Powered By Blogger

domingo, 17 de novembro de 2019

FAMERP-SP-2018-Vestibular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP -Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-FAMERP-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP-VESTIBULAR-2018. Prova aplicada em 12/2017.
_____________________________________________________________________________
A prova de inglês tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da FAMERP/SP.
www.bbc.com
www.scientificamerican.com
www.nytimes.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 questões.
➦ Foco: 
Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS presentes nas provas da FAMERP :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso :
➝ ] 
🔄Expressões comuns :
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas :
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões de 11 a 20. 
_____________________________________________________________________________
Can plants hear?
Flora may be able to detect the sounds of flowing water or munching insects
_____________________________________________________________________________
1
Pseudoscientific claims that music helps plants grow have been made for decades, despite evidence that is shaky at best. Yet new research suggests some flora may be capable of sensing sounds, such as the gurgle of water through a pipe or the buzzing of insects.
2
In a recent study, Monica Gagliano, an evolutionary biologist at the University of Western Australia, and her colleagues placed pea seedlings in pots shaped like an upside-down Y. One arm of each pot was placed in either a tray of water or a coiled plastic tube through which water flowed; the other arm had dry soil. The roots grew toward the arm of the pipe with the fluid, regardless of whether it was easily accessible or hidden inside the tubing. “They just knew the water was there, even if the only thing to detect was the sound of it flowing inside the pipe,” Gagliano says. Yet when the seedlings were given a choice between the water tube and some moistened soil, their roots favored the latter. She hypothesizes that these plants use sound waves to detect water at a distance but follow moisture gradients to home in on their target when it is closer.
3
The research, reported earlier this year in Oecologia, is not the first to suggest flora can detect and interpret sounds. A 2014 study showed the rock cress Arabidopsis can distinguish between caterpillar chewing sounds and wind vibrations – the plant produced more chemical toxins after “hearing” a recording of feeding insects. “We tend to underestimate plants because their responses are usually less visible to us. But leaves turn out to be extremely sensitive vibration detectors,” says lead study author Heidi M. Appel, an environmental scientist now at the University of Toledo.
(Marta Zaraska. www.scientificamerican.com, 17.05.2017.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  11 :
What is the topic mainly about?
a) Chemical toxins can affect plants.
b) Some flora may be capable of sensing sounds.
c) Insects can detect and interpret sounds.
d) Music is believed to help plants grow.
e) Plants use sound waves to detect insects. 
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Toxinas químicas podem afetar as plantas.
b) Alguma flora pode ser capaz de detectar sons.
c) Os insetos podem detectar e interpretar sons.
d) Acredita-se que a música ajude as plantas a crescer.
e) As plantas usam ondas sonoras para detectar insetos.
➦No texto:
"[...] Pseudoscientific claims that music helps plants grow have been made for decades, despite evidence that is shaky at best. Yet new research suggests some flora may be capable of sensing sounds, such as the gurgle of water through a pipe or the buzzing of insects."
(Afirmações pseudocientíficas de que a música ajuda as plantas a crescer são feitas há décadas, apesar das evidências que são, na melhor das hipóteses, instáveis. No entanto, novas pesquisas sugerem que alguma flora pode ser capaz de detectar sons, como o barulho da água através de um cano ou o zumbido de insetos.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  12 :
De acordo com o segundo parágrafo,
a) as raízes cresceram para fora do tubo.
b) as raízes se dividiram no formato de um Y invertido.
c) a terra prejudicou o crescimento das ervilhas.
d) algumas ervilhas chegaram a crescer dentro do tubo.
e) as raízes cresceram em direção ao ramo com o líquido.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
"[...] One arm of each pot was placed in either a tray of water or a coiled plastic tube through which water flowed; the other arm had dry soil. The roots grew toward the arm of the pipe with the fluid, regardless of whether it was easily accessible or hidden inside the tubing."
(Um braço de cada vaso foi colocado em uma bandeja de água ou em um tubo de plástico enrolado através do qual a água corria; o outro braço tinha solo seco. As raízes cresceram em direção ao braço do tubo com o fluido, independentemente de ser facilmente acessível ou escondido dentro do tubo.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  13 :
In the excerpt from the second paragraph “Yet when the seedlings”, the word “yet” indicates
a) contrast.
b) emphasis.
c) explanation.
d) condition.
e) time.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) contrast.
b) emphasis.
c) explanation.
d) condition.
e) time.
➦YET (contudo, entretanto) transmite ideia de contraste.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  14 :
In the excerpt from the second paragraph “their roots favored the latter”, the words in bold refer to
a) water tube.
b) choice.
c) moistened soil.
d) Gagliano.
e) roots.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) water tube.
b) choice.
c) moistened soil(solo umedecido).
d) Gagliano.
e) roots.
Resolução
➦ THE LATTER(o último) refere-se a solo umedecido.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  15 :
No trecho do terceiro parágrafo “The research, reported earlier”, o termo em destaque indica
a) lugar.
b) ênfase.
c) preferência.
d) tempo.
e) certeza.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) lugar.
b) ênfase.
c) preferência.
d) tempo.
e) certeza.
➦ EARLIER(mais cedo, anteriormente, no começo de) transmite ideia de tempo.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  16 :
De acordo com as ideias apresentadas pelo texto, a frase que contém uma ideia de suposição é:
a) “Monica Gagliano, an evolutionary biologist”.
b) “She hypothesizes that these plants use sound waves”.
c) “her colleagues placed pea seedlings in pots”.
d) “the plant produced more chemical toxins”.
e) “They just knew the water was there”.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦“She hypothesizes that these plants use sound waves”. transmite ideia de suposição.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  17 :
In the excerpt from the third paragraph “the first to suggest flora can detect”, the word in bold indicates
a) an ability.
b) a suggestion.
c) a knowledge.
d) an explanation.
e) a request.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦O modal CAN(pode) no contexto transmite ideia de uma habilidade.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  18 :
No trecho do terceiro parágrafo “the rock cress Arabidopsis can distinguish", o termo em destaque tem sentido semelhante, em português, a
a) decodificar.
b) desencadear.
c) deduzir.
d) diferenciar.
e) dividir.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O verbo "to distinguish" = distinguir, diferenciar. 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  19 :
No terceiro parágrafo, o trecho “We tend to underestimate plants” indica que temos a tendência de
a) desconsiderar as plantas.
b) desqualificar as plantas.
c) superestimar as plantas.
d) desrespeitar as plantas.
e) subestimar as plantas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦O verbo "to underestimate" = subestimar.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  20 :
O trecho do terceiro parágrafo “But leaves turn out to be extremely vibrations detectors” indica que as folhas
a) crescem de acordo com os sons detectados.
b) são capazes de detectar vibrações sonoras.
c) são capazes de vibrar conforme a necessidade.
d) podem ser impedidas de detectar vibrações sonoras.
e) são capazes de se transformar conforme a vibração.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - FALSO COGNATO:
➦SENSITIVE ➝ sensíveis.

FAMERP-SP-2019-Vestibular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP -Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-FAMERP-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP-VESTIBULAR-2019. Prova aplicada em 11/12/2018.
_____________________________________________________________________________
A prova de inglês tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da FAMERP/SP.
www.bbc.com
http://time.com
www.nytimes.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 questões.
➦ Foco: 
Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS presentes nas provas da FAMERP :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Britânica: PROSPECT.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso :
➝ ] 
🔄Expressões comuns :
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas :
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões de 11 a 20.
_____________________________________________________________________________
1
There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.
2
By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory. 
3
I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. "It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught."
4
Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels "very much aware" of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.
5
It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.
(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  11 :
The text is mainly about
(A) Michael Fuller’s dreams for the future.
(B) a young autistic boy’s relantionship with sound and music.
(C) the use of music in dealing with autism.
(D) a modern-day composer and his inspiration sources.
(E) stories of resilience, just like Michael Fuller’s.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O texto é principalmente sobre
(A) Os sonhos de Michael Fuller para o futuro.
(B) o relacionamento de um garoto autista com som e música.
(C) o uso da música para lidar com o autismo.
(D) um compositor moderno e suas fontes de inspiração.
(E) histórias de resiliência, assim como as de Michael Fuller.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  12 :
In the excerpt from the first paragraph “has been with him for as long as he can remember”, the underlined expression indicates
(A) time.
(B) purpose.
(C) reason.
(D) consequence.
(E) comparison.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) time.
➦AS LONG AS(tanto tempo quanto) indica tempo.
(B) purpose.
(C) reason.
(D) consequence.

(E) comparison.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  13 :
De acordo com o primeiro e segundo parágrafos, Michael Fuller
(A) toca piano sem errar apenas diante de sua família.
(B) fica perturbado com os ruídos da rua ou dos trens.
(C) sonha conseguir tocar peças complexas de memória.
(D) cria melodias a partir de ruídos de trens sobre trilhos.
(E) costuma baixar músicas clássicas no celular.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) toca piano sem errar apenas diante de sua família.
(B) fica perturbado com os ruídos da rua ou dos trens.
(C) sonha conseguir tocar peças complexas de memória.
(D) cria melodias a partir de ruídos de trens sobre trilhos.
(E) costuma baixar músicas clássicas no celular.
➦No texto:
"[...] There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction."
(Não há nada convencional no relacionamento de Michael Fuller, de 17 anos, com a música. Como alguém com autismo de alto funcionamento que vê o mundo através do som, criar melodias a partir da agitação da rua ou dos trens nas pistas se sente mais natural do que qualquer interação social.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  14 :
In the excerpt from the second paragraph "he could quickly perform complex pieces", the underlined word indicates
(A) permission.
(B) ability.
(C) obligation.
(D) advice.
(E) request.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - MODAL VERB :
(A) permission.
(B) ability.
(C) obligation.
(D) advice.
(E) request.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  15 :
De acordo com o terceiro parágrafo, Michael Fuller (A) tinha a música como algo natural.
(B) foi forçado a estudar piano quando criança.
(C) alcançou o sucesso por meio da internet.
(D) não queria que ninguém o ensinasse a tocar piano.
(E) só gostava de ouvir música alta.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) tinha a música como algo natural.
(B) foi forçado a estudar piano quando criança.
(C) alcançou o sucesso por meio da internet.
(D) não queria que ninguém o ensinasse a tocar piano.
(E) só gostava de ouvir música alta.
➦No texto:
"[...] It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught."
("Era muito orgânico. Eu ouvia com muita profundidade e a música seria implantada em minha mente. Eu podia então tocar no piano - tudo sem ser ensinado".)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  16 :
No trecho do terceiro parágrafo "sought more music", o termo sublinhado tem sentido semelhante, em português, a
(A) compunha.
(B) buscava.
(C) comprava.
(D) ouvia.
(E) tocava.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) compunha.
(B) buscava.(to seek ➝ seek/sought/sought)
(C) comprava.
(D) ouvia.
(E) tocava.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  17 :
O trecho do quarto parágrafo "Michael feels 'very much aware' of how different his approach is to music" indica que Michael Fuller
(A) às vezes sente muita vergonha por compor uma música tão diferente.
(B) se sente muito contente com a diversidade de sua produção musical.
(C) se sente muito diferente ao compor suas músicas.
(D) às vezes sente vergonha por ser uma pessoa diferente.
(E) está ciente do quão diferente é sua abordagem musical.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
"[...] Michael feels 'very much aware' of how different his approach is to music"
(Michael se sente "muito consciente" de quão diferente é sua abordagem da música)
*aware ➝ consciente.
*approach ➝ abordagem.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  18 :
No trecho do quarto parágrafo "This, his mother says”, o termo sublinhado refere-se ao fato de Michael
(A) ter se tornado um grande pianista ainda criança. (B) pertencer a uma comunidade que só ouvia reggae.
(C) ter se apaixonado pela música clássica.
(D) ser um símbolo de superação por meio da música.
(E) vir de uma família que não conhecia os compositores clássicos.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) ter se tornado um grande pianista ainda criança. (B) pertencer a uma comunidade que só ouvia reggae.
(C) ter se apaixonado pela música clássica.
(D) ser um símbolo de superação por meio da música.
(E) vir de uma família que não conhecia os compositores clássicos.
➦No texto:
"[...] Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels "very much aware" of how different his approach is to music"

(Crescer em uma família que ouvia reggae em vez de música clássica, Michael sente-se "muito consciente" de quão diferente é sua abordagem da música.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  19 :
O quinto parágrafo afirma que o jovem músico
(A) enfrenta dificuldades para compor suas próprias peças.
(B) tem um estilo musical próprio e inédito.
(C) também gosta de escrever letras de canções.
(D) leva um longo tempo até conseguir compor suas peças.
(E) almeja se tornar um artista reconhecido.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O quinto parágrafo afirma que o jovem músico
(A) enfrenta dificuldades para compor suas próprias peças.
(B) tem um estilo musical próprio e inédito.
(C) também gosta de escrever letras de canções.
(D) leva um longo tempo até conseguir compor suas peças.
(E) almeja se tornar um artista reconhecido.
➦No texto:
"[...] Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist."
(Michael quer nutrir sua composição para alcançar sua ambição de se tornar um artista clássico reconhecido.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  20 :
In the text, the excerpt that best represents an alternative to something previously expressed is:
(A) “As someone with high-functioning autism” (1st paragraph).
(B) “a surprise to the family and myself” (4th paragraph).
(C) “I’ve got a symphony” (2nd paragraph).
(D) “Instead, Michael is determined” (5th paragraph). (E) “I liked what I was hearing” (3rd paragraph).
_____________________________________________________________________________

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: