quarta-feira, 1 de março de 2017

UNIFESP – 2016 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – PROVA COM GABARITO COMENTADO & TEXTOS, CARTOONS TRADUZIDOS.

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNIFESP-2016-VESTIBULAR-10/12/2015.
 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 15 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Time |
 Text (2) – Nobel winner Malala opens school for Syrian refugees | www.reuters.com |
 Text (3) – Poverty may hinder kids’ brain development, study says | www.nlm.nih.gov |
 PROVA:

❑ TRADUÇÃO – TEXTO 1:
      
"They don't see us as a powerful economic force, which is an incredible ignorance." – Salma Hayek, actor, denouncing sexism in Hollywood at the Cannes Film Festival; until recently, she added, studio heads believed women were interested only in seeing romantic comedies.
"Não nos vêem como uma força econômica poderosa, o que é uma ignorância incrível." - Salma Hayek, atriz, denunciando o sexismo em Hollywood no Festival de Cinema de Cannes; até há pouco tempo, acrescentou, os diretores dos estúdios acreditavam que as mulheres só estavam interessadas em ver comédias românticas.
(Time, 01.06.2015.)
❑ QUESTIONÁRIO:

👉 Questão  31 

O termo "they" refere-se a

(A) powerful economic force.
(B) sexism in Hollywood studios.
(C) Hollywood studio heads.
(D) women.
(E) Cannes Film Festival organizers.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - PRONOUNS ➜ "Subject Pronouns"(I, you, he, she, it, we, you, they) :
O termo "they" refere-se a...
*Alternativa (A): powerful economic force.
*Alternativa (B): sexism in Hollywood studios.
*Alternativa (C): Hollywood studio heads.
*Alternativa (D): women.
*Alternativa (E): Cannes Film Festival organizers.
➦ IDEIA CONTEXTUAL: they ➜ "Hollywood studio heads"(os diretores/chefes de estúdio de Hollywood).
"[...] They don't see us as a powerful economic force, which is an incredible ignorance." – Salma Hayek, actor, denouncing sexism in Hollywood at the Cannes Film Festival; until recently, she added, studio heads believed women were interested only in seeing romantic comedies."
(ELES não nos vêem como uma poderosa força econômica, o que é uma ignorância incrível". - Disse Salma Hayek, atriz, denunciando o sexismo em Hollywood no Festival de Cinema de Cannes; Até recentemente, ela acrescentou, os diretores de estúdio acreditavam que as mulheres estavam interessadas apenas em ver comédias românticas.)

👉 Questão  32 

Based on the information the text presents, one can say that

(A) both Hollywood and Cannes are important economic forces that promote romantic comedies.
(B) Salma Hayek believes Cannes Film Festival organizers are ignorant because they have a biased image of women.
(C) failing to recognize women as an economic force is a sexist behaviour.
(D) Cannes Film Festival used to portray women in romantic comedies.
(E) most women in the United States would disagree with Salma Hayek.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Com base nas informações que o texto apresenta, pode-se dizer que
*Alternativa (A): Hollywood e Cannes são importantes forças econômicas que promovem comédias românticas.
*Alternativa (B): Salma Hayek acredita que os organizadores do Festival de Cinema de Cannes são ignorantes porque eles têm uma imagem tendenciosa das mulheres.
*Alternativa (C): não reconhecer as mulheres como força econômica é um comportamento machista.
*Alternativa (D): O Festival de Cannes costumava retratar mulheres em comédias românticas.
*Alternativa (E): a maioria das mulheres nos Estados Unidos discordaria de Salma Hayek.
➦ IDEIA CONTEXTUAL: não reconhecer as mulheres como uma força econômica é um comportamento sexista.

❑ TRADUÇÃO – TEXTO 2:

Nobel winner Malala opens school for Syrian refugees
Sylvia Westall
July 13, 2015
Bekaa Valley, Lebanon
Nobel Peace Prize laureate Malala Yousafzai gestures inside a classroom at a school for Syrian refugee girls
(Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, gesticula dentro de uma sala de aula em uma escola para meninas sírias refugiadas)

Malala Yousafzai, the youngest winner of the Nobel Peace 
Prize, celebrated her 18th birthday in Lebanon on Sunday by opening a school for Syrian refugee girls and called on world leaders to invest in "books not bullets". Malala became a symbol of defiance after she was shot on a school bus in Pakistan in 2012 by the Taliban for advocating girls' rights to education. She continued campaigning and won the Nobel in 2014.
Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz, celebrou o seu 18º aniversário no Líbano, no domingo, inaugurando uma escola para raparigas refugiadas sírias e apelou aos líderes mundiais para investirem em "livros e não em balas". Malala tornou-se um símbolo de desafio depois de ter sido baleada num autocarro escolar no Paquistão, em 2012, pelos talibãs, por defender o direito das meninas à educação. Continuou fazendo campanha e ganhou o Prêmio Nobel em 2014.
        
"I decided to be in Lebanon because I believe that the voices of the Syrian refugees need to be heard and they have been ignored for so long," Malala told Reuters in a schoolroom decorated with drawings of butterflies. The Malala Fund, a non-profit organization that supports local education projects, provided most of the funding for the school, set up by Lebanon’s Kayany Foundation in the Bekaa Valley, close to the Syrian border. The Kayany Foundation, established by Syrian Nora Joumblatt in response to Syria's refugee crisis, has already completed three other new schools to give free education to Syrian children in Lebanon. The Malala school can welcome up to 200 girls aged 14 to 18.
"Decidi estar no Líbano porque acredito que as vozes dos refugiados sírios precisam de ser ouvidas e foram ignoradas durante tanto tempo", disse Malala à Reuters numa sala de aula decorada com desenhos de borboletas. O Fundo Malala, uma organização sem fins lucrativos que apoia projectos educativos locais, forneceu a maior parte do financiamento para a escola, criada pela Fundação Kayany do Líbano no Vale de Bekaa, perto da fronteira com a Síria. A Fundação Kayany, criada pela síria Nora Joumblatt em resposta à crise dos refugiados sírios, já concluiu três outras novas escolas para dar educação gratuita às crianças sírias no Líbano. A escola Malala pode acolher até 200 meninas com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.
        
"Today on my first day as an adult, on behalf of the world's children, I demand of leaders we must invest in books instead of bullets," Malala said in a speech. Lebanon is home to at least 1.2 million of the 4 million refugees that have fled Syria's war to neighboring countries. There are about 500,000 Syrian school-age children in Lebanon, but only a fifth are in formal education. "We are in danger of losing generations of young Syrian girls due to the lack of education," Joumblatt said in a speech at the opening of the school. "Desperate and displaced Syrians are increasingly seeing early marriage as a way to secure the social and financial future of their daughters. We need to provide an alternative: Keep young girls in school instead of being pressured into wedlock."
"Hoje, no meu primeiro dia como adulta, em nome das crianças do mundo, exijo aos líderes que invistam em livros em vez de balas", disse Malala num discurso. O Líbano alberga pelo menos 1,2 milhões dos 4 milhões de refugiados que fugiram da guerra da Síria para os países vizinhos. Há cerca de 500.000 crianças sírias em idade escolar no Líbano, mas apenas um quinto está a frequentar o ensino formal. "Corremos o risco de perder gerações de jovens meninas sírias devido à falta de educação", afirmou Joumblatt num discurso proferido durante a inauguração da escola. "Os sírios desesperados e deslocados vêem cada vez mais o casamento precoce como uma forma de garantir o futuro social e financeiro das suas filhas. Temos de oferecer uma alternativa: Manter as raparigas na escola em vez de serem pressionadas a casar".
         
Lebanon, which allows informal settlements on land rented by refugees, says it can no longer cope with the influx from Syria’s four-year conflict. More than one in four people living in Lebanon is a refugee. The United Nations says the number of Syrian refugees in neighboring countries is expected to reach 4.27 million by the end of the year. “In Lebanon as well as in Jordan, an increasing number of refugees are being turned back at the border,” Malala said. “This is inhuman and this is shameful.” Her father Ziauddin said he was proud she was carrying on her activism into adulthood. “This is the mission we have taken for the last 8-9 years. A small moment for the education of girls in Swat Valley: it is spreading now all over the world,” he said.
O Líbano, que permite a instalação de acampamentos informais em terrenos arrendados por refugiados, diz que já não consegue lidar com o afluxo de pessoas provenientes do conflito sírio, que dura há quatro anos. Mais de uma em cada quatro pessoas que vivem no Líbano é refugiada. Segundo as Nações Unidas, o número de refugiados sírios nos países vizinhos deverá atingir os 4,27 milhões até ao final do ano. "No Líbano, bem como na Jordânia, um número crescente de refugiados está a ser rejeitado na fronteira", afirmou Malala. "Isto é desumano e vergonhoso". O pai de Malala, Ziauddin, disse estar orgulhoso por ela continuar o seu ativismo na idade adulta. "Esta é a missão que assumimos nos últimos 8-9 anos. Um pequeno momento para a educação das raparigas no vale do Swat: está agora a espalhar-se por todo o mundo", afirmou.
(www.reuters.com. Adaptado.)
👉 Questão  33 

According to the text, Malala Yousafzai was shot because she

(A) defends girls' rights to education.
(B) was campaigning in a school bus.
(C) is a Nobel Peace Prize laureate.
(D) rejected Taliban books.
(E) left Pakistan and went to Lebanon.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, Malala Yousafzai foi baleada porque ela
*Alternativa (A): defende os direitos das meninas à educação.
*Alternativa (B): estava fazendo campanha em um ônibus escolar.
*Alternativa (C): é um premiada do Prêmio Nobel da Paz.
*Alternativa (D): rejeitou livros do Taleban.
*Alternativa (E): saiu do Paquistão e foi para o Líbano.
➦ IDEIA CONTEXTUAL: Malala Yousafzai foi baleada porque defende o direito à educação das garotas, VEJA no 1º parágrafo:
"[...] Malala Yousafzai, the youngest winner of the Nobel Peace Prize, celebrated her 18th birthday in Lebanon on Sunday by opening a school for Syrian refugee girls and called on world leaders to invest in "books not bullets". Malala became a symbol of defiance after she was shot on a school bus in Pakistan in 2012 by the Taliban for advocating girls' rights to education. She continued campaigning and won the Nobel in 2014."
(Malala Yousafzai, a mais nova vencedora do Prêmio Nobel da Paz, comemorou seu aniversário de 18 anos no Líbano no domingo, abrindo uma escola para meninas de refugiados sírios e convocou líderes mundiais a investir em "livros e não balas". Malala tornou-se um símbolo de desafio depois que ela foi baleada no ônibus escolar no Paquistão em 2012 pelos talibãs por defender os direitos à educação das garotas. Ela continuou fazendo campanha e ganhou o Nobel em 2014.).

👉 Questão  34 

On her 18th birthday, Malala

(A) decided to live in Lebanon to help refugees establish schools.
(B) talked to 200 welcoming girls aged 14 to 18.
(C) celebrated in a school drawing butterflies with other girls.
(D) visited three schools for refugees in Syria.
(E) urged world leaders to invest in education and not in weapons.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No seu aniversário de 18 anos de idade, Malala
*Alternativa (A)decidiu morar no Líbano para ajudar os refugiados a estabelecer escolas.
*Alternativa (B): conversou com 200 meninas amigáveis de 14 a 18 anos.
*Alternativa (C): celebrou em uma escola desenhando borboletas com outras garotas.
*Alternativa (D): visitou três escolas para refugiados na Síria.
*Alternativa (E): exortou os líderes mundiais a investir em educação e não em armas.
➦IDEIA CONTEXTUAL: No seu aniversário de 18 anos de idade, Malala INCITOU os líderes mundiais a investir em educação e não em armas, VEJA no 1º parágrafo:
"[...] Malala Yousafzai, the youngest winner of the Nobel Peace Prize, celebrated her 18th birthday in Lebanon on Sunday by opening a school for Syrian refugee girls and called on world leaders to invest in "books not bullets". Malala became a symbol of defiance after she was shot on a school bus in Pakistan in 2012 by the Taliban for advocating girls' rights to education. She continued campaigning and won the Nobel in 2014."
(Malala Yousafzai, a mais nova vencedora do Prêmio Nobel da Paz, comemorou seu aniversário de 18 anos no Líbano no domingo, abrindo uma escola para meninas de refugiados sírios e convocou líderes mundiais a investir em "livros e não balas". Malala tornou-se um símbolo de desafio depois que ela foi baleada no ônibus escolar no Paquistão em 2012 pelos talibãs por defender os direitos à educação das garotas. Ela continuou fazendo campanha e ganhou o Nobel em 2014.)

FRAGMENTO DE TEXTO:
Analise o trecho do terceiro parágrafo "I demand of leaders we must invest in books instead of bullets", para responder às questões 35 e 36.

👉 Questão  35 

A expressão "instead of" indica uma ideia de

(A) simultaneidade.
(B) paralelismo.
(C) comparação.
(D) substituição.
(E) ênfase.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - PREPOSITION ➜ "INSTEAD OF"(em vez de):
➦ A locução prepositiva "instead of"(ao invés de) transmite ideia de "subtituição", VEJA no inicio do 2º parágrafo:
"[...] Today on my first day as an adult, on behalf of the world's children, I demand of leaders we must invest in books instead of bullets,"
("Hoje, no meu primeiro dia como uma adulta, em nome das crianças do mundo, exijo aos líderes que devemos investir em livros em vez de balas",

👉 Questão  36 

O termo "must" pode ser substituído, sem alteração de 
sentido, por

(A) has to.
(B) can.
(C) might.
(D) used to.
(E) ought to.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - MODAL VERBS ➜ "MUST"(com ideia de dever/obrigação):
*Alternativa (A): has to.
*Alternativa (B): can.
*Alternativa (C): might.
*Alternativa (D): used to.
*Alternativa (E): ought to.
➦ IDEIA CONTEXTUAL: O modal "must"(precisamos/devemos) expressa ideia de "dever","obrigação" e pode ser substituído por "ought to" equivalente ao (deveríamos) em português.

👉 Questão  37 

Segundo o texto,

(A) há mais refugiados sírios no Líbano do que os quatro milhões na Jordânia.
(B) mais de 25% dos moradores do Líbano são refugiados.
(C) as fronteiras libanesas estão abertas aos sírios.
(D) há 4,27 milhões de refugiados sírios no Líbano.
(E) os refugiados podem se estabelecer no Líbano somente por quatro anos.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): há mais refugiados sírios no Líbano do que os quatro milhões na Jordânia.
*Alternativa (B): mais de 25% dos moradores do Líbano são refugiados.
*Alternativa (C): as fronteiras libanesas estão abertas aos sírios.
*Alternativa (D): há 4,27 milhões de refugiados sírios no Líbano.
*Alternativa (E): os refugiados podem se estabelecer no Líbano somente por quatro anos.
➦ IDEIA CONTEXTUAL ➜ mais de 25% dos moradores do Líbano são refugiados.
VEJA no 2º parágrafo:
"[...] Lebanon, which allows informal settlements on land rented by refugees, says it can no longer cope with the influx from Syria’s four-year conflict. More than one in four people living in Lebanon is a refugee.

❑ TRADUÇÃO – TEXTO 3:

Poverty may hinder kids' brain development, study says
A pobreza pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro das crianças, segundo um estudo
Reduced gray matter, lower test scores reported for poor children
Menor massa cinzenta e resultados mais baixos nos testes registados em crianças pobres

Poverty appears to affect the brain development of children, hampering the growth of gray matter and impairing their academic performance, researchers report. Poor children tend to have as much as 10 percent less gray matter in several areas of the brain associated with academic skills, according to a study published July 20 in JAMA Pediatrics. "We used to think of poverty as a 'social' issue, but what we are learning now is that it is a biomedical issue that is affecting brain growth," said senior study author Seth Pollak, a professor of psychology, pediatrics, anthropology and neuroscience at the University of Wisconsin-Madison.
A pobreza parece afetar o desenvolvimento do cérebro das crianças, dificultando o crescimento da massa cinzenta e prejudicando o seu desempenho acadêmico, segundo os investigadores. As crianças pobres tendem a ter menos 10% de massa cinzenta em várias áreas do cérebro associadas às competências acadêmicas, de acordo com um estudo publicado a 20 de julho no JAMA Pediatrics. Costumávamos pensar na pobreza como uma questão "social", mas o que estamos a aprender agora é que se trata de uma questão biomédica que está a afetar o crescimento do cérebro", afirmou o autor sénior do estudo, Seth Pollak, professor de psicologia, pediatria, antropologia e neurociência na Universidade de Wisconsin-Madison.
        
The results could have profound implications for the United States, where low-income students now represent the majority of kids in public schools, the study authors said in background information. Fifty-one percent of public school students came from low-income families in 2013.
Os resultados poderão ter implicações profundas nos Estados Unidos, onde os alunos com baixos rendimentos representam atualmente a maioria das crianças nas escolas públicas, referem os autores do estudo na informação de base. Cinquenta e um por cento dos alunos das escolas públicas provinham de famílias com baixos rendimentos em 2013.
        
Previous studies have shown that children living in povertytend to perform poorly in school, the authors say. They have markedly lower test scores, and do not go as far in school as their well-off peers.
Segundo os autores, estudos anteriores demonstraram que as crianças que vivem na pobreza tendem a ter um fraco desempenho escolar. Têm resultados muito mais baixos nos testes e não vão tão longe na escola como os seus colegas mais abastados.
       
To see whether this is due to some physical effect that poverty might have on a child’s brain, Pollak and his colleagues analyzed MRI scans of 389 typically developing kids aged 4 to 22, assessing the amount of gray matter in the whole brain as well as the frontal lobe, temporal lobe and hippocampus. “Gray matter contains most of the brain’s neuronal cells,” Pollak said. “In other words, other parts of the brain – like white matter – carry information from one section of the brain to another. But the gray matter is where seeing and hearing, memory, emotions, speech, decision making and self-control occur.”
Para verificar se isso deve-se a algum efeito físico que a pobreza possa ter no cérebro de uma criança, Pollak e os seus colegas analisaram exames de ressonância magnética de 389 crianças com desenvolvimento típico, com idades compreendidas entre os 4 e os 22 anos, avaliando a quantidade de massa cinzenta em todo o cérebro, bem como no lobo frontal, no lobo temporal e no hipocampo. "A matéria cinzenta contém a maior parte das células neuronais do cérebro", afirmou Pollak. "Por outras palavras, outras partes do cérebro - como a matéria branca - transportam informação de uma seção do cérebro para outra. Mas é na massa cinzenta que se encontram a visão e a audição, a memória, as emoções, a fala, a tomada de decisões e o autocontrole."
        
Children living below 150 percent of the federal poverty level – US$ 36,375 for a family of four – had 3 percent to 4 percent less gray matter in important regions of their brain, compared to the norm, the authors found. Those in families living below the federal poverty level fared even worse, with 8 percent to 10 percent less gray matter in those same brain regions. The federal poverty level in 2015 is US$ 24,250 for a family of four. These same kids scored an average of four to seven points lower on standardized tests, the researchers said.
As crianças que vivem abaixo de 150% do nível federal de pobreza - US$ 36.375 para uma família de quatro pessoas - tinham de 3% a 4% menos massa cinzenta em regiões importantes do cérebro, em comparação com a norma, descobriram os autores. Os membros de famílias que vivem abaixo do nível federal de pobreza tiveram um desempenho ainda pior, com 8% a 10% menos massa cinzenta nessas mesmas regiões do cérebro. O nível federal de pobreza em 2015 é de US$ 24.250 para uma família de quatro pessoas. Essas mesmas crianças tiveram uma média de quatro a sete pontos a menos em testes padronizados, disseram os pesquisadores.
        
The team estimated that as much as 20 percent of the gap in test scores could be explained by reduced brain development. A host of poverty-related issues likely contribute to developmental lags in children’s brains, Pollak said. Low-income kids are less likely to get the type of stimulation from their parents and environment that helps the brain grow, he said. For example, they hear fewer new words, and have fewer opportunities to read or play games. Their brain development also can be affected by factors related to impoverishment, such as high stress levels, poor sleep, crowding and poor nutrition, Pollak said.
A equipa calculou que cerca de 20% da diferença nas classificações dos testes poderia ser explicada por um desenvolvimento cerebral reduzido. Uma série de questões relacionadas com a pobreza contribuem provavelmente para os atrasos no desenvolvimento do cérebro das crianças, disse Pollak. As crianças com baixos rendimentos têm menos probabilidades de receber dos pais e do ambiente o tipo de estímulo que ajuda o cérebro a crescer, afirmou. Por exemplo, ouvem menos palavras novas e têm menos oportunidades de ler ou jogar jogos. O desenvolvimento do seu cérebro também pode ser afetado por factores relacionados com o empobrecimento, tais como níveis elevados de stress, falta de sono, aglomeração de pessoas e má nutrição, disse Pollak.
        
This study serves as a call to action, given what’s already known about the effects of poverty on child development, said Dr. Joan Luby, a professor of child psychiatry at Washington University School of Medicine in St. Louis. “The thing that’s really important about this study in the context of the broader literature is that there really is enough scientific evidence to take public health action at this point,” said Luby, who wrote an editorial accompanying the study. “Poverty negatively affects brain development, and we also know that early interventions are powerfully effective,” Luby said. “They are more effective than interventions later in life, and they also are cost-effective.”
Este estudo serve como um apelo à ação, tendo em conta o que já se sabe sobre os efeitos da pobreza no desenvolvimento infantil, disse a Dra. Joan Luby, professora de pedopsiquiatria na Washington University School of Medicine em St. "O que é realmente importante neste estudo, no contexto da literatura mais vasta, é que existem realmente provas científicas suficientes para tomar medidas de saúde pública nesta altura", afirmou Joan Luby, que escreveu um editorial que acompanha o estudo. "A pobreza afecta negativamente o desenvolvimento do cérebro, e também sabemos que as intervenções precoces são poderosamente eficazes", disse Luby. "São mais eficazes do que as intervenções mais tarde na vida, e também são rentáveis."
(www.nlm.nih.gov. Adaptado.)
👉 Questão  38 
Segundo o texto, a pesquisa publicada no periódico JAMA Pediatrics aponta que a pobreza
(A) causa deficiências nutricionais que, por sua vez, diminuem a quantidade de massa branca no cérebro.
(B) desequilibra a relação entre a massa cinzenta e a massa branca no cérebro das crianças.
(C) é uma questão biomédica que afeta o desenvolvimento cerebral infantil.
(D) impele os alunos de escolas particulares para as escolas públicas.
(E) é um problema eminentemente social que afeta sobremaneira as crianças.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, a pesquisa publicada no periódico JAMA Pediatrics aponta que a pobreza
(A) causa deficiências nutricionais que, por sua vez, diminuem a quantidade de massa branca no cérebro.
(B) desequilibra a relação entre a massa cinzenta e a massa branca no cérebro das crianças.
(C) é uma questão biomédica que afeta o desenvolvimento cerebral infantil.
(D) impele os alunos de escolas particulares para as escolas públicas.
(E) é um problema eminentemente social que afeta sobremaneira as crianças.
A pesquisa publicada no periódico JAMA Pediatrics aponta que a pobreza é uma questão biomédica que afeta o desenvolvimento cerebral infantil, VEJA no 1º parágrafo:
"[...] Poverty appears to affect the brain development of children, hampering the growth of gray matter and impairing their academic performance, researchers report. Poor children tend to have as much as 10 percent less gray matter in several areas of the brain associated with academic skills, according to a study published July 20 in JAMA Pediatrics. "We used to think of poverty as a 'social' issue, but what we are learning now is that it is a biomedical issue that is affecting brain growth," said senior study author Seth Pollak, a professor of psychology, pediatrics, anthropology and neuroscience at the University of Wisconsin-Madison."
(A pobreza parece afetar o desenvolvimento cerebral de crianças, dificultando o crescimento da matéria cinzenta e prejudicando seu desempenho acadêmico, informam os pesquisadores. As crianças pobres tendem a ter até 10 por cento menos de matéria cinzenta em várias áreas do cérebro associadas com habilidades acadêmicas, de acordo com um estudo publicado em 20 de julho na JAMA Pediatrics. "Nós costumávamos pensar na pobreza como uma questão" social ", mas o que estamos aprendendo agora é que é uma questão biomédica que está afetando o crescimento do cérebro", disse o autor de estudos sênior, Seth Pollak, professor de psicologia, pediatria, antropologia e neurociência na Universidade de Wisconsin-Madison.)
👉 Questão  39 
Os estudos anteriores à pesquisa liderada pelo Dr. Seth Pollak evidenciam que
(A) os estudantes de famílias de baixa renda passam menos tempo no sistema educacional que os de famílias de renda superior.
(B) a maioria dos estudantes do sistema educacional público é oriunda de famílias de baixa renda.
(C) as escolas públicas dos Estados Unidos tentaram minimizar o impacto da pobreza sobre a educação.
(D) as escolas com grande número de alunos de famílias de baixa renda são mal avaliadas.
(E) o sistema educacional dos Estados Unidos deve atender melhor as crianças mais pobres.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os estudos anteriores à pesquisa liderada pelo Dr. Seth Pollak evidenciam que os estudantes de famílias de baixa renda passam MENOS tempo no sistema educacional que os de famílias de renda superior, VEJA no parágrafo:
"[...]Previous studies have shown that children living in poverty tend to perform poorly in school, the authors say. They have markedly lower test scores, and do not go as far in school as their well-off peers."
(Estudos anteriores mostraram que as crianças que vivem na pobreza tendem a ter um desempenho fraco na escola, dizem os autores. Eles têm resultados de teste marcadamente mais baixos, e não vão tão longe na escola quanto seus colegas bem-sucedidos.)
👉 Questão  40 
The objective of the study led by Dr. Seth Pollak was to
(A) compare the gray and the white matter in the brain in low-income children.
(B) identify the role gray matter plays in cognitive  development in school settings.
(C) define the amount of gray matter a child should present to perform well in school.
(D) research if the lower school performance could be attributed to poverty effects on children's brains.
(E) assess the distribution and quantity of gray matter in the whole brain.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
The objective of the study led by Dr. Seth Pollak was to
(A) compare the gray and the white matter in the brain in low-income children.
(B) identify the role gray matter plays in cognitive  development in school settings.
(C) define the amount of gray matter a child should present to perform well in school.
(D) research if the lower school performance could be attributed to poverty effects on children's brains.
(E) assess the distribution and quantity of gray matter in the whole brain.
O objetivo do estudo liderado pelo Dr. Seth Pollak foi pesquisar se o desempenho escolar inferior poderia ser atribuído aos efeitos da pobreza sobre os cérebros das crianças.
Demais itens incorretos:
*...foi comparar a matéria cinza e branca no cérebro em crianças de baixa renda.
*...foi identificar o papel que a matéria cinzenta desempenha no desenvolvimento cognitivo em contextos escolares.
*...foi definir a quantidade de matéria cinzenta que uma criança deve apresentar para se apresentar bem na escola.
*...foi avaliar a distribuição e quantidade de matéria cinzenta em todo o cérebro.
👉 Questão  41 
No trecho do quarto parágrafo "To see whether this is due to some physical effect that poverty might have on a child's brain", a expressão em destaque introduz uma
(A) finalidade.
(B) causa.
(C) condição.
(D) reiteração.
(E) estimativa.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) finalidade.
(B) causa.
(C) condição.
(D) reiteração.
(E) estimativa.
O conectivo "due to"(devido a)(porque) transmite ideia de "uma explicação","uma causa", VEJA:
"To see whether this is due to some physical effect that poverty might have on a child's brain"
(Para ver se isso é devido a algum efeito físico que a pobreza pode ter no cérebro de uma criança)
👉 Questão  42 
Nos Estados Unidos, o valor de US$ 36.375 refere-se
(A) ao salário mínimo anual em 2015.
(B) à renda familiar anual da maioria dos estudantes de baixa renda em escolas públicas.
(C) ao valor considerado necessário para a sobrevivência de uma família de quatro pessoas.
(D) ao valor do nível federal de pobreza anterior, que em 2015 foi reduzido para US$ 24.250.
(E) a uma vez e meia o valor do nível federal de pobreza para uma família de quatro pessoas.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Nos Estados Unidos, o valor de US$ 36.375 refere-se
(A) ao salário mínimo anual em 2015.
(B) à renda familiar anual da maioria dos estudantes de baixa renda em escolas públicas.
(C) ao valor considerado necessário para a sobrevivência de uma família de quatro pessoas.
(D) ao valor do nível federal de pobreza anterior, que em 2015 foi reduzido para US$ 24.250.
(E) a uma vez e meia o valor do nível federal de pobreza para uma família de quatro pessoas.
Nos Estados Unidos, o valor de US$ 36.375 refere-se a uma vez e meia o valor do nível federal de pobreza para uma família de quatro pessoas, VEJA no parágrafo:
"[...]Children living below 150 percent of the federal poverty level – US$ 36,375 for a family of four – had 3 percent to 4 percent less gray matter in important regions of their brain, compared to the norm, the authors found. Those in families living below the federal poverty level fared even worse, with 8 percent to 10 percent less gray matter in those same brain regions. The federal poverty level in 2015 is US$ 24,250 for a family of four. These same kids scored an average of four to seven points lower on standardized tests, the researchers said."
(Crianças que vivem abaixo de 150 por cento do nível de pobreza federal - US $ 36.375 para uma família de quatro - tinham 3 por cento a 4 por cento menos de matéria cinzenta em regiões importantes de seu cérebro, em comparação com a norma, os autores descobriram. Aqueles em famílias que vivem abaixo do nível de pobreza federal foram ainda pior, com 8 por cento a 10 por cento menos de matéria cinzenta nas mesmas regiões cerebrais. O nível de pobreza federal em 2015 é de US $ 24.250 para uma família de quatro. Esses mesmos filhos marcaram uma média de quatro a sete pontos menos nos testes padronizados, disseram os pesquisadores.)
👉 Questão  43 
According to the information presented in the fifth and sixth paragraphs, one can say that
(A) children living below the federal poverty level shall display 3 to 4 percent less gray matter in their brain.
(B) standardized test scores should not be a measure to reflect brain development.
(C) the poorer the family, the lower a child is likely to score in standardized tests due to gray matter deficit.
(D) about 20 percent of school children display a low performance in test scores.
(E) the federal poverty level continued to go downward and more poor students have left school in 2015.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com as informações apresentadas no quinto e sexto parágrafos, pode-se dizer que
*Alternativa (A): crianças que vivem abaixo do nível federal de pobreza devem exibir de 3 a 4% menos substância cinzenta em seu cérebro.
*Alternativa (B): os resultados dos testes padronizados não devem ser uma medida para refletir o desenvolvimento do cérebro.
*Alternativa (C): quanto mais pobre a família, menor a probabilidade de uma criança pontuar em testes padronizados devido ao déficit da substância cinzenta.
*Alternativa (D): cerca de 20% das crianças em idade escolar exibem
desempenho nos resultados dos testes.
*Alternativa (E): o nível federal de pobreza continuou a cair e mais estudantes pobres abandonaram a escola em 2015.
➦ IDEIA CONTEXTUAL: quanto mais pobre a família, menor será a criança em testes padronizados devido ao déficit de matéria cinza.
Veja os parágrafos:
👍5º parágrafo:
"[...]The team estimated that as much as 20 percent of the gap in test scores could be explained by reduced brain development. A host of poverty-related issues likely contribute to developmental lags in children’s brains, Pollak said. Low-income kids are less likely to get the type of stimulation from their parents and environment that helps the brain grow, he said. For example, they hear fewer new words, and have fewer opportunities to read or play games. Their brain development also can be affected by factors related to impoverishment, such as high stress levels, poor sleep, crowding and poor nutrition, Pollak said."
(A equipe estimou que até 20% da diferença nos resultados dos exames poderia ser explicada pelo desenvolvimento reduzido do cérebro. Uma série de problemas relacionados à pobreza provavelmente contribuem para atrasos no desenvolvimento do cérebro das crianças, disse Pollak. As crianças de baixa renda têm menos chances de obter o tipo de estimulação de seus pais e ambiente que ajuda o cérebro a crescer, disse ele. Por exemplo, eles ouvem menos palavras novas e têm menos oportunidades de ler ou jogar. O desenvolvimento do cérebro também pode ser afetado por fatores relacionados ao empobrecimento, como altos níveis de estresse, falta de sono, aglomeração e má nutrição, disse Pollak.)
👍6º parágrafo:
"[...]This study serves as a call to action, given what’s already known about the effects of poverty on child development, said Dr. Joan Luby, a professor of child psychiatry at Washington University School of Medicine in St. Louis. “The thing that’s really important about this study in the context of the broader literature is that there really is enough scientific evidence to take public health action at this point,” said Luby, who wrote an editorial accompanying the study. “Poverty negatively affects brain development, and we also know that early interventions are powerfully effective,” Luby said. “They are more effective than interventions later in life, and they also are cost-effective."
(Este estudo serve como um chamado à ação, dado o que já se sabe sobre os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil, disse a Dra. Joan Luby, professora de psiquiatria infantil da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis. "O que é realmente importante neste estudo no contexto da literatura mais ampla é que realmente há evidências científicas suficientes para tomar medidas de saúde pública neste momento", disse Luby, que escreveu um editorial que acompanha o estudo. "A pobreza afeta negativamente o desenvolvimento do cérebro, e também sabemos que as intervenções iniciais são poderosamente eficazes", disse Luby. "Eles são mais eficazes do que intervenções mais tarde na vida, e também são rentáveis).
👉 Questão  44 
According to the information presented in the sixth paragraph, brain growth is likely to occur due to
(A) poor sleep.
(B) playing games.
(C) hearing fewer new words.
(D) crowding.
(E) high stress levels.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) poor sleep.
(B) playing games.
(C) hearing fewer new words.
(D) crowding.
(E) high stress levels.
De acordo com a informação apresentada no sexto parágrafo, o crescimento do cérebro provavelmente ocorrerá devido a jogos.
👉 Questão  45 
A Dra. Joan Luby afirma que
(A) há medidas de baixo custo que podem ser tomadas, mesmo na idade adulta, para minimizar o problema.
(B) o estudo deve continuar para aprofundar os dados científicos e sugerir quais ações devem ser implementadas em curto prazo.
(C) escreverá um editorial na próxima edição do periódico JAMA Pediatrics para avaliar o estudo e sua contribuição para a literatura médica.
(D) o tratamento do déficit de massa cinzenta no cérebro da criança deve ser iniciado logo que constatado.
(E) o estudo oferece bases científicas suficientes para que sejam tomadas medidas no âmbito da saúde pública.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) há medidas de baixo custo que podem ser tomadas, mesmo na idade adulta, para minimizar o problema.
(B) o estudo deve continuar para aprofundar os dados científicos e sugerir quais ações devem ser implementadas em curto prazo.
(C) escreverá um editorial na próxima edição do periódico JAMA Pediatrics para avaliar o estudo e sua contribuição para a literatura médica.
(D) o tratamento do déficit de massa cinzenta no cérebro da criança deve ser iniciado logo que constatado.
(E) o estudo oferece bases científicas suficientes para que sejam tomadas medidas no âmbito da saúde pública.
A Dra. Joan Luby afirma que o estudo oferece bases científicas suficientes para que sejam tomadas medidas no âmbito da saúde pública, VEJA:
👍6º parágrafo:
"[...]This study serves as a call to action, given what’s already known about the effects of poverty on child development, said Dr. Joan Luby, a professor of child psychiatry at Washington University School of Medicine in St. Louis. "The thing that's really important about this study in the context of the broader literature is that there really is enough scientific evidence to take public health action at this point," said Luby, who wrote an editorial accompanying the study. "Poverty negatively affects brain development, and we also know that early interventions are powerfully effective," Luby said. "They are more effective than interventions later in life, and they also are cost-effective."
(Este estudo serve como um chamado à ação, dado o que já se sabe sobre os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil, disse a Dra. Joan Luby, professora de psiquiatria infantil da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis. "O que é realmente importante neste estudo no contexto da literatura mais ampla é que realmente há evidências científicas suficientes para tomar medidas de saúde pública neste momento", disse Luby, que escreveu um editorial que acompanha o estudo. "A pobreza afeta negativamente o desenvolvimento do cérebro, e também sabemos que as intervenções iniciais são poderosamente eficazes", disse Luby. "Eles são mais eficazes do que intervenções mais tarde na vida, e também são rentáveis).