Powered By Blogger

sábado, 7 de dezembro de 2013

UEL-2010-Vestibular 2ª FASE-OBJETIVA da Universidade Estadual de Londrina - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova OBJETIVA DE INGLÊS-UEL(Universidade Estadual de Londrina)-Vestibular-2010-2ª FASE-OBJETIVA.
A prova OBJETIVA de inglês é na 2ª Fase e tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
A prova DISCURSIVA de inglês também é na 2ª FASE e consta de 4 questões.

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da UFU.
www.dailymail.co.uk
www.guardian.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Diretoria de Processos Seletivos
cops.uel.br/v2/
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 10 Questões, sendo:
* 10 Questões do tipo Múltipla Escolha (A,B,C,D).
➦ Prova com 04 textos e 02 CARTOONs.
➦ Foco: 
*Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
*Identificação da relação entre um PRONOME e o seu REFERENCIADO.
*Vocábulos sinônimos contextuais.
*Phrasal verbs contextuais.
*Conhecimento de prefixos.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
Jornal britânico, www.dailymail.co.uk.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.


____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com


____________________________________________________________________________

Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto a seguir e responda às questões de 21 a 24.
_____________________________________________________________________________
Britain worst in Europe for electrical recycling
_____________________________________________________________________________
Britain has picked up the wooden spoon in a recent survey looking into the electrical recycling habits of Euro peans. According to the results of the new research, we are apparently the worst in Europe when it comes to recycling WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment).

WEEE comprises such devices as mobile phones, PCs, laptops and games consoles, and the research carried out by Dell suggests that we are falling way behind the rest of the continent when it comes to recycling these 6 products.

The survey questioned 5,000 people across Europe regarding their recycling habits when it comes to old elec tronic products, and found that in Britain only half of consumers take appropriate recycling steps, compared to an impressive 80% of Germans.

Indeed, Germany, Spain, France and Italy all out-perform us when it comes to having a greater awareness of recycling initiatives, which is the root of the problem. Greater awareness leads to a greater level of recycling, so we still have a long way to go.

Within the UK, it was the Welsh who performed the worst, with 19% of people admitting that they had never recycled any of their technology products. This was followed closely by people living in the north of England.

There was also confusion between standard recycling and the recycling of electronic products. In the north 16 east of England, almost three quarters of people claim to do what they can to recycle, but less than 1% recycle their electronic products. There is also little knowledge across the country of exactly what the WEEE initiative is, which all paints a rather depressing picture of recycling in the UK.
(Disponível em: <http://tiny.cc/recyclingguide> Acesso em: 18 nov. 2009)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  21 :
É correto afirmar que o autor do texto se considera a) alemão.
b) britânico.
c) espanhol.
d) francês.
e) italiano.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) alemão.
b) britânico.
c) espanhol.
d) francês.
e) italiano.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  22 :
Com base no texto, é correto afirmar que fatores associados à pouca reciclagem estão ligados:
I. Ao pouco discernimento sobre as diferentes formas de reciclagem.
II. Ao conhecimento limitado sobre reciclagem de produtos eletroeletrônicos.
III. À falta de consciência sobre procedimentos de reciclagem.
IV. Ao pouco espaço para armazenar produtos para reciclagem.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
I. Ao pouco discernimento sobre as diferentes formas de reciclagem.
II. Ao conhecimento limitado sobre reciclagem de produtos eletroeletrônicos.
III. À falta de consciência sobre procedimentos de reciclagem.
IV. Ao pouco espaço para armazenar produtos para reciclagem.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  23 :
Com base no texto, é correto afirmar que os resultados da pesquisa realizada indicam que
a) a Alemanha recicla 80% dos produtos eletroeletrônicos. b) a Espanha recicla menos que a Inglaterra.
c) a Europa tem aproximadamente 5.000 recicladores.
d) o País de Gales é o que menos recicla no Reino Unido.
e) o Reino Unido deixa de reciclar 19% do que consome.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) a Alemanha recicla 80% dos produtos eletroeletrônicos.
b) a Espanha recicla menos que a Inglaterra.
c) a Europa tem aproximadamente 5.000 recicladores.
d) o País de Gales é o que menos recicla no Reino Unido.
e) o Reino Unido deixa de reciclar 19% do que consome.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  24 :
A sigla WEEE (linha 3) refere-se a:
a) Lixo eletroeletrônico.
b) Órgão da Comunidade Européia.
c) Instituição de pesquisa de mercado.
d) Setor de Energia Elétrica do Reino Unido.
e) Divisão de pesquisa da DELL.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Lixo eletroeletrônico.
b) Órgão da Comunidade Européia.
c) Instituição de pesquisa de mercado.
d) Setor de Energia Elétrica do Reino Unido.
e) Divisão de pesquisa da DELL.
_____________________________________________________________________________
Observe a charge a seguir e responda às questões 25 e 26.
(Disponível em: <http://tiny.cc/funnytimes> Acesso em: 19 nov. 2009)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  25 :
É correto afirmar que a charge satiriza
a) as condições precárias das escolas ao final do ano letivo.
b) o estado de espírito dos alunos ao final do ano letivo.
c) o estado de espírito de professores ao final do ano letivo.
d) o zelo da personagem com as dependências do prédio escolar.
e) o descaso dos alunos com as dependências do prédio escolar.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) as condições precárias das escolas ao final do ano letivo.
b) o estado de espírito dos alunos ao final do ano letivo.
c) o estado de espírito de professores ao final do ano letivo.
d) o zelo da personagem com as dependências do prédio escolar.
e) o descaso dos alunos com as dependências do prédio escolar.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  26 :
Pode-se inferir, na fala da personagem, a tentativa de evitar
a) comportamento inadequado.
b) danos materiais no prédio escolar.
c) pânico incontrolável entre os estudantes.
d) sentimentalismo exacerbado.
e) uso de linguagem de baixo-calão.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) comportamento inadequado.
b) danos materiais no prédio escolar.
c) pânico incontrolável entre os estudantes.
d) sentimentalismo exacerbado.
e) uso de linguagem de baixo-calão.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto a seguir e responda às questões de 27 a 30.
_____________________________________________________________________________
The Atlantic Online
Humane Development

An interview with Amartya Sen, the Nobel Prize-winning economist and author of Development as 4 Freedom

Eyebrows were raised when Amartya Sen won the Nobel Prize in Economics in 1998. Sen had frequently been mentioned as a candidate, but it had been predicted that in an era when laissez-faire market economics were all the rage Sen’s insistence on looking beyond GNP figures – his penchant for emphasizing the social in 8 the social science of economics – meant that he would never win the prize.

Do you think development has in fact changed? Is it more sensitive, softer, than it used to be?

I don’t think development is softer – that implies it’s not sufficiently exacting – but certainly there was a sense for a while that development was a very hard process, and that people had to sacrifice. There was a lot of blood, sweat, and tears involved.[...]

Why did that change come about?

Well, I think maybe because the previous view was mostly mistaken. There was a tension in it. The market  economy succeeds not because some people’s interests are suppressed and other people are kept out of the market, but because people gain individual advantage from it. So, I don’t really see that the proponents of the harsh model got the general idea at all right. They had some dreadful slogans like, “You have to break some 19 eggs to make an omelet.” It’s a totally misleading analogy – a pretty costly one aesthetically, and also it’s quite 20 mistaken in terms of understanding the nature of man. So, I think the change came about because it was 21 overdue.
(Disponível em: <http://tiny.cc/theatlantic> Acesso em: 19 nov. 2009)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  27 :
De acordo com o texto, Amartya Sen
a) reconhece que desenvolvimento requer muitos sacrifícios.
b) não imaginava que poderia concorrer ao Prêmio Nobel.
c) acredita que o modelo de desenvolvimento ficou mais suave.
d) acha que os defensores da economia de mercado estão certos.
e) ganhou o Prêmio Nobel apesar de expectativas em contrário.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) reconhece que desenvolvimento requer muitos sacrifícios.
b) não imaginava que poderia concorrer ao Prêmio Nobel.
c) acredita que o modelo de desenvolvimento ficou mais suave.
d) acha que os defensores da economia de mercado estão certos.
e) ganhou o Prêmio Nobel apesar de expectativas em contrário.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  28 :
No texto, a expressão “blood, sweat and tears” (linha 12) é usada para referir-se
a) ao erro dos economistas tradicionais.
b) ao custo social do desenvolvimento.
c) à visão mais humanizada da economia.
d) à conjuntura favorável à mudança.
e) à nova postura teórica sobre economia.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) ao erro dos economistas tradicionais.
b) ao custo social do desenvolvimento.
c) à visão mais humanizada da economia.
d) à conjuntura favorável à mudança.
e) à nova postura teórica sobre economia.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  29 :
De acordo com Amartya Sen, a economia de mercado prospera porque
a) as pessoas estão dispostas a fazer sacrifícios.
b) os críticos estão enganados e não são ouvidos.
c) os economistas usam slogans inadequados.
d) os interesses de algumas pessoas são contrariados.
e) as pessoas têm vantagens individuais nessa economia.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) as pessoas estão dispostas a fazer sacrifícios.
b) os críticos estão enganados e não são ouvidos.
c) os economistas usam slogans inadequados.
d) os interesses de algumas pessoas são contrariados.
e) as pessoas têm vantagens individuais nessa economia.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  30 :
No texto, a expressão “You have to break some eggs to make an omelet” (linha 18-19) é citada para
a) criticar o modelo de Amartya Sen.
b) revelar o pensamento do entrevistador.
c) exemplificar um slogan.
d) ilustrar uma receita do entrevistado.
e) definir a natureza humana.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) criticar o modelo de Amartya Sen.
b) revelar o pensamento do entrevistador.
c) exemplificar um slogan.
d) ilustrar uma receita do entrevistado.
e) definir a natureza humana. 

UEL – LONDRINA/PR – 2009 – VESTIBULAR – 2ª FASE – OBJETIVA – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUEL-2007-VESTIBULAR-OBJETIVA-2ª FASE-10/12/2006.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Magazines and their Companion Websites: Competing Outlet Channels? | www.bepress.com |
 Text (2) – Brigitte Bardot calls Sarah Palin a ‘disgrace to women’ www.telegraph.co.uk |
 Text (3) – Charge www.funnytimes.com |
 Text (4) – http://www.pulitzer.org/works/2000,Feature+Photograph |
 APRESENTAÇÃO DA PROVA:




 TRADUÇÃO - TEXTO 1:
Magazines and their Companion Websites: Competing Outlet Channels?
Ulrich Kaiser
Revistas e seus sites complementares: Canais de Outlet concorrentes?
Ulrich Kaiser
It is widely believed among industry participants that the internet is cannibalistic to print media. Despite that fear, many magazines have recently started to launch companion websites that make some, but not all, of the print version content available online.
Acredita-se amplamente entre os participantes da indústria que a internet é canibal para a mídia impressa. Apesar desse medo, muitas revistas começaram recentemente a lançar sites complementares que disponibilizam alguns, mas não todos, os conteúdos da versão impressa online.
That led an analyst at J.P. Morgan, cited in “The New York Times”, to claim that “Newspapers are cannibalizing themselves.” In April 2005, “Der Spiegel”, Germany’s leading news magazine, published a very sceptical article about the future of print media – ironically on its companion website – with the suggestive title “Too much to die, too little to survive”.
Isso levou um analista do J.P. Morgan, citado no “The New York Times”, a afirmar que “os jornais estão se canibalizando”. Em abril de 2005, “Der Spiegel”, a principal revista de notícias da Alemanha, publicou um artigo muito cético sobre o futuro da mídia impressa – ironicamente em seu site complementar – com o título sugestivo “Muito para morrer, muito pouco para sobreviver”.
Pessimistic views on the relationship between magazines and the internet are quite time invariant. Already in 1997, Hickey cites the Vice President of the media consultancy Jupiter Media Metrix who is reported to have said: “Seize the day! Either you are going to cannibalize yourself or somebody else is going to cannibalize you.”
Visões pessimistas sobre a relação entre revistas e internet são bastante invariantes no tempo. Já em 1997, Hickey cita o vice-presidente da consultoria de mídia Jupiter Media Metrix, que teria dito: “Aproveite o dia! Ou você vai se canibalizar ou outra pessoa vai canibalizar você.”
(Disponivel em: <http://www.bepress.com/cgi/viewcontent.cgi?context=romsjournal&article=1046&date=&mt=MTIyMzU3ODk0Mg==& access_ok_form=Continue> Acesso em: 12 set. 2008.)
👉 Questão  21 :
Com base no texto, é correto afirmar.
a) Participantes da indústria da informação temem que a mídia impressa seja substituída pela internet.
b) Muitas revistas impressas estão fazendo de tudo para evitar ter seu conteúdo disponível na internet.
c) Os líderes mundiais da indústria da informação pretendem propor a regulação da atividade na internet.
d) A revista Der Spiegel recusou-se a publicar textos na internet.
e) Apenas revistas novas terão chances de sobreviver na era da internet.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Participantes da indústria da informação temem que a mídia impressa seja substituída pela internet.
b) Muitas revistas impressas estão fazendo de tudo para evitar ter seu conteúdo disponível na internet.
c) Os líderes mundiais da indústria da informação pretendem propor a regulação da atividade na internet.
d) A revista Der Spiegel recusou-se a publicar textos na internet.
e) Apenas revistas novas terão chances de sobreviver na era da internet.

👉 Questão  22 :
De acordo com o texto, visões pessimistas sobre a relação entre internet e revistas
a) estão diminuindo com o tempo.
b) tendem a desaparecer.
c) começaram a despontar no ano de 2005.
d) vêm se mantendo inalteradas ao longo do tempo.
e) têm-se agravado desde 1997.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, visões pessimistas sobre a relação entre internet e revistas
a) estão diminuindo com o tempo.
b) tendem a desaparecer.
c) começaram a despontar no ano de 2005.
d) vêm se mantendo inalteradas ao longo do tempo.
e) têm-se agravado desde 1997.

👉 Questão  23 :
Com base no texto, é correto afirmar que o uso da palavra “canibal” em suas derivações, refere-se à
I. Competição entre funcionários de revistas e jornais eletrônicos.
II. Competição entre empresas americanas e alemãs.
III. Relação entre empresas concorrentes.
IV. Relação entre mídias diferentes de uma mesma empresa.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
I. Competição entre funcionários de revistas e jornais eletrônicos.
II. Competição entre empresas americanas e alemãs.
III. Relação entre empresas concorrentes.
IV. Relação entre mídias diferentes de uma mesma empresa.

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
Brigitte Bardot calls Sarah Palin a ‘disgrace to women’
Brigitte Bardot chama Sarah Palin de 'desgraça para as mulheres'
Brigitte Bardot said she hoped Sarah Palin would lose the election
Brigitte Bardot disse esperar que Sarah Palin perdesse a eleição

French actress Brigitte Bardot has slammed Sarah Palin as a “disgrace to women” in a fiery attack on the American vice-presidential candidate.
By Henry Samuel in Paris
Last Updated: 3:18PM BST 08 Oct 2008
A atriz francesa Brigitte Bardot criticou Sarah Palin como uma “desgraça para as mulheres” em um ataque feroz à candidata à vice-presidência americana.
Por Henry Samuel em Paris
Última atualização: 15:18 BST 08 de outubro de 2008
The sixties sex symbol said that Republican John McCain’s running mate was “disconcertingly stupid” and that she hoped she would lose the November 4 presidential elections.
O símbolo sexual dos anos sessenta disse que a companheira de chapa do republicano John McCain era "desconcertantemente estúpida" e que ela esperava perder as eleições presidenciais de 4 de novembro.
Referring to Mrs Palin’s now famous self-portrait as a “pitbull with lipstick”, Mrs Bardot – who runs an animal rights foundation – said: “I know dogs well and I can assure you that no pitbull, no dog, nor any other animal is as dangerous as you are.”
Referindo-se ao agora famoso auto-retrato de Palin como um “pitbull com batom”, Bardot – que dirige uma fundação de direitos dos animais – disse: “Conheço bem os cães e posso garantir que nenhum pitbull, nenhum cachorro, nem qualquer outro animal é tão perigoso quanto você.
“I hope you lose these elections because that would be a victory for the world,” she went on.
“Espero que você perca essas eleições porque seria uma vitória para o mundo”, ela continuou.
“By denying the responsibility of man in global warming, by advocating gun rights and making statements that are disconcertingly stupid, you are a disgrace to women and you alone represent a terrible threat, a true environmental catastrophe,” wrote the one-time screen legend.
"Ao negar a responsabilidade do homem no aquecimento global, ao defender o direito às armas e ao fazer declarações desconcertantemente estúpidas, a senhora é uma vergonha para as mulheres e representa, por si só, uma ameaça terrível, uma verdadeira catástrofe ambiental", escreveu a antiga lenda do cinema.
She lashed out at her for supporting Arctic oil exploration that could threaten ecosystems and for dismissing measures to protect polar bears.
A atriz foi criticada por apoiar a exploração de petróleo no Ártico, que poderia ameaçar os ecossistemas, e por rejeitar medidas para proteger os ursos polares.
“This shows your total lack of responsibility, your inability to protect or simply respect animal life,” she wrote.
"Isto mostra a sua total falta de responsabilidade, a sua incapacidade de proteger ou simplesmente respeitar a vida animal", escreveu.
The 74-year-old former film star is notorious in France for her outspoken views on immigration, the environment and animal rights. She has been convicted and fined four times in Paris for anti-gay and racist remarks.
A ex-estrela de cinema, de 74 anos, é conhecida em França pelas suas opiniões sobre imigração, ambiente e direitos dos animais. Foi condenada e multada quatro vezes em Paris por comentários anti-gay e racistas.
Earlier this year, a French court fined Mrs Bardot £15,000 for inciting racial hatred by writing that she had “had enough‘” of Muslims destroying France.
No início deste ano, um tribunal francês multou a Sra. Bardot em £ 15.000 por incitar o ódio racial ao escrever que ela estava “farta” de muçulmanos destruindo a França.
(Disponivel em: <http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/uselection2008/sarapalin/3158058/Brigitte-Bardot-calls-Sarah-Palin-a-disgrace-to-women.html> Acesso em: 23 out. 2008.)
👉 Questão  24 :
Com base no texto, assinale a alternativa que expressa corretamente a visão de Brigitte Bardot sobre Sarah Palin:
a) Mais perigosa que qualquer animal, racista, vergonha para as mulheres, símbolo sexual.
b) Racista, vergonha para as mulheres, defensora dos animais, exploradora de minorias.
c) Irresponsável, militante anti-gays, racista.
d) Símbolo sexual, pitbull de batom, defensora dos direitos dos animais.
e) Catástrofe ambiental, vergonha para as mulheres, irresponsável e incapaz de proteger a vida animal.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Mais perigosa que qualquer animal, racista, vergonha para as mulheres, símbolo sexual.
b) Racista, vergonha para as mulheres, defensora dos animais, exploradora de minorias.
c) Irresponsável, militante anti-gays, racista.
d) Símbolo sexual, pitbull de batom, defensora dos direitos dos animais.
e) Catástrofe ambiental, vergonha para as mulheres, irresponsável e incapaz de proteger a vida animal.

👉 Questão  25 :
Assinale a alternativa que indica o modo como Brigitte Bardot está sendo apresentada no texto.
a) Defensora dos imigrantes, dos homossexuais e dos animais.
b) Símbolo sexual, defensora dos direitos dos animais, racista.
c) Símbolo sexual, pitbull de batom, defensora dos direitos dos animais.
d) Estúpida, perigosa, irresponsável e republicana.
e) Racista, homossexual e ambientalista.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Defensora dos imigrantes, dos homossexuais e dos animais.
b) Símbolo sexual, defensora dos direitos dos animais, racista.
c) Símbolo sexual, pitbull de batom, defensora dos direitos dos animais.
d) Estúpida, perigosa, irresponsável e republicana.
e) Racista, homossexual e ambientalista.

👉 Questão  26 :
É correto afirmar que o conteúdo do texto veicula:
a) Uma opinião de oposição à candidata republicana à vice-presidência dos Estados Unidos.
b) Uma análise dos prós e contras da escolha de Sarah Palin como companheira de chapa de John McCain.
c) Trechos conflituosos do debate entre Brigitte Bardot e a candidata à vice-presidência dos EUA, Sarah Palin.
d) Insinuações sobre um caso amoroso entre Sarah Palin e seu companheiro de chapa, John McCain.
e) Propostas de governo elaboradas por Sarah Palin para fortalecer os movimentos ambientalistas.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Uma opinião de oposição à candidata republicana à vice-presidência dos Estados Unidos.
b) Uma análise dos prós e contras da escolha de Sarah Palin como companheira de chapa de John McCain.
c) Trechos conflituosos do debate entre Brigitte Bardot e a candidata à vice-presidência dos EUA, Sarah Palin.
d) Insinuações sobre um caso amoroso entre Sarah Palin e seu companheiro de chapa, John McCain.
e) Propostas de governo elaboradas por Sarah Palin para fortalecer os movimentos ambientalistas.

👉 Questão  27 :
Existem diferentes estratégias empregadas na produção de textos para privilegiar determinados pontos de vista. Que características desse texto refletem essas estratégias?
I. Repetição do resultado que Brigitte Bardot espera das eleições.
II. Reprodução de erros de uso da linguagem de Sarah Palin.
III. Uso de expressões com conotação negativa para se referir a Sarah Palin.
IV. Omissão da perspectiva de Sarah Palin sobre o que diz Brigitte Bardot.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
I. Repetição do resultado que Brigitte Bardot espera das eleições.
II. Reprodução de erros de uso da linguagem de Sarah Palin.
III. Uso de expressões com conotação negativa para se referir a Sarah Palin.
IV. Omissão da perspectiva de Sarah Palin sobre o que diz Brigitte Bardot.

 TRADUÇÃO - TEXTO 3:

 EUREKA! I'll sue whoever owns this tree for damages, settle out of court for millions, and never have to beg for research funding again.
 EURECA! Vou processar o dono desta árvore por danos, fazer um acordo extrajudicial por milhões e nunca mais terei que implorar por financiamento de pesquisa.
 If Isaac Newton had lived in present-day America ...
 Se Isaac Newton tivesse vivido na América atual ...
IDEIA CONTEXTUAL: A charge satiriza o recurso abusivo a processos judiciais bem como a dificuldade de obter financiamento para pesquisas.

(Disponivel em: <http://www.funnytimes.com/cotw/cotw20080423.php> Acesso em: 7 out. 2008.)
👉 Questão  28 :
É correto afirmar que a charge satiriza:
I. A dificuldade de conseguir descansar sem ser incomodado.
II. A dificuldade de obter financiamento para pesquisas.
III. A disputa entre novas e antigas tecnologias.
IV. O recurso abusivo a processos judiciais.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

👉 Questão  29 :
Com base na charge, infere-se que seu personagem:
a) Acaba de fazer uma descoberta na área de pesquisa sobre maçãs.
b) É o dono da árvore sob a qual se encontra.
c) Pretende ficar rico com a venda das maçãs.
d) Desconhece quem é o dono da árvore sob a qual está sentado.
e) Pretende voltar a pesquisar maçãs. 
 👍  Comentários e Gabarito   D  
TÓPICO - INFERÊNCIA & VOCABULARIO
:
Com base na charge, infere-se que seu personagem:
 Desconhece quem é o dono da árvore sob a qual está sentado, conforme o trecho:
➭" I'll sue whoever owns this tree for damages,"
➭ WHOEVER - SEJA QUEM FOR - Usado em contexto para falar sobre uma pessoa ou pessoas específicas, embora você não saiba quem são.
 TRADUÇÃO - TEXTO 4:
(1)

(2)

(3)

a. Ethnic Albanian refugees from Mitrovica in northern Kosovo weep as they walk across the border into Albania. – Refugiados de etnia albanesa de Mitrovica, no norte do Kosovo, choram enquanto atravessam a fronteira com a Albânia.
b. Agim Shala, 2, is passed through a barbed wire fence as members of his family are reunited at a refugee camp in Kukes, Albania. – Agim Shala, 2 anos, passa por uma vedação de arame farpado enquanto os membros da sua família se reúnem num campo de refugiados em Kukes, na Albânia.
c. Cegrane camp residents, seeking word of friends and family left behind, crowd the fences as buses bring more displaced Kosovo Albanians from Blace. – Os residentes do campo de Cegrane, à procura de notícias de amigos e familiares que ficaram para trás, enchem as vedações enquanto os autocarros trazem mais albaneses do Kosovo deslocados de Blace.
d. Bitama, age 7, cries frequently. She was only four when her parents were murdered in Rwanda during the 1994 genocide. – Bitama, de 7 anos, chora frequentemente. Tinha apenas quatro anos quando os seus pais foram assassinados no Ruanda durante o genocídio de 1994.
(Disponivel em: <http://www.pulitzer.org/works/2000,Feature+Photography> Acesso em: 22 set. 2008.)
👉 Questão  30 :
Assinale a alternativa que contém a relação correta entre a fotografia e a legenda.
a) 1a, 2b, 3c
b) 1a, 2d, 3b
c) 1b, 2c, 3a
d) 1c, 2a, 3b
e) 1d, 2a, 3b
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: