terça-feira, 9 de abril de 2024

FATEC/SP–2024–Vestibular/1º Semestre–Língua Inglesa–Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo–Prova com Gabarito.

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❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: FATEC/SP-2024-VESTIBULAR 1º SEMESTRE-07/01/2024.

vestibularfatec.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 07 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | S/Título | https://tinyurl.com |
 Texto (2) – | Tirinha | https://tinyurl.com |
 Texto (3) – | S/Título | https://tinyurl.com |
 Texto (4) – | Grafite | https://tinyurl.com |
 Texto (5) – | Citação | Aristotle |



❑ TEXTO: Leia o texto para responder às questões de 08 a 10.
<https://tinyurl.com/22vb439j> Acesso em: 16.08.2023.
08 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
As palavras longstanding e finally, sublinhadas no primeiro período do texto, evidenciam a
(A) incompetência dos pesquisadores na solução de um caso corriqueiro.
(B) contínua influência do aquecimento global na desfiguração das geleiras do Polo Norte.
(C) impaciência demonstrada pelo autor ao não conseguir respostas para suas perguntas.
(D) longa busca por respostas para as manchas vermelhas em encostas geladas do Polo Sul.
(E) prostração da comunidade científica diante de um mistério que já dura mais de um século.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
As palavras longstanding (de longa data)finally (finalmente), sublinhadas no primeiro período do texto, evidenciam a
(A) incompetência dos pesquisadores na solução de um caso corriqueiro.
(B) contínua influência do aquecimento global na desfiguração das geleiras do Polo Norte.
(C) impaciência demonstrada pelo autor ao não conseguir respostas para suas perguntas.
(D) longa busca por respostas para as manchas vermelhas em encostas geladas do Polo Sul.
(E) prostração da comunidade científica diante de um mistério que já dura mais de um século.
-LEITURA DE TEXTO:
The longstanding mystery surrounding Antarctica’s Blood Falls has finally been solved. The deep red falls were first discovered in Antarctica in 1911 where scientists noticed a river had stained the surrounding cliff of ice with a dark red color. Previously, they had believed it was due to algae discoloring the water, however that hypothesis was never verified. O antigo mistério em torno das Cataratas de Sangue da Antártica foi finalmente resolvido. As quedas vermelhas profundas foram descobertas pela primeira vez na Antártida em 1911, onde os cientistas notaram que um rio havia manchado o penhasco de gelo circundante com uma cor vermelha escura. Anteriormente, eles acreditavam que era devido à descoloração da água pelas algas, mas essa hipótese nunca foi verificada.
Now, thanks to research by the University of Alaska Fairbanks, we know the true origin of the Blood Falls flowing from the Taylor Glacier. The deep red coloring is due to oxidized iron in brine saltwater, the same process that gives iron a dark red color when it rusts. When the iron bearing saltwater comes into contact with oxygen the iron undergoes oxidation and takes on a red coloring, in effect dying the water to a deep red color. Agora, graças à pesquisa da Universidade do Alasca Fairbanks, sabemos a verdadeira origem das Cataratas de Sangue que fluem da Geleira Taylor. A coloração vermelha profunda se deve ao ferro oxidado na água salgada, o mesmo processo que dá ao ferro uma cor vermelho escuro quando enferruja. Quando a água salgada contendo ferro entra em contato com o oxigênio, o ferro sofre oxidação e adquire uma coloração vermelha, tingindo a água com uma cor vermelha profunda.
The research team calculates that the brine water takes approximately 1.5 million years to finally reach the Blood Falls as it makes its way through fissures and channels in the glacier. A equipe de pesquisa calcula que a água salgada leva aproximadamente 1,5 milhão de anos para finalmente chegar às Cataratas de Sangue, à medida que atravessa fissuras e canais na geleira.

09 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
A expressão due to, em negrito, introduz
(A) causa.
(B) obrigação.
(C) contestação.
(D) determinação.
(E) finalidade.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A expressão due to (devido a, graças a, por causa de), em negrito, introduz
(A) causa.
(B) obrigação.
(C) contestação.
(D) determinação.
(E) finalidade.

10 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
Segundo o texto, o que explica corretamente o aparecimento da coloração vermelho-escura na água é
(A) o descoramento das algas vermelhas.
(B) o congelamento das algas em contato com o sal.
(C) a oxidação do ferro em contato com o oxigênio.
(D) a baixa densidade da água salgada em relação à água pura.
(E) o contato da água salgada com o sangue de animais mortos.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Segundo o texto, o que explica corretamente o aparecimento da coloração vermelho-escura na água é
(A) o descoramento das algas vermelhas.
(B) o congelamento das algas em contato com o sal.
(C) a oxidação do ferro em contato com o oxigênio.
(D) a baixa densidade da água salgada em relação à água pura.
(E) o contato da água salgada com o sangue de animais mortos.

18 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
<https://tinyurl.com/3yp3w7df> Acesso em: 25.08.2023. Original colorido.
Analisando a linguagem verbal e não verbal da tirinha, é correto afirmar que a frustração da personagem,
(A) no segundo quadrinho, é gerada pela referência a um conceito geográfico incorreto, pois dinossauros e homens ocuparam regiões diferentes no período Cambriano.
(B) no segundo quadrinho, é resultado de uma análise incorreta da História, pois os humanos domesticaram pequenas espécies de dinossauros durante o período Cretáceo.
(C) no terceiro quadrinho, resulta de um erro gramatical, já que a expressão “light-years”, como metáfora, deveria apresentar-se grafada entre aspas.
(D) no terceiro quadrinho, refere-se ao uso da unidade de medida “ano-luz”, que designa distância e não tempo, como no contexto apresentado.
(E) no quarto quadrinho, procede do equívoco presente na letra da canção a qual ignora ser a velocidade da luz menor que a do som.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Analisando a linguagem verbal e não verbal da tirinha, é correto afirmar que a frustração da personagem,
(A) no segundo quadrinho, é gerada pela referência a um conceito geográfico incorreto, pois dinossauros e homens ocuparam regiões diferentes no período Cambriano.
(B) no segundo quadrinho, é resultado de uma análise incorreta da História, pois os humanos domesticaram pequenas espécies de dinossauros durante o período Cretáceo.
(C) no terceiro quadrinho, resulta de um erro gramatical, já que a expressão “light-years”, como metáfora, deveria apresentar-se grafada entre aspas.
(D) no terceiro quadrinho, refere-se ao uso da unidade de medida “ano-luz”, que designa distância e não tempo, como no contexto apresentado.
(E) no quarto quadrinho, procede do equívoco presente na letra da canção a qual ignora ser a velocidade da luz menor que a do som.

20 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
<https://tinyurl.com/5ff8bpsu> Acesso em: 24.08.2023.
De acordo com o texto, a manifestação artística em questão alia
(A) autoexpressão ao sentimento de pertencimento.
(B) identidade à cultura tradicionalista.
(C) comunicação à vontade de vandalizar.
(D) conformismo à expressão de emoções.
(E) resistência ao Impressionismo histórico.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
De acordo com o texto, a manifestação artística em questão alia
(A) autoexpressão ao sentimento de pertencimento.
(B) identidade à cultura tradicionalista.
(C) comunicação à vontade de vandalizar.
(D) conformismo à expressão de emoções.
(E) resistência ao Impressionismo histórico.

Graffiti provides a platform for individuals to express themselves and share their ideas with a wider audience. Graffiti fornece uma plataforma para indivíduos se expressarem e compartilharem suas ideias com um público mais amplo.
It allows people to communicate their thoughts, emotions, and messages in a way that may not be possible through traditional forms of communication. Permite que as pessoas comuniquem seus pensamentos, emoções e mensagens de uma forma que talvez não seja possível através das formas tradicionais de comunicação.
For many, graffiti is a way to assert their identity and create a sense of belonging within their community. Para muitos, o graffiti é uma forma de afirmar a sua identidade e criar um sentimento de pertença à sua comunidade.
In marginalized communities, graffiti can serve as a powerful tool for self-expression and resistance. It can be used to reclaim public spaces and give a voice to those who may not have one otherwise. Nas comunidades marginalizadas, o graffiti pode servir como uma ferramenta poderosa de autoexpressão e resistência. Pode ser usado para recuperar espaços públicos e dar voz àqueles que de outra forma não a teriam.

21 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
Analise a intervenção artística de Banksy.
<https://tinyurl.com/4z2wpr4u> Acesso em: 24.08.2023.
Original colorido
A linguagem verbal e a não-verbal denotam que
(A) políticas inconstitucionais tramam contra a liberdade de imprensa.
(B) a expressão artística foi depredada pela polícia militar.
(C) a busca pelos sonhos deixou de ser uma opção.
(D) pessoas sonhadoras não têm iniciativa para efetivar conquistas.
(E) o cancelamento nas redes sociais impede a realização de sonhos.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A linguagem verbal e a não-verbal denotam que
(A) políticas inconstitucionais tramam contra a liberdade de imprensa.
(B) a expressão artística foi depredada pela polícia militar.
(C) a busca pelos sonhos deixou de ser uma opção.
(D) pessoas sonhadoras não têm iniciativa para efetivar conquistas.
(E) o cancelamento nas redes sociais impede a realização de sonhos.

22 – (FATEC/SP-VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
“The aim of art is to represent not the outward appearance of things, but their inward significance.” ― Aristotle
Acesso em: 22.08.2023
De acordo com a citação do filósofo grego Aristóteles, o objetivo da arte é
(A) fazer o corpo humano sucumbir diante da beleza aparente das coisas.
(B) reverenciar a beleza definida pela aparência física das coisas.
(C) enaltecer o significado de beleza observado nas coisas físicas.
(D) aprimorar a representação das pequenas coisas da natureza.
(E) exprimir a essência das coisas.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO, MENSAGEM IMPLÍCITA:
 De acordo com a citação do filósofo grego Aristóteles, o objetivo da arte é
(A) fazer o corpo humano sucumbir diante da beleza aparente das coisas.
(B) reverenciar a beleza definida pela aparência física das coisas.
(C) enaltecer o significado de beleza observado nas coisas físicas.
(D) aprimorar a representação das pequenas coisas da natureza.
(E) exprimir a essência das coisas.
-LEITURA DA CITAÇÃO:
“The aim of art is to represent not the outward appearance of things, but their inward significance.” ― Aristotle “O objetivo da arte é representar não a aparência externa das coisas, mas o seu significado interior.” - Aristóteles.

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