Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de abril de 2025

PAS 2 UnB – Edital 2015– 2ª Etapa – Universidade de Brasília – COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  UnB-PROCESSO SELETIVO-EDITAL 2015-PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADO-2ª ETAPA-UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-Aplicação: 05/12/2015.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 09 True False Questions.
• 01 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.


 PROVA:
 TRADUÇÃO DO 1º TEXTO:
Joaquim Maria Machado de Assis was born in Rio de Janeiro on June 21, 1839.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro a 21 de junho de 1839.
He was the mixed race grandson of slaves and received little more than an elementary education. His motivation for learning, however, was very strong. Growing up poor on the outskirts of Rio gave him an outsider’s eye on the bourgeois Carioca society he later joined.
Era neto mestiço de escravos e recebeu pouco mais do que educação elementar. A sua motivação para aprender, no entanto, era muito forte. Crescer na pobreza, na periferia do Rio, lançou-lhe um olhar de fora da sociedade burguesa carioca a que mais tarde se juntou.
His work tirelessly satirises their human inadequacy, by turns savagely or with an ironic compassion. In his works, Rio de Janeiro is described as a humid, busy city full of intrigue, gossip and prejudice.
A sua obra satiriza incansavelmente a inadequação humana, ora de forma selvagem, ora com uma compaixão irónica. Nas suas obras, o Rio de Janeiro é descrito como uma cidade húmida, movimentada, repleta de intrigas, mexericos e preconceitos.
He produced almost all kinds of literary genres and is considered one of the very greatest writers of the early modern era. Later in life, and already a distinguished civil servant, the idea of creating the Brazilian Academy of Letters was originated in meetings with close colleagues.
Produziu quase todos os tipos de gêeros literários e é considerado um dos maiores escritores do início da era moderna. Mais tarde, já como distinto funcionário público, a ideia de criar a Academia Brasileira de Letras surgiu em reuniões com colegas próximos.
Machado was one of its most ardent advocates and the Academy was founded in 1897. He became its first president, position which he held until his death in 1908.
Machado foi um dos seus mais fervorosos defensores e a Academia foi fundada em 1897. Tornou-se o seu primeiro presidente, cargo que ocupou até à sua morte, em 1908.
  • Internet: <www.theguardian.com> (adapted)
>> QUESTIONÁRIO: Using the above text as reference, judge the following items.
1 Machado disliked the bourgeois Carioca society because he wanted to be a member of it.
>> ERRADOMachado não gostava da sociedade burguesa carioca porque queria ser membro dela.
2 If Machado had had a university degree, he would have become more famous.
>> ERRADOSe Machado tivesse tido um diploma universitário, ele teria ficado mais famoso.
3 Machado was filled with genuine compassion for the bourgeois Carioca society in his works.
>> ERRADOMachado estava cheio de genuína compaixão pela sociedade burguesa carioca nas suas obras.
4 The word “advocates” (R.16) means supporters.
>> CERTOA palavra “advogados” (R. 16) significa apoiantes.
5 Machado remained as president of the Academy for over 15 years.
>> ERRADOMachado manteve-se como presidente da Academia durante mais de 15 anos.

 TRADUÇÃO DO 2º TEXTO:
All through the nineteenth century the one-room school was frequently the focus for people’s lives outside the home in America. Besides being used for the daily routine of educating children, it was also the place where many different activities were held.
Ao longo do século XIX, a escola de uma só sala foi frequentemente o foco da vida das pessoas fora de casa na América. Para além de ser utilizado para a rotina diária de educação das crianças, era também o local onde se realizavam muitas atividades diferentes.
Many were built within walking distance of the pupils. Located a short distance behind the school was the outhouse. Occasionally, two outhouses existed, one for the boys and one for the girls. Strict discipline was found in most one-room schools.
Muitas foram construídas a uma curta distância dos alunos. Localizada a uma curta distância atrás da escola, encontrava-se a latrina. Ocasionalmente existiam duas latrinas, uma para os rapazes e outra para as raparigas. A disciplina rigorosa encontrava-se na maioria das escolas de apenas uma sala.
The teacher was in charge and students were expected to show respect for their Maker, parents, teachers, and friends. The discipline used for not following rules was strict and immediately administered.
O professor era o responsável e esperava-se que os alunos demonstrassem respeito pelo Criador, pelos pais, pelos professores e pelos amigos. A disciplina utilizada para quem não seguisse as regras era rigorosa e aplicada de imediato.
Common forms of discipline were whipping with a ferula, a rod or ruler 15 to 18 inches long used to strike the palms; standing in a corner; and sitting on a stool with a tall, cone-shaped hat on the head.
As formas comuns de disciplina eram açoites com uma férula, uma vara ou régua de 15 a 18 polegadas de comprimento usada para bater nas palmas das mãos; parado a um canto; e sentado num banquinho com um chapéu alto em forma de cone na cabeça.
  • Internet: <www.heritageall.org> (adapted)
>> QUESTIONÁRIO: Using the above text as reference, judge the following items.
6 Education and discipline walked hand in hand in most one-room schools.
>> CERTOA educação e a disciplina andavam de mãos dadas na maioria das escolas de uma só sala.
7 The “outhouse” (R.7) must have served as a toilet.
>> CERTOA “latrina” (R. 7) deve ter servido de casa de banho.
8 The word “Maker” (R.11) means God.
>> CERTOA palavra “Criador” (R. 11) significa Deus.
9 Punishment with a ferula must have probably provoked physical pain.
>> CERTOO castigo com uma férula deve provavelmente ter provocado dor física.

10 – (PAS 2 UnB-Edital 2015-2ª Etapa) 
  • Internet: <www.kdimagens.com> (adapted).
It can be concluded from the cartoon presented above that the boy is
(A) doing his homework.
(B) working at his computer.
(C) getting ready to go to school.
(D) complaining about the items he has to carry.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - LEITURA VISUAL, ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS :
It can be concluded from the cartoon presented above that the boy is
Pode-se concluir do cartoon acima apresentado que o menino está
(A) doing his homework.
fazendo os trabalhos de casa.
(B) working at his computer.
trabalhando no seu computador.
(C) getting ready to go to school.
preparando-se para ir para a escola.
(D) complaining about the items he has to carry.
queixando-se dos artigos que ele tem que carregar.

PAS 2 UnB – Edital 2016– 2ª Etapa – Universidade de Brasília – COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  UnB-PROCESSO SELETIVO-EDITAL 2016-PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADO-2ª ETAPA-UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-03/12/2016.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 09 True False Questions.
• 01 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.


 PROVA:
 TRADUÇÃO DO 1º TEXTO:
A Doll’s House
(a play by Henrik Ibsen, 1879)
Uma casa de bonecas
(uma peça de Henrik Ibsen, 1879)

Nora Helmer and Torvald Helmer have been married for eight years.
Nora Helmer e Torvald Helmer estão casados ​​há oito anos.
On the day before Christmas, Nora busies herself with last-minute shopping, for this is the first Christmas since her marriage that she does not have to economize.
Na véspera do Natal, Nora ocupa-se com as compras de última hora, pois este é o primeiro Natal desde o seu casamento em que não tem de poupar.
Torvald is made manager of a bank and after the New Year their money troubles will be over.
Torvald é nomeado gerente de um banco e depois do Ano Novo os seus problemas financeiros irão acabar.
She buys a tree and plenty of toys for their three children and even macaroons for herself, her favorite candies. She enters her well-furnished living room — the setting of the entire play — carrying several packages.
Ela compra uma árvore e muitos brinquedos para os três filhos e até macarons para ela, os seus doces preferidos. Entra na sua sala de estar bem mobilada — cenário de toda a peça — carregando vários embrulhos.
Torvald greets her playfully and affectionately, but then criticizes her for spending so much money on Christmas gifts. He loves his wife dearly, but he considers her very much 13 as her own father did, a “doll” to be played with and admired. At the end, she tells him that she is leaving him because they’ve never had a real marriage.
Torvald cumprimenta-a de forma brincalhona e afetuosa, mas depois critica-a por gastar tanto dinheiro em presentes de Natal. Ama muito a sua mulher, mas considera-a como se tivesse 13 anos, tal como o seu próprio pai a considerava, uma "boneca" para ser admirada e com quem brincar. No final, ela diz-lhe que o está a deixar porque nunca tiveram um casamento a sério.
She’s never been 16 more than a doll in his eyes. He begs her to stay, but she refuses, leaving both him and the kids. She walks out slamming the door behind her.
Ela nunca foi mais do que uma boneca aos olhos dele. Ele implora-lhe para ficar, mas ela recusa, abandonando-o a ele e às crianças. Ela sai batendo a porta atrás de si.
  • Internet: <www.enotes.com>, <www.shmoop.com> and <www.sparknotes.com> (adapted).
Considering the ideas and meanings of the text above, judge the following items.
1. The word “for” (R.3) can be replaced by because without any change in meaning.
>> CERTO:  A palavra “para” (R. 3) pode ser substituída por porque sem qualquer alteração no significado.
2. In the text, the word “over” (R.6) means finished.
>> CERTONo texto, a palavra “over” (R. 6) significa terminado.
3. The main aim of the text is to show Nora’s passion for dolls.
>> ERRADOO principal objetivo do texto é mostrar a paixão de Nora pelas bonecas.
4. Nora did all her Christmas shopping well ahead of time.
>> ERRADOA Nora fez todas as suas compras de Natal com bastante antecedência.
5. Torvald will receive more pay after the New Year.
>> CERTOTorvald receberá mais salário depois do Ano Novo.
6. Throughout the play different settings are used to show the doll house.
>> ERRADOAo longo da peça, são utilizados diferentes cenários para mostrar a casa de bonecas.

 TRADUÇÃO DO 2º TEXTO:
René Descartes (1596-1650) was a French philosopher and mathematician. His philosophy was built on the idea of radical doubt, in which nothing that is perceived or sensed is necessarily true. The only thing that remains true is that there is a mind or consciousness doing the doubting and believing its perceptions, hence the famous formulation, “I think, therefore I am”.
René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês. A sua filosofia foi construída sobre a ideia da dúvida radical, na qual nada do que é percebido ou sentido é necessariamente verdadeiro. A única coisa que permanece verdadeira é que existe uma mente ou consciência a duvidar e a acreditar nas suas perceções, daí a famosa formulação: "Penso, logo existo".
  • Internet: <newlearningonline.com> (adapted).
Considering the text and the vocabulary used in it, judge the following items.
7. The word “hence” (R.6) is synonymous with therefore.
>> CERTOA palavra “portanto” é sinônimo de portanto.
8. Descartes was in his mid sixties at the time of his death.
>> ERRADODescartes tinha cerca de sessenta e poucos anos quando morreu.
9. Descartes’ philosophy gave a central place to reason and mind.
>> CERTOA filosofia de Descartes deu um lugar central à razão e à mente.
10 – (PAS 2 UnB-Edital 2016-2ª Etapa)
  • Internet: <www.google.com> (adapted).
The cartoon above
(A) confirms that Man’s existence has always been associated to the mobile phone.
(B) shows that even The Thinker by Rodin would have liked to have a mobile phone.
(C) satirizes the dependence on the mobile phone and the extreme importance attached to it.
(D) criticizes the use of mobile phones in museums.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - LEITURA VISUAL, ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS :
The cartoon above
(A) confirms that Man’s existence has always been associated to the mobile phone.
confirma que a existência do Homem esteve sempre associada ao celular.
(B) shows that even The Thinker by Rodin would have liked to have a mobile phone.
mostra que até O Pensador de Rodin gostaria de ter um celular.
(C) satirizes the dependence on the mobile phone and the extreme importance attached to it.
satiriza a dependência do celular e a extrema importância que lhe é atribuída.
(D) criticizes the use of mobile phones in museums.
critica o uso do celular nos museus.

PAS 2 UnB – Edital 2017– 2ª Etapa – Universidade de Brasília – COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  UnB-PROCESSO SELETIVO-EDITAL 2017-PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADO-2ª ETAPA-UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-03/12/2017.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 09 True False Questions.
• 01 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.


 PROVA: