Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

FAMEMA/SP–VUNESP–VESTIBULAR-2019–LÍNGUA INGLESA–GABARITO, TEXTOS TRADUZIDOS & AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
•  FAMEMA-SP-VESTIBULAR-2019-Faculdade de Medicina de Marília/SP-02/12/18.


❑ ESTRUTURA-PROVA:
 5 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.

PROVA, TRADUÇÃO, GABARITO & MUITO VOCABULÁRIO

 PROVA:

 TEXTOLeia o texto para responder às questões de 31 a 33. 


Fake news can distort people's beliefs even after being debunked. A study recently published in the journal Intelligence suggests that some people may have an especially difficult time rejecting misinformation.
Notícias falsas podem distorcer as crenças das pessoas mesmo depois de serem desmascaradas. Um estudo publicado recentemente no periódico Intelligence sugere que algumas pessoas podem ter uma dificuldade especial em rejeitar informações falsas.
Asked to rate a fictitious person on a range of character traits, people who scored low on a test of cognitive ability continued to be influenced by damaging information about the person even after they were explicitly told the information was false.
Solicitadas a classificar uma pessoa fictícia em uma série de traços de caráter, as pessoas que pontuaram baixo em um teste de capacidade cognitiva continuaram a ser influenciadas por informações prejudiciais sobre a pessoa, mesmo depois de terem sido explicitamente informadas de que as informações eram falsas.
The study is significant because it identifies what may be a major risk factor for vulnerability to fake news.
O estudo é significativo porque identifica o que pode ser um grande fator de risco para vulnerabilidade a notícias falsas.
One possible explanation for this finding is based on the theory that a person’s cognitive ability reflects how well they can regulate the contents of working memory – their “mental workspace” for processing information.
Uma possível explicação para essa descoberta é baseada na teoria de que a capacidade cognitiva de uma pessoa reflete o quão bem ela consegue regular o conteúdo da memória de trabalho — seu “espaço de trabalho mental” para processar informações.
First proposed by the cognitive psychologists Lynn Hasher and Rose Zacks, this theory holds that some people are more prone to “mental clutter” than other people. In other words, some people are less able to discard (or “inhibit”) information from their working memory that is no longer relevant to the task at hand, or information that has been discredited.
Proposta pela primeira vez pelos psicólogos cognitivos Lynn Hasher e Rose Zacks, essa teoria sustenta que algumas pessoas são mais propensas à “desordem mental” do que outras. Em outras palavras, algumas pessoas são menos capazes de descartar (ou “inibir”) informações de sua memória de trabalho que não são mais relevantes para a tarefa em questão, ou informações que foram desacreditadas. 
Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably with advancing age, suggesting that older adults may also be especially vulnerable to fake news.
Pesquisas sobre envelhecimento cognitivo indicam que, na idade adulta, essa capacidade diminui consideravelmente com o avanço da idade, sugerindo que adultos mais velhos também podem ser especialmente vulneráveis ​​a notícias falsas.
Another reason why cognitive ability may predict vulnerability to fake news is that it correlates highly with education.
Outra razão pela qual a capacidade cognitiva pode prever a vulnerabilidade a notícias falsas é que ela se correlaciona altamente com a educação.
Through education, people may develop meta-cognitive skills – strategies for monitoring and regulating one’s own thinking – that can be used to combat the effects of misinformation.
Por meio da educação, as pessoas podem desenvolver habilidades metacognitivas — estratégias para monitorar e regular o próprio pensamento — que podem ser usadas para combater os efeitos da desinformação.

(www.scientificamerican.com, 06.02.2018. Adaptado.)

31 – (FAMEMA/SP-VUNESP-VESTIBULAR-2019O tema central do texto é

(A) a identificação de notícias falsas por camadas menos favorecidas da sociedade.

(B) a relação entre capacidade cognitiva e vulnerabilidade a notícias falsas.

(C) a associação entre memória operacional e envelhecimento.

(D) o papel da educação no combate à difusão de notícias falsas.

(E) o processamento e a regulação de informação na memória operacional.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O tema central do texto é
*Alternativa (A): a identificação de notícias falsas por camadas menos favorecidas da sociedade.
*Alternativa (B): a relação entre capacidade cognitiva e vulnerabilidade a notícias falsas.
*Alternativa (C): a associação entre memória operacional e envelhecimento.
*Alternativa (D): o papel da educação no combate à difusão de notícias falsas.
*Alternativa (E): o processamento e a regulação de informação na memória operacional.
➦ O que é capacidade cognitiva?
👩 Capacidade cognitiva é a capacidade que cada um tem, individualmente, de interpretar os estímulos do ambiente envolto e também de si mesmo para tomar as decisões do próprio comportamento, ou seja,  consiste num conjunto de competências mentais e cerebrais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.

32 – (FAMEMA/SP-VUNESP-VESTIBULAR-2019Considere o trecho do segundo parágrafo
  • "Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably".
O termo sublinhado é empregado com o mesmo sentido em:

(A) There was a sign on the entrance door.

(B) The program will be broadcast on BBC TV.

(C) Looking around the room I notice a diary on her bedside table.

(D) Yesterday I watched a documentary on forensic science.

(E) The glass of wine was on the kitchen counter.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - USO DA PREPOSIÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS:
*Alternativa (A): There was a sign on the entrance door.
➧Havia uma placa na porta de entrada.
➧On(na) transmite a ideia na superfície de algo ➝ on the door(na porta), on the table(na mesa), on the floor(no chão), on the couch(no sofá), on the counter(no balcão), on that chair(naquela cadeira), on his head(na cabeça dele).
*Alternativa (B): The program will be broadcast on BBC TV.
➧O programa será transmitido pela BBC TV.
On(na) com a ideia de 'via transmissão' ➝ on BBC TV(via BBC TV), on YouTube (via YouTube), on the internet(via Internet).
*Alternativa (C): Looking around the room I notice a diary on her bedside table.
➧Olhando ao redor do quarto, noto um diário em sua mesa de cabeceira.
*Alternativa (D): Yesterday I watched a documentary on forensic science.
➧Ontem assisti a um documentário sobre ciência forense.
On(na) transmite a ideia "SOBRE= A RESPEITO DE" ➝on forensic science(sobre ciência forense), on this subject(a respeito desse assunto).
*Alternativa (E): The glass of wine was on the kitchen counter.
O copo de vinho estava no balcão da cozinha.
➧On(no) transmite a ideia na superfície de algo

33 – (FAMEMA/SP-VUNESP-VESTIBULAR-2019)
(www.glasbergen.com)

A partir da associação entre o texto e o cartum, depreende-se que a expressão "mental clutter", empregada no segundo parágrafo do texto, significa

(A) acúmulo mental de informações irrelevantes de modo desorganizado.

(B) descarte mental de informações irrelevantes de forma randômica.

(C) acúmulo de elementos diversos para trabalhos manuais.

(D) justaposição de diferentes elementos no espaço de trabalho.

(E) habilidade com trabalhos criativos em espaços caóticos.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A partir da associação entre o texto e o cartum, depreende-se que a expressão "mental clutter", empregada no segundo parágrafo do texto, significa

(A) acúmulo mental de informações irrelevantes de modo desorganizado.

(B) descarte mental de informações irrelevantes de forma randômica.

(C) acúmulo de elementos diversos para trabalhos manuais.

(D) justaposição de diferentes elementos no espaço de trabalho.

>>TRADUÇÃO:
  • "[...] You see clutter. I see an environmental that encourages the random, juxtaposition of disparate elements for the potential generation of criativity born of chaos!"
  • Você vê desordem. Eu vejo um ambiente que incentiva a justaposição aleatória de elementos díspares para a geração potencial de criatividade nascida do caos!
  • "CLUTTER" /'klʌtor/ – bagunça, desordem.
>>TEXTO:
  • "[...] One possible explanation for this finding is based on the theory that a person’s cognitive ability reflects how well they can regulate the contents of working memory – their “mental workspace” for processing information. First proposed by the cognitive psychologists Lynn Hasher and Rose Zacks, this theory holds that some people are more prone to "mental clutter" than other people."
  • Uma explicação possível para essa descoberta é baseada na teoria de que a capacidade cognitiva de uma pessoa reflete o quão bem ela pode regular o conteúdo da memória de trabalho - seu "espaço de trabalho mental" para processar informações. Primeiramente proposta pelos psicólogos cognitivos Lynn Hasher e Rose Zacks, essa teoria sustenta que algumas pessoas são mais propensas a "desordem mental" do que outras.
 TEXTOLeia o texto para responder às questões 34 e 35. 

At Hwaban, Mihyun Han with her husband, Key Kim, will present their take on Korean fare, traditional and personalized with modern touches.
No Hwaban, Mihyun Han com seu marido, Key Kim, apresentarão sua versão da culinária coreana, tradicional e personalizada com toques modernos.
The serene, neutral-toned dining room with pale brick walls, accented by dark furniture, is the setting for their varied menu.
A sala de jantar serena e de tons neutros com paredes de tijolos claros, acentuada por móveis escuros, é o cenário para seu menu variado.
Some of the small plates to start are shrimp or scallop, an organic egg with king crab in a pine nut sauce, and pan-seared zucchini with shrimp in a soy sauce.
Alguns dos pratos pequenos para começar são camarão ou vieira, um ovo orgânico com caranguejo real em molho de pinhão e abobrinha grelhada com camarão em molho de soja.
More substantial dishes include poached lemon sole with vegetables, chicken with root vegetables, and grilled New York strip steak with Korean mountain greens and mustard dressing.
Pratos mais substanciais incluem linguado de limão escalfado com vegetais, frango com vegetais de raiz e bife de tira de Nova York grelhado com verduras da montanha coreana e molho de mostarda.
Classics like bibimbap, kimchi stew with pork belly, and galbi (short ribs) are also served, and there is a set array of dishes called Hwaban Table. The name of the restaurant means "as beautiful as a flower," and there are floral elements in the dining room and on some plates.
Clássicos como bibimbap, ensopado de kimchi com barriga de porco e galbi (costela curta) também são servidos, e há uma variedade de pratos chamada Hwaban Table. O nome do restaurante significa "tão bonito quanto uma flor", e há elementos florais na sala de jantar e em alguns pratos.

(Florence Fabricant. www.nytimes.com, 14.08.2018. Adaptado.)
34 – (FAMEMA/SP-VUNESP-VESTIBULAR-2019)

The dining area of the restaurant is described as

(A) noisy and colorless.

(B) varied and colorful.

(C) tranquil and colorless.

(D) calm and colorful.

(E) pale and insipid.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A área de jantar do restaurante é descrita como
*Alternativa (A)barulhenta e incolor.
*Alternativa (B): variada e colorida.
*Alternativa (C): tranquila e incolor.
*Alternativa (D): calma e colorida.
*Alternativa (E): pálida e insípida.
➦No inicio do texto:
  • "[...] At Hwaban, Mihyun Han with her husband, Key Kim, will present their take on Korean fare, traditional and personalized with modern touches. The serene, neutral-toned dining room with pale brick walls, accented by dark furniture, is the setting for their varied menu."
  • Em Hwaban, Mihyun Han e seu marido, Key Kim, apresentarão sua opinião sobre a culinária coreana, tradicional e personalizada com toques modernos. A  sala de jantar serena, em tons neutros, com paredes de tijolos claros, acentuadas por móveis escuros, é o cenário para o seu menu variado.

35 – (FAMEMA/SP-VUNESP-VESTIBULAR-2019)

According to the text, the name Hwaban stands for

(A) as beautiful as a flower.

(B) traditional and personalized.

(C) set array of dishes.

(D) Korean fare.

(E) modern touches.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, o nome Hwaban significa...
*Alternativa (A): tão bonita como uma flor.
*Alternativa (B): tradicional e personalizado.
*Alternativa (C): conjunto de pratos.
*Alternativa (D): tarifa coreana.
*Alternativa (E): toques modernos.
  • "[...] The name of the restaurant means "as beautiful as a flower," and there are floral elements in the dining room and on some plates."
  • O nome do restaurante significa "tão bonito como uma flor", e há elementos florais na sala de jantar e em alguns pratos.

FAMERP-SP-2016-Vestibular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP -Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-FAMERP-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP-VESTIBULAR-2016. Prova aplicada em 17/12/2015.
_____________________________________________________________________________
A prova de inglês tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da FAMERP/SP.
www.bbc.com
www.scientificamerican.com
www.health.harvard.edu.
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 questões.
➦ Foco: 
Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS presentes nas provas da FAMERP :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso :
➝ ] 
🔄Expressões comuns :
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas :
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões de 71 a 77. 
_____________________________________________________________________________
Social life in youth may impact health decades later 
Robert Preidt
August 6, 2015
_____________________________________________________________________________
1
Having good social connections at age 20 can lead to improved well-being later in life, a new study suggests. Previous research has shown that people with poor social links are at increased risk for early death. “In fact, having few social connections is equivalent to tobacco use, and [the risk is] higher than for those who drink excessive amounts of alcohol, or who suffer from obesity,” study author Cheryl Carmichael, who conducted the study while a doctoral candidate at the University of Rochester in New York, said in a university news release.
2
The study included 133 people who enrolled when they were 20-year-old college students in the 1970s. The participants kept track of their daily social interactions at ages 20 and 30. At age 50, they completed an online survey about the quality of their social lives and emotional well-being, including questions about loneliness and depression, and their relationships with close friends.
3
The findings showed that frequent social interactions at age 20 and good-quality relationships – defined as intimate and satisfying – at age 30 were associated with higher levels of well-being at age 50. The study findings were published in a recent issue of the journal Psychology and Aging.
4
A high number of social interactions at age 20 are beneficial later in life because they help young adults determine who they are, the researchers said. “It’s often around this age that we meet people from diverse backgrounds, with opinions and values that are different from our own, and we learn how to best manage those differences,” said Carmichael, now an assistant professor of psychology at Brooklyn College. “Considering everything else that goes on in life over those 30 years – marriage, raising a family and building a career – it is extraordinary that there appears to be a relationship between the kinds of interactions college students and young adults have and their emotional health later in life,” she concluded.
(www.nlm.nih.gov)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  71 :
O estudo mencionado no texto
(A) indica que o abuso de álcool e tabaco pode deteriorar as relações sociais em idosos.
(B) sugere que o bem-estar na idade madura pode ser favorecido pelas relações sociais estabelecidas na juventude.
(C) aponta que os jovens têm maior facilidade de estabelecer bons relacionamentos, ao contrário dos adultos de 50 anos.
(D) recomenda que as pessoas devam cultivar bons relacionamentos independentemente da idade.
(E) afirma que as pessoas que sofrem de depressão e solidão devem restabelecer vínculos com amigos antigos.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  72 :
According to the first paragraph, people with poor social links
(A) may smoke excessively and may take other drugs.
(B) usually don’t exercise and are prone to obesity.
(C) have a higher premature death risk, just like tobacco users.
(D) tend to suffer from depression and therefore have unhealthy habits.
(E) are more likely to drink too much alcohol.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  73 :
No trecho do primeiro parágrafo “who conducted the study while a doctoral candidate”, o termo em destaque tem o sentido de
(A) during the time.
(B) until.
(C) in spite of.
(D) wherever.
(E) as soon as.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  74 :
The data for the study
(A) included 133 people aged 20, 30 and 50 in the 1970s.
(B) added an online survey with lonely or depressed people.
(C) evaluated college students who were close friends.
(D) measured how close friends behaved after 20 and 30 years.
(E) took 30 years to be collected.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  75 :
The study results indicate that 50 year-old people who displayed a higher degree of welfare
(A) have never suffered from depression.
(B) have kept the same social values of their youth. (C) had a favourable opinion about younger people. (D) had frequent social connections when they were 20 years old.
(E) are used to making friends with people from different backgrounds.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  76 :
No trecho do quarto parágrafo “they help young adults”, o termo em destaque refere-se a
(A) young adults.
(B) higher number of social interactions.
(C) the study findings.
(D) the researchers.
(E) people from diverse backgrounds.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  77 :
No trecho do quarto parágrafo “because they help young adults”, o termo em destaque pode ser corretamente substituído, sem alteração de sentido, por
(A) still.
(B) though.
(C) due to.
(D) in order to.
(E) since.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________

Leia o texto para responder às questões de 78 a 80. 
_____________________________________________________________________________
W.H.O. calls 'vaccine hesitancy' an increasing concern globally 
Rick Gladstone
August 18, 2015
_____________________________________________________________________________
1
The World Health Organization warned Tuesday of what it called the growing problem of “vaccine hesitancy,” when people delay or refuse vaccines for themselves or their children. In a statement on its website, the organization called the problem "a growing challenge for countries seeking to close the immunization gap." Globally, the organization said, one in five children still do not receive routine lifesaving immunizations, and 1.5 million children die each year of diseases that could have been thwarted by vaccines.
(www.nytimes.com)
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  78 :
According to the text, "vaccine hesitancy"
(A) describes a behaviour when people fail to take vaccines.
(B) happens when children don’t respond adequately to vaccines.
(C) is induced by beliefs that vaccines are inefficient. (D) contributes to closing the immunization gap.
(E) is responsible for the death of one in five children.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  79 :
De acordo com a Organização Mundial da Saúde,
(A) há países que não oferecem programas rotineiros de vacinação.
(B) é necessário conscientizar os pais de que a vacinação pode salvar vidas.
(C) 20% das crianças no mundo não são vacinadas.
(D) as pessoas hesitam em vacinar seus filhos principalmente em países pobres.
(E) cerca de 1,5 milhão de crianças são salvas devido à vacinação.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  80 :
No trecho do texto “1.5 million children die each year of diseases that could have been thwarted by vaccines”, o termo em destaque indica uma ideia de (A) hesitar.
(B) lutar.
(C) insistir.
(D) evitar.
(E) agravar.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: