terça-feira, 19 de dezembro de 2023

IGEDUC/2023 – PM/POMBOS/PE – PROFESSOR – LÍNGUA INGLESA – CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA DE POMBOS/PE – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: 

• IGEDUC-PREFEITURA DE POMBOS/PE-PROFESSOR.

igeduc.org.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 50 Questões Objetivas do tipo (V) ou (F)
• V para item julgado como CERTO, VERDADEIRO ou CORRETO; ou 
• F para item julgado com ERRADO, FALSO ou INCORRETO.


01 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

The zero article, the absence of any article, is used in specific contexts, such as with plural and uncountable nouns or when referring to things in general. Understanding when to omit articles is essential for precise communication in American English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
AUSÊNCIA DE ARTIGO DEFINIDO ou INDEFINIDO 
:

The zero article, the absence of any article, is used in specific contexts, such as with plural and uncountable nouns or when referring to things in general. Understanding when to omit articles is essential for precise communication in American English. O artigo zero, ausência de qualquer artigo, é utilizado em contextos específicos, como no caso de substantivos plurais e incontáveis ou quando se refere a coisas em geral. Compreender quando omitir artigos é essencial para uma comunicação precisa em inglês americano

02 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Correlative conjunctions, exemplified by pairs like “either...or” and “neither...nor,” work together to connect grammatically parallel elements. The correct usage of correlative conjunctions ensures a balanced and harmonious structure within sentences, promoting effective communication in American English. Understanding the interplay between these paired conjunctions facilitates the construction of well-formed and logically connected expressions in both written and spoken contexts.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
CORRELATIVE CONJUNCTIONS 
:

Correlative conjunctions, exemplified by pairs like “either...or” and “neither...nor,” work together to connect grammatically parallel elements. The correct usage of correlative conjunctions ensures a balanced and harmonious structure within sentences, promoting effective communication in American English. Understanding the interplay between these paired conjunctions facilitates the construction of well-formed and logically connected expressions in both written and spoken contexts. Conjunções correlativas, exemplificadas por pares como “ou...ou” e “nem...nem”, trabalham juntas para conectar elementos gramaticalmente paralelos. O uso correto de conjunções correlativas garante uma estrutura equilibrada e harmoniosa nas frases, promovendo uma comunicação eficaz no inglês americano. Compreender a interação entre essas conjunções emparelhadas facilita a construção de expressões bem formadas e logicamente conectadas em contextos escritos e falados.

03 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Countable and uncountable nouns present distinct challenges in English grammar. Countable nouns refer to individual items that can be enumerated, while uncountable nouns denote substances or concepts without clear boundaries. Mastery of these distinctions is crucial for accurate article usage and grammatical agreement.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
COUNTABLE AND UNCOUNTABLE NOUNS 
:

Countable and uncountable nouns present distinct challenges in English grammar. Countable nouns refer to individual items that can be enumerated, while uncountable nouns denote substances or concepts without clear boundaries. Mastery of these distinctions is crucial for accurate article usage and grammatical agreement. Substantivos contáveis e incontáveis apresentam desafios distintos na gramática inglesa. Os substantivos contáveis referem-se a itens individuais que podem ser enumerados, enquanto os substantivos incontáveis denotam substâncias ou conceitos sem limites claros. O domínio dessas distinções é crucial para o uso preciso do artigo e a concordância gramatical.

04 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

The phenomenology of word order in syntax transcends surface grammatical rules, delving into intricate underlying semantic and pragmatic relationships. In this context, understanding variations in word order requires not only syntactic knowledge but also a sophisticated appreciation of communicative intentions and idiomatic expression.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
COUNTABLE AND UNCOUNTABLE NOUNS 
:

The phenomenology of word order in syntax transcends surface grammatical rules, delving into intricate underlying semantic and pragmatic relationships. In this context, understanding variations in word order requires not only syntactic knowledge but also a sophisticated appreciation of communicative intentions and idiomatic expression. A fenomenologia da ordem das palavras na sintaxe transcende as regras gramaticais superficiais, investigando intrincadas relações semânticas e pragmáticas subjacentes. Neste contexto, a compreensão das variações na ordem das palavras requer não apenas conhecimento sintático, mas também uma apreciação sofisticada das intenções comunicativas e da expressão idiomática.

05 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Irregular plural forms, such as “children” and “geese,” deviate from standard rules for creating plurals in English. Recognizing these irregularities is crucial for accurate usage, as these unique forms contribute to the richness and diversity of the language. Mastery of irregular plurals enhances language proficiency and writing skills.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
IRREGULAR PLURAL FORMS 
:

Irregular plural forms, such as “children” and “geese,” deviate from standard rules for creating plurals in English. Recognizing these irregularities is crucial for accurate usage, as these unique forms contribute to the richness and diversity of the language. Mastery of irregular plurals enhances language proficiency and writing skills. Formas plurais irregulares, como “children”(crianças) e “geese”(gansos), desviam-se das regras padrão para a criação de plurais em inglês. Reconhecer estas irregularidades é crucial para um uso preciso, uma vez que estas formas únicas contribuem para a riqueza e diversidade da língua. O domínio de plurais irregulares melhora a proficiência linguística e as habilidades de escrita.

06 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Prepositions of movement, such as “to,” “from,” and “through”, elucidate the direction of action within a sentence. Proper application of these prepositions ensures precise communication, allowing speakers and writers to convey movement and spatial relationships with accuracy. Proficiency in using prepositions of movement enhances overall language proficiency.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
PREPOSITIONS OF MOVIMENT 
:

Prepositions of movement, such as “to,” “from,” and “through”, elucidate the direction of action within a sentence. Proper application of these prepositions ensures precise communication, allowing speakers and writers to convey movement and spatial relationships with accuracy. Proficiency in using prepositions of movement enhances overall language proficiency. Preposições de movimento, como “to”(para), “from”(de) e “through”(através), elucidam a direção da ação dentro de uma frase. A aplicação adequada dessas preposições garante uma comunicação precisa, permitindo que falantes e escritores transmitam movimentos e relações espaciais com precisão. A proficiência no uso de preposições de movimento melhora a proficiência geral do idioma.

07 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A abordagem da neuroeducação, que integra conhecimentos da neurociência à prática educacional, propõe estratégias pedagógicas pouco intuitivas, que estimulam os alunos a “decorar” verbos, conjugações e frases prontas em detrimento do uso da língua estrangeira.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - ABORDAGEM
  DA NEUROEDUCAÇÃO 
:

08 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel ressalta a importância da ancoragem de novos conhecimentos em estruturas cognitivas preexistentes. Para esse autor, compreender os mecanismos de internalização dispensa uma análise das relações entre experiência e conhecimento prévio na prática pedagógica.

      Comentários e Gabarito      
TÓPICO - 
TEORIA DE APRENDIZAGEM 
:

09 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Coordinating conjunctions, including “and,” “but,” and “or,” serve to connect elements of equal grammatical rank within a sentence. These conjunctions facilitate the formation of compound structures, enabling a concise and organized expression of ideas in American English. Understanding their application enhances syntactical clarity and coherence in written and spoken communication.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
COORDINATING CONJUNCTIONS 
:

Coordinating conjunctions, including “and,” “but,” and “or,” serve to connect elements of equal grammatical rank within a sentence. These conjunctions facilitate the formation of compound structures, enabling a concise and organized expression of ideas in American English. Understanding their application enhances syntactical clarity and coherence in written and spoken communication. As conjunções coordenativas, incluindo “e”, “mas” e “ou”, servem para conectar elementos de mesma classificação gramatical dentro de uma frase. Essas conjunções facilitam a formação de estruturas compostas, possibilitando uma expressão concisa e organizada de ideias no inglês americano. Compreender a sua aplicação aumenta a clareza sintática e a coerência na comunicação escrita e falada.

10 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Gradable adjectives in American English often take modifiers like “very,” “quite” or “rather” to express different degrees of intensity. Understanding how to use these modifiers enhances language proficiency and allows for more nuanced and precise expression.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - 
COORDINATING CONJUNCTIONS 
:

Gradable adjectives in American English often take modifiers like “very,” “quite” or “rather” to express different degrees of intensity. Understanding how to use these modifiers enhances language proficiency and allows for more nuanced and precise expression. Adjetivos gradáveis em inglês americano geralmente usam modificadores como “very,”(muito), “quite”(bastante) ou “rather”(um tanto, bastante) para expressar diferentes graus de intensidade. Compreender como usar esses modificadores melhora a proficiência no idioma e permite uma expressão mais precisa e matizada.

11 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Syntactic ambiguity, arising from grammatical structures that allow for multiple interpretations, is an intriguing linguistic phenomenon. Recognizing and mitigating syntactic ambiguity requires a profound understanding of the structural nuances of language, highlighting the underlying complexity in the formation of sentences in contemporary English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - SYNTACTIC AMBIGUITY
 
:

Syntactic ambiguity, arising from grammatical structures that allow for multiple interpretations, is an intriguing linguistic phenomenon. Recognizing and mitigating syntactic ambiguity requires a profound understanding of the structural nuances of language, highlighting the underlying complexity in the formation of sentences in contemporary English. A ambiguidade sintática, decorrente de estruturas gramaticais que permitem múltiplas interpretações, é um fenômeno linguístico intrigante. Reconhecer e mitigar a ambiguidade sintática requer uma compreensão profunda das nuances estruturais da linguagem, destacando a complexidade subjacente na formação de frases no inglês contemporâneo.

12 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Central to effective text interpretation is the discernment of the author's purpose and perspective. Scrutinizing linguistic choices, tonal variations, and structural elements provides valuable insights into the author's intentions, allowing readers to engage meaningfully with the material and appreciate the text's overarching significance.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - SYNTACTIC AMBIGUITY
 
:

Central to effective text interpretation is the discernment of the author's purpose and perspective. Scrutinizing linguistic choices, tonal variations, and structural elements provides valuable insights into the author's intentions, allowing readers to engage meaningfully with the material and appreciate the text's overarching significance. Central para uma interpretação eficaz do texto é o discernimento do propósito e da perspectiva do autor. O exame minucioso das escolhas linguísticas, das variações tonais e dos elementos estruturais fornece insights valiosos sobre as intenções do autor, permitindo que os leitores se envolvam de forma significativa com o material e apreciem o significado abrangente do texto.

13 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Na perspectiva pedagógica de Paulo Freire, compete ao professor ser o detentor do saber, ou seja, o educador deve ministrar aulas de forma a garantir que todo o seu conhecimento seja compreendido e internalizado por cada aluno, desconsiderando seus interesses e objetivos pessoais.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - COMPETÊNCIA DO PROFESSOR :
Na perspectiva pedagógica de Paulo Freire, compete ao professor ser o detentor do saber, ou seja, o educador deve ministrar aulas de forma a garantir que todo o seu conhecimento seja compreendido e internalizado por cada aluno, desconsiderando seus interesses e objetivos pessoais. (Professor é o mediador e não detentor.)

14 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Adverbs of frequency, like “always” or “rarely,” indicate how often an action takes place. Proper use of these adverbs contributes to accurate communication, allowing speakers to express routines, habits, or the frequency of specific events in American English.

      Comentários e Gabarito    V 

TÓPICO - ADVERBS OF FREQUENCY :

Adverbs of frequency, like “always” or “rarely,” indicate how often an action takes place. Proper use of these adverbs contributes to accurate communication, allowing speakers to express routines, habits, or the frequency of specific events in American English. Advérbios de frequência, como “always”(sempre) ou “rarely”(raramente), indicam a frequência com que uma ação ocorre. O uso adequado desses advérbios contribui para uma comunicação precisa, permitindo que os falantes expressem rotinas, hábitos ou frequência de eventos específicos no inglês americano.

15 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Definite articles, “the,” specify a particular noun that is already known or has been previously mentioned in the context. Understanding the appropriate use of definite articles is crucial for indicating specificity and reference in American English.


16 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Adverbs can function as sentence modifiers, providing additional information about the speaker's attitude, certainty, or the likelihood of an event. Adverbs in this context, such as “fortunately” or “surprisingly,” play a vital role in conveying the speaker's perspective in American English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - ADVERBS
 
:

Adverbs can function as sentence modifiers, providing additional information about the speaker's attitude, certainty, or the likelihood of an event. Adverbs in this context, such as “fortunately” or “surprisingly,” play a vital role in conveying the speaker's perspective in American English. Os advérbios podem funcionar como modificadores de frases, fornecendo informações adicionais sobre a atitude do falante, a certeza ou a probabilidade de um evento. Advérbios neste contexto, como “felizmente” ou “surpreendentemente”, desempenham um papel vital na transmissão da perspectiva do falante no inglês americano.

17 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Collective nouns, like “team” or “family,” present a challenge in determining whether to treat them as singular or plural. The context and intended emphasis guide the decision, reflecting the collective unit's unity or the individuality of its members. Mastery of collective noun usage refines language precision and clarity.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - COLLECTIVE NOUNS
 
:

18 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Nouns, as essential components of language, categorize and name entities, encompassing both tangible and abstract concepts. The proper understanding of noun classifications—common, proper, concrete, abstract—facilitates precise and effective communication, as nouns serve as the foundation for constructing meaningful sentences.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - NOUNS
 
:

19 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Phrasal prepositions, composed of multiple words, introduce complexity into English grammar. Expressions like “in spite of” or “due to” function as single prepositional units, and understanding their nuances is essential for conveying nuanced relationships within sentences. Proficiency in phrasal prepositions enriches language usage and expression.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - PHRASAL PREPOSITIONS
 
:

Phrasal prepositions, composed of multiple words, introduce complexity into English grammar. Expressions like “in spite of” or “due to” function as single prepositional units, and understanding their nuances is essential for conveying nuanced relationships within sentences. Proficiency in phrasal prepositions enriches language usage and expression. As preposições frasais, compostas por múltiplas palavras, introduzem complexidade na gramática inglesa. Expressões como “in spite of”(apesar de) ou due to”(devido) a” funcionam como unidades preposicionais únicas, e compreender suas nuances é essencial para transmitir relações diferenciadas dentro das frases. A proficiência em preposições frasais enriquece o uso e a expressão da linguagem.

20 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Subordinating conjunctions, such as “although,” “because,” and “while,” introduce subordinate clauses that depend on main clauses for context and meaning. Proficiency in the use of subordinating conjunctions allows for the creation of complex sentence structures, contributing to nuanced and detailed expression in American English. Recognizing the relationships established by these conjunctions aids in the construction of well-crafted and cohesive written and spoken communication.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - SUBORDINATING CONJUNCTIONS
 
:

Subordinating conjunctions, such as “although,” “because,” and “while,” introduce subordinate clauses that depend on main clauses for context and meaning. Proficiency in the use of subordinating conjunctions allows for the creation of complex sentence structures, contributing to nuanced and detailed expression in American English. Recognizing the relationships established by these conjunctions aids in the construction of well-crafted and cohesive written and spoken communication. Conjunções subordinadas, como “although,”(embora), “because”(porque) e “while,”(enquanto), introduzem orações subordinadas que dependem das orações principais para contexto e significado. A proficiência no uso de conjunções subordinadas permite a criação de estruturas de frases complexas, contribuindo para uma expressão matizada e detalhada no inglês americano. Reconhecer as relações estabelecidas por essas conjunções auxilia na construção de uma comunicação escrita e falada bem elaborada e coesa. 

21 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Subordinate clauses, also known as dependent clauses, are introduced by subordinating conjunctions such as “although,” “because,” or “while.” These clauses provide additional information and cannot stand alone as complete sentences. Proficiency in using subordinate clauses enhances sentence complexity, enabling the conveyance of intricate relationships and details in American English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - SUBORDINATING CLAUSES
 
:

Subordinate clauses, also known as dependent clauses, are introduced by subordinating conjunctions such as “although,” “because,” or “while.” These clauses provide additional information and cannot stand alone as complete sentences. Proficiency in using subordinate clauses enhances sentence complexity, enabling the conveyance of intricate relationships and details in American English. As orações subordinadas, também conhecidas como orações dependentes, são introduzidas por conjunções subordinadas como “embora”, “porque” ou “enquanto”. Essas cláusulas fornecem informações adicionais e não podem ser consideradas sentenças completas. A proficiência no uso de orações subordinadas aumenta a complexidade das frases, permitindo a transmissão de relações e detalhes intrincados no inglês americano.

22 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Reflexive pronouns, such as “myself” and “yourself,” reflect the action back onto the subject. Mastery of reflexive pronoun usage ensures grammatical accuracy and clarity in English sentences. Recognizing situations that warrant reflexive pronouns contributes to effective self-expression.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - REFLEXIVE PRONOUNS
 
:

23 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Grammatical number distinguishes between singular and plural forms of nouns, affecting both their morphology and associated verbs. A nuanced understanding of number agreement is essential for constructing grammatically correct sentences, ensuring coherence and precision in English communication.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

Grammatical number distinguishes between singular and plural forms of nouns, affecting both their morphology and associated verbs. A nuanced understanding of number agreement is essential for constructing grammatically correct sentences, ensuring coherence and precision in English communication. O número gramatical distingue entre formas singulares e plurais de substantivos, afetando tanto sua morfologia quanto os verbos associados. Uma compreensão diferenciada da concordância numérica é essencial para construir frases gramaticalmente corretas, garantindo coerência e precisão na comunicação em inglês.

24 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

The perspective of reader-response theory, inspired by the work of Rosenblatt, proposes an approach that emphasizes the reader's subjective response to the text. Delving into this theory requires a refined understanding of how individual experiences, emotions, and perspectives influence the interpretation of literary and informational texts.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

25 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Prepositions, such as “in,” “on,” and “between,” convey relationships between elements in a sentence, specifying location, direction, or time. Mastering prepositions is crucial for accurate spatial and temporal communication, as their precise usage enhances the clarity and coherence of English sentences.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - PREPOSITIONS
 
:

26 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel defende que o papel do educador nas escolas públicas é o de conhecer a realidade de cada estudante com o objetivo de promover aulas e momentos de aprendizagem pouco significativos.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

27 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

The theory of schema theory, rooted in the work of Anderson and Pearson, suggests an approach to reading that involves the activation of background knowledge. Exploring this theory demands a sophisticated understanding of how readers use prior knowledge to comprehend and interpret new information, considering the dynamic interplay between text and reader.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

28 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Indefinite articles, “a” and “an,” are used to introduce a non-specific item or entity. The choice between “a” and “an” depends on the phonetic sound that follows, with “a” preceding words that start with a consonant sound and “an” preceding words that begin with a vowel sound.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

29 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

O ensino da Língua Inglesa nas escolas deve desconsiderar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a cultura de outros países, assim como deve tolher os interesses individuais dos educandos por músicas ou filmes de artistas estrangeiros.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

30 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A nuanced understanding of literary devices is paramount in text interpretation. Identifying and comprehending metaphors, similes, and symbolism enriches the reader's experience by revealing layers of meaning beneath the surface of the text. This skillful interpretation unveils the author's artistic choices and contributes to a deeper appreciation of the written work.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

31 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

The proper integration of coordinated and subordinate clauses contributes to syntactic variety and complexity in American English. Combining independent and dependent clauses allows for the expression of a range of relationships and ideas within a sentence. Recognizing the distinctions between these clause types is fundamental for constructing well-structured and communicative written and spoken discourse.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

32 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A pedagogia de John Dewey, inspirada na aprendizagem pela experiência, busca uma educação voltada para a resolução de problemas fictícios, distantes da realidade dos educandos e pouco contextualizados.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

33 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Sentence stress, also known as prosody, is essential in American English for conveying the intended meaning of a sentence. It involves emphasizing certain words or syllables to communicate nuances such as importance, contrast, or emotion. Mastering sentence stress contributes to effective communication in spoken English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

34 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Adjective clauses, also known as relative clauses, provide additional information about a noun in a sentence. Mastering the use of adjective clauses is essential for constructing complex sentences and conveying detailed descriptions in American English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

35 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Adjective order is a crucial aspect of English syntax, and there is a specific sequence that native speakers instinctively follow when using multiple adjectives before a noun. This order is based on categories such as opinion, size, age, shape, color, proper adjective, and purpose.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

36 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

As abordagens da avaliação autêntica buscam mensurar o aprendizado por meio de tarefas contextualizadas e aplicáveis à vida real.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

37 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Possessive nouns, expressing ownership or association, play a vital role in sentence structure. Understanding how to form possessives, whether through apostrophes or other constructions, ensures grammatical accuracy. Proficiency in handling possessive nouns contributes to clear and effective communication in written and spoken English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

38 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A abordagem por tarefas no ensino de língua estrangeira busca uma aprendizagem contextualizada por meio da realização de atividades práticas. Explorar essa abordagem exige uma compreensão aprofundada das estratégias de planejamento e implementação de tarefas significativas, considerando a aplicação prática dos conhecimentos linguísticos.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

39 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A gestão democrática na escola propõe a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar nas decisões e no planejamento educacional.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

40 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A perspectiva da teoria das inteligências múltiplas de Gardner, que reconhece diferentes formas de inteligência, defende que o aluno possui um papel de protagonista na sala de aula e, portanto, se um conhecimento ou objetivo de aprendizado não despertar interesse entre os discentes, ele deve necessariamente ser retirado do currículo.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

41 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Verbal aspect, a nuanced facet of verb semantics, delves into the temporal flow and structure of actions. Distinguishing between perfective and imperfective aspects requires a deep understanding of how verbs portray the completion or duration of events, adding layers of sophistication to the interpretation of narratives.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

42 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A perspectiva interdisciplinar no currículo determina que cada área de conhecimento, cada assunto e cada componente curricular deve ser abordado separadamente por parte dos educadores em sala de aula, sem menção a outras áreas do saber ou a outras disciplinas curriculares.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

43 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Indefinite pronouns, like “everyone” or “nothing,” refer to unspecified or unknown entities. Proficiency in using indefinite pronouns contributes to the creation of inclusive and precise language, allowing speakers and writers to convey generalizations and unknown quantities with accuracy.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

44 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Elliptical syntactic structures, involving the intentional omission of elements in sentence construction, challenge conventional linguistic comprehension. Mastering the interpretation and production of elliptical phrases demands a deep understanding of underlying grammatical relationships and ellipsis strategies, representing an advanced domain of syntax.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

45 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg, embasada nas fases de desenvolvimento moral, propõe uma abordagem que exige uma análise aprofundada das estratégias pedagógicas para promover a evolução ética dos alunos.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

46 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Word stress in American English is a crucial aspect of pronunciation. It involves emphasizing a specific syllable within a word, and its correct application plays a significant role in conveying meaning and maintaining intelligibility.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

47 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Adverbs of manner, such as “quickly” or “carefully,” provide information about how an action is performed. Understanding the placement of these adverbs in a sentence is crucial for conveying precise details about the manner in which an activity occurs.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

48 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A abordagem da avaliação por competências propõe uma análise holística das habilidades e conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Aprofundar-se nessa perspectiva demanda uma compreensão refinada das estratégias de mapeamento de competências, bem como a articulação entre avaliação e desenvolvimento de habilidades ao longo do processo educacional.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

49 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A perspectiva de avaliação formativa propõe uma abordagem contínua de feedback para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Explorar os fundamentos dessa abordagem exige uma compreensão aprofundada das estratégias de coleta e aplicação de feedback, considerando a adaptação constante para otimização do aprendizado.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

50 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A abordagem da sala de aula invertida, embasada na ideia de Bloom, busca uma inversão na sequência tradicional de ensino, priorizando a introdução de conteúdo na forma de palestras e seminários e estimulando os educandos a ter um papel passivo, não ativo, na aprendizagem.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

51 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A BNCC compõe-se da política nacional da Educação Básica, em âmbitos federal e estadual, referentes à formação dos docentes, à avaliação, elaboração de conteúdos programáticos e aos critérios para a oferta de infraestrutura educacional nos municípios.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - BNCC
 
:

52 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A perspectiva de ensino por projetos, fundamentada nas ideias de Blumenfeld e Krajcik, visa promover uma aprendizagem contextualizada e significativa, na qual cada aluno é desafiado a desenvolver um projeto individualmente, não havendo formação de equipes nem a colaboração entre grupos.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO -
 
:

53 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Verb valency, a syntactic and semantic consideration, involves understanding the number of arguments a verb can govern. Proficiency in discerning monovalent, divalent, and trivalent verbs, as well as recognizing valency alternations, contributes to constructing precise and nuanced sentences, reflecting a higher level of syntactic mastery.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - VERB VALENCY
 
:

54 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Coordinated clauses are independent clauses of equal syntactic weight that are linked by coordinating conjunctions such as “and,” “but,” or “or.” These conjunctions facilitate the creation of compound sentences, allowing for the expression of related ideas with balance and clarity. Understanding the use of coordinating conjunctions enhances the construction of cohesive written and spoken communication.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

55 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Proficient interpretation of texts necessitates a meticulous analysis of contextual elements. Unraveling the intricacies of the setting, cultural background, and historical context enhances readers' ability to discern implicit meanings, tones, and underlying messages within diverse written materials.

56 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Pronouns, including personal pronouns like “he” and “she,” replace nouns to avoid repetition. Understanding the nuances of different pronoun types — personal, demonstrative, relative — is essential for constructing clear and concise sentences, contributing to effective communication in English.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

57 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A liderança pedagógica, inspirada nas ideias de Fullan, busca uma gestão escolar centrada na promoção do aprendizado dos alunos, na redução da remuneração dos professores e no aumento da eficiência econômica de cada instituição de ensino.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

58 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A perspectiva intercultural no ensino de língua estrangeira, alinhada aos princípios de Byram, propõe uma abordagem fundamentada no domínio da gramática formal, no conhecimentos das diversas classes gramaticais e nos aspectos exclusivamente sintáticos da língua.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

59 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A pedagogia de projetos, inspirada nas ideias de Kilpatrick, busca uma aprendizagem contextualizada e aplicada, centrada em situações do cotidiano. Explorar essa abordagem requer uma compreensão sofisticada das estratégias de planejamento a fim de reduzir o interesse dos alunos pelas práticas de sala de aula.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

60 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A gestão escolar é um conjunto de práticas que busca apenas administrar os recursos financeiros da escola, sem interferência ou envolvimento com quaisquer outros aspectos, como a formação e o desenvolvimento da equipe ou a melhoria das práticas pedagógicas.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

61 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Intonation, the rise and fall of pitch in speech, plays a crucial role in conveying the speaker's attitude, mood, and intended meaning in American English. Different intonation patterns can distinguish between statements, questions, and exclamations, contributing significantly to effective communication

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

62 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

No Currículo do estado de Pernambuco para a Educação Infantil, os princípios da etapa da Educação Infantil ganham sentido nos direitos das crianças de: relacionar, brincar, cooperar, explorar, contar e conhecer.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

63 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Conforme o Currículo do estado de Pernambuco para a Educação Infantil, os princípios éticos ensinados às crianças de 0 a 5 anos têm a ver com o exercício da cidadania, criticidade dos problemas sociais e do respeito à democracia.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

64 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Na BNCC, as competências e diretrizes educacionais são diversas e os currículos são comuns, tendo em vista que ambos definem as aprendizagens essenciais dos estudantes na Educação Básica.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - BNCC
 
:

65 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A BNCC retoma o Art. 26 da Lei 9.394/96, que diz que os currículos da Educação Básica devem ter generalidade nos conteúdos pedagógicos, devendo anteferir os regionalismos locais da sociedade.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - BNCC
 
:

66 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

No Currículo do estado de Pernambuco para a Educação Infantil, os princípios para a etapa de Educação Infantil estão expressos nos direitos de: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, devendo ser expressos nas habilidades previstas no ensino das crianças pequenas.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

67 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Na BNCC, as aprendizagens essenciais garantem a todos os estudantes da Educação Básica o desenvolvimento de habilidades gerais, que corporificam pedagogicamente os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - BNCC
 
:

68 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

A BNCC indica que o ensino nas escolas deve estar orientado pela valorização do saber e do saber fazer do estudante, considerando que tais habilidades asseguram as aprendizagens essenciais.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

69 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Segundo o Currículo de Pernambuco para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, sobre os conceitos de multimodalidade e multissemiose abordados por Dionísio e Vasconcelos (2013), ambos se combinam intencionalmente para produzir sentido e se constitui em um artefato multimodal ou multissemiótico.

      Comentários e Gabarito    V  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

70 – (IGEDUC/2023-PM/POMBOS/PE-PROFESSOR)

Conforme o Currículo de Pernambuco para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, objetiva-se no cotidiano escolar as dimensões discursivas das diferentes manifestações da linguagem sofisticada, icônica, corpórea, verbal e representativa.

      Comentários e Gabarito    F  
TÓPICO - GRAMMATICAL NUMBER
 
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário