As demais informações do texto também reforçam essa abordagem, quando contrastam dados referentes ao consumo, ao tratamento e ao acesso em países que estão sendo chamados de “países consumidores”, como os Estados Unidos e os países em desenvolvimento.
👍 Possíveis Respostas  (B) 
O texto traz as seguintes informações referentes ao acesso à água em países em desenvolvimento: 40 bilhões de horas são gastas por mulheres e crianças, a cada ano, caminhando para conseguir água; 44 libras de água são carregadas, por 4 milhas, por mulheres e crianças, diariamente; as pessoas que não têm acesso à água limpa, em países em desenvolvimento, utilizam menos água em um dia do que é gasto em uma descarga de vaso sanitário
nos Estados Unidos; 11 bilhões de pessoas não têm acesso básico à água limpa para sobreviver.
TEXTOS:
Leia os textos a seguir.
Texto 1
A Man Said to the Universe
A man said to the universe:
"Sir, I exist!"
"However,” replied the universe,
"The fact has not created in me
A sense of obligation."
(CRANE, S. A man said to the universe. In: Poetry Foundation (web), 2017. Disponível em: <https://www.poetryfoundation.

org/poems/44049/a-man-said-to-the-universe>. Acesso em: 23 jun. 2017.)
Texto 2

(WATTERSON, B. Calvin and Hobbes.
Disponível em: <http://new-universe.org/zenphoto/Chapter1/Illustrations/abrams20.png.php>. Acesso em: 26 jun. 2017.)
👉 2ª QUESTÃO    
Nos dois textos, o ser humano tenta estabelecer um diálogo com o Universo.
Considerando a linguagem verbal e não verbal, como pode ser interpretada a reação do Universo em cada texto?
Indique, em português, os elementos que contribuem para essa interpretação.
ANSWER:
- No 1º texto:
• A man said to the universe: "Sir, I exist!"
(Um homem disse ao universo: "Senhor, eu existo!")
• "However,” replied the universe,
(No entanto," respondeu o universo,)
• "The fact has not created in me a sense of obligation."
(O fato não criou em mim um senso de obrigação.)
- Note que o universo responde à afirmação do ser humano (Sir, I exist!). Apesar de se manifestar verbalmente, sua resposta denota a indiferença que o Universo tem em relação à existência do humano (However).
O uso da conjunção “however”, para iniciar a resposta, enfatiza a oposição entre a afirmação de existência do humano e a posição do Universo em relação a esse fato, ou seja, a existência do ser humano é um fato, contudo, não acarreta no Universo nenhuma obrigatoriedade (The fact has not created in me / A sense of obligation).
- Além disso, em sua fala, o Universo se dirige ao ser humano sem usar qualquer pronome pessoal ou de tratamento, enquanto o humano chama o Universo de “sir ”, demonstrando respeito.
- A ausência de pronomes na fala do Universo reforça o fato de que a existência do ser humano é irrelevante para ele.
- Portanto, subtende-se que a existência ou não do ser humano não tem qualquer impacto no Universo como um todo.
No 2º texto:
- Note que no 1º quadrinho, Calvin está fitando a imensidão escura e silenciosa do universo.
- No 2º quadrinho, Calvin afirma 'I’m significant!'
No 3º quadrinho, o Universo se mantém em silêncio diante da afirmação de existência de Calvin e este aguarda uma resposta, mas o Universo não responde.
- A expressão facial de Calvin olhando para cima para observar o Universo contribui para a percepção de sua vulnerabilidade.
- Subentende-se aqui dois destaques:
• O Universo nem se deu ao trabalho de responder à afirmação da personagem (I’m significant!) e, portanto, o ignora; ou
• O ser humano é tão insignificante que nem consegue provocar uma resposta do Universo.
- Observe que no último quadrinho, Calvin fala "Scremed the dust speck"(Gritou o grão de poeira), mas ainda assim, o Universo sequer o responde.
- Portanto a reação do Universo pode ser interpretada que o ser humano é um ser insignificante.
• TEXTO:
Leia o texto a seguir.
Hello Lego!
Please make this the last Christmas disabled kids are culturally excluded from your much-loved products. Think outside the brick box. Mix it up a bit! Add some brawn, stamina, a few sweat bands, couple of half pipes and some lightning fast wheelchairs.

Oh Lego, where are your basket balling wheelsters? Baseball playing Duplo folk with hearing aids? White cane using Lego Friends off to the gym? In fact, where is your positive disability representation at all?

There are 150 million children with disabilities worldwide. Yet these kids are arriving into a world where, even before they’ve left their mums’ laps, they’re excluded or misrepresented by the very industry that exists to create their entertainment, the objects that fuel their development, the starting blocks of life: Toys!

What are you saying to these children with disabilities and their peers by excluding them? Your little plastic bricks and mini figures are loved the world over, we love them too.

Please, Lego, put some wheelchair vroom vroom into the toy box and help generations of kids, (both with and without disabilities), grow up with a more positive attitude to human difference!

We’ve made this skate park wheelchair free-styling set to give you some ideas and as an offering of
friendship.

We would love to see you make it for real! You’d make a lot of people very happy, you’d make a lot of kids feel very included and if you say YES we pinky promise to organise a giant conga up and down the aisles of Toys ‘R Us just to show you how much we love you!

Love,

The Toy Like Me Team
(Disponível em: <https://www.change.org/p/lego-please-positively-represent-disability-in-your-toys>. Acesso em: 23 jun.2017.)
👉 3ª QUESTÃO    
O texto faz parte de uma petição online, ferramenta digital que tem sido usada para pressionar pessoas, organizações ou empresas por mudanças.
Com base no texto, responda, em português:
a) Qual é o objetivo dessa petição?
b) Quais os efeitos pretendidos com a mudança solicitada?
👍 Resposta Esperada  (A) 
O objetivo dessa petição é pressionar uma empresa que fabrica blocos de montar e bonecos em miniatura para que passe a produzir peças que representem pessoas com deficiência. (Please, Lego, put some wheelchair vroom vroom into the toy box...); (We would love to see you make it for real!)
👍 Possíveis Respostas  (B) 
Com a mudança solicitada, espera-se que a deficiência seja representada de maneira positiva, que as crianças com deficiência não se sintam excluídas e que todas as crianças (com ou sem deficiência) cresçam com uma atitu- de mais positiva diante da diferença. (...and help generations of kids, (both with and without disabilities) grow up with a more positive attitude to human difference!).
Leia o texto a seguir.
Looking back over recent sci-fi/fantasy movies, there’s a curious pattern starting to emerge. Think back to Guardians of the Galaxy. There, the heroine of the piece was a green-skinned female alien named Gamora, who also had a romantic relationship with the white male hero. Gamora was played by Zoe
Saldana, an actor of Caribbean and African descent. Then there was Avatar, where the heroine was a blue-skinned female alien, again played by Zoe Saldana. She also had a romantic relationship with the white male hero.

Now think back to Star Wars: The Force Awakens. Remember Lupita Nyong’o was in it? Probably not, as you only heard her voice. She was Maz Kanata, a wizened, shrivelled little alien creature. Nyong’o, who is of Kenyan ancestry, has been one of the breakout stars of the decade. Since she won her Oscar for 12 Years a Slave, she has been showered with modelling contracts, red-carpet invites and accolades (she was People magazine’s “most beautiful” woman of 2014, for example). Star Wars took the most beautiful woman in the world and basically made her the Yoda of the piece. Nyong’o is currently working on a new sci-fi movie called Intelligent Life. The plot summary reads: “An employee at a department of the United Nations that monitors outer space inadvertently makes contact with a beautiful woman, who may be an alien.” Nyong’o is the alien, of course. It’s a safe bet the UN employee will be a white guy.

You could look at this situation in a number of ways. The first is that women of colour are being cast
as aliens by an unthinking industry that still equates “not white” with “exotic”. That theory doesn’t
make sense with a movie such as Avatar, where the other blue-skinned aliens were also played by notwhite actors). Or could it be that, in the 21st-century moviescape, there’s still some problem with black women of reproductive age? Especially if they’re getting together with white men? Is that what’s this is really about?
(Adaptado de: ROSE, S. When it comes to interracial romances the movies need to catch up. The Guardian (online). Publicado em: 12 maio 2016, modificado em: 23 jun. 2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2016/may/12/when-it-comes-tointerracial- romances-the-movies-need-to-catch-up>. Acesso em: 24 jun. 2017.)
👉 4ª QUESTÃO    
O autor apresenta o surgimento de um padrão nos filmes mais recentes de ficção científica e fantasia.
Identifique esse padrão e o questionamento levantado pelo autor no texto, escrevendo sua conclusão em português.
👍 Resposta Esperada   
No padrão que está emergindo nos filmes de ficção científica e fantasia, as mulheres negras jovens, com frequência, aparecem caracterizadas como alienígenas ocultadas por computação gráfica ou por pintura corporal, ou seja, “disfarçadas”, normalmente tendo um romance com um protagonista/herói branco (...the heroine of the piece was a green-skinned female alien ...who also had a romantic relationship with the white male hero; where the heroine was a blue-skinned female alien... She also had a romantic relationship with the white male hero; She was Maz Kanata, a wizened, shrivelled little alien creature.). O autor questiona se seria esse o único meio da indústria cinematográfica imaginar um romance entre mulheres negras e homens brancos: somente se a mulher negra estiver “escondida”, considerando, ainda, a persistência da dificuldade em lidar com mulheres negras e jovens no cinema. (Or could it be that, in the 21st-century moviescape, there’s still some problem with black women of reproductive age? Especially if they’re getting together with white men? Is that what’s this is really about?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário