quinta-feira, 4 de outubro de 2012

UFG – 2008 – VESTIBULAR – PROCESSO SELETIVO – 1ª ETAPA – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFG-2008-VESTIBULAR-PROCESSO SELETIVO-1ª ETAPA-18/11/2007.

https://ufg.br
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Cartoon | Charlie Brown |
 Text (2) – Gender http://en.wikipedia.org./wiki/Gender |
 Text (3) – http://images.google.com.br |
 Text (4) – Death of a Salesman London: Penguin, 1962. p. 16-17 |
 Text (5) – http://jobs.guardian.co.uk |
 Text (6) – Cartoon The born loser | SPEAK UP |
❑ PROVA:
 GABARITO:
 TRADUÇÃO - TEXTO 1:
1º QUADRINHO:
➭ Dear Friend, this is a chain letter. – Caro amigo, esta é uma carta em cadeia.
❑ 2º QUADRINHO:
Copy this letter six times and send it to six of your friends. – Copia esta carta seis vezes e envia-a a seis dos teus amigos.
❑ 3º QUADRINHO:
➭ Dear Friend, this is a chain letter. – Caro amigo, esta é uma carta em cadeia.
❑ 4º QUADRINHO:
➭ Six times?!! – Seis vezes?!!

81 – (UFG- 2008-PS-1ªETAPA)
Charlie Brown’s anger is firstly showed in his
(A) eyes.
(B) shout.
(C) cry. 
(D) words.
(E) hand-writing.
 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
:
Charlie Brown’s anger is firstly showed in his
A raiva de Charlie Brown é mostrada pela primeira vez em seu(S), sua(s)
(A) eyes. – OLHOS.
(B) shout.– GRITO.
(C) cry.– CHORO. 
(D) words.– PALAVRAS.
(E) hand-writing.– CALIGRAFIA.

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
Since the 1950s, the term gender has been increasingly used to distinguish a social role (gender role) and/or personal identity (gender identity) from biological sex. Sexologist John Money wrote in 1955, “the term gender role is used to signify all those things that a person says or does to disclose himself or herself as having the status of boy or man, girl or woman, respectively.
Desde a década de 1950, o termo gênero tem sido cada vez mais usado para distinguir um papel social (papel de gênero) e/ou identidade pessoal (identidade de gênero) do sexo biológico. O sexólogo John Money escreveu em 1955, “o termo papel de gênero é usado para significar todas aquelas coisas que uma pessoa diz ou faz para se revelar como tendo o status de menino ou homem, menina ou mulher, respectivamente.
Elements of such a role include clothing, speech patterns, movement and other factors not solely limited to biological sex. Many societies categorize all individuals as either male or female – however, this is not universal. Some societies recognize a third gender – for instance, the Two-Spirit people of some indigenous American peoples, and hijras of India and Pakistan – or even a fourth or fifth.
Os elementos desse papel incluem o vestuário, os padrões de discurso, os movimentos e outros fatores que não se limitam apenas ao sexo biológico. Muitas sociedades classificam todos os indivíduos como masculinos ou femininos - no entanto, isto não é universal. Algumas sociedades reconhecem um terceiro gênero - por exemplo, o povo Two-Spirit de alguns povos indígenas americanos e os hijras da Índia e do Paquistão - ou mesmo um quarto ou quinto.
Such categories may be an intermediate state between male and female, a state of sexlessness, or a distinct gender not dependent on male and female gender roles.
Tais categorias podem ser um estado intermediário entre masculino e feminino, um estado de assexualidade ou um gênero distinto não dependente dos papéis de gênero masculino e feminino.
Joan Roughgarden argues that in some non-human animal species, there can also be said to be more than two genders, in that there might be multiple templates for behavior available to individual organisms with a given biological sex.
Joan Roughgarden argumenta que, em algumas espécies de animais não humanos, também pode haver mais de dois gêneros, pois pode haver vários modelos de comportamento disponíveis para organismos individuais com um determinado sexo biológico.
There is debate over to what extent gender is a social construct and to what extent it is a biological construct. One point of view in the debate is social constructionism, which suggests that gender is entirely a social construct.
Existe um debate sobre até que ponto o género é uma construção social e até que ponto é uma construção biológica. Um ponto de vista no debate é o construcionismo social, que sugere que o gênero é inteiramente uma construção social.
Contrary to social constructionism is essentialism, which suggests that it is entirely a biological construct. Others’ opinions on the subject lie somewhere in between.
Em oposição ao construcionismo social está o essencialismo, que sugere que o género é inteiramente uma construção biológica. As opiniões de outros sobre o assunto situam-se algures no meio.

Vocabulary:
disclose: mostrar
templates: padrões

82 – (UFG- 2008-PS-1ªETAPA)
In the first paragraph, gender role is defined as distinct from biological sex. Which of the following statements refers to biological sex rather than gender role?
(A) “Women take care of their children”.
(B) “Women support their families”.
(C) “Women discuss relationships”.
(D) “Women can become pregnant”.
(E) “Women wear dresses and skirts”.
 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
In the first paragraph, gender role is defined as distinct from biological sex. Which of the following statements refers to biological sex rather than gender role?
No primeiro parágrafo, o papel de gênero é definido como distinto do sexo biológico. Qual das seguintes afirmações se refere ao sexo biológico em vez do papel de gênero?
(A) “Women take care of their children”. – “As mulheres cuidam dos filhos”.
(B) “Women support their families”. – “As mulheres sustentam suas famílias”.
(C) “Women discuss relationships”. – “Mulheres discutem relacionamentos”.
(D) “Women can become pregnant”. – “As mulheres podem engravidar”.
(E) “Women wear dresses and skirts”. – “As mulheres usam vestidos e saias”.

83 – (UFG- 2008-PS-1ªETAPA)
O objetivo do segundo parágrafo é evidenciar que
(A) os indivíduos são categorizados como homem ou mulher conforme as crenças religiosas de cada grupo social.
(B) os papéis de gênero se diferem do sexo biológico na
espécie humana e em algumas espécies animais não-humanas.
(C) os estágios intermediários entre masculino e feminino são considerados uma fusão de ambos os sexos.
(D) a sexualidade e o comportamento de um indivíduo em diferentes sociedades são determinados pelo sexo biológico.
(E) em algumas espécies animais não-humanas há exemplos de indivíduos que sofrem mutação sexual.
 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
O objetivo do segundo parágrafo é evidenciar que...
❑ os papéis de gênero se diferem do sexo biológico na
espécie humana e em algumas espécies animais não-humanas, conforme o trecho:
➭ Joan Roughgarden argues that in some non-human animal species, there can also be said to be more than two genders, in that there might be multiple templates for behavior available to individual organisms with a given biological sex.


 TRADUÇÃO - TEXTO 3:
❑ 1ª PLACA - CRUNCH ZONE - ZONA DE REBENTAMENTO/TRITURAÇÃO:
➭ Cars parked here will be crushed while you dine or shop for staff. Have a nice day!
 Os carros estacionados aqui serão prensados enquanto você janta ou faz compras para o pessoal. 
❑ 2º QUADRINHO:
➭ Those who throw objects at the crocodiles, will be asked to retrieve them. – Aqueles que jogarem objetos nos crocodilos serão solicitados a recuperá-los.

84 – (UFG- 2008-PS-1ªETAPA)
Os dois textos têm em comum o fato de expressarem
(A) uma ameaça.
(B) um apelo.
(C) uma promessa.
(D) um conselho.
(E) uma ordem.
 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
Os dois textos têm em comum o fato de expressarem
❑ uma ameaça. 
➭ Cars parked here will be crushed.
➭ will be asked to retrieve them.

85 – (UFG- 2008-PS-1ªETAPA)
A segunda placa se difere da primeira porque
(A) apresenta como característica principal o humor
sarcástico.
(B) permite uma inferência precisa do estabelecimento
onde está colocada.
(C) se dirige a um interlocutor de uma determinada faixa
etária.
(D) orienta a respeito de um comportamento animal
específico.
(E) emprega uma linguagem mais objetiva, direta e
formal.
 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
A segunda placa se difere da primeira porque
❑ apresenta como característica principal o humor
sarcástico.
➭ Aqueles que jogarem objetos nos crocodilos serão solicitados a recuperá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário