❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UEL-2007-VESTIBULAR-OBJETIVA-2ª FASE-10/12/2006.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
➭ 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
➭ Text (1) – Alzheimer's Eye | www.discover.com |
➭ Text (2) – CASHEW | Ícaro Brasil | Revista de bordo da Varig |
➭ Text (3) – Warning | Headway Intermediate. O. U. P. |
➭ Text (4) – My plaster cast is a pain | www.timesonline.co.uk |
➭ Text (5) – ABSTRACT | Inclusive and compensatory policies in elementary education |
❑ APRESENTAÇÃO DA PROVA:
Alzheimer's Eye
Olho de Alzheimer
Testing for Alzheimer's disease might be as easy as
going to the eye doctor.Testar a doença de Alzheimer pode ser tão fácil como ir ao oftalmologista.
By Victor Limjoco
October 10, 2006 | Medicine
October 10, 2006 | Medicine
Por Victor Limjoco
10 de outubro de 2006 | Medicina
Researchers at Boston's Brigham and Women's
Hospital announced this week that a laser scan for the
eyes has so far been 100 percent accurate as an early
detector for Alzheimer's disease in mice.Investigadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston, anunciaram esta semana que um exame a laser dos olhos tem sido, até agora, 100% preciso como detetor precoce da doença de Alzheimer em ratos.
"This is proof-of-concept evidence for early detection. It says that we're on the right track," lead researcher Lee Goldstein says. Goldstein's team used the laser scan eye test to compare mice that were genetically engineered to develop Alzheimer's with normal mice.
"Esta é uma prova de conceito para a detecção precoce. Diz que estamos no caminho certo", afirma o investigador principal Lee Goldstein. A equipa de Goldstein utilizou o teste ocular de varrimento a laser para comparar ratinhos geneticamente modificados para desenvolver a doença de Alzheimer com ratinhos normais.
The laser scan found beta-amyloid protein in the eyes of the Alzheimer's mice well before any evidence was shown in the brain. In Alzheimer's patients the betaamyloid protein ultimately builds up into plaques between nerve cells in the brain.
O exame a laser detectou a proteína beta-amiloide nos olhos dos ratinhos com Alzheimer muito antes de serem detectadas quaisquer evidências no cérebro. Nos doentes de Alzheimer, a proteína beta-amiloide acaba por se acumular em placas entre as células nervosas do cérebro.
The laser directs a low-intensity beam of light into the lens of the eye, which bounces off of specific particles, similar to how the sun's light bounces off particles of water in clouds. This produces a "scatter pattern," which scientists use to look for beta-amyloid protein in the eye.
O laser dirige um feixe de luz de baixa intensidade para o cristalino do olho, que faz ricochete em partículas específicas, tal como a luz do sol faz ricochete em partículas de água nas nuvens. Isto produz um "padrão de dispersão", que os cientistas utilizam para procurar a proteína beta-amiloide no olho.
According to the National Institute on Aging, Alzheimer's disease affects up to 4.5 million Americans. Alzheimer's patients start to forget loved ones, dates, or how to do simple math. As the disease progresses, Alzheimer's patients can lose the ability to care for themselves and even to speak.
De acordo com o National Institute on Aging, a doença de Alzheimer afeta cerca de 4,5 milhões de americanos. Os doentes de Alzheimer começam a esquecer-se de entes queridos, datas ou de como fazer contas simples. À medida que a doença progride, os doentes de Alzheimer podem perder a capacidade de cuidar de si próprios e até de falar.
In 2003, Goldstein and others published in The Lancet that the beta-amyloid protein can be found in the eyes of Alzheimer's patients. "This was the first evidence outside of the brain that Alzheimer's was a systemic disorder," he says.
Em 2003, Goldstein e outros publicaram no The Lancet que a proteína beta-amiloide pode ser encontrada nos olhos dos doentes de Alzheimer. "Esta foi a primeira prova, fora do cérebro, de que a doença de Alzheimer era uma doença sistêmica", afirma.
"That's important because it allows
us to monitor the progression of the disease in parts of
the body other than the brain."
"Isso é importante porque nos permite monitorizar a progressão da doença noutras partes do corpo para além do cérebro."
Goldstein says that these tests could mean better therapy options for those diagnosed early, potentially decades before lesions form in the brain.
"Isso é importante porque nos permite monitorizar a progressão da doença noutras partes do corpo para além do cérebro."
Goldstein says that these tests could mean better therapy options for those diagnosed early, potentially decades before lesions form in the brain.
Goldstein afirma que estes testes podem significar melhores opções terapêuticas para quem for diagnosticado precocemente, potencialmente décadas antes de se formarem lesões no cérebro.
"Alzheimer's
disease is very difficult to diagnose at any age," he
says. "But in order for us to treat this disease we must
be able to diagnose it early and intervene early."
"A doença de Alzheimer é muito difícil de diagnosticar em qualquer idade", afirma. "Mas, para podermos tratar esta doença, temos de ser capazes de a diagnosticar e intervir precocemente."
Goldstein's eye test is now in the first stage of experimental trials in people.
"A doença de Alzheimer é muito difícil de diagnosticar em qualquer idade", afirma. "Mas, para podermos tratar esta doença, temos de ser capazes de a diagnosticar e intervir precocemente."
Goldstein's eye test is now in the first stage of experimental trials in people.
O teste ocular de Goldstein está atualmente na primeira fase de ensaios experimentais em pessoas.
Fonte: http://www.discover.com/web-exclusives/detectingalzheimers-eye-scan/ Acesso em 14/10/06.
👉 Questão 21 :De acordo com o texto, o ‘laser scan’ nos olhos representa um grande avanço nas pesquisas sobre o mal de Alzheimer porque:
a) Propicia o diagnóstico de enfermidades paralelas (perda da fala e da memória, depressão) em pacientes portadores da doença e o encaminhamento destes a terapias adequadas.
b) Detecta plaquetas da proteína ‘beta-amyloid’ entre as células nervosas do cérebro.
c) Reduz a probabilidade de pacientes portadores de Alzheimer desenvolverem cegueira em estágio avançado da doença.
d) Oferece 100% de exatidão para detectar o mal de Alzheimer em mulheres.
e) Possibilita verificar a presença da proteína ‘beta-amyloid’ e, conseqüentemente, efetuar o diagnóstico precoce da doença.
👍 Comentários e Gabarito E
De acordo com o texto, o ‘laser scan’ nos olhos representa um grande avanço nas pesquisas sobre o mal de Alzheimer porque:
❑ Possibilita verificar a presença da proteína ‘beta-amyloid’ e, conseqüentemente, efetuar o diagnóstico precoce da doença, conforme o trecho:
➭ The laser scan found beta-amyloid protein in the eyes of the Alzheimer's mice well before any evidence was shown in the brain. In Alzheimer's patients the betaamyloid protein ultimately builds up into plaques between nerve cells in the brain.
➭ O exame a laser detectou a proteína beta-amiloide nos olhos dos ratinhos com Alzheimer muito antes de serem detectadas quaisquer evidências no cérebro. Nos doentes de Alzheimer, a proteína beta-amiloide acaba por se acumular em placas entre as células nervosas do cérebro.
👉 Questão 22 :
De acordo com o texto, é correto afirmar que:a) Os testes foram feitos inicialmente em ratos, com grande precisão, e agora estão começando a ser realizados em pessoas.
b) Após testes realizados em norte-americanos, o ‘laser scan’ será em breve disponibilizado para uso comercial.
c) O mal de Alzheimer, difícil de ser diagnosticado, dispõe, no entanto, de muitas opções de terapia.
d) O feixe de luz emitido pelo ‘laser scan’ desencadeia uma reação nas partículas de água dos olhos dos pacientes de Alzheimer, produzindo a proteína ‘beta-amyloid’.
e) A proteína ‘beta-amyloid’ causa desordem sistêmica no cérebro do portador de Alzheimer.
👍 Comentários e Gabarito A
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
❑ Os testes foram feitos inicialmente em ratos, com grande precisão, e agora estão começando a ser realizados em pessoas, conforme o trecho:
➭ Goldstein's eye test is now in the first stage of experimental trials in people.
➭ O teste ocular de Goldstein está atualmente na primeira fase de ensaios experimentais em pessoas.
CASHEW
CAJU
If the Brazilian National
flag were to include a fruit,
what would it be? In other
words, which is the most
Brazilian of the fruits? The
most obvious? The
coconut, it may seem, but
it isn’t so. It was imported
from Africa – and by the
way it is a seed, not a fruit.
What about the mango?Se a bandeira nacional brasileira incluísse uma fruta, qual seria? Por outras palavras, qual é a mais brasileira das frutas? A mais óbvia? O côco, pode parecer, mas não é bem assim. Ele foi importado da África - e, aliás, é uma semente, não um fruto. E a manga?
It
wouldn’t do, either. It was
brought from India. The
perfect choice would be
the cashew. It grew vigorously in the beaches and
backlands of the Northeast and the forests of the
North when the Portuguese arrived in 1500.
Também não serve. Foi trazido da Índia. A escolha perfeita seria o caju. Ele crescia vigorosamente nas praias e sertões do Nordeste e nas matas do Norte quando os portugueses chegaram em 1500.
It is
attractive and resists droughts; it spreads on sandy,
arid soil and is capable of reforesting the area
where it grows.
É atraente e resiste às secas; espalha-se em solos arenosos e áridos e é capaz de reflorestar a área onde cresce.
We make use of everything from
the cashew apple: the pulp, the juice and the nut.
Its dry pulpy residue is an excellent natural
fertilizer.
Do cajueiro aproveitamos tudo: a polpa, o sumo e a castanha. O resíduo seco da polpa é um excelente adubo natural.
Com base no texto, o coco:
a) É uma fruta litorânea.
b) É de origem africana.
c) Deveria fazer parte do brasão nacional.
d) É a mais brasileira de todas as frutas.
e) É um excelente fertilizante natural.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
Com base no texto, o coco:
Fonte: Ícaro Brasil – Revista de bordo da Varig.
Outubro, 2001. pág. 182.
👉 Questão 23 :Com base no texto, o coco:
a) É uma fruta litorânea.
b) É de origem africana.
c) Deveria fazer parte do brasão nacional.
d) É a mais brasileira de todas as frutas.
e) É um excelente fertilizante natural.
👍 Comentários e Gabarito B
Com base no texto, o coco:
❑ É de origem africana, conforme o trecho:
➭ The coconut, it may seem, but it isn’t so. It was imported from Africa – and by the way it is a seed, not a fruit.
➭ O coco, pode parecer, mas não é assim. Foi importado de África - e, a propósito, é uma semente, não um fruto.
👉 Questão 24 :
De acordo com o texto, o caju:
a) Foi trazido pelos portugueses em 1500.
b) Foi importado da Índia juntamente com a manga.
c) Tem sido usado para reflorestamento nas regiões Norte e Nordeste.
d) Seria a escolha perfeita para compor a bandeira brasileira.
e) É pouco resistente a secas.
👍 Comentários e Gabarito
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 3:
Warning
Aviso
By Jenny Joseph
When I am an old woman I shall wear purpleWith a red hat that doesn’t go, and doesn’t suit me.
And I shall spend my pension on brandy and summer gloves
And satin sandals, and say we’ve no money for butter.
Quando eu for velhinha vou usar púrpura
Com um chapéu vermelho que não vai e não me fica bem.
E gastarei a minha pensão em brandy e luvas de verão
E sandálias de cetim, e dizer que não temos dinheiro para manteiga.
I shall sit down on the pavement when I’m tiredAnd gobble up samples in shops and press alarm bells
And run my stick along the public railings
And make up for the sobriety of my youth.
Sentar-me-ei no passeio quando estiver cansada
E devorar amostras nas lojas e carregar nas campainhas de alarme
E passar o meu pau pelos gradeamentos públicos
E compensar a sobriedade da minha juventude.
I shall go out in my slippers in the rainAnd pick up flowers in other people’s gardens
And learn to spit.
Vou sair de chinelos à chuva
E apanhar flores nos jardins dos outros
E aprender a cuspir.
You can wear terrible shirts and grow more fatAnd eat three pounds of sausage at a go
Or only bread and pickle for a week
And hoard pens and pencils and beermats and things in boxes.
Pode usar camisas horríveis e engordar mais
E comer três quilos de salsicha de uma vez
Ou só pão e pickles durante uma semana
E acumular canetas e lápis e tapetes de cerveja e coisas em caixas.
But now we must have clothes that keep us dryAnd pay our rent and not swear in the street
And set a good example for the children.
We will have friends to dinner and read the papers.
Mas agora temos de ter roupa que nos mantenha secos
E pagar a renda e não dizer palavrões na rua
E dar um bom exemplo às crianças.
Vamos convidar amigos para jantar e ler os jornais.
But maybe I ought to practice a little now?So people who know me are not too shocked and surprised
When suddenly I am old and start to wear purple.
Mas talvez devesse praticar um pouco agora?
Para que as pessoas que me conhecem não fiquem demasiado chocadas e surpreendidas
quando, de repente, eu ficar velha e começar a usar roxo.
Fonte: SOARS, John and Liz.
Headway Intermediate. O. U. P.
1986, p. 34.
👉 Questão 25 :É correto afirmar que o objetivo principal do poema é:
a) Aconselhar mulheres sobre como devem se vestir quando envelhecerem.
b) Repreender aqueles que maltratam pessoas idosas publicamente.
c) Descrever os sentimentos das pessoas que possuem pais idosos e enfermos.
d) Convidar o leitor a uma reflexão sobre possíveis comportamentos atípicos de pessoas idosas.
e) Descrever um exemplo a ser seguido se o leitor quiser ter uma vida longa e feliz, ainda que modesta.
👍 Comentários e Gabarito
👉 Questão 26 :
A autora do poema (Jenny Joseph) está se dirigindo a alguém. Por inferência, podemos afirmar que esse(a) interlocutor(a) é:
a) O marido da autora.
b) Uma amiga da autora.
c) Uma assistente social.
d) Uma aluna da autora.
e) A mãe da autora.
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 4:
My plaster cast is a pain
O meu molde de gesso é uma dor
My son is 6 and has his arm in a plaster cast after having surgery to repair a nasty fracture. He is finding the plaster uncomfortable because the skin underneath feels itchy. Is there anything that can relieve this problem? (Jane Burgess, Stockport)
O meu filho tem 6 anos e tem o braço engessado depois de ter sido operado para reparar uma fratura grave. Ele está a achar o gesso desconfortável porque a pele por baixo dele faz comichão. Existe alguma coisa que possa aliviar este problema? (Jane Burgess, Stockport)
This is a common complaint, especially in the first few
days after a plaster cast has been put on. It can take a
while to get used to.Esta é uma queixa comum, especialmente nos primeiros dias após a colocação do gesso. Pode demorar algum tempo a habituar-se.
It’s important that your son doesn’t try to relieve the itch by sticking something under the cast, such as a pen, ruler or knitting needle. He could damage the skin, which could lead to an infection.
É importante que o seu filho não tente aliviar a comichão enfiando algo por baixo do gesso, como uma caneta, uma régua ou uma agulha de tricotar. Ele pode danificar a pele, o que pode provocar uma infeção.
It would be a
good idea to avoid sandpits, as sand can exacerbate
the problem. Keeping small objects, such as marbles
or tiny beads, out of the way for now would be a
sensible precaution, too.
Seria uma boa ideia evitar caixas de areia, pois a areia pode agravar o problema. Manter objetos pequenos, como bolinhas de gude ou miçangas, fora do caminho por enquanto também seria uma precaução sensata.
There are a few things you could try to help him to feel more comfortable. If the edge of the cast is slightly rough, file it down to make it smooth. Sometimes itching can be relieved by blowing cold air from a hair dryer into the cast.
Seria uma boa ideia evitar caixas de areia, pois a areia pode agravar o problema. Manter objetos pequenos, como bolinhas de gude ou miçangas, fora do caminho por enquanto também seria uma precaução sensata.
There are a few things you could try to help him to feel more comfortable. If the edge of the cast is slightly rough, file it down to make it smooth. Sometimes itching can be relieved by blowing cold air from a hair dryer into the cast.
Há algumas coisas que pode tentar para o ajudar a sentir-se mais confortável. Se o rebordo do gesso estiver ligeiramente áspero, lixe-o para o tornar mais suave. Por vezes, a comichão pode ser aliviada soprando ar frio de um secador de cabelo para dentro do gesso.
You could also try Piriton, an
antihistamine, available over the counter, that helps to
relieve itching. Talk to your pharmacist about the dose
your son would need.
Também pode experimentar o Piriton, um anti-histamínico, disponível sem receita médica, que ajuda a aliviar a comichão. Fale com o seu farmacêutico sobre a dose necessária para o seu filho.
👉 Questão 27 :
Esta é uma seção de cartas sobre saúde. Assinale a alternativa que indica o principal problema apresentado pelo paciente:
a) Um menino de seis anos precisa urgentemente de cirurgia por causa de uma fratura no braço.
b) Há seis anos um menino está aguardando cirurgia de transplante de ossos do braço e seu estado está se agravando.
c) Uma criança está usando gesso e sente muita coceira.
d) Um paciente está hospitalizado e reclama da falta de conforto do hospital.
e) Um paciente sente dores terríveis no braço e não tem sido medicado adequadamente.
👍 Comentários e Gabarito
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
👉 Questão 28 :
Dentre os conselhos dados pela médica que está respondendo a carta, estão:
a) Buscar sentir-se mais confortável através de leituras; usar jogos com pequenos objetos para tornar a espera menos prolongada.
b) Tentar não exagerar o problema; procurar ajuda imediata de um farmacêutico para se informar sobre anti-histamínicos eficazes.
c) Combater a infecção com medicação adequada; ter cuidados específicos para evitar efeitos colaterais decorrentes da medicação.
d) Procurar remover o paciente daquele hospital o mais rapidamente possível; dar ao paciente uma dose de Piriton imediatamente.
e) Não tentar aliviar a coceira com agulhas de tricô; ventilar dentro do gesso com a ajuda de um secador de cabelos.
👍 Comentários e Gabarito
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 5:
ABSTRACT
Fonte: http://www.timesonline.co.uk/health
Acesso em
09/10/06
👉 Questão 27 :
Esta é uma seção de cartas sobre saúde. Assinale a alternativa que indica o principal problema apresentado pelo paciente:
a) Um menino de seis anos precisa urgentemente de cirurgia por causa de uma fratura no braço.
b) Há seis anos um menino está aguardando cirurgia de transplante de ossos do braço e seu estado está se agravando.
c) Uma criança está usando gesso e sente muita coceira.
d) Um paciente está hospitalizado e reclama da falta de conforto do hospital.
e) Um paciente sente dores terríveis no braço e não tem sido medicado adequadamente.
👍 Comentários e Gabarito
👉 Questão 28 :
Dentre os conselhos dados pela médica que está respondendo a carta, estão:
a) Buscar sentir-se mais confortável através de leituras; usar jogos com pequenos objetos para tornar a espera menos prolongada.
b) Tentar não exagerar o problema; procurar ajuda imediata de um farmacêutico para se informar sobre anti-histamínicos eficazes.
c) Combater a infecção com medicação adequada; ter cuidados específicos para evitar efeitos colaterais decorrentes da medicação.
d) Procurar remover o paciente daquele hospital o mais rapidamente possível; dar ao paciente uma dose de Piriton imediatamente.
e) Não tentar aliviar a coceira com agulhas de tricô; ventilar dentro do gesso com a ajuda de um secador de cabelos.
👍 Comentários e Gabarito
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 5:
ABSTRACT
RESUMO
Based on concepts of citizenship and human rights, this article aims to show how inclusive education policies, notwithstanding the progressive legislation, are limited by the lack of an effective basic education policy.
Based on concepts of citizenship and human rights, this article aims to show how inclusive education policies, notwithstanding the progressive legislation, are limited by the lack of an effective basic education policy.
Com base em conceitos de cidadania e direitos humanos, este artigo pretende mostrar como as políticas de educação inclusiva, apesar da legislação progressiva, são limitadas pela falta de uma política de educação básica eficaz.
The three stages of basic
education do not form a universal path, since
kindergarten and high school are not universal.
Besides, the presence of Brazil on the international
scene, associated with its historical uneven
distribution of wealth, stimulate targeted
compensatory policies rather than public policies
that would ensure equal opportunities.
As três etapas da educação básica não formam um caminho universal, uma vez que a educação infantil e o ensino médio não são universais. Além disso, a presença do Brasil no cenário internacional, associada à sua histórica distribuição desigual da riqueza, estimula políticas compensatórias focalizadas em detrimento de políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades.
The
traditional efforts made by educators and
intellectuals are not enough - only a vigorous social
movement can assure the effectiveness of these
rights.
Os esforços tradicionais de educadores e intelectuais não são suficientes - somente um vigoroso movimento social pode garantir a efetividade desses direitos.
De acordo com o resumo acima, o fator que prejudica as políticas inclusivas de educação no Brasil é:
a) A legislação bastante ultrapassada.
b) A política educacional básica ineficiente.
c) A resistência de alguns educadores e intelectuais a mudanças no contexto políticoeducacional.
d) A distribuição desigual de renda associada à falta de esforços de educadores e intelectuais.
e) A falta de consciência coletiva sobre os conceitos de cidadania e direitos humanos.
👍 Comentários e Gabarito
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
👉 Questão 30 :
Segundo o autor, esse quadro pode ser revertido por meio de:
a) Políticas compensatórias que priorizem a educação básica.
b) Solicitação de auxílio internacional.
c) Um movimento social forte.
d) Aprimoramento do ensino nos três estágios básicos da educação.
e) Universalização do ensino médio.
👍 Comentários e Gabarito
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
Fonte: CURY, C. R. J. Inclusive and compensatory policies
in elementary education
. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 35, n.
124, 2005.
👉 Questão 29 :De acordo com o resumo acima, o fator que prejudica as políticas inclusivas de educação no Brasil é:
a) A legislação bastante ultrapassada.
b) A política educacional básica ineficiente.
c) A resistência de alguns educadores e intelectuais a mudanças no contexto políticoeducacional.
d) A distribuição desigual de renda associada à falta de esforços de educadores e intelectuais.
e) A falta de consciência coletiva sobre os conceitos de cidadania e direitos humanos.
👍 Comentários e Gabarito
👉 Questão 30 :
Segundo o autor, esse quadro pode ser revertido por meio de:
a) Políticas compensatórias que priorizem a educação básica.
b) Solicitação de auxílio internacional.
c) Um movimento social forte.
d) Aprimoramento do ensino nos três estágios básicos da educação.
e) Universalização do ensino médio.
👍 Comentários e Gabarito