domingo, 24 de janeiro de 2016

MAKIYAMA-2015- Processo Seletivo DOCENTE DE INGLÊS da PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA/SP - Profº Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com Gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up dear friends!!!...How have you been?!
Neste post, veremos a Prova de INGLÊS do Processo Seletivo-MAKIYAMA-2015-PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA/SP–DOCENTE DE INGLÊS. Aplicação em 20/12/2015.
_____________________________________________________________________________
[a] Banca Organizadora do Concurso Público 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
👉10 Questões.
👉Reading Comprehension(Compreensão textual).
👉Use of english(uso do inglês).
_____________________________________________________________________________
[c]Dictionary:
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
http://www.thefreedictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄Verbos 
[to )
🔄Phrasal Verbs :
[to "]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
["]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
["]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
["]   
🔄Expressões com verbos com ING:
[."]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
["]
🔄Substantivos(NOUNS):
[]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas :
["]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
[]
🔄 Pronomes Relativos(who, which, whom, that) :
[.]
🔄 Coordination Conjunctions (for, and, nor, but, or, yet, so):
["]
🔄 Subordination Conjunctions (however/nonetheless/nevertheless/notwithstanding)-(although/though/even though)-(as if/as though)-(as/so long as/provided that)-(despite/in spite of)-(as)-(once)-(otherwise)-(unless)-(untill)-(when/by the time)-(whenever)-(whereas)-(while)-(so that/so as to/in order that/in order to)-(since):
[)
🔄 Correlative Conjunctions(not only...but also, both...and, as...as, either...or, wheter...or, neither...nor) :
["]
🔄 Preposition (in ➜ mês), (on ➜ dia/data), (at➜ hora/momento específico: at night, at midnight, at lunchtime) :
["]
🔄 Passive Voice: Verbo TO BE(no tempo verbal contextual)+VP no particípio passado. :
["]
🔄Expressões idiomáticas :
[)
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO:
["] 
🔄IF-CLAUSE:
["]
🔄Tax English - Expressões Técnicas na ÁREA DE TRIBUTAÇÃO:
["]
🔄Oil English - Expressões Técnicas na ÁREA DE PETRÓLEO :
["]
🔄Expressões Técnicas na ÁREA DE FINANÇAS :
["]
🔄Economy English - Expressões Técnicas na ÁREA DE ECONOMIA:
["]
🔄 Comparativos (superioridade) :
[a]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=proprietário 'S propriedade) ➜ relação de posse , parentesco ou autoria. :
["]
🔄 Afixos :
[]
🔄Expressões com frações/números:
[."]
🔄Questions:
["]
🔄Falso cognato:
[]
_____________________________________________________________________________
Agora vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
_____________________________________________________________________________
Texto para responder às questões de 31 a 34.
_____________________________________________________________________________
Brazil builds a series of dams in the Amazon Rainforest
_____________________________________________________________________________
Brazil is the biggest economy in Latin America. In order to keep up industrial growth and provide electricity for its large cities the country needs more and more energy. Recently the government has approved the construction of a series of hydroelectric power plants on the rivers of the Amazon rainforest. 

One of these projects, the Belo Monte Dam, is currently being built near the mouth of the Amazon River. When completed it will be the third largest hydroelectric power plant in the world – after the Three Gorges Dam in China and the Itaipu Dam, currently Brazil’s largest. For decades environmentalists have successfully blocked its construction. In 2010 the government finally gave a green light to building the dam, which will provide energy for Brazil’s mining industries.

Another giant dam is under construction on the Madeira River, one of the largest tributaries of the Amazon. When finished in 2015 50 turbines will be able to produce electricity, transporting it to the big cities in the southeastern part of the country, notably Sao Paolo. By 2025 over a hundred new dams will be constructed in the Amazon jungle. Many of the smaller dams are to regulate water and provide energy for smaller local industries.

Brazil’s energy ministry hopes that the country can increase its energy production by more than 50 per cent. As costs for fossil fuel plants are higher, only hydroelectric energy can produce the electricity that Brazil needs in the future.

Brazil’s energy plans are not without criticism. Environmentalists argue that the rainforest is one of the world’s last natural habitats.

It absorbs carbon dioxide, produces oxygen and regulates our climate. More than a fifth of the world’s freshwater comes from the Amazon basin. Those against the dams are worried about the indigenous people, who are being relocated to other areas and are forced to change their way of life. Many locals who live around the Jirau power plant complain that they cannot go hunting and fishing, as they used to. 

The government, however, sees many advantages in building the power plants. They not only produce clean and efficient energy, but also provide jobs for thousands of workers. Energy experts maintain that all the dams are being constructed in an environmentally-friendly way. Relocating thousands of people to new towns and giving them new houses at government costs is a small price to pay for the rewards Brazil’s economy will get in the future.
_____________________________________________________________________________
http://www.english-online.at/news-articles/business-economy/brazil-builds-dams-inamazon-rainforest.htm
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  31 :
Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
(A) A barragem de Belo Monte, que está sendo construída perto da foz do Rio Amazonas, será a maior usina hidrelétrica do mundo e, quando pronta, irá gerar energia para as indústrias de mineração do Brasil.
(B) Belo Monte ficaria pronta neste ano de 2015, e teria 50 turbinas capazes de produzir eletricidade e transportá-la, inclusive, para grandes cidades do Sudeste, principalmente São Paulo.
(C) Acredita-se que em 2025 mais de cem novas barragens serão construídas na Floresta Amazônica, sendo cinquenta por cento delas responsáveis por prover energia para as indústrias locais menores, e a outra metade responsável por gerar energia fossil. Que tem um custo mais alto.
(D) Os ambientalistas defendem que a construção das barragens irá piorar o clima e exterminar definitiva e rapidamente as florestas, a água e as populações indígenas da Amazônia, que se tornarão extintas por não terem como pescar ou caçar.
(E) O governo, não obstante a posição contrária dos ambientalistas, vê muitas vantagens na construção das hidrelétricas, que não só produzirão energia limpa e eficiente, mas, consequentemente, gerarão milhares de empregos.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  32 :
Considerando o contexto do texto, analise as palavras ou locuções e sua tradução: 
I freshwater – água doce
II power plant – usina energética
III Amazon basin – bacia amazônica
IV rainforest – floresta tropical
Está CORRETO o apresentado em
(A) I, II, III e IV.
(B) I, III e IV, apenas.
(C) III e IV, apenas.
(D) I, II e IV, apenas.
(E) II, III e IV, apenas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  33 :
As costs for fossil fuel plants are higher, only hydroelectric energy can produce the electricity that Brazil needs in the future. A conjunção sublinhada acima, no contexto, tem valor:
(A) Proporcional.
(B) Alternativo.
(C) Causal.
(D) Condicional.
(E) Conformativo.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  34 :
Considerando o contexto do texto, assinale a alternativa que traz a tradução mais adequada para o trecho a seguir: Brazil’s energy plans are not without criticism.
(A) As usinas de energia do Brasil estão sob críticas. (B) Os projetos energéticos do Brasil não estão isentos de críticas.
(C) Os esquemas energéticos do Brasil não são, nem de longe, confiáveis.
(D) As plantas energéticas do Brasil não estão sem desaprovação.
(E) Os planos de energia do Brasil não estão censurados.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  35 :
Em língua inglesa, são elementos articuladores do discurso:
I adjetivos;
II advérbios;
III conjunções;
IV numerais;
V pronomes.
Está CORRETO o que se afirma em:
(A) I, II, III, IV e V.
(B) II, III, IV e V, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) III e V, apenas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  36 :
Considerando o que se entende acerca dos dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental – Língua Estrangeira – sobre o conceito de “parceiro mais competente”, assinale a alternativa CORRETA:
(A) A estratégia de se considerar um outro aluno como par mais competente é adequada, pois a organização dos alunos em duplas, grupos ou em círculos são mais produtivas para o envolvimento dos alunos na interação, já que, pedagogicamente, a disposição dos arranjos espaciais em sala de aula influencia muito na aprendizagem e é suficiente para que essa interação ocorra.
(B) A estratégia de se considerar um outro aluno como par mais competente é adequada, pois, mesmo que esse par seja um colega de classe, isto é, uma criança, assim como o menos competente, haverá interação comunicativa entre os pares e a troca de experiências.
(C) A estratégia de se considerar um outro aluno como par mais competente é adequada, pois, assim foca-se na aprendizagem e no aluno, tal como propõe o referido documento acerca do ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
(D) Se o parceiro for um outro aluno, haverá, certamente, maior interação social, mas corre-se o risco de não haver avanço na comunicação, porque, de acordo com o referido documento, são os enunciados do professor que ajudam na construção do significado e no uso da língua.
(E) O professor pode optar por ser ele mesmo o parceiro mais competente ou permitir aos alunos que escolham um colega da classe, o que promoveria entre esses alunos maior interação social, mas que, de certo modo, que poderia salientar as diferenças de níveis de conhecimento existentes entre eles, o que atrapalharia a interação comunicativa.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  37 :
Considerando os elementos morfossintáticos, mais especificamente os prefixos de negação nos adjetivos em língua inglesa, pode-se afirmar que algo que não é lógico é:
(A) disllogical.
(B) unllogical.
(C) inllogical.
(D) allogical.
(E) illogical.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  38 :
Ao se trabalhar textos diversos com os alunos, o professor de língua inglesa pode conduzi-los dando pistas para que eles encontrem significados de palavras desconhecidas, seja pelo contexto ou por seu conhecimento prévio da língua, no lugar de traduzirem palavra por palavra. Duas estratégias de leitura muito conhecidas são Skimming e Scanning, utilizadas de acordo com o objetivo da leitura. Considerando tais estratégias, analise o que segue:
I Percepção de elementos tipográficos: fotografias, números, datas, fonte do texto etc.;
II Busca por informações detalhadas, já sabendo o que se procura;
III Leitura rápida, sem deter-se a um ponto específico;
IV Busca por palavras-chave e em destaque;
V Observação da estrutura textual;
VI Realização de Inferências;
VII Antecipação.
São estratégias referentes a Skimming as expostas em:
(A) I, II, III, IV, V, VI e VII.
(B) I, III, V, VI e VII, apenas.
(C) II, III, IV, V, VI e VII, apenas.
(D) II, IV, VI e VII, apenas.
(E) II, III, V e VI, apenas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  39 :
Leia as orações a seguir:
1. Preciso comprar outro mouse, pois este já está estragado.
2. Por gentileza, gostaria de dois hambúrgueres da promoção.
3. Vamos dar um up nos projetos nesta semana.
4. Não esqueça de deletar a pasta quando terminar a tarefa no computador Pode-se afirmar que:
I. Há nos enunciados um tipo de estrangeirismo chamado galicismo, no qual palavras de origem inglesa são empregadas com grande frequência na língua portuguesa.
II. Pode-se afirmar que apenas 1 e 2 sofreram o que se pode chamar de ‘aportuguesamento’, isto é, quando a palavra inglesa sofre uma espécie de adaptação de grafia e de pronúncia para o Português. III. Em 4, há a adaptação de um verbo em Inglês para o Português, em primeira conjugação, como todos os outros verbos que passam por esse mesmo processo.
Está CORRETO o apresentado em:
(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas
(C) II e III, apenas.
(D) I, apenas.
(E) III, apenas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  40 :
Considerando o que se entende acerca dos dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental – Língua Estrangeira –, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento de uma prática de ensino-aprendizagem reflexiva é essencial, sendo perfeitamente adaptável, mesmo com as diversas condições existentes em território nacional.
II. A aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a língua materna, é um direito de todo cidadão.
III. As línguas estrangeiras, como disciplinas, devem ser deslocadas da escola, pois, socialmente, o conhecimento dessas línguas é altamente prestigiado na sociedade.
IV. O papel da Língua Estrangeira na formação educacional deve ser restaurado.
Está DE ACORDO com o referido documento o apresentado em:
(A) I, II e IV.
(B) I, II, III e IV.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) II e IV, apenas
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário