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❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
• UERJ-Vestibular Estadual-2011-2ºExame de Qualificação-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-05/12/10.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
• 5 Multiple Choice Questions / 4 Options Each Question.
• Texto (1) – | The greenwashing of toxic consumer products | www.naturalnews.com |
• Texto (2) – | Cartaz | www.smashingapps.com |
❑ INSTRUÇÃO:
- As questões deverão ser respondidas em língua portuguesa.
- A língua estrangeira só deverá ser utilizada quando o enunciado o exigir.
❑ TEXTO 1:
The greenwashing of toxic consumer products
Corporations, it seems, can claim that practically anything is eco-friendly or environmentally friendly, regardless of all the toxic chemicals it contains or produces. Their products are said to be green when, in reality, they’re not at all impressive as eco-friendly products. Nowhere is greenwashing more overhyped than in the ethanol bio fuels industry, where consumers are being told that we can simply find our way out of an oil crisis by converting most of our food into fuel. Ethanol from corn is so energy inefficient that it takes almost exactly one barrel of oil from somewhere else to farm, harvest, process and produce one barrel of oil equivalent energy from corn.
But let’s face it: consumers like to buy products that they think are green in some way, even if the “green-ness” of those products is highly exaggerated or even entirely fictitious. Why? Because it removes their guilt from driving sport utility vehicles (SUVs), eating meat products and spraying pesticides on their lawns. Somehow, buying a little corn ethanol puts it all back into balance for these people – folks who live remarkably unsustainable lifestyles that would require five Earths to support if everyone lived that way. Magically, the purchasing of a handful of green products each week causes all that guilt to just melt away. The more green products we buy, many consumers believe, the greener the planet will be.
Beware of green claims by product manufacturers since everybody’s on the green bandwagon. Be alert for products that are extremely hazardous to the environment. They often carry some type of green claim. Therefore, consumers should be sharp and do their research on these corporations before blindly buying into their claims of being Earth friendly.
Greenwashing is big business, and so is pushing more toxic products to consumers for them to spray on their lawns, shove down their throats, put in their cars or pour away into the sewer system. Most consumer products are highly toxic for people, animals and nature, and before long, nearly all of them will likely carry some kind of greenwashing claim that declares how good they are for the environment. The Earth is being poisoned, day by day, by greenwashing corporations and greedy consumers. It is only a matter of time before it all comes back to bite us so hard that we might end up as a race of chemicallyinduced genetic mutants.
- MIKE ADAMS www.naturalnews.com
01 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) Greenwashing, termo empregado no título, é uma prática comercial que consiste em utilizar argumentos frequentemente enganosos para vender produtos.
Identifique a ideia expressa pela associação entre o título e a ilustração.
Aponte também dois exemplos de prática de greenwashing citados no texto.
Comentários e Gabarito
>> IDEIA CONTEXTUAL:
• Mascaram-se produtos tóxicos para que pareçam inofensivos ao meio ambiente.
>> EXEMPLOS:
• O uso de logotipos de proteção do meio ambiente em embalagens de lâmpadas fluorescentes de mercúrio.
• A propaganda do biocombustível de etanol de milho como forma de economizar energia. 02 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) Ao longo do texto, os parágrafos desempenham diferentes funções na construção da argumentação, tais como relatar, opinar, dentre outras.
Indique uma das funções exercidas, respectivamente, pelo terceiro e pelo quarto parágrafos, justificando sua resposta.
Comentários e Gabarito
>> Funções do 3º parágrafo:
• justificar
• criticar
• ironizar a atitude do consumidor
>> Funções do 4º parágrafo:
• aconselhar
• alertar
• advertir o consumidor
• criticar
• ironizar a atitude do consumidor
>> Funções do 4º parágrafo:
• aconselhar
• alertar
• advertir o consumidor
>> Justificativa do 3º parágrafo:
• O autor aponta o consumo de produtos considerados ecologicamente corretos como forma de as pessoas se livrarem do sentimento de culpa proveniente da adoção de estilos de vida não sustentáveis.
>> Justificativas do 4º parágrafo:
• O autor desaconselha as pessoas a consumirem indiscriminadamente produtos considerados sustentáveis, sem a certeza de que não sejam nocivos ao meio ambiente.
• O autor sugere que os consumidores pesquisem mais sobre empresas que se denominam ecologicamente corretas.
>> Justificativas do 4º parágrafo:
• O autor desaconselha as pessoas a consumirem indiscriminadamente produtos considerados sustentáveis, sem a certeza de que não sejam nocivos ao meio ambiente.
• O autor sugere que os consumidores pesquisem mais sobre empresas que se denominam ecologicamente corretas.
03 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)
- I have yet to understand the logic of how buying and throwing away mercury-contaminated products has any real benefit to the planet. (l. 4-6)
O trecho acima revela o ponto de vista do autor em relação ao consumo de certos produtos.
Explique esse ponto de vista.
Retire, ainda, em inglês, a palavra que expressa noção de tempo, indicando seu sentido.
Comentários e Gabarito
>> PONTO DE VISTA DO AUTOR:
• O autor mostra que não acredita que produtos contaminados com mercúrio possam trazer benefícios ao meio ambiente.>> VOCÁBULO:
• Yet: ainda; até o presente momento.
• Yet: ainda; até o presente momento.
04 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) A expressão let's face it (l. 14) é usada pelo autor para convocar a si próprio e sua audiência a fim de participar de uma discussão. Além disso, também exerce uma função de caráter argumentativo.
Indique o sentido dessa expressão e explicite sua função na construção do argumento.
Comentários e Gabarito
>> SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO:
• encarar a realidade, os fatos, lidando com os problemas• admitir o lado negativo de uma questão, propondo uma discussão
>> FUNÇÃO CONTEXTUAL:
• Sinalizar a apresentação de um assunto desagradável, de discussão inevitável.
05 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)
- consumers like to buy products that they think are green in some way, even if the “green-ness” of those products is highly exaggerated or even entirely fictitious. (l. 14-15)
Neste fragmento, descreve-se um determinado comportamento dos consumidores.Indique esse comportamento e a intenção do autor ao utilizar aspas na palavra “green-ness”.
Comentários e Gabarito
>> COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES:
• Comprar produtos considerados ecologicamente corretos, mesmo que na verdade não o sejam.>> INTENÇÃO DO AUTOR:
• enfatizar o sentido figurado da palavra
• destacar a palavra criada pelo o autor.
• enfatizar o sentido figurado da palavra
• destacar a palavra criada pelo o autor.
06 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) Observe as expressões destacadas no fragmento abaixo:
- Beware of green claims by product manufacturers since everybody's on the green bandwagon. Be alert for products that are extremely hazardous to the environment. (l. 21-22)
Explique o sentido de on the green bandwagon e retire do texto, em inglês, duas expressões adjetivas com sentido oposto a hazardous to the environment.
Comentários e Gabarito
>> Sentidos da expressão "on the green bandwagon":
- na onda do verde;
- no movimento verde;
- na moda do ecologicamente correto.
>> Expressões adjetivadas com sentido oposto a "hazardous to the environment":
- Earth friendly;
- green;
- environmentally friendly;
- Eco-friendly.
07 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) No último parágrafo, o autor faz uma previsão quanto ao futuro da espécie humana.
Explicite essa previsão e indique duas ações, por parte do público em geral, que concorrem para o envenenamento do planeta.
Comentários e Gabarito
>> PREVISÃO:
• Os seres humanos poderão se tornar mutantes, com padrão genético induzido quimicamente. >> AÇÕES DE ENVENENAMENTOS DO PLANETA:
• Uso de produtos tóxicos no gramado;
• Uso de produtos tóxicos nos carros;
• Contaminação do sistema de esgoto.❑ TRADUÇÃO DO CARTAZ DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA:
• Contaminação do sistema de esgoto.
❑ TEXTO 2:
- www.smashingapps.com
- I haven't showered in two weeks. I'm saving energy, but I lost my boyfriend.
- Não tomo banho há duas semanas. Estou economizando energia, mas perdi meu namorado.
- Hey, Janice, there's an easier way to save energy.
- Ei, Janice, há uma maneira mais fácil de economizar energia.
- Take public transportation.
- Use o transporte público.
- It'll help the environment and your love life.
- Isso ajudará o meio ambiente e sua vida amorosa.
- Go Green. Go Public.
- Torne-se ecologicamente correto. Utilize o transporte público.
08 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) O cartaz da campanha publicitária mostra Janice, que decidiu tomar uma atitude em prol do meio ambiente.
Indique essa atitude e sua consequência.
Comentários e Gabarito
>> ATITUDE
• Não tomar banho para economizar energia.>> RESULTADO
• Ela economizou energia; ela perdeu seu namorado.
09 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) No cartaz, é possível distinguir mais de uma voz, ou seja, mais de um falante.
Identifique dois falantes e um recurso utilizado para representar cada um deles no cartaz.
Comentários e Gabarito
>> Falante JANICE e recursos:
• apresentação de sua foto• inserção de sua fala entre aspas - inserção de sua fala em retângulo verde
- emprego do pronome “I” em sua fala
>> INTERLOCUTOR de Janice e recursos:
• apresentação sequencial de sua fala em relação a de Janice
• uso do nome “Janice” em sua fala
• emprego do pronome “your”
• emprego da interjeição “hey” para chamar a atenção de Janice em sua fala
• emprego do verbo “take” no imperativo como instrução a Janice
>> Organização responsável pela publicidade
- apresentação do slogan da campanha
- apresentação do endereço virtual da organização
- apresentação do logotipo da organização
10 – (UERJ-2011-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) O slogan da campanha é composto por duas sequências:
- Go Green. Go Public.
Nomeie o modo em que estão conjugadas as formas verbais, justificando seu emprego.
Indique ainda o significado de cada uma das sequências.
Comentários e Gabarito
>> USO DO IMPERATIVO:
• fazer recomendação
• apelar ao público>> SIGNIFICADO de "Go Green":
• Torne-se ecologicamente correto!
• Torne-se verde!
• Torne-se verde!
>> SIGNIFICADO de "Go Public":
• Utilize o transporte coletivo!
• Vá de transporte coletivo!
• Vá de transporte coletivo!