Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

PALAVRAS HOMÓFONAS - LÍNGUA INGLESA - UNESP-2021-VESTIBULAR 1º SEMESTRE.

 Welcome back to another post!


• ANEDOTAExamine a anedota publicada pela comunidade “The Language Nerds” em sua conta no Facebook em 22.01.2020.

(UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-OBJETIVA)

A anedota sugere que

(A) o segundo homem tomou, por engano, a bebida do primeiro.
(B) o funcionário do bar serviu a mesma bebida para os dois homens.
(C) o primeiro homem envenenou o segundo.
(D) o segundo homem pretendia envenenar o primeiro.
(E) o segundo homem ingeriu um líquido tóxico em lugar de água.

Resposta :  E

-Questão sobre PALAVRAS HOMÓFONAS:

-TRADUÇÃO LIVRE:

Dois homens entraram em um bar. Um deles pediu H2O. O outro diz, “eu tomarei H2O, também.”

H2O = água
H2O2 = água oxigenada, tóxica.

-IDEIA CONTEXTUAL / COMICIDADE:

A comicidade acontece porque a pronúncia da palavra TOO (também) é a mesma do numeral TWO(dois), causando a confusão e gerando uma piada.
Sendo assim a anedota sugere que o segundo homem ingeriu um líquido tóxico em lugar de água.
Alternativa correta é a (E).
Demais alternativas incorretas.

IMPORTÂNCIA DA VÍRGULA - LÍNGUA INGLESA - UNESP-2021-VESTIBULAR 1º SEMESTRE.

Welcome back to another post!


• UNESP-2021-VESTIBULAR 1º SEMESTRE.

Examine a tira de Alex Culang e Raynato Castro.


(www.buttersafe.com)

Para que a história tivesse um desfecho favorável à garota, seria necessário

(A) inserir uma vírgula após “Help” (1o quadrinho) e suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho).
(B) inserir uma vírgula após “Help” (1o quadrinho), apenas.
(C) suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho), apenas.
(D) inserir uma vírgula após “Why” (3o quadrinho) e suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho).
(E) inserir uma vírgula após “Why” (3o quadrinho), apenas.

Resposta :  B

-Questão sobre IMPORTÂNCIA DA VÍRGULA:

-IDEIA CONTEXTUAL DO CARTOON:

No 1º quadrinho, uma ladrão rouba uma bolsa da garota e  então, ela grita: HELP A THIEF (AJUDEM UM LADRÃO)!

No 2º quadrinho, a polícia se aproxima e a garoto comemora. 

No 3º quadrinho, a garoto fica surpresa pois a polícia não a ajuda, e, na verdade, dá uma carona ao ladrão. A garota então questiona WHY AREN'T YOU ARRESTING HIM ? (POR QUE VOCÊ NÃO O PRENDE?)

No 4º quadrinho, o policial responde:  COMMAS, LADY !! (VÍRGULAS, MOCINHA).

Portando, a comicidade do cartoon está no fato que como no pedido de ajuda da moça não havia uma vírgula após HELP, a garota acabou dizendo “AJUDEM UM LADRÃO" em vez de “SOCORRO, UM LADRÃO”.

Sendo assim, para que a história tivesse um desfecho favorável à garota, seria necessário INSERIR UMA VÍRGULA  após “HELP” (1o quadrinho) apenas.

Demais alternativas, incorretas:

(A) inserir uma vírgula após “Help” (1o quadrinho) e suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho)
(B) inserir uma vírgula após “Help” (1o quadrinho), apenas.
(C) suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho), apenas.
(D) inserir uma vírgula após “Why” (3o quadrinho) e suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho). (Não usamos vírgula após wh-words)
(E) inserir uma vírgula após “Why” (3o quadrinho), apenas. (Não usamos vírgula após wh-words)

FALSO COGNATO - FIGURES - FGV-EESP-2011- LÍNGUA INGLESA - VESTIBULAR 1º SEMESTRE da Escola de Economia de São Paulo.

 Welcome back to another post!

• TEXTO - FGV-ECONOMIA-2011.

Brazil to eliminate extreme poverty by 2016

July 14, 2010.
(,,,)

According to the IPEA, between 1955-2008, 12.8 million Brazilians were lifted out of poverty, while another 12.1 million were pulled out of extreme poverty. The figures represent a 33.6 percent fall in poverty rate and an almost 50 percent drop in extreme poverty rate.

(...)

• FGV-EESP-2008-VESTIBULAR 1º SEMESTRE.

No trecho: 

The figures represent a 33.6 percent fall in poverty rate and an almost 50 percent drop in extreme poverty rate.
 
a palavra figures refere-se

(A) a figuras do estudo do IPEA.
(B) às datas entre 1955 e 2008.
(C) a 12,8 e 12,1 milhões de brasileiros.
(D) às taxas de 33,6% e 50%.
(E) a gráficos de redução de pobreza e de extrema pobreza até 2016.

Resposta :  C

-Questão sobre FALSO COGNATO - FIGURES (Fíguiôs):

A questão é sobre o uso da palavra 'FIGURES' e a identificação do referenciado da mesma 

-CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

O vocábulo FIGURES (= numbers) é mais um exemplo de palavra que nem sempre significa aquilo que parece.

-EXEMPLOS de FIGURES (= numbers):
  • The latest sales figures. - Os últimos números de vendas.
  • The latest crime figures. - Os últimos números do crime.
  • The latest unemployment figures. - Os últimos números do desemprego.
  • [Oxford Dictionary] By 2017, this figure had risen to 14 million. - Em 2017, esse número havia subido para 14 milhões.
  •  [Oxford Dictionary] Experts put the real figure at closer to 75%. - Especialistas colocam o número real em cerca de 75%.
  • Figures for April show a slight improvement on previous months. - Os números de abril mostram uma ligeira melhora em relação aos meses anteriores. [Oxford Dictionary]
  • [Oxford Dictionary] Official figures indicate that crime is falling. - Os números oficiais indicam que a criminalidade está caindo.
  • [Cambridge Dictionary] He earns a six-figure salary . - Ele ganha um salário de seis dígitos. 
  • [Cambridge Dictionary] I looked quickly down the column of figures. - Olhei rapidamente para a coluna de números.
 -EXPRESSÃO - "SEVEN FIGURES":
  • A expressão idiomática "SEVEN FIGURES"  significa 1 MILHÃO DE DÓLARES, ou seja, $1,000,000.
  • There are people that can spend seven figures on about and use it rarely. - Há pessoas que podem gastar 1 milhão de dólares em um barco e usá-lo raramente.
-USO CONTEXTUAL:
  • Usado especialmente em estudos estatísticos onde um número representa uma determinada quantia, um dado de informações oficiais.

-RESOLUÇÃO RÁPIDA DA QUESTÃO:

1) Vamos ao trecho destacado:

According to the IPEA, between 1955-2008, 12.8 million Brazilians were lifted out of poverty, while another 12.1 million were pulled out of extreme poverty. The figures represent a 33.6 percent fall in poverty rate and an almost 50 percent drop in extreme poverty rate.

2) No trecho acima FIGURE é um substantivo contável, significa um número ou uma quantia e contextualmente  FIGURES refere-se aos números '12.8 million' e '12.1 million'.
3) Sendo assim, a opção correta é a (C). 

(A) a figuras do estudo do IPEA. (não é figura)
(B) às datas entre 1955 e 2008.  (não é data)
(C) a 12,8 e 12,1 milhões de brasileiros.
(D) às taxas de 33,6% e 50%.(não é taxa)
(E) a gráficos de redução de pobreza e de extrema pobreza até 2016. (não é gráfico)