sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

FUVEST-xxxx – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-20xx-VESTIBULAR-1º FASE-27/11/2016.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | How the Brain Ignores Distractions | Paying attention requires more than focus | Scientific American |
 Texto (2) – | Roads of redemption |
Cities are bound to grow, but they need planning to be liveable | The Economist |


 TEXTO 1: Texto para as questões de 40, 41 e 42.

➧ GABARITO:



01-D,  02-B,  03-E,  04-B,  05-C



 TEXTO 1: TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 01 A 03.


Plants not only remember when you touch them, but 
they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains or complex nervous systems.

Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor.

In a set of experiments, Dr. Shemesh, from TelHai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots. Both pots had the same amount of nutrients on average, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer?

When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.

The New York Times, June 30, 2016.
Adaptado.

01  (FUVEST-2021-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo uma das conclusões dos experimentos relatados no texto, as plantas de ervilha demonstraram

a) sensibilidade aos gestos humanos agressivos.
b) ter sistemas nervosos complexos.
c) graus distintos de tolerância à umidade do solo.
d) capacidade de escolhas adaptativas conforme o meio.
e) comportamento previsível no processo de florescimento.

02  (FUVEST-2021-1ªFASE-VESTIBULAR)

Conforme o texto, um dos elementos da metodologia
empregada nos experimentos foi

a) o número de mudas plantadas.
b) a técnica de divisão de raízes.
c) a localização dos vasos na estufa.
d) a escolha da variedade de ervilha.
e) o espaçamento das sementes nos vasos.

03  (FUVEST-2021-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com os experimentos relatados no texto, em condições adversas, as plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes

a) abundantes.
b) estáveis.
c) básicos.
d) ideais.
e) variáveis.

 TEXTO 1: TEXTO PARA AS QUESTÕES 04 A 05.

A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the "like" button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners.

Thirtytwo teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included
neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory.

The participants were more likely themselves to "like" photos already depicted as having been "liked" a lot than they were photos depicted with fewer previous "likes". When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.

The Economist, June 13, 2016.
Adaptado.

04
  (FUVEST-2021-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo o texto,

como resultado parcial da pesquisa, observou-se que

a) fotos com imagens neutras provocaram menor impacto do que as que retratavam comportamento perigoso.
b) os participantes mostraram tendência a “curtir” uma imagem que já havia recebido número considerável de “curtidas”.
c) os adolescentes demonstraram certo desconforto,
quando solicitados a avaliar fotos produzidas por eles
próprios.
d) as tarefas propostas aos participantes apresentaram limitações, por terem foco exclusivo na rede Instagram.
e) a metodologia adotada no experimento confirmou
conclusões de estudos anteriores sobre redes sociais.

05  (FUVEST-2021-1ªFASE-VESTIBULAR)

Conforme o texto, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de

a) memória recente.
b) defesa.
c) recompensa.
d) repetição.
e) inibição.

FUVEST-2017 – VESTIBULAR – 2ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2017-VESTIBULAR-2º FASE-09/01/2017.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 2 Questions.
 Texto (1) – | Tirinha Mama Taxi |
 Texto (2) – | Shakespeare Biography | The New York Times |


 TEXTO 1


• QUESTÃO 1:

Baseando se na tirinha cômica "Mama Taxi", responda, em português, ao que se pede.


a) A que se refere a pergunta feita no segundo quadro pela motorista à passageira? Justifique sua resposta.

b) Qual foi a resposta dada pela passageira à pergunta feita pela motorista no segundo quadro? Qual foi a ação assumida pela passageira na sequência de sua resposta?

• TRADUÇÃO:  Antes de responder veja a tradução livre da tirinha(Mama Taxi):
 No 1º quadrinho:
• Here's a new word for you phubbing! The act of interrupting a conversation to look at your phone.
- Aqui está uma nova palavra para você, phubbing! O ato de interromper uma conversa para olhar para o seu telefone.
• Really?
- Sério?
 No 2º quadrinho:
• What's do you think of that?
O que você acha disso?
• Well, it's rude, it's...
Bem, é rude, é ...
 No 3º quadrinho:
• Hang on, just let me check this update.
- Espere, deixe-me verificar esta atualização.

• RESPOSTAS:

a) A que se refere a pergunta feita no segundo quadro pela motorista à passageira? Justifique sua resposta.
1) "What's do you think of that?" refere-se ao vocábulo "phubbing", um neologismo que significa "o ato de interromper uma diálogo para olhar um celular".
2) "phubbing"(Fôbên) é formado pela junção entre o substantivo "phone"(telefone) e o verbo "to snub"(ignorar de forma grosseira).

b) Qual foi a resposta dada pela passageira à pergunta feita pela motorista no segundo quadro? Qual foi a ação assumida pela passageira na sequência de sua resposta?
1) A passageira respondeu que "é rude"
2) Logo em seguida ela pediu que a motorista aguardasse um pouco afim de que ela pudesse verificar uma atualização no seu celular, configurando assim portanto, um caso típico de "phubbing"(Fôbên) assumida por parte da passageira.

 TEXTO 2:

Shakespeare biography has long circled a set of mysteries: Was he Protestant or secretly Catholic? Gay or straight? Loving toward his wife, or coldly dismissive?
          
The man left no surviving letters or autobiographical testimony.
          
But now, a researcher has uncovered nearly a dozen previously unknown records that shed clearer light on another much discussed side of the man: the social climber.
          
The documents, discovered by Heather Wolfe, the curator of manuscripts at the Folger Shakespeare Library in Washington, relate to a coat of arms that was granted to Shakespeare’s father in 1596, attesting to his and his son’s status as gentlemen.
         
The documents suggest both how deeply invested Shakespeare was in gaining that recognition — a rarity for a man from the theater — and how directly he may have been drawn into colorful bureaucratic infighting that threatened to strip it away.
         
The new evidence “really helps us get a little bit closer to the man himself,” Ms. Wolfe said. “It shows him shaping himself and building his reputation in a very intentional way.”
        
The new documents also come with a nice bonus: they clearly refute skeptics who continue to argue that William Shakespeare of Stratfordupon Avon was not actually the author of the works attributed to him.

The New York Times, June 29, 2016.
Adaptado.

• QUESTÃO 2:

Com base na leitura do texto e redigindo em português, atenda ao que se pede.


a) Cite dois aspectos indicativos do caráter misterioso da biografia de Shakespeare.

b) Em que reside a importância da descoberta, pela pesquisadora Heather Wolfe, de novos documentos
relativos a um brasão de armas conferido ao pai de Shakespeare em 1596?

• RESPOSTAS:

a) Os dois aspectos misterioso são:

*Ele era protestante ou secretamente católico?
*Ele era Gay ou heterossexual?

b) Reside a importância de compreender melhor a personalidade do dramaturgo inglês tendo em vista que os documento mostram que ele se molda e constrói sua reputação de uma maneira muito intencional.

FUVEST/2018 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2018-VESTIBULAR-1º FASE-26/11/2017.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Why We Should Put Women on Pedestals | The New York Times |
 Texto (2) – | What are algorithms? | Though capable of great feats, they are simply lists of instructionsThe Economist |


 TEXTO 1Texto para as questões de 01 a 03.

         

It's a perilous time to be a statue. Not that it has ever 
been a particularly secure occupation, exposed as statues are to the elements, bird droppings and political winds.
          
Just ask Queen Victoria, whose rounded frame perches atop hundreds of plinths across the Commonwealth, with an air of solemn, severe solidity. But in 1963 in Quebec, members of a separatist paramilitary group stuck dynamite under the dress of her local statue. It exploded with a force so great that her head was found 100 yards away.
          
Today, the head is on display in a museum, with her body preserved in a room some miles away. The art historian Vincent Giguère said that "the fact it's damaged is what makes it so important."
          
There's another reason to conserve the beheaded Victoria. Statues of women, standing alone and demanding attention in a public space, are extremely rare.
          
To be made a statue, a woman had to be a naked muse, royalty or the mother of God. Or occasionally, an icon of war, justice or virtue: Boadicea in her chariot in London, the Statue of Liberty in New York.
         
Still, of 925 public statues in Britain, only 158 are women standing on their own. Of those, 110 are allegorical or mythical, and 29 are of Queen Victoria.
Julia Baird, The New York Times. September 4, 2017. Adaptado.
01  (FUVEST-2018-1ªFASE-VESTIBULAR)

Conforme o texto, o grau de importância atribuído à estátua da rainha Vitória, em Québec, reside no fato de a escultura

(A) estar em processo de restauração.
(B) ter sobrevivido às intempéries ao longo dos anos.
(C) pertencer a um grupo de réplicas idênticas.
(D) ser a primeira a retratar uma autoridade feminina.
(E) ter sofrido danos em sua estrutura.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Conforme o texto, o grau de importância atribuído à estátua da rainha Vitória, em Québec, reside no fato de a escultura ter sofrido danos em sua estrutura.
 TRECHO:
• "[...] Today, the head is on display in a museum, with her body preserved in a room some miles away. The art historian Vincent Giguère said that "the fact it's damaged is what makes it so important."
•  Hoje, a cabeça está exposta em um museu, com o corpo preservado em uma sala a alguns quilômetros de distância. O historiador da arte Vincent Giguère disse que “o fato de estar danificado é o que o torna tão importante.

02  (FUVEST-2018-1ªFASE-VESTIBULAR)

No texto, a figura da rainha Vitória é associada ao conceito de

(A) firmeza.
(B) eloquência.
(C) longevidade.
(D) beleza.
(E) maternidade.

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO (SOLIDITY):
• No texto, a figura da rainha Vitória é associada ao conceito de firmeza.
 TRECHO:
• "[...] Just ask Queen Victoria, whose rounded frame perches atop hundreds of plinths across the Commonwealth, with an air of solemn, severe solidity."
•  Basta perguntar à Rainha Vitória, cuja estrutura arredondada repousa sobre centenas de pedestais em toda a Commonwealth, com um ar de solidez solene e rigorosa.

03  (FUVEST-2018-1ªFASE-VESTIBULAR)

No texto, a referência ao número de estátuas expostas em espaços públicos na Grã-Bretanha indica

(A) ênfase em personalidades alegóricas.
(B) escassez de monumentos do gênero feminino.
(C) desapreço por esculturas de corpo inteiro.
(D) falta de espaço em museus para peças de grande porte.
(E) preferência por figuras de destaque em batalhas.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & EXPRESSÃO IDIOMÁTICA ("STAND ON THEIR OWN"):
• No texto, a referência ao número de estátuas expostas em espaços públicos na Grã-Bretanha indica escassez de monumentos do gênero feminino.
 TRECHO:
• "[...] Still, of 925 public statues in Britain, only 158 are women standing on their own."
•  Ainda assim, das 925 estátuas públicas na Grã-Bretanha, apenas 158 são mulheres independentes.
 STAND ON THEIR/YOUR/HER/HIS OWN (TWO) FEET  – SER INDEPENDENTE.

 TEXTO 2Texto para as questões de 04 e 05.    

Algorithms are everywhere. They play the stockmarket, decide whether you can have a  ortgage and may one day drive your car for you. They search the internet when commanded, stick carefully chosen advertisements into the sites you visit and decide what prices to show you in online shops. (…). But what exactly are algorithms, and what makes them so powerful?
         
An algorithm is, essentially, a brainless way of doing clever things. It is a set of precise steps that need no great mental effort to follow but which, if obeyed exactly and mechanically, will lead to some desirable outcome. Long division and column addition are examples that everyone is familiar with — if you follow the procedure, you are guaranteed to get the right answer. So is the strategy, rediscovered thousands of times every year by schoolchildren bored with learning mathematical algorithms, for playing a perfect game of noughts and crosses.

The brainlessness is key: each step should be as simple and as free from ambiguity as possible. Cooking recipes and driving directions are algorithms of a sort. But instructions like “stew the meat until tender” or “it’s a few miles down the road” are too vague to follow without at least some interpretation.
(…)
The Economist, August 30, 2017.
04  (FUVEST-2018-1ªFASE-VESTIBULAR)

No texto, um exemplo associado ao fato de algoritmos estarem por toda parte é

(A) o cartão de crédito.
(B) o livre mercado.
(C) a dieta.
(D) o jogo de xadrez.
(E) o comércio eletrônico.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• No texto, um exemplo associado ao fato de algoritmos estarem por toda parte é o comércio eletrônico.
 TRECHO:
• "[...] Algorithms are everywhere. They play the stockmarket, decide whether you can have a  ortgage and may one day drive your car for you. They search the internet when commanded, stick carefully chosen advertisements into the sites you visit and decide what prices to show you in online shops."
•  Algoritmos estão por toda parte. Eles jogam no mercado de ações, decidem se você pode ter uma hipoteca e um dia podem dirigir seu carro para você. Eles pesquisam na Internet quando solicitados, colocam anúncios cuidadosamente escolhidos nos sites que você visita e decidem quais preços mostrar nas lojas online.

05  (FUVEST-2018-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo o texto, a execução de um algoritmo consiste em um processo que

(A) prevê a memorização de tabelas e fórmulas.
(B) envolve mecanismos de seleção e detecção de erros.
(C) se apoia em um número infinito de etapas.
(D) é incompatível com análises subjetivas e imprecisas.
(E) alterna níveis altos e baixos de esforço intelectual.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo o texto, a execução de um algoritmo consiste em um processo que é incompatível com análises subjetivas e imprecisas.
 TRECHO:
• "[...] The brainlessness is key: each step should be as simple and as free from ambiguity as possible. Cooking recipes and driving directions are algorithms of a sort. But instructions like “stew the meat until tender” or “it’s a few miles down the road” are too vague to follow without at least some interpretation."
•  A insanidade é a chave: cada passo deve ser o mais simples e livre de ambigüidades possível. Receitas culinárias e instruções de direção são uma espécie de algoritmo. Mas instruções como “cozinhe a carne até ficar macia” ou “fica a alguns quilômetros daqui” são muito vagas para serem seguidas sem pelo menos alguma interpretação.