Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

UFSCar-2006-VESTIBULAR-LÍNGUA INGLESA-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.

•  UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-FUNDAÇÃO VUNESP-VESTIBULAR-2006. From https://www.ufscar.br.

❑ ESTRUTURA DA PROVA:
• 06 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.
 Leia o texto seguinte e assinale a alternativa correta das questões de números 01 a 06.

1
According to When Teens Have Sex, a report released by the Annie E. Casey Foundation, roughly 40 percent of American girls in their teen years become pregnant before age 20. Moreover, the one million pregnancies that occur each year among women ages 15 to 19 result in 500,000 teen births – a serious economic and social challenge for the United States.
2
‘This country has the highest teen birth rate among developed nations,’ said the Foundation Coordinator William O’Hare. ‘The next closest, the United Kingdom, has a teen birth rate that is only about half that of America. The problem of teen births is evident in every State. In fact, every U.S. State has a birth rate that is higher than that of the United Kingdom.’
3
The report notes that despite recent downward trends, the teen birth rate in 1996 is still higher than it was a decade earlier, and that demographic trends suggest that the number of births to teens is likely to increase by as much as 14 percent by the year 2005.
4
‘As the children of the “little baby boom” swell the ranks of American teenagers over the next few years, the absolute number of babies born to teenagers is likely to increase even if the birth rate remains constant’, said O’Hare. And this implies more government attention to this section of the American population in social terms.
5
The report states that more than 75 percent of all unmarried teen mothers went on welfare within five years of the birth of their first child before getting back to some kind of job. In addition, the report notes that in 1996, the poverty rate for children born to teens was 42 percent, twice the overall rate for children.
6
‘We cannot afford to take the issue of teen pregnancy lightly. Children born to teenage parents are more likely to be of low birth rate, to suffer with inadequate health care, to leave high school without graduating and more likely to be poor, thus perpetuating a cycle of unrealized potential’, added Annie E. Casey, the Foundation Program Director.

(The Annie E. Casey Foundation Bulletin, 2005, Adaptado.)

01  (UFSCar-2006-VESTIBULAR)

Segundo William O’Hare,

(A) os Estados Unidos possuem uma taxa de natalidade entre adolescentes comparável à do Reino Unido.
(B) 500.000 adolescentes americanas ficam grávidas a cada ano.
(C) em todos os Estados americanos, a taxa de natalidade entre adolescentes fica pouco abaixo daquela do Reino Unido.
(D) a taxa de natalidade entre adolescentes, nos Estados Unidos, cresce entre 15 e 19% ao ano.
(E) a taxa de natalidade entre adolescentes no Reino Unido é cerca de metade da americana.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo William O’Hare,...
*Alternativa (A): os Estados Unidos possuem uma taxa de natalidade entre adolescentes comparável à do Reino Unido.
*Alternativa (B): 500.000 adolescentes americanas ficam grávidas a cada ano.
*Alternativa (C): em todos os Estados americanos, a taxa de natalidade entre adolescentes fica pouco abaixo daquela do Reino Unido.
*Alternativa (D): a taxa de natalidade entre adolescentes, nos Estados Unidos, cresce entre 15 e 19% ao ano.
*Alternativa (E): a taxa de natalidade entre adolescentes no Reino Unido é cerca de metade da americana.
➧IDEIA CONTEXTUAL: a taxa de natalidade entre adolescentes no Reino Unido é cerca de metade da americana:
"[...] ‘This country has the highest teen birth rate among developed nations,’ said the Foundation Coordinator William O’Hare. ‘The next closest, the United Kingdom, has a teen birth rate that is only about half that of America."
(Este país tem a maior taxa de natalidade de adolescentes entre as nações desenvolvidas, disse o coordenador da Fundação William O’Hare. ‘O próximo mais próximo, o Reino Unido, tem uma taxa de natalidade de adolescentes que é apenas cerca de metade da da América.)

02  (UFSCar-2006-VESTIBULAR)

Nos Estados Unidos, a taxa de natalidade entre adolescentes

(A) apresenta uma tendência recente de diminuição.
(B) foi mais elevada na década de 1980 que na década de 1990.
(C) cresceu em 14% entre 1980 e 1996.
(D) atingiu seu pico nas décadas de 1980 e 1990.
(E) decresceu na última década, tendo seu pico em 1996.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Nos Estados Unidos, a taxa de natalidade entre adolescentes
*Alternativa (A): apresenta uma tendência recente de diminuição.
*Alternativa (B): foi mais elevada na década de 1980 que na década de 1990.
*Alternativa (C): cresceu em 14% entre 1980 e 1996.
*Alternativa (D): atingiu seu pico nas décadas de 1980 e 1990.
*Alternativa (E): decresceu na última década, tendo seu pico em 1996.
➧IDEIA CONTEXTUAL: presenta uma tendência recente de diminuição.
"[...] The report notes that despite recent downward trends, the teen birth rate in 1996 is still higher than it was a decade earlier, and that demographic trends suggest that the number of births to teens is likely to increase by as much as 14 percent by the year 2005."
(O relatório observa que, apesar das tendências recentes de queda, a taxa de natalidade de adolescentes em 1996 ainda é maior do que era na década anterior, e que as tendências demográficas sugerem que o número de nascimentos de adolescentes provavelmente aumentará em até 14 por cento ao ano 2005.

03  (UFSCar-2006-VESTIBULAR)

Ainda segundo William O’Hare, nos Estados Unidos,

(A) o número de filhos de adolescentes deverá decrescer nos próximos anos.
(B) as adolescentes americanas serão responsáveis pelo “boom” populacional que o país conhecerá nos próximos anos.
(C) o número absoluto de bebês de mães adolescentes deve permanecer constante nos próximos anos.
(D) mesmo que a taxa de natalidade entre adolescentes permaneça estável, é provável que aumente o número de bebês de mães adolescentes nos próximos anos.
(E) o número de adolescentes, independentemente da instabilidade da taxa de natalidade entre eles, provavelmente decrescerá nos próximos anos.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Ainda segundo William O’Hare, nos Estados Unidos,
*Alternativa (A): o número de filhos de adolescentes deverá decrescer nos próximos anos.
*Alternativa (B): as adolescentes americanas serão responsáveis pelo “boom” populacional que o país conhecerá nos próximos anos.
*Alternativa (C): o número absoluto de bebês de mães adolescentes deve permanecer constante nos próximos anos.
*Alternativa (D): mesmo que a taxa de natalidade entre adolescentes permaneça estável, é provável que aumente o número de bebês de mães adolescentes nos próximos anos.
*Alternativa (E): o número de adolescentes, independentemente da instabilidade da taxa de natalidade entre eles, provavelmente decrescerá nos próximos anos.
➧IDEIA CONTEXTUAL: o número de nascimentos de adolescentes provavelmente aumentará em até 14 por cento ao ano 2005.
"[...] The report notes that despite recent downward trends, the teen birth rate in 1996 is still higher than it was a decade earlier, and that demographic trends suggest that the number of births to teens is likely to increase by as much as 14 percent by the year 2005."
(O relatório observa que, apesar das tendências recentes de queda, a taxa de natalidade de adolescentes em 1996 ainda é maior do que era na década anterior, e que as tendências demográficas sugerem que o número de nascimentos de adolescentes provavelmente aumentará em até 14 por cento ao ano 2005.)

04  (UFSCar-2006-VESTIBULAR)

Nos Estados Unidos, as mães solteiras adolescentes

(A) representam um total de 75% das mulheres americanas que não se casaram.
(B) são excluídas do mercado de trabalho cinco anos depois de terem o primeiro filho.
(C) têm o segundo filho cinco anos depois do primeiro, graças à assistência pública que recebem.
(D) limitam-se, em sua maioria, a ter apenas um filho a cada cinco anos.
(E) ficam dependendo, em sua maioria, da assistência pública durante cinco anos após o nascimento do primeiro filho.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Nos Estados Unidos, as mães solteiras adolescentes
*Alternativa (A): representam um total de 75% das mulheres americanas que não se casaram.
*Alternativa (B): são excluídas do mercado de trabalho cinco anos depois de terem o primeiro filho.
*Alternativa (C): têm o segundo filho cinco anos depois do primeiro, graças à assistência pública que recebem.
*Alternativa (D): limitam-se, em sua maioria, a ter apenas um filho a cada cinco anos.
*Alternativa (E): ficam dependendo, em sua maioria, da assistência pública durante cinco anos após o nascimento do primeiro filho.
➧IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] The report states that more than 75 percent of all unmarried teen mothers went on welfare within five years of the birth of their first child before getting back to some kind of job."
(O relatório afirma que mais de 75 por cento de todas as mães adolescentes solteiras passaram a receber assistência social cinco anos após o nascimento do primeiro filho, antes de voltarem a algum tipo de trabalho.)

05  (UFSCar-2006-VESTIBULAR)

Segundo Annie E. Casey,

(A) a questão da gravidez de adolescentes também apresenta um lado menos sério.
(B) os filhos de adolescentes têm, entre outras, maior tendência de não completar o ensino médio.
(C) 42 por cento dos filhos de adolescentes apresentarão alta taxa de fertilidade.
(D) os adolescentes pobres, devido à precária assistência médica pública, têm filhos que perpetuarão o ciclo de pobreza americano.
(E) os filhos de adolescentes, mesmo desenvolvendo suas potencialidades, não completarão seus estudos secundários.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo Annie E. Casey,
*Alternativa (A): a questão da gravidez de adolescentes também apresenta um lado menos sério.
*Alternativa (B): os filhos de adolescentes têm, entre outras, maior tendência de não completar o ensino médio.
*Alternativa (C): 42 por cento dos filhos de adolescentes apresentarão alta taxa de fertilidade.
*Alternativa (D): os adolescentes pobres, devido à precária assistência médica pública, têm filhos que perpetuarão o ciclo de pobreza americano.
*Alternativa (E): os filhos de adolescentes, mesmo desenvolvendo suas potencialidades, não completarão seus estudos secundários.
➧IDEIA CONTEXTUAL - no último parágrafo:
"[...] ‘We cannot afford to take the issue of teen pregnancy lightly. Children born to teenage parents are more likely to be of low birth rate, to suffer with inadequate health care, to leave high school without graduating and more likely to be poor, thus perpetuating a cycle of unrealized potential’, added Annie E. Casey, the Foundation Program Director."
(‘Não podemos encarar a questão da gravidez na adolescência levianamente. Filhos nascidos de pais adolescentes têm maior probabilidade de ter baixa taxa de natalidade, sofrer com cuidados de saúde inadequados, deixar o ensino médio sem se formar e mais provavelmente ser pobres, perpetuando assim um ciclo de potencial não realizado ', acrescentou Annie E. Casey, o Diretor do Programa da Fundação.)

06  (UFSCar-2006-VESTIBULAR)

Nas duas ocorrências do último parágrafo do texto, a palavra likely pode ser substituída por

(A) lately.
(B) ultimate.
(C) probable.
(D) certainly.
(E) appropriate.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Nas duas ocorrências do último parágrafo do texto, a palavra likely pode ser substituída por
*Alternativa (A): lately.(recentemente)(advérbio)
*Alternativa (B): ultimate.(último)(adjetivo)
*Alternativa (C): probable.(provável)(adjetivo)
*Alternativa (D): certainly.(certamente)(advérbio)
*Alternativa (E): appropriate.(apropriado)(adjetivo)
➧IDEIA CONTEXTUAL: No contexto, "likely" funciona como adjetivo e significa "provável".
"[...] Children born to teenage parents are more likely to be of low birth rate"
(Os filhos de pais adolescentes têm maior probabilidade de ter baixa taxa de natalidade.)

UFSC – 2008 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFSC-2008-VESTIBULAR.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Questions.
 Text (1) – Stronger, Faster, Smater | Newsweek |
 Text (2) – Hyper kids? Check their diet Time |
 GABARITO:


01-A,  02-B,  03-C,  04-D,  05-B,  06-E


 PROVA:
 1.ª PARTE-QUESTÕES OBJETIVAS:
❑ TEXT 1O texto seguinte foi publicado na seção Health for Life da revista Newsweek. Leia-o e responda as questões de números 01 a 06.
Stronger, Faster, Smater

Exercise does more than build muscles and help
prevent heart disease. New science shows that it
also boosts brainpower – and may offer hope
in the battle against Alzheimer´s.

BY MARY CARMICHAEL

The stereotype of the “dumb jock” has never sounded right to Charles Hillman. A jock himself, he plays hockey four times a week, but when he isn’t body-checking his opponents on the ice, he’s giving his mind a comparable workout in his neuroscience and kinesiology lab at the University of Illinois. Nearly every semester in his classroom, he says, students on the women’s cross-country team set the curve on his exams. So recently he started wondering if there was a vital and overlooked link between brawn and brains – if long hours at the gym could somehow build up not just muscles, but minds. With colleagues, he rounded up 259 Illinois third and fifth graders, measured their body mass index and put them through classic PE routines: the “sit-and-reach”, a brisk run and timed pushups and sit-ups. Then he checked their physical abilities against their math and reading scores on a statewide standardized test. Sure enough, on the whole, the kids with the fittest bodies were the ones with the fittest brains, even when factors such as socioeconomic status were taken into account. Sports, Hillman concluded, might indeed be boosting the students’ intellect – and also, as long as he didn’t “take the puck to the head”, his own (…)
(Newsweek, April 9, 2007.)
👉 Questão  01 :

Charles Hillman é:

(A) professor e pesquisador da Universidade de Illinois.
(B) médico neurocirurgião na Universidade de Illinois.
(C) estudante da Universidade de Illinois.
(D) atleta da Universidade de Illinois.
(E) técnico do laboratório de neurociência da Universidade de Illinois.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Charles Hillman é:
*Alternativa (A): professor e pesquisador da Universidade de Illinois.
*Alternativa (B): médico neurocirurgião na Universidade de Illinois.
*Alternativa (C): estudante da Universidade de Illinois.
*Alternativa (D): atleta da Universidade de Illinois.
*Alternativa (E): técnico do laboratório de neurociência da Universidade de Illinois.
➧IDEIA CONTEXTUAL: Charles Hillman é professor e pesquisador.
"[...] he’s giving his mind a comparable workout in his neuroscience and kinesiology lab at the University of Illinois. Nearly every semester in his classroom, he says, students on the women’s cross-country team set the curve on his exams."
(ele está dando a sua mente um treino comparável em seu laboratório de neurociência e cinesiologia na Universidade de Illinois. Quase todos os semestre em sua sala de aula, diz ele, os alunos da equipe feminina de cross-country definem a curva em seus exames.)

👉 Questão  02 :

Charles Hillman tinha um questionamento sobre uma possível relação entre:

(A) as mulheres atletas e o time de corrida.
(B) a prática de exercícios físicos e a otimização do desempenho do cérebro.
(C) o uso do cérebro e o desenvolvimento do câncer de mama.
(D) a prática de exercícios físicos e o desenvolvimento de músculos nas mulheres.
(E) as habilidades físicas e o aumento do cérebro.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Charles Hillman tinha um questionamento sobre uma possível relação entre:
*Alternativa (A): as mulheres atletas e o time de corrida.
*Alternativa (B): a prática de exercícios físicos e a otimização do desempenho do cérebro.
*Alternativa (C): o uso do cérebro e o desenvolvimento do câncer de mama.
*Alternativa (D): a prática de exercícios físicos e o desenvolvimento de músculos nas mulheres.
*Alternativa (E): as habilidades físicas e o aumento do cérebro.
➧IDEIA CONTEXTUAL: Charles Hillman é professor e pesquisador.
"[...] So recently he started wondering if there was a vital and overlooked link between brawn and brains – if long hours at the gym could somehow build up not just muscles, but minds."
(Então, recentemente, ele começou a se perguntar se havia uma ligação vital e esquecida entre força muscular e cérebro - se longas horas na academia poderiam de alguma forma desenvolver não apenas músculos, mas mentes.)

👉 Questão  03 :
A pesquisa apresentada no texto foi desenvolvida por

(A) Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
(B) colegas de Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
(C) Hillman e outros colegas.
(D) participantes do time de hockey de Illinois e mulheres do time de corrida.
(E) colegas de Hillman e participantes do time de hockey de Illinois.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A pesquisa apresentada no texto foi desenvolvida por...
*Alternativa (A): Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
*Alternativa (B): colegas de Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
*Alternativa (C): Hillman e outros colegas.
*Alternativa (D): participantes do time de hockey de Illinois e mulheres do time de corrida.
*Alternativa (E): colegas de Hillman e participantes do time de hockey de Illinois.
➧IDEIA CONTEXTUAL: A pesquisa foi desenvolvida por Hillman e outros colegas.
"[...] With colleagues, he rounded up 259 Illinois third and fifth graders,"
(Com colegas, ele reuniu 259 alunos do terceiro e quinto ano de Illinois,)
👉 Questão  04 :

Os referentes their e the ones destacados no texto se referem respectivamente a:

(A) mulheres e crianças.
(B) habilidades físicas e crianças.
(C) testes padronizados e mulheres.
(D) alunos de 3as. e 5as. séries e crianças.
(E) corpos e cérebros.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os referentes their e the ones destacados no texto se referem respectivamente a:
*Alternativa (A): mulheres e crianças.
*Alternativa (B): habilidades físicas e crianças.
*Alternativa (C): testes padronizados e mulheres.
*Alternativa (D): alunos de 3as. e 5as. séries e crianças.
*Alternativa (E): corpos e cérebros.

👉 Questão  05 :

A ideia expressa pelo marcador textual even when, em itálico no texto, é a de que:

(A) embora não se considerem os fatores socioeconômicos, os resultados são confiáveis.
(B) mesmo quando considerados os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(C) se considerássemos os fatores socioeconômicos, os resultados seriam confiáveis.
(D) porque consideramos os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(E) somente considerando os fatores socio-econônicos, os resultados são confiáveis.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A ideia expressa pelo marcador textual even when, em itálico no texto, é a de que:
(A) embora não se considerem os fatores socioeconômicos, os resultados são confiáveis.
(B) mesmo quando considerados os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(C) se considerássemos os fatores socioeconômicos, os resultados seriam confiáveis.
(D) porque consideramos os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(E) somente considerando os fatores socio-econônicos, os resultados são confiáveis.

👉 Questão  06 :

Os resultados da pesquisa indicam que

(A) não há uma relação significativa entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.
(B) fazer parte do time de hockey é fundamental para alunos de 3as. e 5as. séries.
(C) as mulheres têm melhor desempenho nas provas de neurociência do que os homens.
(D) estudantes com índice de massa corporal alto não devem ser submetidos a exercícios físicos.
(E) há uma forte relação entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os resultados da pesquisa indicam que
(A) não há uma relação significativa entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.
(B) fazer parte do time de hockey é fundamental para alunos de 3as. e 5as. séries.
(C) as mulheres têm melhor desempenho nas provas de neurociência do que os homens.
(D) estudantes com índice de massa corporal alto não devem ser submetidos a exercícios físicos.
(E) há uma forte relação entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.

 2.ª PARTE-QUESTÕES DISCURSIVAS:
❑ TEXT 2Leia o texto seguinte e responda às perguntas de números 07 a 10, em português.

Hyper kids? Check their diet

Parents have long observed that some kids go bonkers after eating foods with a lot of artificial ingredients or neon-bright colors. Medical researchers – not to mention the food industry – have been skeptical; there was no proof of this effect, at least nothing like a double-blind, controlled study.

As so often happens, however, the parents turned out to be a step ahead of the pros. A carefully designed study published in the British journal the Lancet shows that a variety of common food dyes and the preservative sodium benzoate – an ingredient in many soft drinks, fruit juices and salad dressings – do cause some kids to become measurably more hyperactive and distractible. The findings prompted Britain’s Food Standards Agency to issue an immediate advisory to parents to limit their children’s intake of additives if they notice an effect on behavior. In the U.S., there hasn’t been a similar response, but doctors say it makes sense for parents to be on the alert.

The study, led by Jim Stevenson, a professor of psychology at England’s University of Southampton, involved about 300 children in two age groups: 3-year-olds and 8- and 9-year-olds. Over three one-week periods, the children were randomly assigned to consume one of three fruit drinks daily: one contained the amount of dye and sodium benzoate typically found in a British child’s diet, a second had a lower concentration of additives, and a third was additive-free. The children spent a week drinking each of the three mixtures, which looked and tasted alike. During each seven-day period, teachers, parents and graduate students (who did not know which drink the kids were getting) used standardized behavior-evaluation tools to size up such qualities as restlessness, lack of concentration, fidgeting and talking or interrupting too much.

Stevenson found that children in both age groups were significantly more hyperactive when drinking the beverage with higher levels of additives. Three-year-olds had a bigger response than the older kids did to the drink with the lower dose of additives, which had about the same amount of food coloring as in two 2- oz. (57 g) bags of candy. But even within each age group, some children responded strongly and others not at all.

Stevenson’s team is looking at how genetic differences may explain the range of sensitivity. One of his colleagues believes that the additives may trigger a release of histamines in sensitive kids. In general, the effects of the chemicals are not so great as to cause full-blown attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). Still, the paper warns that “these adverse effects could affect the child’s ability to benefit from the experience of school.”
(Time, September 13, 2007.)
👉 Questão  07 :

a) Qual o assunto do texto?
b) Quais os resultados do estudo publicado pela revista britânica The Lancet?

👉 Questão  08 :

a) O que fez a agência britânica que controla os alimentos a partir dos resultados?
b) Qual a consequência que os resultados tiveram nos Estados Unidos?

👉 Questão  09 :

a) Qual a composição do grupo pesquisado por Jim Stevenson?
b) Como foi o procedimento do estudo?

👉 Questão  10 :

a) De acordo com o 3.º parágrafo, o que os resultados revelam?
b) O que o grupo de Stevenson está investigando a partir dos resultados?