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segunda-feira, 8 de abril de 2024

ENEM–PROPAGANDA (Institucional & de Produto)–A(01_10)–Multiple Choice Questions–Língua Inglesa.

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❑ ENEM – PROPAGANDA (INSTITUCIONAL & DE PRODUTO):

❑ ESTRUTURA:
 10 MCQs (Multiple Choice Questions)
 Questões: 01 a 10;
 RECURSOS VERBAIS (Uso do Pronome "YOU" no discurso, Uso de vocativos ou expressão de chamamento para o leitor, Uso do verbo no modo imperativo, Convite à Ação).
 LEITURA DE IMAGEM (Objetos, Cores, Fotos).
 ATORES SOCIAS (Emissor, Destinatório).
 USO DE LINGUAGEM CONOTATIVA.
 USO DE LINGUAGEM PLURISSIGNIFICATIVA.



01 – (ENEM-INEP-DIGITAL-2020)

Disponível em: www.toxel.com. Acesso em: 15 fev. 2012.

A observação dos elementos verbais e visuais do anúncio leva-nos à compreensão de que o objetivo da companhia de abastecimento de água de Denver é

(A) divulgar espaços publicitários de grande visibilidade.

(B) sensibilizar para a conservação do patrimônio público.

(C) apresentar uma forma mais econômica de fazer publicidade.

(D) conscientizar sobre a necessidade de otimização do consumo.

(E) denunciar possíveis danos decorrentes de atos de vandalismo.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
LEITURA DE IMAGEM, USO DO VERBO NO MODO IMPERATIVO, CONVITE À AÇÃO:

A observação dos elementos verbais e visuais do anúncio leva-nos à compreensão de que o objetivo da companhia de abastecimento de água de Denver é

(A) divulgar espaços publicitários de grande visibilidade.

(B) sensibilizar para a conservação do patrimônio público.

(C) apresentar uma forma mais econômica de fazer publicidade.

(D) conscientizar sobre a necessidade de otimização do consumo.

(E) denunciar possíveis danos decorrentes de atos de vandalismo.

 ELEMENTOS VERBAIS:
(1) Use only what you need. Use apenas o que precisa.
(2) DENVER WATER (Nome da companhia de abastecimento de água).
 LEITURA DE IMAGEM & CONVITE À AÇÃO:
(1) Um banco de madeira.
(2) Um banco que tem madeira suficiente apenas para uma pessoa, sinalizando um paralelo com a necessidade de se otimizar o consumo de água.

ENEM–Cartoons and Comic Strips–B(11_15)–Multiple Choice Questions–Língua Inglesa.

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❑ ENEM – CARTOONS & COMIC STRIPS:

❑ ESTRUTURA-PACK 02:
 10 MCQs (Multiple Choice Questions)
 Questões: 11 a 15;
 LEITURA DE TEXTO (Trechos Relevantes, Phrasal Verbs, Idioms).
 LEITURA DE IMAGEM (Imagens, Gestos, Expressões Faciais, Speech Balloons);
 Onomatopeias (Representação gráfica de sons: Bam!, Tap, Ow!, Wow!, Oh!, Grr..., Pow, Crash, Crack, Spash, Bzzz, Zooom, Klank).



11 – (ENEM-INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO)

Disponível em: www.gocomics.com.
Acesso em: 26 fev. 2012. 
A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
(A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.
(B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.
(C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.
(D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.
(E) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & USO DA ESTRUTURA "BE SUPPOSED TO"(ter o dever de fazer algo):
• A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
(A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.
(B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.
(C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.
(D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.
(E) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.
 MENSAGEM IMPLÍCITA:
Na tirinha, Calvin debate com o pai dele sobre a influência que a sociedade tem sobre as crianças, onde Calvin tentar se isentar dos seus erros colocando a culpa na sociedade por causa dele ser jovem, impressionável e portanto ser vítima de más influências. Tendo em vista que o argumento de Calvin espantou seu pai e este não foi convencido, o pai de Calvin em seguida ordena Calvin a ir recolher a neve do lado externo da casa, 'Go shovel the walk!
 CONSEQUENCIA DO DISCURSO DE CALVIN:
No comentário 'This discussions never go where they're supposed to', infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que as teorias proferidas alegremente por Calvin nos quadros 1 (I've concluded that nothing bad I do is my fault.), 2 (I'm the helpless victim of countless bad influences.) e 3 (It's society's fault!) não correspondem às suas expectativas pretendidas, como se estabelece no quadro 4, onde o pai ordena a Calvin a ir recolher a neve do lado externo da casa, 'Go shovel the walk!. Observe a expressão facial de tristeza de Calvin recolhendo a neve.
 LEITURA DE TEXTO:
• CALVIN:  I've concluded that nothing bad I do is my fault. Concluí que nada de ruim que eu faço, é minha culpa.
• PAIOh? Opa!
• CALVINRight! Being young and impressionable, I'm the helpless victim of countless bad influences. An unwhole-some culture panders to my undeveloped values and pushes me to maleficence. Certo! Sendo jovem e impressionável, sou a vítima indefesa de inúmeras más influências! Uma cultura doentia se coaduna com meus valores subdesenvolvidos e me empurra para a maleficência.
• CALVINI take no responsibility for my behavior. I'm an innocent pawn! It's society's fault! Não me responsabilizo pelo meu comportamento. Eu sou um peão inocente. É culpa da sociedade!
• PAIThen you need to build more character. Go shovel the walk! 
Então você precisa construir mais caráter. Vá recolher a neve!
• CALVINThis discussions never go where they're supposed to. Esses debates nunca vão para onde elas deveriam ir.

12 – (ENEM-INEP-2012-1ªAPLICAÇÃO)
DONAR. Disponível em:http://politicalgraffiti.wordpress.com. Acesso em: 17 ago. 2011.
Cartuns são produzidos com o intuito de satirizar comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes.
Nesse cartum, a linguagem utilizada pelos personagens em uma conversa em inglês evidencia a
(A) predominância do uso da linguagem informal sobre a língua padrão.
(B) dificuldade de reconhecer a existência de diferentes usos da linguagem.
(C) aceitação dos regionalismos utilizados por pessoas de diferentes lugares.
(D) necessidade de estudo da língua inglesa por parte dos personagens.
(E) facilidade de compreensão entre falantes com sotaques distintos.
 👍  Comentários e Gabarito   B  
TÓPICOS - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, LEITURA DE IMAGEM & LEITURA DE TEXTO:
Nesse cartum, a linguagem utilizada pelos personagens em uma conversa em inglês evidencia a
(A) predominância do uso da linguagem informal sobre a língua padrão.
(B) dificuldade de reconhecer a existência de diferentes usos da linguagem.
(C) aceitação dos regionalismos utilizados por pessoas de diferentes lugares.
Não existe uma aceitação, pois o homem de boné não aceita o inglês do homem erudito e vice-versa, ou seja, o homem culto não aceita o inglês do homem não erudito.
(D) necessidade de estudo da língua inglesa por parte dos personagens.
O homem erudito não precisa do estudo da língua inglesa, pois ele já faz uso de linguagem formal. Do ponto de vista normativo, o homem de boné necessita de estudo da língua inglesa.
(E) facilidade de compreensão entre falantes com sotaques distintos.
Há comunicação, entretanto, um rebate a fala do outro dificultando portanto a compreensão entre falantes
 LEITURA DE IMAGEM:
02 pessoas conversando.
- No 1º quadrinho vemos um homem (com boné e copo na mão) falando e uma outra pessoa (homem de camisa longa) ouvindo passivamente.
- No 2º quadrinho vemos, agora, o homem com boné calado, ouvindo o homem de camisa longa explicando.
 LEITURA DE TEXTO:
PERSONAGEM 1 (espontâneo e falando de forma coloquial):
• Aint no way y'll shuld be here if ya don't speak english real good! De jeito nenhum,você não deveria estar aqui se você não fala inglês realmente BOM.
PERSONAGEM 2 
(formal e fazendo uso de linguagem segundo a norma  padrão inglesa):
• Sure! May I suggest you avoid double negatives and don't forget to use an adverb! Claro! Posso sugerir que você evite a dupla de negativos e não se esqueça de usar um advérbio!
➭ COMICIDADE:
• No diálogo entre os homens, percebe-se uma linguagem simples, informal e com erros gramaticais do 1º personagem (falante com boné e copo na mão), ao passo que, o 2º personagem (homem de camisa longa) expressa um linguajar polido, erudito, evidenciando portanto a dificuldade de compreensão entre falantes com sotaques distintos:
➭ INFORMAÇÕES ÚTEIS:
(1) AIN'T é uma gíria utilizada para representar estruturas negativas tais como: "is not", "does not" ou "have not".
(2) YA (ou Yé uma gíria utilizada para representar o pronome pessoal: "YOU".

13 – (ENEM-INEP-2012-1ª APLICAÇÃO)

Disponível em: http://www.glasbergen.com 
Acesso em: 23 jul. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)
Na fase escolar, é prática comum que os professores passem atividades extraclasse e marquem uma data para que as mesmas sejam entregues para correção.
No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para
(A) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
(B) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado.
(C) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios.
(D) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho.
(E) convencer de que fez o relatório solicitado.
 👍  Comentários e Gabarito  E 
TÓPICOS - INFERÊNCIA, ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS:
No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para
(A) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
(B) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado.
(C) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios.
(D) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho.
(E) convencer de que fez o relatório solicitado.
 TEXTO:
 My report is about how important it is to save paper,electricity,and other resources. I'll send you telepathically. Meu relatório é sobre o quanto é importante economizar papel, eletricidade e outros recursos. Vou te enviar telepaticamente.
 COMANDO DA QUESTÃOQual o argumento apresentado pela estudante?
 MENSAGEM IMPLÍCITA / COMICIDADEA estudante apresenta o argumento de que irá mandar seu trabalho telepaticamente, tendo em vista que seu relatório é sobre poupar recursos, não necessitando portanto gastar papel ou eletricidade para tal. Desta forma, a estudante tenta convencer sua professora de que fez o relatório, mas não foi impresso por conta da temática do relatório.
 RESPOSTA: O argumento de convencer que o relatório foi feito.

14 – (ENEM/INEP-2012-2ª APLICAÇÃO)

BELL, D. Disponível em: www.candorville.com.
Acesso em: 29 fev. 2012.

Com base nas informações verbais e no contexto social da tirinha, infere-se que o cliente
(A) constrange e intimida o garçom, a fim de não pagar a conta devida.
(B) está indisposto para conversar com o garçom sobre assuntos pessoais.
(C) explica ao garçom que vai aguardar outra pessoa chegar ao restaurante.
(D) mostra descontentamento com o serviço para não ter que pagar por ele.
(E) demonstra bom humor, fazendo piada no momento de fechar a conta.
 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS:
Com base nas informações verbais e no contexto social da tirinha, infere-se que o cliente
(A) constrange e intimida o garçom, a fim de não pagar a conta devida.
(B) está indisposto para conversar com o garçom sobre assuntos pessoais.
(C) explica ao garçom que vai aguardar outra pessoa chegar ao restaurante.
(D) mostra descontentamento com o serviço para não ter que pagar por ele.
(E) demonstra bom humor, fazendo piada no momento de fechar a conta.
 TRADUÇÃO-TIRINHA:
GARÇOM: Would you like dessert, Sir? Gostaria de sobremesa, senhor?
CLIENTE: No, thanks, I'm full. Não, obrigado, estou satisfeito.
GARÇOM: Very well. Would you like the check, then? Muito bem. Então você gostaria da conta?
CLIENTE: No thanks. I'm broke. Não, obrigado. Estou duro.
 A COMICIDADE (HUMOR)O cliente depois de comer no restaurante e no momento de pagar a despesa, relata ao garçom que não tem dinheiro.

15 – (ENEM-INEP-2011-1ªAPLICAÇÃO)

Disponível em: http://www.garfield.com. Acesso em: 29 jul. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)

A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor.
A presença desse efeito no diálogo entre John e Garfield acontece porque
(A) John pensa que sua es namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
(B) Jodell é a única namorada maluca que John teve, e Garfield acha isso estranho.
(C) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de John é sensata, o maluco é o amigo.
(D) Garfield conhece as ex-namoradas de John e considera mais de uma como maluca.
(E) John caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.
 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA & MENSAGEM IMPLÍCITA:
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor.
A presença desse efeito no diálogo entre John e Garfield acontece porque
(A) John pensa que sua es namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
(B) Jodell é a única namorada maluca que John teve, e Garfield acha isso estranho.
(C) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de John é sensata, o maluco é o amigo.
(D) Garfield conhece as ex-namoradas de John e considera mais de uma como maluca.
(E) John caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.
➭ MENSAGEM IMPLÍCITAO pensamento "You'll have to be more specific" sinaliza que Garfield está zoando com John, pois Garfield conhece as ex-namoradas de John, mas este precisa ser mais específico, para que se possa identificar sobre qual namorada John se refere, já que Garfield considera várias malucas.
➭ LEITURA DE TEXTO:
JOHN: Remember my old girlfrien Jodell? Lembra da minha antiga namorada Jodell?
JOHN: You know...The psycho? Sabe né,... A psicopata?
- GARFIELD: You'll have to be more specific. Você tem que ser mais específico. 

ENEM–INFOGRAPHICS, MAPS AND CHARTS–A (01 a 10)– Multiple Choice Questions–Língua Inglesa.

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❑ INFOGRAPHICS, MAPS AND CHARTS ENEM - MULTIPLE CHOICE QUESTIONS:

❑ ESTRUTURA-PACK 01:
 10 MCQs (Multiple Choice Questions)
 Questões: 01 a 10;
 Recursos Verbais (Dados Relevantes);
 Recursos Visuais (Imagens, Gráficos).



01 – (ENEM-INEP-2ª APLICAÇÃO-2020)
Of the 7.2 Billion People on Earth, 2015.
Disponível em: www.washingtonpost.com. Acesso em: 18 ago. 2017.

Considerando a relação entre o número de habitantes e de línguas faladas no mundo, os dados trazidos pelo infográfico revelam uma

(A) hierarquização das línguas pela localização dos países.

(B) ampliação da quantidade de falantes bilíngues no mundo.

(C) preferência pelo estudo de línguas mais conhecidas.

(D) expansão do ensino de mandarim como segunda língua.

(E) concentração de falantes em um conjunto limitado de línguas.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - INFOGRÁFICO - 
DADOS RELEVANTES E RECURSOS VISUAIS
:

Considerando a relação entre o número de habitantes e de línguas faladas no mundo, os dados trazidos pelo infográfico revelam uma

(A) hierarquização das línguas pela localização dos países. (O comando da questão é sobre a relação entre o número de habitantes e de línguas faladas no mundo)

(B) ampliação da quantidade de falantes bilíngues no mundo.

(C) preferência pelo estudo de línguas mais conhecidas.

(D) expansão do ensino de mandarim como segunda língua.

(E) concentração de falantes em um conjunto limitado de línguas.

 DADOS RELEVANTES:

(1) Of the 7.2 Billion People on Earth nearly two-thirds speak one of these 12 languages as their native language. Dos 7,2 mil milhões de pessoas na Terra, quase dois terços falam uma destas 12 línguas como língua nativa. 

(2) Dois terços da população mundial partilharem apenas 12 línguas nativas.

(3) O infográfico exibe algumas das línguas com mais falantes nativos

02 – (ENEM/INEP-2019-2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: www.globalenglish.com. Acesso em: 20 abr. 2015.
O infográfico aborda a importância do inglês para os negócios.
Nesse texto, as expressões but e yet only evidenciam
(A) um impedimento às transações comerciais em contexto internacional.
(B) o desinteresse dos funcionários nos cursos oferecidos pelas empresas.
(C) uma comparação entre as visões dos executivos sobre o aprendizado do inglês.
(D) a necessidade de inserção de funcionários nativos no mercado de trabalho globalizado.
(E) um contraste entre o ideal e o real sobre a comunicação em inglês no mundo empresarial.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - DADOS RELEVANTES, RECURSOS VISUAIS E CONECTORES:
Nesse texto, as expressões but e yet only evidenciam
(A) um impedimento às transações comerciais em contexto internacional.
(B) o desinteresse dos funcionários nos cursos oferecidos pelas empresas.
(C) uma comparação entre as visões dos executivos sobre o aprendizado do inglês.
(D) a necessidade de inserção de funcionários nativos no mercado de trabalho globalizado.
(E) um contraste entre o ideal e o real sobre a comunicação em inglês no mundo empresarial.
RECURSOS VERBAIS:
(1) As expressões but (mas, contudo, todavia) e Yet only (No entanto, apenassão expressões que evidenciam contraste.