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❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/CE-2024.2-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-16/06/2024.
urca.br/cev
❑ ESTRUTURA-PROVA:
- 15 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
Many children must live with the trauma of war.
Muitas crianças devem viver com o trauma da guerra.
Here’s how
to help them (Part I)
Veja como ajudá-las (Parte I)
Conflict in Ukraine, Gaza and Sudan has led to millions of
children losing family members, fleeing their homes and being
caught up in the fighting themselves. The effects could last for
decades.
O conflito na Ucrânia, Gaza e Sudão levou milhões de crianças a perderem membros da família, fugirem de suas casas e serem pegas na luta elas mesmas. Os efeitos podem durar décadas.
Selma Bacevac and her family escaped the war in Bosnia- ´
Herzegovina in 1994, spending three years in a refugee camp
in Germany before resettling in the US. Today, at the age of 38
years old, she works as a psychotherapist specialising in trauma.
Many of her clients lived through war themselves.
Selma Bacevac e sua família escaparam da guerra na Bósnia-Herzegovina em 1994, passando três anos em um campo de refugiados na Alemanha antes de se reinstalarem nos EUA. Hoje, aos 38 anos, ela trabalha como psicoterapeuta especializada em traumas. Muitos de seus clientes viveram a guerra eles mesmos.
From the outside, Bacevac seems to epitomise how very re- ´
silient children, in particular, can be. But, she says, there’s also
what you don’t see. “As a child, when you don’t experience
safety, it affects your ability to relate to yourself,” she says.
De fora, Bacevac parece exemplificar o quão resilientes as crianças, em particular, podem ser. Mas, ela diz, também há o que você não vê. “Quando criança, quando você não experimenta segurança, isso afeta sua capacidade de se relacionar consigo mesmo”, ela diz.
“It
affects your ability to trust your environment. It affects your
ability to trust adults. We have a fear of commitment, fear of setting boundaries, fear of speaking up, fear of being seen. “It’s not
something you just get rid of. It’s something that stays with you.”
“Isso afeta sua capacidade de confiar em seu ambiente. Isso afeta sua capacidade de confiar em adultos. Temos medo de compromisso, medo de estabelecer limites, medo de falar, medo de ser visto. “Não é algo do qual você simplesmente se livra. É algo que fica com você.”
It’s common, particularly in the wake of (or alongside) a
crisis like war or a natural disaster, to hear that children are resilient. That’s true, say experts – children can have the ability
to overcome serious hardship, particularly if they benefit from
particular protective factors, like a close bond with a present caregiver.
É comum, principalmente após (ou junto com) uma crise como uma guerra ou um desastre natural, ouvir que as crianças são resilientes. Isso é verdade, dizem os especialistas — as crianças podem ter a capacidade de superar sérias dificuldades, principalmente se elas se beneficiarem de fatores de proteção específicos, como um vínculo próximo com um cuidador presente.
At the same time, decades of research has found that
various types of trauma experienced in childhood – even in infancy – can rewire a child’s nervous system, changing the path
of their development, their risk for psychological disorders and,
even, their physical health long-term.
[...]
Ao mesmo tempo, décadas de pesquisa descobriram que vários tipos de traumas vivenciados na infância — mesmo na infância — podem religar o sistema nervoso de uma criança, mudando o caminho de seu desenvolvimento, seu risco de transtornos psicológicos e, até mesmo, sua saúde física a longo prazo.
- Fonte: https://www.bbc.com/future/article/20240220-ukraine-and-gaza-the-hidden-effects-of-war-trauma-on-children. Acessado em 19/03/2024.
46 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) Sobre a resiliência de crianças que convivem com guerras, Bacevac afirma que elas:
(A) raramente conseguem superar traumas vividos por longos
períodos.
(B) são as primeiras afetadas por danos físicos e psicológicos.
(C) conseguem superar os traumas desde que haja uma rede de
apoio que as ajude.
(D) não superam os traumas e t ˜ em dificuldade de se relacionar ˆ
com estranhos.
(E) lidam bem com os traumas sem riscos aparentes de problemas psicológicos.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Sobre a resiliência de crianças que convivem com guerras, Bacevac afirma que elas:
(A) raramente conseguem superar traumas vividos por longos períodos.
(B) são as primeiras afetadas por danos físicos e psicológicos.
(C) conseguem superar os traumas desde que haja uma rede de apoio que as ajude.
(D) não superam os traumas e t ˜ em dificuldade de se relacionar ˆ com estranhos.
(E) lidam bem com os traumas sem riscos aparentes de problemas psicológicos.
47 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) De acordo com Bacevac, uma criança que não se sente segura:
(A) pode não confiar em seus sentimentos.
(B) se relaciona bem com outras crianças.
(C) mostra eloquência quando é preciso.
(D) apresenta dificuldades de comprometimento.
(E) tem medo de mostrar empatia.
Comentários e Gabarito D
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
De acordo com Bacevac, uma criança que não se sente segura:
(A) pode não confiar em seus sentimentos.
(B) se relaciona bem com outras crianças.
(C) mostra eloquência quando é preciso.
(D) apresenta dificuldades de comprometimento.
(E) tem medo de mostrar empatia.
48 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) Sobre os traumas vividos na infância, o texto afirma que:
(A) podem afetar tanto a mente como o corpo.
(B) se refletem nos distúrbios psicológicos na idade adulta. ´
(C) só causam danos quando são vividos na tenra infância.
(D) são irreversíveis e se apresentam mais cedo ou mais tarde.
(E) podem ser superados com ajuda profissional constante.
Comentários e Gabarito A Sobre os traumas vividos na infância, o texto afirma que:
(A) podem afetar tanto a mente como o corpo.
(B) se refletem nos distúrbios psicológicos na idade adulta. ´
(C) só causam danos quando são vividos na tenra infância.
(D) são irreversíveis e se apresentam mais cedo ou mais tarde.
(E) podem ser superados com ajuda profissional constante.
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 2:
Many children must live with the trauma of war.
Muitas crianças devem viver com o trauma da guerra.
Here’s how
to help them (Part II)
Veja como ajudá-las (Parte II)
More than half of Ukraine’s children were displaced within
the first month of the war with Russia following the full scale
invasion in 2022, according to Unicef, while more than 500 children have been killed and more than 1,100 injured, mainly from
bombing of Ukraine’s cities.
Mais da metade das crianças da Ucrânia foram deslocadas no primeiro mês da guerra com a Rússia após a invasão em grande escala em 2022, de acordo com a Unicef, enquanto mais de 500 crianças foram mortas e mais de 1.100 ficaram feridas, principalmente por bombardeios nas cidades da Ucrânia.
In the Gaza Strip, called “the most
dangerous place in the world to be a child” by Unicef spokesperson James Elder, the agency estimates that 850,000 children have
been uprooted and lost their homes.
Na Faixa de Gaza, chamada de “o lugar mais perigoso do mundo para ser criança” pelo porta-voz da Unicef, James Elder, a agência estima que 850.000 crianças foram desarraigadas e perderam suas casas.
More than 11,000 children
in Gaza are estimated to have been killed in Israeli attacks since
the war there began in October 2023, according to figures from
health officials in Gaza, a number that does not count those under
the rubble or deaths from other war-related causes like starvation
or lack of healthcare.
Estima-se que mais de 11.000 crianças em Gaza tenham sido mortas em ataques israelenses desde o início da guerra em outubro de 2023, de acordo com dados de autoridades de saúde em Gaza, um número que não inclui aqueles sob os escombros ou mortes por outras causas relacionadas à guerra, como fome ou falta de assistência médica.
- "starvation" – fome.
Perhaps twice that many may have lost at least one or both
parents, says the non-profit Euro-Mediterranean Human Rights
Monitor. In Israel, up to 40 of 253 people taken hostage and
around 30 of those killed by Hamas were children, while some
126,000 Israelis, including thousands of children, have been displaced from their homes during the war.
Talvez o dobro disso tenha perdido pelo menos um ou ambos os pais, diz o Euro-Mediterranean Human Rights Monitor, uma organização sem fins lucrativos. Em Israel, até 40 das 253 pessoas tomadas como reféns e cerca de 30 das mortas pelo Hamas eram crianças, enquanto cerca de 126.000 israelenses, incluindo milhares de crianças, foram deslocados de suas casas durante a guerra.
In Sudan, around four
million children have been displaced by the war that broke out in
the country last year, with “terrifying numbers of children killed,
raped or recruited” and more than 700,000 likely to suffer from
severe malnutrition, according to Unicef.
Such war-exposed children, who often experience multiple traumatic events simultaneously, are at far higher risks of
psychological disorders including Post-traumatic stress disorder
(PTSD), depression and anxiety.
No Sudão, cerca de quatro milhões de crianças foram deslocadas pela guerra que eclodiu no país no ano passado, com “números assustadores de crianças mortas, estupradas ou recrutadas” e mais de 700.000 provavelmente sofrerão de desnutrição grave, de acordo com a Unicef. Essas crianças expostas à guerra, que frequentemente vivenciam múltiplos eventos traumáticos simultaneamente, correm riscos muito maiores de transtornos psicológicos, incluindo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão e ansiedade.
They also tend to have poorer long-term physical health.
Elas também tendem a ter uma saúde física mais precária a longo prazo.
For example, research done on German children who experienced trauma during World War Two found that, when they were
elderly, children were twice as likely to experience congestive
heart failure, three-and-a-half times more likely to have a stroke
and five times more likely to get cancer, among other health problems.
Por exemplo, uma pesquisa feita com crianças alemãs que sofreram traumas durante a Segunda Guerra Mundial descobriu que, quando eram idosas, as crianças tinham duas vezes mais probabilidade de sofrer insuficiência cardíaca congestiva, três vezes e meia mais probabilidade de sofrer um derrame e cinco vezes mais probabilidade de ter câncer, entre outros problemas de saúde.
Fonte: https://www.bbc.com/future/article/20240220-ukraine-and-gaza-the-hidden-effects-of-war-trauma-on-children. Acessado
em 9/03/2024.
49 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) De acordo com o texto, o numero de crianças mortas nos ataques a Faixa de Gaza:
(A) E o dobro das que morreram na guerra da Rússia contra a Ucrânia.
(B) Passa de onze mil, pois não são contabilizadas as que morreram de fome.
(C) Chegou a onze mil incluindo as que morreram por falta de
assistência médica.
(D) Supera o numero de adultos mortos na guerra da Rússia contra a Ucrânia.
(E) E equivalente ao número de mortes de crianças na guerra do Sudão.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
De acordo com o texto, o numero de crianças¸as mortas nos ataques a Faixa de Gaza:
(A) E o dobro das que morreram na guerra da Rússia contra a Ucrânia.
(B) Passa de onze mil, pois não são contabilizadas as que morreram de fome.
(C) Chegou a onze mil incluindo as que morreram por falta de assistência médica.
(D) Supera o numero de adultos mortos na guerra da Rússia contra a Ucrânia.
(E) E equivalente ao número de mortes de crianças na guerra do Sudão.
50 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) Sobre as crianças israelitas, o texto diz
que:
(A) milhares tiveram que sair de suas casas por causa da
guerra.
(B) não foram alvo do grupo terrorista Hamas.
(C) tem sofrido tanto quanto as de Gaza e as do Sudão.
(D) algumas foram sequestradas mas logo devolvidas aos pais.
(E) passaram fome enquanto estiveram em cativeiros em Gaza.
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Sobre as crianças israelitas, o texto diz que:
(A) milhares tiveram que sair de suas casas por causa da guerra.
(B) não foram alvo do grupo terrorista Hamas.
(C) tem sofrido tanto quanto as de Gaza e as do Sudão.
(D) algumas foram sequestradas mas logo devolvidas aos pais.
(E) passaram fome enquanto estiveram em cativeiros em Gaza.
51 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) O texto relata a fome que assola as
crianças em/na/no:
(A) Ucrânia e Sudão.
(B) Israel e Ucrânia.
(C) Gaza e Ucrânia.
(D) Sudão e Gaza.
(E) Israel e Sudão.
Comentários e Gabarito D
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
O texto relata a fome que assola as crianc¸as em/na/no:
(A) Ucrânia e Sudão.
(B) Israel e Ucrânia.
(C) Gaza e Ucrânia.
(D) Sudão e Gaza.
(E) Israel e Sudão.
52 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) Além de depressão, stress pós-traumático e ansiedade, adultos que passaram por situações traumáticas na infância são mais suscetíveis
a apresentarem que outros problemas de saúde?
(A) Insonia, diabetes e AVC.
(B) Hipocondria, problemas cardíacos e câncer.
(C) AVC, insonia e Alzheimer.
(D) Doença de Parkinson, Alzheimer e AVC.
(E) Problemas cardíacos, AVC e câncer.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Além de depressão, stress pós-traumático e ansiedade, adultos que passaram por situações traumáticas na infância são mais suscetíveis a apresentarem que outros problemas de saúde?
(A) Insonia, diabetes e AVC.
(B) Hipocondria, problemas cardíacos e câncer.
(C) AVC, insonia e Alzheimer.
(D) Doença de Parkinson, Alzheimer e AVC.
(E) Problemas cardíacos, AVC e câncer.
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 3:
Many children must live with the trauma of war.
Muitas crianças devem viver com o trauma da guerra.
Here’s how to help them (Part III)
Veja como ajudá-las (Parte III)
“Trauma is a clinical category,” says Joerg Fegert, director of
the clinic of child and adolescent psychiatry at Germany’s Ulm
University Hospital and co-author of a recent review of war’s
impact on children’s mental health.
“O trauma é uma categoria clínica”, diz Joerg Fegert, diretor da clínica de psiquiatria infantil e adolescente do Hospital Universitário de Ulm, na Alemanha, e coautor de uma revisão recente sobre o impacto da guerra na saúde mental das crianças.
“Trauma is a special reaction
of the psyche to a potentially life-threatening event”.
“Often, people, if they talk about trauma, they talk about
potentially traumatic situations – being confronted with war, for
example. But not everybody who is confronted with these situations shows symptoms of post-traumatic stress disorder or trauma
disorders.”
“Trauma é uma reação especial da psique a um evento potencialmente ameaçador à vida”. “Frequentemente, as pessoas, se falam sobre trauma, falam sobre situações potencialmente traumáticas – ser confrontado com uma guerra, por exemplo. Mas nem todos que são confrontados com essas situações mostram sintomas de transtorno de estresse pós-traumático ou transtornos de trauma.”
There has been increasing interest in what makes some children more resilient to such incidents than others. One major
factor that has been found, among others, is whether they have
access to a supportive, calming caregiver, which seems to “buffer” a child’s physiological threat response.
Tem havido um interesse crescente no que torna algumas crianças mais resilientes a tais incidentes do que outras. Um fator importante que foi descoberto, entre outros, é se elas têm acesso a um cuidador de apoio e calmante, o que parece "amortecer" a resposta fisiológica de ameaça de uma criança.
At the same time, resilience, as researchers define it, doesn’t
always offer the whole picture – and can change over time. In
one study, for example, Fegert found that 40% of children in
juvenile justice and welfare settings had few or no psychiatric symptoms.
Ao mesmo tempo, a resiliência, como os pesquisadores a definem, nem sempre oferece o quadro completo – e pode mudar ao longo do tempo. Em um estudo, por exemplo, Fegert descobriu que 40% das crianças em ambientes de justiça juvenil e bem-estar tinham poucos ou nenhum sintoma psiquiátrico.
At a 10-year follow-up, 28% of those had developed
symptoms.
Em um acompanhamento de 10 anos, 28% deles desenvolveram sintomas.
It can go the other way, too: around half of those
children classed as having “multi-problem” symptoms transitioned to the “low-symptom” category during the 10-year study.
O mesmo pode acontecer no sentido inverso: cerca de metade das crianças classificadas como tendo sintomas de “multiproblemas” transitaram para a categoria de “poucos sintomas” durante o estudo de 10 anos.
In situations of complex trauma, it’s also unrealistic to expect
children to show “resilience” in the way that the general public
might understand it – returning to how everything was before,
experts say.
Melissa Brymer, director of the terrorism and disaster programe for the University of California, Los Angeles and Duke
University National Child Traumatic Stress Network in the US,
supports communities in the aftermath of crises like school shootings or natural disasters.
Em situações de trauma complexo, também não é realista esperar que as crianças demonstrem “resiliência” da maneira que o público em geral pode entender – retornando a como tudo era antes, dizem os especialistas. Melissa Brymer, diretora do programa de terrorismo e desastres da University of California, Los Angeles e da Duke University National Child Traumatic Stress Network nos EUA, apoia comunidades após crises como tiroteios em escolas ou desastres naturais.
“There’s trauma, but there’s also grief,”
she says. “The essence of resilience is that you ’bounce back’.
But you don’t bounce back from, say, the death of a loved one.
You make meaning. You honour what that person meant for you.
You learn ways to adjust to that person not being here.”
“Há trauma, mas também há tristeza”, ela diz. “A essência da resiliência é que você ‘se recupera’. Mas você não se recupera, digamos, da morte de um ente querido. Você cria significado. Você honra o que aquela pessoa significou para você. Você aprende maneiras de se ajustar à ausência daquela pessoa.”
Similarly, in crises that present so many traumatic experiences at once, such as war, it’s unrealistic to think lives can go back to “normal” after, experts say.
Da mesma forma, em crises que apresentam tantas experiências traumáticas ao mesmo tempo, como a guerra, não é realista pensar que as vidas podem voltar ao "normal" depois, dizem os especialistas.
“When we talk about the impact of war on children, certainly
we’re talking about threats to life, and survival, and injury,” says
Betancourt. “But we’re also talking about the destruction of the
fabric of day-to-day life.”
“Quando falamos sobre o impacto da guerra nas crianças, certamente estamos falando sobre ameaças à vida, sobrevivência e ferimentos”, diz Betancourt. “Mas também estamos falando sobre a destruição do tecido da vida cotidiana.”
Children might lose caregivers, stop
attending school or lose their homes. It’s not just that these compounded traumas put them at higher risks of poorer development
outcomes, but “we have to think about what this means for identity and meaning-making”.
As crianças podem perder cuidadores, parar de frequentar a escola ou perder suas casas. Não é apenas que esses traumas compostos as colocam em maiores riscos de resultados de desenvolvimento mais pobres, mas “temos que pensar sobre o que isso significa para a identidade e a construção de significado”.
The idea that these crises create some kind of “lost generation” is inaccurate, even offensive, experts say. At the same time,
to support children experiencing trauma, it isn’t enough just to
rely on the idea that “kids are resilient” and will bounce back
on their own.
A ideia de que essas crises criam algum tipo de “geração perdida” é imprecisa, até mesmo ofensiva, dizem os especialistas. Ao mesmo tempo, para apoiar crianças que vivenciam traumas, não basta apenas confiar na ideia de que “as crianças são resilientes” e se recuperarão sozinhas.
In particular, they say, from the get-go, the international community needs to not only focus on acute humanitarian needs like food and shelter, but also on the longer-term requirements of providing community and family support, traumainformed mental health and social services and lasting infrastructure like stable living conditions and medical care.
Em particular, eles dizem que, desde o início, a comunidade internacional precisa se concentrar não apenas nas necessidades humanitárias agudas, como comida e abrigo, mas também nas necessidades de longo prazo de fornecer apoio comunitário e familiar, serviços sociais e de saúde mental informados sobre traumas e infraestrutura duradoura, como condições de vida estáveis e assistência médica.
“Kids are
absolutely resilient,” says Brymer. “But we have to provide the
support to make sure that they can remain being resilient.”
“As crianças são absolutamente resilientes”, diz Brymer. “Mas temos que fornecer o suporte para garantir que elas possam continuar sendo resilientes.”
- Fonte: https://www.bbc.com/future/article/20240220-ukraine-and-gaza-the-hidden-effects-of-war-trauma-on-children. Acessado em 19/03/2024.
53 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) De acordo com o psiquiatra Joerg Fegert, os traumas:
(A) surgem logo depois de um evento potencialmente fatal.
(B) são sequelas daqueles que viveram episódios de risco de morte.
(C) podem não ocorrer em crianças que passaram por eventos violentos.
(D) são mais comuns em lugares onde há conflitos armados.
(E) acometem mais crianças do que adultos.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
54 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) Pesquisas a longo prazo concluíram
que os traumas em crianças:
(A) podem aumentar ou diminuir com o passar do tempo.
(B) tendem a diminuir consideravelmente logo apos o evento ´
traumático.
(C) tendem a aumentar consideravelmente na adolescência.
(D) permanecem com pouca alteração ao longo da vida.
(E) são incuráveis se surgirem na vida adulta.
Comentários e Gabarito A
55 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) A respeito da resiliência de crianças que passaram por episódios traumáticos e correto afirmar que:
(A) ajuda a dar novo significado a vida, apesar das perdas sofridas.
(B) espera-se que seja de curto prazo, caso nao haja suporte terapêutico.
(C) e uma característica genética, mas aprimorada com terapia ocupacional.
(D) e aprendida em centros de apoio psiquiátricos.
(E) significa voltar a ser o que era antes do evento traumâtico.
Comentários e Gabarito A
56 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) De acordo com o texto, NÃO é uma forma de ajudar as crianças serem resilientes:
(A) dar apoio a família e a comunidade.
(B) providenciar comida e abrigo.
(C) fornecer serviços de apoio social e psicologico.
(D) cuidados médicos e boa condição de vida.
(E) auxílio financeiro para compra de material escolar.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 4:
Hole in the World (Anthony Alessandrini)
Buraco no Mundo (Anthony Alessandrini)
For Refaat Alareer
On the day you were murdered
No dia em que você foi assassinado
I did many of the things you would have done if alive—
Eu fiz muitas das coisas que você teria feito se estivesse vivo —
woke up, kissed my daughter, went to work, taught a few curious souls a little about reading a poem—
acordei, beijei minha filha, fui trabalhar, ensinei algumas almas curiosas um pouco sobre a leitura de um poema
then read the news in which your name appeared without you there anymore.
então leia a notícia em que seu nome apareceu sem você estar mais lá.
Your assassins were thorough. On the day you were murdered I was not.
Seus assassinos foram meticulosos. No dia em que você foi assassinado, eu não fui.
I came home and read to my daughter and made her supper.
Cheguei em casa, li para minha filha e preparei o jantar para ela.
Whatever your killers could have accused you of—
Seja lá o que seus assassinos poderiam ter acusado você
being a poet, being a teacher, being a lover of the world and a hater of those killers by the numbers— that’s me too.
ser um poeta, ser um professor, ser um amante do mundo e um odiador desses assassinos pelos números — esse sou eu também.
But I’m here where the bombs began their journey, not there where they found their final home.
Mas estou aqui onde as bombas começaram sua jornada, não onde elas encontraram seu lar definitivo.
Therefore: I’m alive
while you are not.
[...]
Portanto: eu estou vivo enquanto você não está.
- Fonte: https://www.jadaliyya.com/Details/45682. Acessado em 19/03/2024.
57 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) No poema Hole in the World, o autor:
(A) descreve as atividades diarias de um amigo.
(B) narra a morte de um amigo com naturalidade.
(C) discorre sobre suas aulas de literatura.
(D) tem apreço as atividades cotidianas.
(E) não mora na mesma cidade da vítima.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
58 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2) Apos ler o poema, é possível perceber
que:
(A) o autor e a vítima tinham o mesmo ponto de vista político.
(B) a bomba atingiu o autor por que ele morava perto da vítima.
(C) os assassinos são professores e poetas em suas cidades natais.
(D) o assassinato não foi relacionado com vieses políticos.
(E) são tecidas críticas aos sistemas políticos.
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 5:
Civil War
Guerra Civil
(Guns N’ Roses)
Look at your young men fighting
Olhe para seus jovens lutando
Look at your women crying
Olhe para suas mulheres chorando
Look at your young men dying
Olhe para seus jovens morrendo
The way they’ve always done before
Do jeito que sempre fizeram antes
Look at the hate we’re breeding
Olhe para o ódio que estamos gerando
Look at the fear we’re feeding
Olhe para o medo que estamos alimentando
Look at the lives we’re leading
Olhe para as vidas que estamos levando
The way we’ve always done before
[...]
Do jeito que sempre fizemos antes
Fonte: https://www.letras.mus.br/guns-n-roses/17113/. Acessado em 19/03/2024
59 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2)
A musica Civil War, da banda Guns N’
Roses, retrata:
(A) a visao melancólica do soldado em campo de batalha.
(B) a violência dos soldados que cumprem ordens.
(C) uma crítica a repetição de fatos a conhecidos e inalterados.
(D) um elogio aos soldados que lutam pelo seus pais e pelo seu
povo.
(E) a fragilidade das mulheres em tempos de guerra.
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 6:
Imagine
Imagine
(John Lennon)
Imagine there’s no heaven
Imagine que não há céu
It’s easy if you try
É fácil se você tentar
No hell below us
Nenhum inferno abaixo de nós
Above us, only sky
Acima de nós, apenas o céu
Imagine all the people
Imagine todas as pessoas
Livin’ for today
Vivendo o hoje
Imagine there’s no countries
Imagine que não há países
It isn’t hard to do
Não é difícil de fazer
Nothing to kill or die for
Nada para matar ou morrer
And no religion, too
E nenhuma religião também
Imagine all the people
Imagine todas as pessoas
Livin’ life in peace
Vivendo a vida em paz
You may say I’m a dreamer
Você pode dizer que sou um sonhador
But I’m not the only one
Mas eu não sou o único
I hope someday you’ll join us
Espero que um dia você se junte a nós
And the world will be as one
E o mundo será um só
Imagine no possessions
Imagine nenhuma posse
I wonder if you can
Eu me pergunto se você pode
No need for greed or hunger
Não há necessidade de ganância ou fome
A brotherhood of man
Uma irmandade de homens
Imagine all the people
Imagine todas as pessoas
Sharing all the world
Compartilhando o mundo todo
You may say I’m a dreamer
Você pode dizer que sou um sonhador
But I’m not the only on
Mas eu não sou o único
I hope someday you’ll join us
Espero que um dia você se junte a nós
And the world will live as one
E o mundo viverá como um só
Fonte: https://www.letras.mus.br/john-lennon/90/. Acessado em 19/03/2024
60 – (URCA/CE-VESTIBULAR-2024.2)
Em Imagine, canção gravada por John Lennon em 1971, o cantor critica:
(A) as batalhas travadas em nome de Deus.
(B) os ateus que rejeitam qualquer religião.
(C) o desapego aos bens materiais.
(D) a utopia da paz mundial.
(E) o capitalismo e as religiões.
Em Imagine, canção gravada por John Lennon em 1971, o cantor critica:
(A) as batalhas travadas em nome de Deus.
(B) os ateus que rejeitam qualquer religião.
(C) o desapego aos bens materiais.
(D) a utopia da paz mundial.
(E) o capitalismo e as religiões.
teste