www.inglesparaconcursos.blog.br
• UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR-09/01/2022.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
• 10 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.
❑ TEXTO 1: O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 11 a 13.
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 1:(1º§) Ann Fortune FitzRoy, the Duchess of Grafton,
passed away aged 101. Ann Fortune FitzRoy, a Duquesa de Grafton, faleceu aos 101 anos.
Her death is another blow for the
Queen and comes less than a year since Her Majesty's
husband Prince Philip, who she called her "strength and
guide" died aged 99 in April and her grandson Prince
Harry and Meghan Markle left for the US. A sua morte é outro golpe para a Rainha e ocorre menos de um ano desde que o marido de Sua Majestade, o Príncipe Philip, a quem ela chamou de sua “força e guia”, morreu aos 99 anos em abril e o seu neto, o Príncipe Harry e Meghan Markle, foram para os EUA.
Fortune served
the Royal Household for the monarch's entire 69-year
reign and made her Majesty the godmother to her second
daughter, Lady Virginia FitzRoy, in 1954. Fortune serviu a Casa Real durante todo o reinado de 69 anos do monarca e fez de Sua Majestade a madrinha de sua segunda filha, Lady Virginia FitzRoy, em 1954.
(2º§) The Duchess was appointed the Dame Grand
Cross of the Royal Victorian Order in 1980 - an award
made personally by the Queen for services to the
sovereign. A Duquesa foi nomeada "Dama da Grã-Cruz" da Ordem Real Vitoriana em 1980 - um prêmio concedido pessoalmente pela Rainha pelos serviços prestados ao soberano.
Few people have had such long-standing and
close relations with the Queen. Poucas pessoas tiveram relações tão estreitas e duradouras com a Rainha.
She was one of only two
Mistress of the Robes during the Queen's reign - formerly
a role wielding responsibility for the monarch's clothes
and jewellery. Ela foi uma das duas únicas "Damas das Túnicas" durante o reinado da Rainha - anteriormente uma função responsável pelas roupas e joias do monarca.
(3º§) Now mostly a honorary title, the Mistress of the
Robes also has a more invisible role of being a source of
friendship and advice for the Queen. Hoje em dia principalmente um título honorário, a "Dama das Túnicas" também tem um papel mais invisível de ser fonte de amizade e conselhos para a Rainha.
The Duchess was
known for executing her duties faultlessly and never
spoke about her responsibilities with the Royal Family in
depth. A Duquesa era conhecida por executar seus deveres sem falhas e nunca falou em profundidade sobre suas responsabilidades com a Família Real.
(4º§) She attended all of the most important royal events,
such as state visits and the State Opening of Parliament
while also being in charge of the rota of ladies-in-waiting. Participou em todos os eventos reais mais importantes, como as visitas de Estado e a Abertura do Parlamento, sendo também responsável pelo rodízio de damas de companhia.
She accompanied the Queen during her trip to Nigeria in
1956 and trips to Paris in 1972 and Russia in 1994. Ela acompanhou a Rainha durante sua viagem à Nigéria em 1956 e viagens a Paris em 1972 e à Rússia em 1994.
In
1980, during a visit to Morocco, the Duchess was ordered
to leave then-ruler King Hassan's compound despite
having been invited to stay. Em 1980, durante uma visita ao Marrocos, a Duquesa recebeu ordem de deixar o complexo do então governante Rei Hassan, apesar de ter sido convidada para a visita.
(5º§) Born in 1920 as Anne Fortune Smith, she married
the 11th Duke of Grafton Hugh FitzRoy in 1946 and they
had five children before his death in April 2011. Nascida em 1920 como Anne Fortune Smith, casou-se com o 11º Duque de Grafton Hugh FitzRoy em 1946 e eles tiveram cinco filhos antes de sua morte em abril de 2011.
Fortune
took on the title of Duchess of Grafton after the death of
his father. Fortune assumiu o título de Duquesa de Grafton após a morte de seu pai.
The duchess joined the Royal Household on
the year of Queen Elizabeth's Coronation in 1953 as
Lady of the Bedchamber for the Queen. A duquesa ingressou na Casa Real no ano da coroação da Rainha Elizabeth, em 1953, como Dama de Quarto da Rainha.
She became
Commander of the Royal Victorian Order in the New
Year's Honours list 1965 and was one of her Majesty's
closest friends. Ela se tornou Comandante da Ordem Real Vitoriana na lista de Honras de Ano Novo de 1965 e foi uma das amigas mais próximas de Sua Majestade.
11 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Which one could be better for the title of the text?
(A) The strange relationship between Duchess of Grafton
and the Queen.
(B) Queen in mourning for Duchess of Grafton.
(C) The voyages of Duchess of Grafton.
(D) Doubtful friendship.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO :
Qual poderia ser melhor para o título do texto?
(A) The strange relationship between Duchess of Grafton and the Queen. A estranha relação entre a Duquesa de Grafton e a Rainha.
(B) Queen in mourning for Duchess of Grafton. O luto da Rainha pela Duquesa de Grafton.
(C) The voyages of Duchess of Grafton. As viagens da Duquesa de Grafton.
(D) Doubtful friendship. Amizade duvidosa.
12 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
According to the text, it is incorrect to state that:
(A) Ann Fortune FitzRoy and the Queen met in Morocco.
(B) Few people have close and lasting relationships with
the queen.
(C) Ann Fortune FitzRoy had the title of Duchess.
(D) The Queen is the godmother of Lady Virginia
FitzRoy.
De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:
(A) Ann Fortune FitzRoy and the Queen met in Morocco. Ann Fortune FitzRoy e a Rainha se conheceram no Marrocos.
(B) Few people have close and lasting relationships with the queen. Poucas pessoas têm relacionamentos próximos e duradouros com a rainha.
(C) Ann Fortune FitzRoy had the title of Duchess. Ann Fortune FitzRoy tinha o título de Duquesa.
(D) The Queen is the godmother of Lady Virginia FitzRoy. A Rainha é a madrinha de Lady Virginia FitzRoy.
13 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
"She attended all of the most important royal events
[...]"(4º§) could be translated as:
(A) "Ela compareceu a quase todos os eventos reais
importantes [...]"
(B) "Ela atendeu a todos os eventos reais mais
importantes [...]"
(C) "Ela compareceu a todos os eventos reais mais
importantes [...]"
(D) "Ela atendeu a quase todos os eventos reais mais
importantes [...]"
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICO - TRANSLATION - FALSE COGNATE :
"She attended all of the most important royal events [...]"(4º§) could be translated as:
(A) "Ela compareceu a quase todos os eventos reais importantes [...]"
(B) "Ela atendeu a todos os eventos reais mais importantes [...]"
(C) "Ela compareceu a todos os eventos reais mais importantes [...]"
(D) "Ela atendeu a quase todos os eventos reais mais importantes [...]"
➭ TO ATTEND:(= be present) – COMPARECER, FREQUENTAR.
14 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (FUNDEB), assinale a alternativa
INCORRETA.
(A) O FUNDEB é um fundo de natureza contábil.
(B) O FUNDEB se destina a manutenção e ao
desenvolvimento da educação básica pública e à
valorização dos profissionais da educação.
(C) A Lei nº 14.113/2020 deixa claro que parte dos
recursos do FUNDEB devem ser destinados também
a rede privada de ensino (pessoas jurídicas de direito
privado com ou sem fins lucrativos).
(D) Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB,
será admitida a dupla matrícula dos estudantes: I- da
educação regular da rede pública que recebem
atendimento educacional especializado; II - da
educação profissional técnica de nível médio
articulada e do itinerário de formação técnica e
profissional do ensino médio.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - FUNDEB :
Acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), assinale a alternativa INCORRETA.
(A) O FUNDEB é um fundo de natureza contábil. (CORRETA)
(B) O FUNDEB se destina a manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos profissionais da educação. (CORRETA)
(C) A Lei nº 14.113/2020 deixa claro que parte dos recursos do FUNDEB devem ser destinados também a rede privada de ensino (pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos). (INCORRETA)
(D) Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes: I- da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado; II - da educação profissional técnica de nível médio articulada e do itinerário de formação técnica e profissional do ensino médio. (CORRETA)
15 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Acerca do ensino de Língua Inglesa no Brasil, julgue as
frases abaixo:
I. O ensino bilíngue nas escolas públicas já é uma
realidade e está previsto na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC).
II. Um dos recursos mais utilizados para o ensino de
Língua Inglesa nas escolas é a música.
III. O ensino de Língua Inglesa é obrigatório a partir do 7º
ano do Ensino Fundamental.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição
(ões):
(A) Apenas, III.
(B) Apenas, II.
(C) Apenas, II e III.
(D) Apenas, I e II.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - BNCC :
Acerca do ensino de Língua Inglesa no Brasil, julgue as frases abaixo:
I. O ensino bilíngue nas escolas públicas já é uma realidade e está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (FALSA) (Ainda não é uma realidade porque ensino de Língua Inglesa SÓ COMEÇA a partir do 6º ano do Ensino Fundamental)
II. Um dos recursos mais utilizados para o ensino de Língua Inglesa nas escolas é a música. (VERDADEIRA)
III. O ensino de Língua Inglesa é obrigatório a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. (FALSA)(É a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e não 7º ano)
16 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou
FALSAS:
1.( ) O estudo da Língua Inglesa é importante somente
porque é muito exigida no mercado de trabalho.
2.( ) A globalização é um fenômeno que coopera para a
necessidade do aprendizado da Língua Inglesa na
Educação Básica.
3.( ) O aumento da comunicação pela internet exige
ainda mais conhecimentos da Língua Inglesa.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA dos itens acima, de cima para
baixo:
(A) 1.V, 2.V, 3.V.
(B) 1.F, 2.F, 3.V.
(C) 1.F, 2.V, 3.V.
(D) 1.F, 2.V, 3.F.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO :
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.( F ) O estudo da Língua Inglesa é importante somente porque é muito exigida no mercado de trabalho. (FALSA)
2.( V ) A globalização é um fenômeno que coopera para a necessidade do aprendizado da Língua Inglesa na Educação Básica. (VERDADEIRA)
3.( V ) O aumento da comunicação pela internet exige ainda mais conhecimentos da Língua Inglesa. (VERDADEIRA)
17 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Relacione a coluna 1 com a coluna 2:
Coluna 1 - Teorias da Aprendizagem
(1) Construtivista.
(2) Behaviorista.
(3) Cognitivista.
Coluna
2 - Explicação
( ) A aprendizagem é pautada em estímulos, com
enfoque no comportamento observável.
( ) A aprendizagem se dá por meio de processos de
descobrimentos autônomos.
( ) Aulas expositivas com foco na transmissão de
conteúdo.
Após analise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA.
(A) 3, 1, 2.
(B) 2, 1, 3.
(C) 2, 3, 1.
(D) 1, 2, 3.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO :
Coluna 1 - Teorias da Aprendizagem
(1) Construtivista.
(2) Behaviorista.
(3) Cognitivista.
Coluna 2 - Explicação
( 2 ) A aprendizagem é pautada em estímulos, com enfoque no comportamento observável.
( 1 ) A aprendizagem se dá por meio de processos de descobrimentos autônomos. (o aluno sozinho desenvolve a tarefa de aprendizagem recebida)
( 3 ) Aulas expositivas com foco na transmissão de conteúdo.
18 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Considere a seguinte situação:
O professor de Língua Inglesa, em conjunto com a
professora de História, pedem para os seus alunos da
turma da 1º série do Ensino Médio assistirem ao filme
Cruzada (2005) em Língua Inglesa com legenda também
em Língua Inglesa. Ao final, os estudantes deverão
responder a um questionário elaborado em inglês, mas
com questões referentes ao conteúdo de História.
A atividade acima pode ser considerada:
(A) Interdisciplinar.
(B) Tridisciplinar.
(C) Transversal.
(D) Unidisciplinar.
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO :
- Interdisciplinar: São duas disciplinas que se trabalham.
19 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
O Estatuto da Criança e o Adolescente (Lei nº
8.069/1990), no Art.18, aponta que a criança e o
adolescente têm o direito de ser educados e cuidados
sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou
degradante, como formas de correção, disciplina,
educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos
integrantes da família ampliada, pelos responsáveis,
pelos agentes públicos executores de medidas
socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de
cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.
Para os fins desta Lei, considera-se tratamento cruel ou
degradante, EXCETO:
(A) Humilhação.
(B) Ridicularização.
(C) Lesão.
(D) Ameaça grave.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - ECA - Lei 8069. :
Para os fins desta Lei, considera-se tratamento cruel ou degradante, EXCETO:
(A) Humilhação. (tratamento cruel ou degradante)
(B) Ridicularização. (tratamento cruel ou degradante)
(C) Lesão.
(D) Ameaça grave. (tratamento cruel ou degradante)
20 – (UNESC/2022-PM/MARACAJÁ/SC-PROFESSOR)
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB - Lei 9.394/1996), são profissionais de
educação, EXCETO:
(A) Professores habilitados em nível fundamental, médio
ou superior para a docência na educação infantil e
nos ensinos fundamental e médio.
(B) Trabalhadores em educação portadores de diploma
de pedagogia, com habilitação em administração,
planejamento, supervisão, inspeção e orientação
educacional, bem como com títulos de mestrado ou
doutorado nas mesmas áreas.
(C) Profissionais graduados que tenham feito
complementação pedagógica, conforme disposto
pelo Conselho Nacional de Educação.
(D) Trabalhadores em educação, portadores de diploma
de curso técnico ou superior em área pedagógica ou
afim.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/1996), são profissionais de educação, EXCETO:
(A) Professores habilitados em nível fundamental, médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
(B) Trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
(C) Profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.
(D) Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.