Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

UFSCar/2013 – VESTIBULAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS / SP – PROVA COM GABARITO.

•  UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-FUNDAÇÃO VUNESP-VESTIBULAR-2013. From https://www.ufscar.br.

❑ ESTRUTURA DA PROVA:
• 06 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Your Brain Knows the Difference Between Phony Smiles and Real Ones | discovermagazine.com |

 Texto (2) – | Anúncio | adsoftheworld.com |
 Texto (3) – | Cartoon | gocomics.com |
❑ TEXTO 1Leia o texto para responder às questões de números 11 a 14.
Your Brain Knows the Difference Between Phony Smiles and Real Ones
By Breanna Draxler
June 12, 2013

Smiling comes in two distinct forms: genuine and polite. The genuine kind are those that result from a friend showing you a hilarious new Internet video. These smiles are spontaneous and indicative of pleasure. Polite smiles, on the other hand, are the ones reserved for the awkward encounters with your coworker at the coffee machine. You don’t want to be rude, but you’re not actually enjoying the exchange. You just feel like you have to go through the motions.

Whether or not a smile is genuine, it is generally a reciprocal social action. When a person smiles at you, you usually smile back. And more often than not, you respond with the same kind of smile you perceive. Socially, the smiles have different meanings: a genuine smile is a social reward, whereas the polite version is a social obligation. Since people learn to anticipate rewards, researchers wanted to know if people anticipate rewarding smiles.

To figure this out, the researchers conducted a study. Thirtyfive participants learned to play a button-pressing game in which correct answers were rewarded with a smiling animated face. Two of the faces gave fake smiles, and two gave real smiles. While playing this game, participants were hooked up to an electromyography machine which monitored the neurons responsible for contracting smile muscles.

This test showed that participants’ facial muscles started contracting even before the genuine smile was given — confirming that we’re subconsciously prepared for the real thing, according to the findings published in Psychological Science. Keep that in mind next time you try to fool your angry landlord with phony politesse.
(www.discovermagazine.com. Adaptado.)

11 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)

A expressão polite smile, no primeiro parágrafo do texto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

(A) real smile.
(B) rewarding smile.
(C) genuine smile.
(D) phony smile.
(E) usually smile.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A expressão polite smile, no primeiro parágrafo do texto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
*Alternativa (A): real smile.
*Alternativa (B): rewarding smile.
*Alternativa (C): genuine smile.
*Alternativa (D): phony smile.
*Alternativa (E): usually smile.

12 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)

De acordo com o texto,

(A) os sorrisos genuínos podem ser considerados uma ação social recíproca, ao passo que os sorrisos por educação não provocam ações sociais.
(B) o teste mostrou que os músculos faciais dos participantes levavam mais tempo para se contrair em reação a um sorriso genuíno.
(C) é mais comum respondermos o sorriso de alguém com o mesmo tipo de sorriso que percebemos que essa pessoa nos deu.
(D) comparando um sorriso genuíno a um sorriso por educação, o segundo pode ser considerado uma recompensa social.
(E) é possível enganar o proprietário de um apartamento alugado que está bravo com você dando a ele um sorriso por educação.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto,
*Alternativa (A): os sorrisos genuínos podem ser considerados uma ação social recíproca, ao passo que os sorrisos por educação não provocam ações sociais.
*Alternativa (B): o teste mostrou que os músculos faciais dos participantes levavam mais tempo para se contrair em reação a um sorriso genuíno.
*Alternativa (C): é mais comum respondermos o sorriso de alguém com o mesmo tipo de sorriso que percebemos que essa pessoa nos deu.
*Alternativa (D): comparando um sorriso genuíno a um sorriso por educação, o segundo pode ser considerado uma recompensa social.
*Alternativa (E): é possível enganar o proprietário de um apartamento alugado que está bravo com você dando a ele um sorriso por educação.

13 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)

No trecho do primeiro parágrafo – Polite smiles, on the other hand, are the ones reserved for the awkward encounters with your coworker at the coffee machine. –, a expressão em destaque indica uma ideia de

(A) complementaridade.
(B) oposição.
(C) conclusão.
(D) explicação.
(E) adição.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): complementaridade.
*Alternativa (B): oposição.
*Alternativa (C): conclusão.
*Alternativa (D): explicação.
*Alternativa (E): adição.

14 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)

No trecho do terceiro parágrafo – To figure this out, the researchers conducted a study. –, o pronome this retoma:

(A) since people learn to anticipate rewards.
(B) the polite version is a social obligation.
(C) the researchers conducted a study.
(D) researchers wanted to know.
(E) if people anticipate rewarding smiles.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): since people learn to anticipate rewards.(já que as pessoas aprendem a antecipar recompensas.)
*Alternativa (B): the polite version is a social obligation.(a versão educada é uma obrigação social.)
*Alternativa (C): the researchers conducted a study.(os pesquisadores realizaram um estudo.)
*Alternativa (D): researchers wanted to know.(pesquisadores queriam saber.)
*Alternativa (E): if people anticipate rewarding smiles.(se as pessoas anteciparem sorrisos gratificantes.)

 TEXTO 2Examine o anúncio de uma famosa marca de água mineral.
(www.adsoftheworld.com)
15 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)

A qualidade exaltada pelo anúncio são as pequenas bolhas na água com gás que tornam o produto mais agradável para beber. Sobre a construção do contexto criado para que o leitor se convença dessa qualidade, é correto afirmar que

(A) o médico mostra sua preocupação com a perna da paciente, mas a mulher não se importa com a notícia, pois está com muita sede.
(B) o médico dá uma notícia ruim para a paciente, mas, como ele faz isso disfarçando com o uso de pequenas bolhas, ela reage positivamente.
(C) o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua vez, se mostra animada com uma possível recuperação rápida da cirurgia.
(D) a paciente não se importa com a má notícia dada pelo médico, porque sabe que ele está mentindo, devido ao uso de pequenas bolhas.
(E) o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua vez, fica feliz, porque os dois poderão comemorar bebendo a água mineral anunciada.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): o médico mostra sua preocupação com a perna da paciente, mas a mulher não se importa com a notícia, pois está com muita sede.
*Alternativa (B)o médico dá uma notícia ruim para a paciente, mas, como ele faz isso disfarçando com o uso de pequenas bolhas, ela reage positivamente.
*Alternativa (C): o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua vez, se mostra animada com uma possível recuperação rápida da cirurgia.
*Alternativa (D): a paciente não se importa com a má notícia dada pelo médico, porque sabe que ele está mentindo, devido ao uso de pequenas bolhas.
*Alternativa (E): o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua vez, fica feliz, porque os dois poderão comemorar bebendo a água mineral anunciada.
➧TRADUÇÃO LIVRE:
-We cut off your wrong leg!
(Cortamos sua perna errada!)
-Great!
(Legal)
-Smal bubbles make it easy to swallow.
(As pequenas bolhas facilitam a deglutição.)

 TEXTO 3:
(www.gocomics.com)
 TRADUÇÃO - TEXTO 3:
- Mom says she wants to wash your blanket! Mamãe diz que quer lavar seu cobertor!
- Okay... Here, take it... Ok ... Aqui, pegue!
- You mean you can give it up just like that? Quer dizer que você consegue desistir assim?
- Sure, it doesn't bother me a bit... Claro, isso não me incomoda nem um pouco.
- All I have to do is spend the day in bed with an ice-bag on my head! Só preciso passar o dia na cama com um saco de gelo na cabeça!

16 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)

A partir da leitura do cartoon, é correto afirmar que

(A) a menina achava que o irmãozinho iria deixar que ela levasse seu cobertor para lavar sem que ele oferecesse resistência.
(B) o menino fica doente porque está passando frio, uma vez que seu cobertor está sendo lavado.
(C) o menino se encontra na situação em que está no último quadrinho porque falou a verdade para a sua irmã.
(D) o menino tenta disfarçar seu apego ao cobertor, mas a sua atitude no último quadrinho denuncia que ele mentiu para a irmã.
(E) o menino está prestando atenção na televisão e deixa que sua irmã leve seu cobertor, não se arrependendo dessa atitude posteriormente.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A partir da leitura do cartoon, é correto afirmar que...
*Alternativa (A): a menina achava que o irmãozinho iria deixar que ela levasse seu cobertor para lavar sem que ele oferecesse resistência.
*Alternativa (B): o menino fica doente porque está passando frio, uma vez que seu cobertor está sendo lavado.
*Alternativa (C): o menino se encontra na situação em que está no último quadrinho porque falou a verdade para a sua irmã.
*Alternativa (D)o menino tenta disfarçar seu apego ao cobertor, mas a sua atitude no último quadrinho denuncia que ele mentiu para a irmã.
*Alternativa (E): o menino está prestando atenção na televisão e deixa que sua irmã leve seu cobertor, não se arrependendo dessa atitude posteriormente.

UFSCar – 2012 – VESTIBULAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS / SP – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFSCar-SP-2012-VESTIBULAR.

www.ufscar.br
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – | Soapless Detergents | Children’s Britannic |
 Text (2) – | Facebook backer turns his attention to Brazil | www.reuters.com |

❑ TEXTO 1Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 11 a 17.
Soapless Detergents
1
Non-soap detergents have been produced on a large scale only since World War II. As a class, they have an advantage over soaps because they do not depend on natural edible fats as a basic raw material. They are chiefly made from petroleum and the by-products of coal. A further advantage from the user’s point of view is that these newer detergents can be specially made to lather well in hard water* or salt water, to rinse easily from fabrics or from dishes, and in fact to perform many tasks for which soap is not entirely satisfactory.
2
Soapless detergents have already replaced soap in a variety of cleaning powders and liquids for use in homes and factories. Many new uses have been found for them in the textile, disinfectant, engineering, leather, papermaking and cosmetic industries, and new types of soapless detergents are constantly being developed.
*hard water: “água dura”, rica em cálcio.
(Children’s Britannica, vol. 16, 1973.)
👉 Questão  11 :
Soapless detergents
(A) have no domestic uses at present.
(B) are not satisfactory for laundry.
(C) are used to produce some cosmetics.
(D) can be adapted to a variety of needs.
(E) are usually made from animal fat.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Soapless detergents...
*Alternativa (A): have no domestic uses at present.(não têm usos domésticos no momento.)
*Alternativa (B): are not satisfactory for laundry.(não são satisfatórios para a lavanderia.)
*Alternativa (C): are used to produce some cosmetics.(são usados para produzir alguns cosméticos.)
*Alternativa (D): can be adapted to a variety of needs.(pode ser adaptado a uma variedade de necessidades.)
*Alternativa (E): are usually made from animal fat.(geralmente são feitos de gordura animal.)
👉 Questão  12 :
Os detergentes sintéticos (soapless detergents) apresentam diversas vantagens sobre o sabão tradicional, pois
(A) possibilitam enxágue mais fácil de louças e tecidos.
(B) podem ser utilizados em fábricas.
(C) foram usados na época da II Guerra Mundial.
(D) utilizam gorduras animais, de fácil degradação.
(E) são usados como desinfetantes eficazes.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os detergentes sintéticos (soapless detergents) apresentam diversas vantagens sobre o sabão tradicional, pois...
*Alternativa (A): possibilitam enxágue mais fácil de louças e tecidos.
*Alternativa (B): podem ser utilizados em fábricas.
*Alternativa (C): foram usados na época da II Guerra Mundial.
*Alternativa (D): utilizam gorduras animais, de fácil degradação.
*Alternativa (E): são usados como desinfetantes eficazes.
👉 Questão  13 :
Segundo o texto,
(A) os detergentes tradicionais podem ser utilizados na indústria alimentícia por conterem gorduras comestíveis.
(B) o sabão tradicional e os detergentes sintéticos têm as mesmas aplicações domésticas e industriais.
(C) os detergentes sintéticos são usados na fabricação de pratos devido a sua grande solubilidade.
(D) assim como o sabão tradicional, os detergentes sintéticos podem ser feitos de subprodutos do petróleo.
(E) há detergentes sintéticos que podem ser usados até mesmo com água do mar, se necessário.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto,
*Alternativa (A): os detergentes tradicionais podem ser utilizados na indústria alimentícia por conterem gorduras comestíveis.
*Alternativa (B): o sabão tradicional e os detergentes sintéticos têm as mesmas aplicações domésticas e industriais.
*Alternativa (C): os detergentes sintéticos são usados na fabricação de pratos devido a sua grande solubilidade.
*Alternativa (D): assim como o sabão tradicional, os detergentes sintéticos podem ser feitos de subprodutos do petróleo.
*Alternativa (E): há detergentes sintéticos que podem ser usados até mesmo com água do mar, se necessário.
👉 Questão  14 :
No trecho do primeiro parágrafo – because they do not depend on natural edible fats as a basic raw material – a expressão raw material corresponde, em português, a
(A) substância crua.
(B) material de processamento.
(C) matéria-prima.
(D) propriedade básica.
(E) espécie não purificada.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): substância crua.
*Alternativa (B): material de processamento.
*Alternativa (C): matéria-prima.
*Alternativa (D): propriedade básica.
*Alternativa (E): espécie não purificada.
👉 Questão  15 :
In the sentence from the first paragraph – They are chiefly made from petroleum and the by-products of coal. – the word chiefly may be replaced, without change of meaning, by
(A) solely.
(B) mainly.
(C) hardly.
(D) constantly.
(E) eventually.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - ADVERB: Uso contextual de advérbio:
*Alternativa (A): solely.
*Alternativa (B): mainly.
*Alternativa (C): hardly.
*Alternativa (D): constantly.
*Alternativa (E): eventually.
👉 Questão  16 :
O texto permite concluir que
(A) não havia qualquer tipo de detergente sintético antes da II Guerra Mundial.
(B) o sabão ou o detergente não fazem, de fato, qualquer diferença para o usuário final.
(C) os detergentes líquidos substituem, cada vez mais, os detergentes em pó.
(D) os detergentes sintéticos foram desenvolvidos como consequência da II Guerra Mundial.
(E) já há diversos tipos de detergentes sintéticos e novos tipos estão sempre surgindo.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O texto permite concluir que
*Alternativa (A): não havia qualquer tipo de detergente sintético antes da II Guerra Mundial.
*Alternativa (B): o sabão ou o detergente não fazem, de fato, qualquer diferença para o usuário final.
*Alternativa (C): os detergentes líquidos substituem, cada vez mais, os detergentes em pó.
*Alternativa (D): os detergentes sintéticos foram desenvolvidos como consequência da II Guerra Mundial.
*Alternativa (E): já há diversos tipos de detergentes sintéticos e novos tipos estão sempre surgindo.
👉 Questão  17 :
No trecho do primeiro parágrafo – As a class, they have an advantage over soaps because they do not depend on... – a palavra em destaque refere-se a
(A) by-products.
(B) non-soap detergents.
(C) soaps.
(D) edible fats.
(E) basic raw material.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): by-products.
*Alternativa (B): non-soap detergents.
*Alternativa (C): soaps.
*Alternativa (D): edible fats.
*Alternativa (E): basic raw material.

❑ TEXTO 2Instrução: Para responder às questões de números 18 a 20, assinale a alternativa que completa corretamente a respectiva lacuna do texto.
Facebook backer turns his attention to Brazil
Fri, Jun 8 2012
By Sarah McBride and Esteban Israel
1
SAN FRANCISCO/SAO PAULO (Reuters) – One of Facebook’s earliest investors has turned his attention to a distant market with a small but lively start-up scene: Brazil.
2
Kevin Efrusy, the partner at Accel who spearheaded the firm’s initial $12.7 million investment in Facebook back in 2005, has made several new investments in Brazil over the last year or so.
3
Efrusy, __18__ declined to be interviewed for this article, is perhaps the most ambitious of a growing number of U.S.-based venture capitalists who see opportunity in a country with a large population, a fast-growing middle class, big growth potential and political stability.
4
“Venture capital is an industry that is just being born in Brazil and the trend is that __19__ will go very quickly from millions to billions,” said Haroldo Korte, a Sao Paulo-based manager at Atomico, a fund created by Skype co-founder Niklas Zennstrom.
5
Last month, Sao Paulo was one of the hottest stops for Geeks on a Plane, a series of tours organized by venture capitalist Dave McClure of Mountain View, California-based 500 Startups. The tour __20__ more than 40 tech junkies, entrepreneurs and investors to Brazil.
6
There are still plenty of obstacles. The Brazilian economy has been barely growing in recent quarters, and start-ups must contend with high taxes, comparatively limited access to early-stage funding, and the absence of organized programs to foster entrepreneurship. Entrepreneurs with regional aspirations must work in Spanish as well as Brazil’s national tongue, Portuguese.
(www.reuters.com. Adaptado.)
👉 Questão  18 :
(A) who
(B) that
(C) whose
(D) whom
(E) where
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): who
*Alternativa (B): that
*Alternativa (C): whose
*Alternativa (D): whom
*Alternativa (E): where
👉 Questão  19 :
(A) they
(B) which
(C) how
(D) it
(E) he
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): they
*Alternativa (B): which
*Alternativa (C): how
*Alternativa (D): it
*Alternativa (E): he
👉 Questão  20 :
(A) came
(B) put
(C) brought
(D) made
(E) worked
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): came
*Alternativa (B): put
*Alternativa (C): brought
*Alternativa (D): made
*Alternativa (E): worked

UFSCar – 2011 – VESTIBULAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS / SP – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFSCar-SP-2011-VESTIBULAR.

www.ufscar.br
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – | Brazilian plan to disseminate internet access underway | news.xinhuanet.com |
 Text (2) – | Brazil: Amazon rainforest deforestation rises sharply | www.bbc.co.uk |

 TEXTO 1Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 11 a 17.
Brazilian plan to disseminate internet access underway
by Edgardo Loguercio and Natalia Costa
1
BRASILIA, March 15 – A nationwide program aimed at providing internet access to 80 percent of the country’s population by 2014 is forging ahead in Brazil, Communications Minister Paulo Bernardo said on Tuesday.
2
The National Broadband Plan (PNBL), with participation of 13 ministries, is coordinated by Bernardo, who explained details about the project on Tuesday along with Joao Santana, president of Telebras, the state-owned enterprise responsible for managing the project.
3
The authorities have criticized companies that offer internet service for failing to spread internet use in Brazil, offering an expensive service with prices amounting to about 50 U.S. dollars monthly, inaccessible to low-income families. “We ended 2010 with 34 percent of Brazilian households with Internet access, and service is also very poor. Almost half of connections are of 256 mbps. We are out-of-date, with the aggravating circumstance that the connections are very expensive,” Bernardo said.
4
To speed up the process, the government started negotiating with concessionaire phone companies to improve the service quality and lower the price to about 30 reais (18 dollars), which would allow 80 percent of the population to access internet. “During (former president) Lula da Silva’s government, we developed a program to interconnect all schools with internet access, but we also want the private sector to do its share,” he said.
(news.xinhuanet.com/english. Adaptado.)
👉 Questão  11 :
The National Broadband Plan is
(A) very expensive.
(B) out-of-date.
(C) coordinated by the Communications Minister.
(D) already working properly.
(E) offered by the private sector.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
The National Broadband Plan is
(A) very expensive.
(B) out-of-date.
(C) coordinated by the Communications Minister.
(D) already working properly.
(E) offered by the private sector.
👉 Questão  12 :
Segundo o texto, uma das vantagens do Plano Nacional de Banda Larga é que ele
(A) propiciará acesso à internet por um custo menor.
(B) conseguirá que metade das famílias chegue a 256 mbps. (C) envolverá muitos ministérios do governo.
(D) criará uma rede que conectará escolas públicas às privadas.
(E) oferecerá internet gratuita a mais de um terço das famílias de baixa renda.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, uma das vantagens do Plano Nacional de Banda Larga é que ele
(A) propiciará acesso à internet por um custo menor.
(B) conseguirá que metade das famílias chegue a 256 mbps. (C) envolverá muitos ministérios do governo.
(D) criará uma rede que conectará escolas públicas às privadas.
(E) oferecerá internet gratuita a mais de um terço das famílias de baixa renda.
👉 Questão  13 :
Leia as afirmações.
I. Atualmente o serviço de internet é relativamente barato, mas de baixa qualidade.
II. O PNBL deverá proporcionar acesso à internet a 80% da população brasileira.
III. A velocidade da internet quadruplicará no período de 2010 a 2014, ou seja, de 256 mbps para cerca de 1 gbps.
De acordo com o texto, está correto apenas o que se afirma em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e III.
(E) II e III.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
I. Atualmente o serviço de internet é relativamente barato, mas de baixa qualidade.
II. O PNBL deverá proporcionar acesso à internet a 80% da população brasileira.
III. A velocidade da internet quadruplicará no período de 2010 a 2014, ou seja, de 256 mbps para cerca de 1 gbps.
👉 Questão  14 :
No trecho do segundo parágrafo – who explained details about the project on Tuesday along with Joao Santana – a expressão along with corresponde, em português, a
(A) caminhando ao lado.
(B) anteriormente a.
(C) superior a.
(D) posteriormente a.
(E) junto com.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No trecho do segundo parágrafo – who explained details about the project on Tuesday along with Joao Santana – a expressão along with corresponde, em português, a
(A) caminhando ao lado.
(B) anteriormente a.
(C) superior a.
(D) posteriormente a.
(E) junto com.
👉 Questão  15 :
In the excerpt of the third paragraph – about 50 U.S. dollars monthly – the word about may be replaced, without meaning change, by
(A) related to.
(B) exactly.
(C) over.
(D) approximately.
(E) enough.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
In the excerpt of the third paragraph – about 50 U.S. dollars monthly – the word about may be replaced, without meaning change, by
(A) related to.
(B) exactly.
(C) over.
(D) approximately.
(E) enough.
Instrução: Leia o trecho final do quarto parágrafo – “(...) but we also want the private sector to do its share,” he said. – para responder às questões de números 16 e 17.
👉 Questão  16 :
A palavra its refere-se a
(A) Lula da Silva’s government.
(B) private sector.
(C) a program.
(D) internet access.
(E) schools.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A palavra its refere-se a
(A) Lula da Silva’s government.
(B) private sector.
(C) a program.
(D) internet access.
(E) schools.
👉 Questão  17 :
A expressão to do its share corresponde, em português, a
(A) cumprir o prometido.
(B) sair do negócio.
(C) compartilhar os lucros.
(D) fazer a sua parte.
(E) resolver o problema.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A expressão to do its share corresponde, em português, a
(A) cumprir o prometido.
(B) sair do negócio.
(C) compartilhar os lucros.
(D) fazer a sua parte.
(E) resolver o problema.

 TEXTO 2Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 18 a 20 e assinale a alternativa que completa corretamente a respectiva lacuna do texto.
Brazil: Amazon rainforest deforestation rises sharply
19 May 2011
1
Satellite images show deforestation __18__ from 103 sq km in March and April 2010 to 593 sq km in the same period of 2011, Brazil’s space research institute says. Much of the __19__ has been in Mato Grosso state, the centre of soya farming in Brazil. The news comes shortly before a vote on new forest protection rules.
2
Analysts say the new figures have taken the government by surprise. Last December, a government report said deforestation in the Brazilian Amazon had fallen to its lowest rate for 22 years. __20__, the latest data shows a 27% jump in deforestation from August 2010 to April 2011.
(www.bbc.co.uk. Adaptado.)
👉 Questão  18 :
(A) __will jump__
(B) __ has fallen __
(C) __ increased __
(D) __ stabilised __
(E) __ should plunge __
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) __will jump__
(B) __ has fallen __
(C) __ increased __
(D) __ stabilised __
(E) __ should plunge __
👉 Questão  19 :
(A) __ destruction __
(B) __ deforested __
(C) __ farmers __
(D) __ destructive __
(E) __ agricultural __
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) __ destruction __
(B) __ deforested __
(C) __ farmers __
(D) __ destructive __
(E) __ agricultural __
👉 Questão  20 :
(A) Therefore __
(B) Likely __
(C) Whenever __
(D) Furthermore __
(E) However __
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) Therefore __
(B) Likely __
(C) Whenever __
(D) Furthermore __
(E) However __

UFSCar – 2009 – VESTIBULAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS / SP – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFSCar-SP-2009-VESTIBULAR.

www.ufscar.br
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 06 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 04 Questions.
 Text (1) – | Why Are People Taller Today Than Yesterday? | TIME MAGAZINE |
 Text (2) – | Your lifestyle, your genes and cancer | Newsweek |

 GABARITO:


01-(D), 02-(B), 03-(A), 04-(B), 05-(C)06-(C)


 1ª PARTE  - QUESTÕES OBJETIVAS:

 TEXT IINSTRUÇÃO - O texto seguinte refere-se às questões de números 01 a 06.

Why Are People Taller Today Than Yesterday?

Tuesday, Jul. 08, 2008
By LAURA BLUE – TIME MAGAZINE

Skeletons and written records show that human beings today are inches taller than humans just a century or two ago. And yet even today average heights vary among different nationalities, even among genetically homogenous populations, like the South Koreans and North Koreans. (South Koreans are taller.) John Komlos, professor of economics at the University of Munich and a pioneer in studying human well-being through history, explains what governs human height, and why some populations are taller than others.

Q: Why are people taller today than yesterday?
A: There are two main reasons. One is that the diet has improved considerably. In spite of some very negative aspects of the diet of industrialized populations, we have much better vitamin, mineral and protein intake than 100 or 200 years ago. As a consequence the body can grow much better.

In addition, our health has improved considerably along with medical technology. We have fewer endemic diseases, and fewer epidemic diseases. That is important because an incidence of disease usually means that the nutrients we do consume are not absorbed by the body sufficiently. Diseases lay a claim on our energy intake, so that there is not enough left over for the body to grow. These two factors play a considerable role.

We have been increasing in height for about 140 years. Prior to that, there were cycles in height, depending on economic circumstances and agricultural productivity and so forth. We were relatively tall in the Middle Ages, when population densities were relatively low and food supplies were still fairly adequate. The low point was in the 17th century. Frenchmen, for example, were about 162 cm on average [not quite 5 ft. 4 in.], which is extremely small. Only since about the middle of the 19th century there has been a general trend upwards.

The American population was the tallest in the world from about the American Revolution to World War II — that’s a long time. (There is a genetic component to [population] height, but there is very little genetic difference between European populations or their overseas offshoots.) America had a very resource-rich environment, with game, fish and wildlife. In fact we have data on disadvantaged people in America, such as slaves. They were obviously among the most mistreated populations in the world, but given the resource abundance — and given the fact that the slave owners needed their work — they had to be fed relatively decently. So slaves were taller than European peasants. It’s no wonder that Europeans were just flooding to America.

[Americans today are no longer the tallest people in the world.] After the Second World War, many Western and Northern European countries began to adopt certain favorable social policies. There is universal health insurance in most of these societies — that, of course, makes a difference in health care. You can also consider income inequality in America, since people who are at the low end of the totem pole have considerable adversity making ends meet. I suspect the difference [in height between Americans and Europeans] is due to both diet and health care. Americans today suffer from an additional problem: obesity. If children are too well nourished, then they’re not able to grow optimally. There are certain hormones that control the onset of the adolescent growth spurt and the onset of adolescence. Nutrition is one of the factors, along with genetic and hormonal ones, that are associated with the onset of puberty. Overnutrition prior to adolescence may affect the hormonal system and may produce too much growth hormone prior to puberty, so that sex steroids are produced earlier. And if that comes too early, then the youth will peak out sooner, and will not become as tall in adulthood as someone who had better nutrition. Also, the overload of carbohydrates and fats in a fast-food diet may hinder the consumption of micronutrients essential to growth.

01  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

Esqueletos e registros escritos demonstram que
(A) os seres humanos atualmente são mais baixos do que os seres humanos de um ou dois séculos atrás.
(B) os seres humanos alguns séculos atrás eram mais altos do que os seres humanos atuais.
(C) os seres humanos hoje são tão altos quanto os seres humanos de um ou dois séculos atrás.
(D) os seres humanos atualmente são mais altos do que os seres humanos de um ou dois séculos atrás.
(E) os coreanos do norte são mais altos do que os coreanos do sul.ais altos do que os coreanos do sul.

02  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

A dieta das pessoas

(A) tem muitos aspectos negativos atualmente, como, por exemplo, comida industrializada, contribuindo para um menor crescimento dos seres humanos.
(B) contém maiores doses de vitamina, mineral e proteína do que 100 ou 200 anos atrás, contribuindo para um maior crescimento dos seres humanos.
(C) era muito rica em vitamina, proteína e mineral 100 ou 200 anos atrás.
(D) não tem relação direta com o crescimento dos seres humanos.
(E) não melhorou nos últimos 100 ou 200 anos, devido à grande quantidade de alimentos industrializados.

03  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

A relação entre saúde e crescimento do ser humano é:

(A) quanto menos doenças a pessoa tiver, melhor é a absorção dos nutrientes pelo corpo e há mais energia para o corpo crescer.
(B) doenças endêmicas e epidêmicas são responsáveis pela falta de crescimento dos seres humanos.
(C) a incidência de doenças consome todos os nutrientes e energia do ser humano, não permitindo o crescimento adequado do corpo.
(D) apesar dos avanços tecnológicos na área médica, a incidência de doenças não tem diminuído, prejudicando, dessa forma, o crescimento dos seres humanos.
(E) a saúde não desempenha um papel importante no crescimento do ser humano.

04  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

Com relação ao crescimento dos seres humanos ao longo dos tempos, podemos observar que:

(A) na Idade Média, as pessoas cresciam pouco, devido à baixa densidade populacional e aos suprimentos alimentares, que eram muito inadequados.
(B) a altura dos seres humanos vem aumentando ao longo dos últimos 140 anos.
(C) ao longo dos últimos 140 anos, a altura dos seres humanos vem se alterando em ciclos.
(D) a partir aproximadamente da metade do século XIX, houve uma estagnação geral no crescimento dos seres humanos.
(E) no século XVII, os seres humanos eram bastante altos para a época, chegando a medir 1 m 62 cm.

05  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

A razão para a população americana ser a mais alta do mundo, no período entre a Revolução Americana e a Segunda Guerra Mundial, é

(A) um componente genético presente no organismo, que determina a altura.
(B) não haver muitos escravos na América.
(C) a América possuir um ambiente rico em recursos, com caça, pesca e vida selvagem.
(D) não haver diferença genética entre a população americana e a européia.
(E) a inexistência de escravos na América.

06  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

Por que crianças com nutrição em excesso podem não crescer de maneira ideal?

(A) Devido à falta de certos hormônios que controlam o crescimento na adolescência.
(B) A grande quantidade de carboidratos e gorduras presentes em “fast food” pode inibir a produção de hormônios importantes para o crescimento.
(C) Nutrição em excesso pode afetar o sistema hormonal, fazendo com que a produção de esteróides ocorra antes do tempo.
(D) Nutrição em excesso pode impedir que a produção de hormônios de crescimento atinja seu pico, prejudicando assim o crescimento ideal.
(E) Nutrição em excesso não tem nenhuma relação com os hormônios que controlam o crescimento.

 2ª PARTE  - QUESTÕES DISCURSIVAS:

 TEXT IIINSTRUÇÃO - Leia o texto seguinte e responda às questões de números 25 a 28, em português.
Your lifestyle, your genes and cancer

New research explores the complex interactions that cause our most dreaded disease. A look into some of the steps you can take to reduce your risk.

Robert A. Weinberg, Ph.D, Anthony L. komaroff, M. D.
Newsweek, 2008.

We’ve known for a long time that a high-fat diet, obesity and lack of exercise can increase the risk of developing heart disease and type 2 diabetes, two conditions that affect millions of Americans. What we are finding out now is that those same lifestyle factors also play an important role in cancer. That’s the bad news. The good news is that you can do something about your lifestyle. If we grew thinner, exercised regularly, avoided diets rich in red meat (substituting poultry, fish or vegetable sources of protein) and ate diets rich in fruit and vegetables, and stopped using tobacco, we would prevent 70 percent of all cancers.

The strongest evidence of the importance of lifestyle in cancer is that most common cancers arise at dramatically different parts of the globe. Several cancers that are extremely common in the United States – colon, prostate and breast cancer – are relatively rare in other parts of the world, occurring only 1/10 th or 1/20 th as often. Equally striking, when people migrate from other parts of the world to the United States, within a generation their cancer rates approach those of us whose families have lived in this country for a long time. Even if people in other parts of the world stay put, but adopt a U. S. lifestyle, their risk of cancer rises; as Japanese have embraced Western habits, their rates of colon, breast and prostate cancer have skyrocketed.

What is it about our lifestyle that raises the risk of many types of cancer? The main culprits seem to be the Western diet, obesity and physical inactivity. While we’ve known about the importance of tobacco and cancer for more than 50 years, we are just beginning to understand how diet, a healthy body weight and regular exercise can protect us against cancer.

A striking example of the profound influence of diet was reported last summer in The Journal of the American Medical Association. Doctors determined the eating habits of patients with colon cancer in the years following surgical removal of the cancer. Over the next five years, those who ate a traditional Western diet had a threefold greater likelihood of developing a recurrence of the disease than did those who ate a “prudent” diet rich in fruits and vegetables and including only small amounts of red meat. How had diet affected these patients? The surgery clearly had not removed all their colon-cancer cells: prior to the surgery, some cells had already spread from the primary tumor. The Western diet had somehow stimulated the growth of these small deposits of residual cancer cells.

Obesity is the second most important factor in causing cancer in Western populations after tobacco, and there is evidence that maintaining a healthy weight is protective against the disease. A study by the American Cancer Society in 2003 found that the heaviest people, in comparison with the leanest, had a significantly increased risk of death from ten different kinds of cancer in men, and from twelve different kinds in women. The most extreme examples were liver cancer in men (nearly fivefold increased risk) and uterine cancer in women (more than sixfold increased risk).

Exercise has also been shown to play an important role in protecting against some cancers. For example, the Nurses’ Health Study reported that women who had one or more hours per day of moderate exercise had a thirty percent lower risk of colon cancer than women who exercised less. Exercise protects against breast cancer, as well.

Lifestyle influences a persons’ risk for cancer by generating growth-promoting signals that affect cells primed to become cancerous, or that already are cancerous. What primes those cells to become cancerous in the first place are changes in their genes.

07  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

a) Qual é a descoberta recente sobre a relação entre estilo de vida e câncer?
b) De acordo com a pesquisa, como podemos prevenir o risco do câncer?

08  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

a) Qual evidência confirma a importância do estilo de vida na prevenção contra o câncer?
b) O que acontece com pessoas que se mudam para os EUA, por exemplo, com relação ao risco de contrair câncer?

09  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

a) Como foi realizada a pesquisa relatada no Journal of the American Medical Association?
b) Quais foram os resultados desta pesquisa?

10  (UFSCar-SP-2009-VESTIBULAR)

a) O que o estudo realizado pela American Cancer Society em 2003 revelou sobre a relação entre obesidade e câncer?
b) Qual a relação entre estilo de vida, os genes e o risco de desenvolver o câncer?