Powered By Blogger

domingo, 18 de agosto de 2019

UNIFESP – VUNESP – 2018 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

•  UNIFESP-2018-VESTIBULAR-14/12/17.

www.vunesp.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 15 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Tirinha | http://etxerox.blogspot.com.br |
 Text (2) – Mobile milestones: how your phone became an essential part of your life | www.theguardian.com |
 Text (3) – Tirinha | http://etxerox.blogspot.com.br |


01-A, 02-E, 03-B, 04-D, 05-A
06-E, 07-C, 08-D, 09-B, 10-A
11-A, 12-E, 13-E, 14-E, 15-E


 PROVA:

 TEXT 1Leia os quadrinhos para responder às questões de 01 a 03.
👉 Questão  31 :

Os quadrinhos têm como tema principal

(A) o uso excessivo de mídias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
Os quadrinhos têm como tema principal
(A) o uso excessivo de mídias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• 1º quadrinho:
Boy: I need to use the computer. Preciso usar o computador.
Girl: Hold on. Let me see if anyone wrote on my facebook...wall...nope. Espera! Deixa eu ver se alguém escreveu no meu facebook ... parede ... não.
• 2º quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone replied to me on twitter...Nope. Agora deixe-me ver se alguém me respondeu no twitter ... Não.
• 3º quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone started following my tumblr... Agora deixe-me ver se alguém começou a seguir meu tumblr...
• 4º quadrinho:
Boy: Done? Pronto? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope. Deixe-me verificar o Facebook novamente alguém poderia ter escrito algo nos últimos 30 segundos ... não há nada.
• 5º quadrinho:
Girl: Let me check twitter again...Now tumblr. Deixe-me checar o twitter de novo ... Agora o tumblr.
• 6º quadrinho:
Boy: Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.
Girl: Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Nos quadrinhos, inicialmente vemos um menino pedindo a irmã para usar o computador. No entanto, a menina não cede o computador visto que ela esta percorrendo nas mídias sociais quase que infinitamente o que promove a desistência do irmão em usar o computador.
2) No último quadrinho, o garoto diz a menina que esta usando o computador: 'Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.'
3) Perceba que, segundo os quadrinhos, não há denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes, até porque não houve conflito entre os irmãos pelo fato da menina não ter cedido o computador ao irmão.
4) Portanto, o tema principal dos quadrinhos é o do uso excessivo de mídias sociais por parte dos adolescentes.

👉 Questão  32 :
A lacuna numerada no quarto quadrinho deve ser preenchida por
(A) is writing.
(B) have written.
(C) used to write.
(D) might write.
(E) could have written.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
PAST MODAL = Modal Verb + HAVE + Past Participle 
:
• EXPLANATION
1) A questão é sobre Past Modals, conhecimento de formas verbais, a ideia transmitida por uma forma verbal.
2) Vamos ao trecho destacado:
Boy: Done? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.
2) Note que a irmã diz: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.'.
3) No contexto, a estrutura verbal deve referir-se ao passado (in the last 30 seconds) e até o momento da fala da menina, com o objetivo de sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado.
4) Situação típica de 'Past Modals'.
5) Os Past Modals(modal verb + have + past participle) nada mais são do que verbos modais no passado, a função deles é sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado, mas que por algum motivo aquilo acabou não se realizando.
6) No quadrinho, nos últimos 30 segundos, alguém poderia ter escrito algo.
7) Portanto, could have written é a estrutura que completa corretamente a lacuna.


👉 Questão  33 :

The word “loopy” can be replaced, with no meaning change, by

(A) affectionate.
(B) obsessed.
(C) upbeat.
(D) selfish.
(E) spoilt.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO 
:
• A palavra “loopy” pode ser substituída, sem alteração de significado, por
(A) affectionate. (afetuosa, carinhosa)
(B) obsessed. (obcecada, desvairada)
(C) upbeat. (otimista, bem-humorada)
(D) selfish. (egoísta, interesseira)
(E) spoilt. (mimada, cheia de mimi)
• EXPLANATION:
1) A questão é sobre vocábulos semanticamente equivalentes, relações entre as partes do texto, conhecimento lexical, adjetivos.
2) Vamos ao trecho do loopy:
- Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.
Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr.
3) A ideia contextual aqui é a seguinte: quando o menino diz que a irmã entrou em um loopy, ele está querendo dizer que a irmãzinha estava obcecada pela mídia, pois ela está acessando infinitamente o facebook, o twitter e o tumble de forma cíclica, sem fim.

TEXTOLeia o texto para responder às questões de 34 a 44.
Mobile milestones: how your phone became an essential part of your life
Has any device changed our lives as much, and as quickly, as the mobile phone? There are people today for whom the world of address books, street atlases and phone boxes seems very far away, lost in the mists of time. Following, there are just some of the big milestones from the past 30 years that have made almost everything we do easier, more public and very, very fast.
• The first phones arrive – and become status symbols
Few people got the chance to use the very early mobile phones. The first call was made in New York in 1973, but handsets with a network to use were not available until 1983 in the US, and 1985 in the UK. That first British mobile phone was essentially a heavy briefcase with a receiver attached by a wire. It cost £2,000 (£5,000 in today’s prices), and gave you half an hour’s chat on an overnight charge. Making a call was not something you could do subtly, but that wasn’t the point; the first handsets were there to be seen. They sent a message that you were bold and confident with new technology, that you were busy and important enough to need a mobile phone, and were rich enough to buy one.
• Text messages spawn a whole new language
The first mobiles worked with analogue signals and could only make phone calls, but the digital ones that followed in the early 1990s could send SMS messages as well. After the first message was sent on 3 December 1992, texting took off like a rocket, even though it was still a pretty cumbersome procedure. Handsets with predictive text would make things easier, but in the 1990s you could save a lot of time by removing all excess letters from a message, often the vowels, and so txtspk ws brn. Today the average mobile phone sends more than 100 texts per month.
• Phones turn us all into photographers...
There seemed to be no good reason for the first camera phones, which began to appear in 2002, with resolutions of about 0.3 megapixels. They took grainy, blurry pictures on postage stamp-sized screens, and even these filled the phone’s memory in no time. Gradually, though, as the quality improved, the uses followed. As well as the usual photos of friends and family, they were handy for “saving” pieces of paper, and in pubs you could take a picture of the specials board and take it back to your table. Modern camera phones have changed beyond recognition in the past 20 years. The new mobile phones boast the highest resolution dual camera on a smartphone: a 16-megapixel camera and a 20-megapixel camera side-by-side. The dual camera allows users to focus on their subjects, while blurring out the background, producing professional-looking portraits.
• …and we turn ourselves into celebrities
Twenty years ago people would have thought you a little strange if you took flattering photos of yourself and your lifestyle and then distributed them to your friends – let alone to members of the public. If you used printed photographs rather than a smartphone app, they would still think so today. Yet sharing our lives on social media is now the norm, not the exception – and it was the camera phone that made it all possible. Now, some phones come with an enormous 64GB of memory, so you can capture, share and store an almost countless number of videos and pictures – well, certainly enough to keep up with the Kardashians.
(www.theguardian.com, 07.07.2017. Adaptado.)
👉 Questão  34 
De acordo com o texto, um dos aspectos positivos dos telefones celulares é que eles
(A) estimularam o narcisismo das pessoas por meio da propagação de suas imagens.
(B) são usados cada vez mais no âmbito profissional que no pessoal.
(C) se tornaram símbolos de poder.
(D) tornaram mais rápida grande parte das nossas atividades.
(E) desenvolveram a criatividade linguística e o senso artístico das pessoas.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, um dos aspectos positivos dos telefones celulares é que eles
*Alternativa (A): estimularam o narcisismo das pessoas por meio da propagação de suas imagens.
*Alternativa (B): são usados cada vez mais no âmbito profissional que no pessoal.
*Alternativa (C): se tornaram símbolos de poder.
*Alternativa (D): tornaram mais rápida grande parte das nossas atividades.
*Alternativa (E): desenvolveram a criatividade linguística e o senso artístico das pessoas.
👉 Questão  35 
No texto, um dos exemplos da expressão “big milestones” (1o parágrafo) é
(A) a incorporação de câmeras fotográficas ao telefone celular.
(B) a atual irrelevância de mapas de ruas, sejam eles impressos ou virtuais.
(C) o alto preço dos telefones celulares.
(D) a criação de uma nova linguagem internacional para enviar mensagens por celular.
(E) o hábito de imprimir as imagens geradas por celular.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No texto, um dos exemplos da expressão “big milestones” (1o parágrafo) é
*Alternativa (A): a incorporação de câmeras fotográficas ao telefone celular.
*Alternativa (B): a atual irrelevância de mapas de ruas, sejam eles impressos ou virtuais.
*Alternativa (C): o alto preço dos telefones celulares.
*Alternativa (D): a criação de uma nova linguagem internacional para enviar mensagens por celular.
*Alternativa (E): o hábito de imprimir as imagens geradas por celular.
👉 Questão  36 
The mobile phones connected to a network were first accessible
(A) on 3 December 1992.
(B) in the 70’s.
(C) in 2002.
(D) in the 90’s.
(E) in the 80’s.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os telefones celulares conectados a uma rede foram acessados pela primeira vez...
*Alternativa (A): on 3 December 1992.
*Alternativa (B): in the 70’s.
*Alternativa (C): in 2002.
*Alternativa (D): in the 90’s.
*Alternativa (E): in the 80’s.
👉 Questão  37 
According to the third paragraph, people started to shorten words when writing messages by mobile phone because
(A) SMS became increasingly popular.
(B) each person usually sends an average of 100 messages.
(C) texting was a clumsy and slow process.
(D) analogue signals made the writing process too slow.
(E) predictive text was fast as a rocket.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o terceiro parágrafo, as pessoas começaram a encurtar palavras ao escrever mensagens pelo celular porque
*Alternativa (A): SMS tornou-se cada vez mais popular.
*Alternativa (B): cada pessoa geralmente envia uma média de 100 mensagens.
*Alternativa (C): mensagens de texto eram um processo desajeitado e lento.
*Alternativa (D): sinais analógicos tornaram o processo de gravação muito lento.
*Alternativa (E): o texto preditivo foi rápido como um foguete.
👉 Questão  38 
No trecho do terceiro parágrafo “by removing all excess letters from a message, often the vowels, and so txtspk ws brn”, o termo em destaque indica ideia de
(A) concordância.
(B) exemplificação.
(C) condição.
(D) decorrência.
(E) resumo.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): concordância.
*Alternativa (B): exemplificação.
*Alternativa (C): condição.
*Alternativa (D): decorrência.
*Alternativa (E): resumo.
👉 Questão  39 
According to the fourth paragraph,
(A) side-by-side dual cameras can only be used professionally.
(B) camera phones appeared to be pointless at the beginning.
(C) initial blurry pictures may be considered creative photography nowadays.
(D) the amount of megapixels does not ensure the production of good portraits.
(E) it took 20 years for the first camera phone to be engineered.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o quarto parágrafo,
*Alternativa (A): câmeras duplas lado a lado só podem ser usadas profissionalmente.
*Alternativa (B): telefones com câmera parecia ser inútil no início.
*Alternativa (C): fotos embaçadas iniciais podem ser consideradas fotografia criativa hoje em dia.
*Alternativa (D): a quantidade de megapixels não garante a produção de bons retratos.
*Alternativa (E): levou 20 anos para o primeiro telefone com câmera ser projetado.
👉 Questão  40 
No trecho do quarto parágrafo “and even these filled the phone’s memory”, o termo em destaque se refere a
(A) grainy, blurry pictures.
(B) postage stamp-sized screens.
(C) phone’s memory.
(D) camera phones.
(E) resolutions of about 0.3 megapixels.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): grainy, blurry pictures.
*Alternativa (B): postage stamp-sized screens.
*Alternativa (C): phone’s memory.
*Alternativa (D): camera phones.
*Alternativa (E): resolutions of about 0.3 megapixels.
👉 Questão  41 :
No trecho do quarto parágrafo “filled the phone’s memory in no time”, a expressão em destaque equivale, em português, a
(A) instantaneamente.
(B) nunca.
(C) de modo precipitado.
(D) de vez em quando.
(E) lentamente.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) instantaneamente.
(B) nunca.
(C) de modo precipitado.
(D) de vez em quando.
(E) lentamente.
👉 Questão  42 :
No trecho do quarto parágrafo “The dual camera allows users to focus on their subjects, while blurring out the background”, o termo em destaque indica ideia de
(A) alternância.
(B) semelhança.
(C) comparação.
(D) previsão.
(E) simultaneidade.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): alternância.
*Alternativa (B): semelhança.
*Alternativa (C): comparação.
*Alternativa (D): previsão.
*Alternativa (E): simultaneidade.
👉 Questão  43 :
De acordo com as informações do quinto parágrafo,
(A) mesmo com a grande capacidade de armazenamento dos celulares modernos, as pessoas ainda imprimem muitas fotos.
(B) grande parte das pessoas ainda considera que a divulgação de “selfies” não é de bom tom.
(C) desconhecidos podem fazer mau uso das fotos publicadas em mídias sociais.
(D) os jovens desejam se transformar em celebridades, como ocorreu com a família Kardashian.
(E) houve uma grande mudança de comportamento em relação à divulgação pública de fotos nos últimos 20 anos.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): mesmo com a grande capacidade de armazenamento dos celulares modernos, as pessoas ainda imprimem muitas fotos.
*Alternativa (B): grande parte das pessoas ainda considera que a divulgação de “selfies” não é de bom tom.
*Alternativa (C): desconhecidos podem fazer mau uso das fotos publicadas em mídias sociais.
*Alternativa (D): os jovens desejam se transformar em celebridades, como ocorreu com a família Kardashian.
*Alternativa (E): houve uma grande mudança de comportamento em relação à divulgação pública de fotos nos últimos 20 anos.
👉 Questão  44 :
No trecho do quinto parágrafo "they would still think so today", o termo em destaque se refere ao fato de as pessoas considerarem que alguém
(A) não tem noção de privacidade.
(B) respeita as normas sociais.
(C) busca apreciação.
(D) gosta de se exibir.
(E) é um pouco esquisito.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): não tem noção de privacidade.
*Alternativa (B): respeita as normas sociais.
*Alternativa (C): busca apreciação.
*Alternativa (D): gosta de se exibir.
*Alternativa (E): é um pouco esquisito.
 CARTOONExamine a tira.
👉 Questão  45 :

A tira evidencia que


(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mídias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mídia social para resolver seu relacionamento afetivo.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
A tira evidencia que
(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mídias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mídia social para resolver seu relacionamento afetivo.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
MULHER DE VERDE: I've broken up with Jim. Eu terminei com Jim.
MULHER DE VERMELHO: Really? How could he cope with it? Sério?! Como ele poderia lidar com isso?
MULHER DE VERDE: He doesn't know it yet. Twitter is down. Ele ainda não sabe. O Twitter está fora do ar.
• EXPLANATION:
1) Note que a mulher de roupa verde usou o twitter para terminar o relacionamento dela com o Jim e este ainda não cinte desta situação porque o Twitter está fora do ar, ou seja, está sem funcionamento. Coitado do Jim, kkk.
2) Perceba também que o Jim não é um cara tão ruim assim porque a mulher de roupa vermelha ao perguntar "Really? How could he cope with it?", há uma certa preocupação dela com o Jim, enfim, para ela o Jim é um cara legal e agora, como ele poderia lidar com isso?
3) O fato dmulher (roupa verde) terminar o relacionamento no twitter, infere-se que ela prefere usar mídias sociais a conversar pessoalmente.
4) Na tirinha, não foi mencionado o motivo do rompimento da mulher de roupa verde e o Jim. Sabe-se apenas que o término foi via twitter. Portanto não tem como saber contextualmente se a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
5) Contextualmente a mulher de roupa vermelha ficou surpresa( Really?) com a noticia do rompimento e a outra pergunta How could he cope with it? evidencia uma certa preocupação dela com o Jim, ou seja, ela não ficou triste ou feliz apenas manifestou o seu interesse no estado emocional do Jim.

UNIFESP – 2019 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – PROVA COM GABARITO COMENTADO & TEXTOS, CARTOONS TRADUZIDOS.

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNIFESP-2019-VESTIBULAR-13/12/2018.
 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 16 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Words that define the present | www.bbc.com |
 Text (2) – Cartoon | www.pinterest.co.uk |
 Text (3) – Why so few nurses are men | www.economist.com |
 Text (4) – Cartoon | www.nursebuff.com |
 PROVA:

❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 1:

Words that define the present
Palavras que definem o presente

At a time when the world is changing more quickly than ever before, we need a new vocabulary to help us grasp what’s happening.
Numa altura em que o mundo está mudando mais rapidamente do que nunca, precisamos de um novo vocabulário para nos ajudar a compreender o que está  acontecendo.


Catfishing
. This word would make more sense if it referred to fishing for cats, but in fact, it refers to people who construct false identities online. Whether out of boredom, loneliness or malice, they lure other people into continued messaging correspondence, thereby building false relationships with them (the apparent source of the term 'catfish' is a 2010 documentary called Catfish, whose verity, ironically enough, has been questioned).
Catfishing. Esta palavra faria mais sentido se se referisse à pesca de gatos, mas, de facto, refere-se a pessoas que constroem identidades falsas online. Seja por tédio, solidão ou malícia, atraem outras pessoas para uma correspondência contínua de mensagens, construindo assim falsas relações com elas (a aparente origem do termo "catfish" é um documentário de 2010 chamado Catfish, cuja veracidade, ironicamente, tem sido questionada).

There are two ways of looking at this:
Há duas formas de ver esta questão:

1) The internet/ cyberspace is wonderful, because it gives people the freedom to augment or totally change their identities, and this is a marvellous new dawn for human expression, a new step in human evolution.
1) A Internet/o ciberespaço é maravilhoso, porque dá às pessoas a liberdade de aumentarem ou mudarem totalmente as suas identidades, e isto é um maravilhoso novo amanhecer para a expressão humana, um novo passo na evolução humana.

2) Nah, it’s a false dawn, because the internet is essentially a libertarian arena, and, as such, an amoral one (lots of “freedoms” but with no attendant social obligations); it is a new jungle where we must watch our backs and struggle for survival, surely a backward step in evolution.
2) Não, é um falso amanhecer, porque a Internet é essencialmente uma arena libertária e, como tal, amoral (muitas "liberdades", mas sem obrigações sociais associadas); é uma nova selva onde temos de ter cuidado e lutar pela sobrevivência, certamente um passo atrás na evolução.

I lean toward the latter.
Inclino-me para a segunda opção.
(Cameron Laux. www.bbc.com, 08.08.2018. Adaptado.)

 QUESTIONÁRIO:

👉 Questão  31 :

De acordo com o texto, o termo catfishing

(A) é baseado em um filme com narrativa equivocada.
(B) representa um tipo de jogo entre duas identidades fictícias na internet.
(C) é atribuído a uma plataforma on-line de relacionamentos na internet.
(D) denuncia relacionamentos que estão se tornando essencialmente virtuais.
(E) implica interpretações que podem ser positivas ou negativas.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, o termo catfishing...
*Alternativa (A): é baseado em um filme com narrativa equivocada.
*Alternativa (B): representa um tipo de jogo entre duas identidades fictícias na internet.
*Alternativa (C): é atribuído a uma plataforma on-line de relacionamentos na internet.
*Alternativa (D): denuncia relacionamentos que estão se tornando essencialmente virtuais.
*Alternativa (E): implica interpretações que podem ser positivas ou negativas.
• Segundo o texto, o termo catfishing apresenta duas maneiras ou interpretações de ser vista.
"[...] There are two ways of looking at this"
(Existem duas maneiras de ver isso.)

👉 Questão  32 :

According to the first paragraph, new words like “catfishing” are necessary because they

(A) aid older people who may not understand what young people mean.
(B) describe a generational conflict between outdated and new manners.
(C) prove that new behaviours appear and vanish too quickly.
(D) help people to understand transformations in the world.
(E) show that language is not supposed to be stagnant.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
According to the first paragraph, new words like “catfishing” are necessary because they
*Alternativa (A): aid older people who may not understand what young people mean.(Elas ajudam pessoas mais velhas que podem não entender o que os jovens querem dizer.)
*Alternativa (B): describe a generational conflict between outdated and new manners.(Elas descrevem um conflito geracional entre modos ultrapassados e novos.)
*Alternativa (C): prove that new behaviours appear and vanish too quickly.(Elas provam que novos comportamentos aparecem e desaparecem muito rapidamente.)
*Alternativa (D): help people to understand transformations in the world.(Elas ajudam as pessoas a entender as transformações no mundo.)
*Alternativa (E): show that language is not supposed to be stagnant.(Elas mostram que a linguagem não deve ser estagnada.)

👉 Questão  33 :
No trecho do segundo parágrafo

“they lure other people into continued messaging correspondence”, o termo sublinhado tem sentido, em português, de

(A) selecionar.
(B) atrair.
(C) desprezar.
(D) conversar.
(E) impressionar.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) selecionar.
(B) atrair.
(C) desprezar.
(D) conversar.
(E) impressionar.

👉 Questão  34 :

O trecho do terceiro parágrafo "we must watch our backs" significa que devemos

(A) enfrentar os desafios de frente.
(B) lutar contra as adversidades da vida.
(C) prestar atenção para não sermos pegos de surpresa.
(D) virar as costas para pessoas desagradáveis.
(E) deixar o passado para trás.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) enfrentar os desafios de frente.
(B) lutar contra as adversidades da vida.
(C) prestar atenção para não sermos pegos de surpresa.
(D) virar as costas para pessoas desagradáveis.
(E) deixar o passado para trás.

👉 Questão  35 :

No trecho final do terceiro parágrafo "I lean toward the latter", a expressão sublinhada refere-se

(A) à evolução humana proporcionada pela internet.
(B) ao primeiro item numerado no parágrafo.
(C) ao segundo item numerado no parágrafo.
(D) aos conceitos relacionados à internet e ao ciberespaço.
(E) à internet como espaço de liberdade.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - Estrutura: the former...the latter (o primeiro...o último) :
(A) à evolução humana proporcionada pela internet.
(B) ao primeiro item numerado no parágrafo.
(C) ao segundo item numerado no parágrafo.
(D) aos conceitos relacionados à internet e ao ciberespaço.
(E) à internet como espaço de liberdade.

❑ TEXTO 2 - CARTOON:
(www.pinterest.co.uk)
❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 2 - CARTOON:
  • "I just want someone to love and accept me for who I pretend to be on the internet."
  • Só quero que alguém me ame e aceite-me pelo que finjo ser na Internet.
👉 Questão  36 :

The woman

(A) regrets that people accept only her internet identity.
(B) presents herself in an unreal way on the internet.
(C) discovered that her date is catfishing on the internet.
(D) wishes to be like someone she met on the internet.
(E) fell in love with a fake internet profile.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
The woman
A mulher
(A) regrets that people accept only her internet identityLAMENTA que as pessoas aceitem apenas sua identidade na internet.
(B) presents herself in an unreal way on the internet. 
APRESENTA-SE de maneira irreal na internet.
(C) discovered that her date is catfishing on the internet. DESCOBRIU que o seu ficante é um catfishing na internet.
(D) wishes to be like someone she met on the internetDESEJA ser como alguém que ela conheceu na internet.
(E) fell in love with a fake internet profile. 
APAIXONOU-SE por um perfil falso da internet.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• "[...] I just want someone to love and accept me for who I pretend to be on the internet.Somente quero alguém que me ame e aceite-me pelo que eu finjo ser na internet.
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Na tirinha, a mulher deseja encontrar alguém que a ame pela pessoa que ela finge ser na internet, ou seja, a mulher tem um perfil falso na internet, ela é um catfishing na internet.
2) 'pretend to be on the internet' e 'an unreal way on the internet' são expressões semanticamente equivalentes.
3) Portanto, segundo a tirinha, a mulher apresenta-se de maneira fictícia na internet.

❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 3:
Why so few nurses are men
Por que tão poucos enfermeiros são homens


Ask health professionals in any country what the biggest problem in their health-care system is and one of the most common answers is the shortage of nurses. In ageing rich countries, demand for nursing care is becoming increasingly insatiable. Britain’s National Health Service, for example, has 40,000-odd nurse vacancies. Poor countries struggle with the emigration of nurses for greener pastures. One obvious solution seems neglected: recruit more men. Typically, just 5-10% of nurses registered in a given country are men. Why so few?
Pergunte aos profissionais de saúde de qualquer país qual é o maior problema do seu sistema de saúde e uma das respostas mais comuns é a falta de enfermeiros. Nos países ricos e envelhecidos, a procura de cuidados de enfermagem está a tornar-se cada vez mais insaciável. O Serviço Nacional de Saúde britânico, por exemplo, tem cerca de 40.000 vagas de enfermeiros. Os países pobres debatem-se com a emigração de enfermeiros para pastos mais verdes. Uma solução óbvia parece ter sido negligenciada: recrutar mais homens. Normalmente, apenas 5 a 10% dos enfermeiros registados num determinado país são homens. Porquê tão poucos?

Views of nursing as a "woman's job" have deep roots. Florence Nightingale, who established the principles of modern nursing in the 1860s, insisted that men’s “hard and horny” hands were "not fitted to touch, bathe and dress wounded limbs". In Britain the Royal College of Nursing, the profession’s union, did not even admit men as members until 1960. Some nursing schools in America started admitting men only in 1982, after a Supreme Court ruling forced them to. Senior nurse titles such as “sister” (a ward manager) and "matron" (which in some countries is used for men as well) do not help matters. Unsurprisingly, some older people do not even know that men can be nurses too. Male nurses often encounter patients who assume they are doctors.
A visão da enfermagem como um "trabalho de mulher" tem raízes profundas. Florence Nightingale, que estabeleceu os princípios da enfermagem moderna na década de 1860, insistia que as mãos "duras e excitadas" dos homens não eram "adequadas para tocar, banhar e vestir os membros feridos". Na Grã-Bretanha, o Royal College of Nursing, o sindicato da profissão, só admitiu homens como membros em 1960. Algumas escolas de enfermagem na América começaram a admitir homens apenas em 1982, depois de uma decisão do Supremo Tribunal as ter obrigado a isso. Os títulos de enfermeiro sênior, como "sister" (chefe de enfermaria) e "matron" (que nalguns países também é utilizado para os homens) não ajudam. Não é de surpreender que algumas pessoas mais velhas nem sequer saibam que os homens também podem ser enfermeiros. Os enfermeiros do sexo masculino deparam-se frequentemente com doentes que pensam que eles são médicos.

Another problem is that beliefs about what a nursing job entails are often outdated – in ways that may be particularly off-putting for men. In films, nurses are commonly portrayed as the helpers of heroic male doctors. In fact, nurses do most of their work independently and are the first responders to patients in crisis. To dispel myths, nurse-recruitment campaigns display nursing as a professional job with career progression, specialisms like anaesthetics, cardiology or emergency care, and use for skills related to technology, innovation and leadership. However, attracting men without playing to gender stereotypes can be tricky. “Are you man enough to be a nurse?”, the slogan of an American campaign, was involved in controversy.
Outro problema é que as crenças sobre o que implica um trabalho de enfermagem estão muitas vezes desatualizadas - de formas que podem ser particularmente desagradáveis para os homens. Nos filmes, as enfermeiras são geralmente retratadas como ajudantes de médicos heróicos. Na realidade, os enfermeiros fazem a maior parte do seu trabalho de forma autônoma e são os primeiros a responder aos doentes em crise. Para dissipar os mitos, as campanhas de recrutamento de enfermeiros apresentam a enfermagem como um trabalho profissional com progressão na carreira, especializações como anestesia, cardiologia ou cuidados de emergência, e utilização de competências relacionadas com a tecnologia, a inovação e a liderança. No entanto, atrair os homens sem jogar com os estereótipos de género pode ser complicado. "Are you man enough to be a nurse?" (És suficientemente homem para ser enfermeiro?), o slogan de uma campanha americana, foi alvo de controvérsia.

Nursing is not a career many boys aspire to, or are encouraged to consider. Only two-fifths of British parents say they would be proud if their son became a nurse. Because of all this, men who go into nursing are usually already closely familiar with the job. Some are following in the career footsteps of their mothers. Others decide that the job would suit them after they see a male nurse care for a relative or they themselves get care from a male nurse when hospitalised. Although many gender stereotypes about jobs and caring have crumbled, nursing has, so far, remained unaffected.
A enfermagem não é uma carreira a que muitos rapazes aspirem ou que sejam encorajados a considerar. Apenas dois quintos dos pais britânicos dizem que se sentiriam orgulhosos se o seu filho se tornasse enfermeiro. Por tudo isto, os homens que enveredam pela enfermagem estão geralmente já muito familiarizados com a profissão. Alguns estão a seguir os passos profissionais das suas mães. Outros decidem que a profissão lhes convém depois de verem um enfermeiro a cuidar de um familiar ou de serem eles próprios tratados por um enfermeiro quando estão hospitalizados. Apesar de muitos estereótipos de gênero sobre o trabalho e a prestação de cuidados se terem desmoronado, a enfermagem não foi, até agora, afetada.
(www.economist.com, 22.08.2018. Adaptado.)
👉 Questão  37 :
The excerpt from the first paragraph "In ageing rich countries, demand for nursing care is becoming increasingly insatiable" means that
(A) some rich people can pay for private nurses to assist them.
(B) most nurses refuse to assist elderly people even when they are well paid.
(C) rich countries can afford nursing care for their population in hospitals.
(D) the demand for nurses is stable in most ageing rich countries.
(E) the older the population in rich countries, the greater the need for nursing care.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O trecho do primeiro parágrafo "Nos países ricos e idosos, a demanda por cuidados de enfermagem está se tornando cada vez mais insaciável" significa que
*Alternativa (A): algumas pessoas ricas podem pagar por enfermeiros privados para ajudá-los.
*Alternativa (B): a maioria das enfermeiras se recusa a assistir idosos mesmo quando são bem remunerados.
*Alternativa (C): países ricos podem pagar cuidados de enfermagem para sua população em hospitais.
*Alternativa (D): a demanda por enfermeiros é estável na maioria dos países ricos em envelhecimento.
*Alternativa (E): quanto mais velha a população dos países ricos, maior a necessidade de cuidados de enfermagem.
👉 Questão  38 :

No trecho do primeiro parágrafo

“Poor countries struggle with the emigration of nurses for greener pastures”, a expressão sublinhada tem sentido de

(A) qualificação educacional.
(B) estabilidade familiar.
(C) superação do desemprego.
(D) melhores condições profissionais.
(E) vida tranquila no campo.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): qualificação educacional.
*Alternativa (B): estabilidade familiar.
*Alternativa (C): superação do desemprego.
*Alternativa (D): melhores condições profissionais.
*Alternativa (E): vida tranquila no campo.
👉 Questão  39 :
De acordo com o segundo parágrafo,

(A) os pacientes preferem ser cuidados por enfermeiras e tratados por médicos.
(B) a Suprema Corte dos Estados Unidos vetou a admissão de homens em escolas de enfermagem em 1982.
(C) Florence Nightingale foi a primeira enfermeira do Reino Unido, em 1860.
(D) uma tradição histórica desencorajava e até impedia homens de serem enfermeiros.
(E) a enfermagem é realmente mais adequada às mulheres.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A):os pacientes preferem ser cuidados por enfermeiras e tratados por médicos.
*Alternativa (B): a Suprema Corte dos Estados Unidos vetou a admissão de homens em escolas de enfermagem em 1982.
*Alternativa (C): Florence Nightingale foi a primeira enfermeira do Reino Unido, em 1860.
*Alternativa (D): uma tradição histórica desencorajava e até impedia homens de serem enfermeiros.
*Alternativa (E): a enfermagem é realmente mais adequada às mulheres.
"[...] Views of nursing as a "woman's job" have deep roots. Florence Nightingale, who established the principles of modern nursing in the 1860s, insisted that men’s "hard and horny" hands were "not fitted to touch, bathe and dress wounded limbs". In Britain the Royal College of Nursing, the profession’s union, did not even admit men as members until 1960."
(A visão da enfermagem como "trabalho de mulher" tem raízes profundas. Florence Nightingale, que estabeleceu os princípios da enfermagem moderna na década de 1860, insistiu que as mãos "duras e cheias de tesão" dos homens "não eram adequadas para tocar, banhar e vestir membros feridos". Na Grã-Bretanha, o Royal College of Nursing, o sindicato da profissão, nem sequer admitia homens como membros até 1960.)

👉 Questão  40 :

No trecho do segundo parágrafo

"did not even admit men as members until 1960", o termo sublinhado indica

(A) descrédito.
(B) ênfase.
(C) conclusão.
(D) generalização.
(E) conformidade.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) descrédito.
(B) ênfase.
(C) conclusão.
(D) generalização.
(E) conformidade.

👉 Questão  41 :
O trecho do terceiro parágrafo que exemplifica a visão ultrapassada sobre a enfermagem, que pode desestimular homens a seguirem a profissão, é:
(A) “attracting men without playing to gender stereotypes can be tricky”.
(B) “nurses do most of their work independently and are the first responders to patients in crisis”.
(C) “nurse-recruitment campaigns display nursing as a professional job with career progression, specialisms like anaesthetics, cardiology or emergency care”.
(D) “In films, nurses are commonly portrayed as the helpers of heroic male doctors”.
(E) “the slogan of an American campaign, was involved in controversy”.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O trecho do terceiro ano que exemplifica uma visão ultrapassada sobre a enfermagem, que pode desestimular homens a seguirem a profissão, é:
*Alternativa (A): “atrair homens sem jogar com os estereótipos de gênero pode ser complicado”.
*Alternativa (B): “os enfermeiros realizam a maior parte do seu trabalho de forma independente e são os primeiros a responder a pacientes em crise”.
*Alternativa (C): “as campanhas de recrutamento de enfermeiros mostram a enfermagem como um trabalho profissional com progressão na carreira, especialidades como anestesia, cardiologia ou atendimento de emergência”.
*Alternativa (D): “Nos filmes, as enfermeiras são comumente retratadas como auxiliares de médicos heróicos do sexo masculino”.
*Alternativa (E): “o slogan de uma campanha americana, esteve envolvido em controvérsias”.
👉 Questão  42 :

No trecho do terceiro parágrafo

"To dispel myths, nurse-recruitment campaigns", o termo sublinhado indica

(A) equivalência.
(B) adição.
(C) causa.
(D) contraste.
(E) finalidade.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) equivalência.
(B) adição.
(C) causa.
(D) contraste.
(E) finalidade.
👉 Questão  43 :

No trecho do quarto parágrafo

"Although many gender stereotypes about jobs and caring have crumbled", o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) because.
(B) otherwise.
(C) unless.
(D) though.
(E) therefore.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) because.
(B) otherwise.
(C) unless.
(D) though.
(E) therefore.

👉 Questão  44 :

No trecho do quarto parágrafo

"gender stereotypes about jobs and caring have crumbled", o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
(A) continued.
(B) aggregated.
(C) recovered.
(D) strengthened.
(E) collapsed.
• ANSWER (E)
(A) continued.
(B) aggregated.
(C) recovered.
(D) strengthened.
(E) collapsed.

❑ TEXTO 4 - CARTOON:

(www.nursebuff.com. Adaptado.)
❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 4 - CARTOON:
  • "The doctor has just finished his rounds. I'd better go soothe patients psyches."
  • O médico acabou de terminar as visitas dele. É melhor eu ir acalmar o psicológico dos pacientes.
👉 Questão  45 :

Compared to the previous text "Why so few nurses are men", the cartoon

(A) encourages both men and women to become nurses.
(B) confirms the stereotype of female nurses.
(C) suggests that nurses think that doctors are heroes.
(D) implies that men make better doctors.
(E) shows that doctors are often distressed.
• ANSWER (B)
- Em comparação com o texto anterior "Por que os enfermeiros são tão poucos", o cartoon...
(A) encourages both men and women to become nurses.
(incentiva homens e mulheres a se tornarem enfermeiros.)
(B) confirms the stereotype of female nurses.
(confirma o estereótipo das enfermeiras.)
(C) suggests that nurses think that doctors are heroes.
(sugere que as enfermeiras acham que os médicos são heróis.)
(D) implies that men make better doctors.
(implica que os homens são melhores como médicos.)
(E) shows that doctors are often distressed.
(mostra que os médicos estão frequentemente angustiados.)
• EXPLANATION
1) Tradução livre do cartoon:
"The doctor has just finished his rounds. I'd better go soothe patients psyches."
-O médico acabou de terminar as visitas dele. É melhor eu ir acalmar o psicológico dos pacientes.)
2) Na tirinha, vemos duas mulheres, uma recepcionista e a outra com vestimenta de uma profissional da área de saúde, ou seja, uma enfermeira.
3) Infere-se que se trata de uma enfermeira porque ela mesma diz 'O médico acabou de terminar as visitas dele. É melhor eu ir acalmar o psicológico dos pacientes.'
4) O primeiro destaque aqui, é que não há homem na tirinha ocupando o cargo de enfermeiro.
5) O segundo destaque aqui é uso do substantivo 'doctor'(médico ou médica) que é um substantivo que não possui gênero. No entanto devido o uso do adjetivo possessivo 'his' em "The doctor has just finished his rounds.', subtende-se que o 'doctor' aqui é um médico.
5) O 3º destaque é sobre "soothe" que funciona como verbo (to soothe = to make someone more calm and more relaxed when they are feeling nervous, worried, or upset) e sinônimo de  calm downcomfort (acalmar, confortar, apaziguar).
6) Em outro contexto de "aliviar uma dor física, por exemplo", verbo "soothe" é sinônimo de relieve, ease, alleviate, diminish, soften, assuage(aliviar, diminuir, suavizar, amenizar).
7) Portanto, o cartoon confirma o estereótipo das enfermeiras através da fala da enfermeira 'É melhor eu ir acalmar o psicológico dos pacientes.', em outras palavras, o cartoon destaca o estereótipo de que as enfermeiras são mais acolhedoras para o trabalho de enfermagem.
8) Apenas para reforço, veja outros exemplos com o verbo "soothe":
• She was doing her best to soothe the crying baby.(Ela estava fazendo o possível para acalmar o bebê que chorava.)
• She was so upset that it took half an hour to soothe.(Ela estava tão chateada que demorou meia hora para se acalmar.)
• He would take her in his arms and soothe her.(Ele a tomaria nos braços e a acalmaria.)
• It means to soothe someone with kind words.(Significa acalmar alguém com palavras amáveis.)
 Lemon with honey can soothe sore throats.
• The medicine soothes the pain of the inflammation.(O remédio alivia a dor da inflamação.)