Powered By Blogger

domingo, 23 de dezembro de 2018

UNESP–VUNESP-VESTIBULAR–2018.1–2ªFASE–LÍNGUA INGLESA–GABARITO, TEXTOS TRADUZIDOS & AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
 UNESP-2018-VESTIBULAR-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-1º SEMESTRE-2ª FASE-18/12/17.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 04 Questions.
  • Texto – Climate change: How do we know? | https://climate.nasa.gov | 


 TEXTO 1: Leia o texto para responder, em português, às questões de 01 a 04.
Climate change: How do we know?

This graph, based on the comparison of atmospheric samples contained in ice cores and more recent direct measurements, provides evidence that atmospheric CO2 has increased since the Industrial Revolution.

The Earth’s climate has changed throughout history. Just in the last 650,000 years there have been seven cycles of glacial advance and retreat, with the abrupt end of the last ice age about 7,000 years ago marking the beginning of the modern climate era – and of human civilization. Most of these climate changes are attributed to very small variations in Earth’s orbit that change the amount of solar energy our planet receives.

The current warming trend is of particular significance because most of it is extremely likely (greater than 95 percent probability) to be the result of human activity since the mid-20th century and proceeding at a rate that is unprecedented over decades to millennia.

Earth-orbiting satellites and other technological advances have enabled scientists to see the big picture, collecting many different types of information about our planet and its climate on a global scale. This body of data, collected over many years, reveals the signals of a changing climate.

The heat-trapping nature of carbon dioxide and other gases was demonstrated in the mid-19th century. Their ability to affect the transfer of infrared energy through the atmosphere is the scientific basis of many instruments flown by NASA. There is no question that increased levels of greenhouse gases must cause the Earth to warm in response.

https://climate.nasa.gov. Adaptado.)
 TEXTO 1: 
Climate change: How do we know?
Mudanças climáticas: como sabemos?
This graph, based on the comparison of atmospheric samples contained in ice cores and more recent direct measurements, provides evidence that atmospheric CO2 has increased since the Industrial Revolution.
Este gráfico, baseado na comparação de amostras atmosféricas contidas em núcleos de gelo e medições diretas mais recentes, fornece evidências de que o CO2 atmosférico aumentou desde a Revolução Industrial.
The Earth’s climate has changed throughout history.
O clima da Terra mudou ao longo da história.
Just in the last 650,000 years there have been seven cycles of glacial advance and retreat, with the abrupt end of the last ice age about 7,000 years ago marking the beginning of the modern climate era – and of human civilization.
Apenas nos últimos 650.000 anos, houve sete ciclos de avanço e recuo glacial, com o fim abrupto da última era glacial há cerca de 7.000 anos marcando o início da era climática moderna – e da civilização humana.
Most of these climate changes are attributed to very small variations in Earth’s orbit that change the amount of solar energy our planet receives.
A maioria dessas mudanças climáticas é atribuída a variações muito pequenas na órbita da Terra que alteram a quantidade de energia solar que nosso planeta recebe.
The current warming trend is of particular significance because most of it is extremely likely (greater than 95 percent probability) to be the result of human activity since the mid-20th century and proceeding at a rate that is unprecedented over decades to millennia.
A tendência atual de aquecimento é de particular importância porque a maior parte dela é extremamente provável (maior que 95 por cento de probabilidade) de ser o resultado da atividade humana desde meados do século XX e prosseguindo a uma taxa sem precedentes ao longo de décadas a milênios.
Earth-orbiting satellites and other technological advances have enabled scientists to see the big picture, collecting many different types of information about our planet and its climate on a global scale.
Satélites em órbita da Terra e outros avanços tecnológicos permitiram que os cientistas vissem o quadro geral, coletando muitos tipos diferentes de informações sobre nosso planeta e seu clima em uma escala global.
This body of data, collected over many years, reveals the signals of a changing climate.
Este conjunto de dados, coletados ao longo de muitos anos, revela os sinais de um clima em mudança.
The heat-trapping nature of carbon dioxide and other gases was demonstrated in the mid-19th century.
A natureza de retenção de calor do dióxido de carbono e outros gases foi demonstrada em meados do século XIX.
Their ability to affect the transfer of infrared energy through the atmosphere is the scientific basis of many instruments flown by NASA.
Sua capacidade de afetar a transferência de energia infravermelha pela atmosfera é a base científica de muitos instrumentos pilotados pela NASA.
There is no question that increased levels of greenhouse gases must cause the Earth to warm in response.
Não há dúvida de que o aumento dos níveis de gases de efeito estufa deve fazer com que a Terra aqueça em resposta.

01 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA) De acordo com o primeiro parágrafo:

a) como e quando terminaram os ciclos de avanços e retrocessos glaciais?
b) os antigos ciclos de mudanças climáticas são atribuídos a que fator? O que esse fator ocasionou?

RESPOSTAS:
- Os ciclos de avanços e retrocessos glaciais terminaram há 7.000 anos, com o final repentino da última era do gelo.
- A maior parte desses ciclos de mudanças climáticas é atribuída a variações mínimas na órbita terrestre.
- Uma mudança na quantidade de energia solar que o planeta recebe.

02 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) Quando começou a atual tendência de aquecimento global? Qual é a perspectiva futura para essa tendência?
b) Em que aspecto a atual tendência de aquecimento global difere das tendências anteriores?

RESPOSTAS:
- Iniciou-se em meados do século XX, como provável resultado da atividade humana.
- A perspectiva é que o atual aquecimento continue a avançar em índices sem precedentes nas próximas décadas.

03 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA) De acordo com o terceiro parágrafo:

a) o que permite que os cientistas obtenham dados sobre a Terra na atualidade?
b) que tipo de dados têm sido obtidos e o que revelam?

RESPOSTAS:
Satélites na órbita da Terra e outros avanços tecnológicos permitem que cientistas coletem dados sobre o aquecimento na atualidade.
- Há anos tem sido coletados diferentes tipos de informações sobre o nosso planeta e seu clima em escala global, revelando sinais de uma mudança climática.

04 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) Cite duas características atribuídas ao dióxido de carbono no quarto parágrafo.
b) Identifique a causa e o efeito estabelecidos no trecho do quarto parágrafo “There is no question that increased levels of greenhouse gases must cause the Earth to warm in response.”

RESPOSTAS:
- Retenção de calor e capacidade de afetar a transferência de energia infravermelha pela atmosfera.
Quanto maiores os níveis de gases de efeito estufa, maior o aquecimento do planeta Terra.

UNESP–VUNESP–2018.2–VESTIBULAR–2ªFASE–LÍNGUA INGLESA–GABARITO, TEXTOS TRADUZIDOS & AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• UNESP-2018-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-2ª FASE-10/06/2018.

 ESTRUTURA-PROVA:
  • 04 Questions.
  • Texto – Keep your head up: how smartphone addiction kills manners and moods | www.nytimes.com |



 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-2ª FASE-10/06/2018.
 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 04 Questions.
 Text – Keep your head up: how smartphone addiction kills manners and moods | www.nytimes.com |
 PROVA:
 TEXT :
 TRADUÇÃO - TEXT:
Keep your head up: how smartphone addiction kills
manners and moods
Mantenha a cabeça erguida: como o vício em smartphones mata maneiras e humores
The average human head weighs between 4.5 and 5.5 kilograms, and when we bend our neck to text or check Facebook on our smartphone, the gravitational pull on our head and the stress on our neck increases. That common position, pervasive among everyone from ordinary people to presidents, can damage the cervical spine curve. “Text neck” is becoming a medical issue that countless people suffer from, and the way we hang our heads has other health risks, too, according to a report published last year in The Spine Journal.
A cabeça humana média pesa entre 4,5 e 5,5 kg, e quando dobramos o pescoço para enviar mensagens de texto ou verificar o Facebook no nosso smartphone, a força gravitacional na nossa cabeça e o stress no nosso pescoço aumenta. Essa posição comum, difundida entre todos, desde pessoas comuns até presidentes, pode prejudicar a curva da coluna cervical. O «pescoço de texto» está se tornando uma questão médica de que incontáveis pessoas sofrem, e a forma como penduramos a cabeça também tem outros riscos para a saúde, segundo um relatório publicado no ano passado no The Spine Journal.
Posture has been proven to affect mood, behavior and memory, and frequent slouching can make us depressed, according to the National Center for Biotechnology Information. The way we stand affects everything from the amount of energy we have to bone and muscle development, and even the amount of oxygen our lungs can take in. And the remedy can be ridiculously simple: just sit up.
A postura tem sido comprovada para afetar o humor, comportamento e memória, e o freqüente abrandamento pode nos deixar deprimidos, de acordo com o Centro Nacional de Informações Biotecnológicas. A forma como estamos afeta tudo, desde a quantidade de energia que temos até ao desenvolvimento ósseo e muscular, e até mesmo a quantidade de oxigênio que os nossos pulmões podem absorver. E o remédio pode ser ridiculamente simples: apenas sentar-se.
Some 75 percent of Americans believe their smartphone usage doesn’t impact their ability to pay attention in a group setting, according to the Pew Research Center, and about a third of Americans believe that using phones in social settings actually contributes to the conversation. But does it? Etiquette experts and social scientists are adamantly united: no.
Cerca de 75% dos americanos acreditam que seu uso de smartphones não afeta sua capacidade de prestar atenção em um ambiente de grupo, de acordo com o Pew Research Center, e cerca de um terço dos americanos acreditam que usar telefones em ambientes sociais realmente contribui para a conversa. Mas será que sim? Especialistas em etiquetas e cientistas sociais estão firmemente unidos: não.
That "always-on" behavior that smartphones contribute to causes us to remove ourselves from our reality, experts said. And aside from the health consequences, if we’re head down, our communication skills and manners are slumped, too. But, ironically, that might not be how most of us see ourselves. “We think somehow that this antisocial behavior is not going to affect me,” said Niobe Way, professor of applied psychology at New York University.
Esse comportamento "sempre ativo" que os smartphones contribuem faz com que nos afastemos de nossa realidade, afirmaram os especialistas. E além das consequências para a saúde, se estivermos de cabeça para baixo, as nossas habilidades de comunicação e boas maneiras também são negligenciadas. Mas, ironicamente, talvez não seja assim que a maioria de nós se vê. "Pensamos de alguma forma que esse comportamento anti - social não me afetará", disse Niobe Way, professora de psicologia aplicada da Universidade de Nova Iorque.
Ms. Way studies technology’s role in shaping adolescent development. These head-down interactions take us away from the present, no matter what group we’re in, she said. And it’s not just a youth problem. It’s ingrained, learned, copied and repeated, much of it from mimicking adults. When kids see their parents head down, they emulate that action. The result is a loss of nonverbal cues, which can stunt development.
Ms. Way estuda o papel da tecnologia na formação do desenvolvimento adolescente. Estas interacções de cabeça para baixo afastam-nos do presente, independentemente do grupo em que estamos, disse ela. E não é apenas um problema da juventude. Está enraizada, aprendida, copiada e repetida, grande parte dela de imitar adultos. Quando as crianças vêem os pais a descer, imitam essa ação. O resultado é uma perda de sugestões não verbais, o que pode atrapalhar o desenvolvimento.
(Adam Popescu. www.nytimes.com, 25.01.2018. Adaptado.)
01 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-2ª FASE)
De acordo com o primeiro parágrafo:
a) Como a posição de digitar ou de consultar o smartphone afeta o pescoço? Que problema essa postura pode causar?
b) O que é "text neck" e qual a sua causa?
👍 Resposta   (A) 
* Quando curvamos nosso pescoço para digitar ou para consultar o smartphone, a força gravitacional em nossa cabeça e a tensão em nosso pescoço aumentam.
* Essa postura incorreta pode danificar a curvatura da nossa coluna cervical.

👍 Resposta   (B) 
b) "Text neck" é a postura incorreta que assumimos quando curvamos nosso pescoço para digitar ou consultar as mídias sociais nos smartphones.

02 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-2ª FASE)
De acordo com o segundo parágrafo:
a) Indique duas consequências de se manter uma postura incorreta, citadas pelo National Center for Biotechnology Information.
b) Que aspectos físicos são influenciados pela postura?
👍 Resposta   (A) 
a) Influenciar no nosso humor, comportamento e memória e a negligência postural frequente pode causar depressão.
👍 Resposta   (B) 
b) Potencial energético, desenvolvimento ósseo e muscular e, inclusive, causar deficiência de oxigenação pulmonar.

03 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-2ª FASE)
De acordo com o terceiro parágrafo:
a) Como pensam 75% dos estadunidenses em relação ao uso de smartphones, segundo a pesquisa do Pew Research Center? Além disso, o que pensa um terço dos estadunidenses?
b) Quem apresenta opinião contrária ao resultado revelado pela pesquisa do Pew Research Center?
👍 Resposta   (A) 
a) 75% dos estadunidenses acreditam que o uso de
smartphones não afeta a capacidade de se prestar
atenção quando estão em grupo e 1/3 acredita que
usá-los em reuniões sociais contribui para a
conversa.

👍 Resposta   (B) 
b) Especialistas em etiqueta e cientistas sociais discordam do Pew Research Center.

04 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-2ª FASE)
De acordo com o quinto parágrafo:
a) Além dos adultos, que grupos têm seu desenvolvimento prejudicado pelo comportamento de estar de "cabeça baixa" consultando o smartphone?
b) Como as crianças adquirem o comportamento de ficar de "cabeça baixa" e quais as consequências disso?
👍 Resposta   (A) 
* Adolescentes e crianças.
👍 Resposta   (B) 
* As crianças imitam o comportamento de seus pais.
* As consequências são: perda de sinais não verbalizados, o que pode dificultar seu desenvolvimento.

UNESP – 2018 – VESTIBULAR – 2º SEMESTRE – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS..

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE-13/05/2018.

 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Cartoon 1 | http://theatheistpig.com | Cartoon 2 http://s3.amazonaws.com |
 Text (2) – When it comes to politics and "fake news,"
facts aren't enough
 | 
www.npr.org |
 PROVA:
 TEXT 1:
 TRADUÇÃO - CARTOON 1:
➭ 1º QUADRINHO:
  • I'm tired of all this fake news. It's dividing our country.
  • Estou cansado de todas essas notícias falsas. Está dividindo nosso país.
  • How do you determine if news is fake or not? What method do you use investigate that?
  • Como você determina se uma notícia é falsa ou não? Que método você usa para investigar isso?
➭ 2º QUADRINHO:
  • Investigate?
  • Investigar?
  • Yeah, if you declare news to be fake, surely you have a method you use to arrive at that conclusion.
  • Sim, se você declarar que as notícias são falsas, certamente você tem um método que você usa para chegar a essa conclusão. As notícias locais são falsas?
➭ 3º QUADRINHO:
  • Well, if it goes against my biases and beliefs, it's fake.
  • Bem, se ela for contra minhas inclinações e crenças, ela é falsa.
  • Don't you care about truth?
  • Você não se importa com a verdade?
➭ 4º QUADRINHO:
  • Well, if I believe it, then it's true and that's good enough for me.
  • Bem, se eu acreditar, então é verdade e isso é suficientemente bom para mim.
  • If you don't pursue the truth, you'll never recognize the lies.
  • Se não perseguir a verdade, nunca reconhecerá as mentiras.
 TRADUÇÃO - CARTOON 2:
  • How do you know if a news story is true?
  • Como saber se uma notícia é verdadeira?
  • If I agree with it.
  • Se eu concordar com ela.
 QUESTIONÁRIO - CARTOON 1 & CARTOON 2:
Cartum 1

Cartum 2
(http://s3.amazonaws.com. Adaptado.)
21 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Os homens dos cartuns 1 e 2
(A) têm uma visão semelhante sobre o que consideram notícia falsa.
(B) discordam sobre o que é verdadeiro ou falso na mídia.
(C) consideram que a mídia deve garantir a veracidade das notícias.
(D) estão preocupados com a proliferação de notícias falsas.
(E) questionam se os valores pessoais alteram a compreensão das notícias.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os homens dos cartuns 1 e 2
*Alternativa (A): têm uma visão semelhante sobre o que consideram notícia falsa.
➦ Eles concordam que uma notícia falsa é aquela com a qual eles não concordam.
➦No 2º quadro da 1ª Tirinha:
"Well, if it goes against my biases and beliefs, it's fake."
(Bem, se ela for contra meus preconceitos e crenças, ela é falsa.)
➦Na 2ª Tirinha:
"If I agree with it."
(Se eu concordar com ela.)

22 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
In the cartoon 1, the animal
(A) agrees that it is easy to determine what fake news is.
(B) confronts and criticizes the man's point of view.
(C) believes that sometimes lies should be recognized as truths.
(D) also thinks that fake news divide people.
(E) explains the method it uses to discover what fake news is.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No desenho 1, o animal
*Alternativa (A): concorda que é fácil determinar o que são notícias falsas.
*Alternativa (B): confronta e critica o ponto de vista do homem.
➦No 1º e 4º quadro, o animal confronta e critica o
ponto de vista do homem.
Veja no trechos:
"Yeah, if you declare news to be fake, surely you have a method you use to arrive at that conclusion."
(Sim, se você declarar que a notícia é falsa, certamente você tem um método que você usa para chegar a essa conclusão.)
"If you don't pursue the truth, you’ll never recognize the lies."
(Se você não persegue a verdade, nunca reconhecerá as mentiras)
*Alternativa (C): acredita que às vezes as mentiras devem ser reconhecidas como verdades.
*Alternativa (D): também acha que as notícias falsas dividem as pessoas.
*Alternativa (E): explica o método usado para descobrir o que são notícias falsas.
23 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Na fala do terceiro quadrinho do cartum 1 "Well, if it goes against my biases and beliefs, it’s fake", o termo sublinhado equivale, em português, a
(A) ordens.
(B) pesquisas.
(C) questionamentos.
(D) inclinações.
(E) sugestões.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): ordens.
*Alternativa (B): pesquisas.
*Alternativa (C): questionamentos.
*Alternativa (D): inclinações.
*Alternativa (E): sugestões.
24 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No último quadrinho do cartum 1, por meio da fala "If you don't pursue the truth, you'll never recognize the lies", o personagem
(A) chega a meio-termo conciliatório.
(B) respeita a opinião do interlocutor.
(C) adverte o interlocutor.
(D) mostra que os conflitos não interferem na amizade.
(E) revê sua própria opinião
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): chega a meio-termo conciliatório.
*Alternativa (B): respeita a opinião do interlocutor.
*Alternativa (C): adverte o interlocutor.
*Alternativa (D): mostra que os conflitos não interferem na amizade.
*Alternativa (E): revê sua própria opinião

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
When it comes to politics and "fake news,"
facts aren't enough
Quando se trata de política e "notícias falsas",
fatos não são suficientes
The myth that vaccines cause autism has persisted, even though the facts paint an entirely different story.
O mito de que as vacinas causam autismo tem persistido, embora os fatos pintem uma história inteiramente diferente.
In today's political climate, it sometimes feels like we can't even agree on basic facts. We bombard each other with statistics and figures, hoping that more data will make a difference. A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt. We’re left wondering, "Why can’t they just see? It’s so obvious!"
No clima político de hoje, às vezes parece que não podemos sequer concordar em fatos básicos. Bombardeamo-nos mutuamente com estatísticas e números, esperando que mais dados façam a diferença. Uma pessoa progressista pode mostrar-lhe os mesmos gráficos de mudança climática vezes sem conta, enquanto uma pessoa conservadora pode apontar para os trilhões de dólares de crescente dívida nacional. Ficamos a pensar: "Porque é que eles não conseguem ver? É tão óbvio! "
Certain myths are so pervasive that no matter how many experts disprove them, they only seem to grow in popularity. There’s no shortage of serious studies showing no link between autism and vaccines, for example, but these are no match for an emotional appeal to parents worried for their young children.
Certos mitos são tão difundidos que, não importa quantos peritos os refutem, só parecem crescer em popularidade. Não faltam estudos sérios que mostrem que não há ligação entre autismo e vacinas, por exemplo, mas estes não correspondem a um apelo emocional aos pais preocupados com os seus filhos pequenos.
Tali Sharot, a cognitive neuroscientist at University College London, studies how our minds work and how we process new information. In her upcoming book, The Influential Mind, she explores why we ignore facts and how we can get people to actually listen to the truth. Tali shows that we’re open to new information – but only if it confirms our existing beliefs. We find ways to ignore facts that challenge our ideals. And as neuroscientist Bahador Bahrami and colleagues have found, we weigh all opinions as equally valid, regardless of expertise.
Dr. Sharot, neurocientista cognitivo da University College London, estuda como nossas mentes funcionam e como processamos novas informações. Em seu próximo livro, A Mente Influente, ela explora por que ignoramos fatos e como podemos fazer com que as pessoas realmente ouçam a verdade. Ele mostra que estamos abertos a novas informações - mas somente se confirmar nossas crenças existentes. Encontramos maneiras de ignorar fatos que desafiam nossos ideais. E como o neurocientista Bahador Bahrami e os colegas descobriram, pesamos todas as opiniões como igualmente válidas, independentemente da experiência.
So, having the data on your side is not always enough. For better or for worse, Sharot says, emotions may be the key to changing minds.
Então, ter os dados do seu lado nem sempre é suficiente. Para o melhor ou para o pior, diz Sharot, as emoções podem ser a chave para mudar as mentes.
(Shankar Vedantam. www.npr.org. Adaptado.)
25 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
De acordo com o texto, as pessoas
(A) tendem a descartar fatos que conflitam com suas
crenças.
(B) são propensas a rejeitar quaisquer informações novas.
(C) valorizam as opiniões de especialistas em um determinado assunto.
(D) acreditam em fatos embasados em estatísticas e
números.
(E) estão cada vez mais dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, as pessoas
*Alternativa (A): tendem a descartar fatos que conflitam com suas crenças.
*Alternativa (B): são propensas a rejeitar quaisquer informações novas.
*Alternativa (C): valorizam as opiniões de especialistas em um determinado assunto.
*Alternativa (D): acreditam em fatos embasados em estatísticas e números.
*Alternativa (E): estão cada vez mais dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil.

26 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do primeiro parágrafo "A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt", o termo sublinhado indica sentido de
(A) alternativa.
(B) tempo.
(C) consequência.
(D) preferência.
(E) contraste.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - CONJUNÇÕES: WHILE(ao passo que) transmite ideia de CONTRASTE:
*Alternativa (A): alternativa.
*Alternativa (B): tempo.
*Alternativa (C): consequência.
*Alternativa (D): preferência.
*Alternativa (E): contraste.
➦IDEIA CONTEXTUAL da conjunção WHILE:
A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt"
(Uma pessoa progressista pode mostrar os mesmos gráficos de mudança climática várias vezes, ao passo que, uma pessoa conservadora pode apontar para os trilhões de dólares em dívidas nacionais crescentes)

27 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
According to the second paragraph, the link between vaccines and autism
(A) is accepted by both parents and experts.
(B) is a true fact that worries most experts.
(C) has been established by recent studies.
(D) is a myth many people believe in.
(E) has been shown in many young children.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): é aceito por pais e especialistas.
*Alternativa (B): é um fato verdadeiro que preocupa a maioria dos especialistas.
*Alternativa (C): foi estabelecido por estudos recentes.
*Alternativa (D): é um mito em que muitas pessoas acreditam.
*Alternativa (E): foi demonstrado em muitas crianças pequenas.

28 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do segundo parágrafo "but these are no matchfor an emotional appeal to parents worried for their young children", o termo sublinhado refere-se a
(A) “experts”.
(B) “studies”.
(C) “autism and vaccines”.
(D) “parents”.
(E) “myths”.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - Questão sobre PRONOME REFERENCIADOR:
*Alternativa (A): “experts”.
*Alternativa (B): “studies”.
*Alternativa (C): “autism and vaccines”.
*Alternativa (D): “parents”.
*Alternativa (E): “myths”.
➦O pronome THESE refere-se ➝ ao substantivo STUDIES, veja:
"[...] there's no shortage of serious studies showing no link between autism and vaccines, for example, but these are no match for an emotional appeal to parents worried for their young children.”

29 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
O trecho do terceiro parágrafo "we weigh all opinions as equally valid, regardless of expertise" quer dizer que as pessoas
(A) não diferenciam opiniões de leigos das de especialistas.
(B) não percebem a ideologia por trás das opiniões.
(C) não conseguem avaliar posições contraditórias.
(D) mudam de ideia com facilidade.
(E) aceitam a opinião da maioria como válida.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): não diferenciam opiniões de leigos das de especialistas.
*Alternativa (B): não percebem a ideologia por trás das opiniões.
*Alternativa (C): não conseguem avaliar posições contraditórias.
*Alternativa (D): mudam de ideia com facilidade.
*Alternativa (E): aceitam a opinião da maioria como válida.

30 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do quarto parágrafo "emotions may be the key to changing minds", o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido no texto, por:
(A) must.
(B) has to.
(C) can.
(D) used to.
(E) will.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - MODAL VERBS: "MAY" com ideia de possibilidade, e que portanto intercambiável por CAN.:
*Alternativa (A): must.
*Alternativa (B): has to.
*Alternativa (C): can.
*Alternativa (D): used to.
*Alternativa (E): will.