❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: FICSAE-2017-ALBERT EINSTEIN-SP-2017-VESTIBULAR INVERNO.
www.cespe.unb.br
❑ ESTRUTURA-PROVA-ABIN-2008:
➭ 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
➭ Text (1) – | Cartaz | www.dailymail.co.uk |
➭ Text (2) – | New Zealand passport robot tells applicant of Asian descent to open eyes | www.reuters.com |
➭ Text (3) – | Exposure to Blue and Ultraviolet Light, as in Sunlight, Could Boost Immunity | www.newsweek.
com. |
com. |
➭ Text (4) – | Mapa | www.indy100.com |
➭ Text (5) – | Cartoon | http://blogpeda.ac-poitiers.fr/ |
❑ TEXTO 1:
Assinale a alternativa que corresponde à informação NÃO contida no texto.
A) Nunca foram registradas temperaturas tão altas quanto às de 2016.
B) As temperaturas atingiram recordes de calor por três anos seguidos.
C) As temperaturas médias da terra em 2016 foram mais altas do que as do século XX.
D) O órgão “US National Oceanic and Atmospheric Administration” responsabiliza atividades humanas pelas altas temperaturas.
👍 Comentários e Gabarito D
TÓPICO - COMPREENSÃO TEXTUAL :
Assinale a alternativa que corresponde à informação NÃO contida no texto.A) Nunca foram registradas temperaturas tão altas quanto às de 2016. (CORRETA ➭ “2016 was the hottest year EVER
recorded”)
B) As temperaturas atingiram recordes de calor por três anos seguidos. (CORRETA ➭ “Temperatures hit a record high for the third year in a row”)
C) As temperaturas médias da terra em 2016 foram mais altas do que as do século XX. (CORRETA ➭ “Average surface temperatures in 2016 were 0.94ºC (1.69ºF) above the 20th-century”)
D) O órgão “US National Oceanic and Atmospheric Administration” responsabiliza atividades humanas pelas altas temperaturas. (INCORRETA)
B) As temperaturas atingiram recordes de calor por três anos seguidos. (CORRETA ➭ “Temperatures hit a record high for the third year in a row”)
C) As temperaturas médias da terra em 2016 foram mais altas do que as do século XX. (CORRETA ➭ “Average surface temperatures in 2016 were 0.94ºC (1.69ºF) above the 20th-century”)
D) O órgão “US National Oceanic and Atmospheric Administration” responsabiliza atividades humanas pelas altas temperaturas. (INCORRETA)
❑ TEXTO 2:
[http://www.reuters.com/article/us-newzealand-passport-error-idUSKBN13W0RL] Acessado em 15/03/2017
👉 Questão 22 :O candidato não conseguiu colocar a foto no passaporte porque
A) excedeu o número de tentativas que a máquina permitia.
B) possivelmente não teve suas características étnico-raciais reconhecidas pelo programa.
C) não observou os critérios técnicos necessários para poder completar o procedimento.
D) ignorou a necessidade de percorrer os itens constantes dos aspectos de segurança antes de fazer a próxima tentativa.
👍 Comentários e Gabarito B
O candidato não conseguiu colocar a foto no passaporte porque
A) excedeu o número de tentativas que a máquina permitia.
B) possivelmente não teve suas características étnico-raciais reconhecidas pelo programa.
C) não observou os critérios técnicos necessários para poder completar o procedimento.
D) ignorou a necessidade de percorrer os itens constantes dos aspectos de segurança antes de fazer a próxima tentativa.
❑ TEXTO 3:
Assinale a alternativa que corresponde à informação contida no texto.
A) Enquanto a luz ultra-violeta é reconhecidamente responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer, pesquisadores têm usado a luz azul para tratá-los.
B) O estudo evidencia que o valor da aplicação da luz azul supera em muito o da aplicação do raio ultra-violeta no tratamento de doenças de pele e até mesmo câncer.
C) O experimento cujos dados corroboram a importância da ação da luz solar sobre o sistema imunológico foi publicado justamente no início de mais um inverno com sol escasso.
D) Há muito se sabe dos benefícios do sol para a fixação da vitamina D no organismo; tal estudo da Georgetown University Medical Center confirma essa informação.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
A) Enquanto a luz ultra-violeta é reconhecidamente responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer, pesquisadores têm usado a luz azul para tratá-los.
B) O estudo evidencia que o valor da aplicação da luz azul supera em muito o da aplicação do raio ultra-violeta no tratamento de doenças de pele e até mesmo câncer.
C) O experimento cujos dados corroboram a importância da ação da luz solar sobre o sistema imunológico foi publicado justamente no início de mais um inverno com sol escasso.
D) Há muito se sabe dos benefícios do sol para a fixação da vitamina D no organismo; tal estudo da Georgetown University Medical Center confirma essa informação.
Exposure to Blue and Ultraviolet Light, as in
Sunlight, Could Boost Immunity
By Stav Ziv On 1/11/17
Researchers at Georgetown University Medical Center chose the start of yet another
sun-starved winter to publish a study showing that exposure to blue light and
ultraviolet light increases the movement of T cells, a key part of the immune system.
Sunlight, therefore, could be an immune booster.
The researchers isolated T cells from human blood and mice and grew them in dishes
in the laboratory. When they shined either UV or blue light on the cells, the cells
became activated and moved more quickly. Although both UV and blue light increased
the cells’ movement, focus was given to the potential benefits of blue light for two
reasons: UV light is known to cause cancer, and it reaches only the outermost layer of
skin, the epidermis. Blue light can reach deeper to the second layer, the dermis, where
most of the skin’s T cells are located. If light could spur these immune cells to get to
an infection more quickly, it could be leveraged via lamps to boost immunity and help
treat skin diseases or even cancer.
[http://www.newsweek.
com/2017/01/20/sunlight-exposure-blue-ultraviolet-light-boost-immunity-541188.html ].
Acessado em 12/01/2017. Modificado
para fins educacionais.
👉 Questão 23 :Assinale a alternativa que corresponde à informação contida no texto.
A) Enquanto a luz ultra-violeta é reconhecidamente responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer, pesquisadores têm usado a luz azul para tratá-los.
B) O estudo evidencia que o valor da aplicação da luz azul supera em muito o da aplicação do raio ultra-violeta no tratamento de doenças de pele e até mesmo câncer.
C) O experimento cujos dados corroboram a importância da ação da luz solar sobre o sistema imunológico foi publicado justamente no início de mais um inverno com sol escasso.
D) Há muito se sabe dos benefícios do sol para a fixação da vitamina D no organismo; tal estudo da Georgetown University Medical Center confirma essa informação.
👍 Comentários e Gabarito C
A) Enquanto a luz ultra-violeta é reconhecidamente responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer, pesquisadores têm usado a luz azul para tratá-los.
B) O estudo evidencia que o valor da aplicação da luz azul supera em muito o da aplicação do raio ultra-violeta no tratamento de doenças de pele e até mesmo câncer.
C) O experimento cujos dados corroboram a importância da ação da luz solar sobre o sistema imunológico foi publicado justamente no início de mais um inverno com sol escasso.
D) Há muito se sabe dos benefícios do sol para a fixação da vitamina D no organismo; tal estudo da Georgetown University Medical Center confirma essa informação.
❑ TEXTO 4:
Every map you look at is wrong By Wil Jones in offbeat
Everyone knows what a map of the world looks like,
right? It’s probably been burnt into your retinas
since your school days.
The thing is, the image you think of what the world
looks like is actually pretty wrong. How come?
Well, as we’re sure you know, the Earth is spherical.
That means it is impossible to produce an accurate
flat image, showing the layout of countries as they
really are. It’s a hard concept to get your head
around with an actual globe in front of you.
De acordo com o texto:
A) As imagens de um globo terrestre não podem ser simplesmente transferidas para uma superfície plana sem distorções.
B) Imagens gravadas em nossas retinas não podem ser facilmente modificadas.
C) É impossível reproduzir as fronteiras exatas dos países porque a terra é redonda.
D) Se tentarmos representar o globo terrestre em uma superfície plana como a de um mapa mundi, alguns países terão suas formas mais alteradas do que outros.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
A) As imagens de um globo terrestre não podem ser simplesmente transferidas para uma superfície plana sem distorções.
B) Imagens gravadas em nossas retinas não podem ser facilmente modificadas.
C) É impossível reproduzir as fronteiras exatas dos países porque a terra é redonda.
D) Se tentarmos representar o globo terrestre em uma superfície plana como a de um mapa mundi, alguns países terão suas formas mais alteradas do que outros.
Every map you look at is wrong By Wil Jones in offbeat
[https://www.indy100.com/article/every-map-wrong-this-video-explains-why-7459106].
Acessado em 17/01/2017.
Modificado para fins educacionais.
👉 Questão 24 :De acordo com o texto:
A) As imagens de um globo terrestre não podem ser simplesmente transferidas para uma superfície plana sem distorções.
B) Imagens gravadas em nossas retinas não podem ser facilmente modificadas.
C) É impossível reproduzir as fronteiras exatas dos países porque a terra é redonda.
D) Se tentarmos representar o globo terrestre em uma superfície plana como a de um mapa mundi, alguns países terão suas formas mais alteradas do que outros.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito A
A) As imagens de um globo terrestre não podem ser simplesmente transferidas para uma superfície plana sem distorções.
B) Imagens gravadas em nossas retinas não podem ser facilmente modificadas.
C) É impossível reproduzir as fronteiras exatas dos países porque a terra é redonda.
D) Se tentarmos representar o globo terrestre em uma superfície plana como a de um mapa mundi, alguns países terão suas formas mais alteradas do que outros.
❑ TEXTO 5:
A imagem permite inferir que:
A) A tecnologia pode fazer aflorar o choque entre as gerações no ambiente escolar.
B) Além de não ter feito a tarefa, o aluno não demonstra qualquer preocupação com o fato.
C) O tema da redação é tão recorrente, que não consegue estimular o aluno a escrever.
D) A tecnologia está prejudicando a elaboração de textos escritos.
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
A imagem permite inferir que:
A) A tecnologia pode fazer aflorar o choque entre as gerações no ambiente escolar.
B) Além de não ter feito a tarefa, o aluno não demonstra qualquer preocupação com o fato.
C) O tema da redação é tão recorrente, que não consegue estimular o aluno a escrever.
D) A tecnologia está prejudicando a elaboração de textos escritos
[http://blogpeda.ac-poitiers.fr/coll-abbe-pierre-english]. Acessado em 10/03/2017
👉 Questão 25 :A imagem permite inferir que:
A) A tecnologia pode fazer aflorar o choque entre as gerações no ambiente escolar.
B) Além de não ter feito a tarefa, o aluno não demonstra qualquer preocupação com o fato.
C) O tema da redação é tão recorrente, que não consegue estimular o aluno a escrever.
D) A tecnologia está prejudicando a elaboração de textos escritos.
👍 Comentários e Gabarito A
A imagem permite inferir que:
A) A tecnologia pode fazer aflorar o choque entre as gerações no ambiente escolar.
B) Além de não ter feito a tarefa, o aluno não demonstra qualquer preocupação com o fato.
C) O tema da redação é tão recorrente, que não consegue estimular o aluno a escrever.
D) A tecnologia está prejudicando a elaboração de textos escritos