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- 02 Questions.
- exto – | What is the uncanny valley? | www.verywellmind.com |
❑ TEXTO: Leia o texto sobre o chamado “vale da estranheza” para responder, em português, às questões 33 e 34.
➽TRADUÇÃO DO TEXTO:
What is the uncanny valley?
O que é o vale da estranheza?
➽Introduction
►The uncanny valley is a term used to describe the relationship between the human-like appearance of a robotic object and the emotional response it evokes.
O vale da estranheza é um termo usado para descrever a relação entre a aparência humana de um objeto robótico e a resposta emocional que ele evoca.
►In this phenomenon, people feel a sense of discomfort or even repulsion in response to humanoid robots that are highly realistic.
Nesse fenômeno, as pessoas sentem desconforto ou até repulsa em resposta a robôs humanóides altamente realistas.
►Androids, avatars, and animations aim for extreme realism but get caught in a disturbing gap named the uncanny valley.
Androids, avatares e animações buscam extremo realismo, mas ficam presos em uma lacuna perturbadora chamada vale da estranheza.
►They are extremely realistic and lifelike — but when we examine them, we see they are not quite human.
Eles são extremamente realistas e naturais – mas quando os examinamos, vemos que não são totalmente humanos.
►When a robotic or animated characterization lies in this “valley,” people tend to feel a sense of discomfort, strangeness, disgust, or creepiness.
Quando uma caracterização robótica ou animada reside neste “vale”, as pessoas tendem a sentir uma sensação de desconforto, estranheza, nojo ou susto.
►You’ve probably experienced the feeling before — perhaps while watching a computer-generated animated movie or playing a video game.
Você provavelmente já experimentou essa sensação antes – talvez enquanto assistia a um filme animado gerado por computador ou jogava um videogame.
►The animated human might look almost real, but that slight difference between looking “almost human” and “fully human” leaves you feeling discomfort or even repulsion.
O humano animado pode parecer quase real, mas essa ligeira diferença entre parecer “quase humano” e “totalmente humano” deixa você com desconforto ou até mesmo repulsa.
➽Implications of the uncanny valley
Implicações do vale da estranheza
►The uncanny valley has a number of implications in various fields. These include:
O vale misterioso tem uma série de implicações em vários campos. Esses incluem:
• Robotics
• Robótica
►As people rely more and more on robotic technology, it is important to design devices that do not create discomfort or distrust.
À medida que as pessoas confiam cada vez mais na tecnologia robótica, é importante conceber dispositivos que não criem desconforto ou desconfiança.
►This is particularly true in the development of assistive technologies designed to help people with disabilities perform tasks and interact with their environments.
Isto é particularmente verdadeiro no desenvolvimento de tecnologias de apoio concebidas para ajudar as pessoas com deficiência a realizar tarefas e a interagir com os seus ambientes.
►People are more likely to be receptive to designs that are both useful and appealing.
As pessoas são mais propensas a serem receptivas a designs que sejam úteis e atraentes.
►Designs that fall into the uncanny valley are likely to be poorly received and utilized less frequently.
Projetos que caem no vale misterioso provavelmente serão mal recebidos e utilizados com menos frequência.
• Film
• Filme
►As blockbuster films increasingly rely on computer-generated imagery effects, filmmakers have continued to work toward developing realistic computer-generated animations that blend seamlessly and don’t provoke the uncanny valley.
À medida que os filmes de grande sucesso dependem cada vez mais de efeitos de imagens gerados por computador, os cineastas continuaram a trabalhar no desenvolvimento de animações realistas geradas por computador que se misturam perfeitamente e não provocam o vale da estranheza.
►While many animated films are often criticized for their unrealistic characterizations of the human form, such designs featuring overly large eyes and other dramatically exaggerated features may often be an intentional strategy to avoid the uncanny valley.
Embora muitos filmes de animação sejam frequentemente criticados por suas caracterizações irrealistas da forma humana, tais designs com olhos excessivamente grandes e outras características dramaticamente exageradas podem muitas vezes ser uma estratégia intencional para evitar o vale misterioso.
• Game Design
• Design de jogo
►The uncanny valley can also have an impact on how players react to realistic characters in video games.
O vale da estranheza também pode ter um impacto na forma como os jogadores reagem a personagens realistas em videogames.
►In some cases, designers may take advantage of the uncanny valley to create a sense of antipathy or aversion for villainous characters.
Em alguns casos, os designers podem aproveitar o vale da estranheza para criar um sentimento de antipatia ou aversão por personagens vilões.
33 – (UNESP-VESTIBULAR-2024-2ªFASE
a) De acordo com o item “Introduction”, explique o que é “uncanny valley”. Cite duas sensações que podem ser causadas
quando as pessoas experimentam o efeito do “vale da estranheza”.
►O vale da estranheza é um termo usado para descrever a relação entre a aparência humana de um objeto robótico e a resposta emocional que ele evoca.
►Desconforto, Repulsa.
b) De acordo com o item “Introduction”, cite duas situações da vida real que podem fazer com que as pessoas experimentem o efeito do “vale da estranheza”. Por que esse efeito pode acontecer?
►Ao assistir a um filme animado gerado por computador ou ao jogar um videogame.
►Nesse fenômeno, as pessoas sentem desconforto ou até repulsa em resposta a robôs humanóides altamente realistas.
34 – (UNESP-VESTIBULAR-2024-2ªFASE
a) De acordo com o item “Robotics”, como as tecnologias assistivas devem ser projetadas para que possam ser aceitas?
O que pode acontecer se o design da tecnologia assistiva cair no “vale da estranheza”?
►Designs que sejam úteis e atraentes.
►Serão mal recebidos e utilizados com menos frequência.
b) De acordo com o item “Film”, qual é a estratégia utilizada em animações para evitar que elas caiam no “vale da
estranheza”? De acordo com o item “Game Design”, como o efeito do “vale da estranheza” pode ser útil para criar
determinadas sensações nos jogadores de videogames?
►Designs com olhos excessivamente grandes e outras características dramaticamente exageradas.
►Os designers podem aproveitar o vale da estranheza para criar um sentimento de antipatia ou aversão por personagens vilões.
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