- 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
- Texto (1) – | 5 Ways Pets Can Improve Your Health | www.webmd.com |
- Texto (2) – | Letter to the Editor: Sugar fear-mongering unhelpful | www.washingtontimes.com |
- Texto (3) – | In this life | Madonna |
- Texto (4) – | American Family Traditions | www.americanfamilytraditions.com |
- Texto (5) – | Cartoon | How do you turn this thing on | www.nj.com |
- 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
01 – (ENEM-2019-1ª Aplicação)
5 Ways Pets Can Improve Your Health
(5 maneiras pelas quais os animais de estimação podem melhorar sua saúde)
A pet is certainly a great friend.
Um animal de estimação é certamente um grande amigo.
After a difficult day, pet owners quite literally feel the love.
Depois de um dia difícil, os tutores de animais de estimação sentem literalmente o amor.
In fact, for nearly 25 years, research has shown that living with pets provides certain health benefits.
De fato, por quase 25 anos, pesquisas mostraram que viver com animais de estimação traz certos benefícios para a saúde.
Pets help lower blood pressure and lessen anxiety.
Animais de estimação ajudam a baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade.
They boost our immunity.
Eles impulsionam a nossa imunidade.
They can even help you get dates.
Até podem te ajudar a arranjar encontros.
Lutadores de Alergia:
A growing number of studies have suggested that kids growing up in a home with “furred animals” will have less risk of allergies and asthma.
Um número crescente de estudos sugerem que crianças que crescem em uma casa com "animais peludos" terá menos risco de alergias e asma.
Date Magnets:
Ímas de Encontro:
Dogs are great for making love connections.
Os cães são ótimos para fazer conexões de amor.
Forget Internet matchmaking — a dog is a natural conversation starter.
Esqueça as agências casamenteiras na Internet - um cão é um iniciante de conversa natural.
Dogs for the Aged:
Cães para os idosos:
Walking a dog or just caring for a pet — for elderly people who are able — can provide exercise and companionship.
Passear com um cão ou apenas cuidar de um animal de estimação - para pessoas idosas que são capazes - pode proporcionar exercício e companheirismo.
Good for Mind and Soul:
Bom para Mente e Alma:
Like any enjoyable activity, playing with a dog can elevate levels of serotonin and dopamine — nerve transmitters that are known to have pleasurable and calming properties.
Como qualquer atividade agradável, brincar com um cão pode elevar os níveis de serotonina e transmissores nervosos de dopamina que são conhecidos por ter propriedades agradáveis e calmantes.
Good for the Heart:
Bom para o coração:
Heart attack patients who have pets survive longer than those without, according to several studies.
Os doentes com enfarte que têm animais de estimação sobrevivem mais tempo do que aqueles que não têm, de acordo com vários estudos.
- DAVIS, J. L. Disponível em: www.webmd.com. Acesso em: 21 abr. 2013 (adaptado).DAVIS, J. L. Disponível em: www.webmd.com.Acesso em: 21 abr. 2013 (adaptado).
Ao discutir sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano, a autora, a fim de fortalecer seus argumentos, utiliza palavras e expressões como research, a growing number of research e several studies com o objetivo de
(A) mostrar que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma.
(B) convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde.
(C) fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas.
(D) explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos.
(E) esclarecer sobre o modo como idosos devem se relacionar com animais de estimação.
• Gabarito B
Ao discutir sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano, a autora, a fim de fortalecer seus argumentos, utiliza palavras e expressões como research, a growing number of research e several studies com o objetivo de
(A) mostrar que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma.
(B) convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde.
(C) fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas.
(D) explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos.
(E) esclarecer sobre o modo como idosos devem se relacionar com animais de estimação.
❑ TÓPICOS FRASAIS RELEVANTES:
(1) 5 Ways Pets Can Improve Your Health 5 maneiras pelas quais os animais de estimação podem melhorar sua saúde.
(2) After a difficult day, pet owners quite literally feel the love. Depois de um dia difícil, os donos de animais de estimação sentem literalmente o amor.
(3) Pets help lower blood pressure and lessen anxiety. Animais de estimação ajudam a baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade.
02 – (ENEM-2019-1ª Aplicação)
LETTER TO THE EDITOR:
CARTA AO EDITOR:
Adoçar o alarmismo é inútil
In his recent piece “Is obesity a disease?” (Web, June 19), Dr. Peter Lind refers to high-fructose corn syrup and other “manufactured sugars” as “poison” that will “guarantee storage of fat in the body.”
No seu recente artigo "A obesidade é uma doença?" (Web, 19 de junho), Dr. Peter Lind refere-se ao xarope de milho de alta frutose e outros "açúcares fabricados" como "veneno" que irá "garantir o armazenamento de gordura no corpo".
Current scientific research strongly indicates that obesity results from excessive calorie intake combined with a sedentary lifestyle.
Pesquisas científicas atuais indicam fortemente que a obesidade resulta da ingestão excessiva de calorias combinada com um estilo de vida sedentário.
The fact is Americans are consuming more total calories now than ever before.
O fato é que os americanos estão consumindo mais calorias do que nunca.
According to the U.S. Department of Agriculture, our total per-capita daily caloric intake increased by 22 percent from 2,076 calories per day in 1970 to 2,534 calories per day in 2010 — an additional 458 calories, only 34 of which come from increased added sugar intake.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, nossa ingestão calórica diária per capita total aumentou 22%, de 2.076 calorias por dia em 1970 para 2.534 calorias por dia em 2010 – um adicional de 458 calorias, das quais apenas 34 vêm do aumento da ingestão de açúcar adicionado.
A vast majority of these calories come from increased fats and flour/cereals.
A grande maioria dessas calorias vem do aumento de gorduras e farinha/cereais.
Surprisingly, the amount of caloric sweeteners (i.e. sugar, high-fructose, corn syrup, honey, etc.).
Surpreendentemente, a quantidade de adoçantes calóricos (ou seja, açúcar, alto teor de frutose, xarope de milho, mel, etc.).
O consumo dos americanos na verdade diminuiu na última década.
We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done, but demonizing one specific ingredient accomplishes nothing and raises unnecessary fears that get in the way of real solutions.
Precisamos continuar a estudar a epidemia de obesidade para ver o que mais pode ser feito, mas demonizar um ingrediente específico não leva a nada e gera medos desnecessários que atrapalham as soluções reais.
Disponível em: www.washingtontimes.com.
Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).
Ao abordar o assunto “obesidade”, em uma seção de jornal, o autor
(A) defende o consumo liberado de açúcar.
(B) aponta a gordura como o grande vilão da saúde.
(C) demonstra acreditar que a obesidade não é preocupante.
(D) indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
(E) enfatiza a redução de ingestão de calorias pelos
(B) aponta a gordura como o grande vilão da saúde.
(C) demonstra acreditar que a obesidade não é preocupante.
(D) indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
(E) enfatiza a redução de ingestão de calorias pelos
americanos.
• Gabarito D
Ao abordar o assunto “obesidade”, em uma seção de jornal, o autor
(A) defende o consumo liberado de açúcar.
(B)aponta a gordura como o grande vilão da saúde.
(C) demonstra acreditar que a obesidadenão é preocupante.
(D) indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
(E) enfatizaa redução de ingestão de calorias pelos
(B)
(C) demonstra acreditar que a obesidade
(D) indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
(E) enfatiza
americanos. (aumentou 22%)
➭ TÓPICOS FRASAIS RELEVANTES:
(1) “Is obesity a disease?”
“A obesidade é uma doença?”
(2) We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done, but demonizing one specific ingredient accomplishes nothing and raises unnecessary fears that get in the way of real solutions.
" Precisamos continuar a estudar a epidemia de obesidade para ver o que mais pode ser feito, mas demonizar um ingrediente específico não leva a nada e gera medos desnecessários que atrapalham as soluções reais.
➭ VOCABULARY:
(1) FEARMONGERING - ALARMISMO, PROPAGANDA DO MEDO.
(2) caloric sweeteners
adoçantes calóricos.
03 – (ENEM-2019-1ª Aplicação)
In this life
Nessa vida
Sitting on a park bench
Sentado em um banco do parque
Pensando em um amigo meu
He was only twenty-three
Ele tinha apenas vinte e três
Gone before he had his time.
Ele se foi antes que ele tivesse seu tempo.
It came without a warning
Veio sem aviso
Didnꞌt want his friends to see him cry
Não queria que seus amigos o vissem chorar
He knew the day was dawning
Ele sabia que o dia estava amanhecendo
And I didnꞌt have a chance to say goodbye.
E não tive chance de me despedir.
MADONNA. Erotica.
Estados Unidos: Maverick,1992.
A canção, muitas vezes, é uma forma de manifestar sentimentos e emoções da vida cotidiana.
Por exemplo, o sofrimento retratado nessa canção foi causado
(A) pela morte precoce de um amigo jovem.
(B) pelo término de um relacionamento amoroso.
(C) pela mudança de um amigo para outro país.
(D) pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.
(E) pela traição por parte de pessoa próxima.
(B) pelo término de um relacionamento amoroso.
(C) pela mudança de um amigo para outro país.
(D) pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.
(E) pela traição por parte de pessoa próxima.
• Gabarito A
Por exemplo, o sofrimento retratado nessa canção foi causado
(A) pela morte precoce de um amigo jovem.
(B) pelo término de umrelacionamento amoroso. (era um amigo)
(C) pela mudança de um amigo para outro país. ("Gone before he had his time." refere-se à morte precoce do amigo dela)
(B) pelo término de um
(C) pela mudança de um amigo para outro país. ("Gone before he had his time." refere-se à morte precoce do amigo dela)
(D) pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos. (O texto refere-se à morte precoce do amigo dela)
(E) pelatraição por parte de pessoa próxima. (O texto refere-se à morte precoce do amigo dela)
(E) pela
➭ TÓPICOS FRASAIS RELEVANTES:
(1) He was only twenty-three
Ele tinha apenas vinte e três anos.
(2) Gone before he had his time.
Ele se foi antes que ele tivesse seu tempo.
04 – (ENEM-2019-1ª Aplicação)
If children live with fear, they learn to be apprehensive.
Se as crianças vivem com o medo, elas aprendem a ficar apreensivas.
If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.
Se as crianças vivem com pena, elas aprendem a sentir pena de si próprias.
If children live with ridicule, they learn to feel shy.
Se as crianças vivem com o ridículo, elas aprendem a sentir-se tímidas.
If children live with tolerance, they learn patience.
Se as crianças vivem com a tolerância, elas aprendem a ter paciência.
If children live with praise, they learn appreciation.
Se as crianças vivem com elogios, elas aprendem a apreciar.
If children live with acceptance, they learn to love.
Se as crianças vivem com a aceitação, elas aprendem a amar.
If children live with approval, they learn to like themselves.
Se as crianças vivem com a aprovação, elas aprendem a gostar de si próprias.
If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.
Se as crianças vivem com o reconhecimento, elas aprendem que é bom ter um objetivo.
If children live with sharing, they learn generosity.
Se as crianças vivem com a partilha, elas aprendem a generosidade.
If children live with fairness, they learn justice.
Se as crianças vivem com equidade, elas aprendem a justiça.
If children live with kindness and consideration, they learn respect.
Se as crianças vivem com bondade e consideração, aprendem o respeito.
If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.
Se as crianças vivem com simpatia, elas aprendem que o mundo é um lugar agradável para se viver.
NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytraditions.com.
Acesso em: 30 jul. 2012.
Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar.
Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças
(A) temem quem as amedronta.
(B) aprendem com o que vivem.
(C) amam aqueles que as aceitam.
(D) são gentis quando respeitadas.
(E) ridicularizam quem as intimida.
(B) aprendem com o que vivem.
(C) amam aqueles que as aceitam.
(D) são gentis quando respeitadas.
(E) ridicularizam quem as intimida.
• Gabarito B
Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças
(A) temem quem as amedronta.
(B) aprendem com o que vivem.
(C) amam aqueles que as aceitam.
(D) são gentis quando respeitadas.
(E) ridicularizam quem as intimida.
(B) aprendem com o que vivem.
(C) amam aqueles que as aceitam.
(D) são gentis quando respeitadas.
(E) ridicularizam quem as intimida.
➭ ESTRUTURA FRASAL RECORRENTE:
(1) If children live with ... they learn to ....
(Se as crianças vivem com ... elas aprendem a....
as crianças aprendem com o que vivem)
(2) CONDIÇÃO (VIVER COM algo) => RESULTADO (APRENDER algo).
05 – (ENEM-INEP-2019-1ª APLICAÇÃO)
KEEFER, M. Disponível em: http://www.nj.com.
Acesso em: 3 dez. 2018.
No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por
(A) suspeitar que o colega está com seu material por engano.
(B) duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.
(C) desconfiar que o livro levado é de outra matéria.
(D) entender como desligada a postura do colega.
(E) desconhecer como usar um livro impresso.
(B) duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.
(C) desconfiar que o livro levado é de outra matéria.
(D) entender como desligada a postura do colega.
(E) desconhecer como usar um livro impresso.
• Gabarito E
No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por
(A) suspeitar que o colega está com seu material por engano.
(A expressão facial do aluno é de "Desconhecimento total" e não de "suspeição")
(B)duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.
(C)desconfiar que o livro levado é de outra matéria.
(D)entender como desligada a postura do colega.
(E) desconhecer como usar um livro impresso.
(B)
(C)
(D)
(E) desconhecer como usar um livro impresso.
➭ LEITURA DE IMAGEM:
(1) Sala de aula.
(2) À direita, um aluno (rosto expressando desconhecimento), com um livro na mão, faz uma pergunta ao seu colega.
➭ TÓPICOS FRASAIS RELEVANTES:
- How do you turn this thing on?
Como se liga essa coisa?
- TO TURN ON (Phrasal Verb) - LIGAR ALGO.
➭ IDEIA CONTEXTUAL/COMICIDADE:
• Na pergunta “How do you turn this thing on”, infere-se que o aluno não sabe como usar o livro impresso e faz um paralelo do "ligar de equipamentos elétricos" com o "utilizar de maneira geral".