segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

UNIFESP – 2014 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – PROVA COM GABARITO COMENTADO.

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNIFESP-2014-VESTIBULAR-12/12/2013.
 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 15 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Will we ever… understand why music makes us feel good? | www.bbc.com |
 Text (2) – Climate change: warm words and cool waters | www.theguardian.com |

 PROVA:

❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 1:
Will we ever… understand why music makes us feel good?
Será que alguma vez... vamos perceber porque é que a música nos faz sentir bem?

No one knows why music has such a potent effect on our emotions. But thanks to some recent studies we have a few intriguing clues. Why do we like music? Like most good questions, this one works on many levels. We have answers on some levels, but not all.
Ninguém sabe porque é que a música tem um efeito tão potente nas nossas emoções. Mas graças a alguns estudos recentes, temos algumas pistas intrigantes. Porque é que gostamos de música? Como a maioria das boas perguntas, esta funciona a vários níveis. Temos respostas a alguns níveis, mas não a todos.
        
We like music because it makes us feel good. Why does it make us feel good? In 2001, neuroscientists Anne Blood and Robert Zatorre at McGill University in Montreal provided an answer. Using magnetic resonance imaging they showed that people listening to pleasurable music had activated brain regions called the limbic and paralimbic areas, which are connected to euphoric reward responses, like those we experience from sex, good food and addictive drugs. Those rewards come from a gush of a neurotransmitter called dopamine. As DJ Lee Haslam told us, music is the drug.
Gostamos de música porque nos faz sentir bem. Porque é que nos faz sentir bem? Em 2001, os neurocientistas Anne Blood e Robert Zatorre, da Universidade McGill, em Montreal, deram uma resposta. Utilizando imagens de ressonância magnética, mostraram que as pessoas que ouviam música agradável tinham ativado regiões cerebrais chamadas áreas límbicas e paralímbicas, que estão ligadas a respostas de recompensa eufóricas, como as que experimentamos com sexo, boa comida e drogas viciantes. Essas recompensas provêm de um jorro de um neurotransmissor chamado dopamina. Como nos disse o DJ Lee Haslam, a música é a droga.
        
But why? It’s easy enough to understand why sex and food are rewarded with a dopamine rush: this makes us want more, and so contributes to our survival and propagation. (Some drugs subvert that survival instinct by stimulating dopamine release on false pretences.) But why would a sequence of sounds with no obvious survival value do the same thing?
Mas porquê? É fácil perceber porque é que o sexo e a comida são recompensados com uma descarga de dopamina: isto faz-nos querer mais, contribuindo assim para a nossa sobrevivência e propagação. (Algumas drogas subvertem esse instinto de sobrevivência, estimulando a libertação de dopamina sob falsos pretextos). Mas porque é que uma sequência de sons sem qualquer valor óbvio para a sobrevivência faria o mesmo? sobrevivência faz a mesma coisa?
        
The truth is no one knows. However, we now have many clues to why music provokes intense emotions. The current favourite theory among scientists who study the cognition of music – how we process it mentally – dates back to 1956, when the philosopher and composer Leonard Meyer suggested that emotion in music is all about what we expect, and whether or not we get it. Meyer drew on earlier psychological theories of emotion, which proposed that it arises when we’re unable to satisfy some desire. That, as you might imagine, creates frustration or anger – but if we then find what we’re looking for, be it love or a cigarette, the payoff is all the sweeter.
A verdade é que ninguém sabe. No entanto, atualmente temos muitas pistas sobre a razão pela qual a música provoca emoções intensas. A atual teoria favorita entre os cientistas que estudam a cognição da música - a forma como a processamos mentalmente - remonta a 1956, quando o filósofo e compositor Leonard Meyer sugeriu que a emoção na música tem tudo a ver com o que esperamos e com o facto de o recebermos ou não. Meyer baseou-se em teorias psicológicas anteriores sobre a emoção, que propunham que esta surge quando não conseguimos satisfazer algum desejo. Isso, como se pode imaginar, gera frustração ou raiva - mas se depois encontrarmos o que procuramos, seja amor ou um cigarro, a recompensa é ainda mais doce.
        
This, Meyer argued, is what music does too. It sets up sonic patterns and regularities that tempt us to make unconscious predictions about what’s coming next. If we're right, the brain gives itself a little reward – as we'd now see it, a surge of dopamine. The constant dance between expectation and outcome thus enlivens the brain with a pleasurable play of emotions.
Segundo Meyer, a música também faz isto. Estabelece padrões e regularidades sónicas que nos tentam a fazer previsões inconscientes sobre o que virá a seguir. Se estivermos certos, o cérebro dá a si próprio uma pequena recompensa - como veríamos agora, uma onda de dopamina. A dança constante entre expetativa e resultado anima o cérebro com um prazeroso jogo de emoções.
(www.bbc.com. Adaptado.)
👉 Questão  31 
Segundo o texto, a pergunta apresentada no primeiro parágrafo
(A) é intrigante e merece uma reflexão por parte de músicos e psicólogos.
(B) mostra que a música está relacionada à sobrevivência do ser humano.
(C) introduz uma questão científica ainda não abordada.
(D) indica que a música pode auxiliar em tratamentos para depressão.
(E) pode ser abordada a partir de diversas perspectivas.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, a pergunta apresentada no primeiro parágrafo pode ser abordada a partir de diversas perspectivas(níveis), VEJA no parágrafo:
"[...] No one knows why music has such a potent effect on our emotions. But thanks to some recent studies we have a few intriguing clues. Why do we like music? Like most good questions, this one works on many levels. We have answers on some levels, but not all."
(Ninguém sabe por que a música tem um efeito tão potente em nossas emoções. Mas graças a alguns estudos recentes, temos algumas pistas intrigantes. Por que gostamos de música? Como a maioria das boas perguntas, esta funciona em vários níveis. Temos respostas EM ALGUNS NÍVEIS, mas não em todos.)
👉 Questão  32 
According to McGill University neuroscientists, music one enjoys makes the person feel good because
(A) two brain regions related to pleasure are stimulated.
(B) they used magnetic resonance imaging to enhance dopamine.
(C) most people feel euphoric and start to move their bodies or dance.
(D) it recalls memories related to sex and other good
experiences.
(E) it is often played in social gatherings where food, sex and drugs may be present.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com os neurocientistas da Universidade McGill, a música que se aprecia faz com que a pessoa se sinta bem porque duas regiões cerebrais relacionadas ao prazer são estimuladas, VEJA no parágrafo:
"[...]We like music because it makes us feel good. Why does it make us feel good? In 2001, neuroscientists Anne Blood and Robert Zatorre at McGill University in Montreal provided an answer. Using magnetic resonance imaging they showed that people listening to pleasurable music had activated brain regions called the limbic and paralimbic areas, which are connected to euphoric reward responses, like those we experience from sex, good food and addictive drugs. Those rewards come from a gush of a neurotransmitter called dopamine. As DJ Lee Haslam told us, music is the drug."
(Gostamos de música porque nos faz sentir bem. Por que nos faz sentir bem? Em 2001, os neurocientistas Anne Blood e Robert Zatorre, da Universidade McGill, em Montreal, forneceram uma resposta. Usando imagens de ressonância magnética, eles mostraram que as pessoas ouvindo musicas agradáveis ativaram regiões cerebrais chamadas áreas límbicas e paralilógicas, que estão conectadas a respostas de recompensas eufóricas, como as que experimentamos com sexo, boa comida e drogas adictivas. Essas recompensas provêm de um jorro de um neurotransmissor chamado dopamina. Como o DJ Lee Haslam nos disse, a música é a droga.)
👉 Questão  33 
O texto relaciona a música às drogas porque ambas
(A) liberam os instintos sexuais.
(B) dependem das preferências pessoais.
(C) incitam a euforia e criam dependência.
(D) promovem a descarga de dopamina.
(E) ocorrem em contextos semelhantes.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O texto relaciona a música às drogas porque ambas promovem a descarga de dopamina, VEJA no parágrafo:
"[...] Using magnetic resonance imaging they showed that people listening to pleasurable music had activated brain regions called the limbic and paralimbic areas, which are connected to euphoric reward responses, like those we experience from sex, good food and addictive drugs. Those rewards come from a gush of a neurotransmitter called dopamine. As DJ Lee Haslam told us, music is the drug."
(Usando imagens de ressonância magnética, eles mostraram que as pessoas ouvindo musicas agradáveis ativaram regiões cerebrais chamadas áreas límbicas e paralímbicas, que estão conectadas a respostas de recompensas eufóricas, como as que experimentamos com sexo, boa comida e drogas adictivas. Essas recompensas provêm de um jorro de um neurotransmissor chamado dopamina. Como o DJ Lee Haslam nos disse, a música é a droga.)
👉 Questão  34 
No trecho do segundo parágrafo – which are connected to euphoric reward responses –, a palavra which refere-se a
(A) pleasurable music.
(B) sex, good food and addictive drugs.
(C) limbic and paralimbic areas.
(D) magnetic resonance imaging.
(E) euphoric reward responses.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
"[...] Using magnetic resonance imaging they showed that people listening to pleasurable music had activated brain regions called the limbic and paralimbic areas, which are connected to euphoric reward responses, like those we experience from sex, good food and addictive drugs."
(Usando imagens de ressonância magnética, eles mostraram que as pessoas ouvindo musicas agradáveis ativaram regiões cerebrais chamadas áreas límbicas e paralímbicas, que estão conectadas a respostas de recompensas eufóricas, como as que experimentamos com sexo, boa comida e drogas viciantes.)
👉 Questão  35 
No trecho final do segundo parágrafo – As DJ Lee Haslam told us, music is the drug. –, é possível substituir a palavra assem alteração de sentido, por
(A) like.
(B) then.
(C) since.
(D) so.
(E) for.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O "as" no inicio da oração funciona como conjunção e sinônimo de "like"(como), VEJA:
"[...]As DJ Lee Haslam told us, music is the drug."
(Como o DJ Lee Haslam nos diz, a música é a droga.)
👉 Questão  36 
Segundo as informações apresentadas no terceiro e quarto parágrafos, é possível concluir que
(A) a dopamina contida nos alimentos faz com que tenhamos prazer em comer certos pratos.
(B) a sobrevivência do ser humano está vinculada à sensação de recompensa provocada pela dopamina.
(C) a música, ao contrário das drogas, não mimetiza o instinto de sobrevivência.
(D) ninguém sabe por que a preferência por determinados tipos de drogas e de música ocorre em certos grupos.
(E) mesmo uma música agradável pode provocar emoções contraditórias, como ansiedade e relaxamento.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo as informações apresentadas no 3º e 4º parágrafos, é possível concluir que a sobrevivência do ser humano está vinculada à sensação de recompensa provocada pela dopamina, VEJA:
👍3º PARÁGRAFO:
"[...] But why? It's easy enough to understand why sex and food are rewarded with a dopamine rush: this makes us want more, and so contributes to our survival and propagation(Some drugs subvert that survival instinct by stimulating dopamine release on false pretences.) But why would a sequence of sounds with no obvious survival value do the
same thing?"
(Mas por que? É fácil entender por que o sexo e a comida são recompensados com uma corrida de dopamina: isso nos faz querer mais e, assim, contribui para a nossa sobrevivência e propagação. (Algumas drogas subvertem esse instinto de sobrevivência estimulando a liberação de dopamina em falsos pretextos.) Mas por que uma seqüência de sons sem valor de sobrevivência óbvio faz
mesma coisa?)
👍4º PARÁGRAFO:
"[...] The truth is no one knows. However, we now have many clues to why music provokes intense emotions. The current favourite theory among scientists who study the cognition of music – how we process it mentally – dates back to 1956, when the philosopher and composer Leonard Meyer suggested that emotion in music is all about what we expect, and whether or not we get it. Meyer drew on earlier psychological theories of emotion, which proposed that it arises when we’re unable to satisfy some desire. That, as you might imagine, creates frustration or anger – but if we then find what we're looking for, be it love or a cigarette, the payoff is all the sweeter."
(A verdade é que ninguém sabe. No entanto, agora temos muitas pistas sobre por que a música provoca emoções intensas. A atual teoria favorita entre os cientistas que estudam a cognição da música - como a processamos mentalmente - remonta a 1956, quando o filósofo e compositor Leonard Meyer sugeriu que a emoção na música é tudo sobre o que esperamos e se a entendemos ou não . Meyer se baseou em teorias psicológicas anteriores da emoção, que propôs que ela surgisse quando não pudermos satisfazer algum desejo. Isso, como você pode imaginar, cria frustração ou raiva - mas se acharmos o que estamos procurando, seja amor ou cigarro, a recompensa é mais doce.)
👉 Questão  37 
Segundo Leonard Meyer,
(A) a ansiedade e comportamentos violentos decorrem da busca por recompensas.
(B) um desejo não atendido gera sensação de perigo e insegurança.
(C) a música vai de encontro aos padrões do inconsciente.
(D) uma expectativa confirmada gera bem-estar e emoções agradáveis.
(E) emoções dúbias como prazer e culpa resultam do consumo de drogas, como o tabaco.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo Leonard Meyer, uma expectativa confirmada gera bem-estar e emoções agradáveis, VEJA:
"[...] This, Meyer argued, is what music does too. It sets up sonic patterns and regularities that tempt us to make unconscious predictions about what’s coming next. If we're right, the brain gives itself a little reward – as we'd now see it, a surge of dopamine. The constant dance between expectation and outcome thus enlivens the brain with a pleasurable play of emotions."
(Isso, argumentou Meyer, é o que a música também faz. Ele configura padrões sonoros e regularidades que nos tentam a fazer previsões inconscientes sobre o que vem depois. Se estamos certos, o cérebro dá-se uma pequena recompensa - como a veríamos agora, uma onda de dopamina. A dança constante entre expectativa e resultado por isso anima o cérebro com um jogo prazeroso de emoções.)
👉 Questão  38 
No trecho do quarto parágrafo – However, we now have many clues to why music provokes intense emotions. –, a palavra however indica uma ideia de
(A) avaliação.
(B) explicação.
(C) consequência.
(D) finalidade.
(E) contraste.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O conector "however"(porém/contudo/todavia) transmite a ideia de "contraste", VEJA:
"[...] However, we now have many clues to why music provokes intense emotions."
(No entanto, agora temos muitas pistas sobre por que a música provoca emoções intensas.)
👉 Questão  39 
O trecho final do quarto parágrafo – the payoff is all the sweeter – pode ser corretamente entendido como:
(A) a retribuição dá muito prazer.
(B) a moderação vale a pena.
(C) a compensação foi menor que a esperada.
(D) a sensação de alívio é relaxante.
(E) a frustração é substituída pelo amor.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) a retribuição dá muito prazer.
(B) a moderação vale a pena.
(C) a compensação foi menor que a esperada.
(D) a sensação de alívio é relaxante.
(E) a frustração é substituída pelo amor.
A estrutura "the payoff is all the sweeter" transmite a ideia de "a retribuição dá muito prazer."
👉 Questão  40 
No trecho do último parágrafo – as we'd now see it –, 'd pode ser reescrito, mantendo-se a correção e o sentido, como
(A) did.
(B) had.
(C) would.
(D) need to.
(E) used to.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) did.
(B) had.
(C) would.
(D) need to.
(E) used to.
A contração "'d" será "would" quando for seguida de infinitivo sem "to" e será "had" quando for seguida de infinito com "to".
Perceba que a contração "'d" é "would" pois é seguida de "see", veja no contexto:
"[...] This, Meyer argued, is what music does too. It sets up sonic patterns and regularities that tempt us to make unconscious predictions about what’s coming next. If we're right, the brain gives itself a little reward – as we'd now see it, a surge of dopamine. The constant dance between expectation and outcome thus enlivens the brain with a pleasurable play of emotions."
(Isso, argumentou Meyer, é o que a música também faz. Ele configura padrões sonoros e regularidades que nos tentam a fazer previsões inconscientes sobre o que vem depois. Se estamos certos, o cérebro dá-se uma pequena recompensa - como a veríamos agora, uma onda de dopamina. A dança constante entre expectativa e resultado anima o cérebro com um prazeroso jogo de emoções.)
👉 Questão  41 
No trecho do último parágrafo – The constant dance between expectation and outcome thus enlivens the brain with a pleasurable play of emotions. –, a palavra thus pode ser corretamente substituída, mantendo-se o sentido, por
(A) thereby.
(B) moreover.
(C) whereas.
(D) although.
(E) notwithstanding.
👍 Comentários e Gabarito  X 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) thereby.
(B) moreover.
(C) whereas.
(D) although.
(E) notwithstanding.
A palavra "thus"(portanto/desta maneira) é equivalente a "thereby" (assim/dessa forma).
Demais itens incorretos:
*moreover(além disso).
*whereas(enquanto que).
*although(Apesar).
*notwithstanding(não obstante/apesar de).

❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 1:

Climate change: warm words and cool waters
Alterações climáticas: palavras quentes e águas frias

There is a serious debate about why observed temperatures 
have not kept pace with computer-modelled predictions
Há um debate sério sobre a razão pela qual as temperaturas observadas não acompanharam o ritmo das previsões modeladas por computador

Last week’s report that the current “pause” in global warming could be linked to cyclic cooling in the Pacific will be interpreted by climate sceptics as evidence that global warming isn’t happening, and by politicians as a reason to forget about climate change and carry on with business as usual. Both responses would be dangerously wrong.
O relatório da semana passada, segundo o qual a atual "pausa" no aquecimento global pode estar ligada a um arrefecimento cíclico no Pacífico, será interpretado pelos cépticos do clima como uma prova de que o aquecimento global não está a acontecer e pelos políticos como uma razão para esquecer as alterações climáticas e continuar a fazer o que é habitual. Ambas as reacções seriam perigosamente erradas.
        
There is no serious argument within climate science about the link between carbon dioxide levels and temperature. Between 1970 and 1998 the planet warmed at an average of 0.17C per decade, and from 1998 to 2012 at 0.04C per decade. Carbon dioxide levels in the atmosphere, however, continued to rise and are now higher than at any time in the last 800,000 years. Twelve of the 14 warmest years on record have occurred since 2000; the last two years have been marked by catastrophic floods in Australia and recordbreaking temperatures in the US; and the loss of north polar ice has accelerated at such a rate that climate modellers expect the Arctic Ocean to be routinely ice-free in September after 2040.
Não há qualquer discussão séria no seio da ciência climática sobre a ligação entre os níveis de dióxido de carbono e a temperatura. Entre 1970 e 1998, o planeta aqueceu a uma média de 0,17ºC por década e, entre 1998 e 2012, a 0,04ºC por década. No entanto, os níveis de dióxido de carbono na atmosfera continuaram a aumentar e são agora mais elevados do que em qualquer outro momento nos últimos 800 000 anos. Doze dos 14 anos mais quentes de que há registo ocorreram desde 2000; os últimos dois anos foram marcados por inundações catastróficas na Austrália e temperaturas recorde nos EUA; e a perda de gelo no pólo norte acelerou a um ritmo tal que os modeladores climáticos prevêem que o Oceano Ártico esteja rotineiramente livre de gelo em setembro após 2040.
        
There is, however, a serious debate about why the observed temperatures have not kept pace with computermodelled predictions and where the heat that should have registered on the global thermometer has hidden itself. One guess – supported by some sustained but still incomplete research – is that the deep oceans are warming: that is, the extra heat that should be measurable in the atmosphere has been absorbed by the sea. This is hardly good news: atmosphere and ocean play on each other, and any stored heat is 44 to be returned to the atmosphere sooner or later, in unpredictable ways. The real lesson from the latest finding is that there is a lot yet to be understood about how the planet works, and precisely how ocean and atmosphere distribute  45 from the equator to the poles.
Há, no entanto, um debate sério sobre a razão pela qual as temperaturas observadas não acompanharam as previsões modeladas por computador e onde se escondeu o calor que deveria ter sido registado no termômetro global. Uma hipótese - apoiada por alguma investigação sustentada mas ainda incompleta - é que os oceanos profundos estão a aquecer: ou seja, o calor extra que deveria ser mensurável na atmosfera foi absorvido pelo mar. Isto não é uma boa notícia: a atmosfera e o oceano jogam um com o outro, e qualquer calor armazenado será devolvido à atmosfera mais cedo ou mais tarde, de formas imprevisíveis. A verdadeira lição a retirar desta última descoberta é que ainda há muito por compreender sobre o funcionamento do planeta e, precisamente, sobre a forma como o oceano e a atmosfera se distribuem do equador para os pólos.
(www.theguardian.com. Adaptado.)
👉 Questão  42 
As informações apresentadas no segundo parágrafo apoiam a ideia, presente no texto, de que
(A) os políticos já podem relaxar as medidas que visam evitar o aquecimento global.
(B) a pausa no aquecimento global também pode desencadear mudanças climáticas.
(C) o aquecimento global não está em desaceleração, apesar do esfriamento do oceano Pacífico.
(D) o ciclo de resfriamento do clima já começou, exemplificado pelas enchentes na Austrália.
(E) o derretimento das calotas polares esfriou os oceanos, que, por sua vez, interromperam o aquecimento global.
👍 Comentários e Gabarito  X 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O aquecimento global não está em desaceleração, apesar do esfriamento do oceano Pacífico, VEJA no 2º parágrafo:
"[...] There is no serious argument within climate science about the link between carbon dioxide levels and temperature. Between 1970 and 1998 the planet warmed at an average of 0.17C per decade, and from 1998 to 2012 at 0.04C per decade. Carbon dioxide levels in the atmosphere, however, continued to rise and are now higher than at any time in the last 800,000 years. Twelve of the 14 warmest years on record have occurred since 2000; the last two years have been marked by catastrophic floods in Australia and recordbreaking temperatures in the US; and the loss of north polar ice has accelerated at such a rate that climate modellers expect the Arctic Ocean to be routinely ice-free in September after 2040."
(Não existe um argumento sério dentro da ciência do clima sobre a ligação entre os níveis de dióxido de carbono e a temperatura. Entre 1970 e 1998, o planeta aqueceu uma média de 0,17C por década e de 1998 a 2012 em 0,04C por década. Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, no entanto, continuaram a aumentar e agora são mais altos do que em qualquer momento nos últimos 800 mil anos. Doze dos 14 anos mais quentes registados ocorreram desde 2000; Os últimos dois anos foram marcados por inundações catastróficas na Austrália e temperaturas de queda de gravação nos EUA; e a perda de gelo polar norte acelerou a uma taxa tal que os modelos climáticos esperam que o Oceano Ártico seja rotineiramente livre de gelo em setembro após 2040)
👉 Questão  43 
No trecho do terceiro parágrafo – the deep oceans are warming: that is, the extra heat that should be measurable in the atmosphere has been absorbed by the sea. –, a expressão that is introduz uma
(A) discordância.
(B) exemplificação.
(C) causa.
(D) explicação.
(E) generalização.
👍 Comentários e Gabarito  X 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A estrutura "that is"(ou seja/isto é) transmite ideia de "explicação", VEJA:
"[...] There is, however, a serious debate about why the observed temperatures have not kept pace with computermodelled predictions and where the heat that should have registered on the global thermometer has hidden itself. One guess – supported by some sustained but still incomplete research – is that the deep oceans are warming: that isthe extra heat that should be measurable in the atmosphere has been absorbed by the sea. This is hardly good news: atmosphere and ocean play on each other, and any stored heat is 44 to be returned to the atmosphere sooner or later, in unpredictable ways. The real lesson from the latest finding is that there is a lot yet to be understood about how the planet works, and precisely how ocean and atmosphere distribute  45 from the equator to the poles."
(Há, no entanto, um debate sério sobre por que as temperaturas observadas não acompanharam as previsões modificadas por computador e onde o calor que deveria ter registrado no termómetro global se escondeu. Um palpite - apoiado por algumas pesquisas sustentadas, mas incompletas - é que os oceanos profundos estão se aquecendo: isto é, o calor extra que deve ser mensurável na atmosfera foi absorvido pelo mar. Isso não é uma boa notícia: a atmosfera e o oceano se jogam um no outro, e qualquer calor armazenado é de 44 anos para ser retornado à atmosfera mais cedo ou mais tarde, de maneiras imprevisíveis. A verdadeira lição da última descoberta é que ainda há muito a ser entendido sobre o funcionamento do planeta, e precisamente como o oceano e a atmosfera distribuem 45 do equador para os pólos.)


Assinale as alternativas que completam, correta e respectivamente, as lacunas numeradas no texto.
👉 Questão  44 
(A) unlikable
(B) liking
(C) likelihood
(D) unlikeliest
(E) likely
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O vocábulo adequado para complementar a lacuna 44 é "likely"(provável/propenso), VEJA:
"[...]This is hardly good news: atmosphere and ocean play on each other, and any stored heat is LIKELY to be returned to the atmosphere sooner or later, in unpredictable ways."
(Isso não é uma boa notícia: a atmosfera e o oceano se exercitam, e qualquer calor armazenado é PROVÁVEL ser devolvido à atmosfera mais cedo ou mais tarde, de maneiras imprevisíveis.)
Demais itens incorretos:
* unlikable(desagradável)
* liking(preferência/gosto)
* likelihood(probabilidade)
* unlikeliest(o mais improvável)
👉 Questão  45 
(A) warmed
(B) warmth
(C) warm
(D) warmful
(E) warme
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
vocábulo adequado para complementar a lacuna 45 é o substativo "warmth"(calor), VEJA:
"[...]The real lesson from the latest finding is that there is a lot yet to be understood about how the planet works, and precisely how ocean and atmosphere distribute WARMTH from the equator to the poles."
(A verdadeira lição da última descoberta é que ainda há muito a ser entendido sobre o funcionamento do planeta, e precisamente como o oceano e a atmosfera distribuem o CALOR do equador para os pólos.)
Demais itens incorretos:
* warmed(aquecido)
* warm(quente)
* warmful(caloroso)
* O vocábulo "warme" não existe no idioma inglês.