Powered By Blogger

domingo, 8 de dezembro de 2024

FUVEST–2025–1ª FASE–COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  • FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR-USP-VESTIBULAR-2025-1ª FASE.
 ESTRUTURA-PROVA:
  • 09 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.


 PROVA:

07 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE)

Falácias são argumentos que podem até parecer à primeira vista bem construídos logicamente, mas são falhos, seja em termos do uso da linguagem, de pertinência temática ou de correção formal. Os primeiros estudos sistemáticos das falácias foram feitos pelo filósofo Aristóteles, que classificou alguns dos argumentos falaciosos mais comuns.

No terceiro quadrinho da história, uma personagem se serve de um argumento falacioso bastante conhecido a fim de persuadir o outro. 

Esse argumento pode ser classificado como um caso de qual tipo de falácia?

(A) Ataque à pessoa.
(B) Apelo à piedade.
(C) Apelo à força.
(D) Ambiguidade.
(E) Apelo à ignorância.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, FALÁCIA & APELO À FORÇA:
Esse argumento pode ser classificado como um caso de qual tipo de falácia?

(A) Ataque à pessoa.
(B) Apelo à piedade.
(C) Apelo à força.
(D) Ambiguidade.
(E) Apelo à ignorância.

>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
[Well, I appreciate the help you've given me. I was wondering though, If I should get a second opinion. Only if you don't mind my beating you over the head with that stool you're sitting on! I guess first opinions are pretty good.]
  • CHARLIE BROWN:
  • Well, I appreciate the help you've given me.
  • Bem, agradeço a ajuda que você me deu.
  • I was wondering though, If I should get a second opinion.
  • Eu estava pensando se deveria procurar uma segunda opinião.
  • LUCY:
  • Only if you don't mind my beating you over the head with that stool you're sitting on!
  • Só se você não se importar que eu bata na sua cabeça com esse banquinho em que você está sentado!
  • CHARLIE BROWN:
  • I guess first opinions are pretty good.
  • Acho que as primeiras opiniões são muito boas.
15 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE)

“justice, each getting what he or she is due. Formal justice is the impartial and consistent application of principles, whether or not the principles themselves are just.
“justiça, cada um recebendo o que lhe é devido. Justiça formal é a aplicação imparcial e consistente de princípios, sejam ou não os princípios em si justos. 
Substantive justice is closely associated with rights, i.e., with what individuals can legitimately demand of one another or what they can legitimately demand of their government (e.g., with respect to the protection of liberty or the promotion of equality).
Justiça substantiva está intimamente associada a direitos, ou seja, com o que os indivíduos podem legitimamente exigir uns dos outros ou o que eles podem legitimamente exigir de seu governo (por exemplo, com relação à proteção da liberdade ou à promoção da igualdade).
Retributive justice concerns when and why punishment is justified. Debate continues over whether punishment is justified as retribution for past wrongdoing or because it deters future wrongdoing. Those who stress retribution as the justification for punishment usually believe human beings have libertarian free will, while those who stress deterrence usually accept determinism.
Justiça retributiva diz respeito a quando e por que a punição é justificada. O debate continua sobre se a punição é justificada como retribuição por erros passados ​​ou porque ela impede erros futuros. Aqueles que enfatizam a retribuição como justificativa para a punição geralmente acreditam que os seres humanos têm livre-arbítrio libertário, enquanto aqueles que enfatizam a dissuasão geralmente aceitam o determinismo.
At least since Aristotle, justice has commonly been identified both with obeying law and with treating everyone with fairness.
Pelo menos desde Aristóteles, a justiça tem sido comumente identificada tanto com a obediência à lei quanto com o tratamento de todos com justiça.
But if law is, and justice is not, entirely a matter of convention, then justice cannot be identified with obeying law.”
Mas se a lei é, e a justiça não é, inteiramente uma questão de convenção, então a justiça não pode ser identificada com a obediência à lei.”

15 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASEConforme o verbete, a justiça substantiva pode ser definida como a 

(A) aplicação imparcial e consistente de princípios éticos e morais.
(B) promoção de punições rigorosas para qualquer tipo de crime.
(C) distribuição de recursos econômicos de maneira equitativa, com ênfase no coletivo.
(D) garantia de que todos recebam o que lhes é devido, contemplando direitos individuais.
(E) proteção exclusiva dos direitos das minorias, aumentando sua visibilidade social. 

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

Conforme o verbete, a justiça substantiva pode ser definida como a 

(A) aplicação imparcial e consistente de princípios éticos e morais.
(B) promoção de punições rigorosas para qualquer tipo de crime.
(C) distribuição de recursos econômicos de maneira equitativa, com ênfase no coletivo.
(D) garantia de que todos recebam o que lhes é devido, contemplando direitos individuais.
  • [...] Substantive justice is closely associated with rights, i.e., with what individuals can legitimately demand of one another or what they can legitimately demand of their government (e.g., with respect to the protection of liberty or the promotion of equality).
  • Justiça substantiva está intimamente associada a direitos, ou seja, com o que os indivíduos podem legitimamente exigir uns dos outros ou o que eles podem legitimamente exigir de seu governo (por exemplo, com relação à proteção da liberdade ou à promoção da igualdade).
(E) proteção exclusiva dos direitos das minorias, aumentando sua visibilidade social. 

❑ TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 27 A 29:
>> TRADUÇÃO DO TEXTO:
Climate change is messing with time
As mudanças climáticas estão causando pequenas mudanças no tempo

“The melting of polar ice due to global warming is affecting Earth’s rotation and could impact on precision timekeeping, according to a recent study.
“O derretimento do gelo polar devido ao aquecimento global está afetando a rotação da Terra e pode impactar na precisão da cronometragem, de acordo com um estudo recente.
  • "to mess with"  – 
  • "The melting of polar ice" – O derretimento do gelo polar.
  • "global warming" – aquecimento global.
  • "to mess with"  – To make small changes – Fazer pequenas mudanças.


The planet is not about to jerk to a halt, nor speed up so rapidly that everyone gets flung into space.
O planeta não está prestes a parar bruscamente, nem acelerar tão rapidamente que todos sejam arremessados ​​para o espaço.
  • "to jerk to a halt" (parar bruscamente) –The car made a strange noise and then jerked to a halt. – O carro fez um barulho estranho e então parou bruscamente. (https://dictionary.cambridge.org/)
  • "to get into space" (entrar no espaço atmosférico)– Gravity is the main force to be dealt with in space, and thrust is the force that allows a spacecraft to get into space and maneuver. 
  • "to get flung into space" – arremessar no espaço.
But timekeeping is an exact science in a highly technological society, which is why global authorities more than half a century ago felt compelled by the slight changes in Earth’s rotation to invent the concept of the ‘leap second’.
Mas a cronometragem é uma ciência exata em uma sociedade altamente tecnológica, e é por isso que as autoridades globais, há mais de meio século, se sentiram compelidas pelas pequenas mudanças na rotação da Terra a inventar o conceito de "segundo intercalar".
  • "timekeeping" – cronometragem, cronometria, medição do tempo.
  • "THE LEAP SECOND" O Leap Second é um ajuste de 1 segundo aplicado ao UTC (Tempo Universal Coordenado) para que a hora do dia se mantenha próxima do UT1 (Tempo Universal). Sem esta alteração, a medição do tempo baseada na rotação da Terra (UT1) desvia-se da medição atómica devido a uma variação irregular e decrescente da velocidade da rotação da Terra.
  • O Tempo Universal (UT1) refere-se diretamente à rotação da terra e a hora transmitida chama-se Tempo Universal Coordenado, proveniente dos relógios atômicos e com correções de um segundo inteiro (Leap Second).
Climate change makes these calculations even more complicated: Soon it may be necessary to insert a ‘negative leap second’ into the calendar to get the planet’s rotation in sync with Coordinated Universal Time.
As mudanças climáticas tornam esses cálculos ainda mais complicados: em breve, pode ser necessário inserir um "segundo intercalar negativo" no calendário para sincronizar a rotação do planeta com o Tempo Universal Coordenado.
Timekeeping is based on an astronomical basis. Earth is a type of a clock. In simpler times, the planet would spin one full revolution on its axis, and everyone would call it a day.
A cronometragem é baseada em uma base astronômica. A Terra é um tipo de relógio. Em tempos mais simples, o planeta giraria uma revolução completa em seu eixo, e todos chamariam isso de um dia.
But Earth doesn’t spin at a perfectly constant speed. Our planet is in a complicated gravitational dance with the moon, the sun, the oceanic tides, Earth’s own atmosphere and the motion of the planet’s solid inner core.
Mas a Terra não gira a uma velocidade perfeitamente constante. Nosso planeta está em uma dança gravitacional complicada com a lua, o sol, as marés oceânicas, a própria atmosfera da Terra e o movimento do núcleo interno sólido do planeta.
The planet’s fluctuating spin rate is carefully tracked by the International Earth Rotation and Reference Systems Service. In the early 1970s, Earth was clearly slowing down in its rotation, and a gap was forming between atomic time and astronomical time. Thus, was born the ‘leap second’ to adjust for the fact that the ‘day’ was getting a bit longer.
A taxa de rotação flutuante do planeta é cuidadosamente rastreada pelo International Earth Rotation and Reference Systems Service. No início da década de 1970, a Terra estava claramente desacelerando sua rotação, e uma lacuna estava se formando entre o tempo atômico e o tempo astronômico. Assim, nasceu o "segundo bissexto" para ajustar o fato de que o "dia" estava ficando um pouco mais longo.
The melting of the ice caps in Antarctica and Greenland shifts mass — meltwater — toward the equator. That process increases the equatorial bulge of the planet. Meanwhile, at the poles, the land that had been pressed down by ice rises, and Earth becomes more spherical.
O derretimento das calotas de gelo na Antártida e na Groenlândia desloca a massa — água derretida — em direção ao equador. Esse processo aumenta a protuberância equatorial do planeta. Enquanto isso, nos polos, a terra que havia sido pressionada pelo gelo sobe, e a Terra se torna mais esférica.
  • "The melting of the ice caps" – O derretimento das calotas de gelo.
According to the study, although the core is causing the planet to spin faster, the planetary shape changes caused by a warming climate are slowing that process.
De acordo com o estudo, embora o núcleo esteja fazendo o planeta girar mais rápido, as mudanças na forma planetária causadas por um clima mais quente estão retardando esse processo.
Absent this effect, the overall acceleration of the planet’s rotation might require timekeepers to insert a ‘negative leap second’ at the end of 2026. Because of climate change, that might not be necessary until 2029.”
Na ausência desse efeito, a aceleração geral da rotação do planeta pode exigir que os cronometristas insiram um "segundo intercalar negativo" no final de 2026. Por causa das mudanças climáticas, isso pode não ser necessário até 2029.”
  • Disponível em https://www.washingtonpost.com/science/2024/03/27/ (Adaptado).
27 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Segundo o texto, o processo de derretimento das calotas polares

(A) põe em dúvida a necessidade do conceito de segundo bissexto.
(B) desloca o fluxo de água para regiões afastadas da linha do Equador.
(C) deve antecipar em três anos o ajuste dos relógios atômicos.
(D) ultrapassa o alcance do sistema do Tempo Universal Coordenado.
(E) tende a reduzir a velocidade de rotação da Terra.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Segundo o texto, o processo de derretimento das calotas polares

(A) põe em dúvida a necessidade do conceito de segundo bissexto.
(B) desloca o fluxo de água para regiões afastadas da linha do Equador.
(C) deve antecipar em três anos o ajuste dos relógios atômicos.
(D) ultrapassa o alcance do sistema do Tempo Universal Coordenado.
(E) tende a reduzir a velocidade de rotação da Terra.
  • The melting of the ice caps in Antarctica and Greenland shifts mass — meltwater — toward the equator. That process increases the equatorial bulge of the planet. Meanwhile, at the poles, the land that had been pressed down by ice rises, and Earth becomes more spherical.
  • O derretimento das calotas de gelo na Antártida e na Groenlândia desloca a massa — água derretida — em direção ao equador. Esse processo aumenta a protuberância equatorial do planeta. Enquanto isso, nos polos, a terra que havia sido pressionada pelo gelo sobe, e a Terra se torna mais esférica.
  • According to the study, although the core is causing the planet to spin faster, the planetary shape changes caused by a warming climate are slowing that process. 
  • De acordo com o estudo, embora o núcleo esteja fazendo o planeta girar mais rápido, as mudanças na forma planetária causadas pelo aquecimento climático estão DESALERANDO esse processo.
28 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Conforme o texto, os fenômenos naturais que desempenham papel significativo na complexa interação gravitacional que afeta a rotação da Terra são

(A) terremotos.
(B) vulcões.
(C) avalanches.
(D) marés dos oceanos.
(E) ciclones.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Conforme o texto, os fenômenos naturais que desempenham papel significativo na complexa interação gravitacional que afeta a rotação da Terra são

(A) terremotos.
(B) vulcões.
(C) avalanches.
(D) marés dos oceanos.
  • But Earth doesn’t spin at a perfectly constant speed. Our planet is in a complicated gravitational dance with the moon, the sun, the oceanic tides, Earth’s own atmosphere and the motion of the planet’s solid inner core.
  • Mas a Terra não gira a uma velocidade perfeitamente constante. Nosso planeta está em uma dança gravitacional complicada com a lua, o sol, as marés oceânicas, a própria atmosfera da Terra e o movimento do núcleo interno sólido do planeta.
(E) ciclones. 

29 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Considerando os seres vivos atuais, as informações trazidas pelo texto e os princípios da Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que

(A) as espécies necessariamente se adaptarão às novas mudanças do planeta.
(B) somente espécies de dias longos, ou seja, aquelas que precisam de mais horas de luz, sobreviverão às mudanças previstas.
(C) é difícil prever como se dará a evolução das espécies, porque esse é um processo mediado pelo acaso.
(D) nenhuma espécie sobreviverá às mudanças na Terra e novas espécies surgirão em seu lugar.
(E) espécies aquáticas terão vantagem adaptativa sobre espécies terrestres, uma vez que todos os continentes submergirão com o derretimento das geleiras.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Considerando os seres vivos atuais, as informações trazidas pelo texto e os princípios da Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que

(A) as espécies necessariamente se adaptarão às novas mudanças do planeta.
(B) somente espécies de dias longos, ou seja, aquelas que precisam de mais horas de luz, sobreviverão às mudanças previstas.
(C) é difícil prever como se dará a evolução das espécies, porque esse é um processo mediado pelo acaso.
* A evolução (mudança genética que afeta o fenótipo) funciona de forma aleatória.
(D) nenhuma espécie sobreviverá às mudanças na Terra e novas espécies surgirão em seu lugar.
(E) espécies aquáticas terão vantagem adaptativa sobre espécies terrestres, uma vez que todos os continentes submergirão com o derretimento das geleiras. 

 TEXTO PARA AS QUESTÕES 41 E 42:
 TRADUÇÃO:
“Quick, quick, tell me something awful
Rápido, rápido, me diga algo horrível
Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy
Como se você fosse um poeta preso dentro do corpo de um cara das finanças
Tell me all your secrets, all you'll ever be is
Conte-me todos os seus segredos, tudo o que você será é
My eternal consolation prize
Meu eterno prêmio de consolação
You see, I was a debutante in another life, but
Veja, eu era uma debutante em outra vida, mas
Now I seem to be scared to go outside
Agora pareço estar com medo de sair
If comfort is a construct, I don't believe in good luck
Se conforto é uma construção, não acredito em boa sorte
Now that I know what's what
Agora que sei o que é o que

I hate it here so I will go to secret gardens in my mind
Eu odeio isso aqui, então irei para jardins secretos em minha mente
People need a key to get to, the only one is mine
As pessoas precisam de uma chave para chegar, a única é a minha
I read about it in a book when I was a precocious child
Eu li sobre isso em um livro quando eu era uma criança precoce
No mid-sized city hopes and small-town fears
Nenhuma esperança de cidade média e medos de cidade pequena
I'm there most of the year 'cause I hate it here
Estou lá a maior parte do ano porque odeio isso aqui
I hate it here
Eu odeio isso aqui

My friends used to play a game where
Meus amigos costumavam jogar um jogo onde
We would pick a decade
Nós escolheríamos uma década
We wished we could live in instead of this
Em que gostaríamos de poder viver em vez desta
I'd say the 1830s but without all the racists
Eu diria a década de 1830, mas sem todos os racistas
And getting married off for the highest bid
E nos casar pelo lance mais alto
Everyone would look down 'cause it wasn't fun now
Todo mundo olharia para baixo porque não era divertido agora
Seems like it was never even fun back then
Parece que nunca foi divertido naquela época
Nostalgia is a mind's trick If I'd been there, I'd hate it It was freezing in the palace”
A nostalgia é um truque da mente Se Eu estive lá, eu odiaria isso. Estava congelando no palácio
  • “I hate it here”, Taylor Swift, do álbum The Tortured Poets Department, 2024 (Adaptado).
41 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Na letra da música, o verso “Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy”

(A) enaltece a romantização e idealização de épocas passadas.
(B) destaca o papel de contextos externos no manejo de frustrações.
(C) expressa o sentimento de insatisfação ou inadequação em relação às expectativas sociais.
(D) critica a revelação de segredos e o rompimento de fronteiras pessoais.
(E) enfatiza a importância da sorte e de elementos culturais como mitos e rituais.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Na letra da música, o verso “Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy”

(A) enaltece a romantização e idealização de épocas passadas.
(B) destaca o papel de contextos externos no manejo de frustrações.
(C) expressa o sentimento de insatisfação ou inadequação em relação às expectativas sociais.
  • Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy
  • Como se você fosse um poeta aprisionado dentro do corpo de um cara das finanças.
(D) critica a revelação de segredos e o rompimento de fronteiras pessoais.
(E) enfatiza a importância da sorte e de elementos culturais como mitos e rituais.

42 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) No texto, a percepção de “conforto como construto” indica que o eu lírico vê o conforto como

(A) refúgio mental para apaziguar as pressões e o descontentamento da vida.
(B) concepção ligada às experiências infantis em mecanismos de enfrentamento.
(C) conceito pressuposto, dependente da realidade concreta das pessoas.
(D) dificuldade de ter autoafirmação, por conta de questões internas pendentes.
(E) algo criado pela sociedade, produzindo falsa sensação de segurança.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
No texto, a percepção de “conforto como construto” indica que o eu lírico vê o conforto como

(A) refúgio mental para apaziguar as pressões e o descontentamento da vida.
(B) concepção ligada às experiências infantis em mecanismos de enfrentamento.
(C) conceito pressuposto, dependente da realidade concreta das pessoas.
(D) dificuldade de ter autoafirmação, por conta de questões internas pendentes.
(E) algo criado pela sociedade, produzindo falsa sensação de segurança.
  • If comfort is a construct, I don't believe in good luck
    Se conforto é uma construção, não acredito em boa sorte
    Now that I know what's what
    Agora que sei o que é o que
    I hate it here so I will go to secret gardens in my mind
    Eu odeio isso aqui, então irei para jardins secretos em minha mente.
61 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Os versos a seguir pertencem à canção Fall on Me, da banda norte-americana R.E.M., lançada em 1986.

“There's a problem, feathers, iron
Bargain buildings, weights and pulleys
Feathers hit the ground before the weight can leave the air”
  • Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe.

A qual episódio (real ou hipotético) da história da física o trecho da música faz alusão?

(A) À queda de uma maçã, que teria inspirado Newton à descoberta da gravitação universal.
(B) À observação de um pássaro em voo, que teria levado Einstein a formular a teoria da relatividade.
(C) Aos experimentos com objetos de massas diferentes, que teriam indicado a Galileu os princípios da queda livre.
(D) Ao transbordamento da água em uma banheira, que teria sugerido a Arquimedes o conceito de empuxo.
(E) À queda de um bloco de ferro ligado a uma hélice, que teria levado Joule à equivalência entre calor e energia.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
  • “There's a problem, feathers, iron
  • Há um problema, plumas, ferro
  • Bargain buildings, weights and pulleys
  • Barganhas, Prédios, pesos e polias
  • Feathers hit the ground before the weight can leave the air”
  • Plumas tocam o chão antes que o peso possa abandonar o ar
A qual episódio (real ou hipotético) da história da física o trecho da música faz alusão?

(A) À queda de uma maçã, que teria inspirado Newton à descoberta da gravitação universal.
(B) À observação de um pássaro em voo, que teria levado Einstein a formular a teoria da relatividade.
(C) Aos experimentos com objetos de massas diferentes, que teriam indicado a Galileu os princípios da queda livre.
  • A música 'Fall On Me'(Caia sobre mim) da banda R.E.M. é uma poderosa crítica ambiental e social, utilizando metáforas e imagens poéticas para transmitir sua mensagem. A letra aborda a exploração desenfreada dos recursos naturais e as consequências dessa atitude para o meio ambiente e para a humanidade. A metáfora das 'penas' e 'ferro' representa a leveza e a pesadez, respectivamente, simbolizando o contraste entre a natureza delicada e a industrialização pesada. Quando as penas caem no chão antes que o peso possa sair do ar, isso pode ser interpretado como a destruição da natureza antes mesmo que os benefícios do progresso industrial possam ser realizados. (https://www.letras.com)
(D) Ao transbordamento da água em uma banheira, que teria sugerido a Arquimedes o conceito de empuxo.
(E) À queda de um bloco de ferro ligado a uma hélice, que teria levado Joule à equivalência entre calor e energia.

78 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE)

Contribui para o efeito de comicidade do cartum a

(A) atitude do docente diante da apatia do grupo, incapaz de produzir uma resposta.
(B) certeza do aluno em seu argumento, desafiando a autoridade do professor.
(C) interpretação por parte do discente de símbolos matemáticos ligados à teoria dos conjuntos.
(D) adoção pelo professor de duas formas semelhantes e eficazes de resolver a mesma equação.
(E) rivalidade entre os colegas para determinar quem possui mais conhecimento.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS & AMBIGUIDADE:
Contribui para o efeito de comicidade do cartum a

(A) atitude do docente diante da apatia do grupo, incapaz de produzir uma resposta.
(B) certeza do aluno em seu argumento, desafiando a autoridade do professor.
  • Hold on. When we learned Roman numerals, X was 10. Now it's 6. What's going on around here?!
  • Calma aí. Quando aprendemos os algarismos romanos, X era 10. Agora é 6. O que está acontecendo por aqui?!
  • EFEITO DE COMICIDADE:
  • A ambiguidade (a qualidade de ter mais de um sentido) pode ser divertida em algumas situações. No cartoon, a ambiguidade por parte do aluno é apresentada quando ele argumenta com convicção que o valor de X  é 10 e não o número 6 (resultado da equação matemática), desafiando assim, a autoridade do professor de matemática.
(C) interpretação por parte do discente de símbolos matemáticos ligados à teoria dos conjuntos.
(D) adoção pelo professor de duas formas semelhantes e eficazes de resolver a mesma equação.
(E) rivalidade entre os colegas para determinar quem possui mais conhecimento.

 teste

UNESP–VUNESP–2025–COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-VESTIBULAR-2025-APLICAÇÃO EM 15/11/24.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.


 PROVA:

08 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025Examine o meme publicado pelo perfil @classicaldamn no Instagram em 16.04.2024.

O conteúdo explorado pelo meme relaciona-se diretamente com aquele explorado pela seguinte fábula de Esopo:

(A) Um cabrito que estava dentro de uma casa viu um lobo
passar. E começou a insultá-lo, zombando dele. O lobo respondeu: “Pobre tolo, não é você que me insulta: é essa casa que o protege.”
(B) Uma tartaruga pediu a uma águia que a ensinasse a voar.
A ave tentou dissuadi-la: “Voar é contrário à sua natureza.”
Mas a tartaruga suplicou. Então a águia pegou a tartaruga com suas garras, levou-a até bem alto no céu e depois a soltou. A tartaruga caiu nos rochedos e se espatifou.
(C) Enquanto os bois puxavam a carroça, o eixo rangia. Então eles se voltaram para o eixo e lhe disseram: “Meu
caro, nós carregamos todo o peso e você é que fica resmungando?”
(D) Um homem tinha uma galinha que botava ovos de
ouro. Ele achava que dentro havia uma grande quantidade
de ouro. Ele então a sacrificou, mas descobriu que ela era igual às outras galinhas. Na esperança de uma grande riqueza, acabou se privando de ganhos um pouco menores.
(E) Uma raposa faminta avistou alguns cachos de uva suspensos numa parreira. Quis alcançá-los, mas todos os seus esforços foram em vão. Indo embora, disse para si: “Não estão maduros, mesmo!”

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
O conteúdo explorado pelo meme relaciona-se diretamente com aquele explorado pela seguinte fábula de Esopo:

(A) Um cabrito que estava dentro de uma casa viu um lobo
passar. E começou a insultá-lo, zombando dele. O lobo respondeu: “Pobre tolo, não é você que me insulta: é essa casa que o protege.”
(B) Uma tartaruga pediu a uma águia que a ensinasse a voar.
A ave tentou dissuadi-la: “Voar é contrário à sua natureza.”
Mas a tartaruga suplicou. Então a águia pegou a tartaruga com suas garras, levou-a até bem alto no céu e depois a soltou. A tartaruga caiu nos rochedos e se espatifou.
(C) Enquanto os bois puxavam a carroça, o eixo rangia. Então eles se voltaram para o eixo e lhe disseram: “Meu
caro, nós carregamos todo o peso e você é que fica resmungando?”
(D) Um homem tinha uma galinha que botava ovos de
ouro. Ele achava que dentro havia uma grande quantidade
de ouro. Ele então a sacrificou, mas descobriu que ela era igual às outras galinhas. Na esperança de uma grande riqueza, acabou se privando de ganhos um pouco menores.
(E) Uma raposa faminta avistou alguns cachos de uva suspensos numa parreira. Quis alcançá-los, mas todos os seus esforços foram em vão. Indo embora, disse para si: “Não estão maduros, mesmo!”
  • No meme, a personagem, somente após 27 selfies que pressupostamente não ficaram boas, apela para um argumento de que a beleza da alma é mais importante que a do corpo.
  • Na fábula de Esopo em que uma raposa faminta , ao perceber que não é capaz de alcançar as uvas, apela para o argumento que as uvas ainda não estão maduras, o que não é verdade.
>> TRADUÇÃO DO MEME:
  • After 27 selfies, I realized that the beauty of the soul  is more important.
  • Depois de 27 selfies, percebi que a beleza da alma é mais importante.
  • IDEIA IMPLÍCITA: No meme, a personagem, somente após 27 selfies que pressupostamente não ficaram boas, apela para um argumento de que a beleza da alma é mais importante que a do corpo.
❑ Leia o texto e examine os gráficos para responder às questões de 21 a 26.
>> TRADUÇÃO:
[1º PARÁGRAFO]
If you’re a chocoholic you may have noticed that your habit has lately become more expensive.
Se você é chocólatra deve ter notado que ultimamente seu hábito ficou mais caro.
The price of cocoa began creeping up in the second half of 2022.
O preço do cacau começou a subir no segundo semestre de 2022.
  • "TO CREEP UP"(phrasal verb) - increase slowly but steadily in amount - aumentar/subir lentamente, mas de forma constante em quantidade.
Since then it has doubled, reaching an all-time high in January 2024.
Desde então, duplicou, atingindo um máximo histórico em Janeiro de 2024.
That steep rise spells trouble for the chocolate business and sweet-toothed consumers alike.
Esse aumento acentuado representa problemas tanto para o negócio do chocolate como para os consumidores gulosos.
[2º PARÁGRAFO]
Climate patterns are partly to blame for rising costs. Cocoa is mostly produced by small farmers in West Africa. Ghana and Ivory Coast grow about 60% of the world’s crop. Last season, in 2023, the El Niño weather pattern led to unseasonably high temperatures and rainfall that ravaged crops. Total rainfall in Ivory Coast’s cocoa-growing areas in 2023 was the highest in 20 years, according to Gro Intelligence, a data firm.
Os padrões climáticos são parcialmente responsáveis ​​pelo aumento dos custos. O cacau é produzido principalmente por pequenos agricultores na África Ocidental. Gana e Costa do Marfim produzem cerca de 60% da colheita mundial. Na temporada passada, em 2023, o padrão climático El Niño levou a temperaturas excepcionalmente altas e chuvas que devastaram as colheitas. A precipitação total nas áreas de cultivo de cacau da Costa do Marfim em 2023 foi a mais elevada em 20 anos, de acordo com a Gro Intelligence, uma empresa de dados.
[3º PARÁGRAFO]
This year El Niño has brought severe drought to the cocoa farms, reducing production further.
Este ano, o El Niño trouxe uma intensa seca às explorações de cacau, reduzindo ainda mais a produção.
ING, a bank, estimates that this year the gap between global production and consumption will be at its widest since at least 2014.
O banco ING estima que este ano o fosso entre a produção e o consumo globais atingirá o seu nível mais elevado desde, pelo menos, 2014. 
Extreme weather patterns have hit other commodities, too.
Padrões climáticos extremos também atingiram outros produtos (mercadorias). 
Droughts in Thailand and India are affecting rice plantations.
As secas na Tailândia e na Índia estão afetando as plantações de arroz.
Torrential rain in Brazil, the world’s biggest sugar exporter, has affected its exports.
As chuvas torrenciais no Brasil, o maior exportador mundial de açúcar, afetaram suas exportações.
Besides, other price pressures are specific to the cocoa industry.
Além disso, outras pressões sobre os preços são específicas da indústria do cacau.
Swollen-shoot virus and black-pod disease — killers of cocoa trees — spread across Ghana and Ivory Coast during heavy rainfall last year.
O vírus dos rebentos inchados e a doença da vagem negra – assassinos dos cacaueiros – espalharam-se pelo Gana e pela Costa do Marfim durante as fortes chuvas do ano passado.
Tropical Research Services, a research company, estimates that by the end of 2023 the swollen-shoot virus had infected around 20% of Ivory Coast’s cocoa trees.
A Tropical Research Services, uma empresa de investigação, estima que até ao final de 2023 o vírus dos rebentos inchados infectaram cerca de 20% dos cacaueiros da Costa do Marfim.

21 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025The aim of the text is to

(A) explain the reasons that have led to the escalation of
cocoa prices.
(B) convince consumers to reduce chocolate intake to force
price drop.
(C) establish climate change as the only cause of cocoa
production crisis.
(D) present opportunities for countries to expand their cocoa
exports.
(E) show that chocolate producers intend to increase their
profits even more in 2025.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
The aim of the text is to
(A) explain the reasons that have led to the escalation of
cocoa prices.
(B) convince consumers to reduce chocolate intake to force
price drop.
(C) establish climate change as the only cause of cocoa
production crisis.
(D) present opportunities for countries to expand their cocoa
exports.
(E) show that chocolate producers intend to increase their
profits even more in 2025.

22 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025O gráfico 1, “Price, $’000 per tonne”, reflete as informações do texto presentes

(A) no segundo parágrafo, apenas.
(B) no terceiro parágrafo, apenas.
(C) no primeiro parágrafo, apenas.
(D) no primeiro e no terceiro parágrafos.
(E) no segundo e no terceiro parágrafos.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
>> [1º PARÁGRAFO] SUBIDA DO PREÇO DO CACAU.
>> [2º PARÁGRAFO] CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
>> [3º PARÁGRAFO] CAUSAS DA ESCALAÇÃO DOS PREÇOS

23 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025O gráfico 2, “Production, 2023, % of world output”, e o texto mostram que

(A) a produção de cacau no Brasil despencou, mas está em
recuperação.
(B) Gana teve produção de cacau estável em 2023 e 2024.
(C) a produção de arroz na Tailândia e na Índia caiu devido
às fortes chuvas causadas pelo El Niño.
(D) cerca de 70% da produção mundial de cacau encontra-se
na África.
(E) a produção de cacau na América do Sul equivale à da
Costa do Marfim.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
O gráfico 2, “Production, 2023, % of world output”(“Produção, 2023, % da produção mundial”), e o texto mostram que

(A) a produção de cacau no Brasil despencou, mas está em
recuperação.
(B) Gana teve produção de cacau estável em 2023 e 2024.
(C) a produção de arroz na Tailândia e na Índia caiu devido
às fortes chuvas causadas pelo El Niño.
(D) cerca de 70% da produção mundial de cacau encontra-se
na África.
(E) a produção de cacau na América do Sul equivale à da
Costa do Marfim.

>> "OUTPUT" - PRODUÇÃO, RESULTADO.

24 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025No trecho do terceiro parágrafo
  • “This year El Niño has brought severe drought to the cocoa farms, reducing production further”,
o termo sublinhado expressa

(A) propósito.
(B) intensificação.
(C) condição.
(D) opinião.
(E) generalização.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - FURTHER 
:
No trecho do terceiro parágrafo
  • This year El Niño has brought severe drought to the cocoa farms, reducing production further”,
  • Este ano, o El Niño trouxe uma seca severa às fazendas de cacau, reduzindo ainda mais a produção.
o termo sublinhado expressa

(A) propósito.
(B) intensificação.
(C) condição.
(D) opinião.
(E) generalização.

>> "FURTHER" (adverb) - MORE.

25 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025According to the third paragraph, sugar production in 2024 has been affected by

(A) adverse climatic conditions, such as an intense rainfall.
(B) diseases, such as black-pod.
(C) a prolonged drought.
(D) a wide gap between production and consumption.
(E) predictable weather patterns.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
According to the third paragraph, sugar production in 2024 has been affected by
De acordo com o terceiro parágrafo, a produção de açúcar em 2024 foi afetada por
(A) adverse climatic conditions, such as an intense rainfall.
condições climáticas adversas, como chuvas intensas.
  • "[...] Torrential rain in Brazil, the world’s biggest sugar exporter, has affected its exports."
  • As chuvas torrenciais no Brasil, o maior exportador mundial de açúcar, afetaram suas exportações.
(B) diseases, such as black-pod.
doenças, como a vagem preta.
(C) a prolonged drought.
uma seca prolongada.
(D) a wide gap between production and consumption.
uma grande lacuna entre produção e consumo.
(E) predictable weather patterns.
padrões climáticos previsíveis.

26 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025No trecho do terceiro parágrafo
  • Besides, other price pressures are specific to the cocoa industry”,
o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:

(A) Unlikely.
(B) Whereas.
(C) Therefore.
(D) Although.
(E) Also.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - BESIDES - 
used when adding another reason:
No trecho do terceiro parágrafo
  • Besides, other price pressures are specific to the cocoa industry”,
  • Além disso, outras pressões sobre os preços são específicas da indústria do cacau”,
o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:

(A) Unlikely. Improvável. (IDEIA DE PROBABILIDADE)
(B) Whereas. Considerando que. (IDEIA DE CONCESSÃO ou CONTRASTE)
(C) Therefore. Portanto. (IDEIA DE CONCLUSÃO)
(D) Although. Embora. (IDEIA DE CONCESSÃO ou CONTRASTE)
(E) Also.Também. (IDEIA DE ADIÇÃO)

❑ Leia a tirinha de Alex Hallatt para responder às questões
27 e 28.

27 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025) According to the comic strip, the characters that agree to stock up chocolate as essential food to protect them from climate change are

(A) both penguins and the bear.
(B) the bear and the penguin on the left.
(C) just the two penguins.
(D) the rabbit, the bear and both penguins.
(E) the penguin on the right and the bear.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
According to the comic strip, the characters that agree to stock up chocolate as essential food to protect them from climate change are
Segundo a história em quadrinhos, os personagens que concordam em estocar chocolate como alimento essencial para protegê-los das mudanças climáticas são
(A) both penguins and the bear.
os pinguins e o urso.
(B) the bear and the penguin on the left.
o urso e o pinguim à esquerda.
(C) just the two penguins.
apenas os dois pinguins.
(D) the rabbit, the bear and both penguins.
o coelho, o urso e os dois pinguins.
(E) the penguin on the right and the bear.
o pinguim da direita e o urso.

>> TRADUÇÃO:
  • THE PENGUIN ON THE LEFT:
  • Stocking up on essential food won't protect us from climate change.
  • Armazenar alimentos essenciais não nos protegerá das alterações climáticas.
  • THE BEAR:
  • Whm?
  • O quê?
  • THE PENGUIN ON THE LEFT:
  • Chocolate goes off!
  • Chocolate se estraga!
  • THE BEAR:
  • “I’ve never had chocolate go off”
  • Nunca comi chocolate estragado (c/ prazo vencido).
  • THE RABBIT:
  • Is chocolate "essential"?
  • O chocolate é “essencial”?
  • THE BEAR AND THE PENGUIN ON THE RIGHY:
  • Absolutely!
  • Com certeza (Sem dúvida)!
28 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025No segundo quadrinho, a fala do urso
  • “I’ve never had chocolate go off”
indica que o personagem consome

(A) chocolate em pequenas quantidades, pois é calórico.
(B) todo chocolate de que dispõe, antes de ele se estragar.
(C) muito chocolate, mesmo sem gostar tanto.
(D) chocolate com prazo de validade vencido.
(E) chocolate estragado, pois acha que não faz mal.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
No segundo quadrinho, a fala do urso
  • “I’ve never had chocolate go off”
  • Nunca comi chocolate estragado (c/ prazo vencido).
indica que o personagem consome

(A) chocolate em pequenas quantidades, pois é calórico.
(B) todo chocolate de que dispõe, antes de ele se estragar.
(C) muito chocolate, mesmo sem gostar tanto.
(D) chocolate com prazo de validade vencido.
(E) chocolate estragado, pois acha que não faz mal.

❑ Leia o texto para responder às questões 29 e 30.
[1º PARÁGRAFO]
It is well established that some people are genetically predisposed to a shorter lifespan.
Está bem estabelecido que algumas pessoas são geneticamente predispostas a uma expectativa de vida mais curta. 
  • "LIFESPAN" - expectaitiva de vida.
It is also well known that lifestyle factors, specifically smoking, alcohol consumption, diet and physical activity, can have an impact on longevity.
Também é bem conhecido que fatores de estilo de vida, especificamente tabagismo, consumo de álcool, dieta e atividade física, podem ter um impacto na longevidade.
However, until now there has been no investigation to understand the extent to which a healthy lifestyle may counterbalance genetics.
No entanto, até agora não houve nenhuma investigação para entender até que ponto um estilo de vida saudável pode contrabalançar a genética.
[2º PARÁGRAFO]
Findings from several long-term studies suggest a healthy lifestyle could offset effects of life-shortening genes by 62% and add as much as five years to your life.
Descobertas de vários estudos de longo prazo sugerem que um estilo de vida saudável pode compensar os efeitos de genes que encurtam a vida em 62% e adicionar até cinco anos à sua vida.
>> "FINDINGS"(noun) - DESCOBERTAS, RESULTADOS.


The results were published in the journal BMJ Evidence-Based Medicine.
Os resultados foram publicados no periódico científico BMJ Evidence-Based Medicine.
“This study elucidates the pivotal role of a healthy lifestyle in mitigating the impact of genetic factors on lifespan reduction,” the researchers concluded.
“Este estudo elucida o papel fundamental de um estilo de vida saudável na mitigação do impacto de fatores genéticos na redução da expectativa de vida”, concluíram os pesquisadores.
  • (Andrew Gregory. www.theguardian.com, 30.04.2024. Adaptado.)
28 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025The text is mainly about

(A) the role of a healthy lifestyle to compensate unfavourable
genetics.
(B) the necessary lifestyle changes people have to be aware
of to be productive.
(C) the effect of smoking and alcohol abuse on quality of life.
(D) ways to improve genetics and live longer by adopting a
diet and some exercise.
(E) manners to overcome the fear of an early death that most
people have.

      Comentários e Gabarito    a  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
The text is mainly about
O texto é principalmente sobre
(A) the role of a healthy lifestyle to compensate unfavourable
genetics.
o papel de um estilo de vida saudável para compensar a genética desfavorável.
  • “This study elucidates the pivotal role of a healthy lifestyle in mitigating the impact of genetic factors on lifespan reduction,” the researchers concluded.
  • “Este estudo elucida o papel fundamental de um estilo de vida saudável na mitigação do impacto de fatores genéticos na redução da expectativa de vida”, concluíram os pesquisadores.
(B) the necessary lifestyle changes people have to be aware of to be productive.
as mudanças de estilo de vida necessárias que as pessoas precisam estar cientes para serem produtivas.
(C) the effect of smoking and alcohol abuse on quality of life.
o efeito do tabagismo e do abuso de álcool na qualidade de vida.
(D) ways to improve genetics and live longer by adopting a
diet and some exercise.
maneiras de melhorar a genética e viver mais adotando uma
dieta e alguns exercícios. (GENÉTICA É FIXA, É PREDETERMINADA)
(E) manners to overcome the fear of an early death that most
people have.
maneiras de superar o medo de uma morte prematura que a maioria das pessoas tem.

28 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2025No trecho do segundo parágrafo
  • “a healthy lifestyle could offset effects of life-shortening genes by 62%”,
o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
(A) ought to.
(B) must.
(C) may.
(D) has to.
(E) is going to.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - MODAL VERB
:
No trecho do segundo parágrafo
  • “a healthy lifestyle could offset effects of life-shortening genes by 62%”,
  • “um estilo de vida saudável pode compensar os efeitos dos genes que encurtam a vida em 62%.
o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido,
por:

(A) ought to. (ideia de dever "DUTY")
(B) must. (ideia de necessidade "NECESSARY")
(C) may. (ideia de possibilidade "MIGHT, MAY")
(D) has to. (sinônimo de "must")
(E) is going to. (ideia de futuro)

 teste