Powered By Blogger

domingo, 19 de março de 2017

FUVEST/2012 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.


www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2012-VESTIBULAR-1º FASE-27/11/2011.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | The Pessimism Index | Time |
 Texto (2) – | In Search of a Robot More Like Us | www.nytimes.com |


 TEXTO 1Texto para as questões 53, 54 e 55.        

JUST 10 YEARS INTO A NEW CENTURY, MORE THAN TWO-thirds of the country sees the past decade as a period of decline for the U.S., according to a new TIME/Aspen Ideas Festival poll that probed Americans on the decade since the tragic events of Sept. 11, 2001. Osama bin Laden is dead and al-Qaeda seriously weakened, but the impact of the 9/11 attacks and the decisions that followed have, in the view of most Americans, put the U.S. in a tailspin that the country has been unable to shake during two administrations and almost 10 years of trying.
          
ACCORDING TO THE POLL, ONLY 6% OF MORE THAN 2,000 Americans believe the country has completely recovered from the events of 9/11. Some of this pessimism can be tied to fears of more terrorist attacks. Despite the death of bin Laden, most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely.
 TRADUÇÃO - TEXTO 1:
JUST 10 YEARS INTO A NEW CENTURY, MORE THAN TWO-thirds of the country sees the past decade as a period of decline for the U.S., according to a new TIME/Aspen Ideas Festival poll that probed Americans on the decade since the tragic events of Sept. 11, 2001.
APENAS 10 ANOS DE UM NOVO SÉCULO, MAIS DE DOIS terços do país vê a última década como um período de declínio para os EUA, de acordo com uma nova pesquisa TIME/Aspen Ideas Festival que investigou os americanos sobre a década desde os trágicos eventos de 11 de setembro de 2001.

Osama bin Laden is dead and al-Qaeda seriously weakened, but the impact of the 9/11 attacks and the decisions that followed have, in the view of most Americans, put the U.S. in a tailspin that the country has been unable to shake during two administrations and almost 10 years of trying.
Osama bin Laden está morto e a Al-Qaeda seriamente enfraquecida, mas o impacto dos ataques de 11 de setembro e as decisões que se seguiram colocaram, na opinião da maioria dos americanos, os EUA em uma crise que o país não conseguiu se abalar durante duas administrações e quase 10 anos de tentativas.

ACCORDING TO THE POLL, ONLY 6% OF MORE THAN 2,000 Americans believe the country has completely recovered from the events of 9/11.
DE ACORDO COM A PESQUISA, APENAS 6% DOS MAIS DE 2.000 americanos acreditam que o país se recuperou completamente dos acontecimentos de 11 de setembro.

Some of this pessimism can be tied to fears of more terrorist attacks.
Parte deste pessimismo pode estar ligado ao receio de mais ataques terroristas.

Despite the death of bin Laden, most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely.          
Apesar da morte de Bin Laden, a maioria dos americanos pensa que é provável outro ataque terrorista nos EUA.​

53  (FUVEST-2012-1ªFASE-VESTIBULAR)

A pesquisa descrita no texto mostrou que a maioria dos norte-americanos

a) está satisfeita com as respostas dos EUA aos ataques de 11 de setembro de 2001.
b) avalia a última década nos EUA de forma desfavorável.
c) pede ao governo ações mais efetivas de combate ao terrorismo.
d) acredita que, desde os ataques de 11 de setembro de 2001, o governo conseguiu melhorar sua imagem.
e) espera que o país supere, completamente, o trauma dos ataques de 11 de setembro de 2001.
 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• A pesquisa descrita no texto mostrou que a maioria dos norte-americanos avalia a última década nos EUA de forma desfavorável.
 TRECHO:
• "[...] ACCORDING TO THE POLL, ONLY 6% OF MORE THAN 2,000 Americans believe the country has completely recovered from the events of 9/11."
• DE ACORDO COM A PESQUISA, APENAS 6% DOS MAIS DE 2.000 americanos acreditam que o país se recuperou completamente dos acontecimentos de 11 de setembro.

54  (FUVEST-2012-1ªFASE-VESTIBULAR)

A sequência "most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely" significa que, para a maioria dos norte-americanos, outro ataque terrorista nos EUA é


a) iminente.
b) muito temido.
c) impensável.
d) provável.
e) uma incógnita.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO (LIKELY):
• A sequência "most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely" significa que, para a maioria dos norte-americanos, outro ataque terrorista nos EUA é provável..
 TRECHO:
• "[...] Despite the death of bin Laden, most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely."
• Apesar da morte de Bin Laden, a maioria dos americanos pensa que é provável outro ataque terrorista nos EUA.

55  (FUVEST-2012-1ªFASE-VESTIBULAR)

Com base nos gráficos que acompanham o texto, é correto afirmar que, para os norte-americanos,

a) o evento de 11 de setembro de 2001 é mais significativo que outros eventos ocorridos na última década.
b) a morte de Osama bin Laden reduz o receio de novos ataques terroristas contra os EUA.
c) o governo de Obama é avaliado com pessimismo e descrédito, hoje.
d) o risco de um ataque praticado por terroristas internos é maior que o de um ataque praticado por terroristas externos.
e) a recessão econômica tem relação com os ataques e as ameaças sofridos pelos EUA.

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO (LIKELY):
• Com base nos gráficos que acompanham o texto, é correto afirmar que, para os norte-americanos, o evento de 11 de setembro de 2001 é mais significativo que outros eventos ocorridos na última década.
 NO GRÁFICO:
• What was the most important event in past decade?
Qual foi o evento mais importante da última década?
• 9/11 - 41% (O maior percentual).

 TEXTO 2: Texto para as questões 56 e 57.

Although robots have made great strides in manufacturing, where tasks are repetitive, they are still no match for humans, who can grasp things and move about effortlessly in the physical world. Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary, researchers say, with applications stretching from care for the elderly to returning overseas manufacturing operations to the United States (albeit with fewer workers).

Yet the challenges remain immense, far higher than artificial intelligence obstacles like speaking and hearing. "All these problems where you want to duplicate something biology does, such as perception, touch, planning or grasping, turn out to be hard in fundamental ways," said Gary Bradski, a vision specialist at Willow Garage, a robot development company based in Silicon Valley. “It’s always surprising, because humans can do so much effortlessly.”
http://www.nytimes.com, July 11, 2011. Adaptado. 

56  (FUVEST-2012-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo o texto, um grande desafio da robótica é


a) não desistir da criação de robôs que falem e entendam o que ouvem.
b) melhorar a capacidade dos robôs para a execução de tarefas repetitivas.
c) não tentar igualar as habilidades dos robôs às dos seres humanos.
d) voltar a fabricar robôs que possam ser comercializados pela indústria norte-americana.
e) projetar um robô que imite as habilidades básicas de movimento e percepção dos seres humanos.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo o texto, um grande desafio da robótica é projetar um robô que imite as habilidades básicas de movimento e percepção dos seres humanos.
 TRECHO:
• "[...] Although robots have made great strides in manufacturing, where tasks are repetitive, they are still no match for humans, who can grasp things and move about effortlessly in the physical world. Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary, researchers say, with applications stretching from care for the elderly to returning overseas manufacturing operations to the United States (albeit with fewer workers)."
• Embora os robôs tenham feito grandes avanços na fabricação, onde as tarefas são repetitivas, eles ainda não são compatíveis para os seres humanos, que podem entender as coisas e se mover sem esforço no mundo físico. Projetar um robô para imitar as capacidades básicas de movimento e percepção seria revolucionário, dizem os pesquisadores, com aplicações que se estendem desde cuidados aos idosos até o retorno de operações de fabricação no exterior para os Estados Unidos (embora com menos trabalhadores).

57  (FUVEST-2012-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma que


a) a sua empresa projetou um robô com capacidade de percepção.
b) os robôs já estão bem mais desenvolvidos, atualmente.
c) a construção de robôs que reproduzam capacidades biológicas é difícil.
d) as pessoas podem ser beneficiadas por robôs com capacidade de planejamento.
e) a habilidade das pessoas em operar robôs sofisticados é surpreendente.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma que a construção de robôs que reproduzam capacidades biológicas é difícil.
 TRECHO:
• "[...] Yet the challenges remain immense, far higher than artificial intelligence obstacles like speaking and hearing. “All these problems where you want to duplicate something biology does, such as perception, touch, planning or grasping, turn out to be hard in fundamental ways."
• No entanto, os desafios continuam imensos, muito superiores aos obstáculos de inteligência artificial, como falar e ouvir. "Todos esses problemas, em que você quer reproduzir algo que a biologia faz, como a percepção, o toque, o planejamento ou a compreensão, tornam-se difíceis de maneiras fundamentais.

FUVEST/2013 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2013-VESTIBULAR-1º FASE-25/11/2012.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Online Advertising Newsweek |
 Texto (2) – | Missing Out: In Praise of the Unlived Life | guardian.co.uk |


 TEXTO 1Texto para as questões de 86 a 88.

         
Time was, advertising was a relatively simple undertaking: buy some print space and airtime, create the spots, and blast them at a captive audience. Today it's chaos: while passive viewers still exist, mostly we pick and choose what to consume, ignoring ads with a touch of the DVR remote. Ads are forced to become more like content, and the best aim to engage consumers so much that they pass the material on to friends – by email, Twitter, Facebook – who will pass it on to friends, who will… you get the picture. In the industry, "viral" has become a usefully vague way to describe any campaign that spreads from person to person, acquiring its own momentum.
      
It's not that online advertising has eclipsed TV, but it has become its full partner – and in many ways the more substantive one, a medium in which the audience must be earned, not simply bought.

Newsweek, March 26 & April 2, 2012.Adaptado.
86 – (FUVEST-SP-2013-1ªFASE):

De acordo com o texto, a indústria publicitária

a) passou a criar anúncios mais curtos.
b) deixou de comprar tempo na TV devido ao aumento de custo por minuto.
c) foi forçada a se modificar em função das novas tecnologias.
d) aumentou sua audiência cativa.
e) começou a privilegiar a forma em vez de conteúdos.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, a indústria publicitária foi forçada a se modificar em função das novas tecnologias.
 TRECHO:
• "[...] Ads are forced to become more like content, and the best aim to engage consumers so much that they pass the material on to friends – by email, Twitter, Facebook – who will pass it on to friends, who will… you get the picture."
•  Os anúncios são forçados a se tornarem mais parecidos com conteúdo, e o melhor objetivo é envolver tanto os consumidores que eles repassam o material para amigos – por e-mail, Twitter, Facebook – que irão repassá-lo para amigos, que irão… você entendeu.

87 – (FUVEST-SP-2013-1ªFASE):

No texto, a palavra "viral" refere-se a

a) campanhas publicitárias divulgadas entre usuários de mídias eletrônicas.
b) vírus eletrônicos acoplados a anúncios publicitários.
c) mensagens de alerta aos consumidores para os riscos de determinados produtos.
d) mídias eletrônicas que têm dificuldade em controlar a disseminação de vírus.
e) quantidades de anúncios que congestionam as caixas postais dos usuários de correio eletrônico.

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• No texto, a palavra "viral" refere-se a campanhas publicitárias divulgadas entre usuários de mídias eletrônicas.
 TRECHO:
• "[...] In the industry, "viral" has become a usefully vague way to describe any campaign that spreads from person to person, acquiring its own momentum."
•  Na indústria, “viral” tornou-se uma forma útil e vaga de descrever qualquer campanha que se espalhe de pessoa para pessoa, adquirindo impulso próprio.

88 – (FUVEST-SP-2013-1ªFASE):

Afirma-se, no texto, que, diferentemente da TV, na publicidade online a audiência tem de ser

a) partilhada.
b) valorizada.
c) comprada.
d) multiplicada.
e) conquistada.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - VOCABULÁRIO: "AUDIENCE" (público):
• Afirma-se, no texto, que, diferentemente da TV, na publicidade online a audiência tem de ser valorizada.
 TRECHO:
• "[...] It's not that online advertising has eclipsed TV, but it has become its full partner – and in many ways the more substantive one, a medium in which the audience must be earned, not simply bought."
•  Não é que a publicidade on-line que tem eclipsado a TV, mas ela tornou-se seu parceiro completo - e de muitas maneiras, o mais substantivo, um meio no qual O PÚBLICO DEVE SER GANHO (conquistado), e não simplesmente comprado.

 TEXTO 2: Texto para as questões 89 e 90.


Missing Out: In Praise of the Unlived Life
is Adam Phillips's 17th book and is a characteristic blend of literary criticism and philosophical reflection packaged around a central idea. The theme here is missed opportunities, roads not taken, alternative versions of our lives and ourselves, all of which, Phillips argues, exert a powerful hold over our imaginations. Using a series of examples and close readings of authors including Philip Larkin and Shakespeare, the book suggests that a broader understanding of life's inevitable disappointments and thwarted desires can enable us to live fuller, richer lives. Good things come to those who wait.

Does he see himself as a champion of frustration? "I'm not on the side of frustration exactly, so much as the idea that one has to be able to bear frustration in order for satisfaction to be realistic. I'm interested in how the culture of consumer capitalism depends on the idea that we can't bear frustration, so that every time we feel a bit restless or bored or irritable, we eat, or we shop." .

guardian.co.uk, 1 June 2012. Adaptado.
89 – (FUVEST-SP-2013-1ªFASE):

Segundo o texto, o livro Missing Out: In Praise of the Unlived Life sugere que

a) a fantasia deve se sobrepor a nossos planos de vida.
b) uma compreensão maior das decepções e dos desejos não realizados pode nos ajudar a viver melhor.
c) os relatos de vida dos escritores não nos servem de exemplo.
d) um controle maior de nossa imaginação é importante para lidarmos com nossas frustrações.
e) as oportunidades perdidas devem ser recuperadas para uma vida satisfatória.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo o texto, o livro Missing Out: In Praise of the Unlived Life sugere que uma compreensão maior das decepções e dos desejos não realizados pode nos ajudar a viver melhor.
 TRECHO:
• "[...] the book suggests that a broader understanding of life's inevitable disappointments and thwarted desires can enable us to live fuller, richer lives."
• o livro sugere que uma compreensão mais ampla das inevitáveis decepções e desejos frustrados da vida pode nos permitir viver vidas mais plenas e ricas.

90 – (FUVEST-SP-2013-1ªFASE):

No texto, em resposta à pergunta 
"Does he see himself as a champion of frustration?", o autor do livro argumenta ser necessário que as pessoas

a) tenham experiências satisfatórias para compreender a frustração.
b) entendam cada vez mais a cultura capitalista de consumo.
c) se distraiam fazendo compras quando estão irritadas.
d) lidem com as frustrações para que suas satisfações sejam realistas.
e) percebam o que as deixa frustradas no dia a dia.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• No texto, em resposta à pergunta "Does he see himself as a champion of frustration?", o autor do livro argumenta ser necessário que as pessoas lidem com as frustrações para que suas satisfações sejam realistas.
 TRECHO:
• "[...] Does he see himself as a champion of frustration? "I'm not on the side of frustration exactly, so much as the idea that one has to be able to bear frustration in order for satisfaction to be realistic."
•  Ele se vê como um campeão da frustração? “Não estou exatamente do lado da frustração, mas sim da ideia de que é preciso ser capaz de suportar a frustração para que a satisfação seja realista.

FUVEST/2015 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2015-VESTIBULAR-1º FASE.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | How the Brain Ignores Distractions | Paying attention requires more than focus | Scientific American |
 Texto (2) – | Roads of redemption |
Cities are bound to grow, but they need planning to be liveableThe Economist |


 TEXTO 1: Texto para as questões de 40, 41 e 42.

You know the exit is somewhere along this stretch of highway, but you have never taken it before and do not want to miss it. As you carefully scan the side of the road for the exit sign, numerous distractions intrude on your visual field: billboards, a snazzy convertible, a cell phone buzzing on the dashboard. How does your brain focus on the task at hand?

To answer this question, neuroscientists generally study the way the brain strengthens its response to what you are looking for – jolting itself with an especially large electrical pulse when you see it. Another mental trick may be just as important, according to a study published in April in the Journal of Neuroscience: the brain deliberately weakens its reaction to everything else so that the target seems more important in comparison.

Such research may eventually help scientists understand what is happening in the brains of people with attention problems, such as attention-deficit/hyperactivity disorder. And in a world increasingly permeated by distractions – a major contributor to traffic accidents – any insights into how the brain pays attention should get ours.
Scientific American, July 2014. Adaptado.

40  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

O foco principal do texto são as

a) várias distrações que se apresentam quando estamos dirigindo.
b) estratégias que nosso cérebro utiliza para se concentrar em uma tarefa.
c) informações que nosso campo visual precisa processar.
d) decisões que tomamos quando queremos usar um caminho novo.
e) várias tarefas que conseguimos realizar ao mesmo tempo.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• O foco principal do texto são as estratégias que nosso cérebro utiliza para se concentrar em uma tarefa.
 TRECHO:
• "[...] How does your brain focus on the task at hand?"
•  Como seu cérebro se concentra na tarefa em questão?.

41  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo estudo publicado no Journal of Neuroscience, mencionado no texto,

a) nossa busca pela realização de tarefas diversas aumenta o número de pulsações elétricas produzidas pelo cérebro.
b) os neurocientistas estão estudando como, sem grande esforço, conseguimos focalizar uma coisa de cada vez.
c) as pulsações elétricas produzidas pelo cérebro são intensas e constantes.
d) nosso cérebro reduz sua reação a estímulos que são menos relevantes para a tarefa a ser realizada, mantendo o foco.
e) o tipo de resposta que nosso cérebro fornece frente a novas tarefas ainda é uma questão a ser respondida pelos pesquisadores.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo estudo publicado no Journal of Neuroscience, mencionado no texto, nosso cérebro reduz sua reação a estímulos que são menos relevantes para a tarefa a ser realizada, mantendo o foco.
 TRECHO:
• "[...] Another mental trick may be just as important, according to a study published in April in the Journal of Neuroscience: the brain deliberately weakens its reaction to everything else so that the target seems more important in comparison."
• Outro truque mental pode ser igualmente importante, de acordo com um estudo publicado em abril no Journal of Neuroscience: o cérebro enfraquece deliberadamente a sua reação a todo o resto, de modo que o alvo parece mais importante em comparação.

42  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto, a pesquisa mencionada pode

a) colaborar para a compreensão de nossas atitudes frente a novas tarefas.
b) ajudar pessoas que possuem diversos distúrbios mentais, ainda pouco conhecidos.
c) ajudar pessoas que, normalmente, são muito distraídas e desorganizadas.
d) colaborar para a compreensão do modo como enxergamos o mundo.
e) colaborar para a compreensão do que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, a pesquisa mencionada pode colaborar para a compreensão do que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção.
 TRECHO:
• "[...] Such research may eventually help scientists understand what is happening in the brains of people with attention problems, such as attention-deficit/hyperactivity disorder."
• Essa pesquisa pode eventualmente ajudar os cientistas a entender o que está acontecendo no cérebro de pessoas com problemas de atenção, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

 TEXTO 2: Texto para as questões 43 e 44.

Between now and 2050 the number of people living in cities will grow from 3.9 billion to 6.3 billion. The proportion of urban dwellers will swell from 54% to 67% of the world's population, according to the UN. In other words, for the next 36 years the world’s cities will expand by the equivalent of six São Paulos every year. This growth will largely occur in developing countries. But most governments there are ignoring the problem, says William Cobbett of the Cities Alliance, an NGO that supports initiatives such as the one launched by New York University to help cities make long-term preparations for their growth. "Whether we want it or not, urbanisation is inevitable," say specialists. "The real question is: how can we improve its quality?"
The Economist, June 21st 2014. Adaptado.

43  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto,

a) a população rural crescerá na mesma proporção que a população urbana nos próximos 20 anos.
b) a população, nas cidades, chegará a mais de 6 bilhões de pessoas até 2050.
c) a expansão de cidades como São Paulo é um exemplo do crescimento global.
d) a cidade de São Paulo cresceu seis vezes mais, na última década, do que o previsto por especialistas.
e) o crescimento maior da população em centros urbanos ocorrerá em países desenvolvidos.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, a população, nas cidades, chegará a mais de 6 bilhões de pessoas até 2050.
 TRECHO:
• "[...] Between now and 2050 the number of people living in cities will grow from 3.9 billion to 6.3 billion."
• Entre agora e 2050, o número de pessoas que vivem nas cidades crescerá de 3,9 mil milhões para 6,3 bilhões.

44  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo William Cobbett,

a) várias ONGs estão trabalhando para minimizar os problemas enfrentados nas cidades.
b) as maiores migrações para as cidades tiveram início há 36 anos.
c) a maioria dos governantes de países em desenvolvimento não está dando atenção à explosão demográfica nas cidades.
d) uma cidade como São Paulo será pequena se comparada a outras no ano de 2050.
e) os países em desenvolvimento estão lidando melhor com a questão do êxodo rural do que os países desenvolvidos.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo William Cobbett, a maioria dos governantes de países em desenvolvimento não está dando atenção à explosão demográfica nas cidades.
 TRECHO:
• "[...] But most governments there are ignoring the problem, says William Cobbett of the Cities Alliance, an NGO that supports initiatives such as the one launched by New York University to help cities make long-term preparations for their growth."
• Mas a maioria dos governos estão ignorando o problema, diz William Cobbett da Cities Alliance, uma ONG que apoia iniciativas como a lançada pela Universidade de Nova Iorque para ajudar as cidades a prepararem-se a longo prazo para o seu crescimento.

UNESP-2014-VESTIBULAR - MEIO DE ANO - LÍNGUA INGLESA-PROVA OBJETIVA-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2014-VESTIBULAR-1ªFASE-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-PROVA OBJETIVA, prova aplicada em 25/05/2014.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: It consists of 10 Multiple-Choice Questions(A,B,C,D,E).

 GABARITO:


01-A,  02-E,  03-B,  04-D,  05-D
06-E,  07-A,  08-E,  09-C,  10-C


➧ PROVA:

 TEXT 1: Leia a tira para responder às questões de números 01 a 04.


(www.huffingtonpost.com)

01
 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

Segundo as informações presentes na tira, os dois homens

(A) estão levando os livretos para um centro de reciclagem.
(B) são voluntários de uma organização que pretende salvar o planeta.
(C) consideram que a carga de papel é muito pesada.
(D) estão descarregando folhetos sobre reciclagem para serem distribuídos.
(E) fazem parte de uma ONG de reciclagem de papel.

02 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

No trecho do primeiro quadrinho
– This should be the last load –,

a palavra should indica uma ideia de

(A) dúvida.
(B) solicitação.
(C) obrigação.
(D) recomendação.
(E) expectativa.

03 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

No segundo quadrinho,

this stuff refere-se a

(A) recycling center.
(B) brochures.
(C) how to save.
(D) last load.
(E) the planet.

04 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

O humor da tira decorre

(A) da tarefa de um trabalhador obeso que deve carregar peso excessivo.
(B) da amizade e da competição entre colegas de idades diferentes.
(C) da diferença entre um jovem bem informado e um homem mais velho analfabeto.
(D) do desperdício de papel com material que pretende divulgar ideias ecológicas.
(E) do conflito de gerações no ambiente de trabalho.

TEXTO: Leia o texto para responder às questões de números 05 a 10.

Urban Development – Solid Waste Management

1        
Ask a mayor of a developing country city about his or her most pressing problems, and solid waste management generally will be high on the list. For many cities, solid waste management is their single largest budget item and largest employer.
2        
It is also a critical matter of public health, environmental quality, quality of life, and economic development. A city that cannot effectively manage its waste is rarely able to manage more complex services such as health, education or transportation. And no one wants to live in a city surrounded by garbage.
3         
As the world urbanizes, the situation is becoming more acute. More people mean more garbage, especially in fastgrowing cities where the bulk of waste is generated. We estimate that cities currently generate roughly 1.3 billion tonnes of solid waste per year; with current urbanization trends, this figure will grow to 2.2 billion tonnes per year by 2025 – an increase of 70 percent.
4         
Managing waste will also become more expensive. Expenditures that today total $205 billion will grow to $375 billion. The cost impacts will be most severe in low income countries already struggling to meet basic social and infrastructure needs, particularly for their poorest residents.
5        
Because it is such a major issue, waste management also represents a great opportunity for cities. Managed well, solid waste management practices can reduce greenhouse gas emission levels in a city, including short-lived climate pollutants that are far more potent than carbon dioxide. A city’s ability to keep solid waste out of drainage ditches can also influence whether a neighborhood floods after a heavy storm.
(www.worldbank.org. Adaptado.)

05
 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

Segundo o texto, a gestão de resíduos sólidos

(A) melhora o transporte e a educação públicos, além do meio ambiente.
(B) transforma o entorno das cidades em um grande lixão, causando doenças.
(C) deve ser implantada nas cidades antes mesmo da saúde pública.
(D) é um dos principais desafios dos prefeitos de cidades de países em desenvolvimento.
(E) é muito dispendiosa em comparação a outros serviços públicos.

👍 Comentários e Gabarito  D 
➦A gestão de resíduos sólidos é um dos principais desafios dos prefeitos de cidades de países em desenvolvimento.
Veja no 1º parágrafo:
"[...] Ask a mayor of a developing country city about his or her most pressing problems, and solid waste management generally will be high on the list. For many cities, solid waste management is their single largest budget item and largest employer."
(Pergunte ao prefeito de uma cidade do país em desenvolvimento sobre seus problemas mais prementes, e a gestão de resíduos sólidos geralmente será alta na lista. Para muitas cidades, o gerenciamento de resíduos sólidos é o único item de maior orçamento e o maior empregador.)


06 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

De acordo com o texto, o aumento na produção de resíduos sólidos ocorre, principalmente, devido
(A) aos custos.
(B) à pobreza.
(C) à educação.
(D) à infraestrutura.
(E) à urbanização.
👍 Comentários e Gabarito  E 
➦O aumento na produção de resíduos sólidos ocorre, principalmente, devido à urbanização.
Veja no 3º parágrafo:
"[...] As the world urbanizes, the situation is becoming more acute. More people mean more garbage, especially in fastgrowing cities where the bulk of waste is generated. We estimate that cities currently generate roughly 1.3 billion tonnes of solid waste per year; with current urbanization trends, this figure will grow to 2.2 billion tonnes per year by 2025 – an increase of 70 percent."
(À medida que o mundo se urbaniza, a situação está se tornando mais aguda. Mais pessoas significam mais lixo, especialmente nas cidades de rápido crescimento onde a maior parte dos resíduos é gerada. Estimamos que as cidades atualmente geram cerca de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos por ano; com tendências atuais de urbanização, esse valor crescerá para 2,2 bilhões de toneladas por ano até 2025 - um aumento de 70%.)


07 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

No trecho do terceiro parágrafo

– this figure will grow –,

palavra figure refere-se, no texto, a

(A) cerca de 1,3 bilhão de toneladas.
(B) cerca de 2,2 bilhões de toneladas.
(C) 205 bilhões de dólares.
(D) 70%.
(E) 375 bilhões de dólares.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦"Figure" refere-se a "cerca de 1,3 bilhão de toneladas".
"[...] We estimate that cities currently generate roughly 1.3 billion tonnes of solid waste per year; with current urbanization trends, this figure will grow to 2.2 billion tonnes per year by 2025 – an increase of 70 percent."
(Estimamos que as cidades atualmente geram cerca de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos por ano; com as tendências atuais da urbanização, esse número crescerá para 2,2 bilhões de toneladas por ano até 2025 - um aumento de 70% ".)

08 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

Segundo o texto, o maior impacto do aumento de custos da gestão de resíduos sólidos será sobre

(A) os países em desenvolvimento.
(B) a infraestrutura básica das cidades.
(C) a sociedade em geral.
(D) os serviços públicos que atendem os mais pobres.
(E) a população pobre.
👍 Comentários e Gabarito  E 
➦O maior impacto do aumento de custos da gestão de resíduos sólidos será sobre a população pobre.
Veja no texto:
"[...] Managing waste will also become more expensive. Expenditures that today total $205 billion will grow to $375 billion. The cost impacts will be most severe in low income countries already struggling to meet basic social and infrastructure needs, particularly for their poorest residents."
(Gerenciar resíduos também se tornará mais caro. Os gastos que hoje totalizam US $ 205 bilhões crescerão para US $ 375 bilhões. Os impactos nos custos serão mais severos nos países de baixa renda que já estão lutando para atender às necessidades sociais e de infraestrutura básicas, particularmente para os residentes mais pobres.)


09 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

De acordo com o texto, quando há uma boa gestão de resíduos sólidos,

(A) a água dos mananciais fica mais limpa.
(B) as oportunidades de trabalho podem se diversificar.
(C) os gases que causam o efeito estufa podem diminuir.
(D) o clima entra em equilíbrio, com redução de secas e inundações.
(E) o teor de dióxido de carbono na atmosfera tende a aumentar.

👍 Comentários e Gabarito  C 
➦ Quando há uma boa gestão de resíduos sólidos, os gases que causam o efeito estufa podem diminuir.
Veja no último parágrafo:
"[...] Because it is such a major issue, waste management also represents a great opportunity for cities. Managed well, solid waste management practices can reduce greenhouse gas emission levels in a city, including short-lived climate pollutants that are far more potent than carbon dioxide. A city’s ability to keep solid waste out of drainage ditches can also influence whether a neighborhood floods after a heavy storm."
(Porque é uma questão tão importante, a gestão de resíduos também representa uma ótima oportunidade para as cidades. Bem gerenciado, as práticas de gerenciamento de resíduos sólidos podem reduzir os níveis de emissão de gases de efeito estufa em uma cidade, incluindo poluentes climáticos de curta duração que são muito mais potentes do que o dióxido de carbono. A capacidade de uma cidade de manter resíduos sólidos fora de valas de drenagem também pode influenciar se um bairro inunda após uma tempestade pesada.)


10 – (UNESP-2014-VESTIBULAR-MEIO DE ANO-OBJETIVA)

No trecho do último parágrafo
– A city's ability to keep solid waste out of drainage ditches can also influence whether a neighborhood floods after a heavy storm. –,

a palavra whether pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

(A) as.
(B) either.
(C) if.
(D) like.
(E) so that.

👍 Comentários e Gabarito  C 
"Whether" é equivalente a "if".