segunda-feira, 18 de novembro de 2019

FAMEMA-SP-2019-Vestibular da Faculdade de Medicina de Marília/SP -Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-FAMEMA-Faculdade de Medicina de Marília-SP-VESTIBULAR-2019. Prova aplicada em 02/12/2018.
_____________________________________________________________________________
A prova de inglês tem 05 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da FAMEMA/SP.
www.bbc.com
www.scientificamerican.com
www.health.harvard.edu.
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 questões.
➦ Foco: 
Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS presentes nas provas da FAMERP :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
[can distort ➝ podem distorcer]
"[...] Fake news can distort people's beliefs even after being debunked."
(Notícias falsas podem distorcer as crenças das pessoas, mesmo depois de serem desmascaradas.)
____________________________________________________________________________
[may have ➝ podem ter]
"[...] A study recently published in the journal Intelligence suggests that some people may have an especially difficult time rejecting misinformation."
(Um estudo publicado recentemente na revista Intelligence sugere que algumas pessoas podem ter dificuldades para rejeitar informações erradas.)   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
[misinformation ➝ informação falsa ou errada]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
[colorful(kólôrFôl)(colorido) ➝ colored(colorido)]
[pale(péór)(pálido) ➝ colorless(sem cor)]
[serene(sêRín) ➝ sereno, tranquilo]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso :
➝ ] 
🔄Expressões comuns :
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas :
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
[a fictitious person ➝ uma pessoa fictícia]
[character traits ➝ traços de caráter]
[damaging information ➝ informação prejudicial]
[pale brick walls ➝ paredes de tijolo claro]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
[cognitive ability ➝ habilidade/capacidade cognitiva]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões de 31 a 33. 
_____________________________________________________________________________
1
Fake news can distort people's beliefs even after being debunked. A study recently published in the journal Intelligence suggests that some people may have an especially difficult time rejecting misinformation. Asked to rate a fictitious person on a range of character traits, people who scored low on a test of cognitive ability continued to be influenced by damaging information about the person even after they were explicitly told the information was false. The study is significant because it identifies what may be a major risk factor for vulnerability to fake news.
2
One possible explanation for this finding is based on the theory that a person’s cognitive ability reflects how well they can regulate the contents of working memory – their “mental workspace” for processing information. First proposed by the cognitive psychologists Lynn Hasher and Rose Zacks, this theory holds that some people are more prone to “mental clutter” than other people. In other words, some people are less able to discard (or “inhibit”) information from their working memory that is no longer relevant to the task at hand, or information that has been discredited. Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably with advancing age, suggesting that older adults may also be especially vulnerable to fake news. Another reason why cognitive ability may predict vulnerability to fake news is that it correlates highly with education. Through education, people may develop meta-cognitive skills – strategies for monitoring and regulating one’s own thinking – that can be used to combat the effects of misinformation.
(www.scientificamerican.com, 06.02.2018. Adaptado.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  31 :
O tema central do texto é
(A) a identificação de notícias falsas por camadas menos favorecidas da sociedade.
(B) a relação entre capacidade cognitiva e vulnerabilidade a notícias falsas.
(C) a associação entre memória operacional e envelhecimento.
(D) o papel da educação no combate à difusão de notícias falsas.
(E) o processamento e a regulação de informação na memória operacional.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O tema central do texto é
*Alternativa (A): a identificação de notícias falsas por camadas menos favorecidas da sociedade.
*Alternativa (B): a relação entre capacidade cognitiva e vulnerabilidade a notícias falsas.
*Alternativa (C): a associação entre memória operacional e envelhecimento.
*Alternativa (D): o papel da educação no combate à difusão de notícias falsas.
*Alternativa (E): o processamento e a regulação de informação na memória operacional.
➦ O que é capacidade cognitiva?
👩 Capacidade cognitiva é a capacidade que cada um tem, individualmente, de interpretar os estímulos do ambiente envolto e também de si mesmo para tomar as decisões do próprio comportamento, ou seja,  consiste num conjunto de competências mentais e cerebrais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  32 :
Considere o trecho do segundo parágrafo "Research on cognitive aging indicates that, in adulthood, this ability declines considerably". O termo sublinhado é empregado com o mesmo sentido em:
(A) There was a sign on the entrance door.
(B) The program will be broadcast on BBC TV.
(C) Looking around the room I notice a diary on her bedside table.
(D) Yesterday I watched a documentary on forensic science.
(E) The glass of wine was on the kitchen counter.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - USO DA PREPOSIÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS:
*Alternativa (A): There was a sign on the entrance door.
➧Havia uma placa na porta de entrada.
➧On(na) transmite a ideia na superfície de algo ➝ on the door(na porta), on the table(na mesa), on the floor(no chão), on the couch(no sofá), on the counter(no balcão), on that chair(naquela cadeira), on his head(na cabeça dele).
*Alternativa (B): The program will be broadcast on BBC TV.
➧O programa será transmitido pela BBC TV.
On(na) com a ideia de 'via transmissão' ➝ on BBC TV(via BBC TV), on YouTube (via YouTube), on the internet(via Internet).
*Alternativa (C): Looking around the room I notice a diary on her bedside table.
➧Olhando ao redor do quarto, noto um diário em sua mesa de cabeceira.
*Alternativa (D): Yesterday I watched a documentary on forensic science.
➧Ontem assisti a um documentário sobre ciência forense.
On(na) transmite a ideia "SOBRE= A RESPEITO DE" ➝on forensic science(sobre ciência forense), on this subject(a respeito desse assunto).
*Alternativa (E): The glass of wine was on the kitchen counter.
O copo de vinho estava no balcão da cozinha.
➧On(no) transmite a ideia na superfície de algo
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  33 :
(www.glasbergen.com)
A partir da associação entre o texto e o cartum, depreende-se que a expressão "mental clutter", empregada no segundo parágrafo do texto, significa
(A) acúmulo mental de informações irrelevantes de modo desorganizado.
(B) descarte mental de informações irrelevantes de forma randômica.
(C) acúmulo de elementos diversos para trabalhos manuais.
(D) justaposição de diferentes elementos no espaço de trabalho.
(E) habilidade com trabalhos criativos em espaços caóticos.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦clutter ➝ bagunça, desordem.
➦Tradução livre do cartoon:
"[...] You see clutter. I see an environmental that encourages the random, juxtaposition of disparate elements for the potential generation of criativity born of chaos!"
(Você vê desordem. Eu vejo um ambiente que incentiva a justaposição aleatória de elementos díspares para a geração potencial de criatividade nascida do caos!)
➦No texto:
"[...] One possible explanation for this finding is based on the theory that a person’s cognitive ability reflects how well they can regulate the contents of working memory – their “mental workspace” for processing information. First proposed by the cognitive psychologists Lynn Hasher and Rose Zacks, this theory holds that some people are more prone to "mental clutter" than other people."
(Uma explicação possível para essa descoberta é baseada na teoria de que a capacidade cognitiva de uma pessoa reflete o quão bem ela pode regular o conteúdo da memória de trabalho - seu "espaço de trabalho mental" para processar informações. Primeiramente proposta pelos psicólogos cognitivos Lynn Hasher e Rose Zacks, essa teoria sustenta que algumas pessoas são mais propensas a "desordem mental" do que outras.)
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões 34 e 35. 
_____________________________________________________________________________
At Hwaban, Mihyun Han with her husband, Key Kim, will present their take on Korean fare, traditional and personalized with modern touches. The serene, neutral-toned dining room with pale brick walls, accented by dark furniture, is the setting for their varied menu. Some of the small plates to start are shrimp or scallop, an organic egg with king crab in a pine nut sauce, and pan-seared zucchini with shrimp in a soy sauce. More substantial dishes include poached lemon sole with vegetables, chicken with root vegetables, and grilled New York strip steak with Korean mountain greens and mustard dressing. Classics like bibimbap, kimchi stew with pork belly, and galbi (short ribs) are also served, and there is a set array of dishes called Hwaban Table. The name of the restaurant means "as beautiful as a flower," and there are floral elements in the dining room and on some plates.
(Florence Fabricant. www.nytimes.com, 14.08.2018. Adaptado.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  34 :
The dining area of the restaurant is described as
(A) noisy and colorless.
(B) varied and colorful.
(C) tranquil and colorless.
(D) calm and colorful.
(E) pale and insipid.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A área de jantar do restaurante é descrita como
*Alternativa (A)barulhenta e incolor.
*Alternativa (B): variada e colorida.
*Alternativa (C): tranquila e incolor.
*Alternativa (D): calma e colorida.
*Alternativa (E): pálida e insípida.
➦No inicio do texto:
"[...] At Hwaban, Mihyun Han with her husband, Key Kim, will present their take on Korean fare, traditional and personalized with modern touches. The serene, neutral-toned dining room with pale brick walls, accented by dark furniture, is the setting for their varied menu."
(Em Hwaban, Mihyun Han e seu marido, Key Kim, apresentarão sua opinião sobre a culinária coreana, tradicional e personalizada com toques modernos. A  sala de jantar serena, em tons neutros, com paredes de tijolos claros, acentuadas por móveis escuros, é o cenário para o seu menu variado.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  35 :
According to the text, the name Hwaban stands for
(A) as beautiful as a flower.
(B) traditional and personalized.
(C) set array of dishes.
(D) Korean fare.
(E) modern touches.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, o nome Hwaban significa...
*Alternativa (A): tão bonita como uma flor.
*Alternativa (B): tradicional e personalizado.
*Alternativa (C): conjunto de pratos.
*Alternativa (D): tarifa coreana.
*Alternativa (E): toques modernos.
"[...] The name of the restaurant means "as beautiful as a flower," and there are floral elements in the dining room and on some plates."
(O nome do restaurante significa "tão bonito como uma flor", e há elementos florais na sala de jantar e em alguns pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário