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segunda-feira, 3 de março de 2025

UERR–VESTIBULAR–2021–COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO E VESTIBULAR-2021.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 08 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.


❑ PROVA:

❑ RESOLUÇÃO DA PROVA:

10 – (UERR–VESTIBULAR–2021) Examine a tira Calvin and Hobbes, de Bill Watterson.

  • (www.gocomics.com)
O tema central da tira é a

(A) admiração.
(B) perseverança.
(C) cumplicidade.
(D) nostalgia.
(E) procrastinação.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
O tema central da tira é a
(A) admiração. 
(B) perseverança.
(C) cumplicidade.
(D) nostalgia.
(E) procrastinação. (é o ato de adiar ou atrasar uma tarefa, compromisso ou atividade. É uma ação consciente, sabendo que isso pode gerar impactos negativos no futuro. )

>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
Do you have an idea for your story yet? No, I'm waiting for inspiration. You can't just turn on creativity like a faucet. You have to be in the right mood. What mood is that? Last-minute panic.
  • HOBBES:
  • Do you have an idea for your story yet? 
  • Já tens uma ideia para a sua história?
  • CALVIN:
  • No, I'm waiting for inspiration. 
  • Não, estou à espera de inspiração.
  • You can't just turn on creativity like a faucet. You have to be in the right mood.
  • Não pode simplesmente abrir a criatividade como uma torneira. Tem que estar de bom humor.
  • HOBBES:
  • What mood is that?
  • Que humor é este?
  • CALVIN:
  • Last-minute panic.
  • Pânico de última hora.

>> EFEITO DE HUMOR DA TIRINHA:
  • Calvin viaja no tempo em vez de escrever uma história para o seu jornal. O efeito de humor está presente na resposta de Calvin: "NÃO SE PODE ABRIR A CRIATIVIDADE COMO UMA TORNEIRA. PORQUE TEM QUE ESTAR NO HUMOR CERTO." 
  • Na verdade Calvin está procrastinando a sua tarefa.
❑ Leia o texto para responder às questões de 11 a 13.

Is it true that we only use 10 percent of our brain?
É verdade que só usamos 10% do nosso cérebro?

This is an urban myth: scans show that most of the brain is active even when we’re not doing much.
Isto é um mito urbano: os exames mostram que a maior parte do cérebro está ativa mesmo quando não estamos fazendo muito.
It’s true that brains are adaptable, and we have huge potential to learn new skills, but this happens mostly via the formation of new connections and networks in the brain, not through the activation of previously inactive areas.
É certo que os cérebros são adaptáveis ​​e que temos um enorme potencial para aprender novas habilidades, mas isso acontece principalmente através da formação de novas ligações e redes no cérebro, e não através da ativação de áreas anteriormente inativas.
The brain is a huge energy consumer, and it wouldn’t make sense for us to have evolved to use a fraction of such a costly organ.
O cérebro é um enorme consumidor de energia e não faria sentido que tivéssemos evoluído para utilizar uma fração de um órgão tão caro.
  • (Christian Jarrett. www.sciencefocus.com. Adaptado.)
11 – (UERR–VESTIBULAR–2021) De acordo com o texto,

(A) o cérebro é um grande consumidor de energia, incapaz de ativar diferentes regiões ao mesmo tempo.
(B) a maior parte do nosso cérebro mostra-se ativa mesmo na execução de tarefas simples.
(C) o mito de que usamos 10% do cérebro surgiu da crença de que os neurônios correspondem a uma em cada dez células cerebrais.
(D) a capacidade de adaptação e aprendizado do cérebro se dá por meio da ativação de áreas antes ociosas.
(E) é ilusório pensar que um dia seremos capazes de usar integralmente nossa competência cerebral.

      Comentários e Gabarito      
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:

12 – (UERR–VESTIBULAR–2021) No trecho do primeiro parágrafo
  • “and we have huge potential to learn new skills,
o termo sublinhado equivale, em português, a

(A) valores.
(B) conceitos.
(C) informações.
(D) habilidades.
(E) critérios.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
  • “and we have huge potential to learn new skills”,
  • “e temos um enorme potencial para aprender novas habilidades”.
o termo sublinhado equivale, em português, a

(A) valores.
(B) conceitos.
(C) informações.
(D) habilidades.
(E) critérios.

>> "SKILL"("habilidade" ou "competência") - É um termo muito usado no ambiente corporativo, para designar a capacidade de uma pessoa realizar uma tarefa de forma eficiente e rápida.

13 – (UERR–VESTIBULAR–2021) No trecho do primeiro parágrafo
  • but this happens mostly via the formation of new connections”,
o termo sublinhado estabelece, entre a oração que ele introduz e a que o antecede, uma relação de

(A) finalidade
(B) condição.
(C) contraste.
(D) adição.
(E) consequência.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
  • but this happens mostly via the formation of new connections”,
  • mas isso acontece sobretudo através da formação de novas conecções”,
o termo sublinhado estabelece, entre a oração que ele introduz e a que o antecede, uma relação de

(A) finalidade
(B) condição.
(C) contraste.
(D) adição.
(E) consequência.

❑ Leia o texto para responder às questões de 14 a 18.

Regular exercise changes the structure of our bodies’ tissues in obvious ways, such as reducing the size of fat stores and increasing muscle mass.
O exercício regular altera a estrutura dos tecidos do nosso corpo de formas óbvias, como a redução do tamanho das reservas de gordura e o aumento da massa muscular.
Less visible, but perhaps even more important, is the profound influence exercise has on the structure of our brains – an influence that can protect and preserve brain health and function throughout life.
Menos visível, mas talvez ainda mais importante, é a profunda influência que o exercício tem na estrutura do nosso cérebro – uma influência que pode proteger e preservar a saúde e a função cerebral ao longo da vida.
In fact, some experts believe that the human brain may depend on regular physical activity to function optimally throughout our lifetime.
Na verdade, alguns especialistas acreditam que o cérebro humano pode depender da atividade física regular para funcionar de forma ideal ao longo da vida.
Many studies suggest that exercise can help protect our memory as we age.
Muitos estudos sugerem que o exercício pode ajudar a proteger a nossa memória à medida que envelhecemos.
This is because exercise has been shown to prevent the loss of total brain volume (which can lead to lower cognitive function), as well as preventing shrinkage in specific brain regions associated with memory.
Isto porque está demonstrado que o exercício previne a perda do volume total do cérebro (o que pode levar a uma diminuição da função cognitiva), além de prevenir o encolhimento em regiões específicas do cérebro associadas à memória.
For example, one magnetic resonance imaging (MRI) scan study revealed that in older adults, six months of exercise training increases brain volume.
Por exemplo, um estudo de ressonância magnética (RM) revelou que, em adultos mais velhos, seis meses de treino físico aumenta o volume cerebral.
Another study showed that shrinkage of the hippocampus (a brain region essential for learning and memory) in older people can be reversed by regular walking.
Um outro estudo mostrou que o encolhimento do hipocampo (uma região do cérebro essencial para a aprendizagem e memória) em pessoas idosas pode ser revertido através de caminhadas regulares.
This change was accompanied by improved memory function and an increase of the protein brain-derived neutropic factor (BDNF) in the bloodstream.
Esta alteração foi acompanhada por uma melhoria da função da memória e por um aumento do fator neutrópico proteico derivado do cérebro (BDNF) na corrente sanguínea.
  • (Áine Kelly. https://theconversation.com, 17.11.2020. Adaptado.)
14 – (UERR–VESTIBULAR–2021) O foco principal do texto é

(A) a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde do cérebro.
(B) a realização de exercícios intelectuais para o desenvolvimento da memória.
(C) o impacto da atividade física no ganho de massa muscular.
(D) a importância de músculos fortes para uma boa mobilidade na velhice.
(E) a diferença entre as funções cognitivas de pessoas ativas e sedentárias.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
O foco principal do texto é
(A) a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde do cérebro.
(B) a realização de exercícios intelectuais para o desenvolvimento da memória.
(C) o impacto da atividade física no ganho de massa muscular.
(D) a importância de músculos fortes para uma boa mobilidade na velhice.
(E) a diferença entre as funções cognitivas de pessoas ativas e sedentárias.

15 – (UERR–VESTIBULAR–2021) No primeiro parágrafo, o autor afirma que o exercício físico regular muda a estrutura dos tecidos corporais de formas óbvias, entre elas está

(A) a redução das reservas de gordura.
(B) a melhora da circulação sanguínea.
(C) o aumento da flexibilidade.
(D) a redução de lesões nas articulações.
(E) o fortalecimento do sistema imunológico.

      Comentários e Gabarito      
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
No primeiro parágrafo, o autor afirma que o exercício físico regular muda a estrutura dos tecidos corporais de formas óbvias, entre elas está

(A) a redução das reservas de gordura.
(B) a melhora da circulação sanguínea.
(C) o aumento da flexibilidade.
(D) a redução de lesões nas articulações.
(E) o fortalecimento do sistema imunológico.

>> TRECHO QIE JUSTIFICA:
  • "[...] Regular exercise changes the structure of our bodies’ tissues in obvious ways, such as reducing the size of fat stores and increasing muscle mass."
  • O exercício regular altera a estrutura dos tecidos do nosso corpo de formas óbvias, como a redução do tamanho das reservas de gordura e o aumento da massa muscular.

16 – (UERR–VESTIBULAR–2021) In the excerpt from the first paragraph
  • “the human brain may depend on regular physical activity”,
the underlined word carries the idea of

(A) certainty.
(B) ability.
(C) permission.
(D) possibility.
(E) obligation.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
In the excerpt from the first paragraph
  • “the human brain may depend on regular physical activity”,
  • “o cérebro humano pode depender de atividade física regular”
the underlined word carries the idea of

(A) certainty.
(B) ability.
(C) permission.
(D) possibility.
(E) obligation.

17 – (UERR–VESTIBULAR–2021) No terceiro parágrafo, o trecho entre parênteses
  • “a brain region essential for learning and memory”
apresenta

(A) uma justificativa.
(B) um exemplo.
(C) uma objeção.
(D) uma retificação.
(E) uma explicação.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
  • Another study showed that shrinkage of the hippocampus (a brain region essential for learning and memory) in older people can be reversed by regular walking.
  • Um outro estudo mostrou que o encolhimento do hipocampo (uma região do cérebro essencial para a aprendizagem e memória) em pessoas idosas pode ser revertido através de caminhadas regulares.
“a brain region essential for learning and memory” apresenta

(A) uma justificativa.
(B) um exemplo.
(C) uma objeção.
(D) uma retificação.
(E) uma explicação.

18 – (UERR–VESTIBULAR–2021) De acordo com o terceiro parágrafo, em pessoas mais velhas, o encolhimento do hipocampo pode ser revertido por meio

(A) do treinamento da memória.
(B) de caminhadas frequentes.
(C) do engajamento em atividades sociais.
(D) de exercícios físicos esporádicos.
(E) do consumo de proteínas.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
:
De acordo com o terceiro parágrafo, em pessoas mais velhas, o encolhimento do hipocampo pode ser revertido por meio

(A) do treinamento da memória.
(B) de caminhadas frequentes.
(C) do engajamento em atividades sociais.
(D) de exercícios físicos esporádicos.
(E) do consumo de proteínas.

>> TRECHO QIE JUSTIFICA:
  • "[...] Another study showed that shrinkage of the hippocampus (a brain region essential for learning and memory) in older people can be reversed by regular walking."
  • Um outro estudo mostrou que o encolhimento do hipocampo (uma região do cérebro essencial para a aprendizagem e memória) em pessoas idosas pode ser revertido através de caminhadas regulares.

 teste

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