Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ADVISE-2009-PM-Casserengue/PB-Concurso Público para PROFESSOR DE INGLÊS da Prefeitura Municipal de Casserengue/PB - Profº Valdenor Sousa loja virtual - Prova de INGLÊS com gabarito e questões comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova de INGLÊS da ADVISE-2009 da Prefeitura Municipal de Casserengue/PB. Cargo: Professor de Inglês. Prova aplicada em 13/09/2009.
_____________________________________________________________________________
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da ADVISE.
www.economist.com
www.bbc.co.uk
www.nature.com
www.scientificamerican.com
www.theguardian.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 20 questões.
➦ Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
_____________________________________________________________________________
[c] DICIONÁRIOS :
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
🔄Verbos
[ → ]
🔄Phrasal Verbs: 
[ → ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
[ → ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ → ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
[ → ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
[ → ]
🔄Substantivos(NOUNS):
[ → ]
🔄Adjetivos (Adjectives):
[ → ]
🔄Adverbos(Adverbs):
[ → ]
🔄Conectores(Conectors/Conjuctions): 
[ → ]
🔄Expressões comuns:
[ → ]
🔄Expressões técnicas(Educação/Saúde):
[ → ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ → ]
🔄Expressões com frações/números:
[ → ]
🔄Questions:
[ → ]
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Text I
_____________________________________________________________________________
Amazonia, the most precious place on the planet.
_____________________________________________________________________________
Amazonia is home to the world’s largest tropical forest and has an incredible diversity of animal, plant and tree species. Learn more about this region, which has been devastated by man in recent decades, and which is fundamental to our planet’s climate.
_____________________________________________________________________________  
Amazonia is one of the largest and most important regions in the world. It stretches into nine countries: Brazil, Venezuela, Peru, Colombia, Bolivia, Ecuador, Suriname, Guiana and French Guiana. About 60% of the total area of Amazonia is in Brazil, covering about 5.5 million square meters. Brazilian Amazonia stretches to the States of Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Mato Grosso and Tocantins. At least 55% of the indigenous population of Brazil lives in the Amazonian region.

In terms of volume of water, the Amazon is the world’s largest river. The region also has other great rivers, such as the Negro. Twenty percent of all the fresh water on the planet passes through the rivers in Amazonia. The region is also home to the largest tropical forest in the world. In the rivers and undergrowth of the region live millions of fish, birds and mammals. The plant wealth of the Amazonia is awesome. There are 200 different types of tree per hectare. The region also has the biggest mineral reserves on earth.
Fonte: http://www.maganews.com.br
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  21 :
In a world view, Amazonia is the lungs of the world. And today it has:
I. no incredible diversity of animal.
II. a plenty of animals and tree species.
III. no rivers, no beauty, no animal species.
IV. no man, no indian, no water.
V. no fauna, no flora.
It is correct:
A) I
B) II
C) I, II, III
D) II
E) II, III, IV, V
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  22 :
According to text I, the aspect which relates man and nature in Amazonia nowadays is quite underlined in terms of:
I. a great care with the environment and the awareness with fauna and flora.
II. a no care with fauna, flora and all environment. III. an educational politics in terms of the future world.
IV. a large devastation in recent years.
V. the awareness with the lungs of the world.
It is correct:
A) I
B) II
C) III
D) II, IV
E) every alternative is correct
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  23 :
According to the text, what are the countries Amazonia has no extension?
A) Brazil, Venezuela, Peru, Colombia;
B) Brazil, Venezuela, France, Guiana;
C) Brazil, Guiana, Venezuela, Peru;
D) Brazil, Venezuela, French Guiana, Colombia;
E) None of the answers.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  24 :
According to the text, what is the percentage which involves Amazonia and Brazil?
A) one hundred- sixty per cent;
B) six thousand and sixty per cent;
C) sixty percent;
D) six percent;
E) sixtieth per cent.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  25 :
In the sentence, Amazonia is the most precious place on the planet, the underlined word group, in terms of syntax structure, designs the same use in:
A) most good;
B) most intelligent;
C) most crazy;
D) most pretty;
E) most tall.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  26 :
The sentence, The region also has other great rivers, can be replaced by:
I. The region has other great rivers too.
II. The region so has other great rivers.
III. The region has other rivers as well.
IV. The region although has other great rivers.
V. The region even though has other great rivers. According to the alternatives, it is:
A) I, II
B) I
C) I, III, V
D) II, IV, V
E) I, III
_____________________________________________________________________________

TEXT II
_____________________________________________________________________________
A Moment of Muddy Grace
_____________________________________________________________________________
BABY boomers won’t let go of the Woodstock Festival. Why should we? It’s one of the few defining events of the late 1960s that had a clear happy ending.

On Aug. 15 to 17, 1969, hundreds of thousands of people, me among them, gathered in a lovely natural amphitheater in Bethel (not Woodstock), N.Y. We listened to some of the best rock musicians of the era, enjoyed other legal and illegal pleasures, endured rain and mud and exhaustion and hunger pangs, felt like a giant community and dispersed, all without catastrophe.

A year after the riots at the Democratic convention in Chicago, expectations about large gatherings of young people were so low that this was considered a surprise. Although the festival didn’t go exactly as planned, it was, as advertised, three days of peace and music. That made Woodstock an idyll, particularly in retrospect, even though it was declared a state disaster area at the time.

“Not withstanding their personality, their dress and their ideas, they were and they are the most courteous, considerate and well-behaved group of kids I have ever been in contact with in my 24 years of police work,” Lou Yank, the chief of police in nearby Monticello, told The New York Times.

Yet for all the benign memories, Woodstock also set in motion other, more crass impulses. While its immediate aftermath was amazement and relief, the festival’s full legacy had as much to do with excess as with idealism. As the decades roll by, the festival seems more than ever like a fluke: a moment of muddy, disheveled, incredulous grace. It was as much an endpoint as a beginning, a holiday of naïveté and dumb luck before the realities of capitalism resumed. Woodstock’s young, left-ofcenter crowd — nice kids, including students, artists, workers and politicos, as well as full-fledged L.S.D.-popping hippies — was quickly recognized as a potential army of consumers that mainstream merchants would not underestimate again. There was more to sell them than rolling papers and LPs.
(www.nytimes.com)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  27 :
According to the text, what does it mean “BABY boomers”?
A) a large number of artists.
B) a large numbers of rock stars.
C) a large number of recent-born-babies.
D) the artist babies.
E) babies who can play the guitar.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  28 :
In the sentence, Why should we?, the underlined term represents:
I. a grammatical term which represents the person who performs the actions in sentences.
II. a grammatical term which represents the possession related between the person and the object.
III. a demonstrative term which represents the performer and the object.
IV. the representation of people who also go to Woodstock Festival.
V. a term which indicates action in the sentences. According to the alternatives, it is correct:
A) I, II, III
B) II, III
C) I, IV
D) I, IV, V
E) I
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  29 :
In the sentence, … hundreds of thousands of people, me among them…, the underlined term is the real representation of:
I. the invited person to go to the event.
II. the person who wrote the article.
III. the inclusion of all invited people to go to the event.
IV. you as also a participant to go to the event.
V. the person who is in the picture.
It is correct:
A) I, II
B) II, III
C) III, IV, V
D) II
E) I, II, III, IV
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  30 :
According to the text, what is the definition of the bold words? Put the number in the parenthesis respectively.
( ) a lucky or unusual thing that happens by accident, not because of planning or skill.
( ) a sudden strong feeling of physical or emotional pain.
( ) water that falls from clouds in separate drops.
( ) very stupid and showing no sympathy or understanding.
( ) not far way.
According to the definitions, it is correct:
A) 5, 2, 1, 3, 4
B) 5, 4, 3, 2, 1
C) 5, 2, 1, 4, 3
D) 4, 3, 2, 1, 5
E) 1, 2, 3, 4, 5
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  31 :
The underlined word, (LP) is an acronym which represents:
A) the abbreviation for long play songs;
B) the abbreviation for long play listening;
C) the abbreviation for long play readable;
D) the abbreviation for long-playing record;
E) the abbreviation for long play written.
_____________________________________________________________________________
TEXT III
_____________________________________________________________________________
http://englishstudentbr.blogspot.com
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  32 :
In text III, the performers interact with each other using some signs of language.
In the sentence, Hand me the hairdryer, the underlined one represents:
A) a rude way to express foolishness.
B) an imperative way of asking something.
C) a stupid way of expressing a sign of death.
D) a word which represents violence.
E) a word which represents a part of the body.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  33 :
In accordance with the text, the man is giving the revolver to the woman because he wants to express something.
What can it be said in terms of it:
I. it is a sign which represents that the man doesn’t love his wife anymore.
II. it is a sign which represents the end of love in their marriage.
III. it is a sign to represent violence in marriage nowadays.
IV. it is a sign which represents an ironic language to perform a criticism in the view of marriage nowadays.
V. it is a sign which represents the woman’s confidence in her husband.
It is correct:
A) I
B) II,
C) III
D) every alternatives is correct
E) none of the alternatives is correct
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  34 :
How many characters are there in text III?
A) two
B) three
C) four
D) one
E) five
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  35 :
The language used in text III represents:
A) love
B) ambiguity
C) criticism
D) poetry
E) song

_____________________________________________________________________________
TEXT IV
_____________________________________________________________________________
God and the man
_____________________________________________________________________________
A man visits God and says “God, do you mind if I ask you a few questions?” God says “No, ask me anything at all.”

So the man says “God, you’ve been around for a very long time, so, for you, how long is a thousand years?”

God replies “For me, a thousand years is only five minutes.”

The man then says “That’s interesting God. And, for you, how much is a million dollars?”

God replies “For me, a million dollars is only five cents.” The man says “Really? Well then God, could you lend me five cents please?”
God looks at the man, smiles, and says “Of course my son. Just wait five minutes!”
http://englishstudentbr.blogspot.com/search/label/Humor
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  36 :
The bold words in text IV are respectively:
A) object and subject;
B)subject and object;
C) object and verb;
D) verb and subject;
E) verb and complement.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  37 :
In the sentence, ask me anything at all, God asked the man to:
A) ask him all questions in the world.
B) ask him just anything in the world.
C) ask him about all doubts in the world.
D) ask every thing he wanted know in that moment. E) ask him be quite for ever.
38
According to the text:
A) God is never giving the money to the man.
B) God give the money to the man in five minutes.
C) God gives the money to the man in five seconds.
D) God gives a lot of money to the man in five seconds.
E) God give just five dollars to the man.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  39 :
In the sentence, The man says Really, the underlined word in Portuguese is:
A) realidade
B) verdade
C) mentira
D) todavia
E) então
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  40 :
In the sentence, God looks at the man, smiles, and says, the underlined words are verbs in:
A)simple past
B)simple future
C)simple present
D) conditional
E) present perfect

UEL – VESTIBULAR – 2012 – 2ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA-20/11/2011.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 10 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.


❑ TEXTO 1Leia o texto a seguir e responda às questões de 21 a 23.

Cool beans, rents! Mothers and fathers are finally being given a chance to understand ‘Teenglish’. They can study a new glossary of baffling vocabulary to prevent them looking like a ‘fudge’ in front of their offspring.

The guide, Pimp Your Vocab, aims to demystify the jargon used by teenagers and young people. It translates words they regularly use including ‘cool beans’ which means something is great.

'Rents' means parents, combining the last half of the word with the fact they often provide rent-free accommodation. A ‘fudge’ is an idiot.

Author Lucy Tobin said she got the idea during her English degree course when a tutor was confused by a student declaring: 'I was IM-ing ...' She added: 'After we students explained IM-ing - when you talk to friends online via instant messaging – I wrote a guide to the language kids use'.

Miss Tobin believes that the guide could help improve staff-student communication.

She said: ‘In communicating with a Teenglish-speaking randomer (an outsider to your social group) their words can seem like a new language’.

Teachers and academics have already complained that Teenglish and ‘text message speak’ are creeping into exam answers.

But last year, John Wells, president of the Spelling Society, claimed that the informal language of texts, chat rooms and emails were the 'way forward'.

He said that people should stop worrying about 'text message speak' creeping into general usage and called for the apostrophe to be abolished.

Professor Wells said: ‘Let’s stop worrying if people sometimes spell ‘you’ as ‘u’, ‘your’ and ‘you’re’ both as ‘ur’; and ‘whose’ and ‘who’s’ both as ‘whos’.

‘Nowadays we often see ‘light’ written as ‘lite’ and ‘through’ as ‘thru’.’
(Adaptado de: HARRIS, S. Teenglish:
From Frape to Neek - the words used by teenagers that baffle adults.Disponível em:
<http://www.dailymail.co.uk/news/article-1213626/Teenglish-From-Frape-Neek-words-used-teenagers-baffle-adults.html#>.
Acesso em: 13 jul. 2011.
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 1:

Cool beans, rents! Mothers and fathers are finally being given a chance to understand ‘Teenglish’. They can study a new glossary of baffling vocabulary to prevent them looking like a ‘fudge’ in front of their offspring. Excelente, pais! Mães e pais estão finalmente tendo a chance de entender o ‘Inglês Adolescente’. Eles podem estudar um novo glossário de vocabulário desconcertante para evitar que pareçam um “fudge” na frente de seus filhos.

The guide, Pimp Your Vocab, aims to demystify the jargon used by teenagers and young people. It translates words they regularly use including ‘cool beans’ which means something is great. O guia Pimp Your Vocab tem como objetivo desmistificar o jargão utilizado por adolescentes e jovens. Ele traduz palavras que eles usam regularmente, incluindo “feijões legais”, o que significa que algo está ótimo.

'Rents' means parents, combining the last half of the word with the fact they often provide rent-free accommodation. A ‘fudge’ is an idiot. “Rents” significa pais, combinando a última metade da palavra com o fato de muitas vezes oferecerem alojamento gratuito. Um 'fudge' é um idiota.

Author Lucy Tobin said she got the idea during her English degree course when a tutor was confused by a student declaring: 'I was IM-ing ...' 
A autora Lucy Tobin disse que teve a ideia durante seu curso de inglês, quando um tutor ficou confuso com um aluno que declarou: 'Eu estava enviando mensagens instantâneas...'.

She added: 'After we students explained IM-ing - when you talk to friends online via instant messaging – I wrote a guide to the language kids use'. Ela acrescentou: 'Depois que nós, alunos, explicamos as mensagens instantâneas - quando você conversa com amigos online através de mensagens instantâneas – escrevi um guia sobre a linguagem que as crianças usam”.

Miss Tobin believes that the guide could help improve staff-student communication. Miss Tobin acredita que o guia poderia ajudar a melhorar a comunicação entre funcionários e alunos.

She said: ‘In communicating with a Teenglish-speaking randomer (an outsider to your social group) their words can seem like a new language’. Ela disse: ‘Ao se comunicar com um aleatório que fala inglês (um estranho ao seu grupo social), suas palavras podem parecer uma nova língua’.

Teachers and academics have already complained that Teenglish and ‘text message speak’ are creeping into exam answers. Professores e acadêmicos já reclamaram que o Teenglish e a “falação por mensagem de texto” estão se infiltrando nas respostas dos exames.

But last year, John Wells, president of the Spelling Society, claimed that the informal language of texts, chat rooms and emails were the 'way forward'. Mas no ano passado, John Wells, presidente da Spelling Society, afirmou que a linguagem informal dos textos, salas de chat e e-mails era o “caminho a seguir”.

He said that people should stop worrying about 'text message speak' creeping into general usage and called for the apostrophe to be abolished. Ele disse que as pessoas deveriam parar de se preocupar com a possibilidade de o uso geral da expressão 'mensagem de texto' e pediu que o apóstrofo fosse abolido.

Professor Wells said: ‘Let’s stop worrying if people sometimes spell ‘you’ as ‘u’, ‘your’ and ‘you’re’ both as ‘ur’; and ‘whose’ and ‘who’s’ both as ‘whos’. O professor Wells disse: ‘Vamos parar de nos preocupar se as pessoas às vezes escrevem ‘você’ como ‘u’, ‘seu’ e ‘você’ são ambos como ‘ur’; e 'de quem' e 'quem é' ambos como 'quem'.

‘Nowadays we often see ‘light’ written as ‘lite’ and ‘through’ as ‘thru’.’ 
‘Hoje em dia vemos frequentemente ‘light’ escrito como ‘lite’ e ‘through’ como ‘thru’.’

21 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, o livro Pimp Your Vocab objetiva

a) tecer uma crítica à linguagem dos adolescentes e jovens, que se deixam influenciar pela liberdade linguística possibilitada pela internet.
b) apresentar exemplos de linguagem inapropriada utilizada por adolescentes e jovens americanos no dia a dia e nos ambientes acadêmicos.
c) encorajar pais e professores a adotarem a linguagem dos jovens e adolescentes para otimizar a comunicação entre ambas as partes.
d) estabelecer uma comparação entre as expressões da língua inglesa usadas por jovens e adolescentes antes e depois do advento da era digital.
e) facilitar a compreensão da linguagem utilizada por adolescentes e jovens, traduzindo-a para o inglês normalmente empregado pelos adultos.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
De acordo com o texto, o livro Pimp Your Vocab objetiva
*Alternativa (A): tecer uma crítica à linguagem dos adolescentes e jovens, que se deixam influenciar pela liberdade linguística possibilitada pela internet.
*Alternativa (B): apresentar exemplos de linguagem inapropriada utilizada por adolescentes e jovens americanos no dia a dia e nos ambientes acadêmicos.
*Alternativa (C): encorajar pais e professores a adotarem a linguagem dos jovens e adolescentes para otimizar a comunicação entre ambas as partes.
*Alternativa (D): estabelecer uma comparação entre as expressões da língua inglesa usadas por jovens e adolescentes antes e depois do advento da era digital.
*Alternativa (E): facilitar a compreensão da linguagem utilizada por adolescentes e jovens, traduzindo-a para o inglês normalmente empregado pelos adultos.

22 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, na visão de John Wells,

a) a linguagem informal utilizada na comunicação representa o futuro da língua inglesa.
b) o uso do apóstrofo deveria ser aperfeiçoado para evitar problemas de comunicação.
c) a simplificação ortográfica é um indício da degeneração gradativa da língua inglesa.
d) a informalidade das mensagens de texto, salas de bate-papo e e-mails é preocupante.
e) as simplificações linguísticas representam uma ameaça à língua padrão.

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
De acordo com o texto, na visão de John Wells,
*Alternativa (A): a linguagem informal utilizada na comunicação representa o futuro da língua inglesa.(But last year, John Wells, president of the Spelling Society, claimed that the informal language of texts, chat rooms and emails were the 'way forward'.)
*Alternativa (B): o uso do apóstrofo deveria ser aperfeiçoado para evitar problemas de comunicação.
*Alternativa (C): a simplificação ortográfica é um indício da degeneração gradativa da língua inglesa.
*Alternativa (D): a informalidade das mensagens de texto, salas de bate-papo e e-mails é preocupante.
*Alternativa (E): as simplificações linguísticas representam uma ameaça à língua padrão.

23 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

Sobre o Teenglish, considere as afirmativas a seguir.

I. Pode parecer uma língua estranha a quem não pertence ao grupo de jovens e adolescentes que a utiliza.

II. Facilita a comunicação entre jovens e adolescentes falantes de diferentes línguas que se relacionam no ambiente escolar norte-americano.

III. É uma linguagem que deve desaparecer à medida que os jovens e adolescentes forem se habituando a utilizar o inglês padrão.

IV. Tem sido motivo de preocupação de professores e acadêmicos, que já veem sinais dessa linguagem em provas e trabalhos escolares.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II e III são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

❑ TEXTO 2: Leia a tirinha a seguir e responda às questões 24 e 25.
Acesso em: 31 jul. 2011.)
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 2:
• 1º quadro:
- (Cavaleiro): Sometimes I wish I were something other than a knight... Às vezes eu queria ser algo que não fosse um cavaleiro ...
• (Eddie) Like what? Tipo o quê?!

• 2º quadro:
- 
(Cavaleiro) Oh, I don't know! 
Humm...Não sei!
(Eddie) How about being a DAY instead? Que tal ser um DIA?

• 3º quadro:
- (Cavaleiro) Ha! ha! That's a good one! 
Rsrs...Essa é boa!
- (Hagar) Greats minds think alike! Mentes brilhantes pensam iguais.
 (Eddie) He, he... rsrsr

24
 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

A comicidade da tirinha reside

I. no fato de Hagar (ao centro) sentir-se intelectualmente inferior a seus companheiros.

II. no conflito existente entre a nobreza do cavaleiro e a rudeza dos vikings.

III. na semelhança sonora existente entre duas palavras da língua inglesa.

IV. na conclusão de Hagar sobre a tolice dos personagens que o rodeiam.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
➧ EXPLICAÇÃO:
Na tirinha, o guerreiro viking Hagar rodeado do seu amigo de primeira Eddie e de um cavaleiro, todos tomando umas no happy hour...kkk.
Hagar é tanto um guerreiro viking feroz e quanto um homem de família. Ele adora comer carne e beber cerveja e sua higiene pessoal é excepcionalmente deficiente.
Eddie é comicamente contrária à opinião popular dos viquingues como guerreiros grandes e musculosos, Eddie é um guerreiro baixo, magro, um pouco ingênuo e fraco. Ele usa um funil, ou talvez coador, ao invés de um capacete na cabeça. Ao contrário de Hagar, Eddie é educado o suficiente para ler e falar em outras línguas, embora, paradoxalmente, isso não faz dele mais inteligente. Sorte e raciocínio é o que mais faltam a Eddie que nunca obedece fielmente às ordens dadas por Hagar, não por insubordinação, mas simplesmente por não compreendê-las.
Na cena, o cavaleiro revela que às vezes, ele queria ser algo que não fosse um cavaleiro.
Hagar não comenta mas o Eddie fala 'How about being a DAY instead?'
O cavaleiro ri do comentário de Eddie, e diz 'That's a good one!'
Hagar acha que os dois estão falando bobagens e pensa no provérbio 'Greats minds think alike!'
O humor da tirinha está no uso no provérbio 'Greats minds think alike!' e na semelhança sonora existente entre os vocábulos 'like' e 'alike'.
Em geral 'Greats minds think alike!' é a expressão usada em inglês para dizer em tom engraçado que duas pessoas tem mentes brilhantes e pensam de forma igual.
Foi o que aconteceu quando Hagar pensou sobre o bate-papa entre o Eddie e o cavaleiro, que na visão de Hagar os dois estariam sendo bobos com aquele diálogo.

25 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

As palavras like e alike, utilizadas na tirinha, referem-se respectivamente a


a) discordância e exemplificação.
b) discordância e similaridade.
c) apreciação e discordância.
d) apreciação e exemplificação.
e) exemplificação e similaridade

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• EXPLANATION:
1) Em 'Like what?', 'like' expressa exemplificação.
2) Em ''Greats minds think alike!'', 'alikeexpressa expressa similaridade.

❑ TEXTO 2: Leia o texto a seguir e responda às questões de 26 a 28.
Phonetic Clues Hint Language Is Africa-Born

A researcher analyzing the sounds in languages spoken around the world has detected an ancient signal that points to southern Africa as the place where modern human language originated.

The finding fits well with the evidence from fossil skulls and DNA that modern humans originated in Africa.

It also implies, though does not prove, that modern language originated only once, an issue of considerable controversy among linguists.

The detection of such an ancient signal in language is surprising. Because words change so rapidly, many
linguists think that languages cannot be traced very far back in time. The oldest language tree so far reconstructed, that of the Indo-European family, which includes English, goes back 9,000 years at most.

Quentin D. Atkinson, a biologist at the University of Auckland in New Zealand, has shattered this time barrier, if his claim is correct, by looking not at words but at phonemes - the consonants, vowels and tones that are the simplest elements of language. Dr. Atkinson has found a simple but striking pattern in some 500 languages spoken throughout the world: a language area uses fewer phonemes the farther that early humans had to travel from Africa to reach it.
(Adaptado de: <http://www.nytimes.com/
2011/04/15/science/15language.html>.
Acesso em: 1 ago. 2011.)

26
 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

I. Até onde se sabe, a língua inglesa pertence ao ramo de uma língua mais antiga, o Indo-Europeu.

II. A pesquisa foi desenvolvida através do estudo dos elementos mais simples da língua.

III. A pesquisa indica o sul do continente africano como o local de origem da linguagem moderna.

IV. A pesquisa baseou-se em quinhentos manuscritos produzidos nas línguas investigadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
*Afirmativa (I): Até onde se sabe, a língua inglesa pertence ao ramo de uma língua mais antiga, o Indo-Europeu.
*Afirmativa (II): A pesquisa foi desenvolvida através do estudo dos elementos mais simples da língua.
*Afirmativa (III): A pesquisa indica o sul do continente africano como o local de origem da linguagem moderna.
*Afirmativa (IV): A pesquisa baseou-se em quinhentos manuscritos produzidos nas línguas investigadas.

27 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

Na frase: "It also implies, though does not prove, that modern language originated only once, an issue of considerable controversy among linguists." (2º parágrafo), though indica:

a) Ênfase
b) Explicação
c) Adição
d) Oposição
e) Causa

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
b) Explicação
c) Adição
d) Oposição
e) Causa

28 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

Assinale a alternativa que apresenta a tradução correta para at most (3º parágrafo).

a) no máximo
b) ao menos
c) no mínimo
d) na maior parte
e) de idade

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
a) no máximo
b) ao menos
c) no mínimo
d) na maior parte
e) de idade

❑ TEXTO 3: Leia a tirinha a seguir e responda às questões de 29 e 30.
(Disponível em:<http://www.gocomics.com/calvinandhobbes/2011/07/31>. Acesso em: 31 jul. 2011.)
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 3:
- CALVIN: Wanna go catch some fish? Quer ir pescar?
HOBBES: Sure! Sem dúvida!
HOBBES: Ugh! I don't want touch these wermes. Will you put one on my hook? Éca! Eu não quero tocar nessas minhocas. Você vai colocar uma no meu anzol?
CALVIN: Me? I'm not gonna spear any worms. Eu? Eu não vou espetar nenhuma minhoca.
CALVIN: I know...Let's just dump the worms in the water, and when the fish come up to eat them, we'll catch them in the net. Eu entendi ... Vamos apenas jogar as minhocas na água, e quando os peixes subirem para comê-los, vamos pegá-los na rede.
CALVIN: Pretty smart, huh? That's what I like about surviving in the wild - Pitting our wits against the raging elements! Muito inteligente, hein? É por isso que eu gosto em sobreviver na selva - usar nossa inteligência contra os elementos furiosos!
HOBBES: The worms are getting soggy. As minhocas estão ficando encharcadas.
CALVIN: Ooh...They're starting sink. Eita ... Elas estão começando a afundar.
CALVIN: Let's pit our wits against some fast food cheeseburgers. Those come in neat little boxes. Vamos buscar cheeseburgers de fast food. Esses vêm em pequenas caixas organizadas.
HOBBES: Yeah, who'd want to eat something that eats worms anyway? Verdade, em todo o caso, quem iria querer comer algo que come minhocas?

29 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)


Na tira a expressão "pitting our wits against the raging elements" pode ser traduzida por

a) tentar fugir da rotina e do estresse do dia a dia.
b) aprimorar o conhecimento de sobrevivência na selva.
c) buscar soluções inteligentes para superar desafios.
d) interagir com a natureza sem o auxílio da tecnologia.
e) trabalhar em equipe para lidar com o elemento surpresa.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - pit sb/sth against sb/sth' é um phrasal verb que significa fazer com que uma pessoa, grupo ou coisa lute ou concorra com outra. :
1) A tirinha mostra uma cena em que Calvin e o gato Haroldo decidem ir pescar. O problema é que nenhum dos dois querem colocar a isca no anzol.
2) Calvin soluciona o problema ao jogar as minhocas na água, e quando os peixes subirem para comê-las, eles os pegariam  na rede.
3) Surge então outro problema: As minhocas estão ficando encharcadas e elas estão começando a afundar.
4) Calvin então propõe aplicar a inteligência deles contra alguns cheeseburgers de fast food pois esses vêm em pequenas caixas organizadas.
5 Na tira a expressão "pitting our wits against the raging elements" pode ser traduzida por buscar soluções inteligentes para superar desafios.
6) 'pit sb/sth against sb/sth' means means to cause one person, group, or thing to fight against or be in competition with another.(Cambridge Dictionary)
7) 'pit sb/sth against sb/sth' é um phrasal verb que significa fazer com que uma pessoa, grupo ou coisa lute ou concorra com outra.

30 – (UEL-2012-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, é correto afirmar que as personagens não conseguiram pegar nenhum peixe porque

I. discordaram sobre o uso da rede.


II. decidiram jogar as iscas na água.

III. não quiseram manusear as iscas.

IV. não souberam colocar as iscas no anzol.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• EXPLANATION:
1) Eles não conseguiram pegar nenhum peixe porque nenhum dos dois queriam colocar a isca no anzol e resolveram então jogar as minhocas na água.