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sábado, 4 de março de 2023

CONJUNÇÃO — WHEREAS — PMF/CE-2009 – PROFESSOR – LÍNGUA INGLESA

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QUESTÃO – (PMF/CE-2009-PROFESSOR)

Human behavior is mostly a product of learning, _______ the behavior of an animal depends mainly on instinct.

(A) so.
(B) that.
(C) unless.
(D) whereas.
(E) because.

Resposta :  D


- Questão sobre a conjunção adversativa WHEREAS:

DICA IMPORTANTE:

WHEREAS — NO ENTANTO, ENQUANTO QUE  — Usado para COMPARAR OU CONTRASTAR DOIS FATOS:
  • Some of the studies show positive results, whereas others do not. — Alguns dos estudos mostram resultados positivos, enquanto outros não. [Oxford Dictionary]
  • We thought she was arrogant, whereas in fact she was just very shy. — Nós achávamos que ela era arrogante, quando na verdade ela era muito tímida.[Oxford Dictionary]
  • He loves foreign holidays, whereas his wife prefers to stay at home. — Ele adora férias no exterior, NO ENTANTO, sua esposa prefere ficar em casa. [Cambridge Dictionary]
  • Whereas most new PCs have several USB slots, older ones often only had one. — Enquanto a maioria dos novos PCs tem vários slots USB, os mais antigos geralmente têm apenas um. [Cambridge]
SENTENÇA DA QUESTÃO:
  • Human behavior is mostly a product of learning, _______ the behavior of an animal depends mainly on instinct.
  • Na 1ª frase da sentença é dito que o comportamento humano é principalmente um produto do aprendizado.
  • Na 2ª frase da sentença é dito que o comportamento de um animal depende principalmente do instinto.
  • Perceba que a ideia da 2ª frase CONTRASTA a ideia anterior, ou seja, contrasta a ideia da 1ª frase.
  • Sendo assim, cabe contextualmente a conjunção adversativa WHEREAS.
  • SENTENÇA COMPLETA:
  • Human behavior is mostly a product of learning, whereas the behavior of an animal depends mainly on instinct.
  • O comportamento humano é principalmente um produto do aprendizado, enquanto o comportamento de um animal depende principalmente do instinto.
RESOLUÇÃO RÁPIDA CONTEXTUAL:

Human behavior is mostly a product of learning, _______ the behavior of an animal depends mainly on instinct.

(A) so.
(B) that.
(C) unless.
(D) whereas.
(E) because.

EXPRESSÃO CONECTIVA — SO THAT — PMF/CE-2009 – PROFESSOR – LÍNGUA INGLESA

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QUESTÃO – (PMF/CE-2009-PROFESSOR)

Public transportation in many parts of North America is inadequate, ______ ownig a car is a necessity for many people.

(A) as if.
(B) so that.
(C) however.
(D) in addition.
(E) nevertheless.

Resposta : B 


- Questão sobre SO THAT:

DICA IMPORTANTE:

SO THAT (1) — PARA QUE, AFIM DE QUE  — Usado em contexto com o objetivo ou propósito específico de algo. Sinônimo de "IN ORDER THAT":
  • She's studying English at night school so that she can go to university. — Ela está estudando inglês na escola noturna AFIM DE QUE ela possa ir para a universidade. [Longman Dictionary]
  • Please be sure to include all required documentation so that your application will be processed in a timely manner. — Certifique-se de incluir toda a documentação necessária PARA QUE sua inscrição seja processada em tempo hábil. [The Free Dictionary]
  • We always take a vacation on the east coast each summer so that my kids get to see their grandparents at least once a year. — Sempre tiramos férias na costa leste a cada verão, PARA QUE meus filhos possam ver os avós pelo menos uma vez por ano. [The Free Dictionary]
  • I’ll go by car so that I can take more luggage. — Vou de carro para poder levar mais bagagem. [Cambridge Dictionary]
  • We left a message with his neighbour so that he would know we’d called. — Deixamos um recado com o vizinho para que ele soubesse que havíamos ligado. [Cambridge Dictionary]
SO THAT (2) — O RESULTADO É QUE, SENDO ASSIM, DESTE MODO — Usado em contexto para indica a conclusão de uma ideia anteriorSinônimo de "WITH THE RESULT THAT":
  • There are no buses, so that you’ll have to walk. — Não há ônibus, ASSIM SENDO você terá que caminhar. [Longman Dictionary]
  • The birds return every year around March, so that April is a good time to see them. — Os pássaros retornam todos os anos por volta de março, DESTE MODO abril é uma boa época para vê-los. [Cambridge Dictionary]
SENTENÇA DA QUESTÃO:
  • Public transportation in many parts of North America is inadequate, ______ ownig a car is a necessity for many people.
  • Na 1ª frase da sentença é dito que O transporte público em muitas partes da América do Norte é inadequado.
  • Na 2ª frase da sentença é dito que possuir um carro é uma necessidade para muitas pessoas.
  • Perceba que a ideia da 2ª frase indica a conclusão de uma ideia anterior, ou seja, da 1ª frase.
  • Sendo assim, cabe contextualmente a expressão conectiva SO THAT.
  • SENTENÇA COMPLETA:
  • Public transportation in many parts of North America is inadequate, so that ownig a car is a necessity for many people..
  • O transporte público em muitas partes da América do Norte é inadequado, de modo que possuir um carro é uma necessidade para muitas pessoas.
RESOLUÇÃO RÁPIDA CONTEXTUAL:

Public transportation in many parts of North America is inadequate, ______ ownig a car is a necessity for many people.

(A) as if. (USADO NO SENTIDO DE "QUEM DERA" ou USADO EM CONTEXTO COM TOM DE IRONIA COM O SENTIDO "ATÉ PARECE")
(B) so that. (EXPRESSA CONCLUSÃO DE IDEIAS)
(C) however(EXPRESSA CONTRASTE DE IDEIAS)
(D) in addition. (EXPRESSA ADIÇÃO DE IDEIAS)
(E) nevertheless. 
(EXPRESSA CONTRASTE DE IDEIAS)

SELECON/2022 – PM/LRV/MT – PROFESSOR – LÍNGUA INGLESA – CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE/MT – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• SELECON/2022-PM/LRV/MT-PROFESSOR.

https://selecon.org.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 10 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto – | Stop Wasting Time: A 15-minute Planning Session That Will Save You Hours | classycareergirl.com |


 TEXTO:

 TRADUÇÃO - TEXTO:

Different Language Teaching Methods Diferentes métodos de ensino de idiomas

July 13, 2020 13 de julho de 2020

Fernando Herbert,

B.A. Spanish Language Consultant BA. Consultor de Língua Espanhola

While most of us are familiar with the language teaching methods used in secondary education, there is a huge variety of language learning methods available and some of them are better suited to certain learners than others. Embora a maioria de nós esteja familiarizada com os métodos de ensino de línguas utilizados no ensino secundário, existe uma enorme variedade de métodos de aprendizagem de línguas disponíveis e alguns deles são mais adequados para determinados alunos do que outros.

To help, we've put together a list and a brief description of, different language learning methods that might work for you. Para ajudar, reunimos uma lista e uma breve descrição de diferentes métodos de aprendizagem de idiomas que podem funcionar para você.

The Direct Method O Método Direto

In this method, the teaching is done entirely in the language being learned. Neste método, o ensino é feito inteiramente na língua que está sendo aprendida.

The learner is not allowed to use his or her original language. O aprendiz não é permitido usar sua língua original (= língua materna).

Grammar rules are avoided and there is an emphasis on good pronunciation. As regras gramaticais são evitadas e dá-se ênfase à boa pronúncia.

Grammar-Translation Gramático-Tradução

In this method, learning is largely by translation to and from the target language. Neste método, a aprendizagem é em grande parte através da tradução de e para a língua-alvo.

Grammar rules are to be memorized and long lists of vocabulary learned by heart. As regras gramaticais devem ser memorizadas e longas listas de vocabulário aprendidas de cor.

There is little or no emphasis placed on developing oral ability. Há pouca ou nenhuma ênfase no desenvolvimento da habilidade oral.

This method is most commonly used in secondary education. Este método é mais comumente usado no ensino secundário.

Audio-Lingual Áudio-Lingual

The theory behind this method is that learning a language means acquiring habits. A teoria por trás deste método é que aprender uma língua significa adquirir hábitos.

There is much practice of dialogues in every situation. Há muita prática de diálogos em todas as situações. 

New language is first heard and extensively drilled before being seen in its written form. A nova linguagem é ouvida pela primeira vez e exaustivamente treinada antes de ser vista em sua forma escrita.

The Structural Approach A abordagem estrutural

This method sees language as a complex of grammatical rules which are to be learned one at a time in a set order. Este método vê a linguagem como um complexo de regras gramaticais que devem ser aprendidas uma de cada vez, numa ordem definida.

So for example the verb “to be” is introduced and practiced before the present continuous tense which uses “to be” as an auxiliary. Assim, por exemplo, o verbo “to be” é introduzido e praticado antes do presente contínuo que usa “to be” como auxiliar.

This method of learning is common in language learning apps. Este método de aprendizagem é comum em aplicativos de aprendizagem de idiomas.

Total Physical Response (TPR) Resposta Física Total

TPR works by having the learner respond to simple commands such as “Stand up”, “Close your book”, “Go to the window and open it.” O TPR funciona fazendo com que o aluno responda a comandos simples como “Levante-se”, “Feche seu livro”, “Vá até a janela e abra-o”.

The method stresses the importance of aural comprehension and the importance of kinesthetic learning. O método enfatiza a importância da compreensão auditiva e a importância do aprendizado cinestésico.

Communicative Language Teaching (CLT) Ensino Comunicativo de Línguas

The focus of this method is to enable the learner to communicate effectively and appropriately in the various situations she would be likely to find herself in. O foco deste método é capacitar que o aprendiz se comunique de forma eficaz e adequada nas diversas situações em que provavelmente se encontrará.

The content of CLT courses are functions such as inviting, suggesting, complaining, or notions such as the expression of time, quantity, location. O conteúdo dos cursos CLT são funções como convidar, sugerir, reclamar ou noções como expressão de tempo, quantidade, localização.

Much like The Structural Approach, this method is commonly used in language learning apps. Muito parecido com a abordagem estrutural, esse método é comumente usado em aplicativos de aprendizagem de idiomas.

Task-based language learning Aprendizagem de línguas baseada em tarefas

The focus of the teaching is on the completion of a task which in itself is interesting to the learners. O foco do ensino está na conclusão de uma tarefa que por si só seja interessante para os aprendizes.

Learners use the language they already have to complete the task and there is little correction of errors. Os alunos usam a linguagem que já possuem para completar a tarefa e há pouca correção de erros.

The aim here is to highlight the importance of learning the language by making it vital to task completion. O objetivo aqui é destacar a importância de aprender o idioma, tornando-o vital para a conclusão da tarefa.

11 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

De acordo com o texto, não é permitido ao aprendiz de uma língua estrangeira o uso da língua materna no método de ensino:

(A) direto

(B) natural

(C) estrutural

(D) gramática e tradução

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

• De acordo com o texto, não é permitido ao aprendiz de uma língua estrangeira o uso da língua materna no método de ensino: direto.
 TRECHO QUE JUSTIFICA:
• "[...] The learner is not allowed to use his or her original language." 

• O aprendiz não é permitido usar sua língua original (= língua materna)

12 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

No primeiro parágrafo do texto, a conjunção while foi usada com o sentido de:

(A) tempo

(B) finalidade

(C) contraste

(D) consequência

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
WHILE:

No primeiro parágrafo do texto, a conjunção while foi usada com o sentido de:

(A) tempo

(B) finalidade

(C) contraste

(D) consequência

JUSTIFICATIVA:
(1) A depender do contexto, "WHILE" pode expressar ideia de tempo(while = during the time that = at the same time as) ou ideia de contraste  (while = whereas = although).
(2) No texto, "WHILE" expressa uma ideia de CONTRASTE (while = whereas = although).

"[...] While most of us are familiar with the language teaching methods used in secondary education, there is a huge variety of language learning methods available and some of them are better suited to certain learners than others."
• Embora a maioria de nós esteja familiarizada com os métodos de ensino de línguas utilizados no ensino secundário, existe uma enorme variedade de métodos de aprendizagem de línguas disponíveis e alguns deles são mais adequados para determinados alunos do que outros.

13 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

No quarto parágrafo do texto, a expressão learned by heart pode ser substituída, mantendo o mesmo significado, por:

(A) loved

(B) adored

(C) decorated

(D) memorized

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
IDIOM - EXPRESSÃO IDIOMÁTICA - "LEARNED BY HEART"
:

No quarto parágrafo do texto, a expressão learned by heart ()pode ser substituída, mantendo o mesmo significado, por:

(A) loved

(B) adored

(C) decorated

(D) memorized

 LEARN BY HEART (idiom)(= BY MEMORIZING) - SABER DE CABEÇA, SABER DE MEMÓRIA.

14 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

De acordo com o texto, no método de ensino gramática e tradução, mencionado no quarto parágrafo do texto, há menor ênfase na habilidade comunicativa:

(A) speaking

(B) listening

(C) reading

(D) writing

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

• De acordo com o texto, no método de ensino gramática e tradução, mencionado no quarto parágrafo do texto, há menor ênfase na habilidade comunicativa: 

A) speaking FALA (= ORAL)

B) listening AUDIÇÃO

C) reading LEITURA

D) writing ESCRITA

 TRECHO QUE JUSTIFICA:
• "[...] There is little or no emphasis placed on developing oral ability." 

• Há pouca ou nenhuma ênfase no desenvolvimento da habilidade oral.

15 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Dentre as teorias de aquisição da linguagem, aquela que está de acordo com o método de ensino comunicativo, mencionado no oitavo parágrafo do texto, é a teoria:

(A) inatista

(B) cognitiva

(C) behaviorista

(D) interacionista

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA - REQUER INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS PRÉVIOS
:

(A) inatista

(B) cognitiva

(C) behaviorista

(D) interacionista

16 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

No oitavo parágrafo do texto, o prefixo EN- foi acrescentado ao termo able com o objetivo de formar um:

(A) verbo

(B) adjetivo

(C) advérbio

(D) substantivo

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
GRAMMAR - PREFIXO "EN-" FORMADOR DE VERBOS a partir de adjetivos ou substantivos
:

 DICA GRAMATICAL:  "EN-" é um prefixo formador de verbos: enable, encourage. enrich. enslave.

17 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

No penúltimo parágrafo do texto, o pronome reflexivo itself refere-se ao termo:

(A) task

(B) focus

(C) teaching

(D) completion

18 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Dentre os termos retirados do texto, aquele que contém um schwa sound - / ə/ - é:

(A) aim

(B) task

(C) ability

(D) language

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - FONÉTICA - SCHWA SOUND 
:

 DICA DE FONÉTICA: O som de schwa (representada pela letra e de cabeça para baixo) é um som fraco, fechado, usado em vogal fraca em algumas sílabas que não é enfatizada.

Dentre os termos retirados do texto, aquele que contém um schwa sound - / ə/ - é:

A) aim (som aberto do 'a') /éim/

B) task (som aberto do 'a') /Tésk/

C) ability (som fechado /uh/ do "a") /uhBílirí/

D) language (som aberto do 'a') /Lénguidj/

www.grammar-monster.com

19 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Asentença que contém uma forma verbal na voz passiva é:

A) “In this method, the teaching is done entirely in the language being learned”.

B) “In this method, learning is largely by translation to and from the target language”.

C) “...we've put together a list and a brief description of, different language learning methods...”

D) “TPR works by having the learner respond to simple commands such as “Stand up”, “Close your book”, “Go to the window and open it”.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - PASSIVE VOICE : TO BE + Past Participle 
:

Asentença que contém uma forma verbal na voz passiva é:

A) “In this method, the teaching is done entirely in the language being learned”. (Passive Voice= verbo "IS" + particípio passado "DONE")

B) “In this method, learning is largely by translation to and from the target language”.

C) “...we've put together a list and a brief description of, different language learning methods...”

D) “TPR works by having the learner respond to simple commands such as “Stand up”, “Close your book”, “Go to the window and open it”.

20 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Dentre os termos abaixo retirados do texto, aquele que pertence à classe gramatical dos adjetivos é:

(A) largely

(B) drilled

(C) target

(D) huge

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - CLASSE GRAMATICAL :

Dentre os termos abaixo retirados do texto, aquele que pertence à classe gramatical dos adjetivos é:

(A) largely (advérbio)

(B) drilled (verbo)

(C) target (substantivo)

(D) huge (adjetivo)