Powered By Blogger

sábado, 16 de novembro de 2024

UEMG–2023–COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑  PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS-
    VESTIBULAR-2023.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 06 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.

PROVA, TRADUÇÃO, GABARITO & MUITO VOCABULÁRIO

07 – (UEMG-VESTIBULAR-2023) Para responder essa questão, leia o seguinte trecho do poema A Birthday Present, de Sylvia Plath.

What is this, behind this veil, is it ugly, is it beautiful?
It is shimmering, has it breasts, has it edges?

I am sure it is unique, I am sure it is what I want.
When I am quiet at my cooking I feel it looking, I feel it thinking

'Is this the one I am too appear for, Is this the elect one, the one with black eye-pits and a scar?

Na oração “I am sure it is unique”, o pronome it se refere a que?

(A) À poetisa.
(B) Ao presente de aniversário.
(C) Ao seu amor com olhos negros.
(D) A alguém que está na cozinha.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - REFERÊNCIA PRONOMINAL
:
A Birthday Present
Um presente de aniversário
What is this, behind this veil, is it ugly, is it beautiful?
O que é isso, por trás desse véu, é feio, é bonito?
It is shimmering, has it breasts, has it edges?
É brilhante, tem seios, tem bordas?

I am sure it is unique, I am sure it is what I want.
Tenho certeza de que é único, tenho certeza de que é o que eu quero.
When I am quiet at my cooking I feel it looking, I feel it thinking
Quando estou quieto cozinhando, sinto que está olhando, sinto que está pensando

'Is this the one I am too appear for, Is this the elect one, the one with black eye-pits and a scar?
'É para este que devo aparecer, É este o eleito, aquele com covinhas pretas e uma cicatriz?

Na oração “I am sure it is unique”, o pronome it se refere a que?

(A) À poetisa.
(B) Ao presente de aniversário.
(C) Ao seu amor com olhos negros.
(D) A alguém que está na cozinha.

08 – (UEMG-VESTIBULAR-2023) Para responder essa questão, leia a diálogo a seguir.
  • Justin: I think we're lost.
  • Melissa: Yes! We are alone, in the rain, at night, on an unfamiliar road. Call Alice.
  • After talking to Justin for a few minutes, he returns to Melissa.
  • Melissa: What did Alice say?
  • Justin: She said she's going to go home and ask for help.
Assinale a alternativa que indique, corretamente, a oração que traz um exemplo de discurso indireto.

(A) I think we're lost.
(B) What did Alice say?
(C) She said she's going to go home and ask for help.
(D) We are alone, in the rain, at night, on an unfamiliar road. Call Alice.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - DISCURSO INDIRETO
:
  • Justin: I think we're lost.
  • Justin: Acho que estamos perdidos.
  • Melissa: Yes! We are alone, in the rain, at night, on an unfamiliar road. Call Alice.
  • Melissa: Sim! Estamos sozinhos, na chuva, à noite, em uma estrada desconhecida. Ligue para Alice.
  • After talking to Justin for a few minutes, he returns to Melissa.
  • Depois de falar com Justin por alguns minutos, ele retorna para Melissa.
  • Melissa: What did Alice say?
  • Melissa: O que Alice disse?
  • Justin: She said she's going to go home and ask for help.
  • Justin: Ela disse que vai para casa e pede ajuda.
Assinale a alternativa que indique, corretamente, a oração que traz um exemplo de discurso indireto.

(A) I think we're lost.
(B) What did Alice say?
(C) She said she's going to go home and ask for help.
(D) We are alone, in the rain, at night, on an unfamiliar road. Call Alice.

09 – (UEMG-VESTIBULAR-2023) Comece essa questão lendo esse trecho de uma notícia sobre viagem.
Canada's 1,300km Atlantic rail route

The moment I realised I could experience everything I love about business-class flights for a fraction of the price – and travel more sustainably in the process – I was converted to train travel for life.

The VIA Rail Montreal to Halifax train (the Ocean line) is the oldest continuously operating passenger train in North America, having transported people between Halifax and Montreal for more than 100 years.
  • Fonte: BBC NEWS. Disponível em: https://www.bbc.com/travel/article/20230111-canadas-1300kmatlantic-rail-route. Acesso em: 15 jan. 2023.
Qual é o tempo verbal do verbo “realised”?

(A) Presente.
(B) Passado.
(C) Futuro.
(D) Condicional.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Qual é o tempo verbal do verbo “realised”?

(A) Presente.
(B) Passado.
(C) Futuro.
(D) Condicional.

10 – (UEMG-VESTIBULAR-2023) Virgínia Wolf foi uma das mais importantes escritoras em Língua Inglesa e afirmou em uma de suas mais importantes obras.
  • Lock up your libraries if you like; but there is no gate, no lock, no bolt that you can set upon the freedom of my mind.
* Virginia Woolf, in A Room of One's Own.

Qual o sentido da conjunção but no texto?

(A) Indicar oposição.
(B) Indicar consequência.
(C) Explicar o sentido da oração anterior.
(D) Somar duas ideias.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - CONJUNÇÃO COORDENATIVA ADVERSATIVA "BUT"
:
Virgínia Wolf foi uma das mais importantes escritoras em Língua Inglesa e afirmou em uma de suas mais importantes obras.
  • Lock up your libraries if you like; but there is no gate, no lock, no bolt that you can set upon the freedom of my mind.
  • “Tranque suas bibliotecas se quiser; mas não há portão, nem fechadura, nem ferrolho que você possa colocar na liberdade da minha mente.”
* Virginia Woolf, in A Room of One's Own.

Qual o sentido da conjunção but no texto?

(A) Indicar oposição.
(B) Indicar consequência.
(C) Explicar o sentido da oração anterior.
(D) Somar duas ideias.

11 – (UEMG-VESTIBULAR-2023) James Joyce foi um escritor irlandês, Escrito de Ulisses, que foi considerada a obra que inaugurou o romance moderno. Leia o seguinte trecho do autor.
  • I am tomorrow, or some future day, what I establish today. I am today what I established yesterday or some previous day. (James Joyce).
No trecho, o eu poético é pensado a partir:

(A) Do tempo.
(B) Das relações.
(C) Da cultura.
(D) Do trabalho.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
  • I am tomorrow, or some future day, what I establish today. I am today what I established yesterday or some previous day.
  • Eu sou amanhã, ou algum dia futuro, o que estabeleço hoje. Sou hoje o que estabeleci ontem ou em algum dia anterior.
No trecho, o eu poético é pensado a partir:

(A) Do tempo.
(B) Das relações.
(C) Da cultura.
(D) Do trabalho.

12 – (UEMG-VESTIBULAR-2023) Leia atentamente a narrativa a seguir.

Martin looked at himself in the mirror, upset. He was upset. His wife enters the room and asks:
  • Wha tis wrong?
Martin, still looking at himself in the mirror, says:
  • I don't know... is there something wrong wtih me?
  • There are dishes to wash. Please, take out the trash too.
And she left the room.
  • I will have my hair cut.
Assinale a alternativa que traz uma oração na voz passiva.

(A) – What is wrong?
(B) – I don't know... is there something wrong with me?
(C) – Please, take out the trash too.
(D) – I will have my hair cut.

      Comentários e Gabarito    X  
TÓPICO - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

 teste

UEMG–2024–COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑  PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS-
    VESTIBULAR-2024.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 06 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.

PROVA, TRADUÇÃO, GABARITO & MUITO VOCABULÁRIO

07 – (UEMG-VESTIBULAR-2024) 

Calvin and Hobbes by Bill Watterson
Na tirinha acima o pai de Calvin usa a palavra “boring” como um adjetivo.
Nas frases, a palavra BORING também está sendo usada como adjetivo com exceção em:

(A) Boring games to some are extremely exciting to others.
(B) All these lectures are boring everyone in this auditorium.
(C) You may think that a weekend playing golf would be boring, but I assure you that the game will surprise you.
(D) That was definitely the most boring book I have ever read!

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - ADJETIVOS COM "ING" descrevem coisas 
que induzem (provocam) sentimento:
  • And when they're not boring, they're preachy.
  • E quando não são chatos, são moralistas.
  • "BORING" (ADJECTIVE) - not interesting; making you feel tired and impatient. - algo chato, entediante, sem graça, maçante.
Nas frases, a palavra BORING também está sendo usada como adjetivo com exceção em:

(A) Boring games to some are extremely exciting to others. (ADJECTIVE)
 Jogos chatos para alguns são extremamente emocionantes para outros.
(B) All these lectures are boring everyone in this auditorium.(PRESENT PARTICIPLE)
Todas essas palestras estão entediando todo mundo neste auditório.
  • "PRESENT CONTINOUOS"= be + Present Participle.
(C) You may think that a weekend playing golf would be boring, but I assure you that the game will surprise you.(ADJECTIVE)
Você pode pensar que um fim de semana jogando golfe seria chato, mas eu lhe asseguro que o jogo irá surpreendê-lo.
(D) That was definitely the most boring book I have ever read!(ADJECTIVE)
Esse foi definitivamente o livro mais chato que eu já li!

>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
  • Calvin’s Dad:
  • How can you stand these cartoons?
  • Como você consegue suportar esses desenhos animados?
  • They're just half-hour commercials for toys. And when they're not boring, they're preachy.
  • Eles são apenas comerciais de meia hora para brinquedos. E quando não são chatos, são moralistas.
  • And these characters don't even move. They just stand around blinking! What kind of cartoon is that?
  • E esses personagens nem se movem. Eles só ficam parados piscando! Que tipo de desenho animado é esse?
  • CALVIN:
  • Meet, my Dad, the Gene Siskel of Saturday morning TV.
  • Conheça meu pai, o Gene Siskel da TV de sábado de manhã.
>> ADJETIVOS COM "-ING"(INDUZEM UM SENTIMENTO):
  • Por exemplo, você pode assistir a um BORING MOVIE (filme entediante) ou conversar com a sua INTERESTING FRIEND (amiga interessante). Você também pode ter um EXCITING DAY (dia empolgante) ou ouvir uma música que é ANNOYING (irritante).
  • The movie is boring. O filme é chato.
>> ADJETIVOS COM "-ED" (DESCREVEM UM ESTADO EMOCIONAL):
  • The movie is boring, so you feel bored.
  • O filme é chato, então você se sente entediado.
  • This is an exciting soccer game, so Eddy is very excited.
  • Este é um jogo de futebol emocionante, então Eddy está muito animado.
08 – (UEMG-VESTIBULAR-2024) Quais pronomes preenchem, corretamente, as perguntas abaixo?
  • “ ____ is Mary?” “She’s 29.”
  • “ ____ was she born?” “She was born in London.”
  • “ ____ was she born?” “She was born on November 10th, 2001.”
  • “ ____ sister is she?” “She is Laura’s sister.”
  • “____ is her favorite actor?” “Her favorite actor is Denzel Washington.”
(A) How old, Where, When, Whose, Who.
(B) When, How old, Where, Whose, Who.
(C) How old, Where, Whose, Who, When.
(D) Whose, When, Who, How old, Where.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - USO CONTEXTUAL DE PRONOMES INTERROGATIVOS
:
  • How old is Mary?” “She’s 29.”
  • “Quantos anos tem Mary?” “Ela tem 29 anos.”
  • Where was she born?” “She was born in London.”
  • “Onde ela nasceu?” “Ela nasceu em Londres.”
  • When was she born?” “She was born on November 10th, 2001.”
  • “Quando ela nasceu?” “Ela nasceu em 10 de novembro de 2001.”
  • Whose sister is she?” “She is Laura’s sister.”
  • “De quem ela é irmã?” “Ela é irmã de Laura.”
  • Who is her favorite actor?” “Her favorite actor is Denzel Washington.”
  • “Quem é o ator favorito dela?” “Seu ator favorito é Denzel Washington.”
(A) How old, Where, When, Whose, Who.
(B) When, How old, Where, Whose, Who.
(C) How old, Where, Whose, Who, When.
(D) Whose, When, Who, How old, Where.

09 – (UEMG-VESTIBULAR-2024) A tabela de pronomes do site ThoughCo ajudará a completar, com os pronomes adequados, os espaços nos quais se encontram os números de 1 a 4 no texto. 


Singapore:

“The tiny island of Singapore has a population of about 5,7 million people. __1__ also has very strict rules about the way __2__ people behave. Singapore is one of the cleanest cities on the planet because of these rules. People are not allowed to chew gum unless __3__ from a doctor, and all used chewing gum has to go in a trash can. That means that you don’t find gum on the sidewalks. In fact, no one drops trash in the street. There are big fines for people who don’t respect the rules, but most people are happy to keep __4__ city clean and healthy.”
  • Text extracted from Interchange 5th edition from Jack C. Richards with Jonathan Hull and Susan Proctor.
Assinale a alternativa, que completa com os pronomes adequados, os espaços do texto.

(A) She / our / it / their.
(B) It / its / their / my.
(C) It / its / it’s / their.
(D) Its / their / it / we.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

10 – (UEMG-VESTIBULAR-2024) Em qual das orações as palavras ANY ou SOME estão empregadas de maneira errada?

(A) Daniel hasn’t got some stamps in his wallet.
(B) Would you like some cake?
(C) They can’t find any of the books the teacher suggested.
(D) Melissa has some beautiful pictures of San Francisco in her album.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - PRONOMES INDEFINIDOS "SOME vs ANY"
:
Em qual das orações as palavras ANY ou SOME estão empregadas de maneira errada?

(A) Daniel hasn’t got some stamps in his wallet.
  • Daniel hasn’t got any stamps in his wallet.
  • Daniel não tem nenhum selo na carteira.
(B) Would you like some cake? (INTERROGATIVA DE OFERECIMENTO)
(C) They can’t find any of the books the teacher suggested. (FRASE NEGATIVA)
(D) Melissa has some beautiful pictures of San Francisco in her album. (FRASE AFIRMATIVA)

>> "SOME": Utilizado em FRASES AFIRMATIVAS ou INTERROGATIVAS DE OFERECIMENTO (Would you like some ... ?).
>> "ANY": Utilizado em FRASES NEGATIVAS ou INTERROGATIVAS EM GERAL ou FRASES AFIRMATIVAS (com sentido de "QUALQUER").

11 – (UEMG-VESTIBULAR-2024) Complete a pergunta com a palavra que está faltando.
  • _____ Samantha usually have dinner with her grandparents on Sundays?
(A) Do.
(B) Does.
(C) Did.
(D) Is.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
  • Does Samantha usually have dinner with her grandparents on Sundays?
(A) Do. 
(B) Does. (presente, 3ª ps)
(C) Did.
(D) Is.

12 – (UEMG-VESTIBULAR-2024) Qual seria a melhor tradução para “Once in a Blue Moon”?
  • Once in a Blue Moon, my daughter played cards with her granny.
(A) Era uma vez. 
(B) Uma vez na Lua Azul.
(C) Uma vez na vida, outra na morte.
(D) Quando a Lua estiver azul.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - EXPRESSÃO IDIOMÁTICA "ONCE IN A BLUE MOON"
:
Qual seria a melhor tradução para “Once in a Blue Moon”?
  • Once in a Blue Moon, my daughter played cards with her granny.
  • Uma vez na vida, minha filha jogou cartas com a avó.
(A) Era uma vez. 
(B) Uma vez na Lua Azul.
(C) Uma vez na vida, outra na morte.
(D) Quando a Lua estiver azul.

>> "ONCE IN A BLUE MOON/wʌns ɪn ə bluː muː n/ (= not very often, very rarely happening) – UMA VEZ PERDIDA, UMA VEZ NA VIDA, MUITO RARAMENTE.

 teste