segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

UNICAMP – SP – 2017 – VESTIBULAR NACIONAL – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / SP – PROVA COM GABARITO.

❑ Welcome back to another post!

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE-20/11/2016.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
➭ 9 Multiple Choice Questions / 4 Options Each Question.
 Text (1) – Cartoon | www.hagardunor.net |
 Text (2) – The Birth of My Kitchen-Table Fiction | H. Murakami, Wind and Pimbal – Two Novels. |
 Text (3) – Post | "The Small Talk Thermometer" | www.collegehumor.com |
 Text (4) – Ranking Universities by 'Greenness' | http://green.blogs.nytimes.com |
 Text (5) – Why Everyone Should Read Harry Potter | www.scientificamerican.com |
 Text (6) – The importance of teen pregnancy preventionhttp://neahealthyfutures.org |
 Text (7) – Roman documents discovered | www.archaeology.co.uk |
 Text (8) – The White Man's Burden | http://kiplingsociety.co.uk |
 Text (9) – Survey of geopolitics | Geopolitics of the world system. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 2003.p.11. |
 PROVA:
 TEXT 1:
(Disponível em http://www.hagardunor.net/.) 
84  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
A tirinha ironiza uma suposta característica dos ingleses: 

a) o apreço pela história das invasões bárbaras. 
b) a admiração pela família real. 
c) o valor que atribuem aos seus jardins.
d) o cuidado com a preservação de seus edifícios históricos.
 👍  Gabarito   C  
TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➭ Give us your gold! We have come with razor-sharp swords! – Dê-nos o seu ouro! Viemos com espadas afiadas como navalhas!
➭ The king of England is not afraid of sharp-swords. – O rei da Inglaterra não tem medo de espadas afiadas.
➭ We're going to cut down your rose bushes. – Vamos cortar suas roseiras.
➭ Give them the gold. – Dê-lhes o ouro.

 TEXT 2:
The Birth of My Kitchen-Table Fiction
By Haruki Murakami
Most people – most of us who are part of Japanese society – graduate from school, then find work, then, after some time has passed, get married. Even I originally intended to follow that pattern. Yet in reality I married, then started working, then finally managed to graduate. In other words, the order I chose was the exact opposite to what was considered normal.
Since I hated the idea of working for a company, I decided to open my own establishment, a place where people could go to listen to jazz records, have a coffee, eat snacks and drink. It was a simple, rather happy-go-lucky kind of idea: running a business like that would let me relax listening to my favorite music from morning till night.
(Adaptado de H. Murakami, Wind and Pimbal – Two Novels. Tradução do japonês para o inglês de Ted Goossen. London: Penguin Random House, 2015, p.5.)
85  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
O autor do texto 

a) fez o que era normal para os jovens japoneses na época, abrindo uma loja de discos. 
b) fez o que era normal para os jovens japoneses, mas em uma ordem totalmente diferente. 
c) queria viver feliz ouvindo música o dia todo, sem trabalhar. 
d) queria ganhar dinheiro trabalhando só com música e viver feliz.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O autor do texto 
*Alternativa (A): fez o que era normal para os jovens japoneses na época, abrindo uma loja de discos. (In other words, the order I chose was the exact opposite to what was considered normal ➜ Em outras palavras, a ordem que escolhi era exatamente o oposto do que era considerado normal.)
*Alternativa (B): fez o que era normal para os jovens japoneses, mas em uma ordem totalmente diferente. (In other words, the order I chose was the exact opposite to what was considered normal.)
*Alternativa (C): queria viver feliz ouvindo música o dia todo, sem trabalhar.(Yet in reality I married, then started working, then finally managed to graduate. ➜ No entanto, na verdade eu me casei, então COMECEI A TRABALHAR, e finalmente consegui me formar) 
*Alternativa (D): queria ganhar dinheiro trabalhando só com música e viver feliz.(Informação não encontrada no texto)(running a business like that would let me relax listening to my favorite music from morning till night. ➜ "administrar uma empresa como essa me deixaria relaxar ouvindo minha música favorita de manhã à noite."

 TEXT 3:
(Disponível em http://www.collegehumor.com/post/6833315/the-small-talkthermometer. Acessado em 21/08/2016.)
86  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Considerando o nome da figura - "The Small Talk Thermometer" -, pode-se depreender que a expressão "small talk" se refere a

a) conversas casuais ou amenas, para estabelecer contato ou quebrar o gelo. 
b) conversas entre cientistas sobre mudanças climáticas. 
c) conversas entre meteorologistas sobre o tempo.  
d) conversas entre pessoas que não conseguem chegar a um consenso.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): conversas casuais ou amenas, para estabelecer contato ou quebrar o gelo. 
*Alternativa (B)conversas entre cientistas sobre mudanças climáticas
*Alternativa (C)conversas entre meteorologistas sobre o tempo.  
*Alternativa (D)conversas entre pessoas que não conseguem chegar a um consenso.
[small talk ➜ "é um bate-papo agradável". Tipo de conversa leve, animada e informal com o intuito de estabelecer um contato ou algo semelhante. Um "small talk" poderá acontecer entre pessoas que se já se conhecem ou não. Uma conversa sobre o seu filme favorito ou uma conversa sobre o seu final de semana em um praia bem tranquila são exemplos de "small talk".]

 TEXT 4:
Ranking Universities by 'Greenness'

Universities these days are working hard to improve their sustainability credentials, with efforts that include wind power, organic food and competitions to save energy. They are also adding courses related to sustainability and energy. But which university is the greenest?
Several ranking systems have emerged to offer their take. The Princeton Review recently came out with its second annual green ratings. Fifteen colleges earned the highest possible score — including Harvard, Yale and the University of California, Berkeley.
Another group, the Sustainable Endowment Institute's GreenReportCard.org, rates colleges on several different areas of green compliance, such as recycling, student involvement and green building. Its top grade for overall excellence, an A-, was earned by 15 schools.
(Adaptado de http://green.blogs.nytimes.com/2009/08/20/ranking-universities-bygreenness/?_r=0. Acessado em 31/08/2016.)
87  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Conforme o texto, universidades norte-americanas estão se empenhando para 
a) oferecer mais cursos sobre ecologia.  
b) melhorar sua posição em um ranking que define as instituições mais "verdes". 
c)  oferecer os melhores cursos sobre preservação ambiental.  
d) participar de uma competição que define os campi com maior área verde.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Conforme o texto, universidades norte-americanas estão se empenhando para 
*Alternativa (A): oferecer mais cursos sobre ecologia. (They are also adding courses related to sustainability and energy. ➜ "Elas também estão adicionando cursos relacionados a sustentabilidade e energia.") 
*Alternativa (B): melhorar sua posição em um ranking que define as instituições mais "verdes".(Universities these days are working hard to improve their sustainability credentials, with efforts that include wind power, organic food and competitions to save energy. ➜ As universidades atualmente estão trabalhando duro para melhorar suas credenciais de sustentabilidade, com esforços que incluem energia eólica, alimentos orgânicos e competições para economizar energia) 
*Alternativa (C): oferecer os melhores cursos sobre preservação ambiental.((They are also adding courses related to sustainability and energy.)  
*Alternativa (D): participar de uma competição que define os campi com maior área verde.(competitions to save energy. ➜ "competições para economizar energia.")

 TEXT 5:
Why Everyone Should Read Harry Potter
September 9, 2014
Harry Potter is the best selling book series of all time. But it's had its reproaches. Various Christian groups claimed  the books promoted paganism and witchcraft to children. Washington Post book critic Ron Charles called the fact that adults were also hooked on Potter a "bad case of cultural infantilism." Charles and others also cited a certain artistic banality in massively commercial story-telling, while others criticized Hogwarts, the wizardry academy attended by Potter, for only rewarding innate talents.
The Anglo-American writer Christopher Hitchens, on the other hand, praised J. K. Rowling for freeing English children’s literature from dreams of riches and class and snobbery and giving us a world of youthful democracy and diversity. A growing body of evidence suggests that reading Rowling’s work, at least as a youth, might be a good thing.
(Adaptado de http://www.scientificamerican.com/article/why-everyone-shouldread-harry-potter/. Acessado em 02/09/2016.)
88  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
A leitura do excerto permite concluir adequadamente que:
a) A série Harry Potter é aprovada por críticos literários e grupos religiosos com base nos mesmos argumentos. 
b) As qualidades literárias de Harry Potter justificam seu sucesso entre os adultos. 
c) A abordagem educacional de Hogwarts recompensa as habilidades desenvolvidas por meio do esforço pessoal. 
d) Para os personagens da série Harry Potter, o sonho e ascendência social e poder financeiro é pouco relevante.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A leitura do excerto permite concluir adequadamente que:
*Alternativa (A): A série Harry Potter é aprovada por críticos literários e grupos religiosos com base nos mesmos argumentos.
Mas a série também tem suas censuras ➜ But it's had its reproaches.
 Vários grupos cristãos alegaram que os livros promoviam o paganismo e a feitiçaria para crianças. ➜ Various Christian groups claimed  the books promoted paganism and witchcraft to children.)
 O crítico de livros do Washington Post, Ron Charles, chamou o fato de que os adultos também foram fisgados em Potter como um "caso péssimo de infantilismo cultural". ➜ Washington Post book critic Ron Charles called the fact that adults were also hooked on Potter a "bad case of cultural infantilism." 
*Alternativa (B): As qualidades literárias de Harry Potter justificam seu sucesso entre os adultos.(Informação não encontrada no texto) 
*Alternativa (C): A abordagem educacional de Hogwarts recompensa as habilidades desenvolvidas por meio do esforço pessoal.
 ...enquanto outros criticaram Hogwarts, a academia de magia assistida por Potter, por apenas recompensar talentos inatos. ➜ "while others criticized Hogwarts, the wizardry academy attended by Potter, for only rewarding innate talents." 
*Alternativa (D): Para os personagens da série Harry Potter, o sonho e ascendência social e poder financeiro é pouco relevante.
"[...] The Anglo-American writer Christopher Hitchens, on the other hand, praised J. K. Rowling for freeing English children’s literature from dreams of riches and class and snobbery and giving us a world of youthful democracy and diversity."
(O escritor anglo-americano Christopher Hitchens, por outro lado, elogiou J. K. Rowling por libertar a literatura infantil inglesa de sonhos de riqueza, classe e esnobismo e de nos proporcionar um mundo de democracia e diversidade juvenis.)

 TEXT 6:
(Disponível em http://neahealthyfutures.org/the-importance-of-teen-pregnancyprevention/. Acessado em 04/09/2016.)
89  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Depreende-se das informações da figura que 
a) 38% das jovens engravidam antes dos 18 anos. 
b) 38% das jovens concluem o ensino médio aos 22 anos.  
c) a gravidez na adolescência interfere na vida escolar das jovens. 
d) a gravidez após os 18 anos interfere na vida escolar das jovens.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Depreende-se das informações da figura que 
*Alternativa (A): 38% das jovens engravidam antes dos 18 anos(AOS 18 anos)
*Alternativa (B)38% das jovens concluem o ensino médio aos 22 anos.(38% das jovens QUE engravidam aos 18 anos)  
*Alternativa (C): a gravidez na adolescência interfere na vida escolar das jovens.(Tendo em vista que a conclusão é adiada devido a gravidez) 
*Alternativa (D): a gravidez após os 18 anos interfere na vida escolar das jovens.(aos 18 anos)
➦IDEIA CONTEXTUAL 1:
"38% of teen girls who have a child by age 18."
(38% das meninas adolescentes que têm um filho aos 18 anos)
➦IDEIA CONTEXTUAL 2:
... obtain a high school by age 22."
(acessam a escola de ensino médio aos 22 anos.)

 TEXT 7:
Roman documents discovered

We often think that the best information from the Roman world comes from Egypt, where the dryness preserves papyri. However, in Britain the reverse conditions occur. At Vindolanda – a Roman fort located two miles behind Hadrian’s Wall – the humidity preserved wooden writing tablets that were thrown into a bonfire when the fort was evacuated in CE 105.
These wooden tablets were one of the most important discoveries made in Roman Britain in the 20th century. They were used not for grand writings but for memoranda and accounts, so they provide the best insight into life in the Roman army found anywhere in the world. One of the tablets says:
Octavius to Candidus: "I need money. I have bought 5,000 bushels of grain, and unless you send me some money, I shall lose my deposit and be embarrassed".
(Adaptado de http://www.archaeology.co.uk/specials/the-timeline-ofbritain/vindolanda-2.htm. Acessado em 28/08/2016.)
90  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Os documentos descobertos em Vindolanda  
a) são papiros preservados pelo clima seco da região em que foram encontrados. 
b) contêm informações sobre a evacuação do forte no ano 105 da Era Cristã. 
c) preservam registros de disputas financeiras entre cidadãos comuns. 
d) são registros em madeira, com informações preciosas sobre a vida no exército romano.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os documentos descobertos em Vindolanda  
*Alternativa (A): são papiros preservados pelo clima seco da região em que foram encontrados.(os papiros preservados pelo clima seco foram encontrados no Egito e não em Vindolanda) 
*Alternativa (B): contêm informações sobre a evacuação do forte no ano 105 da Era Cristã. 
*Alternativa (C): preservam registros de disputas financeiras entre cidadãos comuns.(falam sobre finanças do exército e não de cidadãos comuns) 
*Alternativa (D): são registros em madeira, com informações preciosas sobre a vida no exército romano.
➦ IDEIA CONTEXTUAL 1 ➜ Documentos falam sobre a vida no exército romano:
"[...] These wooden tablets were one of the most important discoveries made in Roman Britain in the 20th century. They were used not for grand writings but for memoranda and accounts, so they provide the best insight into life in the Roman army found anywhere in the world."
(Essas tábuas de madeira foram uma das descobertas mais importantes feitas na Grã-Bretanha romana no século XX. Eles foram usados não para grandes escritos, mas para memorandos e relatos, de modo que fornecem a melhor percepção da vida no exército romano encontrada em qualquer lugar do mundo.)
➦ IDEIA CONTEXTUAL 2 ➜ Documentos falam sobre finanças do exército:
"One of the tablets says: Octavius to Candidus: "I need money. I have bought 5,000 bushels of grain, and unless you send me some money, I shall lose my deposit and be embarrassed""
(Um das tábuas diz: Octavius para Candidus: "Eu preciso de dinheiro. Eu comprei 5.000 alqueires de grãos, e a menos que você me envie algum dinheiro, eu vou perder meu depósito e ficar envergonhado")

 TEXT 8:
Leia os versos iniciais do poema:
The White Man's Burden

Take up the White Man’s burden
Send forth the best ye breed -  
Go send your sons to exile
To serve your captives' need
To wait in heavy harness
On fluttered folk and wild-
Your new-caught, sullen peoples,
Half devil and half child (...)
(Rudyard Kipling, Rudyard Kipling’s Verse. Disponível em http://kiplingsociety.co.uk/poems_burden.htm. Acessado em 17/10/2016.)
91  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
O poema de Rudyard Kipling foi escrito em Londres, em 1898, após a estadia do autor nos EUA.  Considerando-se o contexto do imperialismo do século XIX, o poeta expressa
a) a defesa do expansionismo norte-americano, justificado como um dever moral explicitado no título "The White Man's Burden".  
b) o olhar caridoso em relação aos povos dominados no contexto do imperialismo do século XIX, como se observa no verso "half devil and half child". 
c) uma crítica à visão da superioridade branca vigente durante a corrida imperialista do século XIX, ao enaltecer as características "folk and wild".   
d) a visão de que as famílias americanas não devem ser punidas pela política expansionista dos EUA, como se observa na recomendação "Go send your sons to exile".
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Considerando-se o contexto do imperialismo do século XIX, o poeta expressa
*Alternativa (A): a defesa do expansionismo norte-americano, justificado como um dever moral explicitado no título "The White Man's Burden".  
*Alternativa (B): o olhar caridoso em relação aos povos dominados no contexto do imperialismo do século XIX, como se observa no verso "half devil and half child". 
*Alternativa (C)uma crítica à visão da superioridade branca vigente durante a corrida imperialista do século XIX, ao enaltecer as características "folk and wild".   
*Alternativa (D): a visão de que as famílias americanas não devem ser punidas pela política expansionista dos EUA, como se observa na recomendação "Go send your sons to exile".

 TEXT 9:
Survey of geopolitics 

Geopolitics is a product of its time, and its definitions have evolved accordingly. Rudolphh Kjellén, who coined the term in 1899, described geopolitics as "the theory of the state as a geographical organism or phenomenon in space." For Karl Haushofer, the father of German geopolotik, "Geopolitics is the new national science of the state,(…) a doctrine on the spatial determinism of all political processes, based on the broad foundations of geography, especially of political geography".
On the eve of World War II, Derwent Whittlesey, the American political geographer, considered geopolitics "a dogma*... the faith that the state is inherently entitled to its place in the sun". Richard Hartshorne defined it as "geography utilized for particular purposes that lie beyond the pursuit of scientific knowledge".
(Adaptado de Saul Bernard Cohen, Geopolitics of the world system. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 2003.p.11.)
92  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Conforme o texto,  
a) Kjellén e Haushofer possuem visão semelhante quanto à geopolítica, pois concordam que ela faz referência ao Estado. 
b) Whittlesey concorda com seus antecessores ao afirmar que a geopolítica havia se transformado em um dogma. 
c)  Hartshorne concorda com Kjellén ao afirmar que a geopolítica mantém-se dentro dos parâmetros estritos de uma ciência. 
d) apesar dos posicionamentos distintos, os autores mencionados estão de acordo quanto aos fundamentos da geopolítica. 
*Dogma: a belief or set of beliefs held by a group or organization, which others are expected to accept without argument.
👍 Gabarito  A 

domingo, 26 de fevereiro de 2017

FCC-2014 – ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA/MS – TÉCNICO DE INFORMÁTICA – LÍNGUA INGLESA – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: FCC-2016-AL/MS-TÉCNICO DE INFORMÁTICA-25/09/2016.
https://www.fcc.org.br/fcc/
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Text (1) – | Artigo |

❑ TEXTO 1Para responder às questões de números 01 a 05 considere o texto a seguir:
         
On September 5th, 2011, Alexandra Elbakyan, a researcher from Kazakhstan, created Sci-Hub, a website that bypasses journal paywalls, illegally providing access to nearly every scientific paper ever published immediately to anyone who wants it. The website works in two stages, firstly by attempting to download a copy from the LibGen database of pirated content, which opened its doors to academic papers in 2012 and now contains over 48 million scientific papers. The ingenious part of the system is that if LibGen does not already have a copy of the paper, Sci-hub bypasses the journal paywall in real time by using access keys donated by academics lucky enough to study at institutions with an adequate range of subscriptions. This allows Sci-Hub to route the user straight to the paper through publishers such as JSTOR, Springer, Sage, and Elsevier. After delivering the paper to the user within seconds, Sci-Hub donates a copy of the paper to LibGen for good measure, where it will be stored forever, accessible by everyone and anyone.

01 – (FCC-2016-AL/MS-TÉCNICO DE INFORMÁTICA)

Um sinônimo para nearly, conforme empregado no texto, é

(A) single.
(B) closeby.
(C) fairly.
(D) quite.
(E) almost.

 👍  Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO & VOCÁBULOS SINÔNIMOS:

02 – (FCC-2016-AL/MS-TÉCNICO DE INFORMÁTICA)

pronome it, na 2ª linha do texto, refere-se a

(A) scientific paper.
(B) journal paywalls. 
(C) anyone. 
(D) researcher.
(E) website.

 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO & VOCÁBULOS SINÔNIMOS:

03 – (FCC-2016-AL/MS-TÉCNICO DE INFORMÁTICA)

No texto, subscriptions tem o sentido de

(A) donativos.
(B) assinaturas de abaixo assinados.
(C) subscrições de ações.
(D) assinaturas de periódicos.
(E) verbas.

 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO & VOCÁBULOS SINÔNIMOS:

04 – (FCC-2016-AL/MS-TÉCNICO DE INFORMÁTICA)

O texto trata de um website que

(A) pretende facilitar a publicação de artigos acadêmicos.
(B) facilita o pagamento para obter artigos acadêmicos.
(C) se dedica a aumentar o acervo da LibGen.
(D) consegue piratear artigos acadêmicos.
(E) facilita o contato entre acadêmicos e editoras.

 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO & VOCÁBULOS SINÔNIMOS:

05 – (FCC-2016-AL/MS-TÉCNICO DE INFORMÁTICA)

Segundo o texto,

(A) todos os artigos do banco de dados LibGen foram obtidos por meio de códigos de acesso de acadêmicos.
(B) o banco de dados LibGen contém mais de 48 milhões de artigos acadêmicos.
(C) o Sci-Hub não baixa nenhum artigo pirateado.
(D) as editoras JSTOR, Springer, Sage e Elsevier oferecem livre acesso ao material que publicam.
(E) o Sci-Hub doa ao LibGen todos os artigos que consegue obter.

 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO & VOCÁBULOS SINÔNIMOS: 

sábado, 25 de fevereiro de 2017

FUVEST-2017 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2017-VESTIBULAR-1º FASE-27/11/2016.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Lacking Brains, Plants Can Still Make Good Judgments About Risks  | The New York Times |
 Texto (2) – | The Economist |


 TEXTO 1Texto para as questões de 19 a 21.

       

Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains or complex nervous systems.
       
Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor.
       
In a set of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots. Both pots had the same amount of nutrients on average, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer?
      
When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.
The New York Times, June 30, 2016. Adaptado.

19  (FUVEST-2017-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo uma das conclusões dos experimentos relatados no texto, as plantas de ervilha demonstraram

a) sensibilidade aos gestos humanos agressivos.

b) ter sistemas nervosos complexos
c) graus distintos de tolerância à umidade do solo.

d) capacidade de escolhas adaptativas conforme o meio.
e) comportamento previsível no processo de florescimento.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo uma das conclusões dos experimentos relatados no texto, as plantas de ervilha demonstraram capacidade de escolhas adaptativas conforme o meio.
 TRECHOs:
• "[...] when faced with the choice ... a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor."
Quando confrontado com a escolha ... uma planta escolherá o pote misterioso quando as condições forem suficientemente precárias.
• "[...] When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount."
Quando os níveis de nutrientes estavam baixos, as plantas colocavam mais raízes no pote imprevisível. Mas quando os nutrientes eram abundantes, elas escolhiam aquele que sempre tinha a mesma quantidade de nutrientes.

20  (FUVEST-2017-1ªFASE-VESTIBULAR)

Conforme o texto, um dos elementos da metodologia empregada nos experimentos foi

a) o número de mudas plantadas.
b) a técnica de divisão de raízes.
c) a localização dos vasos na estufa.
d) a escolha da variedade de ervilha.
e) o espaçamento das sementes nos vasos.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Conforme o texto, um dos elementos da metodologia empregada nos experimentos foi a técnica de divisão de raízes.
 TRECHO:
• "[...] In a set of experiments, Dr. Shemesh ... and Alex Kacelnik ... grew pea plants and split their roots between two pots."
•  Em um conjunto de experiências, o Dr. Shemesh ... e Alex Kacelnik ... CULTIVAVA plantas de ervilha e DIVIDIAM suas raízes entre dois potes.

21  (FUVEST-2017-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com os experimentos relatados no texto, em condições adversas, as plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes

a) abundantes.
b) estáveis.
c) básicos.
d) ideais.
e) variáveis.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com os experimentos relatados no texto, em condições adversas, as plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes variáveis.
 TRECHO:
• "[...] When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot."
•  Quando os níveis de nutrientes estavam baixos, as plantas colocavam mais raízes no pote imprevisível.

 TEXTO 2Texto para as questões 22 e 23.
       
A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the "like" button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners.
       
Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory.
       
The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been "liked" a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of "likes" that a photo had.
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
22  (FUVEST-2017-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa, observou-se que

a) fotos com imagens neutras provocaram menor impacto do que as que retratavam comportamento perigoso.
b) os participantes mostraram tendência a "curtir" uma imagem que já havia recebido número considerável de "curtidas".
c) os adolescentes demonstraram certo desconforto, quando solicitados a avaliar fotos produzidas por eles próprios.
d) as tarefas propostas aos participantes apresentaram limitações, por terem foco exclusivo na rede Instagram.
e) a metodologia adotada no experimento confirmou conclusões de estudos anteriores sobre redes sociais.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa, observou-se que os participantes mostraram tendência a "curtir" uma imagem que já havia recebido número considerável de "curtidas".
 TRECHO:
• "[...] The participants were more likely themselves to 'like' photos already depicted as having been "liked" a lot ..."
•  Os participantes eram mais propensos a curtir as fotos mostradas já muito "curtidas" antes.

23  (FUVEST-2017-1ªFASE-VESTIBULAR)

Conforme o texto, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de

a) memória recente.
b) defesa.
c) recompensa.
d) repetição.
e) inibição.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Conforme o texto, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de recompensa.
 TRECHO:
• "[...] When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of 'likes' that a photo had."
•  Quando ela analisou os resultados do IRMM, o Dr. Sherman descobriu que a atividade no 'núcleo accumbens', um centro de circuitos de recompensa no cérebro, aumentou com o número de "gostos" que uma foto tinha.