segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE-OBJETIVA-LÍNGUA INGLESA-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PROVA COM GABARITO.

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➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE. Prova aplicada em 03/12/2017

➧ BANCA/ORGANIZADORDiretoria de Processos Seletivos - cops.uel.br/v2/.

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: 10 Multiple-Choice Questions (A,B,C,D,E).

➧ GABARITO:


01-E, 02-A, 03-B, 04-C, 05-E, 06-D, 07-D, 08-A, 09-C, 10-B 


➧ PROVA:

 TEXT 1: Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 04.


Life

Linus Pauling was born in Portland, Oregon, in the United States. His family came from a line of Prussian farmers, and his father worked as a pharmaceuticals salesman, among other things. After first studying at Oregon State University in Corvallis, Oregon, Linus Pauling earned his PhD from the California Institute of Technology in Pasadena, with which he maintained ties for the rest of his career. In the 1950s, Linus Pauling’s involvement in the anti-nuclear movement led to his being labeled a suspected communist, which resulted in his passport being revoked at times. Linus and Ava Helen Pauling had four children together.

Work

1954 Prize: The development of quantum mechanics during the 1920s had a great impact not only on the field of physics, but also on chemistry. During the 1930s Linus Pauling was among the pioneers who used quantum mechanics to understand and describe chemical bonding – that is, the way atoms join together to form molecules. Linus Pauling worked in a broad range of areas within chemistry. For example, he worked on the structures of biologically important chemical compounds. In 1951 he published the structure of the alpha helix, which is an important basic component of many proteins.

1962 Prize: The atom bombs dropped on Hiroshima and Nagasaki were a turning point in Linus Pauling’s life. Together with other scientists he spoke and wrote against the nuclear arms race, and he was a driving force in the Pugwash movement. It sought to reduce the role of nuclear arms in international politics and was awarded the Peace Prize in 1995. In 1959, Linus Pauling drafted the famous “Hiroshima Appeal”, the concluding document issued after the Fifth World Conference against Atomic and Hydrogen Bombs. He was one of the prime movers who urged the nuclear powers the USA, the Soviet Union and Great Britain to conclude a nuclear test ban treaty, which entered into force on 10 October 1963. On the same day, the Norwegian Nobel Committee announced that Linus Pauling had been awarded the Peace Prize that had been held over from 1962.
(Adaptado de: Linus Pauling - Facts. In: Nobelprize.org. (web) Nobel Media AB 2014. 
Disponível em:
<http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/
peace/laureates/1962/pauling-facts.html>.
Acesso em: 2 jul. 2017.)

01
  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Sobre a vida de Linus Pauling, considere as afirmativas a seguir.

I. Manteve vínculo com o Instituto de Tecnologia da Califórnia onde defendeu sua tese de doutorado.

II. Graduou-se no Instituto de Tecnologia da Califórnia onde conheceu sua futura companheira, Ava Helen Pauling.

III. Foi deportado para a Prússia onde trabalhou na indústria farmacêutica com seu pai até a devolução de seu passaporte.

IV. Envolveu-se com o movimento contra os armamentos nucleares pelo qual foi taxado de comunista.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Gabarito  B 

02  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, Linus Pauling

a) recebeu o prêmio Nobel por duas vezes em categorias distintas: de Química e da Paz.
b) dividiu o Nobel da Paz com outros cientistas membros do movimento Pugwash.
c) escreveu e apresentou aos governos aliados o “Hiroshima appeal”, que lhe rendeu o Nobel da Paz.
d) recebeu o Nobel de Química por seus trabalhos no desenvolvimento da mecânica quântica.
e) recebeu o Nobel da Paz em duas ocasiões, a segunda em homenagem póstuma.

👍 Gabarito  A 

03  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

De acordo com o texto, o movimento Pugwash

a) foi idealizado por Linus Pauling em 1963 e terminou no final dos anos 1990.
b) promoveu a 5ª Conferência Mundial contra Bombas Atômicas e de Hidrogênio em 1995.
c) regulamentou o uso e o desenvolvimento de artefatos nucleares após a 2ª Guerra Mundial.
d) foi contemplado com um Nobel da Paz por sua atuação em prol da diminuição do uso de armas nucleares.
e) inibiu os tetes de armas nucleares por iniciativa dos EUA, União Soviética e Reino Unido.

👍 Gabarito  E 

04  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com base nos termos sublinhados no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. O emprego da expressão "into force" enfatiza o caráter arbitrário do tratado assinado em 1963.

II. O uso da expressão "turning point" ressalta a importância que os acontecimentos de Hiroshima e Nagasaki tiveram sobre Linus Pauling.

III. Os termos "not only" e "but also" estão interligados e adicionam ênfase à informação sobre as aplicações da mecânica quântica também na Química.

IV. A expressão "that is" introduz uma explicação e poderia ser substituída, sem alteração de sentido por "in other words".

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Gabarito  E 
*Afirmativa (I) é incorreta: a expressão "ENTER INTO FORCE ON" significa "ENTRAR EM VIGOR EM" e no contexto, não enfatiza o caráter arbitrário do tratado, veja:
"[...] He was one of the prime movers who urged the nuclear powers the USA, the Soviet Union and Great Britain to conclude a nuclear test ban treaty, which entered into force on 10 October 1963."
(Ele foi um dos principais impulsionadores que incitou as potências nucleares dos EUA, União Soviética e Grã-Bretanha a concluírem um tratado de proibição de testes nucleares, que entrou em vigor em 10 de outubro de 1963.)
*Afirmativa (II) é correta: A expressão "TURNING POINT"(ponto de virada) refere-se a um momento específico da vida que provoca/provocou uma mudança significativa (normalmente para melhor). 
"[...] The atom bombs dropped on Hiroshima and Nagasaki were a turning point in Linus Pauling’s life."
(As bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki foram um ponto de virada na vida de Linus Pauling.)
*Afirmativa (III) é correta: A estrutura "NOT ONLY...BUT ALSO" tem a função de ENFATIZAR que um outro elemento dado também é verdadeiro. 
"[...] The development of quantum mechanics during the 1920s had a great impact not only on the field of physics, but also on chemistry."
(O desenvolvimento da mecânica quântica durante a década de 1920 teve um grande impacto não apenas no campo da física, mas também na química.)
*Afirmativa (IV) é correta: A expressão "THAT IS" é usada para introduzir uma explicação ou uma correção sobre algo que foi dito. No contexto dado, "THAT IS" uma explicação para o termo "chemical bonding"(ligação química), veja:
"[...] During the 1930s Linus Pauling was among the pioneers who used quantum mechanics to understand and describe chemical bonding – that is, the way atoms join together to form molecules."
(Durante a década de 1930, Linus Pauling estava entre os pioneiros que usaram a mecânica quântica para entender e descrever as ligações químicas - isto é, a forma como os átomos se unem para formar moléculas.) 


 TEXT 2: Leia o texto a seguir.
05  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com relação ao meme, considere as afirmativas a seguir.

I. O efeito de humor do meme reside no uso inapropriado de expressões informais em ocasiões formais.

II. A expressão “My bad” é inadequada para o contexto, pois expressa superficialidade de sentimentos.

III. A utilização de “My bad” no contexto do funeral é uma admissão de culpa, daí o efeito cômico.

IV. O efeito cômico do meme é ressaltado pelo uso da palavra "unless" cuja função é especificar o contexto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Gabarito  E 
*Afirmativa I está incorreta: O uso da expressão "MY BAD", no caso de um contexto do funeral, implicaria admitir culpa pela morte da pessoa.
*Afirmativa II está incorreta: A expressão é coloquial e pode ser usada para pedir desculpas, contudo não denota necessariamente falta de sinceridade ou superficialidade.
*Afirmativa III está correta:  A expressão “My bad” é usada tanto para pedir desculpas quanto para admitir culpa por algo que ocorreu.
*Afirmativa IV está correta: A conjunção "unless" é usada para indicar que algo é verdadeiro somente em uma situação específica. Nesse caso, a situação específica é o funeral. Portanto as expressões "my bad" e "I'm sorry" são sinônimas em quase todas as situações, menos em um funeral.


 TEXT 3: Leia o texto a seguir e responda às questões de 06 a 10.
What poem would Trump like to see on the Statue of Liberty?

Donald Trump recently proposed to cut legal immigration to the US by half over in the next decade and to establish a merit-based immigration program. Under the plan, applicants with certain credentials, such as English proficiency, doctorates, high salaries, Olympic medalists and Nobel prizes winners would be given preference.

Many people viewed the proposal as an attack on American values like equality and opportunity. Trump’s plan also led to a heated exchange in a press briefing when CNN’s Jim Acosta asked White House aide Stephen Miller if the Emma Lazarus poem The New Colossus that is at the base of the Statue of Liberty is still relevant. In response, we’d like you to write poems that riff on the final lines Lazarus’s work:

Give me your tired, your poor,
Your huddled masses yearning to breathe free,
The wretched refuse of your teeming shore.
Send these, the homeless, tempest-tost to me,
I lift my lamp beside the golden door!

We'd like to invite our readers to join the Guardian's Lady Liberty poetry challenge What poem would Trump like to see at the base of the Statue of Liberty? How would Trump rewrite the message of American compassion? We’ll publish a selection of our favorite reader-submitted poems. The Guardian also asked 21 American poets to imagine in writing what type of poem would Trump like to see at the statue? For inspiration, read the submission from the poet John Yau below.

The New Colossus as Donald Trump
I don’t need more tired or poor
Let the mucky masses camp on their own dirty shore
Let them stay wretched, it is what they deserve
Send me only those who know how to bow, scrape and serve
Or else I will close the gate to my golden hotel
— John Yau
(Adaptado de: What poem would Trump like to see on the Statue of Liberty? The Guardian. (Online) 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2017/aug/10/trump-poem-statue-of-liberty#top Acesso em 10 ago. 2017. Huddled masses? Losers! Trump v the Statue of Liberty. The Guardian. (Online) 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/usnews/ng-interactive/2017/aug/10/the-new-colossus-emma-lazarus-poems-donald-trump-immigration. Acesso em: 10 ago. 2017.)

06  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com base na matéria do jornal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) Muitos consideraram o projeto apresentado pelo presidente uma afronta aos princípios de igualdade e oportunidade tão prezados pelos americanos.
(  ) Segundo o novo projeto de lei, na concessão de vistos, serão favorecidos os imigrantes que apresentarem ótimo conhecimento da língua inglesa.
(  ) O novo projeto sobre imigração prevê a manutenção do índice de entrada de imigrantes legais desde que imigrantes ilegais com antecedentes criminais sejam deportados.
(  ) A reforma nas leis de imigração estabelece a concessão de vistos aos imigrantes que atendam a determinado conjunto de qualificações.
(  ) A Estátua da Liberdade está sendo chamada pelos jornalistas de “The New Colossus” numa referência às bases da antiga lei de imigração.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, F, V, V.
e) F, F, V, F, V.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(V) Muitos consideraram o projeto apresentado pelo presidente uma afronta aos princípios de igualdade e oportunidade tão prezados pelos americanos.
➦Segundo o texto, Many people viewed the proposal as an attack on American values like equality and opportunity.(Muitas pessoas consideraram a proposta do presidente Trump um ataque aos valores americanos, tais como igualdade e oportunidade.)
(V) Segundo o novo projeto de lei, na concessão de vistos, serão favorecidos os imigrantes que apresentarem ótimo conhecimento da língua inglesa.
➦ Segundo o texto, Under the plan, applicants
with certain credentials, such as large
salaries and English proficiency, would
be given preference.
(Segundo o texto, solicitantes com um determinado perfil terão preferência. Entre as habilidades desejadas, está incluída a proficiência em língua inglesa.)
(F) O novo projeto sobre imigração prevê a manutenção do índice de entrada de imigrantes legais desde que imigrantes ilegais com antecedentes criminais sejam deportados.
No texto, é dito que o plano do presidente americano é reduzir pela metade a entrada de imigrantes legais nos EUA na próxima década. Não há, no texto, correlação entre a entrada de imigrantes legais e a deportação de imigrantes ilegais, VEJA:
"[...] Donald Trump recently proposed to cut legal immigration to the US by half over in the next decade.
(V) A reforma nas leis de imigração estabelece a concessão de vistos aos imigrantes que atendam a determinado conjunto de qualificações.
➦ Segundo o texto, a reforma
na lei propõe um sistema de imigração
baseado em mérito, que beneficia quem
tem melhor qualificação.
"[...]Donald Trump recently proposed ... to establish a merit-based immigration program...English proficiency ... Nobel prizes winners."
(F) A Estátua da Liberdade está sendo chamada pelos jornalistas de “The New Colossus” numa referência às bases da antiga lei de imigração.
Segundo o texto, “New Colossus” é o nome do poema escrito por Emma Lazarus, que está gravado no pedestal da Estátua da Liberdade. Sua relevância
foi colocada em cheque pelo jornalista da CNN, VEJA:
"[...] the Emma Lazarus poem The New Colossus that is at the base of the Statue of Liberty is still relevant.)


07  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a polêmica discutida no texto.

a) A sugestão de que a Estátua da Liberdade é um monumento à liberdade americana, sem conexão com a imigração.
b) A substituição dos dizeres na placa de bronze do pedestal da estátua por uma versão mais contemporânea dos ideais americanos.
c) A proposta de uma nova política de imigração, que levantou um debate acerca da atualidade e da importância de um dos maiores símbolos americanos.
d) A priorização da entrada de imigrantes provenientes de países falantes de língua inglesa e de certos grupos étnicos.
e) O debate entre o repórter da CNN e o assessor da Casa Branca a respeito do significado do poema de Emma Lazarus.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a polêmica discutida no texto.
*Alternativa (A): A sugestão de que a Estátua da Liberdade é um monumento à liberdade americana, sem conexão com a imigração.
➦O texto informa somente o ponto de vista do jornal e do repórter da CNN. Não há elementos no texto que comprovem que a simbologia da estátua da liberdade seja outro além de sua conexão com a imigração
*Alternativa (B): A substituição dos dizeres na placa de bronze do pedestal da estátua por uma versão mais contemporânea dos ideais americanos.
O texto traz somente o questionamento da relevância dos dizeres na placa de bronze frente ao endurecimento das leis de imigração propostas por Trump.
*Alternativa (C): A proposta de uma nova política de imigração, que levantou um debate acerca da atualidade e da importância de um dos maiores símbolos americanos.
A polêmica decorre do anúncio do projeto de lei de imigração que limita a entrada de imigrantes legais no país tendo como base um sistema de mérito que favorece certos perfis de imigrantes: falantes de inglês e mais qualificados. Essa proposta, segundo podemos inferir, é contrária aos ideais americanos representados pelo poema The New Colossus, gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.
poema escrito por Emma Lazarus é uma mensagem de boas-vindas a todos os imigrantes que chegam aos EUA. A Estátua diz:
"Dai-me os seus fatigados, os seus pobres, as suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade".
*Alternativa (D): A priorização da entrada de imigrantes provenientes de países falantes de língua inglesa e de certos grupos étnicos.
Segundo o texto, a proposta de uma nova política de imigração baseada em um SISTEMA DE MÉRITO prioriza a entrada de pessoas mais qualificadas e que falem inglês. Não são mencionadas restrições em relação às origens desses candidatos.
*Alternativa (E): O debate entre o repórter da CNN e o assessor da Casa Branca a respeito do significado do poema de Emma Lazarus.
O repórter questiona qual a relevância do poema no contexto das novas leis de imigração, mas seu significado não é motivo do debate. O texto não nos diz se houve questionamentos acerca da interpretação do poema e/ou seu conteúdo, mas sim se a mensagem do poema ainda tem sentido, uma vez que o projeto de lei estabelece um “padrão” para o imigrante ser aceito e o poema fala dos imigrantes mais pobres e aflitos.


08  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Com relação à matéria do jornal, considere as afirmativas a seguir.

I. Em resposta ao projeto de lei, o jornal desafiou os seus leitores a enviarem uma versão dos versos de Lazarus que reflita a proposta de alteração das leis de imigração.

II. Vários poetas americanos foram convidados pelo jornal a imaginar o poema que o presidente gostaria de ver gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.

III. Os leitores e poetas que participarem do concurso devem enviar suas versões atualizadas do poema para o gabinete da presidência em protesto ao projeto de lei de imigração.

IV. O jornal lançou um concurso de poesia em parceria com o governo norte-americano para substituir o poema gravado na Estátua da Liberdade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Afirmativa (I): Em resposta ao projeto de lei, o jornal desafiou os seus leitores a enviarem uma versão dos versos de Lazarus que reflita a proposta de alteração das leis de imigração.
➦Conforme o texto, o jornal convida os leitores a escreverem uma versão do poema de Emma Lazarus em resposta à nova política de imigração. Os leitores poetas devem imaginar qual seria o poema que o presidente Trump gostaria de ver escrito no pedestal da estátua da Liberdade ou como ele reescreveria a mensagem de compaixão americana.
"[...] In response, we’d like you to write poems that riff on the final lines Lazarus’s work. What poem
would Trump like to see at the base of the Statue of Liberty? How would Trump rewrite the message of American compassion?"
*Afirmativa (II): Vários poetas americanos foram convidados pelo jornal a imaginar o poema que o presidente gostaria de ver gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.
O texto informa que o jornal britânico convidou 21 poetas para escrever o poema que Trump gostaria de ver gravado na Estátua da Libedade.
"[...] And so, the Guardian asked 21 American poets to imagine in writing what type of poem would Trump
like to see at the statue?"
*Afirmativa (III): Os leitores e poetas que participarem do concurso devem enviar suas versões atualizadas do poema para o gabinete da presidência em protesto ao projeto de lei de imigração.
Segundo o texto, os leitores devem enviar seus poemas para a redação do jornal. Eles publicarão aqueles que mais gostarem.
"[...] We’ll publish a selection of our favorite reader-submitted poems."
*Afirmativa (IV): O jornal lançou um concurso de poesia em parceria com o governo norte-americano para substituir o poema gravado na Estátua da Liberdade.
O concurso de poemas foi iniciativa do jornal The Guardian. Não há informação a respeito de substituição do poema de Emma Lazarus na Estátua da Liberdade.


09  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

A partir da leitura dos dois poemas presentes no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) Em seu poema, John Yau usou o mesmo eu-lírico do poema de Lazarus como estratégia para acrescentar ênfase às atuais mudanças ideológicas.

(  ) No poema de Yau, o uso de “or else”, no início do último verso, reflete o temor do eu-lírico frente à ameaça da chegada de imigrantes.

(  ) No verso “Give me your tired, your poor” do poema da Lazarus, a escolha verbal enfatiza o desejo de acolher os imigrantes. A oposição a essa vontade é expressa pelos versos “Let the mucky masses. . . ” e “Let them stay wretched...”, no poema de Yau.

(  ) No último verso do poema de Lázarus, “the golden door” refere-se literalmente à passagem pelo departamento de imigração americano.

(  ) No poema de John Yau, o verso “Let the mucky masses camp on their own dirty shore” denota o desprezo que o eu-lírico tem pelos imigrantes e suas origens.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, F, V.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, F, V.

👍  Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* A 1ª afirmativa está incorreta: No poema de John Yau , o eu-lírico é do Presidente Donald Trump. No poema de Lazarus, percebe-se que a voz no poema é a da Estátua da Liberdade.
(F) Em seu poema, John Yau usou o mesmo eu-lírico do poema de Lazarus como estratégia para acrescentar ênfase às atuais mudanças ideológicas.
➦ No poema de John Yau , o eu-lírico é do Presidente Donald Trump. No poema de Lazarus, percebe-se que a voz no poema é a da Estátua da Liberdade.
Podemos perceber isso logo pelo título: “The New Colossus as Donald Trump” (O Novo Colosso como Donald Trump). Fica subentendido que a voz no
poema é a do presidente dos EUA, Donald Trump.
No poema de Lazarus, percebe-se que a voz no poema é a da Estátua da Liberdade. Pode-se comprovar isso pelo trecho: I lift my lamp beside the golden door! (Eu levanto minha tocha perto da porta
dourada!).
(F) No poema de Yau, o uso de "or else", no início do último verso, reflete o temor do eu-lírico frente à ameaça da chegada de imigrantes.
A expressão “Or else” introduz uma ameaça. Se aquilo que foi dito anteriormente não for atendido (no caso do poema, o envio do tipo de imigrantes apropriado), haverá consequências (I will close
the gate to my golden hotel).
Portanto, o eu-lírico não expressa temor frente à chegada dos imigrantes
(V) No verso “Give me your tired, your poor” do poema da Lazarus, a escolha verbal enfatiza o desejo de acolher os imigrantes. A oposição a essa vontade é expressa pelos versos "Let the mucky masses..." e "Let them stay wretched...", no poema de Yau.
No verso temos "give me"(dê-me). O eu-lírico pede que lhe sejam dados aqueles que estão cansados, que são pobres, os miseráveis, os rejeitados, sem teto e maltratados.
Existe, portanto, o desejo de ter/receber aqueles indivíduos.
No poema de Yau, a expressão usada é "Let them stay wretched"(deixe-os ...), no imperativo expressa um comando, um aviso. Poderia ser traduzido por "que permaneçam miseráveis".
(F) No último verso do poema de Lázarus, “the golden door” refere-se literalmente à passagem pelo departamento de imigração americano.
➦"The Golden door" é usada metaforicamente aqui, representando a entrada para um mundo/lugar melhor, ou seja, os imigrantes estariam passando de um mundo de sofrimento para um mundo supostamente melhor.
(V) No poema de John Yau, o verso "Let the mucky masses camp on their own dirty shore" denota o desprezo que o eu-lírico tem pelos imigrantes e suas origens.
O verso poderia ser traduzido por "deixe que as massas imundas acampem em suas próprias praias sujas."
A repetição de palavras que denotam sujeira e
imundície (mucky, dirty) expressa o sentimento de que aqueles indivíduos são perniciosos, inconvenientes ou que podem prejudicar quem entrar em contato com eles.
O eu-lírico do poema refere-se aos imigrantes utilizando esses adjetivos para enfatizar a necessidade de manter distância, pois são sujos, contaminados e vivem em meio à sujeira.


10  (UEL-2018-VESTIBULAR-2ª FASE)

Sobre os elementos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta.

a) O ‘s usado em "Trump’s plan" e "CNN's Jim Acosta” é a contração do verbo to be na 3ª pessoa do singular.
b) Em “Under the plan” o termo sublinhado indica a posição ocupada pelo plano.
c) Em “American values like equality and opportunity” o termo grifado é o verbo principal da oração.
d) O trecho “Nobel prizes winners would be given preference” está na voz passiva.
e) No trecho “we’d like you to write” o ‘d é a contração do auxiliar “had”.

👍 Gabarito  D 
*Alternativa (A): O 's usado em "Trump's plan" e "CNN's Jim Acosta” é a contração do verbo to be na 3ª pessoa do singular.
O 's usado nos trechos selecionados é a marca do “genitive case” e indica uma relação de posse entre as partes.
*Alternativa (B): Em "Under the plan" o termo sublinhado indica a posição ocupada pelo plano.
Na sentença, UNDER significa "de acordo com".
*Alternativa (C): Em "American values like equality and opportunity" o termo grifado é o verbo principal da oração.
Na frase, LIKE é uma preposição que introduz uma similaridade e pode ser traduzida por “como” ou “tais como”.
*Alternativa (D): O trecho "Nobel prizes winners would be given preference" está na voz passiva.
➦O trecho está na voz passiva, formada pelo auxiliar would +forma infinitiva do verbo to be +particípio passado do verbo principal.
*Alternativa (E): No trecho "we'd like you to write" o ‘d é a contração do auxiliar "had".
Na sentença acima, o 'd é a contração do verbo auxiliar "would": "we would like you to write"(Gostaríamos que vocês escrevessem)

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