terça-feira, 19 de dezembro de 2023

OBJETIVA/2023 – PM/SPS/RS – PROFESSOR – LÍNGUA INGLESA – PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA SERRA/RS – PROVA COM GABARITO & TEXTO TRADUZIDO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: 

• OBJETIVA-2023-SÃO PEDRO DA SERRA/RS-PROFESSOR.

objetivas.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 11 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.
 Texto – | This ancient Greek warship ruled the Mediterranean | National Geographic |


25 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Nos termos da Lei nº 8.069/1990 - ECA, esgotados os recursos escolares, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental devem comunicar os casos de reiteradas faltas injustificadas ao:

a) Ministério Público.

b) Juizado da Infância e Adolescência.

c) Conselho Tutelar.

d) Conselho Municipal de Educação.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

26 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Social, o conjunto de ações de saúde voltadas à população negra constitui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, organizada de acordo com as seguintes diretrizes:

I. Ampliação e fortalecimento da participação de lideranças dos movimentos sociais em defesa da saúde da população negra nas instâncias de participação e controle social do Sistema Único de Saúde.

II. Produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde da população negra.

III. Desenvolvimento de processos de informação, comunicação e educação para contribuir com a redução das vulnerabilidades da população negra.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II e III.

d) Todos os itens.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

27 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Nos termos da Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: A _________ é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.

a) curatela

b) prioridade

c) ação afirmativa

d) acessibilidade

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

28 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Sobre a aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA:

a) A possibilidade de aprendizagem escolar é dissociada da estrutura de personalidade do sujeito. b) Para aprender o que a escola ensina, é necessária, além de outras coisas, uma personalidade medianamente sadia e emocionalmente madura.

c) É suficiente uma grande inteligência para fazer uma boa aprendizagem escolar.

d) Pode-se dizer que o nível de maturação de um indivíduo para a aprendizagem independe do interjogo entre fatores intelectuais e afetivos.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

29 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Considerando-se as práticas de avaliação da aprendizagem, assinalar a alternativa que preenche ambas as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma ___________ da aprendizagem do educando. Observar bem que estamos falando de __________, e não de classificação.

a) exclusão

b) qualificação

c) depreciação

d) crítica

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

30 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Para Wallon, o _____________ é indispensável à criança, não somente para sua aprendizagem, mas também para o desenvolvimento da tomada de consciência de sua própria personalidade.

a) isolamento

b) movimento

c) recurso pedagógico

d) grupo social

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

31 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Sobre as ações preventivas contra a violência no âmbito escolar, em especial o bullying, analisar os itens abaixo:

I. Evitar promover atividades que exijam cooperação.


II. Conscientização e sensibilização dos funcionários da escola sobre o problema, evitando alertar os pais e responsáveis sobre esse tema.

III. Instituição de um canal claro e eficiente de fala e de escuta, que promova o relato de vítimas sobre suas experiências de bullying.

IV. Formação dos profissionais da escola (diretores, coordenadores, professores e funcionários).

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens III e IV.

c) Somente os itens I, III e IV.

d) Somente os itens II, III e IV.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

32 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Com relação aos direitos de inclusão escolar, assinalar a alternativa CORRETA:

a) A Constituição Federal de 88 preconiza o direito de todas as pessoas com deficiência à educação, bem como acrescenta a essas pessoas o direito ao Atendimento Educacional Especializado.

b) Crianças especiais devem ingressar em escolas especializadas, sendo proibidas de frequentar escolas regulares.

c) Alunos especiais ainda são vistos pelos demais com desprezo e desdém e, de modo a defendê-los do preconceito, é mandatório frequentarem instituições próprias, não regulares.

d) É facultativo ao portador de necessidades especiais frequentar escolas regulares, no entanto, não há leis que garantam a sua inclusão na esfera social ou educacional.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

33 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Em relação ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira, assinalar a alternativa CORRETA:

a) Todas as línguas pertencentes ao indo-europeu são explicitamente mais acessíveis de se aprender.

b) As quatro habilidades (fala, escuta, escrita e leitura) não devem ser exercidas ao longo da aprendizagem de línguas.

c) Os dicionários são os melhores meios para o aprendizado de língua, de modo que outros métodos são dispensáveis.

d) O uso de música, literatura e demais contextos diretamente na segunda língua possibilitam a aprendizagem.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

34 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Língua Inglesa, são competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental:

I. Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa.

II. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais.

a) Os itens I e II estão corretos.

b) Somente o item I está correto.

c) Somente o item II está correto.

d) Os itens I e II estão incorretos.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO: 

35 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Considering the use of prepositions of time, check the CORRECT alternative:

a) The train has left at a few minutes

b) The train will be leaving on a few minutes.

c) The train will be leaving in a few minutes.

d) The train has left in a few minutes.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

 TEXTO:

 TEXTO:
This ancient Greek warship ruled the Mediterranean
Este antigo navio de guerra grego governou o Mediterrâneo

Fast, maneuverable, and dangerous, the trireme was the most feared ship in ancient Greece. Rápido, manobrável e perigoso, o trirreme era o navio mais temido da Grécia antiga.

With powerful bronze rams and the ability to turn on a dime, it would leave enemy ships dead in the water by punching holes in their sides or smashing their oars. Com poderosos aríetes de bronze e a capacidade de girar rapidamente, ele deixaria os navios inimigos mortos na água, perfurando suas laterais ou quebrando seus remos.

In his Histories, Herodotus writes how Greek naval dominance owed so much to the brilliant use of triremes in battle. Em suas Histórias, Heródoto escreve como o domínio naval grego devia muito ao uso brilhante de trirremes na batalha.

In the fifth century B.C., Athenian shipyards had the capacity for over 300 triremes, the most famous warships of antiquity. No século V a.C., os estaleiros atenienses tinham capacidade para mais de 300 trirremes, os navios de guerra mais famosos da antiguidade.

The trireme — a term derived from the Greek trieres, “three rows of oars” — was the result of the continuous development of naval technology in the Greek world. A trirreme – termo derivado do grego trieres, “três fileiras de remos” – foi o resultado do desenvolvimento contínuo da tecnologia naval no mundo grego. 

The epic poem Iliad (attributed to Homer, and written in the eighth century B.C.) mentions ships called triaconters and penteconters, vessels that were crewed by 30 or 50 men, respectively. O poema épico Ilíada (atribuído a Homero e escrito no século VIII a.C.) menciona navios chamados triaconters e penteconters, embarcações tripuladas por 30 ou 50 homens, respectivamente.

Biremes, with two rows of oarsmen, are recorded on eighth-century B.C. reliefs. Biremes, com duas fileiras de remadores, são registrados no século VIII a.C. relevos.

At the beginning of the seventh century B.C., accumulated experience led to new technical advances, and the much more sophisticated trireme model appeared. No início do século VII a.C., a experiência acumulada levou a novos avanços técnicos, e surgiu o modelo trirreme, muito mais sofisticado.
(Fonte: National Geographic - adaptado.)

36 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

In “Biremes, with two rows of oarsmen, are recorded on eighth-century B.C. reliefs”, the underlined word can be substituted without loss of meaning by:

a) Boats.
b) Rowers.
c) Drivers.
d) Pilots.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Em “Biremes, with two rows of oarsmen, are recorded on eighth-century B.C. reliefs”, “Biremes, com duas fileiras de remadores, estão registrados no século VIII a.C. relevos”, a palavra sublinhada pode ser substituída sem perda de sentido por:

a) Boats. Barcos.
b) RowersRemadores.
c) Drivers. Motoristas.
d) Pilots. Pilotos.

37 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

According to the text, check C for Correct and I for Incorrect alternatives. After that, check the alternative that presents the CORRECT sequence:

(  ) Athenian shipyards had the capacity of 300 rowers.

(  ) Triremes were used to punch holes in the sides of other ships.

(  ) The name trireme is due to the number of bronze rams in the ship.

a) C - C - I.
b) I - C - C.
c) C - I - I.
d) I - C - I.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
( I ) Athenian shipyards had the capacity of 300 rowers. Os estaleiros atenienses tinham capacidade para 300 remadores.

( C ) Triremes were used to punch holes in the sides of other ships. Trirremes eram usadas para fazer buracos nas laterais de outros navios.

( I ) The name trireme is due to the number of bronze rams in the ship. O nome trirreme se deve ao número de aríetes de bronze que havia no navio.

38 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Concerning the verb tenses, the sentence “the trireme was the most feared ship in ancient Greece” is classified as:

a) Past perfect.
b) Simple past.
c) Past perfect continuous.
d) Present perfect.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

39 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

Concerning the parts of speech, the word “nevertheless” is classified as:

a) Adverb.
b) Adjective.
c) Determiner.
d) Preposition.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

40 – (SELECON/2022-PM/LVR/MT-PROFESSOR)

According to the text, check the CORRECT alternative:

a) Athenian shipyards were the result of continuous development of naval technology in the Spartan world.
b) Bronze rams were the pilots in triremes.
c) The epic poem Iliad mentions two types of ships, crewed by 30 or 50 men each.
d) Triremes were slow and difficult to maneuver.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
De acordo com o texto, marque a alternativa CORRETA:
a) Athenian shipyards were the result of continuous Os estaleiros atenienses foram o resultado do desenvolvimento contínuo da tecnologia naval no mundo espartano. development of naval technology in the Spartan world.
b) Bronze rams were the pilots in triremes. Os aríetes de bronze eram os pilotos nas trirremes.
c) The epic poem Iliad mentions two types of ships, crewed by 30 or 50 men eachO poema épico Ilíada menciona dois tipos de navios, tripulados por 30 ou 50 homens cada.
d) Triremes were slow and difficult to maneuver. As trirremes eram lentas e difíceis de manobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário