sábado, 15 de agosto de 2015

UERJ-2016 – VESTIBULAR ESTADUAL – 1ª FASE – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – PROVA COM GABARITO & TEXTO TRADUZIDO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUERJ-2016-VESTIBULAR ESTADUAL-1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO-LÍNGUA INGLESA-14/06/2015.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 5 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text  – | Cartoon | Calvin and Hobbes |images1.fanpop.com |

 APRESENTAÇÃO DA PROVA:
 GABARITO:
 TRADUÇÃO - TEXTO:

1º QUADRINHO:
➭ It says here that "Religion is the opiate of the masses". What do you suppose that means?
 Diz aqui que "a religião é o ópio das massas". O que você acha que isso significa?
❑ 2º QUADRINHO:
 It means Karl Max had'n seen anything yet.
 Significa que Karl Marx ainda não viu nada.
❑ 3º QUADRINHO:
➭ What are you watching?
➭ O que você está assistindo?
❑ 4º QUADRINHO:
➭ Garbage. This show would insult a 6-year-old! And I should know. 
➭ Lixo. Este programa insultaria uma criança de 6 anos! E eu deveria saber.
❑ 5º QUADRINHO:
➭ So why watch it?
➭ Então, por que assistir?
 All the other shows are even worse.
➭ Todos os outros programas são ainda piores.
❑ 6º QUADRINHO:
 Why watch TV at all then?
➭ Por que assistir TV então?
 There's nothing to do.
➭ Não há nada para fazer.
❑ 7º QUADRINHO:
 Nothing to do?! You could read a book! Or write a letter! Or take a walk!
➭ Nada para fazer?! Você poderia ler um livro! Ou escreva uma carta! Ou fazer caminhada!
❑ 8º QUADRINHO:
 When you're old, you'll wish you had more than memories of this tripe to look back on.
➭ Quando você estiver velho, vai desejar ter mais do que memórias desta porcaria para recordar.
➭ Undoubtedly.
➭ Sem dúvida.
❑ 9º QUADRINHOO tigre Haroldo e o Calvin assistem ao programa de TV.
❑ 10º QUADRINHOO tigre Haroldo e o Calvin assistem ao programa de TV.

👉 Questão  17 :
Besides being funny, comics often expresses criticism.
The comic strip criticizes men’s incapacity to take the following action:

(A) fight what baffles them
(B) confront what fools them
(C) resist what alienates them
(D) avoid what confuses them

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA, IDIOMS
:
Besides being funny, comics often expresses criticism.
The comic strip criticizes men’s incapacity to take the following action:
Além de serem engraçados, os quadrinhos costumam expressar críticas.
 A história em quadrinhos critica a incapacidade do homem de realizar as seguintes ações:
(A) fight what baffles them (lutar contra o que os confunde)
(B) confront what fools them (confrontar o que os engana)
(C) resist what alienates them (resistir ao que os aliena)
(D) avoid what confuses them(evitar o que os confunde)

- EXPLANATION:
1) A leitura dos quadrinhos 1 e 2 permite a inferência: os meios de comunicação de massa funcionarão como o “ópio do povo”, ou seja, como uma forma de alienação.
2) Nos quadrinhos a seguir, o tigre Haroldo sugere que ao invés de assistir programa na TV, Calvin poderia ler um livro, ou escrever uma carta ou fazer caminhada!
3) Entretanto, apesar da crítica que o tigre Haroldo faz ao fato de Calvin estar assistindo a um programa ruim, nos quadrinhos 9 e 10, vê-se que o tigre Haroldo também sucumbe ao mesmo programa, reforçando a ideia da alienação.
4) Portanto, marque a opção (C), visto que o Cartoon diz respeito à incapacidade das pessoas resistirem ao que as aliena
.
👉 Questão  18 :
Consider the visual representation of the tiger in the comic strip. 
The effect of closeness between the tiger and the viewer is obtained in the panel below:
(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8
 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, INFERÊNCIA, IDIOMS
:
Consider the visual representation of the tiger in the comic strip. The effect of closeness between the tiger and the viewer is obtained in the panel below:
Considere a representação visual do tigre na história em quadrinhos. O efeito de proximidade entre o tigre e o espectador é obtido no painel abaixo:
(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8
- EXPLANATION:
1) Considerando a representação visual do tigre Haroldo no Cartoon, note que somente no 7º quadrinho, o corpo do tigre está ampliado e cortado, promovendo portanto um efeito de aproximação com o leitor.
2) Portanto o efeito de proximidade entre o tigre e o observador é obtido no painel 7.

👉 Questão  19 :
In the speech balloon of panel 1, the word that appears twice. The second that fulfils the following cohesive function:
(A) showing emphasis in speech
(B) refering back to the quotation
(C) pointing to the book in the picture
(D) linking main and subordinate clauses
 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - PRONOME "THAT"
:
- No balão de fala do painel 1, a palavra that aparece duas vezes.
- O segundo that cumpre a seguinte função coesiva:
(A) showing emphasis in speech
(B) refering back to the quotation
(C) pointing to the book in the picture
(D) linking main and subordinate clauses
- EXPLANATION:
• 1º quadrinho:
- It says here that "Religion is the opiate of the masses". What do you suppose that means?
- Diz aqui que "a religião é o ópio das massas". O que você acha que isso significa?
1) O 1º THAT usado como um pronome relativo para introduzir uma subordinate clause do tipo defining relative clause. 
2)  O 2º THAT usado como um pronome demonstrativo para se referir de volta a citação ''Religion is the opiate of the masses'.
3) Portanto, O segundo that cumpre a função coesiva de referir de volta a citação de Karl Max.

👉 Questão  20 :
And I should know. (panel 4)
Modal verbs can be used to refer to a speaker’s attitude.
The modal should indicates that Calvin believes his knowledge of the bad quality of the TV show would be characterized as:
(A) desirable
(B) probable
(C) surprising
(D) mandatory

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - MODAL VERB "SHOULD"
:
And I should know. (panel 4)
- Os verbos modais podem ser usados para se referir à atitude de um falante.
- O modal deve indicar que Calvin acredita que seu conhecimento da má qualidade do programa de TV seria caracterizado como:
(A) desirable
(B) probable
(C) surprising
(D) mandatory
- EXPLANATION:
• 4º quadrinho:
- Garbage. This show would insult a 6-year-old! And I should know. 
(Lixo. Este programa insultaria uma criança de 6 anos! E eu deveria saber.)
1) Calvin declara “And I should know.”
2) Note que o modal should indica o que é desejável, a coisa certa, ou seja, Calvin deveria levar em consideração a avaliação que ele mesmo faz do programa.
3) Entretanto, nos quadrinhos seguintes, observa-se que Calvin permanece assistindo ao programa.
4) Portanto should deve indicar que Calvin acredita que seu conhecimento da má qualidade do programa de TV seria caracterizado como desejável.
From: www.ldoceonline.com
👉 Questão  21 :
By establishing links between different parts of a text, one might guess the meaning of an unknown word.
Based on Calvin’s evaluation of the show he is watching, the meaning of the word tripe, in panel 8, is:
(A) fun
(B) trash
(C) pastime
(D) program
 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - VOCABULÁRIO "TRIPE"
:
-Ao estabelecer ligações entre diferentes partes de um texto, pode-se adivinhar o significado de uma palavra desconhecida.
-Com base na avaliação de Calvin do show que ele está assistindo, o significado da palavra tripe, no painel 8, é:
(A) fun – diversão
(B) trash – lixo
(C) pastime – passatempo
(D) program – programa
- EXPLANATION:
No 8º quadrinho, o vocábulo  tripe, que está precedido pelo pronome demonstrativo this remete ao programa assistido, dessa forma o tigre Haroldo retorna portanto ao discurso sobre a falta de qualidade dos programas de TV.
- Portanto, infere-se que tripe expressa algo ruim, desqualificado e dentre as opções, marque a (B), ou seja, trash (lixo).
• 8º quadrinho:
- When you're old, you'll wish you had more than memories of this tripe to look back on.
(Quando você estiver velho, vai desejar ter mais do que memórias desse lixo ao lembrar.)
- Undoubtedly.
(Sem dúvida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário